Вы находитесь на странице: 1из 9

Discurso Ecolgico no Discurso Jornalstico1 Moiss dos Santos Viana2 Jos Everaldo Oliveira Santos3

Resumo O presente artigo uma elucidao acerca do discurso em geral, e do discurso ecolgico em particular no jornalstico. Destacam-se a importncia do contexto, do dilogo como caractersticas principais para desenvolvimento dessas manifestaes da linguagem, os discursos. Para tanto, observa-se neles um espao dialgico de inmeros enunciados que se alternam infinitamente, comunicando-se dentro de infinitas possibilidades, como o discurso ecolgico e o discurso jornalstico. Assim, dentro do contexto atual h um dilogo rico e necessrio entre esses dois discursos. Palavras-chave: discurso ecolgico, discurso jornalstico, linguagem, dialogismo.

Introduo A linguagem forma de expresso do indivduo dentro de um campo social. Uma faculdade que o ser humano tem para apresentar seu pensamento, usando, nesse caso, o suporte da lngua humana (organizao de sons, os fonemas). A linguagem pode ter variaes, dependendo do contexto que empregada dentro da realidade, e como apoio na construo dos vnculos sociais. Para Ferdinand de Saussure, essa linguagem no se desvincula da lngua, pois esta faz parte daquela e ambas se completam, medida que contribui para formao e coeso coletiva dos indivduos: , ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenes necessrias, adotadas pelo corpo social para permitir o exerccio dessa faculdade nos indivduos (SAUSSURE, 1972, p. 17). Por isso, no se pode separar a vida em sociedade da prtica da linguagem. Elas se confundem,
Trabalho apresentado no I Seminrio da Pesquisa em Comunicao da Regio Sudoeste - GT Teorias da Comunicao Jornalista. Ps-graduando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UESB/Itapetinga. 3 Mestrado em Educao, professor titular da UESB e do curso de Ps-Graduao em Meio Ambiente e Desenvolvimento UESB/Itapetinga.
2 1

assinala Eni Orlandi, conservando uma homogeneidade histrica e enraizada em tradies culturais antigas: "(...) a lngua no s um instrumento, nem um dado, mas um trabalho humano, um produto histrico-cultural" (ORLANDI, 1987, p. 89). A produo da linguagem se origina na interao social ou no conflito de idias entre sujeitos heterogneos. Nesse caso, a linguagem mais que smbolos arbitrrios, palavras em uso. Representa valores e pensamentos j cristalizados ou impostos na sociedade. Assim, as premissas sociais, para formar a questo do ato comunicacional da linguagem, tornam-se contedo comunicado ou partilha de convices dos sujeitos da lngua, que se entendem mutuamente no discurso. Quanto formao do discurso, deve-se levar em conta o contexto que o determina, pois ele fruto da juno scio-cultural e histrica. A possibilidade do discurso o contexto sociocultural, sua condio de produo. Para tanto, Marcondes Filho salienta que o discurso no gratuito por si s, ele tem sentido num dado momento quando produzido e quando posto em uso:
Uma palavra no s uma palavra, ela produz, ao ser pronunciada, algo de novo, inesperado, estranho que se acrescenta a ela. Trata-se de algo criado apenas naquele momento especfico, que se instala l dentro, um qualquer coisa de inspirado, que toma corpo dentro das palavras. (MARCONDES FILHO, 2004, p.53).

Portanto, na produo do discurso emergem significaes e sentidos, ou seja, na construo do sentido que se encontra a formao discursiva. Os sentidos que se interrelacionam no estado social do emissor (locutor do discurso e interlocutor) e do receptor, chama-se situao de comunicao: (...) dependem da estrutura das formaes sociais e decorrem das relaes de classes, tais como descritas pelo materialismo histrico4 (MARCONDES FILHO, 2004, p. 114). Tudo isso forma as condies de produo do discurso. No contexto de produo surge a interface em que o discurso assumido, ele se liga ao sujeito que o elabora, e nem por isso no deixa de fazer parte das condies preestabelecidas que fazem surgir o fenmeno discursivo. Em outra palavras, o sujeito do discurso est inserido nas condies de produo.

Para Karl Marx (1818-1883), filsofo alemo, a realidade deve ser entendido do ponto de vista material e econmico-social. Ora, a realidade histrica, segundo o marxismo, baseando-se em Hegel, interpreta a histria como o palco da luta entre classes opostas (escravos X senhores, burgueses X proletrios). A realidade social fruto dos meios de produo e de sua distribuio. Constituindo a realidade do materialismo histrico: Marx, por su parte, encargar de hacer una lectura materialista de la realidad donde Hegal haba hecho una lectura idealista. (...) la historia es el producto de condiciones materiales tanto de la naturaleza como de la historia (ELLACURA, 1991, p. 23)

Discurso jornalstico H a necessidade de quem produz o discurso, de voltar-se para os mecanismos fornecidos pela linguagem e, a partir disso, medir seus efeitos de sentidos dentro do contexto social que envolve as condies de produo. Dessa maneira, na formao do discurso, o emissor antecipa as representaes do receptor e funda estratgias de discurso para obter xito no seu objetivo. Assim, tem-se o sujeito falante do discurso que o porta-voz que dialoga subjetivamente com o contexto discursivo. Ele assume o papel social e o papel discursivo. Ele que possui as ferramentas da linguagem para utilizar na lngua sua forma morfolgica, suas regras sintxicas e o sentido semntico de cada palavra expressada. Ele o interlocutor no o autor do discurso, formulando-o e reformulando-o, para express-lo. Escolhe, privilegia e determina maneiras ou formas para expressar seu pensamento, adequando-o para obter sucesso na comunicao. No sujeito, o discurso se faz numa perspectiva do "eu" com o "tu", uma troca interlocutiva. Depois, o "tu" determina o que o "eu" ir dizer, seguido por um anseio pela completude, o sujeito do discurso se completa interagindo com o outro. H assim um dilogo intradiscursivo que se chama dialogismo: Fenmeno que participa da estrutura interna de todo discurso. Criticando a filosofia da linguagem e a lingstica por terem estudado o dilogo apenas como uma forma composicional de construo do discurso (...) (ZAMBONI, 2001, p. 23). Ademais, a interatividade do discurso instante pelo qual o sujeito passa a ser espectador e ator, interagindo com o outro, variando o papel discursivo. A interao entre os sujeitos percebida, no momento em que os observadores conhecem os efeitos do discurso sobre os interlocutores, um feedback discursivo. Desse modo, pode-se argumentar sobre a existncia de vrios sujeitos discursivos, um o enunciador e o outro o destinatrio. Eles sempre alternam os papis que formam a interdiscursividade. O sujeito essencialmente histrico num espao social, projeta-se num tempo, situando-se numa correlao com o discurso do outro, inserindo-se no discurso do outro, reformulando e reelaborando. O discurso sempre se localiza em relao ao j enunciado como verdade j discutida, julgada e escolhida ou rejeitada. Ele aparece de modo implcito ou explcito no sistema de produo de novos enunciados discursivos. Assim sendo, tenta-

se elucidar, a partir do terico russo, Mikhail Bakhtin, o que seria o enunciado, expresso por um sujeito, anteriormente ou posteriormente ao silncio entre os interlocutores:
O enunciado no uma unidade convencional, mas uma unidade real, precisamente delimitada da alternncia dos sujeitos do discurso, a qual termina com a transmisso da palavra ao outro, por mais silencioso que seja o dixi percebido pelos ouvintes [como sinal] de que o falante terminou. (BAKHTIN, 2003, p. 275)

a enunciao que contm os conceitos, as idias e a informao, codificados e relacionados no corpo do discurso. A enunciao freqente singulariza o discurso com jogos enunciativos, dandolhe um corpo lingstico. A freqncia regular dos enunciados constitui o discurso, dentro de relaes histricas. no acontecimento histrico que h a realizao de um enunciado, pois ele s existe durante o discurso, uma apario momentnea chamada enunciao, contudo, ela precisa do sujeito para que tenha sentido, juntamente com um contexto. Portanto, o sujeito da enunciao procede de modo a responder ao contexto discursivo, levando em conta a contextualidade no qual surge o enunciado e sua funo no discurso. Uma leva desses enunciados reunidos forma o discurso, que seria, ento, um conjunto de enunciados numa mesma estruturao discursiva. No discurso jornalstico h o espao de dilogo entre diversos enunciados. Nele se encontra tambm a dinmica dialtica que concede categoria discursiva uma peculiar maneira de apresentar a realidade. H nesse tipo de discurso uma sntese que apresenta o contexto enquanto espao conflitante: (...) em um instante qualquer, os objetivos reais praticados no cotidiano superam a ordem do discurso e vm tona na ordem real, provocando o rearranjo das foras em conflito (BARROS FILHO; MARTINO, 2003, p. 160). Portanto, no discurso do jornalismo o contextual se faz presente intradiscursivamente, bem como o dilogo que influenciado de forma bem relevante e se sintetiza: O texto s tem vida contactando com o outro texto (contexto). S no ponto desse contato de textos eclode a luz que ilumina retrospectiva e prospectivamente, iniciando dado texto no dilogo (BAKHTIN, 2003, p. 401). O discurso jornalstico busca uma meta denominada sntese:
Se tratarmos o dilogo em um texto contnuo, isto , se apagarmos as divises das vozes (a alternncia de sujeitos falantes, o que extremamente possvel (a dialtica monolgica de Hegel), o sentido profundo (infinito) desaparecer (bateremos contra o fundo, poremos um ponto morto) (BAKHTIN, 2003, p. 401).

Dessa maneira interessante salientar que no discurso jornalstico forma-se a partir do discurso do outro que pode aparecer inter-relacionados, de acordo com o contexto e com o fim que direcionado: As palavras e expresses de outrem integrados no discurso indireto e percebidos na sua especificidade (particularmente quando so postos entre aspas), sofrem um estranhamento (...), justamente na direo que convm s necessidades do autor (...) (BAKHTIN, 2002, p. 163). Assim sendo, pode-se examinar a questo do jornalismo como espao do discurso do outro. Nessa perspectiva examinamos como o discurso ecolgico pode ocupar esse espao, inter-relacionado-se com diversos enunciados.

O discurso ecolgico no discurso jornalstico Numa perspectiva bakhtiniana, pode-se argumentar que a formao do discurso especificamente realizada no mnimo em duas estncias que se inter-relacionam que se interagem na concepo do enunciado. Dessa maneira, o enunciado toma para si confrontos que formam relaes de mbito semntico denominado dialogismo, para assim compor a realidade percebida:
Natureza dialgica da conscincia, natureza dialgica da prpria vida humana. A nica forma adequada de expresso verbal da autntica vida do homem o dilogo inconcluso. A vida dialgica por natureza. Viver significa participar do dilogo: interrogar, ouvir, responder, concordar, etc. Aplica-se totalmente na palavra, e essa palavra entra no tecido dialgico da vida humana, no simpsio universal. (BAKHTIN, 2003, p. 348).

Na atual conjuntura, a questo ecolgica atinge todos os seres humanos. Ela faz-se, ento, presente criando um discurso prprio que emerge, fruto de um saber acerca da realidade, formando o discurso ecolgico que tem caractersticas prprias: questiona o conhecimento do mundo, apresenta-se a ns como uma crise no curso da histria: limite do conhecimento econmico e populacional; limite dos desequilbrios ecolgicos e das capacidades de sustentao da vida; limite da pobreza e da desigualdade social (LEFF, 2002, p.191). O contexto presente relaciona a questo ecolgica em dimenses mentais, sociais e ambientais, determinando o bem-estar e tambm a sobrevivncia da vida humana no planeta, este organismo vivo onde os seres habitam: O conceito de organismo inclui, portanto, o conceito de ao mtua dos organismos (WHITEHEAD, 2006, p. 133). No momento atual, o discurso ecolgico envolve os problemas da cidade, das casas e das

pessoas, do meio ambiente. Por isso, errado pensar em ecologia separada do cotidiano. Aqui, entra a inter-relao entre discurso ecolgico e discurso jornalstico, pois o jornalismo narra o cotidiano. O discurso ecolgico faz parte do cotidiano, e o jornalismo como prxis que compe o fenmeno da comunicao humana participa disso interpretando e narrando o problema ecolgico. A ecolgica impacta na sociedade humana uma situao sem precedentes.
As relaes da humanidade com o socius, com a psique e com a natureza tendem, com efeito, a se deteriorar cada vez mais, no s em razo de novidades e poluies objetivas, mas tambm pela existncia de fato de um desconhecimento e de uma passividade fatalista dos indivduos e dos poderes com relao a essas questes consideradas em seu conjunto. (GUATTARI, 1990, p.23).

A crise mundial se estende num ponto de vista moral, espiritual e intelectual, desencadeando desastres ecolgicos em nveis nunca antes pensados, aumentando as misrias e reafirmando as indiferenas. Isso proporciona o desejo de compreender a ecologia como uma maneira de rever a humanidade e sua histria, a construo da civilizao, da paz e da justia. Segundo a ecologia ampla e profunda, deve-se buscar valores de uma paz interior, desejando acabar com os conflitos e estabelecer a noviolncia, a harmonia e o equilbrio. Estabelecer uma cultura baseada em tolerncia, solidariedade compartilhamento em base cotidiana. A responsabilidade dos enunciados jornalsticos se encontra na elaborao de mensagens e dinmicas que fundamentem melhores aes para uma nova realidade ecolgica. Para Bakhtin, o enunciado como produto final se relaciona numa mescla construtiva entre agentes discursivos que interagem, completando-se, formando o discurso: Eu vivo em um mundo de palavras do outro. E toda a minha vida uma orientao nesse mundo; a reao palavra do outro (uma reao infinitamente diversificada), a comear pela assimilao delas (...) (BAKHTIN, 2003, p. 379). O jornalismo porta-voz do seu contexto, assimilando, rejeitando, redistribuindo discursos com a realidade onde todos se envolvem. Portanto, o discurso jornalstico pode nutrir-se do discurso ecolgico na sua formao. Da o jornalismo assumiria uma vocao esclarecedora, educadora e formadora. Desse modo, preciso que se compreenda a ecologia para ser elaborada e divulgada segundo um discurso ecolgico contundente e esclarecedor. A responsabilidade dos profissionais de comunicao imensa, porque eles devem orientar e proporcionar

conceitos, mudanas de hbito e comportamentos atravs dos diversos meios de comunicao social, mensagens e dinmicas dos processos comunicacionais (diversos meios e mdias). Tambm o discurso ecolgico nos meios de comunicao deve proporcionar envolvimento da populao na conservao dos recursos naturais, fazendo entender os impactos da degradao ambiental sade, ao trabalho, s condies de vida, ao lar, ao lazer, escola e comunidade como um todo. H, aqui, ainda, a concepo da realidade do discurso jornalstico que composto de inmeros enunciados que dialogam entre si atravs do polissmico da fala da fonte (emissor), do jornalista (interlocutor) e do ouvinte/leitor/telespectador (receptor). O discurso ecolgico fonte para o jornalismo ao fornecer a concepo de uma ecologia mental que nasce do auto-conhecimento, desenvolvendo aes emocionais mais positivas num processo de interao intrapessoal e interpessoal. Faz-se mister a integrao humana sade corporal e espiritual. A violncia do ser humano contra si mesmo a imagem real da ao contra a natureza. Disso, busca-se o cultivo da paz e transmiti-la num nvel coletivo. A ecologia social amplia-se na busca por uma sociedade igualitria, justa e equilibrada. Desperta-se valores de respeito pelo trabalho, pelo bem-estar material e cultural das pessoas. O jornalismo apreende da ecologia a possibilidade numa economia auto-sustentvel, com equidade, e estruturas de poder mais democrticas, para gerar dignidade, justia e paz. Aqui, desejoso restabelecer novas atitudes sociais, ticas e econmicas. E, alm de tudo restabelecer valores que modificam para melhor a viso e relao com o planeta.
A problemtica ambiental gerou mudanas globais em sistemas socioambientais complexos que afetam as condies de sustentabilidade do planeta, propondo a necessidade de internalizar as bases ecolgicas e os princpios jurdicos e sociais para a gesto democrtica dos recursos naturais. Estes processos esto intimamente vinculados ao conhecimento das relaes sociedade-natureza: no s esto associados a novos valores, mas a princpios epistemolgicos e estratgias conceituais que orientam a construo de uma racionalidade produtiva sobre bases de sustentabilidade ecolgica e de equidade social. (LEFF, 2002, p.60)

O discurso ecolgico compreende o mundo como organismo vivo que se autoregula, um ser vivo que interage e inter-relaciona com tudo e com todos. Esse planeta o lar, a casa, o ethos: Chegamos assim a teoria de Gaia, que considera que a evoluo dos organismos de tal modo inseparvel da evoluo de seu ambiente fsico e qumico, que

juntos constituem um nico processo evolutivo, auto-regulvel (LOVELOCK, 1991, p. 39). O jornalismo ao assumir o discurso ecolgico pode enriquecer-se para influenciar e convencer para uma nova mentalidade, uma ecologia csmica. Desse modo, a justia e a paz social se desdobram numa relao de integrao ambiental, sade mente-corpo, dignidade e harmonia comunitria, cuidado e o respeito pela natureza e os outros seres que formam a vida.

Concluso Portanto, o discurso ecolgico nasce no desafio de novas atitudes mentais, sociais e ambientais e desdobra-se na prtica jornalstica, elaborada para divulgar nos meios de comunicao uma nova mentalidade ecolgica. Fazendo com que se entenda os impactos da degradao ambiental sade, ao trabalho, s condies de vida, ao lar, ao lazer, escola e comunidade como um todo, pois o jornalismo uma prxis a ser exercida em casa, na rua, no bairro, no trabalho e no cotidiano como a ecologia em seus trs nveis.

Referncias bibliogrficas
BAKHTIN, Mikhail (V. N. Volochnov). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais de mtodo sociolgico da cincia da linguagem. So Paulo: AnnaBlume/Hucitec, 2002. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fonte, 2003. BARROS FILHO, Clvis de; MARTINO, Lus Mauro S. O Habitus na Comunicao. So Paulo: Paulus, 2003. BRANDO, Helena H. Nagamine. Introduo Anlise do Discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. CMARA JNIOR, J. Mattoso. Dicionrio de lingstica e Gramtica. Petrpolis: Vozes, 1986. ELLACURA, Ignacio. Filosofa de la Realidad Historica. Madrid: Editorial Trotta, 1991. GUATTARI, Flix. As trs ecologias. Campinas: Papirus, 1990. LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. So Paulo: Cortez, 2002. LOVELOCK, James. Reconhecer Gaia. In: Gaia: A Prtica Cientfica da Medicina Planetar. Instituto Piaget, 1991. 33-50 pp. MARCONDES FILHO, Ciro. At que ponto, de fato, nos comunicamos? So Paulo: Paulus, 2004. ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. So Paulo: Pontes, 1987. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingstica Geral. So Paulo: Cultrix, 1972.

WHITEHEAD, Alfred North. A Cincia e o Mundo Moderno. So Paulo: Paulus, 2006. ZAMBONI, Lilian Mrcia Simes. Cientistas, Jornalistas e a Divulgao Cientfica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgao cientfica. Campinas: FAPESP/Editora Autores Associados, 2001.

Вам также может понравиться