Вы находитесь на странице: 1из 21

5.

1 Fundamentos da Fabricao por Remoo de Material


5.1.1 Introduo
As peas fabricadas por fundio, conformao ou soldagem podem em alguns casos ser produzidas com as dimenses finais ou prximas a final (near net shaping), mas normalmente estas peas precisam sofrer operaes complementares para chegar as dimenses finais com a tolerncia dimensional especificada. A tolerncia utilizada para garantir a funcionalidade do produto e principalmente permitir o intercmbio das peas. De um modo geral, os processos de fundio, conformao ou soldagem no podem produzir de forma economicamente vivel o produto em sua totalidade. Um aspecto importante na seleo dos processos de fabricao determinar as partes a serem geradas em cada processo e com qual tolerncia, de modo a minimizar os custos de fabricao. Os processos de usinagem so classificados em trs categorias: corte: utilizando ferramentas mono cortantes (por exemplo:torneamento) ou multi cortantes (por exemplo: fresamento); abrasivo: utiliza materiais abrasivos por exemplo retificao, lapidao, brunimento; outros mtodos de remoo de material: eltrico, qumico, trmico, hidrodinmico e laser. Os processos de usinagem possuem as seguintes vantagens: so relativamente mais precisos que os processos de conformao e fundio; podem produzir com geometrias complexas que no so difceis de serem obtidas por outros processos; so adequados para operaes posteriores aos tratamentos trmicos, para corrigir distores causados por estes; podem gerar superfcies com padres especiais; dependendo do tamanho do lote, para lotes pequenos mais econmico produzir as peas por usinagem; e as seguintes limitaes ou desvantagens: gasto maior de matria-prima, trabalho, tempo e energia; no melhora e pode at degradar as propriedades mecnicas da pea; Os processos de usinagem e as mquinas ferramenta so indispensveis na moderna tecnologia de fabricao. Desde a introduo dos tornos em 1700, muitos processos tm sido desenvolvidos. Atualmente tem-se mquina ferramentas controladas por computador e novas tecnologias utilizando laser, eletricidade, qumica, trmica e hidrodinmica como base para a usinagem. Os processos de fabricao podem ser modelados como um sistema composto de: pea, ferramenta e mquina. O conhecimento da interao entre estes elementos importante para a utilizao econmica da usinagem.

5.1.2. Fundamentos da Mecnica da Formao de Cavaco


Processos de usinagem removem material da superfcie da pea na forma de cavaco. No processo de torneamento a pea gira enquanto a ferramenta se desloca para cortar continuamente o material (Figura 5.1).

Figura 5.1 Torneamento (adaptado de DINIZ,2000) Inicialmente a ferramenta ajustada a uma certa profundidade de corte (normalmente expresso em mm ou in), ao mesmo tempo em que a pea gira a ferramenta se desloca a uma certa velocidade. O avano a distncia que a ferramenta percorre a cada volta da pea (expresso em mm/volta ou in/volta), como resultado desses movimentos o cavaco produzido e move-se sobre a face da ferramenta. A formao do cavaco, em geral, nas condies normais de usinagem com ferramentas de metal duro ou ao rpido ocorre da seguinte forma: Durante a usinagem, devido a penetrao da ferramenta na pea, uma pequena poro de material recalcada contra a superfcie de sada da ferramenta; O material recalcado sofre deformao plstica, que aumenta progressivamente, at que tenses de cisalhamento se tornem suficientemente grandes, de modo a se iniciar um deslizamento entre a poro de material recalcado e a pea. Este deslizamento ocorre de acordo com os planos de cisalhamento dos cristais.Durante a usinagem, estes planos instantneos iro definir uma certa regio entre a pea e o cavaco, denominada regio de cisalhamento. Este regio normalmente aproximada a um plano denominado plano de cisalhamento, a direo deste plano define o ngulo de cisalhamento . Continuando a penetrao da ferramenta em relao pea, haver uma ruptura parcial ou completa na regio de cisalhamento, dependendo da ductilidade do material e das condies de usinagem. Prosseguindo, devido ao movimento relativo entre a ferramenta e a pea, inicia-se um escorregamento da poro de material deformada e cisalhada (cavaco) sobre a superfcie de sada da ferramenta. Enquanto isso, em uma nova poro de material inicia-se o mesmo processo.

Considerando-se o exposto, pode-se concluir que o fenmeno de formao do cavaco um fenmeno peridico, inclusive na formao do cavaco dito contnuo. Tem-se alternadamente uma fase de recalque e uma fase de escorregamento para cada poro de material removido.

Figura 5.2 Formao do cavaco (adaptado de FERRARESI,1977 ) A espessura do cavaco relativamente maior que a profundidade de corte.O quociente entre a espessura do cavaco tc e a profundidade de corte t0 denominado grau de recalque do cavaco. Este parmetro importante para avaliao das condies de usinagem porque permite o clculo do ngulo de cisalhamento que influencia a fora e a energia necessria, bem como a temperatura de trabalho. tc/t0 = cos ( - ) / sen ( ) (1) onde o ngulo de sada da ferramenta.

5.1.3 Tipos de cavaco


Os cavacos podem ser classificados em trs tipos: contnuo : forma-se na usinagem de materiais dcteis e homogneos com pequeno e mdio avano; de cisalhamento: constitudo de grupos lamelares distintos e justapostos, estes elementos foram cisalhados e parcialmente soldados em seguida; de ruptura: quando so constitudos de fragmentos arrancados da pea usinada. Forma-se na usinagem de materiais frgeis ou de estrutura heterognea, tais como ferro fundido ou lato. A forma o cavaco pode ser classificado em: em fita; helicoidal; espiral em lascas ou pedaos.

O cavaco em fita pode provocar acidentes, ocupa muito espao e difcil de ser transportado. Geralmente a forma de cavaco mais conveniente o helicoidal. O cavaco em lascas preferido quando houver pouco espao disponvel ou quando o cavaco deve ser removido por fluido refrigerante (por exemplo, no caso de furao profunda).

Figura 5.3 Coeficiente Volumtrico e a forma do Cavaco (adaptado de FERRARESI,1977 ) Pode-se provocar a mudana na forma do cavaco atravs de: alterando-se as condies de usinagem; superfcie de sada da ferramenta; dispositivos na superfcie de sada da ferramenta.

5.1.4 Foras e Potncia na Usinagem


As foras e a potncia de usinagem devem ser conhecidas para permitir a seleo adequada da mquina ferramenta e para o projeto de dispositivos de fixao ou de ferramentas. Por causa de vrios fatores envolvidos, a predio da fora de corte e potncia ainda baseia-se em dados experimentais, a variao no coeficiente deve-se a variao de resistncia do material usinado, atrito, fluidos de corte e outras variveis de processo. Material Ligas de Alumnio Ligas de Cobre Aos Energia Especfica [ W. s / mm] 0,4-1,1 1,4-3,3 2.7-9.3

5.1.5 Vida da Ferramenta: Desgaste e Fratura


As ferramentas de usinagem normalmente esto sujeitas as seguintes solicitaes: altas tenses localizadas; altas temperaturas, escoamento do cavaco ao longo da superfcie de sada e o atrito entre a ferramenta e a superfcie usinada. Estas solicitaes provocam o desgaste da ferramenta, ou seja, diminuem a vida til da mesma, afetando tambm a qualidade da superfcie usinada, a preciso dimensional e conseqentemente a viabilidade econmica do processo so bastante influenciados pela vida da ferramenta.

O desgaste normalmente um processo gradual, parecido ao que ocorre com um lpis. A velocidade de desgaste depende dos materiais da pea e da ferramenta, forma da ferramenta, fluidos de corte, parmetros de processo (velocidade de corte, avano e profundidade de corte) e caractersticas da mquina ferramenta. Existem dois tipos bsicos de desgaste, correspondendo a duas regies da ferramenta: desgaste do flanco e desgaste de cratera.

Figura 5.4 Desgaste de Cratera e de Flanco (adaptado de KALPAKJIAN, 2001). O desgaste do flanco ocorre na superfcie de folga da ferramenta, causado pelo atrito entre a ferramenta e a superfcie usinada que causa desgaste abrasivo ou adesivo, altas temperaturas que afetam as propriedades do material da ferramenta bem como da superfcie da pea. Em um estudo clssico na usinagem de aos em 1907, F.W. Taylor apresentou a seguinte relao: (2) onde: V:= velocidade de corte; T: = tempo em minutos para que o desgaste atinja um determinado nvel ; n =expoente que depende da ferramenta, material da pea e parmetros de usinagem e; C: = uma constante. Os valores de n e C podem ser determinados experimentalmente, na figura 5.5 apresenta-se a vida para ferramentas de diferentes materiais. V Tn = C

Figura 5.5 Vida da Ferramenta (adaptado de KALPAKJIAN,2001) O estudo da vida da ferramenta vital para a determinao da velocidade de corte para minimizar o custo ou maximizar a produo. O Desgaste de Cratera ocorre na superfcie de sada da ferramenta, como ele altera a geometria dessa superfcie ele afeta o processo de corte. Os fatores que mais influenciam neste tipo de desgaste so temperatura na interface ferramenta pea e a afinidade qumica entre a ferramenta e a pea, e os fatores que influenciam o desgaste do flanco tambm influenciam o desgaste em cratera. Lascamento o termo utilizado para descrever a fratura e desprendimento de pequenos pedaos da aresta de corte da ferramenta. Estes pedaos podem ser pequenos, ou podem ser relativamente grandes. Ao contrrio do desgaste que gradual, o lascamento com fratura ocorre de repente provocando a perda de material da ferramenta, resultando em alterao da forma da ferramenta, provocando na pea usinada perda de qualidade da superfcie e preciso dimensional. As principais causas do lascamento so choque mecnico devido ao corte no contnuo ou fadiga trmica causada por variaes cclicas da temperatura. O lascamento tambm pode ocorrer em regies da ferramenta onde preexistem pequenas trincas ou defeitos. O lascamento ou fratura em ferramentas pode ser evitado atravs da seleo de ferramentas de materiais de alta tenacidade e resistentes a choque trmico. Alm dos fatores j apontados, a vida da ferramenta pode ser comprometida por deformao plstica devido a diminuio da resistncia do material por causa do aquecimento e tambm na usinagem de materiais com camadas de xidos o desgaste pode ser bastante acentuado, nestes casos deve-se usinar a pea com uma profundidade de corte suficiente para arrancar toda camada oxidada. Com a crescente utilizao de mquinas ferramentas controladas por computador, e a implementao da automao da manufatura, importante que a performance das ferramentas de usinagem deva ser confivel e repetitiva. Muitas mquinas ferramenta modernas operam com pouca superviso do operador, conseqentemente a falha de uma ferramenta de usinagem pode acarretar srios efeitos na qualidade das peas produzidas, bem como na eficincia e na viabilidade econmica da operao de fabricao. Em funo disso, essencial continuamente e indiretamente monitorar a condio da ferramenta quanto ao desgaste ou fratura. Em muitas mquinas modernas, o monitoramento da condio da ferramenta integrado ao controle da mquina.

As tcnicas de monitoramento da ferramenta podem ser de dois tipos: direto ou indireto. O mtodo direto para observar a condio de uma ferramenta de usinagem baseado na medio ptica do desgaste. Este a mais comum e confivel tcnica e feita utilizando-se um microscpio. Entretanto, este procedimento requer que a usinagem seja interrompida. Os mtodos indiretos de medio do desgaste usam a correlao entre o desgaste da ferramenta com variveis de processo como: fora, potncia, temperatura, acabamento superficial e vibrao. Uma importante tcnica a baseada na emisso acstica que utiliza sensores piezoeltricos montados no porta ferramenta. Estes transdutores lem as emisses acsticas (tipicamente acima de 100 kHz) resultantes das ondas de tenses geradas no corte, pela anlise destes sinais, o desgaste e lascamento da ferramenta pode ser monitorado. Em mquinas ferramentas comandadas por computador de baixo custo, o monitoramento da vida da ferramenta pode ser feito por ciclo de tempo, ou seja, uma vez determinada a expectativa de vida da ferramenta, esta pode ser programada na mquina que ir solicitar ao operador a troca quando o tempo de trabalho alcanar o tempo programado.

5.1.6 Usinabilidade
A usinabilidade de um material normalmente definida por quatro fatores: Acabamento superficial e integridade da pea usinada. Vida da ferramenta. Fora e potncia necessrias. Tipo de cavaco. Boa usinabilidade indica bom acabamento superficial e integridade, vida longa da ferramenta, e baixa fora e potncia. E quanto ao tipo de cavaco o ideal em pedaos. Como os aos so o material mais importante na engenharia, sua usinabilidade tem sido estudada extensivamente. Nestes materiais a usinabilidade pode aumentada pela adio de chumbo e enxofre obtendo-se os aos denominados de usinagem fcil. Os aos liga contm baixos teores de cromo, cobalto, nquel, molibdnio, tungst6enio, vandio e outros elementos, isolados ou em combinao. O que resulta em aos de usinabilidade mais difcil que os aos carbono comuns. Os aos inoxidveis apresentam baixa usinabilidade em relao aos aos de corte fcil. Quando a esses aos, acrescenta-se pequenas quantidades de enxofre, fsforo ou selnio a usinabilidade melhora consideravelmente em at 50%. A usinabilidade do ferro fundido apresenta grande variao. O ferro fundido cinzento e o nodular so de fcil usinagem enquanto que o ferro fundido branco de usinagem dificlima. O Alumnio comercialmente puro apesar de extremamente dctil apresenta baixa usinabilidade. As ligas mais resistentes com cobre tem usinabilidade razovel. As ligas com silcio so mais difceis de usinar. As ligas de magnsio so largamente empregadas na indstria aeronutica. As ligas mais comuns de magnsio, contm de 4 a 12% de alumnio, 0,1 a 0,3% de mangans e outros elementos como zinco, berlio, crio, cobre, prata, estanho e zircnio podem ser adicionados. Praticamente todas as ligas de magnsio apresentam excelente usinabilidade. O cobre comercialmente puro largamente utilizado na indstria eltrica. As presses especficas de corte do cobre e suas ligas so geralmente baixas, mas a usinabilidade no boa devido a alta ductilidade. O nquel puro um metal dctil de alta presso especfica de corte e difcil usinagem.

Os termoplsticos podem ser usinados, mas como apresentam baixa condutividade trmica, baixo mdulo de elasticidade, e baixa temperatura de amolecimento, a usinagem deve ser realizada com ferramenta com ngulo de sada positivo, ngulo de folga grande, pequena profundidade de corte e avano, alta velocidade de corte e suporte adequado para a pea. A refrigerao deve garantir que os cavacos no se colem na pea ou ferramenta. A usinagem de termoplsticos podem provocar tenses residuais, para elimina-las as peas devem ser recozidas a temperatura de 80o a 160o C e resfriadas lentamente no ambiente. Os termofixos apresentam usinabilidade semelhante aos termoplsticos entretanto, so frgeis e sensveis a gradientes de temperatura durante a usinagem. Os plsticos reforados por causa da presena de fibras so abrasivos e de difcil usinagem.

5.1.7 Materiais para Ferramentas de Usinagem


A seleo de materiais para ferramentas de usinagem para uma determinada aplicao um fator muito importante para o sucesso da fabricao. As ferramentas durante a usinagem esto sujeitas a : altas temperaturas, altas presses de contato e atrito com o cavaco e a superfcie j usinada da pea. Em funo disso a ferramenta deve apresentar as seguintes propriedades: Dureza: principalmente em temperaturas elevadas para garantir resistncia ao desgaste e resistncia mecnica nas temperaturas de trabalho. Tenacidade: a ferramenta deve resistir a impactos e esforos cclicos, comuns nas operaes de usinagem. Resistncia ao desgaste: para garantir uma durabilidade compatvel com o processo. Estabilidade qumica : no deve reagir com o material da pea ou contamina-lo. A seguir apresenta-se, na ordem em que foram desenvolvidas, categorias de materiais utilizados na fabricao de ferramentas para usinagem: Aos carbono e liga. Aos rpidos Ligas fundidas Metal duro Revestidas. Cermicas Diamante.

Os aos carbono e liga tem sido usados na fabricao de ferramentas desde 1880. Apesar de baratas e fceis de afiar as ferramentas no apresentam dureza a quente e resistncia ao desgaste suficiente para utilizao em usinagem com altas velocidades de corte. Os aos rpidos (HSS) so assim denominados porque foram desenvolvidos para trabalhar em altas velocidades de corte. Foram introduzidos por volta de 1900, o tipo de liga mais trabalhado para obteno de propriedades. Pode ser endurecido a profundidades regulveis, apresenta boa resistncia ao desgaste e so relativamente baratos. Por causa da sua tenacidade e alta resistncia a fratura, os aos rpidos so indicados para fabricao de ferramentas com ngulo de sada positivo e grande, so tambm indicados para operaes de corte no uniforme e para mquinas ferramenta com baixa rigidez sujeitas a vibrao.

Existem dois tipos de ao rpido: ao molibdnio (srie M) e ao tungstnio (srie T). A srie M contm at 10% de molibdnio e mais cromo, vandio, tungstnio e cobalto como elementos de liga. A srie T contm de 12% a 18% de tungstnio, com cromo, vandio e cobalto como elementos de liga. A srie M apresenta maior resistncia a abraso, menor distoro em tratamento trmico e mais barato, por isso, cerca de 95% das ferramentas de ao rpido so do tipo M. As ferramentas de ao rpido podem ser revestidas ou tratadas superficialmente por tratamento trmico para melhorar seu desempenho. So utilizadas principalmente na fabricao de ferramentas de formato complexo tais como: brocas, machos, alargadores, cortadores de engrenagens e de forma. A sua limitao est na velocidade de corte que relativamente menor que a permitida para ferramentas de metal duro. Introduzidas em 1915, as ligas fundidas de cobalto com 38% a 53% de cobalto, 30% a 33% de cromo e 10% a 20% de tungstnio, apresentam alta dureza e boa resistncia ao desgaste. Apesar dessas vantagens no so tenazes como o ao rpido e so sensveis ao impacto, em funo disso normalmente so utilizadas em corte contnuo em operaes de desbaste. Com relao ao ao rpido podem ser utilizadas com o dobro da velocidade de corte. Para operaes com alta velocidade de corte, foram introduzidas em 1930, ferramentas feitas de metal duro.Os dois grupos bsicos de carbonetos utilizados em ferramentas de metal duro so: tungstnio e titnio. O carboneto de tungstnio (WC) um material compsito de partculas de carboneto de tungstnio agrupadas numa matriz de cobalto. As ferramentas deste material so fabricadas atravs da sinterizao. A quantidade de cobalto afeta as propriedades da ferramenta, com o aumento do teor de cobalto a resistncia, dureza e resistncia ao desgaste diminuem enquanto que a tenacidade aumenta. As ferramentas de carboneto de tungstnio so utilizadas na usinagem de aos, ligas fundidas e materiais no ferrosos, tendo substitudo as ferramentas de ao rpido por permitir velocidades de corte mais elevadas. As ferramentas de metal duro so classificadas pela ISO em trs grupos denominados P, M e K, e ainda so subdivididos em cada grupo nos subgrupos P01 a P50, M01 a M40 e K01 a K40. O grupo P constitudo por ferramentas de elevada dureza a quente e resistncia ao desgaste, so indicados para usinagem de materiais que produzem cavacos contnuos tais como aos e materiais dcteis em geral, que por formarem uma rea de atrito grande com a superfcie de sada da ferramenta a aquecem a alta temperatura tendendo a desgast-la na forma de desgaste de cratera. O grupo K no resistente ao mecanismo que forma o desgaste de cratera e, por isso indicado para a usinagem de materiais frgeis que formam cavacos curtos, tais como ferro fundido e lates. O grupo M um grupo com propriedades intermedirias, sendo indicado para ferramentas com aplicaes mltiplas. comum a utilizao de pastilhas de metal duro com cobertura de carboneto de titnio, xido de alumnio, nitreto de titnio e carbonitreto de titnio. A finalidade dessas camadas aumentar a resistncia ao desgaste na regio que fica em contato com o cavaco, sendo possvel dessa forma combinar uma pastilha tenaz com uma superfcie bastante dura.

Materiais cermicos vem sendo utilizados na confeco de ferramentas desde a dcada de 50. O material cermico apresenta as seguintes caractersticas: dureza a quente e a frio, resistncia ao desgaste e excelente estabilidade qumica. Porm algumas propriedades desses materiais so inadequadas, por exemplo: baixa condutividade trmica e principalmente baixa tenacidade. As ferramentas cermicas podem ser base de xido de alumnio, nitreto de silcio ou de cermets (fase cermica e fase metlica). Os diamantes artificiais podem ser utilizadas no revestimento de ferramentas. A camada de diamante sinttico policristalino (PCD) constituda por partculas finas de diamante sinterizadas com cobalto, pode ser aplicada diretamente sobre uma pastilha de metal duro ou soldada por brasagem. Como propriedades tem-se alta condutividade trmica, altssima dureza, resistncia ao desgaste por abraso e relativamente alta tenacidade. Como pontos negativos destaca-se dificuldade de lapidao devido a anisotropia e reao qumica com o ferro em temperaturas moderadas. Devido a estas propriedades o diamante no pode ser utilizado na usinagem de metais ferrosos como o ao e o ferro fundido, sendo utilizado na usinagem de metais no ferrosos e materiais no metlicos, tais como: ligas de alumnio e cobre, plsticos abrasivos, resinas reforadas, cermicas, metais duros, pedras naturais e concreto.

5.1.8 Fluidos de Corte


So bastante utilizados na usinagem com o intuito de: Reduzir o atrito e desgaste. Reduzir foras e consumo de energia. Resfriar a regio de corte Auxiliar no transporte dos cavacos. Proteger as superfcies usinadas da corroso. Um fluido de corte pode ser um refrigerante e/ou um lubrificante. Dependendo do tipo de usinagem um efeito mais importante de que outro. No caso de usinagem com velocidade de corte elevada o efeito refrigerante mais importante, por outro lado, em operaes como furao, rosqueamento ou brochamento a caracterstica lubrificante mais importante bem como o transporte dos cavacos. Existem situaes onde a utilizao de fluidos de corte indesejvel, por exemplo, em operaes de fresamento onde o corte interrompido, o fluido refrigerante pode causar fatiga trmica. Os fluidos de corte podem ser de quatro tipos: leos. Emulses. Semi-sintticos. Sintticos. Na utilizao dos fluidos de corte importante observar os seguintes aspectos: Mtodo de aplicao: o sistema de aplicao do fluido de corte deve ser suficientemente eficiente e posicionado para garantir que o fluido desempenhe suas funes. Efeitos na pea: deve-se verificar a compatibilidade qumica entre o fluido utilizado e o material da pea para evitar o processo de corroso. Efeitos na mquina ferramenta: semelhante a efeitos na pea. Ambiental: intoxicao do operador, poluio do ar ou da gua, deve-se considerar a reciclagem ou tratamento do fluido de corte.

5.1.9 Questes para estudo dirigido


1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Comente as vantagens e desvantagens dos processos de usinagem. Como os processos de usinagem podem ser classificados quanto princpio base de corte. Quais os movimentos da ferramenta responsveis pela gerao de cavaco? Explique o mecanismo de formao de cavaco. Como calculado e qual a influncia do grau de recalque do cavaco? Quais so os tipos e formas de cavaco? Como a forma do cavaco pode ser controlada? Qual a fora de corte atuante na usinagem de um eixo de ao 1045, de dimetro 50 mm, rotao de 2000 rpm, profundidade de corte 2 mm e avano de 0,5 mm/volta ? Quais as variveis de processo que interferem na vida da ferramenta ? Quais so os tipos e mecanismos de desgaste de ferramentas de usinagem? Como pode ser monitorada a ferramenta em processo? O que usinabilidade ? Quais as propriedades que devem ser levadas em conta na seleo de material para ferramenta? Comente a aplicabilidade das ferramentas em funo do material da ferramenta. Porque os fluidos de corte so utilizados na usinagem ? Quais as consideraes na seleo e utilizao dos fluidos de corte.

9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) .

5.1.10 Bibliografia
DINIZ,2000 Diniz,A.E.; Marcondes, F.C.; Coppini, N.L.; Tecnologia da Usinagem dos Materiais;2000, Editora Artliber. KALPAKJIAN,2001 Kalpakjian,S.;Schmid,S.R.; Manufacturing Engineering and Technology, 2001; 4a. edio; Prentice Hall. FERRARESI,1977 Ferraresi,D.; Fundamentos da Usinagem dos Metais; 1977;Edgard Blucher. BATALHA, G. F. Fabricao e propriedades de metais duros WC-Co, dissertao de mestrado, UFSC, Florianpolis, 1987.

5.2 Classificao dos Processos de Usinagem


5.2.1 Processos de fabricao de peas assimilveis a slidos de revoluo
Os processos apresentados a seguir produzem superfcies de revoluo em peas: Torneamento: pode produzir superfcies cilndricas, cnicas ou segundo algum perfil, como exemplo de peas produzidas por este processo temos: eixos, pinos,etc. Faceamento: produz uma superfcie plana nas extremidades da pea ou pode ser utilizada para gerar um canal circular neste caso conhecida como sangramento axial. Perfilamento : utiliza ferramentas de forma para produzir peas com um determinado perfil. Torneamento interno: gera superfcies no interior da pea, normalmente utilizado para alargar um furo ou gerar um canal interno. Furao: gera furos na direo axial no centro da pea. Corte: utiliza uma ferramenta denominada bedame para cortar a pea. Rosqueamento: produz roscas de parafuso interna ou externa. Recartilhamento: utilizado para gerar um padro superficial.

Estas operaes normalmente so executadas em mquinas denominadas tornos, nestas mquinas a pea gira enquanto que a ferramenta desloca-se num plano que passa pelo centro de rotao da pea.

Figura 5.6 Representao esquemtica de operaes de usinagem para gerao de slidos de revoluo. (adaptado de KALPAKJIAN,2001)

5.2.2 Variveis de Processo - Geometria da ferramenta


A ferramenta utilizada nas operaes de torneamento normalmente apresenta uma nica aresta de corte. Estas ferramentas so normalizadas e tem como caracterstica vrios ngulos (oito) que interferem no processo de usinagem, os principais so o ngulo de sada e o ngulo de folga, alm dos ngulos, o raio de arredondamento tambm importante. O ngulo de sada interfere na fora, temperatura e resistncia da ferramenta. Um ngulo maior diminui a fora e temperatura, mas pode enfraquecer a estrutura da ferramenta. Quanto maior o ngulo de folga menor o desgaste da face de folga, e menor a resistncia da ferramenta. O raio de arredondamento influencia a rugosidade da superfcie usinada. Quanto menor o raio, mais rugosa ser a superfcie e menos resistente a ferramenta, mas raios grandes podem provocar vibrao durante a usinagem.

- Taxa de remoo de material


A Taxa de remoo de material (MRR) a quantidade de material removida por unidade de tempo, pode ser calculada pela expresso: MRR = *(D0+Df)/2 * d * f * N Onde : D0 : dimetro original; Df :dimetro gerado; .d: profundidade de corte; .f: avano N: rotao da pea. (3)

- Tempo de Usinagem
E o tempo de usinagem para um passe .t = L / (f N ) (4) onde:L : comprimento usinado.

- Foras de Usinagem
Foras de Usinagem: pode ser decomposta em trs componentes: fora de corte, avano e separao. A fora de corte atua na direo da velocidade de corte, a de avano na respectiva direo e a de separao tende a afastar a ferramenta da pea. A fora de corte pode ser calculada a partir da potncia de usinagem.

- Acabamento
Passes de desbaste e acabamento: na usinagem comum dar passes de desbaste com profundidade de corte e avanos grandes e dar um nico passe de acabamento com profundidade e avano pequenos.

-Velocidade de Corte
Material da ferramenta, Avano e Velocidade de Corte: os valores desses parmetros podem ser determinados a partir de dados obtidos experimentalmente e pelos fabricantes de ferramentas. A velocidade de corte pode ser calculada atravs da expresso: V=DN (5)

Fluidos de Corte
Fluidos de Corte: pode-se adotar as recomendaes do fabricante da ferramenta. Na literatura existem recomendaes de carter geral como em Ferraresi,1977.

5.2.3 Mquina Ferramenta - Tornos


Podem ser classificado nos seguintes tipos :

Torno universal. Revlver. Vertical. Copiador. Automtico. CNC controlados por computador.

Figura 5.7 Torno Revlver (adaptado de KALPAKJIAN,2001)

Os tornos normalmente so especificados pelo mximo dimetro que podem usinar, mxima distncia entre pontas e comprimento do barramento. Alm destas caractersticas os tornos diferem em formas construtivas (tipos) e potncia. Nas operaes de torneamento so utilizados acessrios: placa universal, placa de arraste, ponto rotativo, placa plana, luneta, mandril pina. Com relao a capacidade de produo, a tabela mostra a produo tpica de cada tipo de torno em peas por hora. Torno Universal Copiador Revlver CNC Automtico Produo 1 a 10 10 a 100 10 a 100 10 a 100 100 a 1000

A rugosidade superficial Ra obtida em operaes de torneamento varia de 6,3 a 0,40 m, e a tolerncia dimensional varia de 0,02 mm a 0,5 mm.

5.2.4 Operaes de Fresamento


Em complemento as operaes de torneamento que produz sees circulares, outras operaes de usinagem podem produzir geometrias mais complexas utilizando ferramentas mono cortantes ou multi cortantes. O processo de fresamento um processo bastante verstil, neste processo a ferramenta denominada fresa gira e desloca-se em vrias direes e ngulos para cortar o material.

Figura 5.8 Tipos bsicos de fresamento: tangencial, aplainamento e topo. (adaptado de KALPAKJIAN,2001)

Figura 5.9 Peas que podem ser produzidas por fresamento. (adaptado de KALPAKJIAN,2001)

Parmetros de Processo de fresamento Velocidade de corte


Velocidade de corte pode ser calculada pela expresso:

V=DN Onde D : dimetro da ferramenta. N : rotao da ferramenta.

Taxa de remoo de material


A taxa de remoo de material MRR = L w d / t Onde: L : comprimento usinado. w : largura usinada. .d : profundidade de corte. .t : tempo .

Fora de Corte
A fora de corte pode ser estimada a partir da potncia de usinagem.

Capacidade de Processo
Rugosidade superficial Ra [m] : 0,8 a 6,3 . Tolerncia [mm] : 0,05 a 0,25 . Taxa de produo [peas/hora]: 1 a 100.

Fresadoras
Universal: bastante verstil , pode se movimentar em vrios eixos, pode-se acoplar vrios equipamentos e dispositivos. A mesa pode ser posicionada at a 45o , tanto a direita quanto a esquerda. Normalmente o eixo rvore horizontal, mas pode-se acoplar o cabeote vertical e o eixo passa a ser vertical. Plana. Vertical.

Figura 5.10 Fresadora Universal. (adaptado de KALPAKJIAN,2001)

5.2.5 - Retificao
A retificao um processo de fabricao largamente utilizado na indstria metal mecnica. Normalmente utilizado em situaes onde h necessidade de timo acabamento superficial, grande preciso dimensional, ou ainda quando o material a usinar muito duro. Neste processo o material cortado por gro abrasivos, estes gros so pequenos, tem formato irregular, so duros e tem arestas cortantes afiadas. O cavaco produzido bastante pequeno. Os processos de retificao normalmente so classificados em: Plana. Cilndrica Cilndrica sem centros. Frontal.

Figura 5.11 Processo de Retificao Plana (adaptado de KALPAKJIAN,2001)

Abrasivos
Os abrasivos normalmente utilizados em ferramentas de retificao, conhecidas como rebolos so: xido de Alumnio. Carbeto de silcio. Nitreto cbico de boro. Diamante. O abrasivo deve possuir elevada dureza e ser capaz de quando fraturado produzir partes cortantes, esta caracterstica importante para a auto afiao da ferramenta. Os gro abrasivos so pequenos comparados as dimenses de outras ferramentas utilizadas na usinagem, o tamanho dos gros identificado pela granulao e expressos pelo nmero da peneira pela qual conseguem passar, quanto maior o nmero da peneira menor o tamanho dos gros. Para formar o rebolo os gros so reunidos atravs de aglomerante, uma carcterstica importante do aglomerante ser poroso para que o cavaco possa se alojar at ser retirado pelo fluido refrigerante. Os aglomerantes utilizados so vidro, resina orgnica, borracha e metal. A codificao dos rebolos padronizada, h uma codificao para os rebolos de xido de alumnio e carbeto de silcio e outra para os rebolos de diamante e nitreto cbico de boro.

Para os rebolos de xido de alumnio e carboneto de silcio so utilizados sete campos com o seguinte significado.

1 2 3 4 5 6

Smbolo do fabricante para indicar o exato tipo do abrasivo (opcional ). Tipo do abrasivo: A: xido de alumnio e C: carbeto de silcio. Granulao do abrasivo 8 a 600 Grau de dureza A - Z (extra macio extra duro). Estrutura 0 12 (densa aberta). Tipo do Aglomerante : V vitrificado, S-silicioso, B-resinide, Rborracha, RF-borracha reforada, E- goma laca, M-metlico, Ooxicloreto de magnsio. Identificao do rebolo dada pelo fabricante (opcional)

Para os rebolos de diamante e Nitreto cbico de boro so utilizados 8 campos 1 2 3 4 5 6 7 8 Smbolo do fabricante para indicar o tipo de diamante Tipo de abrasivo: D-diamante, B-nitreto cbico de boro Granulao do abrasivo 20 a 1000 Grau de dureza A Z (extra macio extra duro) Concentrao de diamante 25 100 (baixa-alta) Aglomerante: B-resinoide, M-metal, V-vitrificado. Alterao do aglomerante Espessura da camada de diamante.

Parmetros de Processo de retfica Fora


A fora de retificao pode ser calculada com base na potncia determinada experimentalmente. Na tabela a seguir apresenta-se a energia especfica para alguns materiais. Material Alumnio Ao carbono (1020) Ao ferramenta T15 Energia Especfica [ W s / mm3 ] 7 a 27 14 a 68 18-82

Velocidade de corte
No caso de retificao convencional pode-se adotar as recomendaes a seguir para velocidade perifrica, velocidade de avano e profundidade de corte. Velocidade perifrica Velocidade de avano Avano 1500 a 3000 m/min 10 a 60 m/min 0,01 a 0,05 mm/passe.

Вам также может понравиться