Вы находитесь на странице: 1из 14

Uma aproximao teolgica.

Vanildo Luiz Zugno, OFMCap provncia do RS RESUMO: O status eclesial dos religiosos leigos algo ainda no definitivamente estabelecido. O clericalismo faz com que sejam identificados com o estado clerical, afastando-os da origem laical prpria da Vida Religiosa (VR). Para o autor, isto no resultado apenas de uma determinao cannica, mas resultado de uma construo teolgica no conseqente com a compreenso crist de salvao. Soteriologia deficitria que tem suas conseqncias na Eclesiologia e na Teologia dos Ministrios. Para resgatar o especfico da VR leiga masculina necessrio repensar a compreenso crist de salvao e, a partir dela, construir uma Igreja-comunidade-de-iguais onde carismas e ministrios especficos possam multiplicar-se e serem colocados a servio da construo do Reino. PALAVRAS-CHAVE: Vida Religiosa; Religiosos leigos; Salvao; Eclesiologia.

1 Localizando os religiosos leigos na Igreja Para comear, deve-se reconhecer que os religiosos leigos somos uma nfima minoria na VR e que esta, por sua vez, representa uma parcela numericamente insignificante dentro do conjunto do cristianismo. Na Igreja Catlica Romana, a VR representa em torno a 0,12%. Se olharmos a VR, 70% composta por religiosas. Os religiosos homens completam os outros 30%, sendo 18% clrigos e 12% leigos[1]. Estamos falando ento de um pequeno grupo (os religiosos leigos) dentro de outro grupo pequeno (os religiosos homens) num grupo um pouco maior (a VR masculina e feminina) dentro de uma Igreja (a Catlica Romana) que apenas uma entre outras tantas igrejas crists... A conscincia da pequenez numrica, no entanto, no diminui sua significncia teolgica. Diante de Deus, no a quantidade o que faz a importncia, mas a fidelidade a Ele e a Seu projeto. Sem a pretenso de querer assumir a figura do resto de Israel (cf. Jr 31,7), temos a conscincia de que, se Deus manteve em sua Igreja esta forma de vida, ela importante e um chamado de Deus e um caminho de santidade. o que expressa o Vaticano II em Perfectae Caritatis, 10: A vida religiosa laical, tanto de homens como de mulheres, constitui em si mesma um estado completo da profisso dos conselhos evanglicos. Por isso, o sagrado Conclio, que a tem em grande estima, to til ela, misso pastoral da Igreja na educao da juventude, cuidado dos doentes e outros ministrios, confirma os seus membros na vocao e exorta-os a adaptar a sua vida s exigncias modernas.

No entanto, conforme a Unio dos Superiores Gerais (apud CIARDI, P. 135) Vinte anos depois do fim do Conclio, a Vida Religiosa leiga masculina permanece no compreendida pela opinio pblica e no valorizada na Igreja, tampouco pelos sacerdotes e um certo nmero de bispos. A vocao religiosa dos irmos avaliada como vocao de segunda categoria, de menor importncia. Esta permanece desconhecida e muitas vezes marginalizada, vista negativamente. A que se deve isso? Nossa intuio que, como o deixa ver a declarao da Unio dos Superiores Maiores acima citada, h um problema de linguagem (o leigo) que manifesta um problema sociolgico (a opinio pblica) e um problema eclesial (a no valorizao). Com efeito, o significado das palavras no surge do nada, mas se constri a partir das vivncias. Por trs das palavras, h um problema sobre o sentido da vida crist e por isso podemos afirmar que h tambm um problema teolgico, sendo a Teologia o campo do saber que busca compreender a vida de f. A palavra leigo, em quase todas as lnguas, est carregada de um sentido negativo. Leigo aquele que no experto em uma determinada matria. No campo religioso, aquele que no instrudo nas questes religiosas ou aquele que no se importa com essas questes. Em alguns ambientes, leigo aproximado ao que no se interessa por questes da Igreja e, em alguns casos, o que se opem Igreja. Desse modo, numa sociedade marcada pelo religioso e pelo eclesial como a nossa, brasileira e latinoamericana, para que algum possa se assumir como leigo sem que isto seja visto como negativo, tem que dar uma boa dose de explicaes... No ambiente eclesial catlico romano, se perguntarmos s pessoas que um leigo?, a resposta ser quase sempre formulada de forma negativa: aquele que no ordenado, um no-clrigo. Ou seja, ser leigo uma negao, uma deficincia, um ser menos em relao aos clrigos. No diferente a realidade entre os prprios religiosos leigos que tm dificuldade ou at se opem a chamar-se a si mesmo de religiosos leigos e preferem dizer religiosos irmos. Estranho, pois o prprio Conclio, como vimos em Perfectae Caritatis, n. 10, fala tranquilamente de vida religiosa laical... O Vaticano II, especialmente na Constituio Dogmtica Lumen Gentium, fez um grande esforo para resgatar a compreenso da Igreja Povo de Deus onde todos, por sua pertena a esse Povo, marcada pelo Batismo, participam do Povo Sacerdotal (LG 1011), proftico (LG 12) e real (LG 25-27;34-36). o Sacerdcio Comum dos Fiis (LG 10) que faz com que todos os cristos tenhamos a mesma dignidade diante de Deus. A Igreja, no entanto, conforme o mesmo Conclio, enquanto comunidade humana, tambm uma sociedade hierarquicamente organizada (LG 8) onde h uma poro que tem a misso de governar (o clero, principalmente os bispos: cf. LG 6;8;14, etc) e outra poro que necessita ser governada (os leigos: cf. LG 37).

Estes, os leigos, so definidos pelo Conclio de duas maneiras. Primeiro dito o que eles no so e depois o que eles so: Por leigos entendem-se aqui todos os cristos que no so membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto , os fiis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constitudos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, da funo sacerdotal, proftica e real de Cristo, exercem, pela parte que lhes toca, a misso de todo o Povo cristo na Igreja e no mundo (LG 31). Por esta afirmao de LG (e por sua estrutura como um todo) se poderia compreender que na Igreja h trs tipos de pessoas (estados): o dos clrigos, o dos religiosos e religiosas e o dos leigos e leigas. Porm, o mesmo Conclio, ao definir em seguida o que a VR, diz: Tendo em conta a constituio divina hierrquica da Igreja, este estado no intermdio entre o estado dos clrigos e o dos leigos; de ambos estes estados so chamados por Deus alguns cristos, a usufruirem um dom especial na vida da Igreja e, cada um a seu modo, a ajudarem a sua misso salvadora (LG 43). Sem deixar lugar a dvidas, o Conclio diz aqui que na Igreja h somente dois estados: o dos clrigos e o dos leigos. A VR composta assim por pessoas dos dois estados, no constituindo ela um estado prprio, um terceiro estado intermdio entre o clero e o laicato. Ao analisar estes textos, alguns tomam uma posio mais afim a LG 31 e acentuam a proximidade da VR com o estado clerical e a distanciam do laicato. No extremo, esta posio chega a uma assimilao da VR masculina Ordem Clerical e clericalizao das religiosas que passam a ser vistas como meio-padres. Outros acentuam a dimenso laical da VR com o intuito de aproxim-la dos leigos e de superar o clericalismo na Igreja. outros tentam harmonizar as duas afirmaes. o caso de Ciardi (1994, p. 137) quando diz: Na Igreja existe uma dupla acepo da palavra leigo, com base numa dupla distino. Existe a distino entre leigos e clrigos com base nos ministrios ordenados: uma distino que poderamos chamar de vertical. um critrio de distino que encontramos no mbito de um mesmo Instituto, onde h leigos e presbteros. Todavia, isto no suficiente para definir o religioso leigo. H um outro critrio de distino no Povo de Deus, entre leigos e religiosos, baseado numa vocao especfica a um carisma particular: uma distino que poderamos chamar horizontal. Na mesma vida religiosa entram pessoas provenientes de ambas as condies, j dadas pelo primeiro critrio de distino: leigos e clrigos. E o irmo religioso, pelo fato de possuir uma vocao para o seguimento e para a consagrao se distingue, como pessoa consagrada, dos leigos. Baseado neste segundo critrio de distino, os irmos religiosos no podem ser definidos como leigos.

A limitao da afirmao se torna evidente se tentarmos aplicar a mesma lgica aos religiosos clrigos e tentar dizer, parafraseando o autor, que os religiosos clrigos no podem ser definidos como clrigos. Com certeza ningum, hoje, se atreve a isso na Igreja Catlica... Ou ento, o que teologicamente mais grave, assumir com todas as letras tomando as palavras do autor que a condio laical (dos leigos que no so religiosos) no uma vocao especfica nem constitui um particular carisma na Igreja[2]. O Direito Cannico, ao tentar aplicar o Conclio normatividade da Igreja Catlica Romana, ao falar da composio da Igreja, assim se expressa: Cn. 207 1. Por instituio divina, entre os fiis, h na Igreja os ministros sagrados, que no direito so tambm chamados clrigos; e os outros fiis so tambm denominados leigos. Logo em seguida, no segundo pargrafo do mesmo nmero, esclarece a natureza da VR: 2. Em ambas as categorias, h fiis que, pela profisso dos conselhos evanglicos, mediante votos ou outros vnculos sagrados, reconhecidos e sancionados pela Igreja, consagram-se, no seu modo a Deus e contribuem para misso salvfica da Igreja; seu estado, embora no faa parte da estrutura hierrquica da Igreja, pertence, contudo a sua vida e santidade. E diz mais adiante, Cn. 588 1. O estado de vida consagrada, por sua natureza, no nem clerical nem laical. 2. Denomina-se instituto clerical aquele que, em razo do fim ou objetivo pretendido pelo fundador ou em virtude de legtima tradio, est sob a direo de clrigos, assume o exerccio de ordem sagrada e reconhecido como tal pela autoridade da Igreja. 3. Chama-se instituto laical aquele que, reconhecido como tal pela autoridade da Igreja, em virtude de sua natureza, ndole e finalidade, tem empenho prprio, que definido pelo fundador ou por legtima tradio, e que no inclui o exerccio de ordem sagrada. A partir desta definio e seguindo a Matos (2000, p. 56), podemos dizer que h, na forma como est organizada a Igreja Catlica Romana hoje, dois tipos de leigos. Os leigos tout court, ou seja, os fiis batizados que vivem normalmente imersos nas realidades seculares da famlia e do trabalho e os leigos consagrados em suas diversas modalidades existenciais. Quando falamos de religiosos leigos nos referimos a um homem consagrado que conserva seu estado laical sendo membro de um Instituto de Vida Consagrada inteiramente laical ou de um Instituto reconhecido canonicamente como clerical. O mesmo se poderia dizer dos clrigos. H clrigos tout court e h clrigos que pertencem a um instituto de VR. Aqueles so chamados de clrigos seculares e estes de

religiosos clrigos. Desse modo nos parece que as coisas ficam muito mais claras e muito mais prximas da realidade da vida na Igreja e, nela, dos religiosos. A VR, em suas origens, tanto histricas como teolgicas, eminentemente leiga. Hoje em dia, numericamente, a maior parte da VR continua sendo leiga. Por que, ento, temos que nos fazer, ns, religiosos leigos que optamos por manter nossa condio laical, a pergunta pela nossa identidade? E por qu, s vezes, h um certo malestar, tanto em ns como naqueles que nos ouvem, aos nos referirmos a ns mesmos, com as palavras do prprio Conclio (cf. PC 10), religiosos leigos? Tentaremos, no passo a seguir, apontar algumas razes teolgicas pelas quais chegamos a esta situao. Mais do que exaustivas, querem ser reflexes indicativas e que nos ponham a pensar, tanto a ns como ao conjunto da VR e Igreja na qual vivemos. 2 Teologia do sacerdcio e ministrios eclesiais Conforme Clodovis Boff (1994, p. 581) h duas razes que fazem com que a VR masculina laical seja relegada em relao VR masculina clerical: as necessidades pastorais, especialmente missionrias, que obrigam a fazer uso da VR ou a empurram para a ordenao e a importncia do culto litrgico na VR, especialmente as ordenaes absolutas, ou seja, no destinadas a uma Comunidade, mas ad missam, ou seja, celebrao das missas privadas. Dando por suposto que a VR um valor em si e que, por consequncia, no pode ser vista apenas a partir da misso e que a misso dos religiosos leigos to importante como a dos religiosos clrigos, queremos nos deter no segundo ponto assinalado por Clodovis Boff, em que diz que tanto num caso como no outro, joga fortememente uma concepo particular (hoje discutvel) do sacerdcio (...) visto como base de todos os ministrios e orientado para o altar (Boff, 1994, p. 581). Da mesma opinio Francisco Taborda (1980, p. 50) quando, ao analisar a situao dos irmos leigos na Compania de Jesus, diz: O mal entendido da distino de jesutas plenos (padres) e jesutas plenos, sim, mas no to plenos (irmos) provm da concepo ps-tridentida, anti-protestante e sacerdotalista do ministrio. Se o padre ontologicamente superior ao leigo, se ele o pag, que conhece como aplacar a divindade, se ele o consagrador, ento evidentemente que o leigo um cristo (e, portanto, tambm um religioso) de segunda categoria. Ento s o padre propriamente Igreja. (...) No momento em que se reconhece que o ministrio uma funo na Igreja e que a Igreja como todo o corpo sacerdotal, ento no tem maior sentido que o ministro se dedique a algo (como pesquisa cientfica, a administrao) que lhe tira a possibilidade de exercer o ministrio ou vice-versa[3].

Seguindo esta linha de raciocnio, vemos que se trata, pois, da questo dos ministrios na Igreja e, neles, especificamente, da questo do sacerdcio e da relao entre ministrios ordenados e ministrios leigos. A Eclesiologia o campo onde devem ser situados os ministrios. A Igreja, por sua vez, Comunidade de Salvao, ou seja, o conjunto de homens e mulheres que se sente chamado por Deus e responde afirmativamente a esse chamado para ser no mundo sinal e instrumento de sua salvao. Por consequncia, o pano de fundo mais amplo, no qual toda Eclesiologia e toda Teologia dos Ministrios se fundamenta, a Soteriologia. No temos aqui possibilidade para aprofundar em cada um destes pontos e do encadeamento entre eles. Vamos prosseguir apenas mencionando-os e relacionando-os no limite e na medida em que esta nossa reflexo o exige. 3 Salvao em Cristo, nova comunidade e novo sacerdcio No se pode afirmar, sem forar o texto, que haja, no Novo Testamento, uma Eclesiologia explcita. Nele, no entanto, esto presentes elementos que serviro como fundamento para a construo da reflexo sobre o ser e o organizar-se eclesial[4]. Na tradio bblica neotestamentria no h nenhuma definio que se aproxime da atual compreenso de leigo ou de clrigo. Conforme Tamayo-Acosta (2009) o termo grego kleros de onde provm clero, clrigo, aparece duas vezes no Novo Testamento, porm com um sentido muito diferente ao que tem hoje. At 1,17 utiliza a palavra kleros ao falar da eleio de Matias como substituto de Judas no grupo dos Doze. De Matias se diz que obteve um posto no servio do apostolado. 1 Pd 5,3 designa com essa palavra s partes da comunidade confiadas aos responsveis. Com Orgenes, kleros comea a empregar-se com referncia aos servidores eclesisticos e em contraposio a leigo. esse ser o significado que terminar por impor-se. A palavra leigo (do grego laos), significa etimologicamente, a pertena a um povo. No aparece no Novo Testamento e utilizada, pela primeira vez, na carta de Clemente de Roma aos Corntios e posteriormente por outros autores (Clemente d eAlexandria, Tertuliano, Orgenes...) para referir-se ao povo crente enquanto distinto dos oficiantes do culto, ou aos fiis em contraposio aos diconos e sacerdotes. No Novo Testamento, todo membro da comunidade parte da mesma realidade chamada por Deus e por Ele consagrada: Porm vocs so uma raa eleita, um reino de sacerdotes, uma nao consagrada, um povo que Deus fez seu para proclamar suas maravilhas; pois Ele os chamou das trevas para sua luz admirvel (1Pe 2,9). Todo membro da comunidade parte do mesmo, nico e indivisvel Povo de Deus e se define a partir de sua relao com Ele. Por sua adeso a Cristo, todo cristo e toda crist salvo (Rm 10,9), eleito (Rm 1,6), santo (1Cor 1,2) e discpulo (At 11,26). Juntamente com a expresso Povo de Deus (1Pe 2,10), tambm as expresses Assemblia de Deus

(At 20,28) e Corpo de Cristo (1Cor 12,27) so usadas para expressar essa particular relao de todos os membros para com Deus. O que torna os cristos serem diferentes, no so as relaes internas na comunidade. O diferencial do cristo sua relao com o mundo, que de uma oposio inconcilivel. Os cristos, j agora, fazem parte da realidade escatolgico presente no mundo, rechaam tudo o que h no mundo e vivem sua vida na radical expectativa da manifestao definitiva de Deus (cf. ALMEIDA, 2006, p. 20). Nas relaes internas da comunidade, o que caracteriza os cristos a radical fraternidade/sororidade. A f comum e a vida em comum so as expresses concretas desta relao (cf. At 6,3; 1Cor 6,6). Nas comunidades h carismas especficos recebidos por uns e por outros e que so destinados a toda a comunidade. A diversidade de carisma, no entanto, no cria na comunidade qualquer espcie de hierarquia. A diversidade de carismas gera servio e comunho (cf. Rm 12; 1Cor 12). A fundamentao para a compreenso igualitria da comunidade crist a superao, em Jesus Cristo, da compreenso veterotestamentria de santidade/salvao e a estruturao da comunidade que resulta desta nova compreenso[5]. Na compreenso levtico-sacerdotal, a santidade constituda pela separao de tudo o que do mundo. Toda a vida religiosa do povo de Israel, especialmente a que gira ao redor do templo, constri-se a partir das prescries legais e rituais que estabelecem o que puro e o que impuro. O Sumo Sacerdote , ao mesmo tempo, guardio e realizao pessoal do ideal de pureza legal e ritual e, em virtude desta posio, tem a funo de intermedirio da salvao entre Deus e o povo. Ele oferece sacrifcios puros em favor dos impuros que no podem faz-lo. Os demais membros da comunidade de Israel de definem por sua relao com este centro de pureza. Quanto mais perto do mediador, mais perto da salvao; quanto mais afastado do mediador, mais afastado da salvao. A Encarnao do Filho de Deus a manifestao, na pessoa de Jesus, da vontade, por parte do prprio Deus, de superar a separao entre Deus e o mundo e a declarao de que, para Deus, nada impuro ou indigno de salvao. A Ressurreio de Jesus e, em sua carne, da carne de toda a humanidade, o movimento de divinizao (unio em Deus) de tudo o que humano e, na humanidade, de toda a criao (cf. Rm 8,19). O cristianismo, nascido da raiz judaica, torna-se teologica e historicamente possvel na medida em que a comunidade dos seguidores de Jesus logra romper com a barreira cultural, mental, legal, religiosa, social e cultual que separava os judeus dos outros povos e consegue compreender que toda a humanidade, independente de sua condio tnica, social ou de gnero, digna de Deus e, diante dEle, tem a mesma sacralidade e possibilidade de salvao (At 10,15; Gal 3,28; 1Cor 12,13)[6].

Nesta nova comunidade onde todos vivem a mesma experincia da nica e universal salvao em Jesus Cristo, j no h necessidade de mediadores entre Deus e a humanidade: Jesus Cristo o nico e definitivo mediador (cf. 1Tim 2,5). 4 Da distino carismtica e ministerial Igreja hierrquica e piramidal A passagem da distino carismtica e ministerial (pluralidade de carismas e ministrios nas Igrejas apostlicas) em estruturas funcionais e hierrquicas se introduz na comunidade crist quando est deixa de ser uma comunidade escatolgica margina ao Imprio Romano e passa a assumir as estruturas sociais e a compreenso religiosa imperial que lhes d fundamento: Cessadas as perseguies, se distanciam cada vez mais os clrigos e os leigos que a expectativa do martrio aproximava. Suprimido o martrio, o mesmo ideal de vida crist se rebaixa, desfazendo-se aquela tenso entre ser e dever-ser, indispensvel ao crescimento das pessoas e ao aperfeioamento das instituies. A Igreja, de certa forma, se reconcilia com o mundo: o mundo no persegue mais aos cristos; a religio crist adaptada ao imprio, o qual no tardar em declar-la religio oficial; o lugar vazio deixado pelos sacerdotes pagos agora ocupado com naturalidade pelo sacerdote cristo (ALMEIDA, 2006, p. 49). A virada constantiniana o ponto simblico desta mudana que, na realidade, foi um processo historicamente muito mais longo e estruturalmente complexo que comeou j no incio do sc. II da era crist e alcanar sua plena expresso no Decretum Gratiani (1140-1142) que distingue e opem clrigos e leigos, estabelecendo uma diferenciao funcional que, na elaborao teolgica produzida para justific-la, torna-se ontolgica e dogmtica (cf. ALMEIDA, 2006, p. 42-55) Em temos prticos, o clero se apropria de forma excludente da capacidade da produo de bens religiosos (liturgia, sacramentos) e da produo de sentido religioso (pregao e teologia). Neste contexto surge a categoria leigo com o sentido de pessoas incapacitadas par a compreenso, a produo e a expresso de bens e de sentido religioso e eclesial. Historicamente, a VR surge nos sculos IV-V como reao a este passo, ou seja, assimilao, por parte do Imprio Romano, da comunidade crist e a conseqente transformao da Igreja em uma sociedade que copia os valores e os modelos organizativos da sociedade imperial romana. Neste sentido, o movimento monstico quer resgatar a dimenso proftico-escatolgica do cristianismo atravs da reconstruo de uma comunidade igualitria na espera atenta do Reino de Deus. Em suas origens, a VR predominantemente leiga. Clrigos, na vida monstica, so aceitos na medida em que entrem na dinmica da convivncia igualitria na nova comunidade escatolgica. o que expressa a Regra de So Bento (n. 60): Se algum da ordem dos sacerdotes pedir para ser recebido no mosteiro, no lhe seja concedido logo; mas, se persistir absolutamente nessa splica, saiba que dever

observar toda a disciplina da Regra e no se lhe relaxar nada, de modo que lhe seja dito, como est escrito: "Amigo, a que vieste?". Seja-lhe concedido, entretanto, colocarse depois do Abade, dar a bno e celebrar Missa, mas se o Abade mandar. Em caso contrrio, no presuma fazer coisa alguma, sabendo que sdito da disciplina regular; antes, d a todos exemplos de maior humildade. E se, por acaso, no mosteiro surgir questo de preenchimento de cargo ou outro qualquer assunto, atente para o lugar da sua entrada no mosteiro e no para aquele que lhe foi concedido em reverncia para com o sacerdcio. Se algum da ordem dos clrigos, pelo mesmo desejo, quiser associar-se ao mosteiro, sejam colocados em lugar mediano, mas desde que prometam, tambm eles, a observncia da Regra e a prpria estabilidade. Com o passar do tempo, no entanto, as contradies eclesiais e sociais terminam por penetrar na prpria VR e esta deixa de ser um espao alternativo de vida crist e termina por se identificar com o comum da Igreja e a reproduzir, no seu interior, as relaes dissimtricas entre clrigos e leigos. Durante a Idade Mdia, o clero assume as funes diretivas, no apenas no interior da Igreja, mas tambm em muitos mbitos da vida social. Nobres e letrados reagem a esta tentativa de dominao. Esta disputa entre clrigos e leigos, conhecida como Querela das Investiduras, culminar com o Concordato de Worms (1122) e a imposio da supremacia papal sobre os prncipes e, por extenso, do poder religioso sobre o poder civil. O fato de a Igreja assumir o poder temporal trouxe consigo, para o interior da Igreja, toda uma srie de tenses e contradies prprias da sociedade. Ao tentar dominar o mundo, a Igreja terminou por ser dominada pelos valores do mundo que tanto combatia... A Reforma Gregoriana, na nsia de libertar a Igreja dos males em que havia mergulhado, acentuar ainda mais a distncia entre a Igreja e o mundo. Profundamente influenciada pelo movimento monstico, a Reforma Gregoriana tentou tomar distncia tanto do clero corrupto como dos leigos nobres que tentavam impor seu poder Igreja. Um dos meios foi tentar afastar o clero do mundo dos leigos. Um resultado, talvez no desejado mas alcanado, foi que, de tanto proteger a Igreja da submisso aos leigos nobres, terminou por suprimir e dominar ainda mais aos leigos pobres[7]. Neste ambiente, a Vida Religiosa aparece como um terceiro corpo na Igreja (cf. ALMEIDA, 2006, p. 98). Os monges so colocados, com ou sem seu consentimento, no meio da turbulncia da disputa do poder e das conseqncias que deste tipo de disputas sempre surgem... Em contraposio a esta ordem estabelecida, surgem ento os Movimentos Pauperistas que desembocam no surgimento das Ordens Mendicantes: franciscanos, dominicanos e carmelitas. No centro do sonho mendicante est o desejo de um outro tipo de Igreja. Seu

sonho o retorno originalidade pobre e marginal atravs do seguimento radical do Evangelho. Nasce ali a proposta de uma VR identificada com Cristo pobre e a servio dos pobres. A igualdade entre todos os membros independente do fato de haver entre eles clrigos e o direito a pregar so as grandes reivindicaes destas novas formas de VR. A impossibilidade ou incapacidade de realizar o retorno ao Evangelho e, para que isso fosse possvel, as necessrias reformas na Igreja, levar ruptura na Igreja do Ocidente. Ruptura que est nas origens das Igrejas da Reforma e, atravs do Conclio de Trento, da afirmao da Igreja Catlica Romana. Alm das questes dogmticas levantadas por Lutero, questes disciplinares referentes posio do clero e dos leigos na Igreja esto entre os pontos disputados. As Igrejas surgidas da Reforma, em sua grande maioria, seguiro o caminho da dissoluo e, inclusive, da negao de qualquer diferenciao entre clrigos e leigos. Na Igreja Catlica Romana, o Conclio de Trento e as legislaes dele derivadas, acentuaro a diferenciao e o distanciamento entre clrigos e leigos e a submisso destes a aqueles[8]. A criao de seminrios para a formao do clero tem como finalidade formar quadros diretivos altamente especializados, longe da corrupo e das tentaes do mundo e dos homens e mulheres especialmente estas comuns, ignorantes e tentadoras. Depois do Conclio de Trento surgiu uma quantidade significativa de congregaes que se identificaro no tanto por um estilo de vida, mas por uma misso especfica. Uma caracterstica quase geral destas novas congregaes o fato de serem vistas e na maioria dos casos se assumirem como tal como uma forma de presena da Igreja numa realidade marginal ou excluda do processo de modernizao capitalista agrcola, comercial ou industrial da sociedade ocidental. Para isto, sublinha-se a necessidade da obedincia das congregaes autoridade eclesistica (papa e bispos). Existe tambm o caso de congregaes clericais que fazem surgir, a seu lado e numa relao de dependncia, congregaes femininas ou associaes de leigos que executam tarefas de apoio sua misso. As Ordens Terceiras, mesmo tendo outra origem e finalidade, so enquadradas dentro deste modelo. O Conclio Vaticano I o ponto de exacerbao, atravs da doutrina da infalibilidade papal, do modelo eclesiolgico de centralizao clerical excludente que sustenta esta ordem de coisas. A reao, na sociedade, clericalizao excludente da Igreja, o surgimento do laicismo: uma sociedade e uma cultura que se organizam prescindindo da presena da Igreja e, por uma equvoca assimilao entre Igreja e Deus, acaba prescindindo do prprio Deus. Este, mesmo que mantido no discurso, torna-se apenas uma entidade impessoal que em nada se interessa pelo mundo e pela humanidade (desmo). Pode-se,

sem dvida, afirmar que o laicismo uma reao patolgica a uma configurao esquizofrnica de uma Igreja que no mais consegue reconciliar-se com o mundo e que, no interior de si mesmo, tem dificuldade em reconstruir uma relao harmoniosa e cooperante entre clrigos e leigos (cf. TAMAYO ACOSTA, 2009). 5 O Vaticano II e a tentativa de voltar a dialogar com o mundo leigo A renovao da Igreja, da qual o Conclio Vaticano II a expresso maior, tentar traduzir o desejo de uma Igreja Catlica Romana em dilogo com a modernidade e na qual todos os cristo sejam participantes e membros ativos. A tarefa de renovao conciliar ficou, no entanto, a meio caminho. A tenso entre as diferentes e at contraditrias foras eclesiais presentes na Assemblia Conciliar fez que, nos textos conciliares, aparecessem duas distintas eclesiologias. Por um lado est a eclesiologia da Igreja Povo de Deus (LG 1-17). De outro, a eclesiologia que parte da compreenso hierrquica da Igreja (LG 18-38). So dois modos de compreender a Igreja que, mesmo no sendo mutuamente excludentes, revelam sensibilidades eclesiolgicas divergentes. Como dizamos anteriormente, a razo da manuteno desta dupla eclesiologia a incapacidade de superar de forma definitiva a dicotomia Igreja-mundo e passar a pensar a presena da Igreja no mundo a partir dos paradigmas da Encarnao e da Ressurreio. Ou seja, assumir radicalmente a compreenso crist de salvao e suas conseqncias eclesiolgicas e, dentro da eclesiologia, os ministrios. A incapacidade de superao definitiva da dicotomia Igreja-mundo se reflete, por sua vez, na permanncia da dicotomia clrigos-leigos na Igreja. Enquanto os primeiros se ocupam das realidades espirituais que dizem respeito misso intra-eclesial, os leigos se ocupam das realidades temporais (cf. LG 31). Joo Paulo II, na Exortao Pos-sinodal Christifidelis Laici (n. 9), retoma Lmen Gentium e explicita a misso dos leigos no mundo: Ao responder pergunta quem so os fiis leigos, o Conclio, ultrapassando anteriores interpretaes prevalentemente negativas, abriu-se a uma viso decididamente positiva e manifestou o seu propsito fundamental ao afirmar a plena pertena dos fiis leigos Igreja e ao seu mistrio e a ndole peculiar da sua vocao, a qual tem como especfico procurar o Reino de Deus tratando das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Por leigos assim os descreve a Constituio Lumen Gentium entendem-se aqui todos os cristos que no so membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto , os fiis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constitudos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, do mnus sacerdotal, proftico e real de Cristo, exercem pela parte que lhes toca, na Igreja e no mundo, a misso de todo o povo cristo. Mesmo tentando fazer um discurso positivo em relao aos leigos, permanece a diviso de trabalho religioso entre os cristos. H, conforme Joo Paulo II, como que uma

especializao de tarefas no atuar cristo. Os clrigos se ocupam das coisas sagradas enquanto os leigos se ocupam das coisas do mundo como se, para Deus, as coisas do mundo no fossem, pelo fato da Criao, Encarnao e Ressurreio de Cristo, j situadas no mbito da salvao, ou seja, sagradas... Praticamente todos os documentos da Igreja permanecem dentro deste paradigma soteriolgico e suas conseqncias eclesiolgicas (cf. SOUZA, 1994, p. 216-217). A VR, como todos o sentimos, sofre as conseqncias desta incompleta reformulao soteriolgica e eclesiolgica. A VR feminina, apesar de ser mais numerosa e de, muitas vezes, sustentar o labor cotidiano da Igreja, por sua condio de gnero, continua excluda das funes clericais e, por consequncia, de toda possibilidade de protagonismo eclesistico. A VR masculina tambm sofre em si as consequncias deste dualismo eclesiolgico. Por um lado, pela assimilao da VR masculina funo clerical, a vocao do religioso leigo termina por ser vista como uma vocao menor ou no completamente plena. So religiosos s irmos... Por outro, apesar de gozar de uma certa liberdade em seu campo especfico de atuao (sade, educao, assistncia social...), esto sempre sob a possibilidade de ter sua vida e projetos supervisionados por uma autoridade externa, seja o proco do lugar onde se encontram, ou o bispo. As Ordens e Congregaes Religiosas masculinas mistas, onde h clrigos e leigos, sofrem internamente tambm por viver em seu interior a assimetria resultante da disparidade na condio eclesial de clrigos e leigos. Disparidade da qual a impossibilidade de um leigo assumir uma funo de superior maior apenas uma e com certeza a menos importante das conseqncias. Para terminar... Voltar a tomar a srio a compreenso crist de Salvao e suas conseqncias na Eclesiologia e, dentro da Eclesiologia, a compreenso dos ministrios, um passo necessrio para poder resgatar, tanto na vida da Igreja como na sociedade, a identidade da VR tirando-a do eixo vertical da hierarquia e colocando-a no seu verdadeiro lugar, o dos carismas na Igreja. E mais: isto ser consequncia da superao da diviso entre Igreja e mundo e sua conseqncia, a diviso entre clrigos e leigos, de modo que j no haja religiosos clrigos e religiosos leigos, mas, simplesmente, religiosos que sirvam a Deus, ao mundo e Igreja conforme o carisma que Deus conceder a cada um. Isto far bem no apenas a ns, religiosos leigos e VR como um todo. Mas far bem Igreja como um todo que sofre para voltar a reconstituir-se como uma comunidade de iguais em Jesus Cristo (cf. FIORENZA, 1995). ______________________ REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, A. J. de. Leigos em que? Uma abordagem histrica. So Paulo, Paulinas, 2006 BOFF, Clodovis. A dimenso da laicidade da Vida Religiosa. REB, 1994, p. 547-588. CIARDI, Fabio. A vocao do irmo a partir de uma teologia da vida religiosa. CONVERGNCIA, ano XXIX, n. 271, abril 1994, p. 135-150. CODIGO DE DIREITO CANONICO. So Paulo, Loyola, 1983. CROSSAN, J. D; REED, J. L. Em busca de Paulo. Como o apstolo de Jesus ops o Reino de Deus ao Imprio Romano. So Paulo: Paulus, 2007. DENZINGER, Heinrich. Symboles et dfinitions de la foi catholique. Paris , CERF, 1997. DOCUMENTOS DO VATICANO II. Constituies, decretos e declaraes. Petrpolis, Vozes, 1966. FIORENZA, E. S. Discipulado de iguais: uma ekklesia-logia feminista crtica da libertao. Petrpolis, Vozes, 1995. JOO PAULO II. Exortao Apostlica Christifideles Laici. Disponvel em: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_exhortations/documents/hf_jpii_exh_30121988_christifideles-laici_po.html Acesso em 30 de abril de 2010 MATOS, Henrique. A Vida Consagrada de Irmos. CONVERGNCIA, ano XXXV, n. 329, jan/fev 2000, p. 53-62. ROLOFF, Jurgen, A Igreja no Novo Testamento. So Leopoldo, Sinodal/CEBI, 2005. SOUZA, Luiz Alberto Gomes de. Leigo ou simplesmente cristo? CONVERGENCIA, ano XXIX, n. 272, maio 1994, p. 214-223. TABORDA, Francisco, O religioso presbtero: uma questo disputada. CONVERGENCIA, jan/fev 2000, ano XXXV, n. 329, p. 42-52. TABORDA, Francisco. O Religioso leigo numa ordem clerical. CONVERGENCIA, ano XIII, n. 129, jan/fev 1980, pp. 46-51. TAMAYO ACOSTA, Juan Jos. La Iglesia, una comunidad de iguales, disponible en : Http://perso.wanadoo.es/laicos/documentacion/776_T_Iglesia-iguales(Tamayo).htm# VANHOYE, Albert. Prtres anciens, prtre nouveau selon le nouveau testament. Paris, Seuil, 1980.

[1] Cf. Clodovis Boff (1994, p. 584), em 1989 havia 1.104.285 religiosos/as das quais 893.418 eram mulheres, 175.572 religiosos clrigos e 65.416 religiosos leigos. Com certeza, nos ltimos 20 anos, os nmeros mudaram, porm, dificilmente a proporo tenha sido mudada de maneira significativa. [2] Outra alternativa para harmonizar as duas afirmaes a de BOFF, Clodovis, A dimenso da laicidade da Vida Religiosa, REB, 1994, p. 547-588. Apesar do instigador da reflexo, este texto tampouco parece resolver o problema.

[3] Sobre a situao dos religiosos clrigos, ver, do mesmo Francisco Taborda: O religioso presbtero: uma questo disputada. Em: CONVERGENCIA, jan/fev 2000, ano XXXV, n. 329, p. 42-52 [4] Cf. ROLOFF, Jurgen. A Igreja no Novo Testamento. So Leopoldo: Sinodal/CEBI, 2005 [5] Seguimos aqui o proposto por VANHOYE, Albert, Prtres anciens, prtre nouveau selon le nouveau testament, Paris , Seuil, 1980. [6] Cf. CROSSAN, J. D; REED, J. L. Em busca de Paulo. Como o apstolo de Jesus ops o Reino de Deus ao Imprio Romano. So Paulo: Paulus, 2007. [7] Cf. SOUZA, Luiz Alberto Gomes de. Leigo ou simplesmente cristo? CONVERGENCIA, ano XXIX, n. 272, maio 1994, p. 214-223. [8] Ver especialmente A Doutrina e cnones sobre o Sacramento da Ordem da 23 sesso de 15 de julho de 1563 (DZ 1763-1778).

Вам также может понравиться