Вы находитесь на странице: 1из 9

Exercitan NO SE CRASE do USA EM preposi CRASE CASOS o "a" DIANTE DE + "artigo DOS INDICA definido ADJUNT O DE "a(s)" OS e PERIODI

testando ADVERBI CIDADE com "ao" AIS DE S ocorre MEIO: se houver combina o de a Barco proposi vapor, o + artigo: Morto a facadas, Escrever Da 1 8 a caneta, srie, Da Forno 3 5a lenha fileira etc No exemplo acima ocorreu a combina o da preposi o "De" + o artigo "A" = Da De segunda a sexta Neste caso no se usa crase, pois a preposi o "De" no est combinad a ao artigo.

Sir Enrolavo contra

o Abominve l Mostro da

Crase

CRASE
Do grego "Krsis", significa unio, fuso. A crase no um acento. a fuso de duas vogais em uma s. O acento empregado para represent-la graficamente o grave. Quando falamos criamos o fenmeno da crase, sem perceber: Quero o melhor para meu nico filho. No exemplo acima a crase ocorre entre a ltima vogal do verbo Quero e o artigo o e entre a ltima letra do pronome possessivo meu e a primeira letra do substantivo filho. Porm, ao falarmos, ligamos uma palavra a outra e nem percebemos que houve a fuso das vogais. No utilizado o acento grave para demonstrar crase de a + o. CRASE A juno da preposio "a" com o artigo definido "a(s)"; A juno da preposio "a" com a letra inicial dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s) e aquilo; A juno da preposio "a" com o pronome relativo "a qual(as quais)". Vamos examinar detalhadamente cada um dos casos acima:

A juno da preposio "a" com o artigo definido "a(s)" Podemos entender que a preposio "a" pode ser substituda por "para". FORAM DISTRIBUDOS DOCES PARA AS CRIANAS. Foram distribudos doces s crianas. AS INFORMAES ERAM PASSADAS S AUTORIDADES. As informaes eram passadas para as autoridades.

DICA: para confirmar troque os exemplos acima por "AO". Se for possvel o uso da crase certo. Trocando por "AO" FORAM DISTRIBUDOS DOCES PARA OS MENINOS. Verificamos que perfeitamente aceitvel transpor para artigo e substantivo masculinos. Portanto seria correto usar a crase caso ambos fossem femininos: FORAM DISTRIBUDOS DOCES PARA AS MENINAS. Exercitando preposio "a" + "artigo definido "a(s)" e testando com "ao" Verifique se est correto o uso da crase nas oraes abaixo: 1 - Aplique as regras acima 2 - Substitua por "ao"

Verifique se est correto o uso da crase nas oraes abaixo: 1 - Aplique as regras acima 2 - Substitua por "ao"

Mandei um recado ... amiga de minha me. Mandei um recado ao amigo de minha me. Mandei um recado amiga de minha me. Distribui as tarefas ... secretrias.

Entregou as encomendas ... dona da casa.

A juno da preposio "a" com a letra inicial dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s) e aquilo Lembrando que podemos considerar a preposio "a" equivalente a "para" Ser dada a vaga quela que passar no teste Ser dada a vaga para aquela que passar no teste No pretendo dar ateno quele assunto No pretendo dar ateno para aquele assunto Volte quilo que estava fazendo Volte para aquilo que estava fazendo Dei preferncia para a que mais me agradou.

Darei uma gratificao para aqueles que me ajudaram.

Atribua um preo para aquilo que quiser vender.

A juno da preposio "a" com o pronome relativo a(as) qual(quais) Lembrando que podemos considerar a preposio "a" equivalente a "para" Esta a professora qual devo meus conhecimentos Esta a professora para a qual devo meus conhecimentos Essas so as nicas amigas s quais conto meus segredos Essas so as nicas amigas para as quais conto meus segredos DICA: para confirmar troque os exemplos acima por "AO". Se for possvel o uso da crase certo. Exercitando crase de preposio "a" + pronome relativo: Aqui esto as empresas... mandarei meu CV.

Aquela a fornecedora... farei minha encomenda.

Casos em que a crase FACULTATIVA: Antes de nomes prprios femininos Olavo dirigiu-se Teca ou Olavo dirigiu-se a Teca Antes de pronomes possessivos femininos Referia-se sua supervisora ou Referia-se a sua supervisora USO DA CRASE QUANDO DE TRATA DE DESTINO: Ocorre crase quando houverpreposio + artigo feminino antes do nome da localidade. Vou a Santa Catarina para visitar meus pais Fui a Serra Negra para comprar roupas de inverno Nos 2 casos acima no h crase, pois no empregamos artigo antes dos nomes das localidades. Irei Bahia nas prximas frias. Chegarei Itlia na semana que vem. J nos exemplos acima, ocorre crase, pois empregamos artigo femininos ao nos referirmos a essas localidades. Dizemos "A Bahia", "A Itlia".

NO SE USA CRASE ENTRE PALAVRAS REPETIDAS:


Dia a dia, Frente a frente, Cara a cara etc

SEMPRE H CRASE NAS SEGUINTES EXPRESSES: s ... Horas, tarde (ou noite), s vezes, frente d..., medida que, direita (ou esquerda), s pressas, moda
USO DA CRASE PARA CLAREZA DE SENTIDO Cortar faca A crase enfatiza que estou utilizando a faca para cortar e no que estou cortando a faca. Vender vista Pintar mo Os 2 exemplos acima seguem a mesma regra.

NO SE USA CRASE DIANTE DOS ADJUNTOS ADVERBIAIS DE MEIO:


Barco a vapor, Morto a facadas, Escrever a caneta, Forno a lenha etc CRASE EM CASOS DE INDICAO DE PERIODICIDADE S ocorre se houver combinao de proposio + artigo: Da 1 8 srie, Da 3 5 fileira No exemplo acima ocorreu a combinao da preposio "De" + o artigo "A" = Da De segunda a sexta Neste caso no se usa crase, pois a preposio "De" no est combinada ao artigo.

crase cra.se sf (gr krsis) 1 Gram Contrao ou fuso de duas vogais iguais numa s, como por a a, ser por seer. Em sentido restrito, contrao da preposio a com o artigo ou pronome a. 2 por ext Designao do acento grave que indica aquela contrao. 3 Constituio, temperamento. 4 Fisiol obsol Mistura normal das partes que constituem os lquidos da economia animal. artigo ar.ti.go sm (lat articulu) 1 Gram Palavra curta que individualiza substantivos quer de modo preciso (artigo definido), a igreja, os amigos; quer de maneira vaga (artigo indefinido), uma igreja, uns amigos; quer sugerindo a idia de parte de um todo (artigo partitivo). Deste ltimo, que no usual em portugus, temos amostra em uma frase como: "Comers do leite, ouvirs dos cantos, e partirs quando quiseres" (F. R. Lobo). 2 Cada um dos assuntos de que se compe um escrito. 3 Dir Cada pargrafo de uma articulao. 4 Momento: Em artigo de morte. 5 Escrito de jornal, mais extenso que a simples notcia. 6 Cada uma das partes numeradas de uma lei ou de um trabalho escrito. 7 Objeto posto venda; mercadoria. 8 Assunto. 9 Perodo de uma carta. 10 Conjuntura. A. de f: ponto de crena religiosa. A. de fundo: o principal artigo de um jornal, geralmente nas primeiras colunas da primeira pgina. Artigos acumulativos, Dir: os que se fazem alm do libelo; contrariedade, rplica ou trplica. Artigos de consumo, Com: artigos ou gneros que diretamente satisfazem necessidades humanas; tambm chamados gneros de consumo. Artigos de guerra: cdigo penal militar.

preposio pre.po.si.o sf (lat praepositione) 1 Ato de prepor. 2 Gram Palavra invarivel que liga duas outras, exprimindo a relao que entre elas existe. 3 Dir Contrato verbal pelo qual algum se obriga, mediante remunerao, a prestar servios de carter permanente a outrem.

Вам также может понравиться