Вы находитесь на странице: 1из 6

JOHANNES KEPLER

"No perguntamos porque os pssaros cantam. Eles foram feitos para cantar. Assim, no devemos peguntar porque as mentes dos homens procuram saber sobre os mistrios do cu. Os mistrios so tantos e os tesouros do cu so to ricos precisamente para a mente dos homens nunca se esgotar de alimento."

Biografia: . Johannes Kepler nasceu em Weil, Wrttemberg, atual Alemanha, a 27 de dezembro de 1571, e morreu em Ratisbona, tambm na Alemanha, a 15 de novembro de 1630. Graduou-se pela Universidade de Tbingen Kepler e ensinava matemtica na universidade de Graz (ustria). Era um pssimo professor e no segundo ano nenhum aluno apareceu. Ele era protestante e no foi bem visto na ustria foi forado a deixar a cidade em 1600, para fugir perseguio. Sua fama como matemtico fez Tycho Brahe oferecer-lhe trabalhar em Praga tornando-se assistente de Tycho. Tycho era um observador e Kepler um terico e eles brigavam sempre. Ao morrer, Tycho deixou para Kepler o maior arquivo de observaes da histria. Kepler estava convicto que o universo perfeito e o crculo uma figura geomtrica perfeita, mas as observaes de Tycho e os clculos de Kepler no coincidiram. Ele constatou que sendo o universo perfeito e bonito, harmonioso. H harmonia do Universo, exatamente como na msica e precisamos aprender a "ouvir esta harmonia". Em 1612 foi nomeado professor de matemtica em Linz. Seu interesse pela astronomia surgiu em Tbingen. De formao religiosa, pretendia tornar-se pastor protestante, mas acabou aceitando a cadeira de matemtica em Graz, fato que, mais tarde, ele atribuiria providncia divina.Ele gostava de astronomia desde criana, quando andava com sua me noite para ver o cometa, no ano 1577. Ele era o sucessor de Tycho em Praga, estudava suas anotaes e as comparava com seus clculos, sempre com pequeno erro. Ele pensou: Cada vez que voc quiser alcancar algo, precisa fazer um sacrifcio. O sacrifcio dele era a perfeio do crculo. Apesar de suas convices crists, inclina-se desde o incio para as idias de Coprnico, aderindo ao sistema heliocntrico do universo, em contraposio teoria oficial da Terra como centro imvel do cosmo. Suas observaes levam-no a convencer-se da existncia de uma fora que conserva os planetas em suas rbitas ao redor do Sol. o que procura provar em sua obra Primeiras dissertaes matemticas sobre o mistrio do cosmo, de 1596. Esse trabalho chama a ateno para seu autor, que passa a corresponder-se com os mais eminentes astrnomos da poca, como Tycho Brahe, de quem se tornar sucessor, e Galileu. Fruto de suas constantes observaes do planeta Marte, Kepler publica, em 1609, uma de suas obras fundamentais: Nova astronomia. Impressionado com a variao dos movimentos de Marte e estudando os trabalhos de Brahe, ele chega a uma concluso que rompe com as opinies de um milnio de estudos astronmicos: os movimentos dos astros celestiais so elpticos e no, como se imaginava, circulares Ele testou 70 rbitas circulares contra as observaes de Tycho e nenhuma deu resultado. Ele se imagina em Marte, observando a rbita da Terra. Nada! No deu certo. Ele a imaginava visto do Sol. No deu certo tambm. Finalmente, escreveu para um

amigo: ACHEI ! As rbitas so elipses perfeitas. Agora tudo deu certo. Publicou no livro Harmonias do Mundo as 3 leis de Kepler que regem o Universo: 1) Cada planeta orbita o sol numa elipse como o Sol num dos dois focos. 2) Numa fuga de Bach no cu. A velocidade dos planetas muda durante um ano, ele se move mais rpido perto do sol e mais devagar distante do sol. Uma regra simples: 3) O planeta varre reas iguais em tempos iguais.

Arquimedes deveria ter gostado disso, 2000 anos antes. Newton usava a lei dele para formular a lei da gravidade. As lei de Kepler so usadas nos sistemas binrios estrelares at galxias dentro das galxias. Os anis de Saturno fotografados pela Voyager obedecem s leis de Kepler. O Voyager tinha um computador de sonorificar as velocidades relativas dos planetas. A msica do universo e finalmente audvel. A vida de Kepler no foi harmoniosa, mas sua mente sim. Seu melhor amigo, David Fabricius foi assassinado. A varola matou seu filho com 6 anos de idade. Sua esposa ficou com a mente perturbada depois dos horrores que sofreu durante a Guerra dos Trinta Anos e morreu de tifo. A me dele foi detida como bruxa, torturada e morreu logo depois. Ele se mudou para Sagan e l se sentiu um estrangeiro, onde escreveu uma obra de fico cientfica original SOMNIUM - O Sonho, uma viagem para a lua. Perdeu seu emprego como astrlogo do Duque e terminou seus dias em cima de um cavalo pedindo ajuda para dar comida a seus filhos. Ele que mudou o mundo, que achou a verdadeira harmonia, morreu com 48 anos.

Escreveu seu prprio epitfio: "Eu medi os cus, agora estou medindo as sombras. A mente rumo ao cu, o corpo descansa na terra." Seu tmulo desapareceu durante a guerra

As Trs Leis de Kepler sobre o Movimento dos Planetas

Johannes Kepler (1571 1630) foi um matemtico e astrnomo alemo cuja principal contribuio astronomia e astrofsica foram as trs leis do movimento planetrio. No sculo 16, o astrnomo polons Nicolaus Copernicus trocou a viso tradicional do movimento planetrio centrado na Terra por um em que o Sol est no centro e os planetas giram em torno deste em rbitas circulares. Embora o modelo de Coprnico estivesse muito prximo de predizer o movimento planetrio corretamente, existiam discrepncias. Isto ficou particularmente evidente para o planeta Marte, cuja rbita havia sido medida com grande preciso pelo astrnomo dinamarqus Tycho Brahe. O problema foi resolvido por Kepler, que descobriu que as rbitas planetrias no eram crculos, mas elipses. Kepler descreveu o movimento planetrio por trs leis.

1a Lei: Lei da rbitas elpticas Todos os planetas se movem segundo rbitas elpticas com o Sol num dos pontos focais. No entanto, em 1602, quando tentava calcular a posio da Terra na sua rbita, Kepler havia j definido aquela que viria a ser a sua Segunda Lei Lei da reas medida que o planeta descreve a sua rbita, o seu vector posicional relativamente ao Sol percorre reas iguais em intervalos de tempo iguais.

Cada planeta revolve em torno do Sol em uma rbita elptica, com o Sol ocupando um dos focos da elipse. "O planeta em rbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos". Esta lei definiu que as rbitas no eram circunferncias, como se supunha at ento, mas sim elipses.

2a Lei: A linha reta que une o Sol ao planeta varre reas iguais em intervalos de tempo iguais. "A linha que liga o planeta ao Sol varre reas iguais em tempos iguais". Esta lei determina que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distncia a que esto do Sol. Perilio o ponto mais prximo do Sol, onde o planeta orbita mais rapidamente.

Aflio o ponto mais afastado do Sol, onde o planeta move-se mais lentamente. Considere-se um planeta de massa Mp que se move em torno do Sol em rbita elptica:

Figura: A fora gravitacional que actua num planeta dirige-se para o Sol, ao longo do vector direccional. A fora gravitacional actua no planeta sempre ao longo do vector posicional, com direco para o Sol. A fora dirigida para dentro ou para fora de um ponto fixo chamada de fora central (que apenas funo do raio). O momento da fora que actua no planeta devido a esta fora central obviamente zero, desde que F seja paralelo a r. Ou seja,

Como

, o momento angular de um planeta

uma constante do movimento: constante Dado que L uma constante do movimento, o movimento dos planetas em qualquer instante restringido ao plano formado por r e v. Pode-se relacionar este resultado com as seguintes consideraes geomtricas. O vector posicional r na figura seguinte descreve uma rea no intervalo de tempo . Esta rea igual a metade da rea . de um paralelogramo formado pelos vectores r e

Figura: Como um planeta orbita em torno do Sol, a rea descrita pelo vector direccional no tempo dt igual a metade da rea do paralelogramo formada pelos vectores r e dr = v dt.

Como o deslocamento do planeta no intervalo de tempo

, obtm-se:

constante em que L e Mp so constantes do movimento. Assim, o vector posicional do Sol ao planeta descreve reas iguais em intervalos de tempo iguais (Segunda Lei de Kepler).

3a Lei: Os quadrados dos perodos orbitais dos planetas so proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das rbitas (P2=ka3). "Os quadrados dos perodos de revoluo dos planetas so proporcionais aos cubos dos eixos maiores de suas rbitas". A Terceira Lei estabelece uma relao entre os tempos peridicos em que os planetas completam as suas rbitas em torno do Sol e as suas distncias mdias ao Sol. Kepler comeou por tentar estabelecer uma relao entre D (distncia do planeta ao Sol) e T (perodo sideral do planeta), e depois entre D e T2 no tendo conseguido chegar a nenhuma concluso satisfatria. O mesmo aconteceu quando considerou T2 e D2. Mas quando tentou relacionar T2 e D3 a situao mudou , tal como se pode observar pela tabela seguinte: Mercrio Semi-eixo maior(UA) 0,387 Vnus 0,723 0,615 0,378 0,378 Terra 1,000 1,000 1,00 1,00 Marte 1,524 1,881 3,53 3,54 Jpiter 5,203 11,862 141 141 Saturno 9,534 29,456 867,7 867,9

Perodo(anos) 0,241 T2 (U.A.) 0,058 D3 (U.A.) 0,058

E assim formulou a sua Terceira Lei: Lei Harmnica Esta lei estabelece que os planetas com rbitas maiores se movem mais lentamente em torno do Sol. O que implica que a fora entre o Sol e o planeta decresce com a

distncia ao Sol. Sendo T o perodo sideral do planeta, D o semi-eixo maior da rbita que igual distncia mdia do planeta ao Sol, e K uma constante, podemos expressar a 3 lei como:

Esta lei significa que impossvel que, em qualquer sistema de satlites, estes se movam a qualquer velocidade ou a qualquer distncia, dado que uma vez escolhida a distncia a velocidade est necessariamente determinada. lei conhecida por Lei Harmnica uma vez que, quando Kepler a descobriu, pensou que demostrava a verdadeira harmonia celeste. Foi publicada em 1619 em "Harmonices Mundi", tendo exercido um influncia decisiva na formao da teoria da atraco universal de Newton. Esta lei indica que existe uma relao entre a distncia do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revoluo em torno do Sol. Portanto, quanto mais distante estiver do Sol mais tempo levar para completar sua volta em torno desta estrela.

As leis de Kepler no se aplicam somente aos planetas orbitando o Sol, mas a todos os casos em que um corpo celestial orbita um outro sob a influncia da gravitao -- luas orbitando planetas, satlites artificiais orbitando a Terra ou outros corpos do sistema solar, e mesmo estrelas orbitando outras estrelas.

Bibliografia: Site: Instituto de Fsica Unicamp - http://www.ifi.unicamp.br/~accosta/kepler.html Acessado em 31/10/2009 - s 12:50hrs. Site: Uol Educao - http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u464.jhtm Acessado em 31/10/2009 - s 13:15hrs. Site: Departamento de Astronomia do Instituto de Fsica da UFRGS - Leis de Kepler NASA Observatorium Education - http://astro.if.ufrgs.br/Orbit/orbits.htm - Acessado em 31/10/2009 - s 13:30hrs. RONAN, Colin A.. Histria Ilustrada da Cincia: Universidade de Cambridge. 1.ed. So Paulo: Crculo do Livro, 1987. 4 v. v. III - Da Renascena Revoluo Cientfica Site: Faculdade de Cincias - Universidade de Lisboa http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/kepler/trabalho.htm - Acessado em 02/11/2009 - s 15:00hrs.

Вам также может понравиться