Вы находитесь на странице: 1из 10

AS REDES SOCIAIS NAS ATIVIDADES CURRICULARES DA ESCOLA.

Neomar Lacerda da Silva1 Wagner Ribeiro Aguiar2 Adenilson Souza Cunha Jnior 3 O avano no desenvolvimento das Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs) tem colocado disposio dos processos educativos novas demandas e possibilidades, dentre elas o uso pedaggico das redes sociais. Este trabalho investigou a prtica dos professores da Escola Estadual Carlos Santana, no municpio de Belo Campo BA, quanto utilizao do protagonismo juvenil junto s redes sociais da WEB em atividades direcionadas aos contedos das disciplinas curriculares. Para tanto, foram aplicados questionrios diferenciados a professores e alunos do Ensino Mdio. O estudo revelou que so poucas as atividades interdisciplinares orientadas e desenvolvidas pelos professores que exploram todo o potencial interativo dos gneros digitais intercaladas ao contedo curricular, embora, existam conversas informais a respeito do tema e um interesse crescente em seu estudo por parte dos alunos. Observou-se ainda que os professores da rea de cincias humanas so os que mais utilizam de toda a diversidade cultural/social existente nas redes sociais presentes na internet, como tambm so os que mais orientam os alunos quanto a veiculao de dados particulares e a exposio da imagem. A utilizao didtica das novas interfaces digitais sociais ainda no se faz presentes, de modo substancial, no processo pedaggico da proposta curricular da escola pesquisada. Palavras-Chave: Redes Sociais; Tecnologias da Informao e Comunicao;

INTRODUO Os avanos tecnolgicos alteraram por completo as relaes at hoje estabelecidas entre o ser humano e o seu cotidiano. Novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se so introduzidas como hbitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alteraes no cotidiano, mediadas por mltiplas e sofisticadas tecnologias. Ao longo da histria da humanidade, as inovaes tecnolgicas foram e sero sempre acompanhadas de mudanas na estrutura das sociedades, nos costumes e nas culturas, o que provoca novas formas de organizao social.

Licenciado em Cincias com Habilitao em Matemtica. Especialista em Matemtica e Estatstica. Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia. E-mail: nlsmat@hotmail.com 2 Licenciado em Cincias com Habilitao em Matemtica. Especialista em Matemtica e Estatstica. Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia. E-mail: waguiarmat@yahoo.com.br 3 Licenciado em Pedagogia. Especialista em Educao a Distncia. Mestrando em Educao pelo Ncleo de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal de Sergipe NPGD/UFS. Pesquisador do SEMINALIS Grupo de Pesquisa em Tecnologias Intelectuais, Mdias e Educao Contempornea - UFS/CNPQ. Bolsista da CAPES. E-mail: adenilson.ufs@gmail.com

Segundo SERRA et al (2003), ao longo da histria, percebemos que o surgimento de novos dispositivos de comunicao produz simultaneamente modificaes na estrutura do pensamento, nos modos de apreenso do conhecimento e nas interaes sociais em geral. Para Kenski (2003), a evoluo tecnolgica no se restringe aos novos usos de equipamentos e/ou produtos, mas aos comportamentos dos indivduos que interferem/repercutem nas sociedades, intermediados, ou no, pelos equipamentos. Portanto, entendemos como tecnologias os produtos das relaes estabelecidas entre sujeitos com as ferramentas tecnolgicas que tm como resultado a produo e disseminao de informaes e conhecimentos. Todo esse desenvolvimento rpido das tecnologias da comunicao e da informao tem colocado disposio dos processos educativos novas possibilidades e demandas, exigindo uma prtica pedaggica que privilegie o processo de construo do conhecimento do aluno e, ao mesmo tempo, integre a informtica nesse contexto, preciso repensar a forma como a escola est organizada, sua estrutura fsica, o papel do professor e dos gestores e, em especial, uma nova viso curricular. Esses, talvez, sejam os maiores obstculos para a insero de computadores no ensino. O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangncia de informaes, o que acarreta o dinamismo do conhecimento. Segundo Maria Elizabeth de Almeida o ensino organizado de forma fragmentada, que privilegia a memorizao de definies e fatos bem como as solues padronizadas, no atende s exigncias deste novo paradigma (ALMEIDA, 2006, p.83). Ainda, nesse sentido, Snia Allegretti ressalta que o maior desafio talvez esteja no fato de que no se trata mais de garantir ao aluno o maior nmero de informaes, mas sim de formar pessoas para se autorealizarem, preparadas para aprender a aprender. (ALLEGRETTI, 2006, p. 112). Deste modo, a escola defronta-se com o desafio de trazer para seu contexto as informaes presentes nas tecnologias e as prprias ferramentas tecnolgicas, articulando-as com os conhecimentos escolares e propiciando a interlocuo entre os indivduos. Como conseqncia, segundo Porto (2003) e Marcola (2004), disponibiliza aos sujeitos escolares um amplo leque de saberes que, se trabalhados em perspectiva comunicacional, garantem transformaes nas relaes vivenciadas no cotidiano escolar.

As transformaes, entretanto, no devem ocorrer por imposio e sim por fora da reflexo consciente por parte de seus membros e de toda a comunidade que envolve a escola, promovendo o envolvimento e a concentrao de esforos para o processo de mudana. Muitas de nossas escolas pblicas j possuem salas de informtica, e por vezes, pouco so usadas de modo significativo, o que mostra a necessidade de uma coordenao para uso dessa mdia e ainda mais importante, mudana de conscincia dos professores diante dessa nova realidade. Nessa perspectiva, essa pesquisa buscou investigar a prtica dos professores, do Ensino Mdio, da Escola Estadual Carlos Santana, no municpio de Belo Campo BA, quanto utilizao das redes sociais da WEB em atividades direcionadas aos contedos das disciplinas curriculares. Atravs da aplicao de questionrios diferenciados aos professores da instituio e grupos de 10 alunos, por sala, distribudos nos turnos matutino, vespertino e noturno, foi realizado o levantamento dos dados e posterior anlise e discusso dos resultados obtidos. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO NA ESCOLA: INTERFACES DAS REDES SOCIAIS NAS ATIVIDADES CURRICULARES. A educao, imersa num mundo globalizado onde a difuso da informao e do conhecimento se tornou macia e o desenvolvimento cientfico e tecnolgico se d de forma acelerada e contnua, no se pode negar a significao das Novas Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) e suas aplicaes, assim como as implicaes de sua aplicabilidade nos processos educacionais. Neste mundo to atrativo, em termos digitais, parece ser impossvel desassociar Educao e Tecnologia. O seu uso nas escolas descreve bem o anseio tido pelos jovens e, a educao como instrumento de transformao social no pode ficar alheia a esse processo uma vez que ela no feita apenas nas academias, mas no popular, nas expectativas dos leigos e na forma de fazer do povo. Assim, como afirma Moran As tecnologias so uma parte de um processo muito mais rico e complexo que gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em profunda transformao. (MORAN, 2008, p. 27).

Pensar nas Novas Tecnologias de Informao e Comunicao aplicadas educao um desafio, uma vez que se persegue a efetivao da qualidade poltica das prticas pedaggicas que, Demo (2002), pontua como indicadores relevantes:
prticas inovadoras baseadas na construo do conhecimento em prol da qualidade de vida de forma significativa existncia do indivduo e da sociedade; potencializando prticas democrticas e emancipadoras, promovendo participao e conscincia crtica perante o mundo e o saber; exerccio da cidadania; atitude compromissada e responsabilidade compartilhada entre os sujeitos no processo de construo do conhecimento e da sociedade a qual se encontram inseridos; na busca da qualidade poltica das prticas pedaggicas os educadores precisam promover mudanas nos objetivos, nos currculos escolares promovendo assim melhoria das condies do aprender a aprender; aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver; aprender a ser e a conviver; saber pensar e da relao entre saber e transformar, promovendo no espao escolar a motivao, a flexibilidade, a autonomia, a criatividade, a inovao, formando o sujeito enquanto um ser pesquisador, reflexivo, capaz de buscar superar suas limitaes, desenvolvendo competncias e habilidades, produzindo conhecimentos. (DEMO, 2002, p. 113-114)

Tm sido intensas as discusses sobre as potencialidades das Tecnologias da Informao e Comunicao e suas aplicaes na educao. Nesse debate, discute-se e problematiza-se como a nova infra-estrutura da informao e da comunicao pode contribuir para ampliar ou renovar os cnones tradicionais da produo do conhecimento levando-se em conta que os meios informticos oferecem acessos a mltiplas possibilidades de interao, mediao e expresso de sentidos, propiciados, tanto pelos fluxos de informao e diversidade de discursos e recursos disponveis textuais, visuais e sonoros como pela flexibilidade de explorao. Lima (2001) destaca que as novas tecnologias propiciam o dilogo entre emissores e receptores, possibilitando que ambos interfiram na mensagem. Essa transformao tem implicaes diretas na educao, na medida em que surgem novas reconfiguraes para a comunicao humana e para o dilogo; ao contrrio de uma comunicao unvoca e monolgica, modelo da educao tradicional, marcado pela rigidez e pela falta de autonomia e criao. Os jovens, com o seu potencial comunicacional prprio, alm de uma incrvel facilidade em lidar com os aparatos tecnolgicos, devem contribuir em muito para o sucesso da insero das mdias digitais na educao. O protagonismo juvenil a atuao de adolescentes e jovens, atravs de uma participao construtiva, envolvendo-se com questes da prpria adolescncia/juventude, assim como, com as questes sociais do mundo, da comunidade. Pensando global (o planeta) e atuando localmente (em casa, na escola, na

comunidade...) o adolescente pode contribuir para assegurar os seus direitos, para a resoluo de problemas da sua comunidade, da sua escola. Costa conceitua o protagonismo juvenil, afirmando:
O termo Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ao educativa, a criao de espaos e condies capazes de possibilitar aos jovens envolverem-se em atividades direcionadas soluo de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. [...] O cerne do protagonismo, portanto, a participao ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla (COSTA, 2001, p.179).

Prope-se, com o uso das Tecnologias da Informao e Comunicao, a insero da escola no mundo real, numa sociedade que assume caractersticas totalmente distintas e que, exatamente por isso, requer uma formao diferente, em novas bases, realizada em uma escola totalmente reformulada, menos burocratizada, livre para permitir o desenvolvimento de pessoas criativas. Nessa nova escola, certamente um ponto importante a garantia de que a poder ser construdo o conhecimento, da mesma forma que estaro sendo criadas oportunidades de reconstruo de conhecimentos existentes. Portanto, mais do que local de simples transmisso, a escola ser o local privilegiado para a convergncia de diferentes saberes, o seu confronto e o surgimento de idias novas. Portanto, a modernizao da escola com vistas transformao no ocorrer com a simples aquisio de computadores, mas necessrio que a comunidade escolar se constitua numa equipe que assuma esse trabalho enquanto grupo. E que compreenda as transformaes ocorridas em relao ao conhecimento na sociedade atual. Deste modo, as redes sociais se configuram como um ambiente extremamente adequado para uma educao personalizada, ativa, interativa, colaborativa, pautada pelos interesses dos participantes. METODOLOGIA A pesquisa foi realizada atravs de questionrios diferenciados, aplicados entre alunos e professores do Ensino Mdio, da Escola Estadual Carlos Santana, no municpio de Belo Campo (BA). A coleta de dados feita realizada com dezesseis professores que atuam no Ensino Mdio e grupos de dez alunos, por sala, distribudos nos turnos matutino, vespertino e noturno, totalizando cento e noventa alunos.

Os dados foram sistematizados em tabelas e apresentados em grficos para uma melhor visualizao e leitura dos resultados, possibilitando sua interpretao e anlise. RESULTADOS E DISCUSSES Com os dados coletados atravs dos questionrios aplicados entre os professores, obtiveram-se os seguintes resultados: Quando perguntados quanto a sua rea de atuao, 25% tem formao da rea de Linguagens, 31% so da rea de Cincias e Matemtica e 44% so da rea de Cincias Humanas. Indagados se utilizam a internet no planejamento de suas aulas, 25% disseram que sim, que utilizam da internet como ferramenta, enquanto 75% afirmam que no fazem uso deste recurso. No que tange o desenvolvimento das atividades curriculares em que os alunos trabalhem com as tecnologias da informao e comunicao, em especial, a internet, 29% professores afirmaram que sim, enquanto 79% dizem no utilizar. Perguntados se desenvolvem atividades curriculares que leve o aluno ao uso das redes sociais, blogs e outros componentes digitais, 19% afirmaram que sim, enquanto 81% disseram que no. Na questo em que so perguntados se trabalham com os alunos a questo da segurana nas redes sociais da internet 19% dizem que sim, orientando quanto a utilizao. J 81% dizem que no. Os resultados mostram o quanto s novas tecnologias da informao e comunicao, em especial a internet, esto distantes da proposta curricular dos professores da referida escola. Ainda baixo o nmero de professores (apenas 04) que utilizam dessa ferramenta para o planejamento de suas aulas. Talvez, por esse motivo, a maioria deles (13 professores) no utiliza as mdias digitais em atividades direcionadas aos alunos e, ainda, em nmero menor (03 apenas) utilizam do potencial das redes sociais. A pesquisa mostrou ainda, que os professores da rea de Cincias Humanas e suas tecnologias (07 professores) so os que mais trabalham atividades com as redes sociais, alm de questes de segurana na internet. No que tange aos questionrios aplicados aos alunos, quando indagados se possuem acesso a internet em casa 20% disseram que sim, enquanto 80% afirmam no dispor de internet em casa. Quanto a freqncia em sua utilizao, 30% utilizam todos os dias, 48% de trs a quatro vezes por semana, 13% de cinco a seis dias por semana e 9% uma ou duas vezes na semana. Perguntados de qual local mais acessam a internet,

Pergunta 3: De que local costuma acessar a internet?

Pergunta 4: Qual o seu interesse na internet?

Pergunta 5: comum o uso da internet para realizar atividades escolares?

Pergunta 6: Gostaria que os professores solicitassem mais atividades com o uso da internet?

Do total de alunos pesquisados, 20% deles, (38 alunos) possuem acesso internet em sua prpria casa. O acesso, tem maior freqncia entre 3 a 4 dias na semana, com cerca de 48,42% das respostas e 37,9% dos alunos acessam da prpria escola. Os interesses, com os acessos, mostram como os sites de relacionamentos (54,74%) so atrativos aos jovens pelo poder de comunicao e amplitude social que possuem, e em segundo lugar tem a diverso, como ouvir msicas e jogos (32,63%). As atividades de pesquisas (6,3%) e correio eletrnico (5,3%) representam pouco dos acessos, mostrando que no trabalhada uma proposta da utilizao desses meios junto aos alunos. O uso da internet nas atividades escolares baixo entre os alunos, apenas 11,58% deles a utilizam, porm, 179 (94,21%) expressam o desejo de que os professores solicitassem mais atividades com o seu uso, demonstrando que h um anseio, por parte dos alunos, no trabalho com a rede mundial de computadores. Diante dos resultados da pesquisa, percebemos que a utilizao didtica das novas interfaces digitais ainda no se faz presente, de modo substancial, no processo pedaggico da proposta curricular da escola pesquisada.

CONSIDERAES FINAIS Diante dos resultados obtidos, fica evidenciado que as escolas devem promover situaes e vivncias, transitando para alm dos seus muros, integrando as tecnologias aos conhecimentos de senso comum e aos conhecimentos tradicionais e cientificamente estudados no espao educativo, despertando, assim, o interesse do aluno para o cotidiano e para o processo de cidadania. Neste sentido, Moran (2001, p. 24) enftico ao apresentar a idia que a escola dever assegurar que a educao escolar pressupe aprender a gerenciar tecnologias, tanto da

informao quanto da comunicao, e pressupe [ainda] ajudar a perceber onde est o essencial, estabelecendo processos de comunicao cada vez mais ricos e mais participativos. Ensinar com e atravs das tecnologias imprescindvel educao escolar. No se trata de apenas incorporar o conhecimento das modernas tecnologias e suas linguagens. preciso avanar. preciso ultrapassar as relaes com os suportes tecnolgicos, possibilitando comunicaes entre os sujeitos, e destes com os suportes tradicionalmente aceitos pela escola (livros, peridicos), at os mais atuais e muitas vezes no explorados no mbito escolar (vdeos, games, televiso, Internet...). Com a pesquisa, entendemos que a utilizao das redes sociais em atividades curriculares ainda no uma realidade daquela escola, porm, pelo desejo demonstrado pelos alunos em seu uso, e por todo o referencial terico aqui discutido, esperamos to breve, uma mudana na postura didtica daquela comunidade escolar.

REFERNCIAS
BRAGA, J. L. 1999. Meios de Comunicao e linguagens: a questo educacional e a interatividade. Linhas Crticas, Braslia D.F, 5(9):, jul a dez/99. Paulo FREIRE. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 52. COSTA, A.C.G. O adolescente como protagonista. In: BRASIL, Ministrio da Sade. Secretaria de Sade. rea de Sade do Adolescente. Cadernos, juventude sade e desenvolvimento. v.1. Braslia, 1999.
DEMO, Pedro. Educao e Qualidade. So Paulo. Cortez. 2002. SOUZA. Maria Carolina Santos de. A Tecnologia da Informao enquanto construo socialhistrica e seu significado na sociedade contempornea. Disponvel em: <http://www.projetoeducar.com.br/informatica-educativa/relato3.htm>. Acesso em: abril/2011.

Jos Armando Valente professor do Departamento de Multimeios, Mdia e Comunicao do Instituto de Artes da Unicamp e pesquisador colaborador do Programa de Ps-Graduao em Educao: Currculo, da PUC-SP http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/educador+quer+redes+sociais+no+curriculo+escolar/n12381 87320827.html acesso em: abril/2011. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distncia. Campinas: Papirus, 2003.

LIMA, V. A. 2001. Mdia: Teoria e Poltica. So Paulo, Perseu Abramo. MARCOLLA, Valdinei. A insero das tecnologias de informao e comunicao no espao de formao docente na UFPEL.Pelotas: UFPEL/Faculdade de Educao, 2004. PORTO, Tania M. E. A comunicao na escola e a formao do professor em ao. In: . (Org.). Redes em construo: meios de comunicao e prticas educativas. Araraquara: JM Editora, 2003. p. 79-110. Eduardo O C Chaves professor Titular de Filosofia da Educao da Universidade Estadual de Campinas, onde se encontra desde 1974, Consultor do Programa "Sua Escola a 2000 por Hora" desde o seu incio. http://aticascipione.comunidadespraticas.com.br/?p=10 acesso em: abril de 2011.
SERRA, Cristiana.DINIZ, Gabriela.& MAIA, Marta Cury. Do analgico ao digital: um breve relato da evoluo dos meios de comunicao a partir de uma viso global tecnolgica. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/projetos/digital/index.html> Acesso em fev/2003.

Valente, J. A. Formao de Profissionais na rea de Informtica em Educao , in Valente, J.A. (org.). Computadores e Conhecimento: Repensando a Educao. Campinas, Grfica Central da Unicamp, 1993.

Вам также может понравиться