Вы находитесь на странице: 1из 5

Resumo Direito Civil Sujeitos de Direito

Pessoa
No sentido jurdico, pessoa o ente suscetvel de direitos e obrigaes. No direito moderno, consideram-se pessoas tanto o homem, isoladamente, como as entidades personificadas, isto , certos grupos sociais que se denominam pessoas jurdicas. Toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil. (art.1) Como temos no ser humano o sujeito da relao jurdica, dizemos que toda pessoa dotada de personalidade. Basta portanto que o homem tenha nascido com vida (art.2) para que se lhe atribua personalidade, passando a ser sujeito de direito. Personalidade jurdica, pois, deve ser entendida como a aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes A capacidade jurdica d a extenso da personalidade

Capacidade de direito ou jurdica


 aquela que gera a aptido para exercer direitos e contrair obrigaes

Capacidade de fato
 aptido pessoal para praticar atos com efeitos jurdicos Exemplo: o homem maior de 18 anos entre ns (maior de 21 anos no Cdigo de 1916), na plenitude de sua capacidade mental, tem ambas as capacidades, a de direito e a de fato, pode ser sujeito de direito, podendo praticar pessoalmente atos da vida civil; j o alienado mental, interdito por deciso judicial, no deixa de ter personalidade, como ser humano que , possuindo capacidade jurdica, podendo figurar como sujeito de direito, porm necessita de que algum, por ele, exercite a capacidade de fato que no possui, por lhe faltar o devido discernimento. Seus atos da vida civil so praticados por curador.

A capacidade elemento da personalidade; ela confere o limite da personalidade.  Capacidade Plena: o indivduo conjuga tanto a capacidade de direito como a capacidade de fato  Capacidade Limitada: o indivduo tem capacidade de direito, como todo ser humano, mas sua capacidade de exerccio est mitigada; nesse caso, a lei restringe alguns ou todos os atos da vida civil

Quem no plenamente capaz necessita de outra pessoa, isto , de outra vontade que substitua ou complete a sua prpria vontade no campo jurdico. A pessoa, maior de 18 anos, no sistema atual, com plena higidez mental, possui capacidade de direito e de fato.

Comeo da Personalidade Natural


Dispe o art.2 do Cdigo Civil: A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro A questo do incio da personalidade tem relevncia porque, com a personalidade, o homem se torna sujeito de direitos. Em nosso Cdigo predomina a teoria do nascimento com vida para ter incio a personalidade. Verifica-se o nascimento com vida por meio da respirao. Se a criana respirou, nasceu com vida. No se exige que a vida seja vivel. Se a criana nascer com vida e logo depois vier a falecer, ser considerada sujeito de direitos. Por breve espao de tempo houve personalidade. Tal prova, portanto, importante, mormente para o direito sucessrio, pois a partir desse fato o ser pode receber herana e transmiti-la a seus sucessores.

Condio do Nascituro
Entende-se que a condio de nascituro extrapola a simples situao de expectativa de direito. Sob o prisma do direito eventual, os direitos do nascituro ficam sob condio suspensiva, isto , ganharo forma se houver nascimento com vida. H tambm quem sustente que ocorre nessa situao apenas uma expectativa de direito. O fato de o nascituro ter proteo legal no deve levar a imaginar que tenha ele personalidade tal como a concebe o ordenamento.

Incapacidades. Absoluta e Relativa


A capacidade de fato a aptido da pessoa para exercer por si mesma os atos da vida civil. Essa aptido requer certas qualidades, sem as quais a pessoa no ter plena capacidade de fato. Essa incapacidade poder ser absoluta ou relativa.  Absoluta: tolhe completamente a pessoa que exerce por si os atos da vida civil, para esses atos ser necessrio que sejam devidamente representadas pelos pais ou representantes legais  Relativa: permite que o sujeito realize certos atos, em princpios apernas assistidos pelos pais ou representantes Quanto a incapacidade absoluta, dispe o art.3 do atual Cdigo: So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:

I os menores de 16 (dezesseis) anos; II os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; III os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. A incapacidade relativa est elencada no art.4: So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I os maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos; II os brios habituais; os viciados em txicos e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; III os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo IV os prdigos Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial.

Menores de 16 Anos
O cdigo estabeleceu que os menores de 16 anos so absolutamente incapazes, sendo detentores apenas da capacidade de direito; no a possuem de fato. Esses menores, portanto, no podem, por si mesmos, exercer os atos da vida civil, seno quando representados legalmente por pai, me ou tutor, conforme o caso. A regra geral : qualquer ato praticado por menor dessa idade nulo.

A Deficincia Mental
O presente Cdigo, no artigo transcrito, usa de expresso mais genrica ao referir-se ausncia do necessrio discernimento para os atos da vida civil, mas estabelece gradao para adebilidade mental, pois no art.4 conceitua como relativamente capazes os que, por deficincia

mental, tenham o discernimento reduzido. Essa gradao mais justa, pois h casos de deficincia mental que podem autorizar capacidade limitada, isto , a prtica de certos atos. A senilidade, por si s no motivo de incapacidade, a menos que venha acompanhada de estado mental patolgico. Incapacidade Transitria Sero nulos os atos praticados, por exemplo, pela pessoa embriagada, em estado etlico tal que no possa compreender o ato; por quem tenha ingerido drogas alucingenas que interferem na compreenso etc. Se, porm, o estado de incompreenso dessas pessoas permanente, sua situao ser de incapacidade relativa, na forma do art.4.

Incapacidade Relativa. Maiores de 16 e Menores de 18 Anos Essa modalidade de incapacidade mitigada atinge determinadas pessoas que podem praticar por si atos da vida civil, desde que assistidas por outrem legalmente autorizado. O menor de 18 anos e maior de 16 pode praticar livremente diversos atos, como, por exemplo, firmar recibos de pagamento de cunho previdencirio; equipara-se ao maior no que toca s obrigaes por atos ilcitos (art.928), com uma nova sistemtica acerca dos incapazes em geral. O menor no se exime das obrigaes que contrai, quando dolosamente oculta sua idade (art.180). O homem e a mulher podem casar-se com 16 anos, mas at que completem 18 anos necessria a autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais (art.1.517) No havendo disposio em contrrio, os relativamente incapazes devem figurar nos atos jurdicos com a assistncia do pai ou da me, ou de um tutor se estiverem sob o regime de tutela. Para proporem aes judiciais tambm necessitam da assistncia, e para figurarem como rus nessas aes devem ser citados juntamente com os assistentes. Prdigos De acordo com o direito das Ordenaes, prdigo aquele que desordenadamente gasta e destri sua fazenda (Livro 4, Ttulo 103,parag. 6). Os cdigos de 1916 e 2002 no definem o que seja um prdigo. Prdigo , portanto, o indivduo que gasta desmedidamente, dissipando seus bens, sua fortuna. brios, Toxicmanos, Deficientes Mentais e os Excepcionais sem Desenvolvimento Mental completo A lei separa os que congenitamente possuem limitao mental daqueles cuja limitao, em tese, venha ocorrer durante sua existncia. A situao, porm, a ser enfrentada no processo, pelo juiz, a mesma: dever concluir se o sujeito possui limitao mental que o iniba parcialmente para os atos da vida civil. Se a limitao for total, o caso ser de incapacidade absoluta. Surdos-Mudos. Deficientes Visuais. Perspectivas no Atual Cdigo O Cdigo do Sculo passado se referia expressamente incapacidade dos surdos-mudos que no pudessem exprimir sua vontade. No atual estatuto, pessoas nessa situao se incluem entre aquelas que, por enfermidade ou doena mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica do ato. Se esses sujeitos puderem exprimir sua vontade, ainda que na linguagem que lhes prpria, adquirida por meio de educao adequada, sero capazes. Ficam restritos em sua atuao, no entanto, aos atos em que a audio e a fala oral no sejam necessrias.

Nossa lei civil atual, assim como o diploma antigo, no colocam o deficiente visual como incapaz. Essa incapacidade, como vimos, por si s, no o torno incapaz, ficando porm restrito para a prtica de determinados atos, conforme explanamos. Proteo aos Incapazes Os negcios feitos com menores e demais incapazes, desde que representados ou assistidos, so plenamente vlidos e eficazes. Para proteo dos incapazes, coloca-se o incapaz sob representao ou assistncia de outra pessoa para os atos da vida civil. Emancipao Modalidades da emancipao:  Voluntria: pela concesso dos pais, ou de um deles na falta de outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial,  Judicial: ou sentena do juiz, ouvido o tutor,  Legal: pelo casamento; pelo exerccio de emprego pblico efetivo; pela colao de grau em curso de ensino superior; pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria.

Вам также может понравиться