Вы находитесь на странице: 1из 12

Prefeitura Municipal de Castanhal Secretaria Municipal de Educao - SEMED Escola M.E.F.

Prof Emlia Gimennez Prof Azenilde Reis

Projeto: Depende de Ns

CASTANHAL PA 2011

I. JUSTIFICATIVA:
Em virtude dos problemas ambientais que vivenciamos no dia a dia da nossa comunidade, como a falta de cuidados com o lixo, o desperdcio de gua e de energia, entre outros fatores que contribuem para a degradao do meio onde os nossos alunos e seus familiares esto inseridos preocupante, e requer uma ateno toda especial por parte de ns professores da escola Emlia Gimennez, em relao sade e o bem-estar da comunidade escolar. Sabe-se que um conjunto de bons hbitos nos permite evitar doenas, conservar a sade e viver num ambiente saudvel. Isso requer de cada cidado, atitudes e comportamentos ambientais para que tenhamos um ambiente saudvel no presente e para o futuro. Pensando nessas questes, sabendo-se que a escola um espao social e o local onde o aluno dar seqncia ao seu processo de socializao, adquirindo comportamentos ambientalmente corretos, os quais devem ser aprendidos na prtica, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formao de cidados responsveis, capazes de decidir e atuar de maneira comprometida com a vida e com o bem-estar de todos, prope-se este projeto, com o tema Depende de Ns , que ir atender os alunos do 4 ano, turma B, 1 turno. O referido projeto dar-se- de forma interdisciplinar e ser desenvolvido em parceria com O Projeto Lixo da Prefeitura Municipal de Castanhal. Nesta perspectiva, buscar-se- estimular a participao de toda a comunidade escolar, fomentando aes socioeducativas que venha contribuir para a melhoria do contexto socioambiental no qual esto inseridos, enquanto sujeitos individuais e sociais. Nesse sentido, busca-se atravs das informaes e conhecimentos sobre as questes ambientais local e global, abordar assuntos que venha contribuir para uma mudana de comport amento e atitudes socioambientais, voltados para o ensino-aprendizagem do aluno e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da comunidade local.

II. OBJETIVO GERAL:


Sensibilizar aos alunos e comunidade local sobre as questes ambientais, principalmente em relao aos cuidados com o lixo, proporcionando conhecimentos que venha contribuir para uma mudana de comportamento pessoal e a atitudes e valores de cidadania.

III. OBJETIVOS ESPECIFICOS:


 Conscientizar o aluno a adotar posturas de noes bsicas de higiene
fsica, ambiental e social na escola, em sua casa, na rua e na comunidade para a preveno de sade.

 Fazer com que o aluno identifique-se com0 parte integrante da natureza.  Aprender a usar os recursos naturais de forma consciente e adequada.  Sensibilizar de forma ldica sobre o uso sustentvel dos recursos naturais
atravs de suas prprias aes.

 Combater o desperdcio do uso da gua e da energia.  Incentivar a coleta seletiva e a reciclagem.  Identificar meios de reaproveitamento dos objetos reciclveis.  Identificar os diferentes tipos de lixos produzidos pelas pessoas no dia a dia  Apresentar alternativas e solues para as questes ambientais pertinentes
no dia a dia escolar.

REFERNCIAL TERICO:
As questes ambientais atuais uma problemtica que surgiu a partir de um modelo de desenvolvimento econmico dos pases industrializados que provocou o aumento da populao urbana e o nvel de consumo das pessoas. A indstria moderna, ainda em expanso pelo mundo, exige um valor cada vez maior de recursos energticos e de matrias-primas, sabendo-se que alguns desses recursos so finitos. Neste sentido Giodens (2001) afirma:

As questes ambientais no tm apenas a ver com o modo como podemos lidar melhor com a deteriorao do ambiente e cont-la, ma esto tambm vinculados com os modos de vida fomentados nas sociedades industrializadas (p.612).

O aquecimento global um dos problemas ambientais afetado pelo desenvolvimento global das indstrias e acmulos de gases produzidos em grande quantidades pelas atividades humanas. O lixo outro tipo de problemtica ambiental que tem preocupado os movimentos ambientalistas e autoridades governamentais do mundo. O que fazer com o lixo domstico, inorgnico, hospitalar e industrial? Essa uma preocupao de todos, pois tais problemas ambientais tm causado graves impactos ao meio ambiente e a qualidade de vida no planeta. No Brasil, foi sancionada pelo ex- presidente Luiz Incio Lula da Silva, em 02/08/2010, a lei Federal 12.305/10 que cria a Poltica Nacional de Resduos Slidos , a qual tem como objetivo de incentivar a reciclagem de lixo e o correto manejo
de produtos usados com alto potencial de contaminao. As novas regras dessa

poltica estabelecer a responsabilidade compartilhada, envolvendo sociedade, empresas, prefeituras e governos na gesto dos resduos slidos. Tal lei estabelece que as pessoas devam acondicionar o lixo de forma adequada, nos locais em que houver coleta seletiva, pois a lei faz distino entre resduo (que pode ser reaproveitado) e rejeito (lixo orgnico ou que no possvel reciclar).* Segundo o Ministrio do Meio Ambiente, a produo de lixo grande, principalmente nas grande e mdia cidade, chegando a 150 mil toneladas de lixo por dia, sendo 59% destinados aos lixes e apenas 13% tem destinao correta em aterros sanitrios. Analisando os problemas ambientais causados pela produo de lixos nas cidades, Giodens (2010) ressalta que:
(...) que o maior problema com o lixo domstico reside na falta de servios para o recolher. Estimou-se que, nesses pases entre 20 a 50 por centos deste lixo no recolhido. Os sistemas sanitrios pobremente geridos so sinnimos de lixo a acumular-se nas ruas, contribuindo para que as doenas se alastrem (p.619).

So diversos os problemas ambientais que tem afetado a vida no planeta e sua desestabilizao gera seqncia incalculvel para o mundo natural, o bem-estar humano, a preservao e sobrevivncia das geraes vindouras e o desenvolvimento social e econmico dos pases.

Segundo os PCN

Parmetros Curriculares Nacionais (1997),


A atividade humana gera impactos ambientais que repercutem nos meios fsico-biolgicos e socioeconmicos, afetando os recursos naturais e a sade humana, podendo causar desequilbrios ambientais no ar, nas guas, no solo e no meio sociocultural (p.37).

Considerando a importncia dessa temtica para o processo de ensinoaprendizagem, fica evidente a importncia de se educar os futuros cidado brasileiros para que venham agir de modo responsvel e com sensibilidade, conservando e preservando o ambiente saudvel, oferecendo-lhes um universo acessvel e conhecimentos possveis que sejam aplicados na realidade mais prxima do aluno e de sua comunidade.

IV. METODOLOGIA:
Ser realizada dentro de uma abordagem qualitativa, percorrendo o real sentido de aprendizagem do aluno associado Educao Ambiental e Cidadania ao seu cotidiano dentro e fora da escola. Dar-se- atravs de:

 Exposio dos objetivos para a execuo do projeto, atravs de apresentaes de slides.  Encontro com os pais para conscientizao dos problemas ambientais local.  Explanao dos temas ambientais atravs de materiais didticos como: livros, cartazes, filmes, msicas e apresentaes de slides.  Criao de pardias.  Palestras com profissionais da rea da sade e meio ambiente.  Distribuio de panfletos sobre os cuidados com o lixo ao redor da escola.  Passeio no lixo de Castanhal.  Entrevistas com os catadores de lixo.  Criao de Informativos sobre o meio ambiente.  Jogos e brincadeiras.  Gincana Ecolgica.

    

Produo de textos informativos. Criao de histria em quadrinho. Pesquisa na internet sobre os problemas ambientais. Apresentao teatral com fantoches. Confeco de materiais reciclveis.

Cronograma:
Realizar-se- mediante a previso do tempo que ser gasto na realizao do projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas nos meses determinado no cronograma abaixo, sendo flexveis a mudanas.

Etapas Projeto

do
ABRIL MAIO

MESES/2011
JUNHO AGOST. SET. OUT. NOV. DEZ.

Exposio dos objetivos do projeto para os alunos atravs de apresentaes de slides. Encontro para conscientizao dos problemas ambientais com os pais e responsveis dos alunos. Elaboraes de cartazes informativos Palestra com profissionais da sade sobre o combate a dengue Criao e elaborao do 1 informativo sobre o meio ambiente. Passeio ao redor da escola em conscientizao sobre o dia do meio ambiente e entrega de panfletos. Pesquisa na Internet sobre os problemas ambientais. 1 Gincana Ecolgica. Sesso de filme O menino Urubu Passeio ao lixo de Castanhal Concurso de redao e desenhos sobre o meio ambiente. Criao e elaborao do 2 Informativo sobre o meio ambiente.

Palestra com profissionais da rea de sade sobre a preveno de sade. Produo de Textos e elaborao de um dicionrio ecolgico. Jogos e brincadeiras Criao de histrias em quadrinhos. Confeco de materiais reciclveis Apresentao teatral com fantoches. Criao e elaborao do 3 Informativo sobre Meio Ambiente. 2 Gincana Ecolgica Feira de Exposio Apresentao Final de todos os trabalhos elaborados pelos alunos -

V. Recursos Didticos e tecnolgicos utilizados:


y y y y y y y y y y y y y y y Livros didticos Revistas Jornais DVD Cd Aparelho de som Televiso Data show Notebook Impressora Computador Cartucho de tinta p/impressora Caixa de som Microfone Papel A4

y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y

Cartolina Papel 40 kg Papel madeira E.V.A Pincel piloto (cores diversas) Canetinhas Rgua Cola de isopor Lpis Borracha Tesoura Lpis de cor Giz de cera Bales Cola de silicone Pistola (cola-quente) Tinta guache (cores diversas) Sacos plsticos Luvas plsticas TNT (cores diversas) Caixas coletoras para a coleta seletiva

V. Durao do projeto:
y Do dia 25 de abril a 11 de dezembro de 2011 (8 meses).

VI. Atores envolvidos:


y Professora da turma, alunos, pais, professores, coordenao pedaggica, professores facilitadores da informtica e direo.

VII. Avaliao:
Dar-se- mediante as atividades desenvolvidas em sala de aula e extraclasse, avaliando o desempenho, participao e criatividade do aluno.

IX. Culminncia:
Ser realizada ao final do projeto, com as apresentaes de todos os trabalhos elaborados pelos alunos.

X. Referncia Bibliogrfica:
BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental: Parmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente - Sade Braslia, 1997.

GIODENS, A. Sociologia, 2001

*Disponvel em : http://g1.globo.com/politica/noticia/. Acessado em 08/04/2010.

Anexos

Contedo Programticos para o 1 e 2 semestre.


*LNGUA PORTUGUESA:
y y y y y y y y y y y y y Ordem alfabtica; Encontros voclicos (ditongo, tritongo e hiato); Encontros consonantais; Dgrafos; Tonicidade; Artigo; Adjetivo; Substantivos Numerais; Verbos; Sujeito e Predicados; Estudos de Textos: Gneros diversos; Leitura e Interpretao; Classificao e Flexo;

*MATEMTICA: y y y y Nmeros naturais e sistema de numerao; Adio (termos, propriedades e problemas); Subtrao (termos, propriedades e problemas); Multiplicao quntuplo); y y y y Diviso (termos, problemas); Problemas envolvendo as quatro operaes; Geometria; Fraes (Noes de Fraes, Numerador e Denominador, Leitura de Fraes e Problemas com frao); (termos, propriedades, dobro, triplo, qudruplo e

*CINCIAS:
y A poluio do ambiente: Tipos e causas; Combatendo a poluio do solo, da gua, do ar. y O lixo nosso de cada dia: Tipos de Lixos, Coleta e o destino do lixo, Reduo, Reutilizao e Reciclagem do Lixo, Tempo de decomposio de alguns materiais, y y Saneamento Bsico; Doenas evitadas com o saneamento bsico. A gua e os seres vivos: Ciclo da gua, propriedades da gua, tratamento da gua, doenas transmitidas pela poluio da gua, a energia que vem da gua.

*HISTRIA E GEOGRAFIA:
y y y y As paisagens naturais e modificadas pelo homem Os povos indgenas e seus costumes, O lugar onde moro, Os africanos no Par: A influncia dos africanos na cultura paraense.

*ARTE: y y y Desenhos livres e dirigidos, Pintura e colagem, Histrias em quadrinho

*ENSINO RELIGIOSO:
y y y A criao do mundo, A Pscoa, O Nascimento de Jesus,

OBS: Todo o contedo programtico de cada disciplina dar-se- de forma contextualizada a abordagem temtica do projeto.

Вам также может понравиться