Вы находитесь на странице: 1из 3

Bill Bryson Breve histria de quase tudo Do big-bang ao Homo sapiens Traduo de Ivo Korytowski So Paulo: Companhia das

Letras, 2005. p. 541 INTRODUO Como algum sabe o peso da Terra, ou a idade das rochas, ou o que existe no centro do planeta? (...) Como sabem o que ocorre dentro de um tomo? Por que cargasdgua os cientistas parecem saber quase tudo, mas no conseguem prever um terremoto ou mesmo informar se devemos levar o guarda-chuva s corridas de cavalos na prxima quarta-feira?, esses so alguns dos questionamentos contidos no livro de Bill Bryson, os mesmos que o motivaram a escrever sua Breve histria de quase tudo. Durante um voo sobre o pacfico, o jornalista americano se deu conta de sua ignorncia acerca do nico planeta que chegaria a habitar, partindo de uma constatao inicial: ele no sabia o porqu da salinidade dos oceanos o que era, certamente, apenas uma nfima parte do que ele ignorava, e isso inclua, ainda, o que era um prton, ou uma protena, (...) a diferena entre um quark e um quasar, (...) como o universo comeou... Partindo dessas ideias, Bill Bryson recorreu a livros, revistas e especialistas que lhe pudessem esclarecer as dvidas e ajud-lo a transmitir de maneira clara, divertida e acessvel, sem ser tcnico ou muito superficial, as realizaes da cincia. DESENVOLVIMENTO De forma envolvente e intrigante, o autor inicia seu texto; de pronto, nota-se o tom descontrado mas profundo da obra. H profundidade no tema a origem do universo, como trinta gramas de matria compactada num espao equivalente a um bilionsimo do tamanho de um prton pde ter levado do nada ao tudo , mas leve o tom com que se o trata, no se exigindo a compreenso do leitor, sendo admitida a impossibilidade de se imaginar tal grandiosidade. Bill Bryson se prope a falar do universo como uma receita da forma mais didtica possvel. O prprio ttulo do captulo sugestivo: Como construir um universo. Tentando dimensionar o quo indimensionvel o universo, o atuor afirma: Estou pressupondo que voc deseja construir um universo inflacionrio. Se voc prefere construir um universo mais convencional, do tipo big-bang comum, precisar de materiais adicionais. Na verdade, ter que reunir tudo o que existe cada partcula de matria daqui at o limite do universo e comprimir num ponto to infinitesimalmente compacto que no ter nenhuma dimenso. Com informaes menos abstratas, Bryson informa o dimetro do universo recmformado (1,6 milho de bilhes de quilmetros), a temperatura com que ele se expande (10 bilhes de graus), os elementos principais que o compem (hidrognio, hlio e uma pitada de ltio), sua idade (13,7 bilhes de anos), chegando-se a relacionar o caos inexplicvel dos primrdios do universo com a teoria criacionista afinal, como se surgiria do nada, se no por ao divina?!

Ao longo da obra, passa-se pela vida pessoal de Einstein e de outros cientistas, pela descoberta do tomo, pelos materiais radioativos, pelas placas tectnicas, eras geolgicas, por Darwin, e da vida propriamente dita, o mundo macro- e microscpico clulas, bactrias, fungos, vrus, o Homo sapiens. Mundo pequeno No captulo homnimo, as bactrias so discutidas detalhadamente. Destaca-se sua onipresena no h como fugir delas, pois d-lhes um pouco de umidade (...) que as bactrias florescero como que criadas do nada em todos os locais; elas comero madeira, cola do papel de parede, os metais da tinta endurecida (...), concentraes de cido sulfrico fortes o suficiente para dissolver metal (...), vivendo em tanques de refugo de reatores nucleares, empaturrando-se de plutnio (...), em potes de lama fervente e em lagos de soda custica, no interior de rochas, no leito do mar, em lagos ocultos de gua gelada da Antrtida (...), em presses mais de mil vezes maiores que na superfcie (...), em lentes lacradas de cmeras que permaneceram na lua durante dois anos (...), em sondas que eram introduzidas em chamins ocenicas to quentes que as sondas comearam a derreter ; suas capacidades notveis (respiram elementos estranhos como ferro, cromo, cobalto, at urnio; elas podem permanecer dormentes por tempo indefinido, sendo que, nesse caso, as mais agitadas se dividem uma vez por sculo, estando sujeitas a serem reanimadas por si mesmas ou por cientistas: a Bacillus permians foi ressuscitada aps 3 milhes de anos congelada na Sibria (!); os danos que causam a hospedeiros, em que Bryson tenta compreender por que elas prejudicam (podendo levar morte) o organismo parasitado se dependem dele para se manterem vivas; os benefcios que o hospedeiro proporciona s bactrias, e como o organismo responde infeco; a origem dos antibiticos e os mecanismos de resistncia bacteriana a estes. Clulas Assim como em outros captulos, neste Clulas Bill Bryson inicia bombardeando o leitor com nmeros, com o mesmo objetivo inicial de impressionar a respeito da grandiosidade do tema. Tudo comea com uma nica clula. A primeira divide-se em duas, e as duas em quatro, e assim por diante. Aps apenas 47 duplicaes, voc tem 10 mil trilhes (10 000 000 000 000 000) de clulas em seu corpo (...) Aqui, a engenhosidade que h mesmo nas clulas mais simples salta aos olhos, haja vista a complexidade irreproduzvel pelo ser humano que existe nessas unidades de vida, to microscpicos so os espaos em que todo o maquinrio celular est compactado, exercendo funes impossveis de se copiar mesmo em enormes escalas. citada, ainda, a inacreditvel coordenao com que desempenham seu trabalho, tudo ocorrendo exatamente como deveria para se alcanarem os devidos fins. Protenas, armazenamento de gordura, insulina, cncer, patgenos, fecundao, Robert Hooke, tecidos, ATP tudo o quanto relacionado s clulas posto, tambm, nesse captulo. O autor dedica esse momento do livro a abord-las com a dedicao e a gratido que merecem.

Ressalvas Por mais interessante que seja descobrir o que h por trs dos panos da cincia, por vezes o turbilho de informaes contido em Breve histria de quase tudo confunde. Datas e incontveis nomes de cientistas pouco conhecidos fazem o leitor se perder, dificultando a leitura de certos trechos. CONCLUSO Bill Bryson obteve inegvel xito em sua empreitada. De forma ampla, didtica e bem-humorada, como pretendia, narrou 13 bilhes de anos, valendo-se de meras 484 pginas para tanto. A leitura do livro uma aventura empolgante, em que mistrios incrveis so desvendados, perguntas so respondidas e outras continuam a pairar, insolveis. Disse Ricardo Ribeiro, em criticanarede.com: E quando escolheu o ttulo, no estava a brincar! Na realidade, ao longo das suas quase quinhentas pginas, uma infinidade de cincias desdobrada perante o atnito olhar do leitor, que nem se apercebe da passagem de uma para outra. Geologia, paleontologia, sismologia, antropologia, fsica quntica, qumica, farmacologia... um leitor apenas ter de escolher, porque qualquer ramo da cincia que lhe ocorra ter elevadas probabilidades de se encontrar representada neste extenso tratado.

Вам также может понравиться