Вы находитесь на странице: 1из 63

Escola da APEL Curso Educao e Formao Tcnico de Servios Jurdicos Tipo 6 Nvel 3

Disciplina de Higiene e Segurana no Trabalho Formadora: Cludia Gonalves Ano Lectivo 2010/2011

Higiene, Sade e Hi i S d Segurana no Trabalho


Mdulo III Organizao de Emergncia nas Empresas

1.

Preveno e Proteco Contra Incndios

..\..\..\..\ANO LECTIVO 2008-2009\HST\OUTROS\Filmes d \ \ \ \ANO 2008 2009\HST\OUTROS\Fil do Napo\Fogos\Incendios.wmv ..\..\..\..\ANO LECTIVO 2008-2009\HST\OUTROS\Filmes do Napo\Fogos\caminhao_explode.wmv

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Os incndios provocam anualmente nas empresas enormes p j prejuzos materiais e muitas vtimas q quer p q por queimaduras e ferimentos, quer, sobretudo, por intoxicao. Mesmo que no haja acidentes pessoais provocados pelo incndio, resulta a maior parte das vezes para os trabalhadores a privao do seu trabalho habitual, durante um perodo de tempo aprecivel. , pois, necessrio assegurar medidas visando impedir que o fogo se declare ou, quando tal acontece, impedir a sua propagao.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Por outro lado necessrio providenciar todos os meios materiais e humanos susceptveis de controlar p rapidamente um incndio, desde o seu inicio. As estatsticas disponveis revelam que as causas mais frequentes dos incndios so:
- as instalaes elctricas; - a utilizao de chamas nuas e superfcies quentes; - a presena i d inadequada d matrias i fl i d de t i inflamveis,

designadamente, lquidos e gases; - os aparelhos de aquecimento. p q

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As reas de armazenagem nas empresas so habitualmente mais atingidas q os sectores de p g que produo. O estudo das causas dos incndios, bem como dos fenmenos associados sua propagao, revela-se d maior i i d l da i importncia t i para a sua preveno e controlo.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


igualmente importante a aprovao de regulamentao e normalizao em todos os sectores de actividade. Porventura o elemento decisivo para a melhoria das condies de segurana contra incndios estar na f t i di t formao d quadros e de d responsveis tcnicos das empresas e na sensibilizao e motivao de todos os seus trabalhadores.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


O incndio uma reaco de combusto (oxidao-reduo) fortemente exotrmica e que se desenvolve geralmente de desenvolve, geralmente, uma forma descontrolada, quer no tempo quer no espao. Para alm da emisso de calor verifica-se, num incndio, a emisso de fumo e/ou chamas e gases d combusto. d f / h de b t

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Tradicionalmente, consideram-se trs factores como indispensveis p p para a ecloso de um fogo: g
-

combustvel (substncia redutora, que vai arder); comburente (normalmente o ar, que contm cerca de 21% de oxignio em volume); energia de activao (energia mnima necessria para se iniciar a reaco, que fornecida pela fonte de inflamao).

Estes trs factores constituem o que se costuma por designar por tringulo do fogo.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As tcnicas d extino d f A t i de ti do fogo b baseiam-se no conhecimento d i h i t do tringulo do fogo e consistem na eliminao de um ou mais daqueles trs factores: - afastando-se o combustvel do alcance do fogo ou dividindo-o em focos de incndio mais pequenos e facilmente extinguveis; - suprindo ou limitando o oxignio, o que pode ser feito circunscrevendo o fogo a um espao, impedindo, assim, o g (asfixia); ou cobrindo os focos com ) acesso de oxignio ( substncias incombustveis que impeam o seu contacto com o ar, por exemplo: areia, espuma, etc.; - limitando a temperatura, lanando gua sobre o fogo, em j p , g g , jacto ou pulverizada, u outras substncias que absorvem o calor desenvolvido.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As b i A substncias que podem, atravs d reaces qumicas, d de i provocar incndios e exploses ou contribuir para o agravamento de sinistros so:
1.

Substncias oxidantes - contm o oxignio necessrio iniciao da combusto A maior parte no so, por si s, combusto. so s combustveis, mas libertam o seu oxignio em contacto com outras substncias temperatura ordinria ou sob o efeito do calor; o caso d nitritos e nitratos, perxidos orgnicos, l dos it it it t id i cloratos, cloritos e hipercloritos, permanganatos e persulfatos.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


2.

Substncias S b i qumicas combustveis - em presena d i b i da humidade podem desencadear a inflamao espontnea de matrias orgnicas, enxofre e sulfuretos. Exemplos: negro-defumo, sulfocianto de chumbo e nitroanilinas; Substncias qumicas instveis - do lugar a polimerizao e decomposies e podem reagir entre elas em presena, ou no, de um catalisador. Algumas destas reaces so particularmente violentas. Cit ti l t i l t Citaremos o acetaldedo, o id d t ld d xido de etileno, o cianeto de hidrognio, o nitrato de metilo, os perxidos e o estireno;

3. 3

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


4.

Substncias S b i qumicas que reagem com o ar ou com a i gua - libertam quantidades importantes de calor, podendo provocar a sua inflamao, caso sejam combustveis, ou ento a de materiais situados nas proximidades. o caso do fsforo, sdio, potssio, carvo de madeira, anidridos de cidos orgnicos como o actico, ou minerais como o fsforo, g , , xidos de metais e no-metais, bases como a soda custica e a potassa custica, hidretos metlicos como o de sdio e o de ltio;

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


5.

cidos i id minerais so, geralmente, oxidantes energticos e i l id i todos mais ou menos corrosivos. Constituem um risco quando em contacto com substncias ou materiais com os quais so susceptveis de reagir violentamente; Halogneos (flor cloro, bromo iodo) no so (flor, cloro bromo, combustveis, mas podem intervir como comburentes na combusto de certas substncias. Reagem, na maior parte dos d casos, espontaneamente e, muitas vezes, de uma t t it d maneira explosiva com numerosas substncias como a terebintina, o hidrognio, o fsforo, o amonaco, os metais em estado de diviso e a maior parte dos compostos orgnicos; a sua actividade decresce do flor para o iodo;

5. 5

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


7.

Explosivos - so susceptveis d d E l i i de detonar sob o efeito d um b f i de choque, frico, presso ou chama. So, geralmente, slidos, mas podem apresentar-se no estado liquido, como a nitroglicerina. H gases que se podem considerar verdadeiros explosivos, como, por exemplo, o acetileno, a hidrazina e o azometano.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As A causas d inflamao e/ou incndios so: de i fl / i di
1. 1 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 8 9.

Fogos abertos; Fascas de origem elctrica; Fascas de origem electrosttica; Fasca de origem pelo choque; Superfcies ou Pontos Quentes; Elevao d t El de temperatura d id compresso d gases; t devida dos Reaces qumicas; Electricidade atmosfrica; Outras causas.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Os fogos abertos so constitudos por chamas de vrias origens: fogueiras, caldeiras, forjas, aparelhos de soldadura, etc. Existem, contudo, os que so criados acidentalmente, tais como a chama de um fsforo utilizado imprudente ou inconscientemente.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As fascas de origem elctrica so produzidas por aparelhos elctricos: mquinas rotativas aparelhos de corte dispositivos rotativas, corte, de proteco. Tambm se considera o arco elctrico provocado por um curto-circuito entre dois condutores, ou entre um condutor e uma pea metlica vizinha li d t d t tli i i h ligada terra ou capacitiva.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As fascas originadas pelo choque podem, em certos casos, ter energia suficiente para provocar inflamao de atmosferas combustveis (ex: gases). So geradas pelo contacto de dois corpos muito duros, metlicos ou minerais (exemplo: queda de objectos metlicos em solos d bj t tli l duros, rebarbagem, etc.). b b t )

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As reaces qumicas podem constituir uma causa de inflamao, quer p ,q pelo calor da reaco q quer p pela sua aco cataltica, que modifica as condies de inflamao. Embora menos f E b frequentes, podero considerar-se t b como t d id tambm causas de inflamao as radiaes ionizantes, os ultra-sons e as ondas de alta frequncia (ex: microondas).

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


O termo Preveno aplica-se ao conjunto de medidas tendente a aplica se limitar a probabilidade de que o incndio se inicie. A Proteco consiste na adopo de medidas tendentes em minimizar as consequncias de um incndio.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


O incio de fogo ou ignio resulta da conjuno dos quatro factores que forma o tetraedro do fogo, anteriormente referido. q g , As preveno residir na eliminao de um ou mais desses factores ou em evitar que coexistam com intensidade suficiente para se produzir a ignio ignio. Na maioria dos casos, s possvel actuar sobre o combustvel e/ou sobre a energia de activao. O comburente (o oxignio do ar) encontra-se, normalmente, presente e a reaco em cadeia inerente aos processos de combusto da maioria dos p combustveis.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


1.1. Preveno de Incndios
Fogo uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reaco exotrmica de oxidao, que emite radiao electromagntica nas faixas do infravermelho e do visvel. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiao e decorrente da combusto.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


A actuao sobre o combustvel, como medida de preveno, ir centrar se centrar-se na sobrepresso do mesmo ( impedindo-se assim impedindo se, assim, qualquer contacto com eventuais fontes de ignio) ou no controlo da formao de misturas inflamveis. Podemos recorrer a vrios processos, como, por exemplo: - evitar a presena de resduos inflamveis, no permitindo a sua formao, programando limpezas frequentes e dispondo de recipientes h i i t hermticos para a sua d ti deposio; i

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


-

evitar a existncia d d it d produtos i fl i provisrios no it i t i de depsitos de d t inflamveis i i interior da unidade fabril ou do estabelecimento, armazenando apenas a quantidade estritamente necessria ao processo; programar a manuteno peridica das condutas de lquidos ou de gases inflamveis, de modo a evitar figas perigosas; substituir o combustvel inflamvel por outro que o no seja nas condies de manipulao; diluir a mistura por adio ao combustvel de uma outra substncia que aumente o ponto de inflamao (ex: adio de gua aos lcoois); recobrir o combustvel por uma camada incombustvel (materiais intumescentes); promover a ventilao geral ou a aspirao localizada em locais ou pontos onde se possam formar, acidentalmente, misturas explosivas.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


A eliminao dos fogos de ignio uma das tcnicas mas frequentes e mais divulgadas de p q g preveno de incndios. Infelizmente, as medidas adoptadas contra a presena de tais focos ou no so abordadas de uma forma rigorosa ou so subestimadas e esquecidas por falta de disciplina e ausncia de inspeces peridicas de segurana.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


1.2. Proteco Contra Incndios
Para combater eficazmente um incndio com o mnimo de desgaste fundamental agir rapidamente. Isso implica a existncia de uma organizao de defesa contra o fogo, comportando: t d - meios para detectar o fogo desde o seu inicio e alertar os bombeiros ( da empresa e da cooperao mais prxima); - um material de extino apropriado e sempre em condies de funcionamento; - um pessoal perfeitamente instrudo nas diferentes medidas de proteco a tomar e no emprego dos diferentes meios de extino.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


1.

Deteco e Al D Alarme

O alarme pode ser dado de acordo com a importncia das dado, instalaes fabris:
-

por pessoal de vigilncia ( Servio de incndio ou pessoal especializado de ronda); por instalaes de deteco deteco.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Durante as h D horas d trabalho, o alerta d d i di de b lh l dado imediatamente e a brigada ou equipa de incndio pode ento intervir. Fora das horas de trabalho a vigilncia assenta, principalmente, no servio de rondas. O itinerrio e as horas das rondas so fixados por recomendaes apropriadas, em funo dos riscos particulares. Convm notar que as rondas mais eficazes so as realizadas logo aps a paragem d t b lh de trabalho.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As instalaes fi A i l fixas d d de deteco de i di permite a d d incndios i deteco e localizao automtica do incndio, assim como a colocao, em marcha automtica ou semiautomtica, do plano de alarme. Opcionalmente, podem accionar sistemas fixos de extino. As instalaes de deteco podem vigiar permanentemente vigiar, permanentemente, zonas inacessveis deteco humana e so, geralmente, mais rpidas do que esta.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


As funes d um sistema d d A f de i de deteco automtica d i di i de incndios so:
a) b) c) d)

detectar, rapidamente, um principio de incndio, atravs de um alarme preestabelecido; localizar o i di no espao; l li incndio executar o plano de alarme com ou sem interveno humana; realizar funes auxiliares como por exemplo; transmitir auxiliares, como, automaticamente a alarme distncia, disparar uma instalao de extino fixa, parar mquinas, fechar portas, accionar dispositivos de evacuao de fumos e calor etc calor, etc.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Um sistema de detraco automtica alimentado pela corrente elctrica provinda da rede pblica e de um acumulador. Este assegurar, temporariamente, o funcionamento do sistema em caso de avaria da rede rede.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Os detectores automticos so componentes f d O d i fundamentais d i de uma instalao de deteco e podem ser de vrios tipos, consoante o fenmeno associado ao fogo que detectam:
-

Detector de ionizao; Detector ti d fumos (visveis); D t t ptico de f ( i i ) Detector trmicos; Detector ptico de chamas chamas.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Como os fenmenos detectados aparecem, sucessivamente aps aparecem sucessivamente, iniciado o incndio, a deteco de um detector de gases ou de fumos mais rpida do que a de um detector de temperatura. Este necessita que o fogo haja tomado um certo incremento antes de o poder detectar.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


2.

Agentes d Extino A de E i

Para atacar eficazmente um inicio de incndio necessrio dispor do agente de extino mais apropriado.
1.

gua

A gua o agente extintor mais utilizado para combater os fogos em edifcios e para a maior parte das matrias slidas. Infelizmente, s a gua que vaporizada intervm directamente na extino por aco d arrefecimento di t t ti do f i t provocado pela absoro do calor necessrio para a sua transformao em vapor.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


2.

Espumas E

A espuma reduz a densidade da gua provocando a sua flutuao gua, em lquidos inflamveis. A extino lenta e progressiva, pois a espuma persiste superfcie do combustvel, impedindo ao mesmo tempo a sua reignio. A espuma utilizada na luta reignio contra os incndio mecanicamente e quimicamente.
3.

Dixido de Carbono

O dixido d carbono (C 2) pode ser utilizado em extintores di id de b (Co2) d tili d ti t portteis sobre rodas e tambm em instalaes fixas.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


4. 4 5. 6.

Extintor de ps qumicos secos Extintor de hidrocarbonetos halogenados (Halons) Areia.

O modo de utilizao de extintores o seguinte: a) b) c) d) colocar o extintor na vertical, com a sada do produto para cima. tirar as cavilhas de segurana. apertar o gatilho e dirigir o jacto base da chama. Aps a sua utilizao o extintor deve ser encaminhado para o Gestor do edifcio, afim de ser recarregado.

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


Os extintores devem ser colocados nos pilares ou nas paredes e em locais amplos, se possvel sinalizados e de preferncia entrada dos locais de trabalho. As pessoas devem ser informadas quanto ao tipo de extintor a utilizar e seu modo de funcionamento. Em caso de fogo necessrio actuar rapidamente e dar o alarme se se verificar a impossibilidade d o controlar. i ibilid d de t l

1. Preveno e Proteco Contra Incndios


O carretel outro meio de combate a incndios e a sua utilizao efectuada s pelas brigadas de incndio caso tenham condies para o fazer.

2. 2 Plano de Emergncia Interno


Evacuao numa situao de emergncia.avi

2. 2 Plano de Emergncia Interno


Objectivo Obj i Fornecer um conjunto de directrizes e informaes visando a adopo de procedimentos lgicos, tcnicos e administrativos, estruturados de forma a propiciar resposta rpida e eficiente em situaes emergncias emergncias. g q ; ,p No garante que no ocorra um desastre; entretanto, pode evitar que um acidente de pequeno porte se transforme em tragdia.

2. 2 Plano de Emergncia Interno


Deve ser um instrumento prtico, que propicie respostas rpidas e eficazes em situaes emergncias. g Deve ser o mais sucinto possvel, contemplando, de forma clara e objectiva, as atribuies e responsabilidades d envolvidos. bj ti t ib i bilid d dos l id

2. 2 Plano de Emergncia Interno


Em caso de fogo, o procedimento de segurana aconselhvel o seguinte:
1. 2. 3. 4. 4 5.

Accionar o alarme; Dirigir-se para a sada de emergncia Telefonar para os bombeiros e/ou para os servios de emergncia (112); No reentrar no edifcio sem que algum membro de segurana o diga que seguro faz-lo. No caso de ocorrer acidentes pessoais graves, no dever mover o acidentado, excepto quando absolutamente necessrio.

2. 2 Plano de Emergncia Interno


Plano de Evacuao

So, infelizmente, frequentes incndios em edifcios com consequncias dramticas, devido inutilizao das vias de evacuao, atravs do calor e do fumo ou, simplesmente, por obstruo das mesmas.

2. 2 Plano de Emergncia Interno


A evacuao d deve, pois, ser correctamente programada e i i d inserida id no plano geral de emergncia da empresa ou do estabelecimento. Um plano de evacuao apresenta duas componentes distintas:
1.

2.

uma componente tcnica, que preveja a cadeia detecoalarme-sinalizao de acesso s vias de evacuao (sadas) ( ) vias suficientes, racionais e estanques a fumo ou chamas. uma componente humana, que optimize a utilizao da componente tcnica. tcnica

2. 2 Plano de Emergncia Interno

Esta ltima exigir uma adequada organizao e/ou preparao dos indivduos envolvidos, de modo a no haver interferncias em caso d sinistro. de i i t

2. 2 Plano de Emergncia Interno


Existem vrias di E i i disposies, i i internacionalmente aprovadas, a i l d respeito de sadas ou vias de evacuao. Destas, podem destacar-se as seguintes:
-

nenhuma parte dos edifcios dever estar afastada de uma sada. sada A distncia e esta dever ser funo do risco existente; cada piso dever ter, em principio, pelo menos duas sadas suficientemente grandes, protegidas contra as chamas e o fumo e bem separadas entre si; as escadas de madeira, as escadas de caracol, os ascensores e as escadas de mo no devem ser considerados sadas de emergncia;

2. 2 Plano de Emergncia Interno


-

as sadas d d devero estar sinalizadas e b i li d bem il i d iluminadas. T d Ter de existir uma iluminao de segurana que permita assegurar a evacuao de pessoas em caso de interrupo acidental da iluminao normal; o acesso s sadas dever manter-se sem obstruo; as escadas exteriores e de escape para o caso de incndio escape, incndio, no devem dar para os ptios interiores ou locais sem sadas; a largura das sadas funo do nmero de pessoas a evacuar e do tipo de ocupao do local; as portas que do acesso a uma via de evacuao devem abrir sempre no sentido da fuga (salvo quando atravs das mesma quando, mesma, circular um nmero reduzido de pessoas).

2. 2 Plano de Emergncia Interno


Para alm d recomendaes anteriormente referidas, possvel P l das d i f id l encontrar-se, na regulamentao portuguesa mais recente, algumas disposies importantes para o projecto de caminhos de evacuao de edifcios. Citamos, como exemplos, as seguintes:
-

no caso de locais com lotao compreendida entre 51 a 500 pessoas, devem estar previstas no mnimo duas sadas de emergncia; i os caminhos de evacuao devem permitir aos ocupantes a evacuao rpida e segura p p g para o exterior e desembocar numa rua ou num espao livre que lhes possibilite afastarem-se do edifcio ;

2. 2 Plano de Emergncia Interno


-

os pisos com i rea acessvel ao pblico i f i a 100 m2 ou l bli inferior 2 com um efectivo inferior ou igual a 50 pessoas podem dispor apenas de uma sada; nos locais com lotao compreendida entre 501 a 1000 pessoas, devem estar previstas no mnimo, trs sadas; os ascensores e caminhos que incluam escadas mecnicas no so considerados como caminhos de evacuao; as escadas devem ser, preferencialmente, enclausuradas e dispor de um sistema de ventilao natural ou artificial, accionvel em caso de incndio; entre outros ..

3. 3 Plano de Segurana e Sade

3. 3 Plano de Segurana e Sade


Primeiros socorros so uma srie d procedimentos simples com Pi i i de di t i l o intuito de manter vidas em situaes de emergncia, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, at a chegada de atendimento mdico especializado especializado. Diversas situaes podem precisar de primeiros-socorros. As situaes mais comuns so para atender vtimas de acidentes automobilsticos, atropelamentos, incndios, tumultos, afogamentos, catstrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ti t i ou para atender pessoas que passem mal: apoplexia t d l l i (ataque cardaco), ataques epilpticos, convulses, etc. To importante quanto os prprios primeiros socorros providenciar o atendimento especiali ado Ao informar as a toridades de e especializado. autoridades, devese ser directo e preciso sobre as condies da(s) vtima(s) e o local da ocorrncia.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


Todo procedimento de primeiros socorros deve comear com a avaliao das condies da(s) vtima(s). Deve-se observar ( ) ( ) sinais (tudo o que se observa ao examinar uma vtima: respirao, pele fria, palidez, etc), sintomas ( o que a vtima informa sobre si mesma: nuseas dor vertigem etc) e sinais nuseas, dor, vertigem, vitais (sinais cuja ausncia ou alterao indica grave irregularidade no funcionamento do organismo. So eles: pulso (batimentos cardacos), respirao presso arterial e cardacos) respirao, temperatura.

3. 3 Plano de Segurana e Sade

Como proceder em caso de emergncia?

3. 3 Plano de Segurana e Sade


1.

Feridas

1.1. Ferimentos Leves ou Superficiais. O que fazer Faa limpeza do local co so o fisiolgico ou gua co e te, aa pe a oca com soro s o g co corrente, curativo com mercrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vtima ao pronto Socorro ou UBS UBS. Cuidados No tente tirar farpas, vidros ou partculas de metal do farpas ferimento.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


1.2. 1 2 Ferimentos profundos (caso haja hemorragia siga as hemorragia, instrues anteriores) - Ferimentos abdominais abertos Procedimentos: evite mexer em vsceras expostas, cubra com compressa hmida e fixe a com faixa, removendo a vtima com fixe-a faixa cuidado a um pronto-socorro mais prximo.
-

Ferimentos profundos no trax

Procedimentos: cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, p , evitando entrada de ar para o interior do trax, durante a inspirao. Aperte moderadamente um cinto ou faixa em torno do trax para no prejudicar a respirao da vtima.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


-

Ferimentos na cabea

Procedimentos: afrouxe suas roupas, mantenha a vtima deitada em decbito dorsal e agasalhada Faa compressas para conter agasalhada. hemorragias, removendo-a ao posto de sade mais prximo. No dar de beber ou comer a um ferido. No ser aconselhvel se tiver de ser operado. Os alimentos slidos podem piorar o seu estado t d

3. 3 Plano de Segurana e Sade


1.3. 1 3 Ferimentos Perfurantes O que so: Leses causadas por acidente com vidros e metais etc metais, etc. O que fazer: Farpas - Prenda-as com uma atadura sobre uma gaze gaze. Atadura - Nos dedos, mos, antebrao ou perna, cotovelo ou joelho Cuidados: A regio deve estar limpa e os msculos relaxados. Comear das extremidades dos membros lesados para o centro. Qualquer enfaixamento ou b d Q l f i bandagem que provoque d ou dor arroxeamento na regio deve ser afrouxado imediatamente.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


1.4. 1 4 Ferimentos na Cabea O que fazer: Quando se suspeita que existe comoo cerebral (perda de conhecimento durante 1 hora, indisposio e vmitos - Dever evitar-se todo o esforo corporal. - Em caso de inconscincia ou de inquietao, deite a vtima de p ,p p costas e afrouxe suas roupas, principalmente em volta do pescoo. Agasalhe a vtima. - Havendo hemorragia em ferimento no couro cabeludo, coloque uma compressa ou um pano limpo sobre o ferimento. Pressione levemente Prenda com ataduras levemente. ataduras. - Se o sangramento for no nariz, na boca ou num ouvido, vire a cabea da vtima para o lado que est sangrando. p q p , , - Se escoar pelo ouvido um lquido lmpido, incolor, deixe sair naturalmente, virando a cabea de lado. - Dever recorrer a tratamento mdico.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


No caso de feridas graves: - Dever praticar-se uma atadura protectora de uma eventual p p leso traumtica. - Se o ferido tiver perdido o conhecimento dever ser colocado em posio lateral de segurana (PLS) - Dever ser transportado ao hospital de preferncia em ambulncia. Nunca se dever tentar tirar lascas de osso.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


Ataduras: Com o objectivo de manter um curativo, uma imobilizao de fractura ou conter provisoriamente uma parte do corpo, p g , p empregam-se ataduras. Na falta de ataduras, use tiras limpas de um lenol, de uma saia, um leno, um guardanapo ou uma toalha. Na aplicao de uma bandagem tome os seguintes cuidados:
-

A regio deve estar limpa Os msculos relaxados Enfaixe E f i no sentido d extremidade para o centro, E nos tid da t id d t Ex: membros superiores, no sentido da mo para o brao No imprima uma presso excessiva ao enfaixar. A circulao deve ser mantida Deixe sempre as extremidades (dedos) livres, para observar arroxeamento e frio na pele local.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


2. Queimaduras 2 Q i d 2.1.Pequenas 2 1 Pequenas queimaduras Atingem menos de 10% do corpo corpo. O que fazer: Lavar com gua em abundncia. 2.2. Grandes queimaduras (atingem mais de 10% do corpo) O que fazer: Colocar um pano bem limpo e humedecido (no fure as bolhas, evite tocar a rea queimada). Prevenir o estado d choque P i t d de h Levar a hospital.

3. 3 Plano de Segurana e Sade


3. Paragem cardaca 3 P d

Sinais e sintomas Ausncia de pulso e dos batimentos cardacos, alm de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a aco p g deve ser imediata e no ser possvel esperar o mdico para iniciar o atendimento. O que fazer Aplique a massagem cardaca externa.

FIM

Вам также может понравиться