Вы находитесь на странице: 1из 4

Nome

CIVILIZAO MAIA

Escola Estadual Jlio Csar Reis Oliveira Sete lagoas - MG

CIVILIZAO MAIA
Hoje eles so pouco mais de 3 ou 4 milhes de pessoas espalhadas pelo Mxico, Honduras, Guatemala e El Salvador.So apenas um trao rpido, descendentes de uma civilizao fascinante e ainda misteriosa que, ao longo de mil anos, floresceu e desapareceu na Amrica Central e do Norte, m uito antes da chegada de Colombo nova terra. Bem mais que dios -selvagens ou dceis-, bem mais que homens exticos e pagos aos olhos do europeu expansionista e cristo, os Maias foram um povo que deixou um legado inestimvel de organizao social e poltica, de conhecimentos cintificos - especialmente de engenharia, matemtica, as tronomia e calculo -, s comparado aos antigos egpcios e suas pirmides e templos perfeitos.

INTRODUO
A civilizao Maia tem razes de miscigenao h 10 mil anos.Tinham deuses severos e implacaveis diante das fraquezas humanas a quem eles deveriam ofertar-lhe o sangue para que a cidade tivesse um bom desenvolvimento. Morrer para os Maias significava tudo pois eles iam ver a face de KUKULKAN que lhes daria a vida eterna. Esses sacrifcios ocorriam at no esporte, uma espcie de basquete usando os cotovelos e os joelhos.Se o time ganha-se os jogadores eram decapitados, se perdesse eram humilhados. Alm do sacrificio existia um templo para cada deus, existia feiras onde comercializavam comida e objetos, existiam fazes percorridas pelos guerreiros, em si uma civilizao muito bem organizada.

ORGANIZAO POLITICA E SOCIAL


OS Maias parecem ter tido um governo descentralizado, ou seja um territrio dividido em es tados dependentes, ainda que nos ultimos tempos, houveram caciques que governavam vrios centros. Graas fontes de escritas, distantes cargos polticos e sacerdotais, assim como as hierarquias sociais que existiam no final do Ps-clssico: o halach ainic ( homem verdadeiro) era o chefe poltico supremo, com todas as facilidades e o cargo hereditrio- No perodo clssico o Halach vinic deveria ser tambem sumo sacerdote, porm depois apareceu a diferena entre a autoridade vel sacerdotal. O chefe supremo era assessorado por um conselho entregado pelos ahcuchcabado. Os chefes das aldeias eram os leotaboob, com funes cvis, religiosas, militares sacerdotais, estes, por sua vez tinham seu conselho.O chefe militar era o "el nacom", unica altoridade eleita, por um prodo de 3 anos. Quatro funcionrios eram os Kruleboob, encarregados das festas e os tupile ou guardies.A sociedade Maia estava dividida em classes: a nobreza o almehenoob, a qual pertence o sacerdote, governantes, chefes guerreiros e comerciantes o oh chembal unicoob, contituido de artesose trabalhadores, os escravos o pentacoob parte reduzido da populao destinada principalmente o sacrifcio, pois a sociedade Maia no se baseava na escravido. O grupo sacerdotal era, em realidade, de maior poder, pois alm da autoridade religiosa tinha em suas mos todo o conhecimento cintifco, que eram o fundamento da vida da comunidade. O sumo sacerdote se chamava ahau tan ( senhor serpente ) e controlava os rituais e a cincias, escrevia os cdices, tanto religiosos como histricos, administrava os templos e era conselho de halach uinic.

Os sacerdotes menores eram el ahkin, com vrias funes, como pronunciar discursos baseados nos cdices o chilan, taumoturgo e profita: o nacom sacrificar, o ahmn hechiciro e curandeiro.

RELIGIO
Os Maias tinham uma religio politeista a dizer, rendiam culto a muitos deuses, que podiam ser masculinos e femininos, jovens e velhos benficos e malficos tambem um ou 4 no eram seres perfeitos como em outras religies, nem cuitosuficientes, que para continuarar existindo necessitando de homens e do culto. Quando eles invocavam poderiam parecer "hambre"(fome) e inclusive enjoriarse.Suas ddivas eram representados como seres que parecia caracteristicas humanas, animais e vegetais.Devido a dificuldade para identificar certas figuras nos cdices que aparecem na escrita, eles eram denominados como letras. Os principais deuses, alm dos corespondentes dos nmeros e os lapsos foram entre Yucatecos dos seguintes: Hunab kei deus celeste; Itzamn (deus D) do cu knich, Ahuia( deus G) do Sol ; Chaac ( deus B ) da chuva e Ah puch ( deus A) cenote do inframundo e dos mortos.Ixchel ( deusa I) da lua segundo o pensamento Maia, os deuses criaro o mundo com o fim de que, no poderia habtar um ser que os venerava. O mundo foi criado, des huido voltou a ordenar vrias faces, esta que finalmente foi criado o homem. A julgar o mundo como uma superfcie plana e quadrangular que se divide em quatro setoresdos que se asossiam cores significativas: roxo ao leste, amarelo ao sul,branco ao norte, negro ao oeste verde ao centro, lugar onde se encontra uma grande seiva cuja as razes penetram no mundo subterrneo, formado por nove estados e cuja copa toca os nveis do cu.

ECONOMIA E POLTICA
A base da economia Maia foi o cultivo do milho pela tcnica, pela roa e pelo semeio, que acaba esgotando as terras em 2 ou 3 anos, obrigando a mudar de lugar de plantio, o que resulta num cultivo extensivo e no intensivo.Na plantao se planta tambem outras coisas e se cultivam legumes, frutos, condimentos, algodo, tabaco.Ao lado da agricultura se praticava a caa, a pesca e domesticao de animais. No aspecto tecnolgico, a industria mais importante ltica; produziram armas, objetos de trabalho e tornos em vrios tipos de pedras, como a obsidiana, o pedernal e o jade. Outras industrias foram : a de sal, a textil, la hulera, la cesteiria, la primeira e la alfarreria. A metalurgia aparecem pelo sculos XI ou XII procedenta da Amrica Central, e foi visada quase exclusivamente para produzir adornos. O comrcio foi um dos aspectos importantes da economia Maia: havia rotas terrestres, fluviais e martimas.Existiam mercados "internacionais" como o de Xicalano, havia edifcios especiais assim como crtes judicias. Os mercadores, chamados de polom, pertenciam a nobreza e possivelmente estavam organizados em grmios. O comrcio se realizava por meio de troca, ainda que alguns produtos tinham valor de moeda como o cacao o jade e os objetos de cobre.

CIDADE DE TIKAL
O stio arqueolgico de Tikal fica na Guatemala, a histria dessa cidade comea no sculo I, essa cidade possui o mais impressionante conjunto arquitetnico, na verdade um local de cerimonias, no seu centro havia uma piramide maior, que o templo do Jaguar um primor de arquitetura, que certamente foi o centro da cidade, a maior dos Maias.

Os vestgios arqueolgicos demontram que naquela regio existia vilas agrcolas.As evidncias so de que havia palcios, mercados, templos religiosos e habitaes muito grande, porque haviam conjunto de edifcios em torno da pirmide.

HISTRICO DA CIDADE
No sculo 17 a cidade foi descoberta pelos espanhis, missionrios que queriam converter tribos que viviam s margens do lago Petn-Itz, passaram aterrorizados por suas reunas.Apartir deste relato feito pelos religiosos o coronel Modesto Mendez em 1848 foi procurar a cidade, e quando a encontrou ficou maravilhado com a cultura. Intrigando-nos at hoje, com o tamanho da pirmide e dos templos feitos daquele tamanho com objetos construtores equivalentes a idade da pedra europia.Alm disso a cidade posuia grandes reservatrios de gua, e ainda alguns objetos que at hoje no foi possvel reprodusi -lo. Mais recentimente os americanos encontraram pirmides Maias na Guatemala com at 45 metros de altura naregio de Nakbe com objetos com + ou- 400 a.C.

ESCRITA
Dos 4 sistemas de escrita que se desenvolveram na Mezoamrica (zapotca, mixteca, Maia e asteca), o mais complexo, no possvel agente ler completamente os textos, devido entre outras coisas a que os750 ou 800 signos que se conhecem, alguns sons ideogrficos, outros pictogrficos e outros mais em partes fonticas, que funcionaram em forma de figuras.

CALENDRIO
Para os Maias a terra repousa sobre um crocodilo que flutua no mar e depois 13 cus, as moradias das estrelas. H uma rvore sagrada em cada canto do mundo segurando o cu. H tambem mundos subterrneos guardados pelos senhores da noite. A noite perigoso viajar pois os espritos das sombras saem.

MEDICINA
Os Maias tiveram uma medicina que foi combinao da Cincia e magia, pois conscideravam que as infermidades teriam tantos casos naturais e como sobrenaturais.O mdico era o ahmn, quem diagnosticava a partir de sintomas, fundados na idia de que as infermidades se devia ao frio , ao calor ou a alguma coisa mgica. Havia mdicos especializados,como herbolrias, hueseros e parteras.Entre as curas havia infuses e pomadas feito com ervas, substncias animais sangrias hantro de vapor e formulas mgicas. H vrios textos mdicos, parte dos chilam, balam e copias de antigas escrituras realizadas mais tardiamente, como o livro do judio e no livro, RITUAL DOS BACABES

Вам также может понравиться