Вы находитесь на странице: 1из 9

DIREITO CIVIL

RESOLUO DE QUESTES OAB 2009.3 Assinale a opo correta a respeito da transmisso e das modalidades de obrigaes. a) A obrigao pura qualificada por uma condio, termo ou encargo. b) Tratando-se de assuno de dvida, o novo devedor pode opor ao credor as excees pessoais que competiam ao devedor primitivo. c) A cesso de crdito pro soluto transfere o crdito sem que tal transferncia possa significar a extino da obrigao em relao ao devedor. d) Na obrigao de resultado, o devedor ser exonerado da responsabilidade se provar que a falta do resultado previsto decorreu de caso fortuito ou fora maior. Transmisso das obrigaes: transmisso do crdito (cesso de crdito) e transmisso do dbito (assuno da dvida). Os elementos acidentais (condio, termo ou encargo) no so impostos pela lei em relao ao mbito de um negcio jurdico; so impostos por mera conveno entre as partes. Elementos essenciais do negcio jurdico: art. 104 do CC (validade). Obrigao pura aquela que no tem nenhuma presena de elemento acidental. Art. 299 do CC: hiptese de transmisso de obrigao (transmisso de dbito, dvida). Art. 302 do CC: o novo devedor no pode opor ao credor as excees pessoais que competiam ao devedor primitivo. Cesso de crdito: Cedente (aquele que cede o crdito) crdito cedido) Cedido (devedor) cessionrio (recebe o

Entre cedente e cessionrio h dois tipos de responsabilidade: - responsabilidade veritas nominis: aquela da qual o cedente responde perante o seu respectivo cessionrio pela existncia do crdito ao tempo em que ele foi cedido (art. 295 do CC). a regra! - responsabilidade bonitas nominis: o bom nome do devedor. Enquanto cedente, no h responsabilizao pessoal pela solvncia do devedor. O cedente s responde perante o cessionrio pela solvncia do devedor se para tanto se obrigou expressamente (art. 296 do CC). a exceo! A cesso de crdito pode ser do tipo: - Pro soluto: rompimento entre cedente e cedido.

DIREITO CIVIL

- Pro solvendo: o cedente se encontra ainda interligado ainda com o devedor. A cesso de crdito pro soluto transfere o crdito fazendo com que tal transferncia signifique a extino da obrigao em relao ao devedor, pois no vai mais manter com ele qualquer relao.

Na obrigao de meio busca-se todos os meios cabveis para conseguir chegar ao fim almejado. Ex.: advogado ganhar ou no ganhar a causa. Na obrigao de resultado assume-se inteiramente a responsabilidade de buscar o resultado almejado independente de haver caso fortuito ou fora maior. Ex.: mdico na cirurgia plstica esttica. OAB 2009.3 No que se refere aos contratos, assinale a opo correta. a) O mandato escrito materializado por meio da procurao, como ocorre com o mandato judicial que o advogado recebe de seu cliente. b) Dono de hotel, por no ser considerado depositrio, no responde por roubo de bagagem dos hspedes efetuado pelos empregados dentro do estabelecimento. c) Somente lcito s partes estipular contratos tipificados no Cdigo Civil. d) O tutor pode dar em comodato, sem autorizao especial, as coisas confiadas sua guarda, desde que o faa para atender s necessidades do tutelado Nem todo mandato escrito (art. 656 do CC). Art. 653 e art. 654 do CC. Art. 1.542 do CC. Art. 692 do CC. O dono de hotel depositrio fiel das malas e bagagens dos hspedes (art. 649 do CC). Art. 425 do CC: possibilidade de estabelecer contratos atpicos. Art. 1728 do CC. Art. 580 do CC. OAB 2009.3 Assinale a opo correta no que se refere aos contratos tipificados no Cdigo Civil brasileiro.

DIREITO CIVIL

a) No contrato de doao, so revogveis por ingratido as doaes puramente remuneratrias e as oneradas com encargo j cumprido. b) Tanto o contrato de empreitada quanto o de prestao de servio geram obrigao de resultado. c) O contrato de compra e venda subordinado condio de dissoluo caso o objeto do contrato no seja do agrado do comprador denomina-se venda a contento (at aqui esta correta), clusula sempre presumida nos contratos de compra e venda. d) O contrato estimatrio aleatrio e deve ter por objeto coisa mvel. Art. 564 do CC. No contrato de empreitada h uma obrigao de resultado. J no contrato de prestao de servio no. A venda a contento no presumida. Para que ela prevalea deve ser imposta expressamente pelos contratantes.

Contrato estimatrio: art. 534 do CC. Contratos aleatrios: - emptio spei: art. 458 do CC. Risco integral, inclusive sobre a existncia da coisa. - emptio spei speratae: art. 459 do CC. O risco assumido s se impe acerca da quantidade da coisa. OAB 2009.3 Assinale a opo correta a respeito dos vcios redibitrios e da evico. a) As partes podem inserir no contrato clusula que exclua a responsabilidade do alienante pela evico. b) O adquirente, ante o vcio redibitrio da coisa, somente poder reclamar o abatimento do preo. c) No h responsabilidade por evico caso a aquisio do bem tenha sido efetivada por meio de hasta pblica. d) Se o alienante no conhecia, poca da alienao, o vcio ou defeito da coisa, haver excluso da sua responsabilidade por vcio redibitrio. Vcios redibitrios: defeito inerente na prpria coisa. S possvel reclamar no mbito de contrato comutativo (art. 441 do CC). Traz a possibilidade de o contrato ser resolvido ou abatimento proporcional do preo (art. 442 do CC). Evico: o vcio no direito sobre a coisa (art. 447 do CC). S possvel faz-lo se o contrato for oneroso. Art. 448 e art. 449 do CC.

DIREITO CIVIL

Art. 441 e art. 442 do CC. Art. 447 do CC. Art. 443 do CC. OAB 2009.3 No que se refere aos institutos da posse e da propriedade, assinale a opo correta. a) Ao possuidor de m-f sero ressarcidas somente as benfeitorias necessrias e teis, no lhe assistindo o direito de reteno pela importncia das benfeitorias necessrias. b) Caracteriza usucapio a posse, por cinco anos, de coisa mvel, desde que comprovada a boa-f do possuidor. c) Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietrio, as sementes, plantas e construes, com direito a indenizao se procede de boa-f. d) A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, anula a indireta, de quem aquela foi havida. Art. 1.220 do CC. Art. 1.260 e art. 1.261 do CC. Art. 1.255 do CC. Art. 1.197 do CC. OAB 2009.3 Assinale a opo correta com relao aos bens. a) So benfeitorias teis as que tm por fim conservar a coisa ou evitar que ela se deteriore. b) O possuidor de m-f tem direito a ser indenizado pelas benfeitorias necessrias, podendo exercer o direito de reteno do bem caso no seja reembolsado do valor dessas benfeitorias. c) Considera-se compra e venda imobiliria a alienao de safra de soja ainda no colhida. d) A cesso de direitos autorais por um escritor no exige a outorga do seu cnjuge, por esses direitos serem considerados mveis para os efeitos legais. Art. 96 do CC1.
Art. 92. Principal o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessrio, aquele cuja existncia supe a do principal. Art. 93. So pertenas os bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. Art. 94. Os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das circunstncias do caso. Art. 95. Apesar de ainda no separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. Art. 96. As benfeitorias podem ser volupturias, teis ou necessrias. 1o So volupturias as de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor.
1

DIREITO CIVIL

Art. 1.220 do CC2. A doutrina aponta a classe dos bens mveis por antecipao: quando se contrata a aquisio a uma safra futura. Apesar de ainda se encontrar presa ao solo (bem imvel) sabe-se que a partir do momento que a soja se encontrar apropriada para a colheita ganhar seu status de bem mvel. Assim, a alienao de safra de soja ainda no colhida considera-se compra e venda de bens mveis por antecipao. Art. 83, III do CC: bens mveis por determinao legal no se exige a outorga conjugal. OAB 2009.2 Assinale a opo correta respeito da prescrio e da decadncia. a) Pode haver renncia decadncia prevista em lei por aquele que a aproveita. b) A pretenso condenatria no exercitada no prazo legal sujeita-se aos efeitos da decadncia. c) A prescrio iniciada contra o credor continua a correr contra o sucessor universal absolutamente incapaz. d) No corre prescrio enquanto pendente a condio suspensiva em relao ao negcio jurdico. Art. 209 do CC: nula a renncia da decadncia quando fixada em lei. Nesse caso, sujeita-se aos efeitos da prescrio (e no da decadncia). Art. 189 do CC. Art. 196 do CC. Art. 198, I do CC. Art. 199 do CC. OAB 2009.2 Assinale a opo correta acerca das pessoas naturais e jurdicas. a) A personalidade civil da pessoa natural tem incio a partir do nascimento com vida, independentemente do preenchimento de qualquer requisito psquico. b) O indivduo de 16 anos de idade, ao contrair casamento, adquire a plena capacidade civil por meio da emancipao (at aqui esta correto), voltando
2o So teis as que aumentam ou facilitam o uso do bem. 3o So necessrias as que tm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore. Art. 97. No se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acrscimos sobrevindos ao bem sem a interveno do proprietrio, possuidor ou detentor. Art. 1.219. O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se no lhe forem pagas, a levant-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias e teis. Art. 1.220. Ao possuidor de m-f sero ressarcidas somente as benfeitorias necessrias; no lhe assiste o direito de reteno pela importncia destas, nem o de levantar as volupturias.
2

DIREITO CIVIL

condio de incapaz se, um ano aps o casamento, sobrevier a separao judicial. c) Na sistemtica do Cdigo Civil, no se admite a declarao judicial de morte presumida sem decretao de ausncia. d) A existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado comea com o incio de suas atividades jurdicas. Art. 2 do CC Teoria natalista (majoritria): nasceu com vida adquiriu personalidade civil e adquiriu capacidade de direito. Art. 5, nico do CC. Art. 6, parte final c/c art. 22 e seguintes do CC e art. 7 do CC3. Art. 45 do CC4.

Exame OAB 137 SP: Pessoa todo ente fsico ou moral suscetvel de direitos e obrigaes, sendo, portanto, sujeito de direitos. Tendo o fragmento de texto acima como referncia e considerando os dispositivos do Cdigo Civil relativos s pessoas natural e jurdica, assinale a opo correta. a) A capacidade de exerccio da pessoa natural corresponde sua inaptido para ser sujeito de direito. b) A capacidade de exerccio ou de fato da pessoa natural pressupe a de gozo ou de direito, mas esta pode subsistir sem aquela. c) A incapacidade relativa da pessoa natural no pode ser suprida. d) O estado poltico (correto seria estado civil) da pessoa natural indica a sua situao em relao ao matrimnio e ao parentesco consanguneo ou por afinidade. A capacidade de exerccio (capacidade de fato) da pessoa natural corresponde sua aptido para ser sujeito de direito. O que no pode ser suprida a incapacidade absoluta. OAB 2009.3 Acerca da responsabilidade civil por fato de outrem, assinale a opo correta.
Art. 6o A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucesso definitiva. Art. 7o Pode ser declarada a morte presumida, sem decretao de ausncia: I - se for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida; II - se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. Pargrafo nico: A declarao da morte presumida, nesses casos, somente poder ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguaes, devendo a sentena fixar a data provvel do falecimento.
3

Art. 45. Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. Pargrafo nico: Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro.
4

DIREITO CIVIL

a) O simples afastamento do filho menor da casa dos pais exime-os da responsabilidade pelos atos lesivos que ele venha a praticar. b) Para responsabilizar os pais por atos lesivos causados por filho menor, a vtima necessita demonstrar a culpa in vigilando desses pais. c) Em razo da inexistncia de relao de preposio, empresa locadora de veculos no possui responsabilidade sobre danos que o locatrio cause a terceiros no uso do carro locado. d) O empregador responsvel por dano causado por empregado seu, ainda que praticado com desvio de atribuio, caso o ofendido no tenha conhecimento desse desvio. Art. 932, I do CC. Art. 933 do CC. Smula 492/STF: A empresa locadora de veculos responde, civil e solidariamente com o locatrio, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado. Art. 932, III do CC.

1. Joo, maior de idade, emprestou a Pedro, menor, certa quantia em dinheiro por intermdio de um contrato de mtuo, exigindo do mesmo a prestao de fiana, feita na pessoa de Maria. Como a dvida no foi paga, pode cobrar tanto de Pedro quanto de Maria? Contrato de mtuo: busca obter o emprstimo de bens fungveis (ex.: dinheiro). conhecido como contrato de emprstimo de consumo, pois dada ao muturio a possibilidade de consumir o bem devido caracterstica da fungibilidade. O mtuo um contrato bifronte: tem duas caras, duas faces, podendo ser sobre a forma gratuita quanto a forma onerosa (feneratcio = mtuo em dinheiro). Art. 579 do CC: o comodato o emprstimo gratuito de coisa no fungvel. Senatusconsulto macedoniano: art. 588 do CC. Exceo: art. 589 do CC. No pode cobrar nem de Pedro, nem de Maria, pois nessa hiptese, aplicase a pena do art. 588 do CC. 2. Joo vendeu a Maria rea de terreno na modalidade ad mensuram e como posteriormente no foi encontrada a metragem esperada, Maria deseja saber se pode resolver o contrato ou abater o valor proporcional. Venda de terrenos:

DIREITO CIVIL

a) venda ad corpus: venda do corpo certo. b) venda ad mensuram: leva em considerao a extenso da coisa. No se aplica a teoria dos vcios redibitrios, pois no preenchem os requisitos (para reclamar em decorrncia do vcio redibitrio deve tratar-se de um defeito ou vcio oculto; o defeito deve ser preexistente ao tempo da alienao; deve-se demonstrar ser um defeito desconhecido do adquirente; deve-se demonstrar que aquisio desse bem trouxe conseqncia, qual seja, se tornar imprprio ao uso ou ter seu valor diminudo). Art. 441 e art. 442 do CC. Art. 500 do CC o comprador tem direito de exigir o complemento da rea. Ao ex empto: a ao apropriada na venda de terrenos na modalidade ad mensuram com o objetivo de complementar a rea faltante. S no sendo isso possvel que ser admissvel optar por abatimento proporcional do preo ou resoluo do contrato. 3. Joo, na condio de representante de Pedro, agindo com dolo, causou prejuzo a Jos. Este deseja saber se poder ajuizar ao de indenizao por perdas e danos em face de ambos e, em caso positivo, se haver solidariedade entre eles. Representao legal: decorre da lei. Ex.: pais so representantes legais dos filhos menores. Representao convencional ou voluntria: decorre de conveno entre as partes. Art. 115 e art. 120 do CC. Obs.: a solidariedade no se presume; decorre da lei ou da vontade das partes (art. 265 do CC). Art. 149 do CC. 4. O possuidor de m-f tem direito a indenizao por reteno por algum tipo de benfeitoria? Art. 1.219 do CC. Art. 1.220 do CC s indeniza em decorrncia das benfeitorias necessrias, no assistindo direito de reteno. 5. Em se tratando de clusula penal imposta de acordo com os contratantes, com o objetivo de garantir o adimplemento da obrigao principal, uma vez sendo a mesma inadimplida, pode o juiz reduzir o valor da mesma se o montante for manifestamente excessivo tendo em vista a natureza do negcio?

DIREITO CIVIL

Clusula penal: pena convencionada inadimplemento. Tem um carter acessrio. Dupla funo da clusula penal: 1 funo: confirmatria. 2 funo: penitencial. Art. 412 do CC.

em

decorrncia

de

9 possvel

Art. 413 do CC deve (no faculdade, dever!).

Вам также может понравиться