Вы находитесь на странице: 1из 5

Curso de linguistica geral Resenha crtica

Curso de Lingustica Geral uma das obras mais importantes da histria relacionada aos estudos da linguagem. Embasada por Ferdinand de Saussure, um dos maiores estudiosos nessa rea, este livro foi lanado em 1916, postumamente pelos alunos de Saussure. Esses aprendizes fizeram uma compilao das obras do mestre a fim de construir uma obra que internalizasse as ideias geniais desse que foi um dos maiores responsveis pela estruturao da lingustica como cincia. Os temas e conceitos abordados por esse livro dizem respeito ao trabalho realizado por Ferdinand em estudar a lngua como elemento fundamental da comunicao humana. Ele, por sua vez, faz uma diviso no seu campo de estudo, popularmente conhecida como dicotomias. Esse desmembramento serviu para clarificar os conceitos que ele tinha com relao funo exercida pela linguagem. Nesta obra as dicotomias so: lngua x fala; significante x significado; sincronia x diacronia; sintagma x paradigma. Esta obra comea fazendo um panorama evolutivo da lingustica, que teve trs fases antes de encontrar o seu real objeto de estudo. Primeiro veio gramtica com a sua viso limitada e normativa da lngua, impondo regras do que certo e errado na lngua. Depois, surgiu a filologia que no tinha apenas a lngua como objeto de estudo, mas tambm os textos literrios, comentandoos e interpretando-os. Por ltimo, a histria da lingustica chega gramtica comparada que, como o prprio nome j diz, faz uma comparao entre as lnguas. Nessa fase temos o nome de Franz Bropp que em 1816 lanou uma obra intitulada de Sistema da Conjurao do Snscrito, estudando as relaes que uniam essa lngua a vrias outras como o grego,

germnico, latim e etc. Bropp no foi o primeiro a assinalar, contudo, que essas novas lnguas pertenciam a uma mesma famlia, mas foi ele que compreendeu que as relaes entre lnguas afins podiam torna-se matria para uma cincia autnoma. Ainda na parte introdutria do livro, merece meno a parte em que o autor comea a fazer comentrios sobre os erros cometidos pela gramtica comparativa, que no enquadrou histria nos seus estudos sobre a lngua. Essa atitude exclusivamente comparatista acarretou uma srie de conceitos errneos em torno da linguagem, dando incio ao surgimento dos neogramticos, que por sua vez, analisavam a lngua no como um organismo que se desenvolve por si, mas um produto do esprito coletivo dos grupos lingusticos (p.12). No desenrolar da obra, encontramos no segundo captulo as tarefas da lingustica e as suas relaes com determinadas cincias. Na leitura dessa parte, cumpre enfatizar, que em momento algum a lingustica se dissocia da gramtica normativa. A lingustica, como cincia, apenas estreita as relaes do seu estudo para um melhor desempenho das teorias sobre a linguagem. claro que para isso a lingustica no poder trabalhar sozinha. Ento, surgi correlao entre cincias como a fisiologia que, no diferente da lingustica, estuda os aspectos fnicos da lngua. Diferentemente da filologia que tem seu papel definido como cincia e se distingue da lingustica. No terceiro captulo do livro, aparecem os questionamentos sobre o objeto de estudo da lingustica. No desenrolar do texto fica cada vez mais evidente o interesse de Saussure pelo estudo da lngua,

pois, para ele, a linguagem social e individual, enfim, a fuso da lngua e da fala. Ferdinand escolhe o estudo sistemtico da lngua, por esta ser a matria indissocivel da linguagem. Para reforar esse argumento o autor coloca: Para atribuir lngua o primeiro lugar do estudo da linguagem podese, enfim, fazer valer o argumento de que a faculdade natural ou no de articular palavras no se exerce seno com ajuda de instrumento criado e fornecido pela coletividade (p.18). Ainda nesse captulo, mais precisamente no segundo subtpico, inicia-se o estudo da lngua no meio da linguagem. nos exemplificado, fisiologicamente, como ocorre o fenmeno da interao da lngua no ato da comunicao, tanto no aspecto fsico quanto no psquico. interessante observar nesta parte da obra como os mecanismos que compe a linguagem funcionam no dado momento da comunicao, fazendo com que a interao entre indivduos efetivamente ocorra. Alm disso, Saussure, continua traando paralelos entre lngua e fala, sempre dando nfase na primeira. Na ltima parte desse captulo surgi o debate em torno do signo lingustico, denominado como Semiologia. Essa parte da obra crucial, pois, nos prximos captulos, Saussure comea a fazer as distines sobre as suas famosas dicotomias. Por isso, o entendimento do signo lingustico como uma entidade do conjunto que forma a linguagem fundamental. Ainda sobre a semiologia cabe ilustrar a diferena existente entre ela e a lingustica. Enquanto a lingustica limita-se em estudar apenas a linguagem humana, a semiologia vai alm, estudando a dos animais e de toda e qualquer sistema de comunicao, seja natural ou convencional.

Finalizando essa parte, no quarto captulo, o autor comea a separar a lngua da fala, dividindo-as como duas partes particulares da lingustica. Mesmo sabendo que ambas so indissociveis na formao da linguagem, percebemos a nfase, na leitura desse captulo, em que Saussure, em vrias situaes, coloca a lngua no patamar superior ao da fala. Ele chega a afirmar categoricamente que a lngua seria a parte essencial no estudo da linguagem, e a fala, portanto, seria a parte secundria. Toda essa valorizao da lngua como objeto de estudo perdura tambm nos prximos captulos do texto, sobretudo na parte seguinte em que comea a ser conceituada as famosas dicotomias de Saussure. Ferdinand de Saussure ficou conhecido no mundo todo por elaborar teorias que propiciaram o desenvolvimento da lingustica enquanto cincia. A partir da acabou desencadeando no surgimento do Estruturalismo, corrente que veio de encontro com o gerativismo e o pragmatismo. Na base dessa reestruturao lingustica Saussure criou dicotomias que explicassem, de forma clara, as suas ideias em torno da lngua. Na obra em questo, ele comea analisando a natureza do signo lingustico. Cada um deles visto separadamente por Saussure que sistematiza seus conceitos a fim de clarificar ainda mais o seu raciocnio. Uma das primeiras dicotomias refere-se ao conceito de significante e significado. O primeiro consiste em uma imagem acstica, enquanto o outro reside no plano do contedo. Depois dessa sucinta definio o livro da continuidade aos exemplos que envolvem o signo lingustico, no intuito de elucidar ainda mais os conceitos que envolvem essa dicotomia. A segunda dicotomia diz respeito ao estudo da lngua na histria.

Durante muito tempo a lingustica no analisava o seu objeto de estudo, a lngua, numa perspectiva histrica. Ento surgi segunda dicotomia conhecida como sincronia e diacronia. A primeira estuda a lngua num determinado ponto da histria, enquanto a outra estuda a lngua no curso evolutivo da histria. Nessa parte do livro indispensvel leitura do capitulo referente imutabilidade e mutabilidade da lngua, pois, os questionamentos levantados so de extrema importncia para o entendimento das dicotomias de Saussure. Essa obra, portanto, uma boa pedida para aqueles que querem se aprofundar na rea da lingustica, como tambm para qualquer outro profissional de reas diferentes que estejam interessados em desmistificar o surgimento e a evoluo da lngua. Habilidosamente, a obra clarifica os conceitos elaborados por Saussure que, sistematicamente mudaram a forma de ver e estudar a lingustica. Mesmo com a oposio de alguns linguistas contemporneos, o Curso de Linguistica Geral uma excelente material para a compreenso da lingustica como cincia, sobretudo para aqueles que esto dando os primeiros passos nessa rea.

Вам также может понравиться