Вы находитесь на странице: 1из 54

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Centro de Cincias Humanas e Sociais CCHS Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental PAIEF/UNIRIO/CEDERJ Plo So Francisco de Itabapoana

O PROBLEMA DA VIOLNCIA ESCOLAR E OS MEIOS DE COMUNICAO: ALGUMAS PERSPECTIVAS.

ADRIANA BARBOSA VIEIRA ROSA

SO FRANCISCO DE ITABAPOANA 2008

ADRIANA BARBOSA VIEIRA ROSA

O PROBLEMA DA VIOLNCIA ESCOLAR E OS MEIOS DE COMUNICAO: ALGUMAS PERSPECTIVAS.

Projeto de Monografia apresentado ao programa de Graduao em Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental PAIEF/CEDERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, como requisito parcial para obteno do Grau de Licenciado, na rea de concentrao em Educao e Tecnologia sob a orientao do Prof. Ms. Edno Gonalves Siqueira..

SO FRANCISCO DE ITABAPOANA 2008

ADRIANA BARBOSA VIEIRA ROSA O PROBLEMA DA VIOLNCIA ESCOLAR E OS MEIOS DE COMUNICAO: ALGUMAS PERSPECTIVAS.

Projeto de Monografia apresentado ao programa de Graduao em Pedagogia Para os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental PAIEF/CEDERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro UNIRIO, como requisito parcial para obteno do Grau de Licenciado, na rea de concentrao em Educao e Tecnologia. Aprovado em ____ de ___________ de 2008.

COMISSO EXAMINADORA

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________ Prof. Ms. Edno Gonalves Gonalves Siqueira. Orientador

"No me preocupa que no exera um cargo, o que me preocupa como me tornar capaz de um. No me preocupa o no ser conhecido, mas procuro tornar-me digno de ser conhecido.

Agradecimento a Deus "Que nos deu o dom da vida, nos presenteou com a liberdade, nos abenoou com a inteligncia, nos deu a graa de lutarmos. Para a conquista de nossas realizaes, cabe o louvor e a glria. A ns s cabe a ns agradecer. (Rui Barbosa)

Mensagem aos colegas:


"No incio, unidos apenas por um objetivo comum. Recuados, desconfiados, aos poucos a convivncia. Foi nos aproximando, encantando. Sempre colegas, soubemos conviver e respeitar-nos. Lutamos, sobrevivemos, crescemos.... acima de tudo como seres humanos. E, por tudo, a saudade h de ficar. "

Mensagem a todos aqueles que amamos: nossos pais, companheiros e filhos: "O amor , certamente, a razo ltima da existncia humana, seu objetivo maior. Tudo, sem amor nada. Aos que amamos, pois, dedicamos esta obra de aperfeioamento do ser que importa, tambm, em aperfeioar o amor.

Mensagem aos nossos professores, do CEDERJ/UNIRIO, ao nosso orientador Edno Siqueira e a todos que direta ou indiretamente contriburam para o nosso desenvolvimento e conhecimento pessoal: "Hoje nossos caminhos se partem, para que possamos andar sozinhos, na certeza de que todas as estradas se unem em um ponto comum, onde nos encontraremos para falar da vida, das lgrimas, das alegrias, das conquistas e dos fracassos, e claro, dos sonhos que ainda ousaremos realizar!" Obrigada por tudo!

SUMRIO
RESUMO.......................................................................................................................08 CAPTULO I Violncia e Meios de Comunicao de Massa na Sociedade Contempornea.........09 1.1. As Cenas de Violncia so um sintoma da nervosidade da sociedade...............13 1.2. A Exposio violncia produzida pela Mdia...................................................14 A Revoluo Cientfico-tecnolgica.......................................................................15 CAPTULO II Mdia e Violncia: A Pedagogia Crtica como Agente Influenciador da Cultura............................................................................................................................18 2.1. A Mdia Televisiva.................................................................................................24 2.2. A Violncia Miditica.........................................................................................25 2.3. O Advento do Espetculo como forma de Violncia Miditica........................26 CAPTULO III Globalizao: Caractersticas e Efeitos sobre a Educao e o papel das NTICs.....28 CAPTULO IV Capacitao de Professores para o uso Reflexivo das NTICs na Educao.............33

Captulo V
A Famlia como representao nas sociedades capitalistas modernas. A representao da clula mater como uma estrutura fundamental formao do humano. 5.1. Histrico da representao clula mater. 5.2. Valores no sculo XXI e as mudanas ocasionadas no ambiente familiar. 5.3. A importncia da participao familiar no desenvolvimento da criana e do adolescente em fase escolar.

CONCLUSO...............................................................................................................52 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................................55

RESUMO
O estudo que se apresenta como descritivo e qualitativo e de extrema relevncia, buscou para sua realizao, textos e artigos de autores relevantes discusso sobre o papel dos meios de comunicao na produo social da violncia; sobremaneira, da violncia escolar. As reflexes aqui presentes buscam mostrar o papel que desempenha a instituio familiar junto ao desenvolvimento e crescimento de crianas, jovens e adolescentes. Apresenta-se como um tema co-extensivo nesta pesquisa o problema que envolve as definies sobre as relaes existentes entre NTICS e a violncia social. H relaes causais entre a presena das mdias e a propagao da violncia na sociedade. O acesso s mdias no lar sem adequado acompanhamento pelos pais poderia ser considerado como uma fonte de violncia? Se de fato isso ocorre, podem ser descritos os contextos individuais, sociais, familiares e escolares (para no enfocar de pronto os cognitivos, afetivos, representacionais de cada indivduo) que seriam as condies de possibilidade para que tal relao causal se verificasse na base da produo do fenmeno que sintetizamos como violncia escolar? Voltaremos esta pesquisa tambm para a sistematizao dos conceitos em emprego, uma vez que sua definio j, parece-nos, implicar certas tomadas de posio de amplo aspecto, fazendo da discusso mais complexificada e por isso, mais prxima de servir apreenso do fenmeno de maneira exaustiva, e, portanto, com mais seriedade, caracterstica necessria ao tpico em foco. Palavras Chaves: Famlia; Mdias e Violncia; Escola; Violncia Escolar; Violncia e Sociedade.

CAPTULO I Violncia e Meios de Comunicao de Massa na Sociedade Contempornea.

As questes que envolvem o fenmeno da violncia so mltiplas e complexas. Este um fenmeno que se apresenta desde nossas reflexes mais ordinrias como de difcil anlise quando tentamos estabelecer relaes de causalidade a fim de determinar quais seriam os fatores causais do fenmeno, bem como delimitar quais seriam as variveis intervenientes. Tentar compreender este problema apresenta-se como grande desafio principalmente se tentarmos analisar a relevncia dos meios de comunicao de massa, sobremodo a mdia televisiva, como elemento interveniente do fenmeno violncia. Neste primeiro captulo consta de modo muito breve, o sentido dos termos que do ttulo ao presente assunto, no que diz respeito violncia , o que acarreta mais problemas de definio. O conceito elaborado por Yves Michaud, para quem h violncia quando, numa situao de interao um ou vrios atores agem de maneira direta ou indireta, macia ou esparsa, causando danos a uma ou mais pessoas em graus variveis, seja em sua integridade fsica, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participaes simblicas e culturais (MICHAUD, 1989, p. 11). Esse conceito, de natureza operacional, no chega a ser totalmente isento de ambigidades, sendo a primeira delas a impreciso sobre a intencionalidade ou no do agente. Ser a intencionalidade do ato condio sine qua non para a existncia de violncia? Ser a premeditao um requerimento para a existncia de intencionalidade? A definio no chega a esclarecer totalmente essas dvidas. Embora se possa admitir que sim, que estes seriam requerimentos necessrios para que se possa concluir pelo carter violento de uma dada ao, no se pode deixar de considerar as muitas circunstncias em que atos com desfechos violentos e com danos reais a uma ou mais pessoas possam ser includos no rol dos chamados resultados no previstos da ao, com os quais a anlise sociolgica freqentemente confrontada, potencializando a complexidade da questo da causalidade.

Com os recursos mais recentes desenvolvidos pelos meios de comunicao, como o surgimento de videocassetes, jogos de computador e a Internet, pode-se verificar crescente aumento na quantidade de imagens violentas exibidas, que atraem, naturalmente, muito a ateno. Os vdeos apresentam cenas realistas de torturas, ou mesmo assassinatos reais; os jogos de computadores permitem ao usurio estimular, de forma ativa, a mutilao de "inimigos"; e a Internet no obstante a possibilidade de sua utilizao de forma positiva para a sociedade tornase uma plataforma para a pornografia infantil, o culto da violncia e orientaes terroristas. No entanto, mesmo em vista desses fenmenos, essencial compreender que as causas primrias do comportamento agressivo sero ainda encontradas no interior do ambiente familiar, nos grupos de amizade e, em particular, nas condies socioeconmicas em que as crianas so criadas (GROEBEL & HINDE, 1991, p.27).

Esperamos que a anlise desta pesquisa nos auxilie no estabelecimento de alguns caminhos possveis pelos quais possamos compreender com maior clareza em que medida se estabelecem relaes de determinao entre os meios de comunicao de massa e as novas geraes. A dificuldade conceitual, que de modo algum prerrogativa da definio proposta por MICHAUD, decorre de vrias razes, entre as quais mencionaria, como um primeiro aspecto, o fato de a violncia ser um fenmeno emprico antes do que um conceito terico. Retirado diretamente da realidade social que descreve, o conceito tem sido de tal forma apropriado pelo senso comum, pela poltica, pela mdia ou por vrios outros campos que no o cientfico, que sua reapropriao acadmica carece de uma explicitao dos sentidos nos quais utilizado. Faz-se necessrio, em outras palavras, que o fenmeno da violncia seja construdo como objeto terico, de modo a que sua utilizao, no interior do discurso cientfico, adquira fora explicativa e sentido. Apesar das imprecises apontadas, o conceito proposto por MICHAUD tem a vantagem de permitir uma abordagem da violncia a partir das diferentes dimenses que constituem a vida social, a compreendidas as dimenses material e simblica, sendo esta ltima compatvel com as abordagens que abrem espao para a variabilidade histrico-cultural. A partir desta perspectiva, possvel considerar que aquilo que, em um dado momento, numa dada sociedade, considerado como violncia varia segundo a natureza da sociedade considerada, configurando a realidade emprica da violncia como um fenmeno polissmico e plural. A rigor, no faz sentido falar em violncia no singular, j que estamos confrontados com manifestaes plurais de violncia, cujas razes e efeitos, igualmente mltiplos, apontam a existncia de tipos diferenciados de violncia, 10

realidade que remete necessidade de pensar a violncia a partir de suas relaes com a cultura. A constatao destas relaes intrnsecas entre violncia e cultura evidenciaria um segundo aspecto da dificuldade conceitual j mencionada: se do ponto de vista terico - conceitual a polissemia e a pluralidade referidas no podem ser sinnimos de adeso ao credo relativista, cuja exacerbao leva ao irracionalismo que, no limite, inviabiliza a atividade cientfica, do ponto de vista emprico, a nfase posta na cultura e nas especificidades prprias a toda e qualquer sociedade exige um olhar que considere a relatividade valorativa presente nas distintas culturas e que implica necessariamente distintas representaes da violncia, as quais cabe ao socilogo tomar como objeto de anlise, caso tenha pretenses elaborao de uma sociologia ou teoria da violncia. As mudanas recentes vivenciadas pela sociedade brasileira tm contribudo para uma resignificao da violncia, no sentido de no aceitar eufemismos para definila e de nomear como violncia atos e comportamentos que eram, h at bem pouco tempo, considerados formas ou contedos corriqueiros de regulamentao social. Ao ser pensada pelo vis da violncia, a sociedade brasileira se tem revelado mais exigente, mais organizada e pronta a reivindicar o fim da impunidade e a vigncia de padres mais solidrios de relaes e interaes sociais. Em contrapartida s reiteradas manifestaes de violncia, tem havido crescente mobilizao da sociedade civil em prol da no-violncia e, portanto, da paz. Os meios de massa, se no so diretamente responsveis pelo aumento da violncia e da criminalidade, seriam, quando menos, um canal de estruturao de sociabilidades violentas, j que a a violncia , no raro, apresentada como um comportamento valorizado. Outro texto de MICHAUD (1996, p.136), a violncia, na mdia, seja ela estilizada ou no, seja fico ou parte dos telejornais da atualidade serve, de uma certa maneira, a um descarregar-se, distender-se, dar livre curso aos sentimentos atravs do espetculo. As cenas de violncia so um sintoma da nervosidade da sociedade. Podem no tornar as crianas mais violentas, mas certamente contribuem para excit-las. Alm do que, afirma MICHAUD, estudos recentes reconhecem, em laboratrio, uma correlao entre observao da violncia e agresso. Os estudos em meio real so menos significativos. Mas no h dvida de que as imagens da violncia contribuem de modo no desprezvel para mostr-la como mais normal, menos terrvel do que ela , em suma: banal, criando, assim, um hiato entre a 11

experincia anestesiada e as provas da realidade, raras, mas muito mais fortes (1989, p. 51). Na condio de recurso, a violncia se insere em um elenco de estratgias, sua utilizao passa a ser questo de eficcia, oportunidade, afirmao de identidades socialmente negadas, exploso de raivas, frustraes, dentre tantas outras possibilidades, com implicaes diretas nas formas de representao social do fenmeno. No apenas as novas sociabilidades se estruturam na violncia, como pode a prpria violncia ser o contedo e o substrato das representaes sociais. A radicalidade e a abrangncia que caracterizam a revoluo cientficotecnolgica so, elas mesmas, uma forma de violncia, na medida em que rompem, redefinem, deslocam ou superam o mundo tradicional e os processos de organizao social por ele informados, afetando a sociedade em mltiplos aspectos e em diferentes esferas, operando uma transformao na natureza social. Por exemplo, ao pensar as repercusses deste processo na dimenso cultural da vida social, pode-se dizer que, no tocante aos processos de informao, o Brasil mergulhou na era das novas tecnologias de forma mais aguda e radical do que pases considerados desenvolvidos. Novos processos de produo do conhecimento revolucionam os processos de difuso da informao, podendo criar um mundo virtual que convive em graus diferenciados de tenso/integrao com o mundo real, transformando de modo radical o sentido do que venha a ser experincia. Os meios eletrnicos, ao mesmo tempo em que possibilitam a quase simultaneidade entre acontecimento e informao (o mundo aqui e agora, em tempo real) poupam os indivduos, intermediando vrios de seus contatos com o mundo, protagonizando a potencializao do encolhimento do mundo Em certo sentido, seria o mundo virtual construindo o real. O outro lado desta mesma moeda transforma o real em espetculo produzido pelos meios de massa. o que ocorre, por exemplo, com o fenmeno da violncia, transformado em produto, com amplo poder de venda no mercado de informao, e em objeto de consumo, fazendo com que a realidade da violncia passe a fazer parte do dia-a-dia mesmo daqueles que nunca a confrontaram diretamente enquanto experincia de um processo vivido. A violncia passa a ser consumida num movimento dinmico em que o consumo participa tambm do processo de sua produo, ainda que como representao. Tambm como representao multiplicam-se as categorias de percepo da violncia. Nesse sentido, unnime a representao segundo a qual os meios funcionam como um tipo de tribunal do jri, antecipando ou dando o tom, em termos da condenao ou absolvio de um suspeito. 12

MA Considerando a revoluo cientfico-tecnolgica como uma das 1.1. As Cenas de Violncia so um sintoma da nervosidade da sociedade. Podem no tornar as crianas mais violentas, mas certamente contribuem para excit-las. Alm do que, afirma MICHAUD, estudos recentes reconhecem, em laboratrio, uma correlao entre observao da violncia e agresso. Os estudos em meio real so menos significativos. Mas no h dvida de que as imagens da violncia contribuem de modo no desprezvel para mostr-la como mais normal, menos terrvel do que ela , em suma: banal, criando, assim, um hiato entre a experincia anestesiada e as provas da realidade, raras, mas muito mais fortes (1989, p. 51). Na condio de recurso, a violncia se insere em um elenco de estratgias, sua utilizao passa a ser questo de eficcia, oportunidade, afirmao de identidades socialmente negadas, exploso de raivas, frustraes, dentre tantas outras possibilidades, com implicaes diretas nas formas de representao social do fenmeno. No apenas as novas sociabilidades se estruturam na violncia, como pode a prpria violncia ser o contedo e o substrato das representaes sociais. Sob este aspecto, as representaes elaboradas pelos respondentes da pesquisa acima mencionada so um pouco mais diretas e, talvez, menos sofisticadas do que reflexes que a literatura oferece: estabelecem uma relao causal direta entre exposio violncia e aumento da criminalidade; 78, 6% dos respondentes acreditam que a difuso da violncia pela mdia contribuiria para aumentar a criminalidade. A radicalidade e a abrangncia que caracterizam a revoluo cientficotecnolgica so elas mesmas, uma forma de violncia, na medida em que rompem, redefinem, deslocam ou superam o mundo tradicional e os processos de organizao social por ele informados, afetando a sociedade em mltiplos aspectos e em diferentes esferas, operando uma transformao na natureza social. Por exemplo, ao pensar as repercusses deste processo na dimenso cultural da vida social, pode-se dizer que, no tocante aos processos de informao, o Brasil mergulhou na era das novas tecnologias de forma mais aguda e radical do que pases considerados desenvolvidos. Novos processos de produo do conhecimento revolucionam os processos de difuso da informao, podendo criar um mundo virtual que convive em graus diferenciados de tenso/integrao com o mundo real, transformando de modo radical o sentido do que venha a ser experincia. Os meios eletrnicos, ao mesmo tempo em que 13

possibilitam a quase simultaneidade entre acontecimento informao (o mundo aqui e agora, em tempo real) poupam os indivduos, intermediando vrios de seus contatos com o mundo, protagonizando a potencializao do encolhimento do mundo Em certo sentido, seria o mundo virtual construindo o real.
E, essa invaso fez com que alguns pais criassem a viso de que a Internet ajuda na educao, esquecendo-se que esse caminho possui dois lados: o positivo que coloca o ser humano em contato dirio com as mais variadas informaes, e o negativo que na maioria das vezes, as informaes no so filtradas pelos pais e as crianas e adolescentes comeam a fazer parte de um mundo desconhecido, com pessoas desconhecidas que induzem as drogas, a prostituio e a violncia. E, essa violncia, esse conhecimento sem acompanhamento, gera uma liberdade demasiada, que na maioria das vezes vai se desabrochar dentro da escola. (ACRCIO, 2004, p.38)

O outro lado desta mesma moeda transforma o real em espetculo produzido pelos meios de massa. o que ocorre, por exemplo, com o fenmeno da violncia, transformado em produto, com amplo poder de venda no mercado de informao, e em objeto de consumo, fazendo com que a realida- de da violncia passe a fazer parte do dia-a-dia mesmo daqueles que nunca a confrontaram diretamente enquanto experincia de um processo vivido. A violncia passa a ser consumida num movimento dinmico em que o consumo participa tambm do processo de sua produo, ainda que como representao. Tambm como representaes multiplicam-se as categorias de percepo da violncia. Nesse sentido, unnime a representao segundo a qual os meios funcionam como um tipo de tribunal do jri, antecipando ou dando o tom, em termos da condenao ou absolvio de um suspeito. 1.2. A Exposio violncia produzida pela Mdia. A exposio violncia, da forma como elaborada nas representaes produzidas pela mdia, tem como uma de suas principais conseqncias transformar essa mesma violncia em algo irreal, simulacral, espectro da realidade. Como aponta MICHAUD (1989, p. 51), a realidade da violncia no esttica: as fotografias do local de um atentado do uma plida idia da nusea provocada por restos humanos despedaados e pelo sangue em poas ou salpicado nas paredes. A fraqueza das imagens se deve a vrias razes: censura corrente que descarta os documentos mais insustentveis,

14

perda de definio resultante da reproduo mecnica, estilizao que encena artisticamente as imagens e as transforma em clichs, banalizao induzida pela repetio.
O fato de a violncia se apresentar como uma crise em relao ao estado normal cria, por princpio, uma afinidade entre ela e a mdia. Como podemos constatar, num dia calmamente banal fica difcil fazer um jornal ou um noticirio de TV para anunciar que no aconteceu nada (...).A violncia, com a carga de ruptura que ela veicula, por princpio um alimento privilegiado para a mdia, com vantagem para as violncias espetaculares, sangrentas ou atrozes sobre as violncias comuns, banais e instaladas. (MICHAUD, 1989, p. 49).

E, conclui o autor, se a experincia contempornea da violncia passa pelas imagens, tal experincia s pode ser suavizada e banalizada (1989, p.51). Para alguns analistas, h a possibilidade de que essa violncia virtual tenha um sentido apaziguador, de conforto para as pessoas, porque se lidaria com a violncia em um campo absolutamente abstrato (REVISTA ATRATOR ESTRANHO, No. 5, 1994).

1.3. A Revoluo Cientfico-tecnolgica. A revoluo cientfico-tecnolgica pode ser vista, em alguma medida, como processo de democratizao da informao. Ainda que os recursos da informtica tenham consumo restrito e que o controle dos meios seja igualmente restrito esfera privada, os meios de comunicao ditos de massa detm uma performance multiplicadora. No caso da violncia, como, de resto, de outros fenmenos contemporneos, a velocidade do consumo tecnolgico da informao, aliada ao processo poltico de redemocratizao vivido pela sociedade brasileira, sinnimo de maior visibilidade do fenmeno que, em conseqncia da democratizao, articula-se a um movimento amplo de reivindicao do Estado de Direito enquanto condio de igualdade na cidadania. No nvel jurdico, isso significa a reivindicao de procedimentos menos particularistas, mais conforme ao apelo por normas mais universalistas, caractersticas da modernidade. Mesmo que se admita que estes so processos ainda incipientes, sem poder para reverter o carter de hierarquizao das relaes sociais enquanto trao dramaticamente caracterstico da cultura brasileira, seu significado para a reconstruo institucional no parece desprezvel. Outra conseqncia do mesmo processo uma sociedade muito mais exigente, porque mais informada, com uma postura muito mais enrgica face ao fenmeno da impunidade, com uma propenso 15

a nomear e a reconhecer a violncia como violncia, a recusar legitimidade a essa violncia enquanto forma de estruturao social, como se pode depreender da pesquisa realizada (PORTO, 2000). Este um aspecto muitas vezes minimizado e que, no entanto, cumpre, em minha avaliao, importante papel no que concerne ao grau de politizao da sociedade. As reflexes contidas neste texto no tm inteno alguma de exagerar ou supervalorizar o papel da mdia e a funo que as tecnologias, em particular os meios de massa, desempenham nas sociedades contemporneas. Nessas sociedades, a comunicao e a informao esto organizadas empresarialmente, com as conseqncias da decorrentes, em termos de mercado. A violncia , assim, uma moeda com alto poder de troca, porque uma mercadoria que vende e vende bem. Recorrendo mais uma vez a MICHAUD (1989, p. 49), o fato de a violncia se apresentar como uma crise em relao ao estado normal cria, por princpio, uma afinidade entre ela e a mdia. Como podemos constatar, num dia calmamente banal fica difcil fazer um jornal ou um noticirio de TV para anunciar que no aconteceu nada (...).A violncia, com a carga de ruptura que ela veicula, por princpio um alimento privilegiado para a mdia, com vantagem para as violncias espetaculares, sangrentas ou atrozes sobre as violncias comuns, banais e instaladas. Como se tentou alertar ao longo da exposio, a violncia um fenmeno plural. No cabe, portanto, pensar suas causas no singular, atribuindo-as apenas mdia. So mltiplas as causas das violncias presentes na contemporaneidade brasileira, no podendo ser explicadas de modo unilateral por nenhuma das dimenses da vida social. Como analisamos em trabalho anterior (PORTO, 2000), h uma conjugao de fatores atuando como causas da violncia. Atribuir ao nvel socioeconmico, poltico ou cultural de modo isolado a responsabilidade pela violncia simplificar a questo. Longe de pretender, com esta afirmao, minimizar a atuao dos meios de comunicao de massa, busca-se inseri-la no contexto maior das transformaes que caracterizam a sociedade brasileira hoje, conforme explicitado no incio desta anlise. Nesse sentido, na natureza da organizao social e de suas configuraes, transformaes, continuidades e rupturas que se devem pesquisar as causas da violncia. Essas transformaes potencializam a fragmentao de valores, configurando um processo de dissoluo de normas e de pontos fixos de referncia que unificariam o olhar sobre a sociedade. A violncia deve, assim, ser identificada de forma mltipla, 16

diferenciada, e no pode ser analisada independentemente do campo social no qual se insere. Se muda a natureza do campo social mudam igualmente as formas de manifestao da violncia, decorrncia da ausncia de pontos fixos de referncia e da possibilidade de existncia de mltiplos arranjos societrios. Sob esse prisma, importa, por exemplo, refletir cuidadosamente sobre a contribuio da mdia no processo de conhecimento e na confeco de novas sociabilidades, conformadas na e pela violncia. Sem pretender minimizar as implicaes decorrentes das ntimas relaes entre mdia e violncia, deve-se atentar para a complexidade da questo, que no comporta nenhuma soluo de carter reducionista. Todas estas questes remetem a uma ltima que de natureza tica. A considerao do contedo tico dos meios de comunicao de massa no pode ser ignorada: suas implicaes situam-se no mbito da esfera pblica, cuja ao deve fazerse sentir junto s esferas estatal e privada, com o objetivo de elaborao de uma legislao conseqente e responsvel.

17

CAPTULO II Mdia e Violncia: A Pedagogia Crtica como Agente Influenciador da Cultura Segundo RDIGER (2001: 59), os estudos crticos de comunicao encontramse, atualmente, divididos em trs correntes: na economia poltica, nos estudos culturais e nos estudos culturais crticos (estudos crticos de indstria cultural).

A leitura do que chamam de estudos culturais crticos poltica. A cultura da mdia transcodifica esteticamente a experincias e prticas sociais e, s assim, que obtm ressonncia na sociedade. A crtica cultural precisa analisar a mdia em relao s foras de dominao e as foras contra-hegemnicas de resistncia. (RDIGER; 2001, p.63).

Desse ponto, origina-se o objetivo principal de KELLNER: averiguar as questes que versam contra a dominao e tambm contra as relaes estruturais de desigualdade e opresso ressaltadas pelos estudos culturais crticos. Assim, nesta realidade, torna-se imprescindvel e ao mesmo tempo enriquecedor

Analisar de que modo determinados textos e tipos de cultura da mdia afetam o pblico, que espcie de efeito real os produtos da cultura da mdia exercem, e que espcie de potenciais efeitos contrahegemnicos e que possibilidades de resistncia e luta tambm se encontram nas obras da cultura da mdia (2001, p. 64).

Por isso, importante estudar, alm do texto, o contexto scio-histrico. Desta forma, os estudos culturais podem ser considerados materialistas, porque se atm s origens e aos efeitos materiais da cultura e aos modos como a cultura se imbrica no processo de dominao ou resistncia (2001: 49). Adepto do mtodo crtico histrico dialtico, KELLNER um investigador que prima pela interdisciplinaridade, possuindo

18

ateno voltada para os estudos da mdia. Nesse sentido, KELLNER (2001, p.38):

A teoria social dialtica estabelece nexos entre partes isoladas da sociedade mostrando, por exemplo, de que modo a economia se insere nos processos da cultura da mdia e estrutura o tipo de texto que produzido nas indstrias culturais (. . .) a dialtica a arte de estabelecer nexos e relaes das partes do sistema entre si e com o sistema como um todo. Portanto, uma teoria crtica da sociedade contm mapeamentos do modo como a sociedade se organiza como um todo, delineando suas estruturas, instituies, prticas e discursos fundamentais, e o modo como eles se combinam formando um sistema social.

Essa prtica de estabelecer ligaes entre as partes envolvidas no sistema, bem como a verificao de suas relaes, recebe o nome de articulao. Este conceito traduz, portanto, o processo de organizao do discurso miditico em seu contexto social. Implica traar as articulaes atravs das quais as sociedades produzem cultura e o modo como a cultura, por sua vez, conforma a sociedade por meio de sua influncia sobre indivduos e grupos (KELLNER, 2001, p.39). Segundo KELLNER, na mdia, encontra-se, atualmente, a forma dominante de cultura (mercantilizada), a qual promove a socializao ao mesmo tempo que ajuda a moldar a identidade das pessoas. Atravs de um vu sedutor que combina o verbal com o visual, a cultura da mdia que a cultura da sociedade, enfatiza KELLNER traduz uma ampla dependncia entre comunicao e cultura. Atravs desta inter-relao, divulga determinados padres, normas e regras, ensina o que bom e o que ruim, o que certo e o que errado; ajuda a formar identidades, fornece smbolos, mitos e esteretipos atravs de representaes que modelam uma viso de mundo de acordo com a ideologia vigente. Nos estudos da cultura da mdia, propostos por KELLNER, em um determinado contexto (scio-cultural), so investigadas a produo da cultura, bem como sua economia poltica, a anlise do texto e a recepo deste pelos pblicos, sem perder de vista importante salientar os aspectos crticos e polticos. Cada vez mais, a mdia torna-se a grande responsvel pela formao cultural das pessoas. Boa parte dessa cultura transmitida pelos meios de comunicao visa o lucro, a grande audincia e a manuteno do status quo. No obstante, freqentemente, constata-se, no meio jornalstico, a ausncia de elementos que abordem quesitos bsicos da tcnica jornalstica como, por exemplo, o o qu?, quem?, onde?, como?, quando?, por qu?, o que prejudica sensivelmente a formao dos cidados. 19

Muitas vezes, a cultura da mdia mantm o fato, mas, no entanto, direciona o enfoque ao seu bel prazer. Quando essa ao ocorre, estabelece a ideologia das classes dominantes, substituindo a famlia, a igreja e a escola. Por mais paradoxal que possa parecer, ao divulgar conflitos sociais entre grupos divergentes, promove a apario de movimentos de resistncia ordem vigente. Observa-se tambm que todas as situaes, todos os conflitos da atualidade so perpassados pela mdia. Inerente ao poder, ela consiste no centro de todos os acontecimentos do mundo contemporneo. Nessa realidade, os mais diversos grupos sociais procuram utiliz-la a fim de divulgar suas ideologias sociedade. Constata-se, portanto, que os meios de comunicao promovem uma verdadeira guerra entre dominados e oprimidos, estes chamados foras populares. Na cultura da mdia, inserem-se as lutas e prticas entre dominantes e dominados. Entretanto, ainda prevalece, na maioria das vezes, o pensamento das camadas superiores na cultura miditica. Entretanto, a questo vai alm disso. A cultura da mdia pode estimular a dominao social lanando mo, por vezes, de tcnicas que visam a banalizao de certos setores da sociedade, enfraquecendo-os, ao mesmo tempo em que pode incentivar a resistncia e a luta contra as classes dominantes ao lanar mo de uma linguagem isenta, menos comprometida com o poder. Segundo KELLNER (2001, p.13),
A cultura da mdia pode constituir um entrave para a democracia quando reproduz discursos reacionrios, promovendo o racismo, o preconceito de sexo, idade, classe e outros, mas tambm pode propiciar o avano dos interesses dos grupos oprimidos quando ataca coisas como as formas de segregao racial ou sexual, ou quando, pelo menos, as enfraquece com representaes mais positivas de raa e sexo.

Cabe salientar, aqui, que no se trata de subestimar a inteligncia do receptor. Muito menos afirmar que as notcias transmitidas so consumidas uniforme e passivamente. evidente que o modo de absoro das informaes varia de pessoa para pessoa. No entanto, no se deve superdimensionar a noo de receptor ativo. Tudo depende do contexto scio-cultural de cada indivduo. ...A capacidade para produzir uma opinio est partilhada de forma desigual e, em particular, varia em funo do capital cultural de cada indivduo (CHAMPAGNEC,1998, p.18). Dentro dessa realidade, influenciado pela teoria crtica da sociedade, a qual contempla a Escola de Frankfurt e os estudos culturais britnicos, KELLNER prope a

20

pedagogia crtica da mdia. Segundo ele, aprendendo como ler e criticar a mdia, avaliando seus efeitos e resistindo sua manipulao, os indivduos podero fortalecerse em relao mdia e cultura dominantes (2002, p.10). Assim, criando seus prprios significados e usos e fortalecendo-se com a matria-prima extrada de sua prpria cultura (2001, p.12), tero plenas condies de discernir o contedo miditico, produzindo novas formas de cultura.
(...) esses estudos exploraro algumas das maneiras como a cultura contempornea da mdia cria formas de dominao ideolgica que ajudam a reiterar as relaes vigentes de poder, ao mesmo tempo que fornece instrumental para a construo de identidades e fortalecimento, resistncia e luta. Afirmamos que a cultura da mdia um terreno de disputa no qual grupos sociais importantes e ideologias polticas rivais lutam pelo domnio, e que os indivduos vivenciam essas lutas atravs de imagens, discursos, mitos e espetculos veiculados pela mdia. (KELLNER, 2001, pp.10-11).

O que decorre desta dominao da cultura produzida pela mdia na sociedade? Qual o cenrio onde se d essa produo de sentido? Quais so os processos e os contextos histricos, sociais, polticos e econmicos em que se desenrolam as produes do discurso miditico e quais so seus reflexos na sociedade? Estas so algumas perguntas pertinentes dentro da realidade de uma teoria crtica da sociedade. Baseado nessas premissas, KELLNER (2001, p.76) atenta para uma leitura poltica da cultura da mdia. Leitura poltica, aqui,
Significa no s ler essa cultura no seu contexto scio-poltico e econmico, mas tambm ver de que modo os componentes internos de seus textos codificam relaes de poder e dominao, servindo para promover os interesses dos grupos dominantes custa de outros, para opor-se s ideologias, instituies e prticas hegemnicas, ou para conter uma mistura contraditria de formas que promovem dominao e resistncia.

Com clara influncia de Gramsci, KELLNER adota a teoria gramsciana da hegemonia e contra-hegemonia. Atenta para a dominao exercida por determinadas instituies e/ou grupos, que se utilizam, muitas vezes, da fora para manter o poder. Neste processo, aparelhos de Estado como a religio, a escola e a mdia reforam, de maneira mais sucinta, a ideologia dominante. Nessa realidade, surgem foras antagnicas, de resistncia, que contestam a ordem vigente.

21

Assim, KELLNER desenvolve um conceito de diagnstico crtico com o objetivo de detectar as tendncias da poltica cultural da mdia, investigando o que est por trs da cultura da mdia, atravs de uma anlise de suas mensagens, valores e ideologias. Qual o enfoque dado pela mdia a determinado fato ou objeto? Embate real ou ilusrio? Qual o discurso utilizado para promover a formao de determinados tipos de identidades? Nesse cenrio, a ideologia transmitida pela mdia (geralmente) a do branco masculino, ocidental, de classe mdia ou superior; so as posies que vem raas, classes, grupos e sexos diferentes dos seus como secundrios, derivativos, inferiores e subservientes. H, portanto, uma ntida separao dominantes/dominados e superiores/inferiores, produzindo hierarquias e classificaes que servem aos interesses das foras e das elites do poder (KELLNER, 2001, p.83). Segundo KELLNER, uma perspectiva multicultural crtica pressupe uma interpretao da cultura e da sociedade que leve em conta as relaes entre poder, dominao e resistncia, articulando as vrias formas de opresso em dada sociedade por meio de perspectivas multiculturais de modo que seja possvel abordar criticamente textos culturais (2001: 124) e detectar posicionamentos relacionados a classe, sexo, raa, etnia, preferncia sexual etc. Para isso, so adotadas normas e valores que possibilitam fazer um estudo crtico dos textos, produes e condies que promovam opresso e dominao. Nesse sentido, valoriza positivamente fenmenos que promovam a liberdade humana, a democracia, a individualidade e outros valores que, por ele adotados, so defendidos e valorizados em estudos e situaes concretas (KELLNER, 2001, p.125). Todavia, o estudo crtico multicultural da cultura da mdia tem o objetivo de relacionar suas teorias com a prtica, contribuindo para desenvolver uma contrahegemonia hegemonia conservadora dos ltimos anos (KELLNERK, 2001, p.125). Em compasso com as formas de resistncia e contra-hegemonia, essa perspectiva crtica posiciona-se de maneira contrria dominao (multiculturalismo insurgente), analisando no s as desigualdades estruturais, mas tambm as lutas dos oprimidos contra os dominantes no sentido de libertao. Aliada a um estudo cultural crtico e multiperspectvico, adota-se uma abordagem interdisciplinar, multiperspectvica, que possibilite a interpretao, a crtica e a desconstruo da produo cultural (a produo e a economia poltica do discurso miditico, o discurso em si, a recepo e os reflexos na sociedade).

22

Um texto constitudo por suas relaes internas e pelas relaes que mantm com sua situao social e histrica, e quanto mais relaes estiverem expressas numa leitura crtica, melhor poder ser a compreenso do texto. O mtodo multiperspectvico deve necessariamente ser histrico e ler seus textos em termos de contexto social e histrico e pode tambm optar por ler a histria luz do texto.

KELLNER salienta que os textos produzidos pela mdia no devem ser encarados pura e simplesmente como divulgadores da ideologia dominante, tampouco entretenimento puro e inofensivo. Muito pelo contrrio, consistem em produes complexas, que envolvem discursos sociais e polticos cuja anlise e interpretao exigem mtodos de leitura e crtica capazes de articular sua insero na economia poltica, nas relaes sociais e no meio poltico em que so criados, veiculados e recebidos (2001, p.13). Dentro desse espectro, KELLNER (2001, p.130) sugere as contribuies marxista, feminista, estruturalista, ps-estruturalista, psicanaltica e outras, que possibilitaro uma leitura mais completa e potencialmente mais slida. Quanto mais elementos forem utilizados em uma pesquisa desde que pertinentes ao estudo provavelmente melhor ser o entendimento de todo o espectro de dimenses e ramificaes ideolgicas de um texto, lanando mo sempre bom ressaltar de uma leitura que leve em considerao o contexto scio-histrico do texto. Ao estudar os textos culturais sob o prisma das relaes entre ideologias, movimentos sociais e o contexto que os envolvem, inspirado pelo socilogo Robert WUTHNOW, KELLNER lana mo de trs categorias, a saber: horizonte social, campo discursivo e ao social. O horizonte social diz respeito s experincias, s prticas e aos aspectos reais do campo social que ajudam a estruturar o universo da cultura da mdia e sua recepo (KELLNER, 2001, p.137), ou seja, o local, poca, cenrio em que se d a produo da cultura. O campo discursivo contempla todos os elementos envolvidos no discurso miditico. J a ao social implica mostrar as prticas sociais de acordo com o horizonte social do pblico, e assim a cultura popular da mdia haure medos, esperanas, fantasias e outras inquietaes da poca (KELLNER, 2001, p.138). Outra categoria importante o impacto cumulativo. De acordo com interesses particulares, determinadas estruturas podem ser denegridas ou favorecidas pela mdia, quando esta promove cumulativamente imagens e discursos com o objetivo de afetar a concepo das pessoas. Essas imagens ressonantes vo ao encontro de nossas 23

experincias e so assimiladas por nossa mente, levando-nos depois a certos pensamentos e aes (KELLNER, 2001, p.140) favorveis, ou no, aos elementos envolvidos na questo. 2.1. A Mdia Televisiva. A televiso destaca-se, cada vez mais, entre as principais indstrias culturais. Muito mais do que uma mistura de cinema e rdio, ela contribui, sensivelmente, para o crescimento da economia dos pases e para a formao cultural dos cidados. Alm de transmitir informao e entretenimento, como, por exemplo, nos telejornais e telenovelas, a televiso age como uma compensao relaxante para o crescente stress da vida moderna (BORDENAVE, 1991, pp.2021). Amparada pelas novas tecnologias, como cabos, satlites etc., a televiso rompe fronteiras, fazendo com que imagens semelhantes cheguem aos lares de qualquer canto do planeta ao mesmo tempo. Assim, ocupa, cada vez mais, um lugar de destaque numa cultura mediada eletronicamente, contribuindo, e muito, para a formao da sociabilidade contempornea. Por isso mesmo, deve arcar com o compromisso de oferecer qualidade s pessoas, seja na informao ou no entretenimento. A televiso une as pessoas virtualmente, promovendo aquilo que WOLTON chama de lao social. E como isso ocorre? No fato de que o espectador, ao assistir a TV, agrega-se a esse pblico potencialmente imenso e annimo que a assiste ao mesmo tempo estabelecendo, assim, com ele uma espcie de lao invisvel, especular e silencioso (1996, pp.107-110). Na verdade, essa realidade implica dupla significao: o lao entre os indivduos e, conseqentemente, entre os mais diversos grupos que compem uma sociedade. As pessoas agendam boa parte de suas reflexes e suas conversas em funo do que a televiso veicula. Esta promove aquilo que julga conveniente promover. Impe um cardpio seletivo de informaes como sendo o que aconteceu e, assim, impede que outros temas sejam conhecidos e, portanto, comentados pelo pblico. O jornalismo televisivo, por exemplo, deve priorizar o dever e a verdade, como produo histrica. A imprensa deve ser a vista da nao. ABRAMO (1997, p.284) reala que, assumindo sua posio de classe, o jornalista deve ter junto sociedade o compromisso de contribuir de todas as formas para a intensificao da comunicao social, tambm de forma crtica.

24

Em tempos de Globalizao, a influncia de um telejornal, por exemplo, forte na maior parte do mundo, ocupando um papel de extrema importncia na vida das pessoas em relao imagem que estas constrem da realidade. Levando-se em conta que, num pas pobre como o Brasil, geralmente a primeira e, em muitos casos, a nica informao que as pessoas recebem sobre o seu mundo a apresentada na mdia televisiva, esta deve, acima de tudo, informar a sociedade baseada somente na verdade e no bom senso. A informao e o entretenimento ocupam espao bastante relevante na vida das pessoas, conquistando uma posio cada vez mais central numa cultura eletronicamente mediada. Dentro desse agendamento feito pela mdia, insere-se a violncia. 2.2. A Violncia Miditica. O mundo se depara com uma nova realidade, uma nova ordem mundial, o fenmeno da globalizao. Assiste-se ao advento de uma sociedade global em que a ordem consumir. Neste sentido, para que possa, alm de manter a ordem vigente estabelecida, alcanar maiores ndices de audincia, a mdia, por diversas vezes, recorre a elementos afinados com a lgica sensacionalista, do espetacular, do grotesco, do violento. Nessa (ir)realidade, o espetculo, o conflito e o superficial entram em cena. Segundo BOURDIEU(1997, p.23), as notcias de variedades, por exemplo, produzem a despolitizao social, reduzindo a vida do planeta anedota e ao mexerico, tpicos da imprensa poubelle ou imprensa people (RAMONETR, 1999, p.12). Elas agem fixando e prendendo a ateno em acontecimentos sem conseqncias polticas, que so dramatizados para deles tirar lies, ou para os transformar em problemas da sociedade. Dependendo do cardpio, apresentado aos telespectadores, um telejornal pode formar mentes similares a do analfabeto poltico, de Brecht. Ao que parece, hoje, os media e, em especial a televiso, vo alm das cercas e muros das casas, pois isso notcia. Para eles (os media), as fofocas ou a distoro contam mais que a informao e a veracidade dos fatos. Por vezes, instaura-se a esttica do grotesco (SODR, 1972). O espetculo (difundido pelos meios de comunicao) mantm a ordem vigente, ou seja, constitui o modelo atual da vida dominante na sociedade. O espetculo que inverte o real efetivamente um produto (DEBORDD, 1997, pp.14-15). 25

Segundo SILVA (2000, p.40), a lgica do FAIT DIVERS (notcia sensacionalista) o mais cristalino reflexo deste final de sculo de derriso: tudo deve ser leve, fcil, claro, cartesiano. Negao do avano do saber, o qual no se cansa de demonstrar o contrrio. Saber cansa. O FAIT DIVERS implica reflexes superficiais, e mostra, ao mesmo tempo que oculta (BOURDIEU, 1997, p.24), buscando nica e exclusivamente a emoo gratuita. Livre da substancialidade, logo, o consumidor transforma-se num mero colecionador de iluses, onde o espetculo a palavra de ordem. Para DEBORD (1997, p.138), o discurso espetacular faz calar, alm do que propriamente secreto tudo o que no lhe convm. O que ele mostra vem sempre isolado do ambiente, do passado, das intenes, das conseqncias. , portanto, totalmente ilgico. Possuindo um consumo imediato, e provido de um carter atemporal, o FAIT DIVERS, em suas diferentes manifestaes, utilizado, na mdia, com diversas abordagens. Aparece no tratamento da realidade e da fico, seja nas telenovelas, nos telejornais, nos talk shows, nos programas humorsticos, no noticirio da imprensa e na publicidade (RAMOS, 1999). Juntos, os meios de comunicao e o FAIT DIVERS independem de estilo jornalstico, e mostram, ao invs de demonstrar, informar com veemncia e aprofundamento, os fatos do dia, pois priorizam a superficialidade, com base no emocional (RAMOS, 1999). 2.3. O Advento do Espetculo como forma de Violncia Miditica Norteando essa realidade atravs da Pedagogia crtica de KELLNER (2001), observa-se, no horizonte social, um cenrio permeado pela lgica globalizante, em que a ordem consumir. Neste cenrio, assiste-se, na mdia, uma verdadeira corrida desenfreada pelo maior ndice de audincia, onde as informaes substanciais seriam deixadas de lado, num processo de tentativa, pelo menos, de congelar as estruturas mentais receptoras fortalecendo, assim, a ideologia vigente. Assim, a cultura produzida pela mdia promove articulaes com o sistema vigente no sentido de reforar a homogeneizao das identidades. BAUDRILLARD (1997, p.80) afirma: Por trs de cada informao, um acontecimento desapareceu; sob a cobertura da informao, um a um os acontecimentos nos so retirados. Assim, o mundo atual se depara com um processo de ofuscamento do saber, a falsa clareza,

26

de Adorno e HORKHEIMER. Vivencia-se o chamado efeito paravento, de RAMONETR (1999, p.31) onde um evento desbota outro , o ocultar mostrando, de BOURDIEU (1997, p.24) em que a realidade mostrada de forma distorcida, mascarando alguns elementos. O campo discursivo abriga, em seu cerne, portanto, os produtores de informao, a mediao desta, a recepo e determinados efeitos. Na ao social, a cultura da mdia televisiva promove uma subjetividade imposta com calibre sensacionalista. De forma implcita ou explcita, a violncia est sempre presente. Destarte, a mdia respira sob a gide capitalista e promove a violncia. Com o objetivo de manter o status quo, detectam-se, no dia-a-dia, vrias formas de violncia miditicas, as quais acarretam um pensar fragmentado, efmero, voltil, em perfeita sintonia com os ditames da indstria cultural. No telejornalismo, por exemplo, percebe-se claramente a ausncia das questes bsicas de um lide jornalstico, a saber: quem fez o qu?, quando?, onde?, como?, por qu?, com que meios?, em que circunstncias?, e quais so as conseqncias?. Ocorre, portanto, a primazia do o qu?, do quem sobre o como? e o por qu?.Esta carncia de informao leva a informaes descontextualizadas, por vezes sem nexo. Conforme exposto anteriormente, a superficialidade reina absoluta tambm nas telenovelas, programas de variedades, na publicidade etc. Como foi dito antes, nesse processo de banalizao da informao, bvio que os receptores no reagiro da mesma maneira frente a uma notcia. H muito no se pode considerar a mxima franfurtiana do receptor passivo. No entanto, a questo outra: acima de todo e qualquer interesse, seja ele social, poltico, econmico, cultural ou ideolgico, as informaes transmitidas pelo emissor devem primar nica e exclusivamente pela verdade e a tica. As revelaes de meias verdades, embora no possam ser consideradas mentiras absolutas, distorcem fatos e prejudicam imagens, alcanando, por vezes, o mesmo efeito de uma notcia falaciosa. Na busca pelo lucro e a audincia, a cultura miditica comercial. Numa realidade em que consumir a palavra de ordem, a produo da mdia consiste em mercadorias a servio dos grandes conglomerados da comunicao.

27

CAPTULO III Globalizao: Caractersticas e Efeitos sobre a Educao e o papel das NTICs. A globalizao pode ser definida e discutida desde uma perspectiva geral ou a partir de um enfoque mais restrito. No segundo caso, por exemplo, pode-se optar pela discusso na rea da economia, no mbito poltico, no aspecto sociocultural etc. Ainda assim, h sempre o risco de que sejamos parciais, taxativos ou apressados nas concluses. Vamos enumerar aqui, resumidamente, algumas das suas caractersticas gerais, partindo do fato de que se trata de um fenmeno real, embora complexo, apontando de modo limitado para as implicaes sciopolticas e econmicas neste amplo espectro. Conforme o socilogo alemo ULRICH BECK (1997), com o termo globalizao so identificados processos que tm por conseqncia a subjugao e a ligao transversal dos estados nacionais e sua soberania atravs de atores transnacionais, suas oportunidades de mercado, orientaes, identidades e redes (BECK, 1997, pp.28-29). Por isso, ouvimos falar de defensores da globalizao e de crticos globalizao, num conflito pelo qual diferentes organizaes se tornam cada vez mais conhecidas. Neste sentido, no se trata de um conflito stricto sensu sobre a globalizao, mas sobre a prepotncia e a mundializao do capital. Esse processo, da forma como ele atualmente vem acontecendo, no deveria sequer ser chamado de globalizao, j que atinge o globo de forma diferenciada e exclui a sua maior parte se observamos a circulao mundial de capital, podemos constatar que a maioria da populao mundial (na sia, na frica e na Amrica Latina) permanece excluda.
As transformaes gerais da sociedade atual apontam a inevitabilidade

28

de compreender o pas no contexto da globalizao, da revoluo tecnolgica e da ideologia do livre mercado (neoliberalismo). A globalizao uma tendncia internacional do capitalismo que, juntamente com o projeto neoliberal, impe aos pases perifricos a economia de mercado global sem restries, a competio ilimitada e a minimizao do Estado na rea econmica e social. (LIBNEO e OLIVEIRA, 1998, p. 606).

Algumas das questes que aparecem em decorrncia disso so a excluso social, o desemprego e o aumento da misria. Essa forma de globalizao significa a predominncia da economia de mercado e do livre mercado, uma situao em que o mximo possvel mercantilizado e privatizado, com a agravante do desmonte social. Concretamente, isso leva ao domnio mundial do sistema financeiro, reduo do espao de ao para os governos os pases so obrigados a aderir ao neoliberalismo ao aprofundamento da diviso internacional do trabalho e da concorrncia e, no por ltimo, crise de endividamento dos estados nacionais. Condies para que essa globalizao pudesse se desenvolver foram a interconexo mundial dos meios de comunicao e a equiparao da oferta de mercadorias, das moedas nacionais e das lnguas, o que se deu de forma progressiva nas ltimas dcadas. A concentrao do capital e o crescente abismo entre ricos e pobres (48 empresrios possuem a mesma renda de 600 milhes de outras pessoas em conjunto) e o crescimento do desemprego (1,2 bilhes de pessoas no mundo) e da pobreza (800 milhes de pessoas passam fome) so os principais problemas sociais da globalizao neoliberal e que vm ganhando cada vez mais significado. O paradoxo, neste contexto, que o avano cientfico e tecnolgico proporcionou (assim como proporciona progressivamente) ao ser humano a oportunidade de romper as fronteiras, entre os pases, entre os continentes e, tambm, entre os planetas. Ora, inegavelmente isto nos trouxe enormes benefcios, mas tambm muitas perdas. Nunca se produziu tanto e, ao mesmo tempo, nunca houve tanta gente faminta, desempregada, sem um lugar para morar. A mquina, o computador e o rob deslocaram o ser humano do centro da atividade produtiva e tambm da finalidade desta. Tais metamorfoses demonstram a extrema maleabilidade e complexificao permanente do modo de produo capitalista.
O capitalismo, para manter sua hegemonia, reorganiza suas formas de produo e consumo e elimina fronteiras comerciais para integrar mundialmente a economia. Trata-se de mudanas no sentido de fortalecer o capitalismo, o que dizer: fortalecer as naes ricas e

29

colocar os pases mais pobres na dependncia, como consumidores. Essas alteraes nos rumos do capitalismo se do, no entanto, no momento em que o cenrio mundial em todos os aspectos bastante diversificado. A onda da globalizao e da Revoluo Tecnolgica encontra os pases (centrais ou perifricos, desenvolvidos ou subdesenvolvidos) em diferentes realidades e desafios, dentre os quais o de implementar polticas econmicas e sociais que atendam aos interesses hegemnicos, industriais e comerciais de conglomerados financeiros e de pases ou regies ricas, tais como a Amrica do Norte, Japo e Unio Europia. (LIBNEO e OLIVEIRA, 1998, pp. 599600).

Com o aumento da distncia entre os pases pobres e os pases ricos, aumentou tambm a dependncia daqueles em relao a estes. Esta dependncia significa no s uma debilidade econmica, mas, principalmente, poltica. Dita as regras quem tem maior poder econmico e este significa, cada vez mais, poder poltico. Nesse quadro, as polticas educacionais so projetadas e implantadas segundo as exigncias da produo e do mercado, com o predomnio dos interesses dos pases ricos, isto , daqueles que dominam a economia. O exemplo mais ntido disso na educao so as polticas dos rgos internacionais, como o Fundo Monetrio Internacional e o Banco Mundial. O discurso destes remete para a qualidade total na educao, onde os investimentos e benefcios so projetados e calculados da mesma forma como se procede em uma empresa. Neste sentido, o mercado exige pessoas polivalentes, flexveis, geis, com viso do todo, conhecimentos tcnicos e um relativo domnio na rea de informtica, que falem, leiam e escrevam em vrios idiomas, que possuam habilidades mltiplas, e assim por diante. Quem no estiver capacitado de acordo com as exigncias do mercado excludo do processo produtivo e isso significa desemprego, misria, fome, doena e, em suas ltimas conseqncias, a morte.
A importncia que adquirem, nessa nova realidade mundial, a cincia e a inovao tecnolgica tm levado os estudiosos a denominarem a sociedade de hoje, sociedade do conhecimento, sociedade tcnico informacional ou sociedade tecnolgica. Isso significa que o conhecimento, o saber e a cincia adquirem um papel muito mais destacado que anteriormente. Hoje as pessoas aprendem na fbrica, na televiso, na rua, nos centros de informao, nos vdeos, no computador e, cada vez mais, vo se ampliando os espaos de aprendizagem. (LIBNEO e OLIVEIRA, 1998, pp. 598-599).

Nesta sociedade marcada pela revoluo tecnolgico-cientfica, curiosamente, a centralidade do processo produtivo est no conhecimento e, portanto, tambm na educao.
Essa centralidade se d porque educao e conhecimento passam a ser

30

do ponto de vista do capitalismo globalizado, fora motriz e eixos da transformao produtiva e do desenvolvimento econmico. So, portanto, bens econmicos necessrios transformao da produo, ao aumento do potencial cientfico e tecnolgico e ao aumento do lucro e do poder de competio num mercado concorrencial que se quer livre e globalizado pelos defensores do neoliberalismo. Torna-se clara, portanto, a conexo estabelecida entre educao/conhecimento e desenvolvimento/desempenho econmico. A educao , portanto, um problema econmico na viso neoliberal, j que o elemento central desse novo padro de desenvolvimento. (LIBNEO e OLIVEIRA, 1998, p. 602).

No Brasil, as polticas sociais, econmicas e educacionais continuam se delineando de acordo com as propostas do mercado mundial. preciso fazer os ajustes necessrios para que o pas se desenvolva em sintonia com as outras naes!, este o tom dos discursos do governo. Modernizao na educao (assim como na indstria), diversificao, produtividade, eficcia e competncia, so as palavras de ordem. De certo modo, esta mentalidade tende a se cristalizar, o que representa um grande perigo para o campo educacional: ao se regular segundo a lgica da competio, no estaria a escola esvaziando seu sentido, ou contradizendo seu papel? A educao oferecida, atualmente, como uma mercadoria e a escola tornou-se, na verdade, mais uma empresa qual se paga pela obteno de um servio. Podemos perceber isto, nitidamente, se observarmos alguns aspectos interessantes que LIBNEO e OLIVEIRA (1998, p.604) destacam e que transcrevemos na ntegra. Os aspectos por eles apontados demonstram a transformao da escola em mais um negcio que se rege pela lgica do mercado: - Adoo de mecanismos de flexibilizao e diversificao dos sistemas de ensino nas escolas; - Ateno eficincia, qualidade, ao desempenho e s necessidades bsicas de aprendizagem; - Avaliao constante dos resultados/desempenho obtidos pelos alunos que comprovam a atuao eficaz e de qualidade do trabalho desenvolvida na escola; - 0 estabelecimento de rankings dos sistemas de ensino e das escolas pblicas ou privadas que so classificadas ou desclassificadas; - Criao de condies para que se possa aumentar a competio entre as escolas e encorajar os pais a participarem da vida escolar e fazer escolha entre escolas; - nfase na gesto e na organizao escolar mediante a adoo de programas gerenciais de qualidade total; - Valorizao de algumas disciplinas: matemtica e cincias naturais, devido

31

competitividade tecnolgica mundial que tende a privilegiar tais disciplinas; - Estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores como, por exemplo, educao distncia; - Descentralizao administrativa e do financiamento, bem como do repasse de recursos em conformidade com a avaliao do desempenho; - Valorizao da iniciativa privada e do estabelecimento de parcerias com o empresariado; - O repasse de funes do Estado para a comunidade (pais) e para as empresas. Como se percebe, h uma ambigidade ou ambivalncia nos aspectos apontados. Se, de um lado, trazem o desafio de manter uma educao atualizada e de qualidade, de outro, podem contribuir para a segregao e excluso social, pois, afinal de contas, trata-se de um produto e nem todos conseguem arcar com os seus custos.

32

CAPTULO IV Capacitao de Professores para o uso Reflexivo das NTICs na Educao.

A escola como instituio onde a aquisio de conhecimentos sistematizada, no sofreu ao longo dos tempos, transformaes radicais quanto forma como eles so colocados disposio dos alunos. Enquanto a sociedade como um todo criou novas formas, ou mdias, de armazenar / transmitir as informaes, a escola, apesar dessas iniciativas, permanece impassvel diante das transformaes da realidade que a tecnologia est provocando. Segundo RIPPER (1996), "a escola, paralisada desde a revoluo industrial, no estimula seus interlocutores a utilizarem de forma dinmica, crtica e criativa os conhecimentos por ela transmitidos. A formao massificada se adapta bem ao modelo produtivo industrial, que requer um grande nmero de trabalhadores para tarefas rotineiras a serem executadas sem questionamentos e aos servios feitos pessoa - a pessoa. Com a globalizao este modelo produo, baseado na linha de montagem, est sendo gradualmente abandonado. Um novo modelo de produo requer trabalhadores mais flexveis, que assumam responsabilidade no s na qualidade das tarefas que executam como no prprio desenvolvimento e melhoria do processo produtivo. Este modelo tem provocado uma demanda radical na escola. A revoluo tcnico - cientfica deste fim de sculo desloca o lcus do poder do capital financeiro para a informao; esta passa a ser o capital mais importante, conhecer para ter poder."

33

"H um consenso que tecnologia pode ser um fator importante para essa mudana. Para isto necessrio que as pessoas aprendam a usar e a dominar a tecnologia de que dispem e a controlar a velocidade desse processo. Segundo RYGCZINSKI, para que essa seja dominada torna-se necessrio que a escola repense sua filosofia e democratize o acesso s tecnologias de ponta. Entretanto, ela pode ser uma faca de dois gumes. Para a soluo dessa mudana, atrs de uma aparncia de modernidade pode esconder um ensino massificante", RIPPER (1996). Na verdade, muitos estudos tm demonstrado que a utilizao das novas tecnologias de informao e comunicao (NTICs), como ferramenta , traz uma enorme contribuio para a prtica escolar em qualquer nvel de ensino. Essa utilizao apresenta mltiplas possibilidades que podero ser realizadas segundo uma determinada concepo de educao que perpassa qualquer atividade escolar. Para LOING (1998), a introduo das NTICs na educao deve ser acompanhada de uma reflexo sobre a necessidade de uma mudana na concepo de aprendizagem vigente na maioria das escolas atualmente. Tal reflexo dever levar a uma mudana na prpria estrutura do ensino, que estimule a iniciativa e criatividade, preocupando-se menos com o cumprimento do currculo. Para isso, torna-se necessrio preparar o professor para assumir uma nova responsabilidade como mediador do processo de aquisio de conhecimento e do desenvolvimento da criatividade de seus alunos. Nessa tica, a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa, facilitando esta intermediao e um atendimento mais individualizado, ajudando o aluno a se apropriar do conhecimento. Este novo modelo de escola requer um novo conceito pedaggico e novas relaes de trabalho, um trabalhador capaz de realizar trabalhos cooperativos de anlise e sntese do conhecimento, com flexibilidade mental, a fim de, a partir desse conhecimento, buscar novas solues para os problemas encontrados. Desta forma os professores assumem uma nova responsabilidade e um papel central como mediadores do processo de apropriao, construo e elaborao de conhecimentos, assim as NTICs, podem se tornar poderosos auxiliares dos professores nesse novo papel. Como viabilizar uma proposta pedaggica que desestruture as prticas hegemnicas dos professores, como criar condies para que um professor acostumado a trabalhar dentro de um modelo que enfatiza a transmisso de conhecimento, passe a trabalhar criativamente , criando um ambiente que incentive a criatividade do aluno, rico em aprendizagem, mediado pelas NTICs ? 34

Para que os professores possam refletir sobre essas questes, apropriar, construir novos conhecimentos, transferir, aplic-los e redimensionar sua prtica, DUFFY e JONASSEM (1991), preconizam que importante que eles aprendam significativamente, que trabalhem com problemas reais em contextos reais. Assim, qualquer projeto de capacitao de professores no uso das novas tecnologias como ferramenta pedaggica, que leve em conta as consideraes feitas acima, tm que ter como objetivo fundamental a realizao da tarefa global em toda complexidade. Para tal realizao, o professor, na condio de aprendiz, tem que assumir um papel importante na gerncia e controle da sua aprendizagem. Isso pode acontecer se for propiciado ao mesmo usar seus conhecimentos, na resoluo de situaes-problema, atravs de atividades cognitivas. Para que o professor possa abandonar sua prtica tradicional e dar margens criatividade em sua prtica pedaggica, necessrio que ele possa, nos cursos de capacitao, vivenci-la, criar sua prtica, experimentar e errar. Desta forma necessrio que os cursos de capacitao, sejam verdadeiras oficinas de aprendizagem, um ambiente rico que incentive a criatividade dos professores/aprendizes e no cursos que oferecem modelos de atuao, verdadeiras receitas de atividades. Segundo DEWEY, ambientes de aprendizagens so sistemas de ensino e aprendizagens integrados e abrangentes capazes de promover o engajamento dos aprendizes. Numa perspectiva construtivista, as atividades devem ser centralizadas no aprendiz e os temas inter-relacionados e contextualizados em ambientes onde os mesmos possam ser construtores de suas prprias estruturas intelectuais. Para se criar um ambiente construtivista, nos cursos de capacitao, alguns pressupostos bsicos da teoria de PIAGET devem ser levados em conta; A primeira exigncia que o ambiente permita uma interao muito grande do professor/aprendiz com o objeto de estudo. Essa interao no significa apenas o apertar de teclas ou o escolher entre opes de navegao. A interao deve passar, alm disso, integrando o objeto de estudo realidade do sujeito, dentro de suas condies de forma a estimul-lo e desafi-lo, mas ao mesmo tempo permitindo que as novas situaes criadas possam ser adaptadas s estruturas cognitivas existentes, propiciando o seu desenvolvimento. A interao deve abranger no s o universo professor/aprendiz - computador, mas, preferencialmente, tambm o professor/aprendiz professor/aprendiz agente de aprendizagem, atravs ou no do computador. 35

Outro aspecto primordial a troca de repasse da informao para a busca da formao do professor/aprendiz: a nova ordem revolucionria que retira do poder e autoridade do mestre, transformando-o de todo poderoso detentor do saber para um "educador- educando". Muitas teorias sobre aprendizagem parecem concordar com a idia de que essa um processo de construo de relaes, em que o aprendiz, como ser ativo, na interao com o mundo, o responsvel (pela direo e significado do aprendido). O processo de aprendizagem, feitas estas consideraes, se daria em virtude do fazer e do refletir sobre o fazer, sendo fundamental no professor/aprendiz o "saber", o "saber/fazer" e o "saber/fazer/fazer". Nessa perspectiva o ensino se esvazia de sentido, dando lugar idia de mediao. Assim a introduo das novas tecnologias na educao deve ser acompanhada de consideraes sobre as inevitveis mudanas a serem introduzidas na maneira de ensinar e aprender, repensar o papel do professor, e a reestruturao da escola para esta nova realidade. As novas tecnologias de informao e comunicao se impem a todos na vida diria e no podem ser ignoradas nem consideradas com desprezo. Ensinar e aprender com as tecnologias so caminhos diferentes, h tempos se ensina com apoio de mquinas, mas ainda no se sabe bem como (ensinar) com elas. Todos os indicadores mostram que estamos no limiar da nova era da comunicao. O crescimento da Internet exponencial e no se pode desprezar o seu uso para fins educacionais, bem como o redimensionamento do papel do professor neste percurso. necessria uma capacitao dos professores, que leve em considerao as questes apontadas acima e a implantao de uma cultura que incentive a realizao de projetos de aprendizagem. Se analisarmos o comportamento histrico do processo ensino-aprendizagem temos no passado o professor como centro e nico detentor do conhecimento e o aluno simples receptor. No presente considera-se as interaes entre professor/aluno, mas o professor continua a ser a nica fonte do conhecimento e experincia. Como desafio para o futuro, BRANSON apresenta um modelo centrado na tecnologia dos sistemas especialistas e bases de conhecimento onde professor e alunos interagem entre si e com a base. Neste caso o sistema educacional centra-se na tecnologia com uma capacidade muito grande de armazenamento de informaes. O desenvolvimento de tais sistemas demandam tempo, recursos financeiros e pessoal capacitado o que torna este modelo um grande desafio para o futuro. 36

Uma ao baseada em redes de informaes sugerindo que o professor contribua apoiando os trabalhos, permitindo que o contato com as novas tecnologias seja mais proveitoso. Aqui o professor ser o agente estimulador, o desafiador, facilitador para os alunos quando buscarem a rede, para que os objetivos no se percam antes de serem atingidos. Os alunos por sua vez gerenciam o ritmo de aprendizagem, interagem com os pares e trabalham em conjunto para alcanar objetivos comuns caracterizando o aprendizado cooperativo. (COSTA e SOUZA, 1992, p.34).

A aprendizagem colaborativa torna-se muito mais interessante quando os alunos podem trabalhar com alunos de outras culturas, ampliando dessa maneira o seu conhecimento. Numa perspectiva educacional, centrada na utilizao da NTICs como ferramenta didtica, os trabalhos seguem uma proposta pedaggica mais ampla, responsvel pela motivao e preparao dos professores, apoiando a educao formal, partilhando com a rede, transmisso, gerao e transformao dos conhecimentos. necessrio que os professores tenham conscincia que o uso das NTICs na educao devem ter como objetivo mediar a construo do processo de conceituao dos alunos, buscando a promoo da aprendizagem e desenvolvendo habilidades importantes para que eles participem da sociedade do conhecimento e no simplesmente facilitando o seu processo de ensino e de aprendizagem. Para que o professor possa assumir o papel de mediador entre o conhecimento organizado e a (re)construo do conhecimento pelo aluno, com a mediao instrumental das NTICs, sua formao e capacitao continuada deve passar pela (re)construo de um saber pedaggico baseado na atividade e no apenas em um discurso psicologizante, desempenhando um papel central como agente fundamental dessa mudana.

37

Captulo V
A Famlia como representao nas sociedades capitalistas modernas. A representao da clula mater como uma estrutura fundamental formao do humano. 5.1. Histrico da representao clula mater. O conceito de famlia tem passado por processos contnuos de redefinies nas vrias reas onde o estudo deste conceito necessrio. Entre os cientistas sociais prevalece a convico de que essa noo, para ter lastro com a coerncia interna com a lgica prpria a esta rea do conhecimento, dever ser sempre usada no plural. Tambm foi decisiva a contribuio da Antropologia para a compreenso deste conceito, centrado em trs linhas de pesquisa: universalidade e particularidade nos estudos da famlia; problemas envolvidos no estudo do parentesco e das relaes entre geraes; a oposio entre pblico e privado e os significados da famlia e do casamento nas sociedades ocidentais contemporneas. Outra referncia marcante o estudo empreendido por Engels sobre a formao histrica da famlia vinculando ao mtodo dialtico de compreender o desenvolvimento histrico:
A Origem da Famlia, da Propriedade Privada e do Estado (em alemo:Der Ursprung der Familie, des Privateigentums und des Staats) uma obra de Engels, a qual, por influncia do marxismo (Karl Marx companheiro de lutas e estudo e grande amigo), resgata desde o incio dos tempos a anlise materialista do desenvolvimento da civilizao. A obra constitui-se em um estudo aprofundado baseado nas descobertas de campo de Lewis Henry Morgan e em seu livro A sociadade Antigua(Ancient Society) sobre a gens dos indgenas norte-americanos da nao iroquesa que foi adotados pelos (senecas). que ainda era infunciado totalmente pelo evolucionismo.em seu livro Morgan A

38

sociadade Antiga (Ancient Society) sobre a gens dos indgenas norteamericanos da nao iroquesa que foi adotados pelos (senecas). O livro tambm demonstra a passagem do matriarcalismo ou comunismo primitivo ao patriarcalismo correlacionando ao incio da propriedade privada que por sua vez se correlaciona com o incio do Estado.1

A evoluo da famlia e do conceito da instituio famlia ao longo da histria tem-se revestido de caractersticas especficas. No Sc. II, o conceito de famlia vinculava-se ordem legal e patrimonial. A famlia transmitia-se por herana e a este termo estava referido um forte conceito patrimonial, ou seja, a famlia era mais vista no sentido de propriedade e sucesso de propriedade material do que era vista no sentido das pessoas (seres humanos livres e escravos / servos) de que ela se constitua; bastante distante dos conceitos que posteriormente ir adquirir, sobremodo do conceito corrente. Com a queda do Imprio Romano (Sc. V), so introduzidas de formas de direito tpicas dos povos brbaros chamadas de direito costumeiro brbaro conjuntamente com resqucios de direito romano. Este conjunto conceitual que posteriormente somos donatrios. O conceito de famlia ento, como os que se referem a outras instituies, uma construo histrica. Os antroplogos nos ajudaram a perceber que sobre o ''familiar'' o natural repousa um emaranhado de relaes histricas, que apesar de complexas, so socialmente estabelecidas (BILAC, 2000). Durante a segunda metade do sculo XIX e princpios do sculo XX, os antroplogos trabalharam sob a influncia do evolucionismo darwinista. Organizaram seus dados de maneira a que as instituies de outros grupos sociais correspondessem a um estgio primitivo da evoluo da humanidade, ficando nossas prprias instituies relacionadas com as formas mais avanadas ou desenvolvidas, fruto ou efeito do etnocentrismo que mais tarde, como num trajeto corretivo, se utilizaram para a redefinio de suas abordagens tericas e os conceitos que delas decorrem.
Etnocentrismo uma atitude na qual a viso ou avaliao de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referncia, como padro preconceituoso. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo tnico considerar-se como superior a outro. No existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnolgico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Amricas, na frica e na Oceania) se comparado a outro mas, possivelmente, mais adaptado a determinado ambiente, alm de no possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui. A tendncia do homem nas

fica

depositado na Instituio Igreja que lhe aplica concepes crists; codificao de que

1 Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Origem_da_Fam%C3%ADlia %2C_da_Propriedade_Privada_e_do_Estado; acesso em 07/06/08. 39

sociedades de repudiar ou negar tudo que lhe diferente ou no est de acordo com suas tendncias, costume e hbitos. Na civilizao grega, o brbaro, era o que "transgredia" toda a lei e costumes da poca; este termo , portanto, etimologicamente semelhante ao selvagem na sociedade ocidental. Incluem-se aqui as pessoas que observam as outras culturas em funo da sua propria cultura, tomando-a como padro para valorizar e hierarquizar as restantes. Da resulta incompreenso em relao aos aspectos das outras culturas, incluindo sua raa com centralizao. Uma cultura com ideia de superioridade a outra. uma viso do mundo onde o nosso grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos prprios valores e nossas definies do que existncia. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferena; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. O etnocentrismo a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos e as razes pelos quais tantas e to profundas distores se perpetuam nas emoes, pensamentos, imagens e representaes que fazemos da vida daqueles que so diferentes de ns. De um lado, conhecemos um grupo do eu, o nosso grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, ou seja, um reflexo de ns. Depois, ento, nos deparamos com um grupo diferente, o grupo do outro, que s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz de forma tal que no reconhecemos como possveis. E, mais grave ainda, este outro tambm sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e ainda que diferente, tambm existe. O grupo do outro fica como sendo engraado, absurdo, anormal ou ininteligvel. E a sociedade do eu a melhor, a superior. O outro o aqum ou o alm, nunca o igual ao eu. Privilegiamos ambos as funes estticas, ornamentais, decorativas de objetos que, na cultura do outro desempenhavam funes que seriam principalmente tcnicas. O etnocentrismo passa por um julgamento de valor de cultura do outro nos termos da cultura do grupo do eu. 2

Existem duas maneiras de interpretar essa preeminncia da famlia em ambos os extremos da escala de desenvolvimento das sociedades humanas. Alguns autores sustentam que os povos mais antigos podem ser considerados um remanescente daquilo que poderia definir como "idade urea", anterior submisso do homem s agruras e perversidades da civilizao: assim, o homem teria conhecido nesse estado primitivo a felicidade da famlia monogmica para perd-la at seu mais recente redescobrimento cristo, (BERQU, 1995, p.309). Se for possvel manter a identidade legal, econmica e sentimental da famlia, mesmo em um esquema polignico ou polindrico, no to certo que o mesmo ocorra quando a poliandria coexiste com a poligamia. Aproximamo-nos do chamado "casamento em grupo" ao considerarmos a evoluo dos todas, no sculo XIX. Eles possuam originalmente um sistema polindrico, tornando possvel por meio do infanticdio feminino. Quando essa prtica 2 http://pt.shvoong.com/books/1706507-que-%C3%A9-etnocentrismo/ . 40

foi proibida pela administrao britnica, restaurando assim a proporo natural entre os sexos, todos continuaram a praticar a poliandria, mas agora, em vez de vrios irmos compartilharem uma esposa, tornou-se possvel desposarem vrias. Assim, pois, comea-se a ver por que o problema da famlia no deve ser encarado de uma maneira dogmtica. Alias, esta uma das questes mais ilusrias de todo o campo da organizao social. Entre as chamadas sociedades poligmicas existe sem dvida um nmero considervel que automaticamente o so: outras, porm, estabeleceram acentuada diferena entre a "primeira" esposa, a qual a nica verdadeira, investida de todos os direitos ligados ao estado matrimonial, e as demais, que s vezes pouco mais so que todo matrimonial, e as demais, que s vezes pouco mais so que concubinas oficiais. Nas sociedades modernas, razes de ordem econmica, moral e religiosa oficializaram o casamento monogmico (regra esta, na prtica, violada de maneiras diversas, como a liberdade pr-nupcial, a prostituio e o adultrio). Existindo vrios tipos diferentes de casamento a serem observados nas sociedades humanas, quer monogmicos, quer poligmicos, o fato digno de nota que, em toda parte, existe uma distino entre o casamento, isto , um vnculo legal e aprovado pelo grupo entre um homem e uma mulher, e o tipo de unio, permanente ou temporria, que resulta da violncia ou do simples consentimento.
A forma de organizao da famlia um elemento relevante no modo como ela conduz o processo de socializao dos imaturos, transmitindo-lhes valores, normas e modelos de conduta e orientandonos no sentido de tornarem-se sujeitos de direitos e deveres no universo domstico e no domnio pblico. (ROMANELLI, 1995, p.74)

A diversidade na composio da instituio domstica e em suas relaes internas no elimina, entretanto, o predomnio da famlia nuclear, constituda por marido, esposa e filhos, biolgicos ou adotivos. No entanto, a importncia da famlia nuclear no reside apenas no fato de ela ser arranjo estaticamente preponderante, mas resulta do significado simblico de que foi revestida, convertendo-a em modelo hegemnico, isto , em referencial e em ideal de ordenao da vida domstica para a grande maioria da populao. Como grupo de convivncia, a unidade domstica , na prtica, elemento mediador essencial para disciplinar e orientar as possibilidades de concretizao de aspiraes e interesses individuais, dentro e fora da prpria instituio.

41

Mas no se deve esquecer que a essa instituio atribudo o papel de atuar como instrumento disseminador das representaes que sustentam, em ltima instncia, uma estrutura social, segundo uma linha de pesquisa da qual Luis Althusser representante atravs do conceito de Aparelho Ideolgico do Estado:
Na verdade, os clssicos do marxismo, em sua prtica poltica, trataram do Estado como uma realidade mais complexa do que a definio da teoria marxista do Estado; porm, no a exprimiram numa teoria correspondente. Gramsi tambm o fez: para ele, o Estado no se resumia ao Aparelho (repressivo) de Estado, compreendendo tambm um certo nmero de instituies da sociedade civil. Entretanto, Gramsi no sistematizou suas intuies, que permaneceram no estado de anotaes. Na teoria marxista, o Aparelho (repressivo) de Estado compreende o governo, a administrao, o exrcito, a polcia, os tribunais, a prises, etc. Repressivo porque o Aparelho de Estado em questo funciona atravs da violncia (fsica ou no, como a violncia administrativa), pelo menos em situaes limite. Os Aparelhos Ideolgicos de Estado designam realidades que se apresentam na forma de instituies distintas e especializadas Embora diferente, constantemente combinam suas foras. Apesar de sua aparncia dispersa, os Aparelhos Ideolgicos de Estado funcionam todos predominantemente atravs da ideologia, que unificada sob a ideologia da classe dominante. Ento, alm de deter o poder do Estado e, conseqentemente, dispor do Aparelho (repressivo) de Estado, a classe dominante tambm ativa nos Aparelhos Ideolgicos de Estado. De fato, nenhuma classe pode, de forma duradoura, deter o poder do Estado sem exercer sua hegemonia sobre e nos Aparelhos Ideolgicos de Estado simultaneamente. Comprovando sua afirmao, Althusser alerta para a preocupao de Lnin em revolucionar, entre outros, o Aparelho Ideolgico de Estado escolar, de modo a permitir ao proletariado sovitico que se apropriara do poder garantir o prprio futuro da ditadura do proletariado e a passagem para o socialismo. A partir dessa afirmao, pode-se concluir que os Aparelhos Ideolgicos de Estado so meios e tambm lugar da luta de classes, pois neles a classe no poder no dita to facilmente a lei quanto no Aparelho (repressivo) de Estado e tambm porque a resistncia das classes exploradas pode neles encontrar formas de se expressar. Assim, de forma bastante resumida, distingue-se o poder de Estado do Aparelho de Estado, o qual compreende dois corpos: o corpo das instituies que constituem o Aparelho Repressivo do Estado e o corpo das instituies que representam a unidade dos Aparelhos Ideolgicos de Estado. Atualmente, todo Aparelho Ideolgico de Estado concorre cada um da maneira que lhe prpria para um mesmo fim, que a reproduo das relaes de produo, isto , das relaes de explorao capitalista.3

Mesmo aps revisado tal conceito a luz da complexidade das relaes sociais, neste caso, , a partir dele, procedente considerar a famlia como uma das instituies fundamentais da sociedade, no sentido de que ela a instituio primeira pela qual o indivduo se faz sujeito, onde a humanizao se d, onde ocorre a socializao. 3 Disponvel em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Althusser#Os_Aparelhos_Ideol.C3.B3gicos_de_Estado; acessado em 20/05/08.

42

Neste sentido, o socilogo francs Pierre Bourdieu, pode contribuir para esta pesquisa quando associa o conceito de socializao ao de violncia simblica:
Bourdieu, permitindo ter seu pensamento rotulado, adota como nomenclatura o construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista. Esta postura consiste em admitir que existe no mundo social estruturas objetivas que podem dirigir, ou melhor, coagir a ao e a representao dos indivduos, dos chamados agentes. No entanto, tais estruturas so construdas socialmente assim como os esquemas de ao e pensamento, chamados por Bourdieu de habitus. Bourdieu tenta fugir da dicotomia subjetivismo/objetivismo dentro das cincias humanas. Rejeita tanto trabalhar no mbito do fisicalismo, considerando o social enquanto fatos objetivos, como no do psicologismo, o que seria a "explicao das explicaes". O momento objetivo e subjetivo das relaes sociais esto numa relao dialtica. Existem realmente as estruturas objetivas que coagem as representaes e aes dos agentes, mas estes, por sua vez, na sua cotidianidade, podem transformar ou conservar tais estruturas, ou almejar a tanto. A verdade da interao nunca est totalmente expressa na maneira como ela se nos aprensenta imediatamente. Uma das mais importantes questes na obra de Bourdieu se centraliza na anlise de como os agentes incorporam a estrutura social, ao mesmo tempo que a produzem, legitimam e reproduzem. Neste sentido se pode afirmar que ele dialoga com o Estruturalismo, ao mesmo tempo que pensa em que espcie de autonomia os agentes detm. Bourdieu, ento, se prope a superar tanto o objetivismo estruturalista quanto o subjetivismo interacionista (fenomenolgico, semitico)4.

E neste contexto que este socilogo elabora o conceito de violncia simblica:


Conceito elaborado pelo socilogo Pierre Bourdieu. Forma invisvel de coao que se apia, muitas vezes, em crenas e preconceitos coletivos. A violncia simblica se funda na fabricao contnua de crenas no processo de socializao, que induzem o indivduo a se enxergar e a avaliar o mundo seguindo critrios e padres do discurso dominante. Socializao a assimilao de hbitos caractersticas do seu grupo social, todo o processo atravs do qual um indivduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe prpria. um processo contnuo que nunca se d por terminado, realizando-se atravs da comunicao, sendo inicialmente pela "imitao" para se tornar mais sociavl. O processo de socializao inicia-se contudo, aps o nascimento, e atravs, primeiramente, da famlia ou outros agentes prximos, da escola, dos meios de comunicao de massas e dos grupos de referncia que so compostos pelas nossas bandas favoritas, actores, atletas, super-heris, etc. Socializao o processo atravs do qual o indivduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hbitos e valores caractersticos. atravs da Socializao que o indivduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.A socializao , portanto, um processo fundamental no apenas para a integrao do indivduo na sua sociedade, mas tambm, para a continuidade dos Sistemas Sociais. o processo de integrao do indivduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenas, normas dessa mesma culturas em que o indivduo se insere. a) Socializao Primria: ocorre na infncia e na adolescncia, e durante este perodo o indivduo adquire competncias sociais bsicas; b) Socializao Secundria: ocorre na vida adulta sempre que ocorre um processo de adaptao a novas situaes.5

4 Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu ; acesso em 26/05/08.


5 Ibiden.

43

Para Bourdieu a socializao tem lugar privilegiado na famlia. E aqui que se estabelece o n entre famlia e escola: no se podem desprezar a fora da herana familiar e suas implicaes escolares. Como sabemos, o sucesso ou fracasso de um aluno em sala de aula, em grande medida, no est nas mos do professor, uma vez que recai sobre o valor que a famlia do aluno atribui ao processo educativo escolar e a capacidade dessa mesma famlia em contribuir para sua formao escolar. Ao menos em hiptese, podemos indicar que a escola e famlia atuam como agentes promotores da reproduo da estrutura social. Neste sentido, atuam tambm desta forma como agentes de mediao das representaes da violncia6.

Quanto aos ndices estatsticos, segundo Berqui, (BERQUI, 1995, pp.413414) pode-se deduzir que o comportamento matrimonial dos brasileiros nas ltimas dcadas alterou-se em alguns aspectos, mantendo-se em outros. Aumentou o nmero de separaes e divrcios, conservou-se o da mdia das idades ao casar, e o papel das unies no legalizadas cresceu na preferncia das pessoas. Com bases nos censos brasileiros, a composio da populao por estado conjugal nos ltimos cinqenta anos revela que a maior parte da populao de quinze anos ou mais se declara casada, legalmente ou no, vindo em seguida os solteiros. Enquanto a proporo de casados apresentou tendncia mdia ascendente entre 1940 e 1991, caiu a de solteiros, que passou de 40,8% a 31,8% no mesmo perodo. Em contrapartida, as taxas brutas de separaes judiciais, isto , desquites e divrcios (por mil pessoas) sofTeramalta ao longo do perodo, atingindo, em 1994, valor quatro vezes maior do que o correspondente em 1979. Acredita-se que o intenso crescimento na primeira metade da dcada de 80 reflita, em grande medida, a oficializao de separaes anteriores lei n. 6.515, de dezembro de 1977. Uma linha de pesquisa em Psicologia e na teoria do Servio Social indica que podem existir relaes causais entre as separaes e problemas no desenvolvimento em 6 Disponvel em: http://64.233.169.104/search?
q=cache:PhSx_Epe6YoJ:www.samuelduarte.pro.br/files/educacao.pdf+a+fam %C3%ADlia+segundo+bourdieu&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br; acesso em 26/05/08.

44

poca escolar, psicossocial, interferindo diretamente no aprendizado, causando tambm, alm de outros agentes estressores: a raiva, dio, perda de auto-estima, depresso, distores no processo de socializao, a agressividade, que acaba conduzindo crianas, adolescentes e jovens a atitudes violentas na escola. Esta abordagem similar a que vemos nos discursos cotidianos, sobretudo na escola e que nos levam necessariamente reflexo.

5.2. Valores no sculo XXI e as mudanas ocasionadas no ambiente familiar. Falar em valores em pleno sculo XXI est tornando-se um problema, j que a partir da intensificao da globalizao ocorrida na dcada de 90, a sociedade brasileira, assim como a sociedade num todo, sofreu um grande impacto. Primeiro, pela revoluo tecnolgica, movente da globalizao-glocalizao. Tais influncias assim como as novas modalidades de desequilbrios sociais e econmicos passaram a repercutir como variveis causais na estrutura familiar (BILAC, 2000, p.45) A poltica social no Brasil no tem logrado alterar o quadro de pobreza e excluso da populao brasileira, ao menos na proporo objetivada pelas Polticas Pblicas. Ao contrrio, observa-se, a cada dcada a ampliao das taxas de desigualdade social, ao mesmo tempo em que a concentrao de renda atinge ndices insuportveis. As caractersticas da nossa poltica social podem ser expressas por algumas de suas aes: a. Marcadamente elitista, privilegiando, preferencialmente, os segmentos minoritrios da populao j bem aquinhoados, de outro lado, assistencialista e tutelar quando direcionada aos segmentos empobrecidos da populao. b. A poltica social brasileira reflete uma cultura enraizada historicamente no Estado e na sociedade que legitima o autoritarismo, a tutela dos dominantes e a subalternidade dos dominados. (CARVALHO; 1995, pp.12-13) A crescente interdependncia causada pela globalizao da economia e os conseqentes ajustes econmicos ocorridos nos ltimos dez anos conforme apresentado

45

acima, tm colocado a famlia brasileira em acelerado processo de empobrecimento, alterando profundamente sua estrutura, seus sistemas de relaes, papis e formas de reproduo social. Levando-se em considerao as caractersticas da estrutura familiar e as condies de ocupao dos seus membros, podem ser identificadas algumas das fronteiras que se estabelecem entre a pobreza e a misria, haja vista que a insero no mercado de trabalho crucial para a obteno de renda e garantia de direitos sociais, elementos essenciais para a satisfao das necessidades bsicas para a sobrevivncia. As condies vigentes de trabalho, tendo como eixo a insero diferenciada de homens, mulheres, jovens e crianas em cada um dos momentos de vida familiar, associada ao conhecimento das estratgias que a famlia articula para superar o quadro de pauperismo potencial no mercado de trabalho, podem fornecer indicaes suficientes para construir a heterogeneidade das situaes de pobreza. As chances de escapar da pobreza ou misria so diferentes e desiguais conforme situaes familiares, tais como o nmero de seus provedores, o modo como se inserem no mercado de trabalho e as possibilidades de cada um em funo de suas caractersticas de sexo e de lugar na hierarquia familiar. A instabilidade no trabalho, inscrita no desemprego, na mudana sucessiva de emprego ou mesmo no trabalho desqualificado, precarizado e com baixos salrios, determina para a famlia uma situao em que, para escapar do pauperismo, pelo menos mais de um de seus membros deve contribuir com o seu trabalho no sustento da casa. A poltica social brasileira reflete uma cultura enraizada no Estado e na sociedade que legitima o autoritarismo. Nesse contexto, a pobreza se generaliza e vai criando na sociedade uma populao voltada para o consumo de massa pobre e desigual cujo impacto sobre a famlia e sobre crianas e jovens ainda est por ser avaliado corretamente. O grupo familiar maximiza as chances de garantir a sobrevivncia dos membros que possuem baixos rendimentos, mesmo que em conjunto a renda per capita tenha seu valor reduzido. Um fator que chama muita ateno neste novo sculo a ausncia de privacidade no seio familiar, a promiscuidade da co-habitao, e a liberdade gerada dentro dos lares causados pelos incentivos dos canais de informaes, e a ausncia dos pais no acompanhamento de seus filhos, j que a maioria leva horas fora de casa devido ao trabalho. Atualmente, crianas (em termos de creche e pr-escola), e adolescentes (em diversos cursinhos, ginsticas, etc.) ficam horas nas escolas (em termos de creche) e outras so acompanhados por prestadores de servios, que em sua maior parte tambm fazem parte de um quadro de vida voltado para a pobreza, e com srias desigualdades 46

sociais. De acordo com Bilac (2000) as condies do cotidiano enfatizam os altos ndices de maus-tratos, tanto dos pais como dos prestadores de servios provocados nas crianas, que por sua vez so produzidos pela famlia. Sem dvida possvel constatar que a famlia tem sido uma ilustre desconhecida nas diretrizes e programas propostos pelas polticas sociais, que no criam condies que propiciem educao de melhor qualidade.

5.3. A importncia da participao familiar no desenvolvimento da criana e do adolescente em fase escolar. Segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (p.ll) diz que: I. De acordo com o art. 2. Considera-se criana, para efeitos desta lei a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade. II. Art. 3. A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta lei assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e finalidades, afim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. III. Art. 4. dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao 1azer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar comunitria. IV. Art. 5. Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao. Explorao, violncia, crueldade, opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao, omisso, aos seus direitos fundamentais. Segundo Lopes (2003, p.15), a infncia e a adolescncia so perodos de fundamental importncia na vida e formao do ser humano. Alm do desenvolvimento fsico e mental que habitualmente so referidos, no podem ser ignoradas as conquistas e experincias que transcorrem nessas fases e que so fundamentais no processo de construo da identidade e das caractersticas essenciais para um convvio social e 47

sadio. Quando na escola, a maioria j adota atitudes que demonstram que os ensinamentos familiares foram realmente apreendidos e absorvidos, torna-se mais fcil o processo de interao entre escola-famlia-criana. Para esses jovens, a escola representa a sua segunda chance para conquistar sua identidade e a habilidade em saber dividir o espao escolar entre todos, sem que nenhum deles perca o quinho a que tem direito. O comportamento violento que tanto nos preocupa e atemoriza, resulta, portanto, da interao entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a famlia, a escola e a comunidade. O termo "violncia na escola" em seu sentido amplo, diz respeito a todos os comportamentos agressivos e anti-sociais que ocorrem em ambientes relacionados escola, incluindo os conflitos interpessoais (aluno-professoraluno). De toda forma, sejam os atos agressivos derivados de influncias familiares e/ou das comunidades, ou originadas dentro da escola, importa aqui ressaltarmos que como agentes de mediao estas instituies podem influir na reproduo e, mais importante, na transformao.

48

CONCLUSO De acordo com o estudo realizado, conforme indica o ttulo, e, baseando-se em resultados de pesquisa, se detm na anlise dos meios de massa enquanto varivel causal na produo da violncia contempornea. Reconhecendo a existncia de estreitas relaes entre mdia e violncia, enfatiza o carter plural do fenmeno e de suas causas, apontando para os riscos de se enfatizar o carter negativo do papel da mdia responsabilizando-a, de modo unilateral pela produo e/ou crescimento da violncia. Na viso de KELLNER (2001, pp.130-131), a forma mais adequada de investigar a cultura produzida pela mdia (e seus reflexos na sociedade) d-se atravs de uma contextualizao scio-histrica dos fenmenos. A ideologia dominante um dos fatores que se inserem na cultura da mdia, para que sejam mantidas as representaes que reforam a permanncia das estruturas de poder institudas. No obstante, constata-se a ao de uma abstrao, excluso e silncio (forma de mascaramento, que legitima essa dita superioridade), a qual implica um processo de manuteno das fronteiras entre os chamados superiores e inferiores. A cultura da mdia consiste, portanto, em um verdadeiro campo de batalha entre correntes hegemnicas e de resistncia. Num cenrio em que a qualidade da informao inversamente proporcional ao ndice de audincia, o racional superado, com certa freqncia, pelo conflito, pela manipulao de temores e fantasias (KELLNER, 2001, p.106), onde o discurso noticioso substitudo por um tipo de discurso publicitrio, homogeneizador de identidades, mercadolgico, a-histrico e sem aprofundamento, portanto, desprovido de reflexo onde os meios ficam impossibilitados de justificar os fins. Se a mdia no chega a congelar mentes, no mnimo desvia a ateno dos assuntos realmente

49

relevantes para as vidas receptoras. Sob o fenmeno da globalizao, a mdia torna-se, cada vez mais, violenta. Submetida ao lucro e audincia, promove um sensacionalismo implcito ou explcito. Porm, presente, sempre presente. Nessa realidade, a informao que lana mo de aspectos de natureza sensacionalista promove, em alguma medida, a violncia. Violncia, aqui, que deve ser entendida como toda e qualquer medida utilizada pela mdia para que seja preservada a ordem vigente, em sentido lato. A mdia demonstra ser violenta ao veicular informaes superficiais, com carncia de substancialidade; nas notcias de variedades, nos talk shows; nos programas de auditrio; nos programas de cunho investigativo, que buscam nica e exclusivamente a audincia sob o vu falacioso da justia, do ajudar pessoas. A cultura promovida pela mdia violenta no sentido literal e figurado. A mdia violenta. violenta porque banaliza a informao. Promove o pensamento rpido, miservel. Destarte, fomenta o medo, as incertezas, as inseguranas e, sobretudo, a informao pobre, acrtica, desnutrida de substancialidade. Faz receita e mantm a engrenagem em ao. ADORNO e HORKHEIME atribuem cincia a misso de desmistificar a natureza. Em uma poca onde a opinio pblica atingiu um estado em que o pensamento inevitavelmente se converte em mercadoria e a linguagem em seu esclarecimento, (...) a liberdade na sociedade inseparvel do pensamento esclarecedor (1986, p.12). Quem sabe um dia, essa liberdade dos receptores possa ser conseguida qui atravs da pedagogia crtica como ferramenta de reflexo acerca da mdia. Levando em conta os elementos para os quais apontamos anteriormente, chegamos s seguintes consideraes acerca dos impactos da globalizao e efeitos sobre a educao e o papel das NTICs sobre a educao e dos desafios que esto colocados para a poltica educacional: a racionalidade subjacente s polticas educacionais difundidas a globalizao a racionalidade empresarial. Os valores que ela apregoa so a eficincia como aminho para a competitividade e a produtividade e o lucro como recompensa e fins a serem auferidos; sendo a educao de qualidade um bem de consumo e fonte de lucro, ela torna-se acessvel somente a uma pequena parcela da sociedade. A tendncia a progressiva seletividade e elitizao do conhecimento. As conseqncias disso so trgicas para a grande maioria da sociedade: excluso, o analfabetismo funcional, o desemprego, a misria e a violncia; as possibilidades de reverter esse quadro passam pelo desafio de uma redistribuio da renda, de a eqidade 50

tanto nos direitos e deveres, quanto nas oportunidades. Sem a efetivao de Pliticas Pblicas que contemplem as reais necessidades da maioria excluda, tambm pouco provvel que a situao atual mude; a educao no deve ficar de fora do contexto sciopoltico, mas tambm no pode ser determinada por ele, pois deve, antes de tudo, interagir com a realidade, na inteno de transform-la; o papel da escola no deve ser o de reproduo da sociedade de injustias e desigualdades, mas antes o lugar da produo, apropriao e socializao do saber como requisito de alguma transformao possvel, dado que tomamos tal instrumentalizao como requisito bsico para a insero dos sujeitos na sociedade. Esta, cremos, a tarefa por excelncia da escola. Segundo Saviani a escola tem uma funo especfica, educativa, propriamente pedaggica, ligada questo do conhecimento; e preciso, pois, resgatar a importncia da escola, e reorganizar o trabalho educativo. Pois, se para construir uma nova educao necessrio construir uma nova sociedade, a estrutura social s pode ser modificada na medida em que so transformadas as relaes sociais que a sustentam. E nisso, a educao, sem dvida, continua tendo uma grande influncia e contribuio a oferecer. As novas tecnologias da informao e comunicao esto nossa volta com fora total e dela devemos fazer o melhor uso possvel tendo-as como aliadas na nossa prtica pedaggica neste contexto e, na herana da presena do iderio construtivista, fazer uma releitura do papel do professor mediante suas caractersticas, ou seja, o docente deixa de ser o dono da verdade absoluta que monopoliza todos os conhecimentos para ser inserido num ambiente onde vai partilhar o saber, vai ser o mediador-facilitador da aprendizagem. Conclumos que no atual contexto em que a sociedade se encontra, importante que a escola exija uma maior participao dos pais na vida de seus filhos, para formar cidados com a capacidade de integrar-se a sociedade sem serem futuros causadores de transformaes. A violncia pode ser combatida, mas tambm necessrio que a sociedade organizada e as leis intervenham com maior eficcia. Hoje, a lei da criana e do adolescente se encontra deconfigurada dada a complexidade de ajuste entre si e a sociedade. Quanto maior o nmero de menores infratores, maiores as verbas para tentar puni-los, e maiores riscos para a sociedade. Quanto aos menores infratores, infelizmente, esses possuem poucas chances de retomarem a sociedade de forma digna - muitas vezes a volta quase impossvel mesmo que a famlia descubra seus erros e tente concert-los. Quanto sociedade, essa fica a 51

merc dos riscos, gerando lucros no mercado consumidor. J a escola, essa tenta junto aos seus colaboradores, na maioria das vezes sem resultados, fazer o que a sociedade no faz, tentar dar a essas crianas, jovens e adolescentes a orientao que faltou dentro dos lares; transferncia de papis . A escola, entretanto, para tornar-se eficaz e com qualidade dever ser gerida com competncia, agilidade, criatividade e entusiasmo, de forma participativa. Uma escola eficaz tem um diferencial que a distingue, que pode ser a sua capacidade de adaptao aos novos tempos, atendendo s novas exigncias da sociedade, sem ser contudo, agente social passivo. E, isso exige que a escola possua uma viso estratgica global e que seus componentes busquem produzir conhecimentos que ajudem na formao de milhares de crianas, jovens e adolescentes em sujeitos sociais capazes de desvelar as armadilhas de nosso tempo; como a mdia e a possibilidade de contribuir com o fenmeno da violncia. Este entre outros, desafio para a educao, para a sociedade.

52

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DURKHEIM, E. A diviso do trabalho social. Lisboa: Editorial Presena, 1984. GIDDENS, A. As conseqncias da modernidade. So Paulo: Ed. UNESP, 1991. MACHADO, L. A. Trabalhadores do Brasil: virem-se. Rio de Janeiro: Mimeo, 1999. MACHADO, L. A. Criminalidade violenta e ordem pblica: nota metodolgica. Braslia, VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 1997. MICHAUD Y. A violncia. So Paulo: Ed. tica, 1989. PORTO, M. S. G. Novas sociabilidades urbanas. Seminrio Projeto SOL. Braslia, 1999. PORTO, M.S.G. A violncia entre a incluso e a excluso social. In: Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, v. 12, n. 1, So Paulo, maio de 2000. ROCHA, R. L. M. Esttica da Violncia. In: Atrator Estranho, 5, fev. 1994. TAVARES, J. V. T. (Org). Violncia em tempos de globalizao. So Paulo: Hucitec, 1999. ZANOTTA, L. M. Um choque de violncia ao vivo na TV. In <www.temporeal.com.br>. ABRAMO, Bia (org.).Um trabalhador da notcia. Textos de Perseu Abramo.SoPaulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 1997. ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. BOURDIEU, Pierre. a televiso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. CHAMPAGNE, Patrick. a Opinio. O novo jogo poltico. Petrpolis: Vozes, 1998. DEBORD, Guy. Sociedade do Espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Os Estudos Culturais in HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C. e FRANA, Vera Veiga (orgs.) da Comunicao: conceitos, escolas e tendncias. Petrpolis, Vozes, 2001, p.151-170. ______. Os estudos culturais e a constituio de sua identidades in GUARESCHI, Neusa Maria de Ftima e BRUSCHI, Michel Euclides (orgs.) Psicologia Social nos

53

Estudos Culturais, Petrpolis, Vozes, 2003, p.51-74. KELLNER, Douglas. Cultura da Mdia. So Paulo: EDUSC, 2001. RAMONET, Ignacio. Tirania da Comunicao. Petrpolis Vozes, 1999. RAMOS, Roberto. es de sala de aula. Porto Alegre: PUCRS, 1999. RDIGER, Francisco. ncia Social Crtica e Pesquisa em Comunicao: Trajetria histrica e elementos de epistemologia. Porto Alegre: E@, 2002. SILVA, Juremir Machado da. Misria do Jornalismo Brasileiro. As (in)certezas da mdia. Petrpolis, Vozes: 2000. SODR, Muniz. Comunicao do Grotesco. Petrpolis: Vozes, 1972. CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 3 ed. So Paulo: tica, 1995. CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999 LITTO, Fredric M. a Educao em Funo de Mudanas Sociais e Tecnolgicas Recentes. In: OLIVEIRA, Vera B. tica em Psicopedagogia. So Paulo: Editora SENAC, 1996. P. 85 110. LVY, Pierre. . So Paulo: Ed.34, 1999. LOING, Bernard. e Tecnologias: Reflexo Para Uma Abordagem Racionalizada. Tecnologia Educacional. Rev., Rio de Janeiro, p. 40-43, julho/agosto/setembro.1998 RIPPER, Afira Vianna. PREPARO DO PROFESSOR PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS. IN: Informtica em Psicopedagogia - Vera Barros de Oliveira (organizadora). So Paulo: Editora SENAC So Paulo, 1996 VALENTE, Jos A. lise dos Diferentes Tipos de Softwares Usados na Educao. In: III Encontro Nacional do PROINFO MEC, 1998, Pirenoplis GO VIEIRA, Fbia Magali - A Utilizao das Novas tecnologias numa Perspectiva Construtivista. http://www.proinfo.gov.br/didatica/testosie/txnovatec.shtm ________________ - O Construtivismo e a Capacitao de Professores http://www.connect.com.br/~ntemg7/ ABRAMO, Helena N.; FREITAS, Maria V.; SPSITO Marilia P. (Org.) Juventude em debate. So Paulo: Cortez, 2000. ACRCIO, Marina Rodrigues Borges. A gesto da escola. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed/Rede Pitgoras, 2004. BERQUI, Elza. Arranjos familiares no Brasil: Uma viso demogrfica. Rio de Janeiro:Editora Atlas, 1995. BILAC, Elisabete. Et. all. A Famlia Contempornea em Debate. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2000. CONSTITUIO FEDERAL - CDIGOS: CIVIL (2002 e 1916) - PROCESSO CIVIL, PENAL E PROCESSO PENAL - LEGISLAO COMPLEMENTAR. Edies Jurdicas. Editora Manole. LOPES NETO, Aramis A. , SAAVEDRA Lcia H. Diga no para o Bullying Programa de reduo do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de Janeiro: ABRAPIA, 2003. REVISTA ESCOLA. Sem medo de falar sobre a violncia. Editora Abril. Ano XXI. N 197. Novembro, 2006. ROMANELLI, Geraldo. Autoridade e poder na famlia. In: Carvalho, M.C.B (Org) A famlia Contempornea em debate. So Paulo: EDUC, 1995. SILVA, Maria Ceclia Almeida. Diagnstico Psicopedaggico. Artigo. 2006 TEIXEIRA, Ansio. A escola brasileira e a estabilidade social. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos. Braslia, v.28, n,67. Disponvel em www.novapasta\Aescola brasileira em debate. Acesso em 28/03/2006.

54

Вам также может понравиться