Вы находитесь на странице: 1из 8

Atividades Ldicas para Alfabetizao - Jogo do Bingo

Material: saco de plstico, cartolina, tampas de garrafas e canetas. Elaborao do material: A professora prepara um carto para cada aluno da turma. Cada carto deve ser dividido em tantos quadrados quantos forem as letras do nome do aluno. Em cada quadradinho escreve-se uma letra. Exemplo:

Em pequenas fichas escrevem-se as letras do alfabeto observando para que apaream todas as letras necessrias para a escrita dos nomes dos alunos. Jogo: Com as fichas das letras dentro de um saco de plstico e cada aluno de posse do seu carto inicia-se o jogo. Primeiramente, sorteada uma letra pela professora e mostrada aos alunos. O aluno que encontrar no seu carto a letra, marca-a com uma tampinha. A professora segue cantando letra por letra at acabarem as fichas do saco. Variaes do jogo: 1.1 O carto do Bingo de cada aluno formado por nomes dos colegas. A professora canta as fichas dos nomes, mostrando-as aos alunos, para que marquem no seu carto. Num segundo momento pode-se utilizar um lado do carto com letra script e do outro lado com letra cursiva ou um lado s com letras maisculas e outro com letra inicial maiscula e o restante do nome com letra minscula. Exemplo:

1.2 1.3 1.4 1.5

Carto Carto Carto Carto

com palavras e fichas com desenho; com desenho e fichas com palavras; e fichas com palavras do vocabulrio de estudo; com letra cursiva e fichas com letra script.

Atividades Ldicas para Alfabetizao - Jogo do Domin


Material:cartolina e canetas. Elaborao do material: recorta-se a cartolina em rectngulos de 8 cm x 4 cm aproximadamente. Com uma caneta risca-se um trao dividindo o rectngulo. Em cada pea escreve-se, no lado direito, o nome de um aluno e o mesmo nome deve ser escrito no lado esquerdo da outra pea e assim sucessivamente. Exemplo:

Jogo: divide-se a turma em grupos de dois alunos e, a cada grupo, entrega-se um conjunto de aproximadamente 20 peas. Todas as peas devem ser viradas para baixo, embaralhadas e divididas entre os jogadores. Um aluno inicia o jogo colocando uma pea de domin no centro da mesa. O outro jogador deve procurar uma pea que contenha um dos nomes que se encontra nas pontas. Quando encontrado deve-se encostar as peas com nomes iguais. Se o jogador no tiver a pea que contenha um dos nomes que se encontra sem par sobre a mesa, deve passar para o prximo jogador. Vence o jogo aquele que ficar sem nenhuma pea primeiro. Variaes do jogo: Fichas escritas de diferentes formas o mesmo nome. Cada aluno deve encontrar todas as fichas com seu nome podendo agrupar, colar, fazer um relatrio mencionando a quantidade de nomes encontrados...

Atividades Ldicas para Alfabetizao - Jogo do Quebra-Cabeas


Material: cartolina e canetinha. Elaborao do material: recortam-se rectngulos de cartolina. Em cada carto escreve-se o nome de um aluno da sala de aula. Devem-se fazer dois a trs cartes com o mesmo nome. Divide-se o carto em dois pedaos variando a forma do corte. Exemplo:

Jogo: a cada grupo de alunos, a professora entrega um conjunto de nomes com peas embaralhadas. Os alunos devero montar o quebra-cabeas e identificar qual colega tem o seu nome escrito no carto. Variaes do mesmo jogo: 2.1 Dividir o nome em mais de dois pedaos. Exemplo:

2.2 Num pedao do quebra-cabeas escreve-se a letra inicial e no outro e o restante do nome. Exemplo:

2.3 Dividir o carto em letras. Exemplo:

2.4 Usar palavras do vocabulrio em estudo no lugar dos nomes; 2.5 Desenho e palavra: divide-se o carto com traos pontilhados. Entrega-se a cada aluno dois ou trs cartes. A criana escreve uma palavra na parte inferior e na parte superior desenha o que foi escrito. No momento seguinte, a criana deve recortar o carto observando as linhas pontilhadas. Depois, s trocar com o colega, embaralhar e montar. Exemplo:

2.6 Quebra cabea de frase. Exemplo:

Atividades Ldicas para Alfabetizao Jogo da Memria


Jogo: As regras do jogo so as mesmas do convencional Jogo da Memria. Recortam-se fichas quadradas de cartolina do mesmo tamanho. Em cada ficha escreve-se o nome de um membro do grupo e, noutras fichas, a letra inicial de tal modo que cada participante tenha um par de fichas - nome e letra inicial. Para iniciar o jogo, viram-se as fichas com o escrito para baixo. Um aluno vira duas fichas em busca dos respectivos pares (nome e letra inicial). Cada vez que um aluno encontrar o par deve jogar novamente. Vence o jogo o aluno que conseguir o maior nmero de pares no final do jogo. Podemos variar este jogo usando palavras do vocabulrio em estudo e desenhos feitos pelas crianas ou palavra escrita em script e palavra escrita com letra cursiva.

Atividades Ldicas para Alfabetizao Jogo do Mico Preto


Material:cartolina e canetas. Elaborao do material: recorta-se a cartolina em rectngulos de 10 cm x 6 cm. Escreve-se o nome do aluno em dois cartes de tal maneira que cada aluno tenha o seu nome escrito duas vezes. Numa outra cartela solicita-se que um aluno desenhe um MICO que ficar sem par. Exemplo:

Jogo: para cada grupo de 4 alunos distribudo um carto com um desenho de Mico e 12 pares de nomes. Embaralham-se os cartes e distribui-se um a um para cada jogador. Sem deixar que os colegas vejam, procurar encontrar os pares nos cartes recebidas. Caso seja encontrado, o aluno mostra-o para os demais jogadores e retira o par para o lado para posterior contagem de pontos. Inicia-se a rodada por um aluno que escolhe, sem ver, uma carta da mo do colega que se encontra sua direita. Confere para ver se tem outra igual entre as suas cartas, com o objectivo de formar o par. Seguem-se tantas rodadas quantas forem necessrias para que todos os pares sejam encontrados. Ganha o jogo quem adquirir o maior nmero de pares.

Variaes do jogo: 3.1 palavra x desenho. Exemplo: 3.2 letra inicial x nome do aluno; 3.3 palavra x palavra;

3.4 letra script x letra cursiva.

Вам также может понравиться