Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR - UECE

Comisso Executiva do Vestibular CEV

VESTIBULAR 2011.1
2 a F ASE
20 de dezembro de 2010

2o DIA
DURAO: 04 HORAS

GEOGRAFIA/HISTRIA
INCIO: 09h00min TRMINO: 13h00min

No de ORDEM DO CANDIDATO

Nome do candidato

Assinatura do candidato

No da IDENTIDADE DO CANDIDATO

No de INSCRIO DO CANDIDATO

Aps receber o seu carto-resposta, copie no local apropriado, com sua letra usual, a seguinte frase:

A vida no pode ser escrita a lpis.

Marque no local apropriado do seu

ATENO

CARTO-RESPOSTA o nmero 4 que o nmero do gabarito deste caderno de provas e que tambm se encontra indicado no rodap de cada pgina.

Outras informaes referentes prova constam na Folha de instruo que foi distribuda aos candidatos ao ingressarem na sala.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

LEIA COM ATENO


1. Aps receber o seu carto-resposta e antes de dar incio marcao de suas respostas, pinte no carto o interior do crculo correspondente ao nmero 4 que o NMERO DO GABARITO de sua prova.

MARQUE O NMERO DO GABARITO NO CARTORESPOSTA.


O nmero a ser marcado no carto-resposta o que se encontra ao lado e no rodap de todas as pginas deste caderno.

2. Marque suas respostas pintando completamente o interior do crculo correspondente alternativa de sua opo com caneta de tinta azul ou preta. vedado o uso de qualquer outro material para marcao das respostas. 3. Examine se o seu caderno de provas est completo ou se h falhas ou imperfeies grficas que causem qualquer dvida. A CEV poder no aceitar reclamaes aps 30 minutos do incio da prova. Em caso de troca do caderno de provas, verifique atentamente se o nmero do gabarito do caderno que voc est recebendo igual ao que deve ser trocado. O nmero que dever constar no carto-resposta o do ltimo caderno. 4. A CEV/UECE no se responsabilizar por erros de marcao no carto-resposta provenientes da troca de caderno de provas e preenchimento inadequado por parte do candidato. 5. Ao sair definitivamente da sala, o candidato dever entregar: (1) o carto-resposta preenchido e assinado; e (2) o caderno de provas assinado. Dever, ainda, assinar a folha de presena. Ser atribuda nota zero ao candidato que no entregar seu cartoresposta. 6. proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em qualquer parte de seu corpo.

PROVA III

PROVA IV

GEOGRAFIA 20 QUESTES

HISTRIA 20 QUESTES

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

PROVA III GEOGRAFIA


01.

05.

Na estrutura organizacional dos sistemas ambientais ou dos geossistemas o clima, o relevo e os recursos hdricos so considerados como fatores do(a) A) interface entre componentes abiticos e biticos. B) potencial ecolgico ou componentes abiticos. C) biota. D) explorao biolgica.

Assinale a alternativa que contm apenas ambientes de preservao permanente. A) dunas mveis, plancies flvio-marinhas e tabuleiros costeiros B) tabuleiros costeiros, plancies fluviais e mangues C) dunas fixas, nascentes fluviais e mangues D) falsias, plancies fluviais e planaltos sedimentares

06.

Tratando-se de assuntos pertinentes s mudanas climticas, aquecimento global e desenvolvimento sustentvel e outros temas relacionados ao equilbrio global, assinale a afirmao verdadeira. A) O desenvolvimento sustentvel requer, de modo exclusivo, a preservao da natureza e a intocabilidade e manuteno da qualidade dos recursos naturais. B) O desenvolvimento sustentvel um processo exclusivo de crescimento econmico sem implicaes na melhoria das condies sociais. C) O aquecimento global motivado pelo efeito estufa decorre da emisso de gases e aumento da concentrao de CO2 na atmosfera, contribuindo para as mudanas climticas. D) As mudanas que se pronunciam no tendero a repercutir na ocorrncia de transgresses ou de regresses marinhas.

02.

Tratando-se de questes cartogrficas, pode-se afirmar corretamente que A) em uma escala numrica de 1:250 000, cada centmetro no mapa equivale a 250 quilmetros na superfcie real. B) em uma escala numrica de 1:500 000, cada centmetro no mapa equivale a 50 quilmetros na superfcie real. C) paralelos e meridianos representam, respectivamente, as longitudes e latitudes. D) os mapas altimtricos representam as variaes topogrficas e de altitudes atravs das curvas de nvel.

03.

s reas planas oriundas da combinao de processos de deposio fluvial e marinha, geralmente sujeitas a inundaes peridicas, sendo revestidas por mangues, d-se o nome de A) plancie fluvial. B) plancie flvio-marinha. C) plancie flvio-lacustre. D) plancie de eroso.

07.

Tratando-se de estudos pertinentes geografia fsica, assinale a afirmao INCORRETA. A) No nvel fitogeogrfico ou da vegetao, analisa-se a distribuio dos biomas associando-a aos componentes abiticos dos ecossistemas. B) O estudo das condies hidroecolgicas da superfcie da terra avalia o potencial dos recursos hdricos que so dependentes do clima em termos de definio dos regimes fluviais, de permanncia do escoamento e da recarga dos aquferos. C) No campo do estudo pedolgico avalia-se a distribuio dos tipos de materiais rochosos, associando-a s demais condies geoambientais. D) No campo geolgico apresenta-se a distribuio dos principais tipos de rochas agrupando-os em formaes e em ordem cronolgica e estratigrfica.

04.

O termo tectnica ou tectonismo designa

A) processo que conduz ao derramamento de lavas na superfcie da terra. B) processo de desagregao fsica e qumica das rochas. C) movimentos transgressivos e regressivos do nvel do mar. D) movimentos internos verticais e horizontais que deformam a litosfera.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

08.

Ao processo de decomposio qumica que motiva o desenvolvimento de relevos de rochas calcrias (modelado karstico) d-se o nome de A) esfoliao. B) dissoluo. C) desagregao mecnica. D) intemperismo fsico.

12.

O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) um dado utilizado pela Organizao das Naes Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada populao. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definio desse ndice so utilizadas trs variveis bsicas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Para responder considere os itens: I. Expectativa de vida Renda per Capita Taxa de Exportao Taxa de Importao Educao

09.

Assinale a afirmao INCORRETA sobre o semi-rido brasileiro. A) Os processos de uso da terra tm induzido degradao dos solos, da biodiversidade e da perda da produtividade da agricultura tradicional. B) A disponibilidade de gua no mais um fator crtico, pois, com a construo de grandes audes, atende-se plenamente populao e s atividades que ela pratica. C) Sob o ponto de vista geoambiental, alm das vulnerabilidades climticas, grande parte dos solos encontra-se degradada. D) O fator limitante mais importante para a vida humana e animal e para as atividades produtivas agropecurias a escassez de recursos hdricos.

II. III. IV. V.

As trs variveis bsicas que compem o IDH so as dos itens A) I, II e IV. B) I, II e V. C) I, III e V. D) II, III e V.

13.

Analisando a rea do litoral cearense, correto afirmar que A) apresenta, na maior parte do ano, clima com temperaturas baixas devido s correntes martimas provenientes do sul do pas. B) apresenta uma economia semelhante ao restante do litoral nordestino, caracterizada pelo crescimento do turismo e o cultivo de cana-de-acar. C) est encoberta, em grande parte, por Mata Atlntica, idntica existente na Bahia, graas aos veres secos e aos invernos chuvosos. D) observa-se um aumento da concentrao humana relacionada ao aumento das atividades de comrcio e servios ligados ao turismo.

10.

Aos processos de desagregao fsica ou decomposio qumica das rochas e ao desgaste e remoo dos solos e das formaes superficiais da terra, d-se as denominaes respectivas de A) tectonismo e eroso. B) eroso e regolito. C) pedognese e intemperismo. D) intemperismo e eroso.

11.

A derrubada em grande escala da caatinga provoca, entre outros efeitos, A) o aumento exagerado da evapotranspirao. B) o aumento da absoro de matrias orgnicas pelo solo. C) o aumento dos processos de desertificao. D) o aumento das chuvas durante o ano.

14.

Nos ltimos 20 anos, os estados nordestinos ofereceram boas oportunidades para investimentos nacionais e estrangeiros, resultantes de polticas de iseno de impostos, subsdios e emprstimos especiais. Os trs estados nordestinos que apresentaram o maior crescimento no perodo indicado foram A) Cear, Pernambuco e Bahia. B) Sergipe, Piau e Cear. C) Alagoas, Piau e Sergipe. D) Bahia, Maranho e Pernambuco.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

15.

As regies brasileiras so agrupamentos das unidades da federao com o propsito de ajudar as interpretaes estatsticas, implantar sistemas de gesto de funes pblicas de interesse comum ou orientar a aplicao de polticas pblicas dos governos federal e estadual. H tambm outra forma de regionalizao nooficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil dividido em trs complexos geoeconmicos. Assinale, nas opes abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os trs complexos geoeconmicos. A) Amaznia, Centro-Sul e Pantanal B) Amaznia, Nordeste e Centro-Sul C) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal D) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul

18.

Toca Tocantins - Composio: Nilson Chaves e Jamil Damous Toca Tocantins Tuas guas para o mar Os meios no so os fins Por que vo te matar? Por que te transformar Em guas assassinas E nelas afogar a vida? Os versos acima apresentados exprimem A) as disputas entre o Estado do Par e Tocantins pelas riquezas naturais das regies em suas margens, ricas em ouro e solos agricultveis. B) a condio de rio de fronteira, por onde pistoleiros de aluguel conseguem escapar aps resolverem, bala, conflitos pela posse da terra no Par. C) a devastao da biodiversidade da Amaznia, sem nenhum respeito com as prticas conservacionistas e a riqueza da cultura local. D) a concentrao de indstrias qumicas s margens do rio Tocantins, essenciais para a produo de adubos e fertilizantes necessrios ao Centro-Oeste.

16.

Rede urbana um espao integrado de cidades e da populao que nelas vive e que, com o tempo, vai se hierarquizando, em funo da influncia que as cidades maiores exercem sobre as menores. A este respeito, analise as afirmaes a seguir sobre a rede urbana no Cear e assinale a afirmao verdadeira. A) O Cear, estado de economia em fase de industrializao, apresenta uma rede urbana forte, caracterstica de regio em desenvolvimento. B) Forquilha-Sobral-Fortaleza exemplo de hierarquia da rede urbana cearense, monopolizada pela Metrpole Nacional Recife. C) No Cear nota-se a presena de uma rede urbana mais hierarquizada, resultante de maiores ndices de urbanizao. D) A existncia de uma rede urbana no Cear parte do princpio de que no necessria uma intensa urbanizao acompanhada por uma industrializao.

19.

Em 2007, o Governo Federal lanou um pacote de investimentos denominado Programa de Acelerao do Crescimento (PAC). Dentre as obras mais polmicas do PAC est a transposio das guas do Rio So Francisco. Com relao aos impactos deste projeto considere as seguintes afirmaes. I. A qualidade da gua dos rios e audes das regies receptoras ser alterada com as guas do So Francisco. No haver riscos de reduo da biodiversidade das comunidades biolgicas aquticas nativas nas bacias receptoras. Haver a introduo de espcies de peixe prejudiciais ao homem na regio, como piranhas, que se alimentam de outros peixes.

II.

17.

A diminuio do ritmo de crescimento da populao brasileira, a partir dos anos de 1980, teve como causa fundamental a A) disseminao da prtica do aborto, em conformidade com a legislao vigente. B) reduo das taxas de natalidade, associadas aos processos de urbanizao. C) esterilizao de grandes efetivos demogrficos, a partir da laqueadura e da vasectomia. D) considervel emigrao para os pases localizados na zona temperada do globo.

III.

Est correto o que se afirma em A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) II e III, apenas. D) I e III, apenas.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

20.

Rotao de culturas uma tcnica agrcola de conservao que visa diminuir a exausto do solo. Isto feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubao sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espcies vegetais, numa mesma rea agrcola. A rotao de culturas vantajosa por que A) viabiliza a possibilidade de produo de vrios produtos na mesma safra. B) garante, ao agricultor, maior lucratividade em curtssimo prazo. C) diminui a longo e mdio prazo os gastos com recuperao de solo. D) aumenta a lucratividade do produtor por conta da qualidade do produto.

22.

O modelo de explicao que defende a criao, por meio de uma mente divina, do universo, da terra, da vida e do ser humano perfeitamente adaptado ao ambiente, tem ainda uma grande importncia para algumas sociedades. Sobre este modelo correto afirmar que A) afirma que os seres humanos e todos os seres vivos so resultados de um longo processo de hereditariedade de seus caracteres adquiridos ao longo do tempo. B) utiliza-se de conceitos oriundos da cincia para provar a existncia da vida e da matria. C) defende que tudo resulta da ao direta de um criador, sendo conhecida como criacionismo. D) um de seus maiores representantes foi Charles Darwin que o utilizou na elaborao de suas teorias.

PROVA IV HISTRIA
21.
Voc quer parar o tempo O tempo no tem parada Eu marco o tempo Na base da embolada Da rima bem ritmada Do pandeiro e do ganz (...)
VALENA, Alceu. Embolada do tempo. In: VALENA, Alceu. Na embolada do tempo (CD). Indie Records, 2005.

23.

O Reino de Kush foi o bero onde se desenvolveram importantes civilizaes e culturas. Teve um papel determinante como elo cultural entre diferentes povos do Mediterrneo e aqueles da frica subsaariana. Dentre suas caractersticas destaca-se o modo como o rei era eleito e o papel da mulher na poltica. Assinale a afirmao verdadeira. A) O Reino de Kush no consta nos relatos de Herdoto sobre a frica. B) O Reino de Kush foi o lendrio rival da antiga Nbia africana. C) A histria de Kush est estreitamente ligada histria do Egito. D) A economia cuxita foi precria devido pobreza do solo e escassez de gua.

O tempo um conceito complexo e, h muito, tem sido objeto de reflexes filosficas e cientficas. Sobre o tempo histrico correto afirmar que A) trata-se de uma iluso fictcia, portanto, sem definio. B) pode ser facilmente mensurvel pois ilimitado. C) no esclarece o processo de elaborao da realidade. D) resultado da ao dos seres humanos na terra.

24.

Por volta de 480 a.C., a China estava dividida em sete principados que guerreavam entre si. Depois de prolongadas guerras, em aproximadamente 221 a.C., Huang Ti, vitorioso, unificou a China e fundou a dinastia Chin. Sobre Huang Ti correto afirmar que A) iniciou um dos perodos do auge da cultura chinesa quando ocorreu a inveno da plvora, da impresso e da bssola. B) expandiu o Imprio Chins para a sia Continental, abriu a via da seda e iniciou o comrcio com as provncias romanas do Oriente. C) enfraqueceu o poder dos nobres chineses e enfrentou a invaso dos Mongis, liderada por Gengis Khan. D) dentre inmeras realizaes, adotou uma nica escrita e as mesmas leis para o pas, e iniciou a construo da grande Muralha.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

25.

Os Fencios ocuparam uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrneo e o atual Lbano. Tiveram prsperas cidades como Ugarit, Biblos, Beritos, Sdon e Tiros. Essas, por estarem localizadas em uma rea de intensa circulao dos povos da sia, da frica e da Europa foram invadidas e conquistadas sucessivamente por vrios imprios. Sobre os Fencios, assinale o correto. A) Com o objetivo de aumentar suas riquezas e solucionar problemas causados pela baixa produo agrcola tentaram conquistar novas terras e povos. B) A religio fencia foi muito conhecida no mundo antigo, tendo sido reformada por Zoroastro, tambm chamado de Zaratrusta. C) Esta civilizao est relacionada aos cananeus, e teve um comrcio bastante desenvolvido, sendo expert na navegao martima. Criou o alfabeto. D) Sua administrao foi configurada por um forte regime monrquico e centralizador, sua riqueza cobria os gastos da rica corte.

27.

O Corpus Iuris Civilis (Corpo do Direito Civil) a reunio e atualizao de inmeras leis imperiais romanas compiladas por ordem do imperador romano do Oriente, Justiniano. Obra extensa publicada em 533 d.C. contm noes fundamentais de direito civil. Sobre o Corpus Iuris Civilis, assinale o correto. A) No obstante o imenso volume da obra, representou a manuteno do ordenamento jurdico do direito romano sem repercusses maiores para o Direito Civil do Ocidente. B) Coleo monumental cuja repercusso esteve estritamente ligada ao direito cannico e eclesistico; uma coleo que constituiu a base estrutural da legislao crist antiga. C) Base da jurisprudncia latina, seus princpios jurdicos influenciaram legislaes europias, sendo a base de vrios cdigos civis, inclusive no Brasil. D) Este documento reuniu fragmentos de obras de juristas clssicos, entretanto, Justiniano manteve sua posio de teocrata e de representar-se como um porta-voz de Deus.

26.

28.

Herdoto e Tucdides elaboraram importantes trabalhos sobre Histria, Geografia, Poltica, Guerras. Para eles, na investigao histrica devia prevalecer o argumento da autoridade que eles obtiveram por meio dos relatos de viagem, da familiaridade com a multido de informantes. Sobre as obras de ambos os autores, assinale o correto. A) Herdoto e Tucdides reforaram em seus relatos a crena mtica de que os deuses participaram, assim como os homens, das guerras Greco-prsicas. B) Herdoto, em sua obra Ilada, escreveu sobre a Guerra entre Gregos e Troianos. Tucdides comps A Odissia, que narra o retorno de Ulisses aps a derrota de Tria para Grcia. C) Herdoto e Tucdides so personagens fictcios e lendrios da gigantesca obra do poeta Homero, autor dos maiores poemas picos da literatura grega antiga: Ilada e Odissia. D) Herdoto, em sua obra Histrias, escreveu sobre a invaso Persa na Grcia. Tucdides comps A Guerra do Peloponeso, a grande guerra entre Atenas e Esparta.

As profundas transformaes vividas pela sociedade inglesa no final do sculo XVIII desencadearam o processo de mudanas irreversveis, configurando o marco final da fase de transio do feudalismo para o capitalismo. Sobre este recorte histrico, correto afirmar que se trata da A) Revoluo Inglesa, tambm conhecida como Guerra Civil Inglesa. B) Revoluo Industrial, com as inovaes tcnicas. C) Revoluo Agrcola, com a difuso de novas tcnicas agrcolas. D) Revoluo Poltica, com as alteraes na estrutura social e econmica.

29.

Juan Domingos Pern, estadista e militar argentino, adotou uma poltica apoiada no Proletariado, no Exrcito e na Igreja; apoiou-se no populismo de cunho nacionalista, inspirado em doutrinas fascistas de propaganda aps a Primeira Guerra Mundial conquistando o apoio popular. Sobre o pensamento de Pern correto afirmar que A) inspirou vrios movimentos de libertao na Amrica Latina. B) foi radicalmente repudiado como fora poltica majoritria na Argentina. C) atualmente, no possui nenhuma representatividade no cenrio poltico argentino. D) tornou-se uma doutrina poltica conhecida como peronismo.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

30.

Nos anos 1940, a preocupao central dos Estados Unidos em relao Amrica Latina, no era a influncia sovitica nos movimentos polticos, mas as posturas nacionalistas de alguns governos e os movimentos que divergiam da influncia norte americana no tocante a uma poltica de afirmao nacional.
PEREIRA, S. L. G. Selees do Readers Digest, 1954-1964. Um mapa da intolerncia poltica. Tese de Doutorado: FFCL/USP. So Paulo: FFCL/USP, 2006. p. 22.

32.

Pode-se afirmar que o descaso inicial portugus com as terras brasileiras deveu-se ao fato de no terem sido encontrados rapidamente os metais preciosos. No entanto, o estado portugus possua outras limitaes que dificultavam a ocupao das terras. Dentre elas destacam-se as seguintes, EXCETO. A) A ausncia de uma mercadoria que sustentasse e justificasse a presena lusitana efetiva no Brasil. B) Os lucros auferidos com a rota das ndias, ou seja, o comrcio das especiarias no oriente. C) Uma populao numerosa, jovem e ativa constitua o imprio portugus, inclusive com uma populao masculina superior feminina. D) Faltava a Portugal recursos monetrios e humanos para um empreendimento to grande como colonizar o Brasil.

Sobre o controle dos Estados Unidos na Amrica Latina no decorrer da Guerra Fria, correto afirmar que A) no decorrer da Guerra Fria, os pases da Amrica Latina aliaram-se aos EUA para combater a influncia sovitica. B) os EUA mantiveram sua poltica de controle da Amrica Latina e utilizaram a Guerra Fria como pretexto. C) a Unio Sovitica aliou-se Amrica Latina como forma de defender-se do imperialismo dos EUA. D) apesar dos esforos para controlar a Amrica Latina no decorrer da Guerra Fria, os EUA no obtiveram sucesso.

33.

Quando D. Joo partiu para o Brasil, deixando seus sditos em Lisboa, mas escapando de Napoleo, a histria do Brasil foi alterada. Sobre os desdobramentos desse processo so feitas as seguintes afirmaes: I. Do Rio de Janeiro, o Prncipe Regente mantinha em funcionamento e segurana o Governo em Portugal. No Brasil, a chegada de D. Joo e sua Corte significou um perodo de relativo crescimento com a criao das instituies necessrias ao funcionamento da Coroa Portuguesa. A cidade de Salvador passou por uma grande onde de reformas para receber a Corte Portuguesa que ali se instalara.

31.

No Brasil, os europeus adotaram diferentes estratgias para tentar controlar os indgenas ao longo do perodo colonial. Sobre essas estratgias so feitas as seguintes afirmaes: I. A presena de missionrios cristos encarregados da conquista espiritual dos nativos representou uma importante estratgia neste processo. O surgimento de uma disputa pela f dos indgenas foi observado entre os padres vindos da Europa e os xams, lderes religiosos indgenas. Nessa disputa, os missionrios catlicos levaram vantagem e a Ordem Religiosa que mais obteve sucesso na tarefa de catequizar os ndios foi a Ordem Franciscana.

II.

III.

correto o que se afirma A) somente em II. B) somente em I e II. C) em I, II e III. D) somente em III.

II.

III.

34.

correto o que se afirma A) somente em I e II. B) em I, II e III. C) somente em II. D) somente em I e III.

Para conseguir participao poltica no incio do Sculo XVIII, os comerciantes do Recife precisaram enfrentar um conflito civil, posto que, at ento, todos os mercadores do Brasil Colonial eram excludos das Cmaras Municipais.
CABRAL DE SOUZA, George F. Revista de Histria da Biblioteca Nacional. Ano 5, n. 53. p. 56-57.

O fragmento acima faz meno A) Revolta de Felipe dos Santos. B) Guerra dos Mascates. C) Revolta de Beckman. D) Guerra dos Emboabas.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

35.

Como fatores apontados para a desarticulao do movimento conhecido como BALAIADA, foram listados os seguintes: I. A represso do governo que acabou esmagando a resistncia popular com a retirada do movimento de elementos da oligarquia maranhense. O papel desempenhado pelas lideranas que asseguraram a forte unidade ideolgica do movimento. A ausncia de unidade ideolgica e poltica entre os envolvidos no movimento.

37.

O grande interesse da Inglaterra na extino do trfico negreiro no Brasil devia-se A) preocupao humanitria e filantrpica pela sorte dos escravos. B) necessidade de ampliao do mercado consumidor brasileiro para as suas mercadorias. C) necessidade de converso dos africanos ao protestantismo, somente. D) ao desejo de contribuir para o crescimento do processo de industrializao no Brasil.

II.

III.

Dentre os fatores citados anteriormente, realmente contriburam para a desarticulao do movimento os listados A) nos item I e II, apenas. B) nos itens I e III, apenas. C) nos itens I, II e III. D) nos itens II e III, apenas.

38.

Em 1939, em Pleno Estado Novo, foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). No que diz respeito s funes deste rgo do governo, analise os seguintes itens. I. Centralizar, coordenar, orientar a propaganda nacional interna ou externa e servir permanentemente como elemento auxiliar de informao dos ministrios. Estimular a produo de filmes nacionais e classificar filmes educativos, bem como promover e organizar a propaganda turstica. Organizar e dirigir o programa de radiodifuso nacional, fazer censura ao teatro, cinema e as funes recreativas de qualquer natureza, da literatura imprensa.

36.

Desde que os portugueses encontraram o ouro no Brasil, tanto o escoamento da produo colonial quanto o abastecimento das regies produtoras foram feitos no lombo de animais de carga.
SUPRINYAK, Carlos Eduardo. Revista de Histria da Biblioteca Nacional. Ano 5, n. 52, p 76/77.

II.

III.

Com relao ao tema do fragmento acima, analise as afirmaes a seguir. I. O comrcio de animais de carga gerou imensa prosperidade para aqueles que lidavam com essa atividade, pois os animais que circulavam pelos caminhos das tropas significavam, eles mesmos, intensa atividade econmica. Entre os sculos XVIII e XIX, essa atividade comercial, apesar de ter sido alvo de pesados impostos, fortaleceu a economia das regies Sul e Centro-Sul do Brasil (hoje Sudeste). Estes animais viabilizavam o transporte das riquezas no interior da Colnia e no constituam-se em fonte rentvel, posto que tinham longas distncias a percorrer e morriam facilmente.

So realmente funes do Departamento de Imprensa e Propaganda as listadas nos itens A) I e III, apenas. B) I, II e III. C) II e III, apenas. D) I e II, apenas.

II.

39.

III.

At 1910, a maioria dos imigrantes estrangeiros que chegavam ao Brasil pelo Porto de Santos era oriunda de regies pobres da Europa e ficava, muitas vezes, trabalhando e residindo em So Paulo. A maioria desses imigrantes consistia de A) portugueses. B) alemes. C) italianos. D) espanhis.

correto o que se afirma em A) I, apenas. B) I, II e III. C) I e II, apenas. D) II e III, apenas.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2011.1 2a FASE 20 de DEZEMBRO de 2010 2o DIA GEOGRAFIA E HISTRIA

Pgina

10

40.

No seu curto governo, Jnio Quadros ensaiou o estabelecimento de relaes diplomticas com vrios pases do bloco socialista. Segundo o referido Presidente, o objetivo de tal ao seria A) fortalecer as relaes entre os pases do Cone Sul (Amrica do Sul). B) estabelecer uma poltica de submisso do terceiro mundo aos pases socialistas. C) tentar estabelecer uma poltica externa dependente e ao mesmo tempo de neutralidade em relao aos pases socialistas. D) conquistar novos mercados e ampliar as exportaes brasileiras.

O nmero do gabarito deste caderno de provas 4.

Вам также может понравиться