Вы находитесь на странице: 1из 3

A FILOSOFIA E A REFLEXO FILOSFICA A filosofia est presente em nosso cotidiano, nas diversas aes que se pratica, e na maioria das

vezes nem se percebe. Ela uma forma de pensar reflexivamente, buscando o por qu das coisas e a coerncia dos discursos veiculados na sociedade. Por seu carater indagador, a filosofia assume uma funo de rompimento da ideologia dominante. A reflexo filosfica constitui-se uma ferramenta indispensvel na prtica docente, pois o educador est sempre em contato com situaoes em que deve pensar e repensar suas aes. Reflexo em um sentido amplo significa voltar atrs, retomar um pensamento, a fim de analisar mais profundamente aquilo que j se conhece, para que no haja dvidas quanto ao que se est pensando. Entretanto no necessrio apenas retomar um pensamento, pensar o que j foi pensado, a reflexo filosfica vai alm. Para que a reflexo seja filosfica deve-se atender a trs requisitos bsicos que so: a radicalidade, o rigor e a globalidade. A reflexo filosfica radical na medida em que analisa o problema de forma aprofundada, buscando suas razes e fundamentos. rigorosa ao conduzir a reflexo sistematizada, metodolgica, sendo coerente e questionando-se sobre as concluses do senso comum e at mesmo as cientficas. E por fim deve-se ainda ter uma viso de conjunto, analisando-se o todo, de forma global, no deixando de relacionar o problema de forma contextualizada.
esse saber que almeja o filsofo no aquele saber espontneo, imediato, acrtico, baseado na opinio (em grego: dxa) e que caracteriza o senso comum, mas um saber rigoroso, bem fundamentado, passvel de demonstrao racional e de ser considerado verdadeiro independentemente de opinies particulares. (Silveira, 2001, p. 109).

Para fazer a reflexo filosfica o educador ou qualquer outra pessoa tem que analisar o problema de forma a englobar esses trs aspectos, pois assim ser possvel compreend-lo filosoficamente.

A filosofia como instrumento norteador da prtica docente


Ser educador atualmente no consiste apenas em transmitir os contedos, preciso educar para formar cidados capazes de serem crticos e atuantes em sociedade. A filosofia assume um papel fundamental nesse processo, pois a partir dela que surgiro questionamentos a respeito do que colocado pela ideologia dominante.
A filosofia no um exerccio puramente intelectual. Descobrir a verdade aceitar o desafio da mudana, ter a coragem de enfrentar as formas estagnadas de poder que mantm o status quo.

O professor enquanto formador deve estar em constante prtica reflexiva, por que ele estar formando outros educadores, que devero ser pessoas capazes de questionar sua prtica em busca de dar um sentido a ela e no simplesmente atuar em uma profisso. Caber ainda a ele desde cedo levar as crianas a indagar o por qu das coisas e no se conformar com um simples por que sim, para que no futuro eles consigam questionar sua situao e ver o que est por trs dos discursos que so repassados a classe menos favorecida, de que cada um tem o que merece. Se faz necessrio romper com o compromisso do senso comum e ir me busca se no da emancipao pelo menos de uma conscincia de algo est errado e precisa mudar, e que essa mudana s acontece a partir de uma posio crtica diante da realidade. Concluso A formao de professores est cada vez mais mais exigindo do profissional e a filosofia enquanto instrumento que poder nortear a prtica educativa uma forma de se buscar a significao dessa formatao, atravs da busca de uma verdade que j se tem, mas que precisa de um fundamento. Essa formatao para a criticidade ainda deixa a desejar, pois ideologia da classe dominante se faz presente de forma natural que no permite que se veja a relao de dominao existente. Se no possvel a emancipao, o educador poder pelo menos fazer de sua ao uma ponte para que o educando caminhe em busca dos

questionamentos da conseqente superao do achismo do senso comum para que quando ele vivenciar situaes reais, saiba se posicionar e ter em mente que todas as coisas tem uma razo de ser e influenciada por fatores polticos, econmicos e sociais e so relacionados ao contexto no qual esto inseridos. Referncias bibliogrficas ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introduo filosofia. 3. ed. rev. So Paulo: Moderna, 2003. ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofia da educao. 3. ed. ver. e ampl. So Paulo: Moderna, 2006. GELAMO, Rodrigo Pelloso. Ensino de filosofia para no-filsofos. Filosofia de ofcio ofcio de professor: os limites de filosofar. Educao e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 98, Janeiro / abril de 2007. Disponvel em: <http:/www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 18 de junho de 2011. PILETTI, Claudino. Filosofia da educao. 9. ed. So Paulo : tica, 2005. SILVEIRA, Ren Jos Trentin. A filosofia vai escola?: contribuio para crianas de Matthew Lipman. Campinas: Autores Associados, 2001. ZEICHNER, Kenneth M. Uma anlise crtica sobre a reflexo como conceito estruturante na formao docente. Educao e sociedade, Campinas, vol. 29, n. 103, maio / agosto de 2008. Disponvel em <http:/www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 18 de junho de 2011.

Вам также может понравиться