Вы находитесь на странице: 1из 38

Jullie Cristhie da Conceio

Mestranda em Educao FAED/UFGD


Dourados MS

Paulo Gomes Lima

Escolar pela - UNESP (2005), Mestrado em Educao pela - UNICAMP (2001) e graduao em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A nfase de seus estudos situa-se no mbito da Educao Superior e a articulao com a Educao Bsica, Polticas Pblicas para a Educao Brasileira, Fundamentos da educao e Gesto Educacional com imerso em Filosofia e Histria da Educao. Professor Adjunto do PPGEdu a Faculdade de Educao da UFGD.

- Ps-Doutorado na UNICAMP, Doutorado em Educao

Maria Alice de Miranda Aranda

- Graduada em Pedagogia (1991), Especialista em Gesto/Administrao Educacional (2001), Mestre em Educao (2004) e Doutora em Educao (2009), pela (UFMS). Atuou na docncia e na gesto em escolas pblicas de educao bsica e em rgos do sistema municipal de ensino: SEMED e COMED. Tem experincia na rea de Educao no que tange gesto/administrao educacional e formao de professores/gestores. Atualmente professora adjunta da Faculdade de Educao FAED-UFGD.

Antonio Bosco de Lima - Possui graduao em Letras pela Faculdade de

Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Pires (1983), graduao em Pedagogia pela Faculdade de Fisolofia, Cincias e Letras de So Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (2001). Atualmente Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlndia. Tem experincia na Educao Bsica como Professor e Diretor de Escola, e na Educao Superior ministra aulas na rea Polticas e Gesto da Educao na graduao e n PPGEd/UFU.

primeira, desenvolvida por Paulo Gomes Lima (UFGD), analisa a trilogia Estado, polticas educacionais e escola no Brasil.
A

A segunda de autoria de Maria Alice de Miranda Aranda (UFGD) fruto de sua tese de doutoramento.

Conclui-se o painel com uma abordagem sobre gesto democrtica desenvolvida por Antonio Bosco de Lima (UFU/FAPEMIG), que problematiza a gesto escolar atual a partir do processo de redemocratizao na dcada de 1980.

Painel - Trs pesquisas transversalizad as;

Trs momentos, tomando como fio condutor o contexto da educao brasileira a partir da dcada de 1980 e com maior nfase na dcada de 1990:

O Estado e a escola no Brasil,

as polticas educacio nais no Brasil: consensu alidade e naturaliz ao,

Estado, polticas educacio nais e escola no Brasil: alternativ as?

As formas de regulao transnacional de mercado ao final da dcada de 1980 impulsionaram um quadro de reorganizao da lgica capitalista na perspectiva de mudana reestruturativa da produo, do papel do Estado, enquanto agente regulador e dos meios para a naturalizao de seus pressupostos, dentre os quais a educao e o combate misria eram comumente o foco.

As polticas educacionais no Brasil no estiveram e no esto imunes orquestrao da ordem capitalista mundial; como observa Sanfelice (2002,p.XVI-XVII).

[...] a partir da dcada de 1970 h uma preocupao com a reestruturao produtiva em nvel internacional [...]

Havia que se justificar o processo de neocolon izao do capital, cujo processo de naturaliza o precisava ser legitimado .

Isso vai se dar inicialmen te com o PROMED LAC, assinado em 1979 pelos pases da regio, passando a ser chamado de PRELAC .

Tais ideais perpassara m a dcada de 1980 criando eco na Conven o das Naes Unidas sobre os direitos da criana (1989).

Outros eventos internacio nais que se seguiram foram a Confernc ia Mundial sobre Educao para Todos (1990), Encontro Mundial de Cpula pela Criana (1990),

Encontro de Nova Delhi (1993) e a Reunio de Kingston na Jamaica em 1996, em que o Brasil fora solidrio assignante .

No Brasil a partir da Constituio Federal de 1988 na projeo de eliminar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental, assegurar o acesso e permanncia da criana na escola e favorecer uma qualidade sustentvel de educao

Na LDBEN 9.394/96, tida como a mais democrtica das legislaes educacionais no Brasil, o estreitamento legal aproxima as necessidades educacionais debatidas por meio de polticas pertinentes s polticas e estratgias do Banco Mundial.

[...] as polticas educacionais consentidas e naturalizadas caracterizamse como uma das faces da reorganizao do metabolismo do capital, que certamente no se encerra com medidas pontuais em si ou pelo reconhecimento do estado de expropriao de direitos,

mesmo porque a excluso social e a explorao selvagem do trabalhador alcanam uma dimenso contraditria e difusa na estrutura de poder na relao explcitoimplcito.

As propostas de reforma e em particular o caso das polticas educacionais propostas pelo Estado no so emanadas da solicitao social como sanadora das desigualdades e injustias sociais, ao contrrio,

implementou sem maiores resistncias pela adeso incontinentido iderio neoliberal prescrito pelos organismos multilaterais como caminho salvacionista [...].

caracterizam-se como um receiturio que, desprezando o contexto real das condies sociais, reduzem a complexidade do todo doses homeopticas com a medicao inapropriada

e ainda por cima com percentuais de atendimento delimitados a exemplo do procedimento tecnicista quanto as polticas educacionais do EUA, o que o tucanato (1995-2002)

So paradoxais as evidncias que demarcam nitidamente que o significado do princpio que vem regendo a participao na gesto democrtica da educao no o mesmo quando se faz a anlise de situaes ocorridas no Brasil nos anos finais da dcada de 1970 e anos iniciais da dcada de 1980 e as relaciona com situaes ocorridas no ps1988, em especfico no decorrer da dcada de 1990 e, mais precisamente, nos anos iniciais do sculo XXI, tempo histrico deste estudo. Em vista disso, muitas evidncias foram materializadas no ps-1988, marco da elaborao da Constituio Federal de 1988, com acento no incio e decorrer da dcada de 1990, caracterizando outro momento com caractersticas visveis do modelo econmico chamado de neoliberalismo.

mudana na funo do Estado em relao ao exerccio das polticas pblicas; nfase nas reformas; a corrida pela busca da modernizao administrativa e econmica; a descentralizao, a defesa do consenso em substituio ao conflito; a busca de parcerias; a nfase nas polticas de participao da sociedade civil.
O discurso pautado na participao popular, mas na prtica se percebe uma inibio da percepo dos sujeitos histricos quanto ao autoritarismo crnico atrelada prpria correlao de foras na busca do poder dentro das instituies, pontos que no deixam entrever limites impostos.

Participao
vem sendo fundamentada numa concepo de mundo imposta mecanicamente pelo ambiente exterior, entretanto o que se defende a participao ativa na produo histrica do mundo, cujas possibilidades para coloc-la em prtica no so facilmente encontradas no seio desta sociedade, mas que precisam ser buscadas continuamente nas contradies e nas mediaes existentes no prprio seio desta mesma sociedade, segundo orientaes gramscianas.

[...] a poltica social uma poltica pblica, cuja qualidade dada ao termo pblica deve ter o intrnseco sentido de universalidade e totalidade (PEREIRA, 2008, p. 174, grifo da autora).

[...] poltica social definida como uma rea de atividade cujo alvo e interesse deve ser conhecido, bem como as estratgias, os meios, a organizao prvia, o amparo legal e financeiro.

Senna (2000) no sentido de que esta autora mostra que a poltica educacional brasileira ainda est longe de ser considerada como uma poltica global, de carter universal.

[...] a poltica educacional de responsabilida de do Estado, mas que, indiscutivelme nte, no precisa ser planejada pelos seus organismos, vez que sua implantao e implementa o depende da participao dos sujeitos histricos que utilizam esse servio [...].

A gesto pblica participativa na educao vem fazendo parte do rol de orientaes planejadas pelas instituies sociais coordenadas pelo poder central que implanta e/ou implementa programas, decide quais instrumentos sero viveis para a populao escolar participara das decises.

[...] os programas Democratizao da Gesto nos Sistemas de Ensino e Gesto da Poltica de Educao foram criados com o objetivo de promover e de fortalecer esse sistema de participao na gesto educacional pblica.

Conclui-se que continua em voga a concepo liberal de democracia buscando apenas incrementar a participao poltica via Conselhos.

Portanto, tem-se a participao como ponto de convergncia na gesto da poltica educacional dos anos iniciais do sculo XXI fazendo a relao entre o Estado e a Sociedade,

mas apenas como um meio que aspira ao bemestar de todos na sociedade capitalista, demarcando considervel distncia em direo a um projeto de sociedade que conceba a todos os homens o estatuto de sujeito da histria.

Tanto Karl Marx quanto Mikhail Bakunin afirmam que, quando queremos superar um projeto porque j temos outro projeto substituto.

a partir desta tese que o autor desenvolver o trabalho [...].

Marx assevera que a humanidade s apresenta problemas que capaz de resolver, o que indica que, o problema s surge quando as condies objetivas para a sua resoluo ou j existiam ou estavam sendo construda. Tratar a gesto democrtica como um elemento possvel, decompondo a sua prtica realizada, despindo-a de sua auto-suficincia e de sua caracterstica panacia.

1 2

A ideia tratar a anlise da gesto democrtica a partir daquilo que foi preconizado/idealizado como gesto democrtica (tese), aquilo que temos, ou seja, o que tem sido a gesto (anttese), e, a partir destes elementos, compor algumas idias de um vir a ser, aquilo que entendemos e queremos com a gesto democrtica (sntese).

A gesto democrtica, como a democracia, um processo, e como tal no produto acabado. E, por estar em constante construo, oscila entre as possibilidades participativas e os limites centralizadores.

Existem trs elementos bsicos para a construo da gesto democrtica: a descentralizao, a autonomia e a participao. Sendo que a descentralizao contempla os preceitos da autonomia e da participao. Um processo de descentralizao articula o poder poltico de projetar e planejar de forma autnoma e participativa o ente descentralizado, aquilo que conhecemos como poder local. No existe, portanto descentralizao sem autonomia e sem participao. Tampouco gesto democrtica.

Dos trs postulados podemos fazer uma sntese:


a gesto democrtica s possvel quando o poder est descentralizado, e, claro, existem sujeitos participativos no processo, que ao atuarem no processo decisrio contribuem para consolidar o movimento histrico necessrio para tornar as instituies democrticas e, assim, fazer a democracia avanar.

Destaque no texto:

A participao como base e princpio do processo democrtico.

o elemento participao para por em discusso a efetividade, a possibilidade e a necessidade de gesto democrtica.

A efetividade da gesto democrtica est ligada a sua infalibilidade.


1 - de supor que no capitalismo teremos uma democracia plena, afinal o capitalismo no casa com a democracia [...] 2 - erro acreditar que no capitalismo igualdade pode ser compartilhada com liberdade. No capitalismo a igualdade abafada pela liberdade.

[...] de infalibilidade como eixo central para a democratizao cai em dois erros:

A democracia e a gesto democrtica construo da classe trabalhadora.


Nas lutas conjuntas, na sociedade organizada. Ela no pode ser reduzida a canais legtimos de participao: o Conselho de Escola, as Eleies de Diretores, as Associaes de Pais e Mestres e o Projeto Poltico-Pedaggico. O que significa que a democracia no pode estar na cabea de alguns, tampouco ser obra de uns poucos, mas um projeto de vida coletivo.

Como processo e como construo coletiva. A sua efetividade ento est pautada nas mobilizaes.

Da a necessidade de entender a gesto democrtica como um ir e vir.

A gesto democrtica no pode ser reduzida a uma dimenso instituda, ela , sempre instituinte e instituda.

Decorre da os seus princpios: descentralizao, participao e autonomia.

Descentralizao s se realiza pelos elementos instituintes e institudos: participao e autonomia.

que so basilares para a concretizao da democratizao, o que indica, uma relao de poder, a socializao do poder, a participao no poder.

Gesto democrtica s se configura se articulada a partir do modelo democrtico-participativo, o que significa superar a perspectiva meramente representativa que as eleies, os colegiados e a demais formas de manifestao e organizao foram ganhando nos ltimos anos.

Isto requer, por um lado, a necessidade do compromisso poltico dos gestores e, por outro, do compromisso de cada membro da organizao, o que significa, ter estabelecido, sistematizado e condensado quatro quesitos bsicos para a implementao da gesto democrtica: gostar de participar, querer participar, ter conhecimento do objeto de participao e se reconhecer neste objeto, ter o poder de participao nas tomadas de deciso (BORDENAVE, 1992).

A gesto democrtica, a partir da efetivao de uma participao transformadora,

pela dimenso do campo da formao e do campo de trabalho.

passa por questes subjetivas e objetivas em suas duas dimenses pela dimenso do plano real e pelo plano das necessidades de cada um e,

Gesto democrtica no nada daquilo que pressupe uma idealizao progressiva de autonomia e poder decisrio.

O que temos concretamente no tem sido uma prtica emancipatria, mas uma centralizao de decises substantivas, enquanto o suprfluo fica para ser decidido pelo que aprendemos a chamar de comunidade escolar.

Gesto escolar democrtica muito mais do que fiscalizar a escola, contribuir financeiramente, cuidar de alunos no intervalo, ajudar na feitoria da merenda, ajudar a pintar, varrer, cuidar da escola.

preciso estabelecer o pacto coletivo, de escolhas coletivas, onde cada um de ns sujeito da histria, e responsvel por ela.

Referncia:

LIMA, Paulo Gomes; ARANDA, Maria Alice de Miranda; LIMA, Antonio Bosco de. Estado, polticas educacionais e gesto democrtica da escola no Brasil. [PAINEL/CD-ROM]. In Anais do XV Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino (ENDIPE). Belo Horizonte/MG: UFMG, 2010.

Вам также может понравиться