Вы находитесь на странице: 1из 36

Lngua Portuguesa O Tesouro Ea de Queirs

ESTRUTURA DA ACO
y y y

Introduo (dois primeiros pargrafos) Apresentao das personagens e descrio do ambiente em que vivem; Desenvolvimento (at ao penltimo pargrafo) Descoberta do tesouro, deciso de partilha e esforos para eliminar os concorrentes; Concluso (dois ltimos pargrafos) Situao final.

Da concluso infere-se que, se considerarmos a histria dos "trs irmos de Medranhos", estamos perante uma narrativa fechada ; ao invs, se nos centrarmos sobre o "tesouro", teremos de considerar a narrativa aberta , dado que ele continua por descobrir ("...ainda l est, na mata de Roquelanes."). Por sua vez, o desenvolvimento tem tambm uma estrutura tripartida:
y y y

Descoberta do tesouro e deciso de o partilhar; Rui e Rostabal decidem matar Guanes; morte de Guanes; morte de Rostabal; Rui apodera-se do cofre e morre envenenado.

A articulao das sequncias narrativas ( momentos de avano ) faz-se por encadeamento. Os momentos de pausa abrem e fecham a narrativa e interrompem regularmente a narrao com descries (espao, objectos, personagens) e reflexes.

PERSONAGENS
CARACTERIZAO FSICA RUI GUANES ROSTABAL gordo e ruivo pele negra, pescoo de grou, enrugado CARACTERIZAO PSICOLGICA avisado, calculista, traioeiro desconfiado, calculista, traioeiro

alto, cabelo comprido, barba longa, ingnuo, impulsivo olhos raiados de sangue

Predomina o processo de caracterizao directa , visto que a maior parte das informaes so-nos dadas pelo narrador. No entanto, os traos de traio e premeditao de Rui e Guanes so deduzidos a partir do seu comportamento ( caracterizao indirecta ). As personagens comeam por ser apresentadas colectivamente ("Os trs irmos de Medranhos..."), mas, medida que a aco progride, a sua caracterizao vai-se individualizando, como que sublinhando o predomnio do egosmo individual sobre a aparente fraternidade.

TEMPO
Tempo histrico A referncia ao "Reino das Astrias" permite localizar a aco por volta do sculo IX, j que os rabes invadiram a pennsula ibrica no sculo VIII (a ocupao iniciou-se em 711 e prolongou-se por vrios anos, sem nunca ter sido concluda); por outro lado, no sculo X encontramos j constitudo o Reino de Leo, que sucedeu ao das Astrias. Tempo da histria A aco decorre entre o Inverno e a Primavera, mas concentra-se num domingo de Primavera, estendendo-se de manh at noite. O Inverno est conotado com a escurido, a noite, o sono, a morte. E no Inverno que nos so apresentadas as personagens, envoltas na decadncia econmica, no isolamento social e na degradao moral ("E a misria tornara estes senhores mais bravios que lobos."). Por sua vez, a Primavera tem uma conotao positiva, associa-se luz, cor, ao renascimento da natureza, sugere uma vida nova, enquanto o domingo um dia santo, favorvel ao renascimento espiritual. A aco central inicia-se na manh de domingo e progride durante o dia. medida que a noite se aproxima a tragdia vai-se preparando. Quando tudo termina, com a morte sucessiva dos irmos, a noite est a surgir ("Anoiteceu."). Tempo do discurso A aco estende-se do Inverno Primavera e o seu ncleo central concentra-se num dia, desde a manh at noite. A condensao de um tempo da histria to longo (presumivelmente trs ou quatro meses) numa narrativa curta (conto) implica a utilizao sistemtica de sumrios ou resumos (processo pelo qual o tempo do discurso menor do que o tempo da histria). Nos momentos mais significativos da aco (deciso de repartir o tesouro e partilha das chaves, bem como a argumentao de Rui para excluir Guanes da partilha) o tempo do discurso tende para a isocronia (igual durao do tempo da histria e do tempo do discurso), sem no entanto a atingir. possvel tambm identificar no texto um outro processo de reduo do tempo da histria, que a elipse (eliminao, do discurso, de perodos mais ou menos longos da histria). A parte inicial da aco localizada no Inverno ("...passavam eles as tardes desse Inverno...") e logo a seguir o narrador remete-nos para a Primavera ("Ora, na Primavera, por uma silenciosa manh de domingo..."). Quanta ordenao dos acontecimentos, predomina o respeito pela sequncia cronolgica. S na parte final nos surge uma analepse (recuo no tempo), quando o narrador abandona a postura de observador e adopta uma focalizao omnisciente , para revelar o modo como Guanes tinha planeado o envenenamento dos irmos, manifestando dessa forma a natureza traioeira do seu carcter. Frequentemente, a analepse permite esconder do narratrio pormenores importantes para a compreenso dos acontecimentos, mantendo assim um suspense favorvel tenso dramtica.

ESPAO
A aco localizada nas Astrias e decorre, a parte inicial, nos "Paos de Medranhos" e, a parte central, na mata de Roquelanes. Somente o episdio do envenenamento do vinho situado num local um pouco mais longnquo, na vila de Retorquilho. O pao dos Medranhos descrito negativamente, por excluso ("...a que o vento da serra levara vidraa e telha..."), e os trs irmos circulam entre a cozinha (sem lume, nem comida) e a estrebaria, onde dormem, "para aproveitar o calor das trs guas lazarentas". O facto de trs fidalgos passarem os seus dias entre a cozinha e a estrebaria, os lugares menos nobres de um palcio, significativo: caracteriza bem o grau de decadncia econmica em que vivem. A misria em que vivem acompanhada por uma degradao moral que o narrador no esconde ("E a misria tornara estes senhores mais bravios que lobos."). De igual modo, o espao exterior, a mata de Roquelanes, no um simples cenrio onde decorre a aco. As descries da natureza tm tambm um carcter significativo. A "relva nova de Abril", manifestao visvel do renascimento da natureza, sugere o renascimento espiritual que as personagens, como veremos, no so capazes de concretizar. Do mesmo modo, a "moita de espinheiros" e a "cova de rocha" simbolizam as dificuldades, os sacrifcios, que necessrio enfrentar para alcanar o objecto pretendido so obstculos que necessrio ultrapassar. A natureza, calma, pacfica, renascente ("...um fio de gua, brotando entre rochas, caa sobre uma vasta laje escavada, onde fazia como um tanque, claro e quieto, antes de se escoar para as relvas altas."), contrasta com o espao interior das personagens, que facilmente imaginamos inquietas, agitadas, perturbadas pela viso do ouro e ansiosas por dele se apoderarem, com excluso dos demais. Enquanto isso "as duas guas retouavam a boa erva pintalgada de papoulas e botes-de-ouro". Esse contraste tinha j sido posto em evidncia antes, depois dos trs terem contemplado o ouro ("...estalaram a rir, num riso de to larga rajada que as folhas tenras dos olmos, em roda, tremiam..."). E, quando Rui e Rostabal esperam, emboscados, o irmo, "um vento leve arrepiou na encosta as folhas dos lamos", como se a natureza sentisse o horror do crime que estava para ser cometido. Depois de assassinado Guanes, os dois regressam "clareira onde o sol j no dourava as folhas".

SIMBOLOGIA
leitura do conto ressalta de imediato a referncia insistente ao nmero trs , de todos os nmeros aquele que carrega maior carga simblica. Desde logo, so trs os irmos; e o trs tambm um smbolo da famlia pai, me, filho(s). Mas aqui encontramos uma famlia truncada, imperfeita nem pais, nem filhos, apenas trs irmos. No h, alis, a mais leve referncia aos progenitores dos fidalgos de Medranhos, como se eles nunca tivessem existido. Essa ausncia da narrao , de certo modo, um smbolo da sua ausncia na educao dos filhos. Sem a

presena modeladora dos pais (ou algum que os substitusse), Rui, Guanes e Rostabal dificilmente poderiam desenvolver sentimentos humanos: vivem como "lobos", porque imaginamos ns cresceram como lobos. Eles prprios no foram capazes de constituir uma famlia verdadeira, do mesmo modo que os trs, apesar dos laos de sangue e de viverem juntos, no formam uma famlia e sempre pela mesma razo: porque so incapazes de sentir o amor. O tesouro est guardado num cofre . Um cofre protege, preserva, permite que o seu contedo permanea intocado ao longo do tempo. A sua utilizao significativa do carcter precioso do contedo. Igualmente significativo o facto de o cofre ser de ferro, material resistente, simultaneamente, fora e corrupo. Trs fechaduras novamente o nmero "trs"! preservam o contedo do cofre (Da curiosidade? Da cobia? Da apropriao indevida?...), mas trs chaves permitem abri-lo sem dificuldade. Note-se: nenhuma delas, s por si, mas as trs em conjunto. O simbolismo aqui evidente. S a cooperao dos trs proprietrios permite aceder ao tesouro. pela solidariedade, pela cooperao, pela convergncia de interesses e esforos que possvel alcanar o "tesouro" por todos almejado. Foi apenas porque, momentaneamente, os trs cooperaram, que lhes foi permitido contemplar o "tesouro". E porque no souberam manter esse esprito de cooperao, no lhes foi permitido possuir o "tesouro". E quando Rui expe a estratgia a seguir, o nmero "trs" volta a aparecer insistentemente ("...trs alforges de couro, trs maquias de cevada, trs empades de carne e trs botelhas de vinho."), como que a sublinhar o irredutvel individualismo que os vai conduzir tragdia. Por outro lado, o ouro , material precioso e incorruptvel, ele prprio smbolo de perfeio. Obviamente, para alm do seu valor material, simboliza a salvao, a elevao a uma forma superior de vida, mais espiritual, menos animal. esse o verdadeiro bem, o verdadeiro tesouro. Os fidalgos de Medranhos vivem mergulhados na decadncia material e na degradao moral. No se lhes conhece uma actividade til, um sentimento mais elevado, um afecto. Vivem com os animais e como animais. Mas para eles, como para todo o ser humano, h uma possibilidade de redeno. O "tesouro" est ali, sua frente, possvel alcan-lo; mas, para isso, necessrio enfrentar dificuldades, largar a cobia, vencer o egosmo, criar laos de solidariedade e verdadeira fraternidade. possvel encontrar no conto outros smbolos. Vimos j o significado que o Inverno , a Primavera , o domingo assumem neste contexto. Mas h tambm a gua , smbolo de vida (vemo-la na clareira, escoando-se por entre a relva que cresce e Rui procura combater o veneno com ela) e de purificao (com a gua, Rostabal pretende livrar-se do sangue do irmo que assassinou). O dstico em letras rabes mal legvel, remete para um passado distante, mtico, um tempo de paz, equilbrio e perfeio, uma idade de ouro que poder ser recuperada por quem conseguir encontrar o "tesouro.

INDCIOS TRGICOS
Frequentemente, na narrativa, a tragdia anunciada antecipadamente por indcios, que as personagens ignoram, mas no passam despercebidos ao leitor atento. o caso da cantiga que Guanes entoa ao dirigir-se vila e continua a cantarolar quando regressa. Ol! Ol! Sale la cruz de la iglesia, Vestida de negro luto... A "cruz" e o "negro luto" so referncias claras morte que Guanes planeia para os irmos. Mas ironicamente prenuncia tambm a sua prpria morte. Como se v, nenhuma das trs personagens capaz de reconhecer esse sinal. Outro indcio trgico so as duas garrafas que Guanes trouxe de Retorquilho. Rui estranha o facto, mas no suspeita da traio. Se as personagens fossem capazes de interpretar esses indcios poderiam fugir ao destino. Mas so incapazes disso e desse lento aproximar do desenlace e da incapacidade das personagens para o evitar que resulta a dimenso trgica da narrativa.

Os Lusadas-Luis de Cames
Lus de Cames No existem dados concretos sobre a data e o local do seu nascimento. Filho de Simo Vaz de Cames e de Ana de S e Macedo, Lus Vaz de Cames ter feito os estudos literrios e filosficos em Coimbra, tendo como protector o seu tio paterno, D. Bento de Cames, frade de Santa Cruz e chanceler da Universidade. Tudo parece indicar que pertencia pequena nobreza. Atribuem-se-lhe vrios desterros, sendo um para Ceuta, onde se bateu como soldado e em combate perdeu o olho direito. A tal perda se refere na Cano Lembrana da Longa Saudade. De regresso a Lisboa, preso, em 1552, em consequncia de uma rixa com um funcionrio da Corte, e metido na cadeia do Tronco. Em 1553, saiu, inteiramente perdoado pelo agredido e pelo rei, conforme se l numa carta enviada da ndia, para onde partiu nesse mesmo ano, quer para mais facilmente obter perdo, quer para se libertar da vida lisboeta, que o no contentava. Segundo alguns leitores, ter composto por essa altura o primeiro canto de Os Lusadas. Na ndia no foi feliz. Goa decepcionou-o, como se pode ler no soneto C nesta Babilnia donde mana. Tomou parte em vrias expedies militares e, numa delas, no Cabo Guardafui, escreve uma das mais belas canes: Junto dum seco, fero e estril monte. Vai depois para Macau, onde exerce o cargo de provedor-mor de defuntos e ausentes, e escreve, na gruta hoje reconhecida pelo seu nome, mais seis Cantos do famoso poema pico. Volta a Goa, naufraga na viagem na foz do Rio Mecom, mas salva-se, nadando com um brao e erguendo com o outro, acima das vagas, o manuscrito da imortal epopeia, facto documentado no Canto X, 128. Nesse naufrgio viu morrer a sua "Dinamene", rapariga chinesa que se lhe tinha

afeioado. A esta fatdica morte dedicou os famosos sonetos do ciclo Dinamene, entre os quais se destaca Ah! Minha Dinamene! Assim deixaste. Em Goa sofre caluniosas acusaes, dolorosas perseguies e duros trabalhos, vindo Diogo do Couto a encontr-lo em Moambique, em 1568, "to pobre que comia de amigos", trabalhando n'Os Lusadas e no seu Parnaso, "livro de muita erudio, doutrina e filosofia", segundo o mesmo autor. Em 1569, aps 16 anos de desterro, regressa a Lisboa, tendo os seus amigos pago as dvidas e comprado o passaporte. S trs anos mais tarde consegue obter a publicao da primeira edio de Os Lusadas, que lhe valeu de D. Sebastio, a quem era dedicado, uma tena anual de 15 000 ris pelo prazo de trs anos e renovado pela ltima vez em 1582 a favor de sua me, que lhe sobreviveu. Os ltimos anos de Cames foram amargur ados pela doena e pela misria. Reza a tradio que se no morreu de fome foi devido solicitude de um escravo Jau, trazido da ndia, que ia de noite, sem o poeta saber, mendigar de porta em porta o po do dia seguinte. O certo que morreu a 10 de Junho de 1580, sendo o seu enterro feito a expensas de uma instituio de beneficncia, a Companhia dos Cortesos. Um fidalgo letrado seu amigo mandou inscrever-lhe na campa rasa um epitfio significativo: "Aqui jaz Lus de Cames, prncipe dos poetas do seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente, e assim morreu." Se a escassez de documentos e os registos autobiogrficos da sua obra ajudaram a construir uma imagem lendria de poeta miservel, exilado e infeliz no amor, que foi exaltada pelos romnticos (Cames, o poeta maldito, vtima do destino, incompreendido, abandonado pelo amor e solitrio), uma outra faceta ressalta da sua vida. , de facto, Cames um homem determinado, humanista, pensador, viajado, aventureiro, experiente, que se deslumbra com a descoberta de novos mundos e de "Outro ser civilizacional". Por isso, diz Jorge de Sena: "Se pouco sabemos de Cames, biograficamente falando, tudo sabemos da sua persona potica, j que no muitos poetas em qualquer tempo transformaram a sua prpria experincia e pensamento numa tal reveladora obra de arte como a poesia de Cames." Bibliografia: Composies em medida velha; Composies em medida nova; Epstolas; Os Lusadas, 1572; Anfitries, 1587; Filomeno, 1587; El -Rei Seleuco, 1645 Caractersticas da epopeia

Protagonista=

Heri
Estr t ra I ter a : -Pr Aco -Unidade

-Dedicatria

Estrutura Externa:

-Narrativa em

ers

Estrutura Externa -Preposio canto I, estrofes 1, 3 -Invocao canto I, estrofes 4, 5 -Dedicatria canto I, estrofes 6, 18 -Conslio dos Deuses canto I, estrofes 19, 41 -Formosssima Maria canto III, estrofes 102, 106 -Ins de Castro canto III, estrofes 118, 135 -Batalha de Aljubarrota canto IV, estrofes 28, 45 -Despedidas Em Belm canto IV, estrofes 83, 93 -Velho Do Restelo canto IV, estrofes 94, 104 -O Adamastor canto V, estrofes 37, 60 -A Tempestade canto VI, estrofes 70, 93 Estrutura Interna -Preposio -Invocao -Dedicatria -Narrao

I ser e c si eraes p eta text

I terve Maravilh s

Super a tural

-Narra

-Inv ca

 
s i

-Variedade -Verdade -Integridade

Epopeia

Narrao In media Res

Planos narrativos da Narrao: -Histria de Portugal (plano encaixado) -Viagem de Vasco Da Gama (plano fulcral) -Interveno dos Deuses (plano paralelo) -Intervenes do Poeta

Estrutura formal das estrofes: -Versos decassilbicos -Oito versos (oitavas)

-Esquema rimtico (abababcc), com rima cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois ltimos

Conslio dos Deuses-Estrutura


1)Convocatria,objectivo e constituio da assembleia (estncias 20-23) -Os deuses so convocados por Mercrio, o mensageiro de JpiterConvocados da parte do Tonante(Jpiter) pelo neto gentil do velho atlante -e dirigem-se ao Olimpo, onde se situa o governo da humana gente. Quando os Deuses no Olimpo Luminoso, Onde o governo est da humana gente se ajuntam em conslio glorioso -Vindos dos quatro cantos do mundo para decidirem se iro ajudar e valorizar o que os portugueses batalharam pelo seu futuro no Oriente. -A atitude de Jpiter est de acordo com o seu papel de responsabilidade, sublime,dino,alto,severo e soberano.

2) Assembleia Discurso de Jpiter Jpiter comea a dizer que o destino tornar os Portugueses superiores aos povos da antiguidade. Depois de se referir ao passado glorioso contra Mouros e Castelhanos, enuncia alguns herois da histria do passado, como Viriato e o astuto Sertrio, que lutaram contra os Romanos e refere o presente de ousadia e persistncia, aventurando-se pelo mar desconhecido para chegar ao Oriente Intervenes de Baco,Vnus e Marte Os deuses foram intervindo ora contra ora a favor dos portugueses. Baco manifesta-se contra, com receio de que a sua fama fosse esquecida no Oriente depois dos portugueses.

Vnus pronuncia-se contra Baco, pois gostava muito dos portugueses: Pela semelhana com os romanos no s na coragem e xito contra os Mouros, mas tam bem pela semelhana da lngua que falam. Existem apoiantes dos dois lados e instala-se a confuso no Olimpo. Marte intervm a favor de Vnus,interpelando para que Jupiter fizesse cumprir as determinaes j tomadas.

3) Concluso Jpiter concorda com as palavras de Marte, pelo que fica decidido que os Portugueses sero ajudados a chegar India

Morte de Ins-Estrutura
1) Consideraes iniciais Vasco da Gama relata ao rei de Melinde o episdio trgico de Ins de Castro, cujo responsvel o amor, o causador da sua morte.

2) A felicidade de Ins Ins vivia tranquilamente nos campos do Mondengo, rodeada por uma natureza alegre e amena, recordando a felicidade vivida com D.Pedro o seu amor. O narrador, vai introduzindo indcios de que essa felicidade no ser duradoira e ter um fim cruel. Naquele engano da alma,ledo e cego Que a fortuna no deixa durar muito De noite, em doces sonhos que mentiam

3) Condenao de Ins D.Afonso IV vendo que no conseguia casar o filho em conformidade com as necessidades do Reino, decide pela morte de Ins. Os algozes trazem-na perante o rei. O rei vacila,apiedado, mas as razes do Reino levam-no a prosseguir 4) Discurso de Ins

Ins inicia a sua defesa apelando piedade do rei atravs: -do apelo ao desterro -da afirmao da sua inocncia -do respeito devido s crianas -das feras e das aves de rapina que se humanizaram ao cuidarem de crianas indefesas 5) Sentena e execuo de morte O rei mostra-se sensibilizado mas, uma vez mais, as razes do Reino e os murmurios do Povo so mais fortes e a sua inocncia e a sua determinao mantm-se. Ins executada 6) Consideraes finais O narrador repudia a morte de Ins que compara da prpia natureza. As lgrimas das ninfas do Mondego fazem nascer a fonte dos amores,eternizando esta tragdia. 7) Vingana de D.Pedro Quando sobe ao trono,vinga-se mandando matar os carrascos de Ins

Batalha de Aljubarrota
A trombeta castelhana d o sinal para a guerra, e este ecoa por toda a pennsula ibrica. Desde o cabo finisterra ao Guadiana, do Douro ao Alentejo. As mes apertam os filhos contra os peitos. H rostos sem cor e o terror grande, muitas vezes maior do que o prpio perigo.Durante o combate as pessoas com furos de vencer,esquecem-se do perigo e da possibilidade de ficarem feridas ou mesmo de perderem a prpia vida. A guerra comeou uns so movidos pela defesa da sua prpia terra e outros pelo desejo da guerra.Os inimigos so muito numeroso, mas os portugueses defendem-se com bravura D.Nuno lvares Pereira destaca-se na luta.D.Diogo e D.Pedro Pereira irmos de Nuno lvares esto a combater contra ele.No primeiro esquadro h portugueses que renegaram a ptria e combatem contra seus irmos.D.Joo I sabendo que Nuno lvares corria perigo,acudiu a linha da frente para apoiar os guerreiros com a sua presena e palavras de encorojamento e com um nico tiro,matou muitos adversrios depois desta situao, os portugueses mais entusiasmados lutam sem recearem perder a vida.Muitos so feridos,muitos morrem mas a bandeira castelhana derrubada aos ps da lusitana. Com a queda da bandeira castelhana, a batalha tornou-se ainda mais cruel.Sem foras para combaterem, os castelhanos comeam a fugir e o rei de Castela v-se derrotado e impedido de atingir o seu propsito. Os vencidos encobrem a dor das mortes, a mgoa, a desonra, maldizendo e blasfemando de quem inventou a guerra ou atribuindo a culpa sede de poder e cobia. D.Joo I passa alguns dias no campo de batalhar para comemorar e agradecer a deus a vitria com ofertas e romarias, mas D.Nuno lvares

Pereira que s quer que seja recordado pelos seus feitos blicos, desloca-se para o Alentejo

Despedidas em Belm
chegado o momento de Vasco da Gama narrar ao rei de Melinde a partida da armada para a viagem de descoberta do caminho martimo para a ndia. Recorda que esta parte da aco s agora narrada em analepse, atravs da retrospectiva que o narrador faz, visto ser obrigatrio que a narrao da epopeia pica clssica se iniciasse in media res. Nas estrofes 84 e 85 descrito o ambiente festivo que se vivia no dia da partida, contrapondo-se aos momentos apresentados nas estrofes seguintes, quando os navegadores, preparando a viagemAparelhmos a alma pra a morte, imploram a favor do divino e escutam os lamentos e o choro das muitas pessoas que acorreram praia (88 92) e at da prpria natureza que participa nestes sentimentos (92) Dentre essas muitas pessoas, destaca-se a figura de uma me (90) e de uma esposa (91),que, transmitindo a dor de todas as outras, revelam a sua tristeza pela incerteza do regresso dos seus familiares. O discurso de ambas apresenta vrias interrogaes, as chamadas interrogaes retricas, para as quais no se espera uma resposta directa, m as que pretendem realar, neste caso, os sentimentos de dvida e aflio destas pessoas. Mas o propsito de partir era firme, por isso Vasco da Gama diz ao rei de Melinde que, apesar de estar Cheio dentro de dvida e receio (87) embarcam Sem o despedimento costumado (93) antes que se arrependessem. notria nesta estrofe a emotividade. A partida fez-se na praia de Belm Que o nome tem da terra pra exemplo, donde Deus foi em carne ao mundo dado esta perfrase poderia substituir-se por uma simples palavra, Belm mas perder-se-ia toda a beleza da comparao entre o lugar onde Cristo nasceu e o lugar onde partiram as naus portuguesas.

Velho Restelo
Este episdio insere-se na narrativa feita por Vasco da Gama ao rei de Melinde. No momento em que a armada do Gama est prestes a largar de Lisboa para a grande viagem, uma figura destaca-se da multido e levanta a voz, para condenar a expedio. O texto constitudo por duas partes: a apresentao da personagem feita pelo narrador (est. 94) e o discurso do Velho do Restelo (est. 95 a 104). A caracterizao destaca a idade ("velho"), o aspecto respeitvel (" aspeito venerando "), a atitude de descontentamento (" meneando / Trs vezes a cabea, descontente "), a voz solene e audvel (" A voz pesada um pouco alevantando "), e a sabedoria resultante da experincia de vida (" Cum saber s de experincias feito"; "experto peito "). No foi certamente por acaso que Cames optou por esta figura e no outra. A figura do Velho do Restelo ressuma uma autoridade, uma respeitabilidade, que lhe permitem falar

e ser ouvido sem contestao. As suas palavras tm o peso da idade e da experincia que da resulta. E a autoridade provm exactamente dessa vivida e longa experincia. No seu discurso possvel identificar trs partes. Na primeira (est. 95-97), condena o envolvimento do pas na aventura dos descobrimentos, a que se refere de forma claramente negativa ("v cobia", "vaidade", "fraudulento gosto", "dina de infames vituprios"). Denuncia de forma inequvoca o carcter ilusrio das justificaes de carcter herico que eram apresentadas para esse empreendimento ("Fama", "honra", "Chamam-te ilustre, chamam-te subida","Chamamte Fama e Glria soberana"), sendo certo que tudo isso so apenas "nomes com quem se o povo nscio engana". E apresenta um rol extenso de consequncias negativas dessa aventura: mortes, perigos tormentas, crueldades, desamparo das famlias adultrios, empobrecimento material e destruio Esta primeira parte introduzida por uma srie de apstrofes (" glria de mandar", " v cobia". " fraudulento gosto"), com as quais revela que o que ele condena de facto a ambio desmedida do ser humano, neste caso materializada na expanso ultramarina. O sentimento de exaltada indignao manifesta-se, sobretudo, pela utilizao insistente de exclamaes e interrogaes retricas A segunda parte abrande as estrofes 98 a 101. introduzida por uma nova apstrofe, desta vez dirigida, no a um sentimento, mas aos prprios seres humanos (" tu, grao daquele insano"). Se na primeira parte manifestou a sua oposio s aventuras insensatas que lanam o ser humano na inquietao e no sofrimento, agora prope uma alternativa menos m, sugerindo que a ambio seja canalizada para um objectivo mais prximo - o Norte de frica A estncia 99 toda ela preenchida com oraes subordinadas concessivas, anaforicamente introduzidas por "j que", antecedendo a sua proposta de forma reiterada e cobrindo todas as variantes dessa ambio: religiosa ("Se tu pola [Lei] de Cristo s pelejas?"), material ("Se terras e riquezas mais desejas?"), militar ("Se queres por vitrias ser louvado?"). E aproveita para apresentar novas consequncias malficas da expanso martima: fortalecimento do inimigo tradicional ("Deixas criar s portas o inimigo"), despovoamento e enfraquecimento do reino. E mais uma vez recorre s interrogaes retricas como recurso estilstico dominante. Vem depois a terceira parte (est. 102-104). O poeta recorda figuras mticas do passado, que, de certo modo, representam casos paradigmticos de ambio, com consequncias dramticas. Comea por condenar o inventor da navegao vela - "o primeiro que, no mundo, / Nas ondas vela ps em seco lenho!". Faz depois referncia a Prometeu, que, segundo a mitologia grega, teria criado a espcie humana, dando assim origem a todas as desgraas consequentes - "Fogo que o mundo em armas acendeu, / Em mortes, em desonras (grande engano!". Logo a seguir, narra os casos de Faetonte e caro, que, pela sua ambio, foram punidos. E os quatro versos finais da fala do Velho do Restelo sintetizam bem esse desejo desmedido de ultrapassar os limites:

Nenhum cometimento alto e nefando Por fogo, ferro, gua, calma e frio,

Deixa intentado a humana grao. Msera sorte! Estranha condio! Simbologia do episdio do "Velho do Restelo" Naturalmente, o "Velho do Restelo" no uma personagem histrica, mas uma criao de Cames com um profundo significado simblico. Por um lado, representa aquela corrente de opinio que via com desagrado o envolvimento de Portugal nos Descobrimentos, considerando que a tentativa de criao de um imprio colonial no Oriente era demasiado custosa e de resultados duvidosos. Preferiam que a expanso do pas se fizesse pela ampliao das conquistas militares no Norte de frica. Essa ideia era, sobretudo, defendida pela nobreza, que assim encontravam possibilidades de mostrarem o seu valor no combate com os mouros e, ao mesmo tempo, encontravam nele justificao para as benesses que a Coroa lhes concedia. A burguesia, por seu lado, inclinava-se mais para a expanso martima, vendo a maiores oportunidades de comrcio frutuoso Por outro lado, se ignorarmos o contexto histrico em que o episdio situado, podemos ver na figura do Velho o smbolo daqueles que, em nome do bom senso, recusam as aventuras incertas, defendendo que prefervel a tranquilidade duma vida mediana promessa de riquezas que, geralmente, se traduzem em desgraas. Encontramos aqui um eco de uma ideia cara aos humanistas: a nostalgia da idade de ouro, tempo de paz e tranquilidade, de que o homem se viu afastado e a que pode voltar , reduzindo as suas ambies a uma sbia mediania ("aurea mediocritas", na expresso dos latinos), j que foi a desmedida ambio que lanou o ser humano na idade de ferro, em que agora vive (cf. est. 98). Neste sentido o episdio pode ser entendido como a manifestao do esprito humanista, favorvel paz e tranquilidade, contrrio ao esprito guerreiro da Idade Mdia Assim, o episdio do "Velho do Restelo" est de certo modo em contradio com aquilo mesmo que Os Lusadas , no seu conjunto, procuram exaltar - o esforo guerreiro e expansionista dos portugueses. Essa contradio real e traduz, de forma talvez inconsciente, as contradies da sociedade portuguesa da poca e do prprio poeta. De facto, Cames soube interpretar, melhor que ningum, o sentimento de orgulho nacional resultante da conscincia de que durante algum tempo Portugal foi capaz de se destacar das demais naes europeias. Mas Cames era tambm um homem de slida formao cultural, atento aos valores estticos do classicismo literrio e imbudo de ideais humanistas. Se, ao cantar os feitos dos portugueses, ele d voz a esse orgulho nacional, que sentia tambm como seu, na fala do "Velho do Restelo" e em outras intervenes disseminadas ao longo do poema, exprime as suas ideias de humanista.

Adamastor

J no meio da viagem, os portugueses deparam-se com o maior dos perigos e dos medos: o gigante Adamastor. Vasco da Gama narra tambm este episdio ao rei de Melinde , revelando toda a sua experincia e sentimentos. Antes de mais, importante considerar que se trata de um episdio simblico. A Adamastor o smbolo dos perigos e das dificuldades que se apresentam ao Homem que sente o impulso de conecer, de descobrir. S superando o medo, o Homem poder vencer (Humanismo). O Adamastor portanto, uma figura mitolgica criada por Cames como forma de nele concentrar todos os perigos e dificuldades que os portugueses tiveram que transpor. No por acaso que o episdio do Adamastor ocupa o lugar central no poema pico. O canto V marca o meio da obra, e com ele que termina o primeiro ciclo pico da narrao. Marca tambm a passagem do mundo conhecido para o desconhecido, a passagem do Ocidente para o Oriente. A viagem decorria calmamente quando, de repente surge a figura gigantesca e tremenda do Adamastor, num contraste entre a atmosfera amena inicial e o terror que logo de seguida apresentado, levando o capito a invocar a proteco divina. Nas estrofes 39 e 40 feita a descrio do gigante, realando-se, sobretudo, a adjectivao utilizada: figura robusta e vlida De disforme e grandssima estatura rosto carregado e barba esqulida olhos encovados Postura medonha e m a cor terrena e plida Cheios de terra e crespos os cabelos boca negra dentes amarelos tom de voz horrendo e grosso. Como se isso no bastasse, este gigante ainda profetiza num discurso assustador, a partir da estrofe 41, graves perigos e mortes para os navegadores. Uma profecia diz respeito a um acontecimento futuro. O gigante comea por se dirigir aos navegadores com a apstrofe gente ousada revelando conhecer bem a coragem daqueles a quem se dirige e procurando, ao intimid-los com o seu discurso ameaador e castigador, lev-los a desanimar e a desistir da viagem. Na estrofe 49, Vasco da Gama d mais um prova de ousadia da gente Lusitana, mesmo mediante as trgicas profecias, interpelando o gigante e perguntando-lhe quem era. A simples pergunta Quem s tu? provoca uma brutal mudana na intenso, na postura e at no tom de voz do Adamastor que, da estrofe50 59, narra a histria da sua vida, destacando de forma lastimosa e magoada o amor frustado com ttis(narrativa secundria) Finda a narrao, o Adamastor retira-se, tal como tinha surgido, deixando o caminho livre para os navegadores passarem (estrofe 60), o que leva Vasco da Gama a interceder pela sua vida e pela dos marinheiros, dirigindo-se a Deus e pedindo-lhe que removesse os duros/casos que Adamastor contou futuros. A ousadia de Vasco da Gama abriu a passagem para a ndia. O medo estava vencido, passando o cabo das Tormentas a designar-se cabo da Boa Esperana. Depois de relatar este episdio, Vasco da Gama termina a narrao ao rei de Melinde. Agora o momento de prosseguir viagem e continuar a fazer Histria

A tempestade-Canto VI (estrofes 70 a 91)

Surge, depois, um episdio naturalista por envolver elementos da Natureza. a ltima grande dificuldade que surge aos navegadores antes da chegada ndia. Baco rene os deuses do mar para um novo conslio onde procura destruir os navegadores antes da conquista do Oriente. Dando razo a Baco, os deus marinhos decidem ajud-lo, ordenando a olo, deus do vento, que Solte as frias dos ventos repugnantes, que no haja no mar mais navegantes Mais uma vez, podes comprovar o entrelaar do plano narrativo da viagem com o plano mitolgico. A tempestade por isso, mais uma tentativa de destruio da glria dos portugueses, mas novamente se assistir vitria dos humanos sobre todos os elementos que os afligem.

Este episdio pode ser dividido em trs partes: -o desenrolar da tempestade (70-79) -a splica de Vasco da Gama por proteco divina (80-84) -a interveno de Vnus e das ninfas (85-91) Na descrio da tempestade h a realar: -a abundncia de frases de tipo exclamativo, reforando os sentimentos de aflio dos navegadores e a necessidade urgente de agir. -o recurso aos verbos de movimento que fazem desta descrio uma descrio dinmica, impondo um ritmo muito acelerado, quer na progresso da tempestade, quer na aproximao iminente da morte -as vrias sensaes apresentadas: visuais, auditivas e sobretudo cinticas (movimentos fsicos) O clmax desta descrio atingido quando, diante da perspectiva de naufrgio, Vasco da Gama, em nome de todos os marinheiros, suplica novamente a proteco da Divina guarda, anglica, celeste (81) utilizando no seu discurso, argumentos poderosos que se prendem sobretudo com a dilatao da F crist. Vnus que, confirmando a sua admirao pelos portugueses, surge juntamente com as suas ninfas para salv-los das obras de Baco.

A chegada dos portugueses ndia (Canto VI a partir da estrofe 92)


Vencidos todos os medos e perigos, os portugueses avistam, finalmente, a terra desejada, a ndia. A sua luta coroada de xito e de vitria. Texto Potico O texto potico muito diferente dos modos literrios anteriormente estudados. A poesia uma revelao do mundo interior, dos sentimentos, das emoes, dos pensamentos, dos anseios Por isso o texto potico , fundamentalmente, um discurso de 1 pessoa, logo, um discurso do eu. Uma das marcas deste discurso a subjectividade, uma vez que o sujeito potico transmite a sua representao pessoal do mundo.

Verso Conjunto de palavras, de sentido completo ou no, com determinadas caractersticas rtmicas. Numa composio potica escrita ocupa uma linha, mesmo que tenha uma nica palavra. Estrofe Verso ou conjunto de versos, geralmente com uma unidade de sentido. Cada conjunto, ao ser escrito demarcado de outro por um espao. Cada estrofe recebe uma designao, segundo o nmero de versos que apresenta 1 verso 2 versos 3 versos 4 versos 5 versos 6 versos 7 versos 8 versos 9 versos 10 versos Soneto uma composio de 14 versos agrupados em duas quadras e dois tercetos. a forma potica mais conhecida, sendo usada desde o sxulo XVI. Esquemas Rimticos Abab- rima cruzada Aabbcc- emparelhada Abba- interpolada Rima final de um verso encontra correspondncia no meio do verso seguinte- encadeada Classificao quanto ao nmero de slabas mtricas 1-monossilabo 2-dissilabo 3-trissilabo 4-tetrassilabo 5-redondilha menor 6-hexassilabo 7- redondilha maior 8-octossilabo 9-eneassilabo 10-decassilabo 11-hendecassilabo 12- alexandrino Monstico Dstico Terceto Quadra Quintilha Sextilha Stima Oitava Nona dcima

Recursos Fnicos Recurso Expressivo Aliterao Anfora Conceito Repetio dos mesmos sons consonnticos (sons consoantes) Repetio intensional de uma palavra ou palavras no incio de frases ou versos seguintes, para destacar o que se repete Repetio intensional dos mesmos sons voclicos (sons vogais) Transmisso de forma atenuada, de uma ideia desagradvel, cruel Expresso por vrias palavras, do que se diria em poucas ou apenas numa Consiste em tomar o todo pela parte ou vice-versa: o plural pelo singular ou vice-versa, a matria pelo objecto ou vice-versa, a espcie pelo gnero ou vice-versa Exemplo Muitos Ss numa frase barca, barca cavaleiros, barca, entrai na Barca do alm Muitos As numa frase Tirar Ins ao mundo (matar) Aquele que a salvar o mundo veio (Cristo) Ocidental Praia Lusitana (Portugal)

Assonncia Eufemismo Perfrase Sindoque

Texto Dramtico Emissor Dramaturgo Emissor Encenador Actores Cengrafo Tcnico de Luz e de som Pblico espectador Interligao das falas e mmica dos actores, com o jogo da luz e som Actos Cenas Exige espao cnico Os actores concretizam o texto pela representao Implica a presena real de actores e

Receptor Estrutura Interna

Estrutura Externa Outras Caracteristicas

Pblico Leitor Receptor Texto principal Estrutura Interna (dilogos ,monlogos e apartes) Actos e Cena Estrutura Externa Apresentao, Outras desenvolvimento e Caracteristicas desenlace de um conflito

espectadores

Funcionamento da Lngua

Organizao do texto
Frase

Simples e Complexa

Sistematizao: Podemos definir uma frase como um conjunto de palavras que


formam uma unidade de sentido. Uma frase pode ser constituda apenas por uma orao (estrutura com um s sujeito e um s predicado) frase simples. Ou por duas ou mais oraes frase complexa. Nota: No identificar frase simples com frase de um s verbo, mas sim de um s predicado, pois o predicado pode ser expresso por dois ou mais verbos, como o caso dos tempos compostos, da voz passiva e da conjugao perifrstica.

Exemplos de Frases Simples e Complexas


Simples:

-Eu acompanho sempre as minhas tias nos passeios de Domingo -Posso vir a querer fazer outras coisas -Estou a tentar estudar o mais possvel
Complexa:

-Eu acompanho sempre as minhas tias quando passeiam aos Domingos Tipos de Frase Os tipos de frase traduzem a atitude do emissor relativamente quilo que transmite e a quem transmite.

Tipos de Frase Declarativo (apresenta um facto, uma situao) Interrogativo (coloca uma questo, pede informaes) Exclamativo (expressa uma emoo, apresenta uma reaco) Imperativo (d uma ordem, uma sugesto) Formas de Frase

Exemplos Eu no vou hoje ao cinema. Vais hoje ao cinema? Hoje vais ao cinema! Vai ao cinema!

A cada tipo de frase associa-se sempre uma forma de cada um dos pares que a seguir se apresenta. Assim o tipo declarativo, por exemplo, pode parecer simultaneamente nas formas afirmativa, activa e enftica ou pode aparecer simultaneamente nas formas negativa, passiva e neutra. As possibilidades de combinaes so variadas. Formas de Frase Afirmativa Negativa Activa A Maria lava sempre a fruta com gua corrente A fruta sempre lavada com gua corrente pela Maria Os meninos do jardim-escola usam uns bibes lindos! Os meninos do jardim-escola so que usam uns bibes lindos! Exemplos Gosto de tomar o pequeno-almoo No gosto de tomar o pequeno-almoo

Passiva Neutra

Enftica

Perodo e Pargrafo
Sistematizao O perodo O perodo a frase ou conjunto de frases que se encontram entre dois pontos finais Pode conter uma s orao (frase simples) mas, normalmente contm duas ou mais oraes (frase complexa)

O pargrafo Quando necessitamos de fazer uma pausa mais longa porque dentro do mesmo assunto vamos falar de um outro aspecto, ou pretendemos demarcar uma ideia de outra, ou ainda porque mudamos de assunto, embora dentro da mesma temtica -mudamos de linha, deixando, normalmente, um espao em branco. Estamos a abrir um novo pargrafo Coerncia e coeso textual Sistematizao Para que um conjunto de frases se possa chamar texto e necessrio que as frases se estruturem de uma determinada maneira e se relacionem entre si de modo a formar um todo coerente e coeso A coerncia Textual A coerncia textual implica que as diferentes partes de um texto estejam articuladas entre si ao nvel do sentido, estruturando-se de acordo com a tipologia em questo. A coeso textual A coeso textual resulta da utilizao dos elementos lingusticos que fazem a ligao das vrias partes de um texto, pode ser conseguida atravs de diferentes processos. Conectores So os elementos que contribuem para uma maior coeso textual: conjunes e locues conjuncionais, advrbios e locues adverbiais Pontuao Sistematizao A pontuao um factor fundamental para clarificar o sentido de um texto. Outro elemento fundamental que contribui para a coeso textual e a pontuao

Existem vrios sinais de pontuao.

Vrgula, A vrgula usa-se normalmente para Separar elementos de uma enumerao Exemplos Naquele mercado as mangas, os pssegos, as ameixas, as mas, as cerejas atraam pelos seus tons alegres e luminosos. Joo, o padeiro, e tambm um grande pasteleiro. Nesse dia, apareceram todos os amigos do Rui. Ana, anda c depressa! Ele comia, comia, e nunca ficou maldisposto Atencioso, como ele nao havia! O pedro, esse era o eleito. Ele gostava de doces e a Joana de salgados Ele gostava de doces, a Joana de salgados

Demarcar o aposto do sujeito Demarcar complementos circunstanciais Separar o vocativo Separar repetio de palavras Demarcar um adjectivo em inicio de frase Demarcar um substantivo Destacar elementos (normalmente mais extensos) numa enumeracao

Nota: A virgula nunca pode separar o sujeito do seu predicado ou o predicado do seu complemento directo e/ou indirecto. No caso de se intercalar uma expressao ou orao entre um sujeito e um predicado, ela deve figurar entre vrgulas, para no separar-mos o sujeito do predicado. Ex.: Os homens, obcecados pelo progresso, nem sempre pensam no futuro da humanidade. Ponto e Virgula Ponto. O ponto usa-se normalmente para marcar o fim de uma frase simples ou complexa. Ex.: O que ela dizia, embora fosse sempre diferente, soava sempre da mesma maneira. Era montono. E a maioria dos alunos estava a ouvi-la...sem a ouvir. Era o caso do Jorge, que estava interessado no rapaz com o carrinho de bebe e se foi afastando do grupo. Alem deles, s andava ali dentro um grupo de velhinhos ingleses. E o rapaz com o bebe, claro, que percorreu a igreja toda com os auscultadores nos ouvidos, sempre a empurrar o carrinho. De vez em quando parava a um canto, levantava o cobertor e dava duas mexidelas no bebe que, por sua vez, no dava sinal de si.

Dois pontos: Usam-se normalmente para: -Introduzir o discurso directo Ex.: Arranjo uma voz de falsete e imito o dos filmes americanos: Antpode homem? -Introduzir uma enumerao Ex.: Acho que foram emoes a mais para a Lusa: o sto que no havia, o Ablio que eu no era, o Lus que ela no sabia que era eu. -Iniciar uma concluso ou dar uma explicao Ex.: E no tardei a colar o Sem Pavor ao Joo: Joo Sem Pavor Reticencias... Usam-se normalmente para marcar a suspenso de uma ideia ou frase. Ex.: Nada...H seis dias e seis noites que estou aqui escondido a tremer com medo dos lobos, dos morcegos, das bruxas e dos fantasmas, a espera da minha irm... Ponto de Interrogao? Usa-se normalmente para assinalar uma frase do tipo interrogativo. Ex.: Que dizes, meu palerma? O ponto de exclamao marca uma frase do tipo exclamativo, pode tambm utilizar-se nas frases do tipo imperativo. Ex.: Anda c! Aspas Usam-se normalmente para -Transcrever uma palavra ou expresso ou fazer uma citao Exumareis Luther King disse Eu tenho um sonho, que todos os negros tenham os mesmos direitos - Utilizar uma palavra que no pertence ao lxico portugus Ex:Anybody Home

-Utilizar uma palavra menos apropriada, mas expressiva no contexto Ex: Ja anda a namorar este vestido h muito tempo -Destacar um titulo Ex.: O jornal Expresso e um semanrio Parnteses () Usam-se normalmente para: -Marcar o discurso directo Ex: Arranjo uma voz de falsete e imito os dos filmes americanos Anybody Home -Indicar corte em texto citado Ex: Discurso Vasco da Gama Meu povo vamos partir (...) que deus vos abenoe! Travesso Usa-se normalmente para: -Marcar discurso directo Ex.: Visto-me a macaco e imito os seus sons -Eu sou o Artur -Demarcar uma frase intercalar, que poderia surgir entre virgulas Ex.: Os homens obcecados pelo progresso nem sempre pensam no futuro da humanidade Nota: Quase todos os sinais de pontuao podem ser usados para conferir maior expressividade a um texto Lxico Sistematizao A principal influncia na formao da lngua portuguesa e o latim. Mas se muitos termos chegaram ate nos atravs do latim clssico, o latim culto, o latim dos escritores (via erudita), muitos outros chegaram atravs do latim vulgar, o latim falado sobretudo por soldados e comerciantes fixados nos territrios conquistados (via popular) Palavras Convergentes e Divergentes

Exemplo de palavras divergentes Latim Cathedra Cogitare Integru Matre Oculu Superare Via popular Cadeira Cuidar Inteiro Me Olho Sobrar Via erudita Ctedra Cogitar Integro madre culo Superar

Exemplo de palavras convergentes: Rio-nome (do latim rivu) Rio-verbo rir (do latim rideo) Evoluo Fontica Processos de queda ou supresso Afrese Supresso de um fonema no inicio da palavra Exemplo: ainda > inda / atonitu > tonto Sncope Supresso de um fonema no meio da palavra Exemplo: calidu > caldo / viride > verde Apcope Supresso de um fonema no fim da palavra Exemplo: Amore > amor / sic > si Processos de adio Prtese Acrescentamento de um fonema no inicio da palavra Exemplo: lembrar > alembrar / thunu > atum Epntese Acrescentamento de um fonema no interior da palavra Exemplo: humile > humilde / creo > creio

Paragoge Acrescentamento de um fonema no final da palavra Exemplo: flor > flore / ante > antes Processos de alterao Assimilao Fonemas prximos tornam-se iguais (assimilao completa) ou semelhantes (assimilao incompleta) Exemplo: Persicu > pssego / Ipse > esse Dissimilao um processo de certo modo contrrio assimilao. Consiste em evitar dois sons iguais ou semelhantes na mesma palavra, por isso um deles torna-se diferente ou desaparece Exemplo: rostru > rosto / liliu > lrio Nasalao Um fonema oral torna-se nasal por influncia de um fonema nasal Exemplo: canes > ces / fine > fim Desnasalao Consiste na perda da ressonncia nasal de algumas vogais Exemplo: Bona > ba > boa / cena > cea > ceia Vocalizao As consoantes passam a vogais Exemplo: Multu > muito / octo > oito Sonorizao As consoantes surdas entre vogais transformam-se nas consoantes sonoras correspondentes. Exemplo: amicu > amigo / totu > todo Palatizao

Um som ou grupo de sons torna-se palatal Exemplo: planu > cho / flama > chama Metfese Consiste em os fonemas mudarem de lugar, dentro da palavra. um processo muito importante, que ainda hoje se verifica com a frequncia, nomeadamente na linguagem popular. Exemplo: semper > sempre / primariu > primeiro Formao de Palavras Derivao Em que existe um radical e um ou mais afixos: Chuvoso- chuv (radical) oso (sufixo) Renovar- re (prefixo) nov (radical) ar (sufixo) Composio Em que existe mais de um radical ou palavra: Amor-perfeito- amor (nome) perfeito (adjectivo) Telecomunicao tele (radical) comunicao (nome) Palavras Primitivas e Derivadas Palavras Primitivas Chamam-se primitivas as palavras que no so formadas a partir de nenhuma outra Exemplo: gua, fazer, etc Palavras Derivadas Chamam-se derivadas aquelas palavras que se formam a partir de outra gua, fazer a qual se juntou um ou vrios prefixos ou sufixos: Exemplo: aguadeiro, aguar, desaguar, desfazer, refazer Derivao Existem trs processos de derivao propriamente dita: -por prefixao

-por sufixao -regressiva Afixo: So os morfemas derivativos (prefixos e sufixos) que se juntam palavra primitiva, acrescentando uma nova tonalidade significao primitiva Prefixo: o afixo que se junta antes: Exemplo: desfazer (des+fazer) Sufixo o afixo que se junta depois: Exemplo: aguar (gua+ar) Exemplos de Sufixos Parassintese Quando o prefixo e sufixo se aglutinam ao mesmo tempo ao radical, sem se poder conceber uma palavra intermdia: Exemplo: repatriar (re+pat+riar) Composio Aglutinao uma das formas de ligao de duas palavras primitivas. Quando da ligao de duas palavras resulta uma palavra nova com apenas uma slaba acentuada, a palavra resultante diz-se composta por aglutinao Exemplo: filho de algo > fidalgo / perna + alta > pernalta Justaposio a outra forma de ligao de duas palavras primitivas. Quando as duas palavras mantm a sua acentuao, dizemos que a nova palavra composta por justaposio. Exemplo: arroz-doce / passatempo Compostos eruditos

Existem, ainda na nossa lngua, muitas palavras formadas por radicais gregos e latinos, designadas por compostos eruditos. Exemplo: termo-metro > termmetro Relaes Grficas e Fonticas Homonmia Quando temos duas palavras graficamente iguais, mas com origem e significados diferentes, estamos perante palavras homnimas Exemplo: O rio continuava a correr pelo leito / Rio sempre que ouo uma boa piada Homofonia Quando temos duas palavras com significados e grafia diferentes mas foneticamente iguais, estamos perante palavras homfonas Exemplo: Quando soar o sinal samos / O esforo que fizemos fez-nos suar bastante Homografia Quando temos duas palavras com significados e pronncias diferentes mas grafias idnticas, estamos perante palavras homgrafas. Exemplo: A PSP policia o bairro de Chelas / Toda a polcia tem farda azul Paronmia Quando temos duas palavras com significados diferentes mas foneticamente muito prximas estamos perante palavras parnimas Exemplo: Levo quatro livros / o meu quarto grande Hipernimos e Hipnimos Hipernimos Hipnimos fruta Ma Cereja Cenoura melancia roupa Vestido Casaco Luvas saia Vertebrados Crocodilo Tartaruga Rato Pssaro

Sintaxe Coordenao e Subordinao Sistematizao

Quando as palavras se organizam em frases obedecem a regras especificas (de concordncia, de ligao de frases, etc) e assumem determinadas funes (sujeito, predicado, etc) Os estudos dessas regras e funes designa-se por sintaxe Quando a frase complexa, as oraes esto ligadas entre si atravs de um processo de coordenao ou de subordinao. Coordenao um processo de ligao de frases independentes que podemos associar de diversas maneiras. As frases assumem a designao de coordenadas, as conjunes designam-se por coordenativas Conjunes Coordenativas Copulativas E Nem No smas tambm Adversativas Mas Porm Todavia Contudo Disjuntivas Ou Ora..ora QuerQuer Sejaseja Nemnem Conclusivas Logo Pois Portanto Por conseguinte

Conjunes Subordinativas Temporais Causais Concessivas Condicionais Finais Consecutivas Comparativas Integrantes Quando, apenas, enquanto, antes que, depois que, desde que, medida que Porque, pois, como, visto que, j que, pois que Embora, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que, por mais que, nem que Se, caso, salvo se, desde que, a menos que, a no ser que Para que, a fim de que (tal) que, (tanto) que, (to) que (mais, menos, maior, menor, melhor, pior) do que, (tal) qual, como, assim como, bem como, como se Que, se (quando introduzem 1 orao que sujeito ou complemento directo da orao anterior)

Preposio

uma palavra invarivel que liga dois termos (palavras ou conjunto de palavras) normalmente pertencentes mesma orao, assinalando que o sentido do primeiro termo explicado ou completado pelo segundo. Preposies A Ante Aps At Com Contra De desde Durante Em Entre para Perante Por Salvo segundo Sem Sob Sobre trs

Locues Prepositivas Abaixo de Acerca de Acima de Funes Sintcticas Sistematizao Sujeito a entidade a qual se diz algo Exemplo: ELE meu amigo ou que realiza uma aco Exemplo: ELE fez o trabalho. sempre expresso atravs de: -um substantivo -pronome -numeral (eventualmente) -uma orao Variedades de Sujeito Simples Composto Subentendido Indeterminado Inexistente Funes Sintcticas associadas ao sujeito Atributo O CAVALO partiu a galope O BURRO E O GALO eram cantores (NS) fomos ao cinema Contam-se histrias estranhas (no se sabe quem conta) Hoje choveu! H que no o via. Era Natal! A fim de Ao lado de Ao redor de A par de Por entre Por sobre

Exemplo: O cavalo BRANCO partiu a galope Complemento determinativo Exemplo: O cavalo de D.QUIXOTE tinha um grande nariz Aposto Exemplo: O cavalo, ROCINANTE, partiu a galope Predicado Engloba tudo aquilo que se diz sobre o sujeito Variedades do Predicado Nominal (verbos copulativos) Verbal (verbos transitivos directos e indirectos e intransitivos) Ele PARECIA uma fantasma A Mariana DESCEU agora mesmo

Funes Sintcticas Associadas ao predicado Complemento Directo Exemplo: A Joana comeu UM BOLO Complemento Indirecto Exemplo: A joan deu um bolo MARIANA Nome Predicativo do Sujeito Exemplo: A Joana ficou SATISFEITA com o bolo Nome Predicativo do Complemento Directo Exemplo: A Joana considera a Mariana UMA AMIGA Complemento agente da Passiva Exemplo: O bolo foi comido PELA JOANA Complementos Circunstanciais De lugar (onde) Exemplo: A Joana mora em LISBOA De Companhia

Exemplo: A Joana mora em Lisboa COM OS AVS De Fim Exemplo: A Joana mora em Lisboa PARA ESTUDAR De Meio Exemplo: A Joana vai DE COMBOIO De Lugar (donde) Exemplo: A Joana partiu de Coimbra De Lugar (por onde) Exemplo: A Joana passa por Santarm Funes Sintcticas Associadas a toda a frase Vocativo Exemplo: JOANA, tu comeste o bolo? Complementos Circunstanciais De tempo Exemplo: ONTEM a Joana comeu de bar De Lugar Exemplo: A Joana fez compras NO CENTRO COMERCIAL De Causa Exemplo: A Joana por DISTRACO no viu o Artur De Modo Exemplo: Infelizmente o Artur est doente

Discurso Directo, Indirecto e Indirecto Livre


Discurso Directo

a transcrio fiel das falas das personagens, num texto. Formalmente escrito, surge depois dois pontos, antecedidos ou no de um verbo declarativo (dizer, perguntar, responder, etc) , pargrafo e travesso Discurso Indirecto a reproduo da fala das personagens, por outra entidade- narrador ou outra personagem, o que implica algumas transformaes, sobretudo ao nvel dos indicadores de tempo e de espao, bem como de pessoa verbal Transformao de Discurso Directo em Indirecto Elementos do Discurso Discurso Directo Sujeito da enunciao 1 e 2 pessoas (todos os determinantes e pronomes associados ao sujeito da enunciao, bem como a pessoa verbal Tempo e modo verbal Presente, Pretrito Perfeito, Futuro e Imperativo Elementos definidores de espao e tempo (advrbios de tempo e lugar) Discurso Indirecto Livre o discurso que, parecendo directo, no apresenta as marcas grficas caractersticas, e o discurso que, sendo indirecto, no utiliza o verbo declarativo e a conjuno Maior proximidade (aqui, agora) Discurso Indirecto 3 pessoa

Imperfeito, Condicional, Pretrito mais-queperfeito, Imperfeito do conjuntivo Maior afastamento (acol, naquele lugar, nesse dia)

Pronomes

Pronomes Pessoais
Funes Sintticas Pessoa 1 S 2 S 3 S 1 P 2 P 3 P Sujeito eu tu ele, ela ns vs eles, elas te se, o ,a nos vos se, os, as C.D me C.I sem preposio me te lhe nos vos lhes C.I com preposio mim ti si ele, ela ns vs si, eles , elas Compl. circunstacial mim migo ti, tigo si sigo ele, ela ns vosco vs vosco si, sigo eles elas

Pronomes Possessivos
Pessoa Singual Masculino Singular Feminino Plural Masculino Plural Feminino

1 S 2 S 3 S 1 P 2 P 3 P

meu teu seu nosso vosso seu

minha tua sua nossa vossa sua

meus teus seus nossos vossos seus

minhas tuas suas nossas vossas suas

Pronomes Demonstrativos
Variveis Singular Masculino este esse aquele o outro o mesmo tal o Feminno esta essa aquela a outra a mesma tal a Masculino estes esses aqueles os outros os mesmos tais os Plural Feminno estas essas aquelas as outras as mesmas tais as isto isso aquilo Invariveis

Pronomes Indefinidos
Variveis Singular Masculino algum nenhum todo muito pouco tanto outro certo qualquer Feminno alguma nenhuma toda muita pouca tanta outra certa qualquer Masculino alguns nenhuns todos muitos poucos tantos outros certos quaisquer Plural Feminno algumas nenhumas todas muitas poucas tantas outras certas quaisquer cada nada outrem algum, algo ningum tudo Invariveis

Pronomes Interrogativos
Variveis Singular Masculino qual? quanto? Feminno qual? quanta? Masculino quais? quantos? Plural Feminno quais? quantas? que? O qu? quem? onde? Invariveis

Graus dos Adjectivos


Graus dos Adjectivos Superioridade maisdo que Igualdade toquanto (ou como) os Inferioridade menosdo que mais... de Relativo Superioridade Inferioridade menosde Absoluto Analtico muito Sinttico ssimo

Comparativo

Superlativo

Morfologia Nome Sistematizao Nome ou Substantivo a designao que damos classe de palavras que indica pessoas, animais, ou coisas nomes concretos. Ou que indica aces, estados ou qualidades nomes abstractos Quando determinado ser se individualiza, designa-se por nome prprio, quando representa todos os seres da sua espcie, sem individualizao, designa-se por nome comum H determinados substantivos que, apesar de se encontrarem no singular, referem um conjunto de seres ou coisas so os colectivos como matilha (ces) alcateia (lobos), etc Advrbios e Locues Adverbiais Sistematizao O advrbio uma palavra invarivel (no possui gnero nem nmero) que tem como funo modificar o sentido da palavra que est associado, geralmente a um verbo. Exemplos:
Tipo Modo Locues Adverbiais assim, bem, mal, depressa, devagar, como, vagamente, vontade de propsito, com efeito, em vo, sem mais, alerta, alis, dignamente, felizmente, etc hoje, ontem, antes, agora, j, sempre, nunca, tarde, cedo, quando antigamente, depois de amanh, por ora, quase sempre, em breve anteontem, jamais, depois, actualmente, entretanto, ento, ainda logo, etc aqui, ali, acol, alm, perto, longe, dentro, fora, abaixo, acima adiante, atrs, onde, aonde, de lado, em cima, direita, de ls

Tempo

Lugar

a ls, por onde, at onde, alm, aqum, abaixo, acima, defronte detrs, algures, nenhures, etc Quantidade muito, pouco, mais, menos, demais, bastante, quase, tanto, to /Intensida- excessivamente, quanto, por demais, pouco mais, pouco menos de nada Negao no, de modo algum, nem pensar, nem, nunca jamais, to pouco Afirmao sim, mesmo, certamente, realmente, efectivamente, exactamente indubitavelmente, decerto, com certeza, nem mais, nem menos Dvida talvez, provavelmente, possivelmente, eventualmente, se, por ventura, decerto, acaso, naturalmente Incluso at, ainda, tambm, mesmo, inclusive, inclusivamente Excluso s, apenas, seno, exclusive, somente, exclusivamente, nicamente, simplesmente eis, c est, aqui Designaest o

Вам также может понравиться