Вы находитесь на странице: 1из 3

GOVERNO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO CORPO DE BOMBIROS MILITAR

PARECER TCNICO N 006 - CAT

Assunto: Utilizao de Gs Natural em Edificaes. O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Esprito Santo: Considerando a implantao do fornecimento de gs natural para uso residencial e comercial nos municpios do Estado; Considerando que o Decreto n 2.125-N, de 12 de setembro de 1985, no fixa nenhuma norma quanto a utilizao de gs natural em edificaes; Considerando o previsto no Art. 2 do Decreto n 2.125-N, de 12 de setembro de 1985; e Considerando as discusses e trabalhos elaborados de forma conjunta com a Prefeitura Municipal de Vitria e a Concessionria de Distribuio de Gs Natural no Estado.

RESOLVE:

1 - Adotar para todas as instalaes de gs natural em edificaes as exigncias e recomendaes constantes das normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, em especial as da NBR 13933 ou outra que vier a substitu-la. 2 - Exigir de todas as edificaes, habitadas, em funcionamento ou em construo, que tenham projeto aprovado no Corpo de Bombeiros Militar com a exigncia de instalao de central de gs liqefeito de petrleo (GLP) e que optarem pela utilizao do sistema de fornecimento de gs natural (GN), a apresentao, junto ao Centro de Atividades Tcnicas, do Laudo Tcnico do Ensaio de Estanqueidade da rede interna de GLP existente. 3 - Exigir da edificao, cuja rede interna de GLP existente apresente alguma irregularidade durante o Ensaio de Estanqueidade, a apresentao, junto Distribuidora de Gs Natural por ocasio da substituio do sistema de GLP por GN, da Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) de manuteno da instalao interna. 4 - Exigir da Distribuidora responsvel a apresentao, junto ao Centro de Atividades Tcnicas, do projeto de interligao desde a rede de abastecimento urbano at a atual central de GLP das edificaes, alm de um termo onde fique registrado a substituio do gs liqefeito de petrleo (GLP) por gs natural (GN) (anexo I), os quais sero anexados ao respectivo projeto. 5 - Estabelecer que para as edificaes, atualmente dotadas de aquecedores de gua a GLP, onde os itens relativos a chamin e ventilao de ambiente no tenham sido executados conforme as Normas da ABNT, a regularizao dos equipamentos, aps converso, para utilizao de gs natural (GN) ficar a cargo do prprio proprietrio, no cabendo qualquer responsabilidade Distribuidora de Gs Natural pelo no cumprimento desta adequao.

6 - Exigir das empresas instaladoras de aquecedores ou das construtoras, nos casos de edificaes novas, a Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) de projeto e de execuo da instalao dos aquecedores a gs natural ou a GLP, alm de Termo de Responsabilidade atestando que os servios de instalao obedeceram as normas da ABNT. 7 - Exigir que nos projetos de edificaes novas conste do memorial descritivo de proteo contra incndio, quando for o caso, item que especifique que o fornecimento de gs ser efetuado atravs de Gs Natural (GN) e que as instalaes internas seguiro as normas da ABNT. 8 - Exigir por ocasio do Habite-se, nos casos do item 7 do presente parecer, Laudo Tcnico do Ensaio de Estanqueidade e Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) da elaborao do projeto e da execuo da instalao de gs natural. 9 - Por em prtica o presente Parecer Tcnico na data de sua publicao.

Vitria, 27 de julho de 2000.

ELVIO SILVA REBOUAS - Cel BM Comandante-Geral do CBMES

D. O. 04-08-00

Anexo Papel Timbrado da Distribuidora

TERMO DE SUBSTITUIO DE GS LIQEFEITO DE PETRLEO (GLP) PARA GS NATURAL (GN)

N Projeto CAT/CBMES: ___________________ Nome da Edificao: __________________________________________________ Rua/Av. : ____________________________________________________________ Bairro: ___________________________Cidade: ___________________________ Anexos: Laudo Tcnico do Ensaio de Estanqueidade da prumada existente. Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) da execuo de interligao da rede de GN rede de GLP.

Pelo presente Termo a ( nome da Distribuidora ) certifica que o abastecimento e a distribuio de GLP da edificao foi substitudo por Sistema de Gs Natural obedecendo todas as exigncias e recomendaes quanto ao Dispositivo de Segurana Contra Sobrepresso, Registros e Materiais de Interligao de Equipamentos constantes das Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT.

_____________________________________ Distribuidora [ Carimbo com CGC ]

Вам также может понравиться