Вы находитесь на странице: 1из 28

MANUAL DE BIOSSEGURANA DOS AMBULATRIOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA PUCRS

COMISSO DE BIOSSEGURANA
SEGUNDA EDIO REVISADA- 2006

ELABORAO E ORGANIZAO Este Manual foi elaborado e organizado pela Comisso de Biossegurana da Faculdade de odontologia da PUCRS, composta pelos seguintes membros: Prof. Dr. Rogrio Miranda Pagnoncelli Regente da Disciplina de Traumatologia Presidente da Comisso de Biossegurana Prof. Dr. Hugo Mitsuo Silva Oshima Regente da Disciplina de Tecnologia dos Materiais Dentrios III Membro da Comisso de Biossegurana Prof. Denis Marcelo Carvalho Dockhorn Regente das Disciplina de Odontologia Social I, II, III e IV Membro da Comisso de Biossegurana Prof. Klber Ricardo Monteiro Meyer Prof. Assistente das Disciplinas de Prtese V, VI, VII e VIII. Membro da Comisso de Biossegurana Adriana Irene Sefferin de Mello Supervisora das Auxiliares de Clnica Odontolgica Membro da Comisso de Biossegurana COLABORADORES Prof. Marcos Tlio Mazini Carvalho Diretor da Faculdade de Odontologia da PUCRS Profa. Dra. Elaine Bauer Veeck Coordenadora Da Ps-Graduao Lato Sensu. REVISO Professores Coordenadores dos Departamentos de Graduao da FOPUCRS. Professores Coordenadores dos Cursos de Ps-Graduao da FOPUCRS.

INDICE
ITEM
1 2 3 4 5 6

TITULO
JUSTIFICATIVA OBJETIVOS TERMINOLOGIA ORIENTAES GERAIS CENTRAL DE ESTERILIZAO LIMPEZA E DESINFECO DE PISOS, SUPERFCIES E EQUIPAMENTOS.

PGINA

7 8 9 10 11 12 13

LIMPEZA DE SUPERFCIES COM MATRIA ORGNICA. DESINFECO E ESTERILIZAO DE INSTRUMENTOS. PROCEDIMENTOS DE ESTERILIZAO PROCEDIMENTOS DE DESINFECO EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL POSTURAS INDIVIDUAIS DE PREVENO ACIDENTE DE TRABALHO COM MATRIA BIOLGICO.

BIBLIOGRAFIA ANEXO 1 ANEXO 2 ANEXO 3 ANEXO 4 ANEXO 5 ANEXO 6 ANEXO 7

1. JUSTIFICATIVA O controle de infeces tem sido uma constante e crescente preocupao dos profissionais de sade, iniciando-se na rea hospitalar. Posteriormente, com a descoberta da AIDS, esta preocupao atingiu os consultrios mdicos e odontolgicos. A faculdade de Odontologia da PUCRS, como formadora de excelncia acadmica, tem valorizado e orientado seus alunos quanto ao risco de infeces cruzadas que podem ocorrem no intercurso do atendimento odontolgico. Tem orientado quanto ao risco que correm os profissionais, alunos, pacientes que se submetem a tratamento, tentando minimiz-los. A falta de conhecimento, o uso de mtodos de esterilizao inadequados ou sem controle, a resistncia de diversos tipos de vrus e bactrias e a falta de cuidado dos profissionais com situaes de risco tm contribudo para o aumento do nmero de casos de infeces por vrus, principalmente da Hepatite e HIV, em profissionais e pacientes, adquiridos atravs de procedimentos mdicos e odontolgicos. Os dados epidemiolgicos indicam que o risco de transmisso, para acidentes percutneos de 0,3 a 0,5% para HIV, 30% para Hepatite B e 10% para Hepatite C. Destas, a Hepatite C e a AIDS representam maiores riscos aos profissionais, pois no existem vacinas disponveis para prevenir e/ou curar a infeco. Esta Instituio visa o preparo tcnico/cientfico de profissionais aptos ao ato biosseguro. Por conseqncia, o estabelecimento de medidas de proteo imperioso, traduzindo-se neste MANUAL DE BIOSSEGURANA. Todos os profissionais e alunos, lotados nos ambulatrios odontolgicos devero tomar cincia das normas contidas neste Manual, comprometendo-se ao cumprimento das mesmas, sob pena de se expor a risco desnecessrio. 2. OBJETIVOS Assegurar uma assistncia odontolgica segura e eficaz a todos os alunos, pacientes e professores que procuram atendimento odontolgico nos Ambulatrios da FOPUCRS.

Implantar normas e rotinas que minimizem os riscos ocupacionais a que esto expostos os profissionais de sade, estabelecendo-se as medidas preventivas. Criar uma conscincia preventiva entre os profissionais de sade, traduzindo-se em posturas voltadas para a biossegurana. Estabelecer protocolos de acompanhamento dos acidentes de trabalho com exposio aos materiais biolgicos. Garantir processos de desinfeco e esterilizao adequados e eficazes. 3. TERMINOLOGIA ANTISSEPSIA o procedimento que visa o controle de infeco a partir do uso de substncias microbiocidas de uso na pele ou mucosas. ASSEPSIA o conjunto de mtodos empregados para impedir que determinado local, superfcie, equipamento e/ou instrumental seja contaminado. ARTIGOS So instrumentos de diversas naturezas que podem ser veculos de contaminao. ARTIGOS CRTICOS So os artigos que penetram atravs da pele e mucosas adjacentes, atingindo tecidos subepteliais e sistema vascular. Inclui materiais como agulhas, lminas de bisturi, sondas exploradoras, sondas periodontais, material cirrgico e outros. Exigem esterilizao ou uso nico (descartvel). ARTIGOS SEMI-CRTICOS So aqueles que entram em contato com a pele no ntegra ou com mucosas ntegras, como condensadores de amlgama, esptulas de insero de resinas, etc. Exigem desinfeco de alta atividade biocida ou esterilizao. ARTIGOS NO CRTICOS So aqueles que entram em contato com apenas a pele ntegra do paciente, como refletor, macas, cadeiras, piso e mobilirio em geral. Exigem limpeza e desinfeco de atividade biocida intermediria.

DESCONTAMINAO o mtodo de eliminao parcial ou total de microorganismos dos artigos e superfcies. DESINFECO Processo fsico ou qumico que elimina as formas vegetativas de microorganismos, exceto os esporulados. DESINFECO DE ATIVIDADE BIOCIDA ALTA Quando os desinfetantes so eficazes contra todas as formas vegetativas e destroem parcialmente os esporos. DESINFECO DE ATIVIDADE BIOCIDA BAIXA Quando os desinfetantes tm somente ao contra as bactrias vegetativas. DESINFECO DE ATIVIDADE BIOCIDA INTERMEDIRIA Quando os desinfetantes no destroem esporos, tm ao sobre o bacilo da tuberculose, ampla ao sobre vrus e fungos, porm no destroem todos eles. ESTERILIZAO o processo de destruio de todas as formas de vida microbiana, inclusive os esporulados, mediante aplicao de agentes fsicos e/ou qumicos. LIMPEZA a remoo mecnica e/ou qumica da sujidade, visando a remoo de resduos orgnicos, realizada anteriormente desinfeco e esterilizao. MONITORIZAO o controle peridico de eficincia do processo, garantindo que as especificaes validadas para os processos esto dentro do padro estabelecido. INFECES CRUZADAS

4. ORIENTAES GERAIS 4.1 Todos os consultrios mdicos, odontolgicos e ambulatrios de enfermagem devero estar providos de: Sabo lquido, de preferncia germicida, com mecanismo dispensador que impea o refluxo da soluo. Os dispensadores (saboneteiras) devero ser limpos semanalmente com gua, sabo ou sabonete em barra. Papel toalha, sendo proibida a utilizao de toalhas de pano (salvo se autoclavado, envelopado e esterilizado). Pote com tampa, com algodo cortado e seco, para limpeza de equipamentos. Dispensador com lcool a 70%, para limpeza de equipamentos. 4.2 proibida a varredura seca das dependncias fsicas dos ambulatrios e consultrios mdicos. 4.3 O piso de todas as dependncias fsicas dos ambulatrios deve ser de material liso, resistente, lavvel e impermevel. 4.4 As paredes devem ser de cor clara, de materiais lisos, resistentes e lavveis. 4.5 Todo consultrio odontolgico e sala de procedimentos devem estar providos de recipiente adequado ao descarte de agulhas utilizadas, dos resduos restauradores e orgnicos. 4.6 So proibidas a aquisies e utilizaes de produtos qumicos desinfetantes e esterilizantes que no estejam descritos neste manual (salvo se acompanhados de parecer prvio da Comisso). 4.7 A coleta do lixo dos consultrios mdicos, odontolgicos e ambulatrios de enfermagem dever ser realizada em separado do lixo comum, conforme as normas determinadas pela Legislao Municipal. 4.8 Todo material que no possa ser submetido a esterilizao qumica, fsica ou trmica dever ser embalado em saco plstico e/ou filme de PVC, previamente ao atendimento e uso em paciente. Ex.: pelculas radiogrficas e mangueiras de aspirao. 4.9 Todo o ambulatrio que possuir autoclave e/ou estufa dever seguir a normatizao de preparo de material, que consta neste Manual, ficando a cargo da funcionria, nele lotada, a superviso e execuo destas medidas.

4.10 A Comisso de Biossegurana deve ser o frum para discusso sobre novas tendncias tcnicas a serem seguidas na faculdade de Odontologia. 4.11 As aquisies de novos equipamentos ou substituio de rotinas tcnicas ou medicamentosas que se relacionem com a Biossegurana devem ser tambm avaliadas pela Comisso de Biossegurana, que emitir parecer tcnico. As solicitaes de pareceres devem ser realizadas por escrito, atravs de ofcio com justificativa. 4.12 Canetas de alta rotao, com sistema Pusch Botom devem ser recomendadas para aquisio dos alunos pelos regentes das disciplinas clnicas. 4.13 Na impossibilidade de, o aluno, possuir duas ou mais canetas de alta e baixa rotaes, este dever proceder a descontaminao com lcool 70% e a cobertura desta com filme PVC ou saco plstico. 5. CENTRAL DE ESTERILIZAO A Central de Esterilizao da Faculdade de Odontologia devem apresentar as seguintes caractersticas gerais: - Atender alunos que necessitem esterilizao de instrumental de uso nas clnicas de graduao e ps-graduao em Odontologia. - Regime de funcionamento das 8h s 19h, de 2 a a 6a feira, podendo ser ampliado conforme a necessidade e evoluo da prpria Faculdade. - Possuir rotinas de esterilizao indicadas neste manual. - Possuir armrios especficos e organizados para a armazenagem e resfriamento das caixas metlicas submetidas a esterilizao. - Possuir funcionrio responsvel pela organizao e funcionamento deste setor durante o turno de trabalho da Faculdade. - Possuir ambiente de preparo, envelopagem, etiquetao, restrito aos funcionrios ali lotados. - Estar localizado em rea fsica trrea salubre e de fcil acesso a todas as clnicas que dele dependam.

6. LIMPEZA E DESINFECO DE PISOS, SUPERFCIES E EQUIPAMENTOS


MATERIAL Escrivaninha e cadeira PROCEDIMENTO Limpeza com gua e sabo neutro. Frico com lcool 70% Macas e cadeiras de Frico com lcool 70%. Limpeza exames com gua e sabo neutro. Escadas Limpeza com gua e sabo neutro. Telefone Frico com lcool 70% Piso Limpeza com gua e sabo neutro. Desinfeco com hipoclorito de sdio a 1%. Frico. Janelas, Luminrias e Limpeza com gua e sabo neutro. Paredes Balanas (peditricas e Limpeza com gua e sabo neutro adultos) e frico com lcool 70%. Armrios e balces Limpeza com gua e sabo neutro. Pias Limpeza com gua e sabo neutro. Desinfeco com hipoclorito de sdio a 1%. Frico Refletor Frico com lcool a 70%. Cuspideira Limpeza com gua e sabo neutro. Desinfeco com hipoclorito de sdio a 1%. Frico Equipo Odontolgico Limpeza com gua e sabo neutro. Desinfeo com hipoclorito de sdio a 1% ou frico com lcool 70%. Pontas (alta e baixa Limpeza com gua e sabo neutro. rotao, seringa trplice, Autoclave e lcool etlico 70%. aparelho ultra-som, fotopolimerizador. RX Limpeza com gua e sabo PERIODICIDADE Diria, aps cada turno de trabalho Aps cada paciente. Semanal Diria Diria Diria

Semanal Diria, aps cada turno de trabalho. Diria Diria

A cada atendimento A cada atendimento

A cada atendimento

A cada atendimento

A cada atendimento

neutro e desinfeco com lcool 70% - Frico

7. LIMPEZA DE SUPERFCIES COM MATRIA ORGNICA

Superfcies com presena de matria orgnica

Desinfeco

Descontaminao

Retirar matria orgnica com pano ou papel

Aplicar o desinfetante

Aplicar o produto

Aps o tempo de ao, remover o desinfetante da rea

Aps o tempo de ao, retirar produto/resduo com pano ou papel

Limpar com gua e sabo o restante da rea

Secar as superfcies

8. DESINFECO E ESTERILIZAO DE INSTRUMENTOS MATERIAL Otoscpios-Cabos PROCEDIMENTO Limpeza com gua e sabo neutro Cotonetes Limpeza com gua e sabo neutro e frico lcool 70% Estetoscpio Frico com lcool 70% Termmetro Frico com lcool 70%. Guardar em lugar seco Esfigmomanmetro Frico com lcool 70% Trocar manguito sempre que o mesmo estiver sujo. Instrumental de ao Esterilizar em estufa ou autoclave Instrumental de fibra ou Glutaraldedo 2% plstico Instrumental cirrgico Esterilizar em estufa ou autoclave Brocas de ao para Esterilizar em estufa ou cirurgia autoclave Brocas de ao para Esterilizar em estufa ou clnicas autoclave Moldeiras de alumnio Esterilizar em estufa ou ou ao autoclave Moldeiras de plstico Esterilizar em glutaraldedo 2% Agulhas de ao para Esterilizar em estufa ou irrigao autoclave Moldes Descontaminar com spray de glutaraldedo 2% Pontas montadas de Estufa ou autoclave pedra PERIODICIDADE Diria, aps cada turno de trabalho. Aps uso

Aps cada paciente Aps cada paciente

Diria, aps cada turno de trabalho

Aps o uso Aps uso Aps o uso Aps o uso Aps o uso Aps o uso Aps o uso Aps o uso Aps o uso

Discos, rodas, pontas, Glutaraldedo 2% taas de borracha Nebulizador Limpeza com gua e sabo neutro Aparelhos e Mscaras 1a Limpeza prvia 2o Desinfeo com glutaraldedo por 30 min 3o Lavar em gua corrente, secar e guardar em local seco e protegido. Curativos Embalar em papel Kraft ou embalagem para autoclave Instrumental e Gazes Esterilizar em estufa a 160o por 120 min. Guardar em lugar seco No deixar imerso em soluo Balces e Bandejas Desinfeco com lcool 70% Suporte de soro e apoio Limpeza com gua e para brao sabo neutro Re............ de vidro e Limpeza com detergente Caixa plsticas neutro Autoclave

Aps o uso Aps o uso Aps o uso

Conforme validade 15 dias.

Diria Diria

Ao trmino da validade da promoo ou a cada 7 dias. Limpeza com detergente Semanal neutro Trocar gua destilada. Diria Limpeza com detergente Semanal neutro

Estufa

9. PROCEDIMENTOS DE ESTERILIZAO 9.1 DESINFECO PRVIA, LIMPEZA E SECAGEM Antes de qualquer processo, o material dever sofrer descontaminao atravs de imerso em produto qumico ( Glutaraldedo 2%) por 10 min. A limpeza deve ser realizada atravs de frico mecnica com gua e sabo lquido neutro. Usar EPI (luvas de borracha) A secagem deve ser realizada com papel toalha ou pano limpo e seco. 9.2 AUTOCLAVE EMBALAGEM Utilizar invlucro de papel Kraft, tecido de algodo cru duplo, papel grau cirrgico, filme poliamida entre 50 e 100 micras de espessura. IDENTIFICAO Rotular o material com fita crepe termossensvel, indicando a data da esterilizao, a data da validade e o tipo de material. CONTROLE BIOLGICO Bacillus Stearothermophilus, 1 vez por ms e aps cada manuteno. TEMPO DE ESTERILIZAO 30 minutos a 127o C. VALIDADE DE ESTERILIZAO 15 dias, ou menor, se o invlucro estiver em ms condies. RECOMENDAES DE USO Observar recomendaes do fabricante em relao aos dispositivos de segurana, limpeza e reposio da gua no reservatrio. Dispor o material na autoclave de forma a permitir a penetrao e circulao do vapor e a eliminao do ar, utilizando 80% da capacidade. Abrir gradualmente a porta da autoclave para evitar a condensao do vapor residual. ARMAZENAMENTO O material esterilizado deve ficar em local seco, com umidade relativa do ar entre 30 a 60%, temperatura em torno de 25oC. Evitar a remoo dos artigos esterilizados de dentro da estufa ou autoclave antes do total resfriamento, evitando diminuir a resistncia das embalagens, especialmente as de papel Kraft.

9.3 ESTUFA EMBALAGEM Utilizar caixa metlicas, papel laminado de alumnio e papel Kraft. IDENTIFICAO Rotular o material com fita crepe termossensvel, indicando a data da esterilizao, a data da validade e o tipo de material. CONTROLE BIOLGICO Bacillus Subtilis, 1 vez por ms e aps cada manuteno. TEMPO DE ESTERILIZAO 120 minutos a 160oC ou 60 minutos a 170oC. VALIDADE DE ESTERILIZAO 15 dias, ou menor, se o invlucro estiver em ms condies. RECOMENDAES DE USO A contagem de tempo de esterilizao somente deve ser iniciada aps a estabilizao da temperatura no ponto desejado. Deve-se usar sempre o termmetro de mercrio, para controle de temperatura, pois o termostato nem sempre oferece regulagem correta. A estufa no deve ser sobrecarregada. Fechas as caixa metlicas dentro da cmara da estufa antes de retir-las, evitando contato com o ambiente e recontaminao. ARMAZENAMENTO O material esterilizado deve ficar em local seco, com umidade relativa do ar entre 30 a 60%, temperatura em torno de 25oC. Evitar a remoo dos artigos esterilizados de dentro da estufa ou autoclave antes do total resfriamento, evitando diminuir a resistncia das embalagens, especialmente as de papel Kraft. 9.4 ESTERILIZAO QUMICA Para que a esterilizao por meio qumico seja eficaz, fazem-se necessrios os seguintes cuidados: Imergir o artigo na soluo adequada, preenchendo o interior das tubulaes e reentrncias com auxlio de seringa, evitando a formao de bolhas de ar. Usar EPI (luvas de borracha, culos de proteo e mscara) e manter o ambiente arejado, com boa ventilao local. Observar e respeitar o tempo de exposio indicado, mantendo o recipiente tampado.

Enxaguar artigos submetidos, inclusive o interior das tubulaes, com gua esterilizada e tcnica assptica. Recomendam-se mltiplos enxges para eliminar os resduos do produto utilizado. Secar externamente os artigos, com tcnica assptica e compressa estril. Acondicionar o artigo processado em recipiente adequado e estril. O nico esterilizante qumico autorizado o glutaraldedo 2%, devendo ser utilizado com imerso total por 8 a 10 horas. Alm de ser observado o prazo de validade, devem ser observadas as condies do produto, com rediluio e presena de sujidade. A esterilizao qumica deve ser utilizada somente para produtos termossensveis, como artigos de acrlico, plstico, nylon, tubos de borracha e silicone. Na utilizao de glutaraldedo, no misturar artigos de materiais diferentes, pois pode haver corroso eletroltica. Utilizar a soluo em recipientes plsticos ou de vidro, sempre tampados. Materiais porosos podem reter o produto, devendo ser enxaguados rigorosamente. 10. PROCEDIMENTOS DE DESINFECO Os agentes qumicos para desinfeco nos ambulatrios e consultrios deve ser aqueles registrados no Ministrio da Sade como desinfetantes hospitalares. Devem ser efetivas contra o bacilo da tuberculose, suas atividades virucida deve incluir vrus hidroflicos, como o herpes simples 1 e 2, Influenza, HIV, Lipoflicos, Rotavrus e Polivrus. Estas especificaes devem constar no rtulo do produto. Os produtos autorizados para serem utilizados nos Ambulatrios da FOPUCRS so: Compostos clorados So liberadores de cloro ativo, sendo o mais utilizado o HIPOCLORITO DE SDIO. indicado para desinfeco de nvel intermedirio de artigos nas concentraes que variam de 0,02 a 1%, devendo o artigo ficar submerso por um perodo de 20 a 60 minutos. Sua atividade dificultada pela presena de altas temperaturas. O cloro altamente corrosivo para metais.

O Hipoclorito de Sdio deve ser colocado em recipiente plstico escuro com tampa, devendo ser utilizado imediatamente aps a diluio e desprezado em 24 horas. Diluio: Normalmente, as guas sanitrias so comercializadas em uma concentrao de 2,5%. Para desinfeco, utiliza-se uma concentrao de 1%. Realizamos a seguinte diluio: Relao de 25 partes de gua para 1 parte de Hipoclorito de Sdio a 2,5%. Exemplo: 25 copos de gua destilada para 1 copo de Hipoclorito de Sdio ou 960 ml de gua destilada para 40ml de Hipoclorito de Sdio. lcoois: O produto a ser utilizado o lcool Etlico a 70%. Os lcoois so bactericidas de baixa potncia, destroem o bacilo da tuberculose e o vrus da herpes simples, mas no o vrus da hepatite B. So irritantes pele quando deixados por perodos prolongados e causam seu ressecamento. O lcool evapora rapidamente sendo que os materiais devem ser friccionados na superfcie. No aconselhvel imergir os materiais em lcool, devido a sua evaporao e pela dificuldade de ao quando em contato com o material. No pode ser utilizado em acrlico, borracha e tubos plsticos. Glutaraldedo: A concentrao mais utilizada 2%, sendo efetivo contra todos os microorganismos ( bactericida, viruscida, micobactericida e fungicida). um desinfetante de alto nvel e esterilizante, mas no pode ser utilizado como anticptico, pois provoca irritao da pele. utilizado na desinfeco de objetos sensveis ao calor, os quais devem ser submersos em soluo por 30 minutos. O produto deve ser ativado (aps ativado, o prazo de validade varia de 14 a 28 dias, conforme o fabricante). Devem ser observados os mesmos cuidados com o produto, conforme descrio no item 9.4.

11. EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL Todos os profissionais de sade e alunos, devem utilizar os seguintes equipamentos de proteo individual e uniforme: LUVAS cirurgias estreis, utilizadas a cada paciente, sempre que houver risco de contato da pele das mos e antebraos com sangue, secrees ou mucosas durante o atendimento ou na manipulao de instrumentos ou superfcies. Devero ser observados os seguintes cuidados: a) no manipular objetos fora do campo de trabalho enquanto estiver de luvas (canetas, fichas, maanetas e telefones); b) retirar as luvas aps o trmino do tratamento do paciente, sem tocar na parte externa das luvas; c) lavar as mos assim que retirar as luvas; d) utilizar dois pares de luvas de procedimentos cirrgicos de longa durao ou com sangramento profuso, para maior proteo. MASCARAS descartveis, no devendo ficar pendurada no pescoo, necessita ser trocada a cada paciente ou sempre que ficar mida. GORRO descartvel, trocando a cada paciente, sempre que houver risco de respingar sangue ou secrees. CULOS DE PROTEO E PROTETORES FACIAIS tem por objetivo proteger a mucosa ocular e face, de secrees contaminantes. de uso individual, devendo ser limpo e desinfetado com glutaraldedo a 2% a cada paciente. AVENTAL deve ser usado sempre, podendo ser de pano ou descartvel. Dever ser trocado periodicamente ou sempre que contaminado por fludos corpreos. EMBALAGEM PLSTICAS TIPO SACO PARA TALHERES dimetro de 4cm e/ou filmes de PVC. Todo empregado dever, ao receber o equipamento de proteo individual, assinar seu recebimento, conforme modelos de recibos anexos e ser arquivado na Secretaria. Todo aluno dever providenciar seu equipamento de proteo individual.

12. POSTURAS INDIVIDUAIS DE PREVENO terminantemente proibido comer, beber ou fumar nas reas restritas a atendimentos a pacientes. As mos devem ser lavadas antes do atendimento de cada paciente, antes de calar as luvas, imediatamente aps a remoo das luvas e quando as mos forem contaminadas em caso de acidentes. Na lavagem das mos, proceda da seguinte forma: - Retire anis, relgios, pulseiras, fitas ou adesivos quaisquer; - Ensaboe as mos e a metade dos antebraos por, no mnimo, 10 segundos; - Enxge em abundante gua fria; - Seque com toalha de papel; - Feche a torneira sem tocar na mesma, atravs de acionador de pedal, cotovelo ou papel toalha; - Quando for realizado procedimento cirrgico, a tcnica deve incluir escovao, uso de anticptico e secagem das mos com compressas estreis. Os materiais descartveis no podem ser reutilizados, devendo ser desprezados adequadamente, imediatamente aps o uso. As agulhas descartveis utilizadas jamais devem ser recapadas. Todo sangue derramado deve ser imediatamente limpo conforme rotina estabelecida no item 6. A Direo da Faculdade deve engajar-se e viabilizar programas de vacinao de professores, alunos e funcionrios para o controle da hepatite e Ttano. A comprovao (carteira de vacinao por exemplo) deve ser encaminhada a Secretaria antes do incio das atividades com pacientes. A existncia de doena infecto-contagiosa deve ser comunicada prontamente Direo, objetivando evitar a perda de contedo e conseqente comprometimento do semestre letivo dos alunos.

13. ACIDENTE COM MATERIAL BIOLGICO 13.1 TIPOS DE ACIDENTE Consideramos acidentes com material biolgico, que devem ser notificados, os seguintes tipos de acidentes: Ferimentos com objetos perfuro-cortantes contaminados ou suspeitos de contaminao, por sangue ou outros produtos biolgicos humanos (secrees e excrees); Ferimentos com objetos perfuro-cortantes no contaminados por sangue ou outros produtos biolgicos humanos, mas que abriram a barreira cutnea, podendo permitir sua entrada durante a atividade normal; Respingos de sangue ou outros produtos biolgicos humanos em mucosas; Contaminao de leses cutneas previamente existentes com produtos biolgicos humanos. 13.2 CUIDADOS NO MOMENTO DO ACIDENTE Em caso de ferimentos perfuro-cortantes: fazer sangrar a leso, lavar durante 5 a 10 minutos com gua e sabo, enxaguar e realizar antissepsia com lcool a 70% ou PVP-I (POLI VINIL PIRROLIDONA IODO); Em casos de projeo sobre as mucosas: lavar abundantemente com gua ou soro fisiolgico; Em caso de contato com apele lesada: limpar com gua e sabo e realizar antissepsia com PVP-I. 13.3 COMUNICAO DO ACIDENTE Em todos os ambulatrios devero ser disponibilizados os formulrios de Acidente com Material Biolgico. Todo acidente que ocorra com os empregados e alunos, lotados nos ambulatrios, onde haja exposio do empregado a fludos corporais (sangue, secrees, etc.) bem como com material biolgico, deve ser imediatamente comunicado Secretaria da Faculdade, conforme normas em vigor;

Ao realizar a comunicao, a Superviso do Ambulatrio dever identificar os seguintes itens: - nome completo do paciente-fonte (se for dependente, incluir o nome do familiar); - nome do profissional ou aluno exposto; - data, hora e lugar da exposio; - tipo de exposio (descrio do acidente) A Secretaria, com base nos dados acima, preencher a ficha de Encaminhamento por Acidente com Material Biolgico, conforme modelo anexo, adotando as seguintes providncias: - Encaminhar ao Prontopuc (Hospital So Lucas) para pronto atendimento. - Coletar material necessrio para exames laboratoriais do paciente-fonte, mediante autorizao por escrito do mesmo; - Coletar material necessrio para exames laboratoriais do profissional; - Indicao do tratamento e acompanhamento necessrio, conforme rotinas do haspital so Lucas e Setor de Infectologia. Recomenda-se que o profissional utilize preservativo nas relaes sexuais e no faa doao de sangue durante o perodo de acompanhamento. Para utilizao de medicao antiretroviral, o mdico do trabalho ou especialista dever preencher o formulrio especfico do Ministrio da sade, para solicitao dos medicamentos. Alm dos procedimentos acima, devero ser preenchidos os formulrios CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho) e LISA (Levantamento Interno Sobre Acidente), mesmo que o acidente seja de pequena monta e no houver afastamento do trabalho, no caso do acidentado ser funcionrio da PUCRS.

ANEXO 1 COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DE EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL EPI


NOME DO EMPREGADO____________________________________________ CARGO: __________________________________LOTAO: _____________ MATRCULA: __________________________

Declaro que recebi o(s) EPI abaixo relacionado(s) e estou ciente da sua importncia e de que devo: Usar o equipamento somente para o fim a que se destina; Dispensar os cuidados devido quanto sua guarda, conservao e funcionamento; Comunicar ao chefe imediato qualquer ocorrncia relacionada com a utilizao ou extravio do EPI; Responsabilizar-me pela danificao do EPI, pelo uso inadequado ou fora das atividades a que se destina. DATA EQUIPAMENTO ENTREGA VALIDADE

_____________________, ________DE __________________ DE 200 .

ASSINATURA DO EMPREGADO

ANEXO 2 RECOMENDAES PARA QUIMIOPROFILAXIA APS A EXPOSIO OCUPACIONAL AO HIV


TIPO DE EXPOSIO MATERIAL FONTE PROFILAXIA (1) ESQUEMA ANTIRETROVIRAL(2)

PERCUTNEA a) Sangue (3) - risco mais elevado - risco aumentado - sem risco aumentado

Recomendar Recomendar Oferecer

AZT+3TC+IP(4) AZT+3TC+IP(4) AZT+3TC AZT+3TC

b) Lquido orgnico Oferecer contendo sangue visvel, outro lquido ou tecido potencialmente infeccioso(5). c) Outro lquido No oferecer corporal (por exemplo urina) DE MUCOSA b) Sangue (3) - risco mais elevado - risco aumentado - sem risco aumentado Oferecer

AZT+3TC=IP(4)

b) Lquido orgnico Oferecer contendo sangue visvel, outro lquido ou tecido potencialmente infeccioso(5). c) Outro lquido No oferecer corporal (por exemplo, urina)

AZT+3TC

DE PELE, c) Sangue (3) RISCO - risco mais elevado AUMENTADO - risco aumentado - sem risco aumentado

Oferecer

AZT+3TC+IP(4)

b) Lquido orgnico Oferecer contendo sangue visvel, outro lquido ou tecido potencialmente infeccioso(5). c) Outro lquido No oferecer corporal (por exemplo, urina)

AZT+3TC

ANEXO 2 (CONTINUAO) (1) Recomendar: A profilaxia ps-exposio deve ser recomendada ao profissional exposto, com aconselhamento. Oferecer: A profilaxia ps-exposio deve ser oferecida ao profissional exposto, com aconselhamento. No oferecer: A profilaxia ps-exposio no deve ser oferecida, pois no houve exposio ocupacional ao HIV. (2) Esquema Anti-retroviral: AZT 200mg trs vezes ao dia; 3TC 150mg duas vezes ao dia; Indinavir 800mg trs vezes ao dia por 4 semanas. A opo pelo Indinavir deve-se a sua tolerncia. Na falta ou impossibilidade de seu uso, deve-se preferir o Ritonavir 600mg, duas vezes ao dia, por 4 semanas, ao saquinavir, devido baixa biodisponibilidade deste ltimo. (3) Risco mais elevado: Presena de ambos, maior volume de sangue (por exemplo, ferimentos por agulha de grosso calibre) e sangue contendo alto teor de HIV (por exemplo, doena retroviral aguda ou AIDS terminal). Risco aumentado: Presena de um dos dois: maior volume de sangue ou sangue contendo alto teor de HIV. Sem Risco Aumentado: Ausncia de ambos os fatores de risco.

(4) IP: Inibidor de protease , com opo pelo Indivanir devido ao fato de ser melhor tolerado. Na impossibilidade do seu uso, recomenda-se Ritonavir. (5) Inclui: Smem, secreo vaginal, lquor, lquido sinovial, peritoneal, pericrdio e amnitico. (6) Pele: Para a pele, o risco maior para exposio que envolva uma alta carga de HIV, contato prolongado, rea extensa, ou uma rea na qual a integridade da pele est visivelmente comprometida; para exposio de pele sem maior risco, o risco de toxicidade ultrapassa o benefcio da profilaxia ps-exposio. Observaes: Em situaes em que a condio do paciente-fonte no for conhecida, deve-se: - iniciar esquema anti-retroviral de acordo com a graduao do risco de acidente; - solicitar sorologia para HIV do paciente-fonte e, caso este seja negativo, suspender a quimioprofilaxia. Deve-se solicitar sorologia para HIV, imediatamente aps o acidente, para todo indivduo que sofra exposio ocupacional ao HIV. Caso o resultado do teste seja positivo, encaminhar para acompanhamento especfico.

ANEXO 3 FICHA DE REGISTRO DE ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLGICO NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA PUCRS
Nome do profissional exposto: _____________________________________________ ( ) aluno ( ) funcionrio ( ) professor Nome do Paciente-fonte:__________________________________________________________________ Data do acidente:____________ Hora: ___________ Clnica:________________ Departamento:________ Descrio da exposio: ( ) cortante ( ) Perfurante ( ) Outros

______________________________________________________________________________________ Situao de imunizao do profissional exposto: (Hospital So Lucas Prontopuc) No vacinado Vacinado sabidamente, anti-Hbs negativo Tipo de exposio: Percutneo Mucosa pele Pele Vacinado, anti-Hbs no documentado Vacinado, anti-Hbs no documentado h menos de 1 ano

Tipo de material: Sangue Fludo contendo sangue visvel Outros lquidos orgnicos

Exames do paciente-fonte: Tipo de exame Data da realizao HBS Ag ______________ __

Resultado _________________

Laboratrio

_______________________ Anti-Hbg ______________ __ _________________

_______________________ Anti-HCv ______________ __ _________________

_______________________ Anti-HIV ______________ __ _________________

_______________________ HIV - PCR ______________ __ _________________

_______________________

Uso de Medicao Retroviral:

Sim

No Mdico__________________ CRM: _________

Recomendaes:________________________________________________________________________ Responsvel pelo preenchimento:______________________________ Matrcula: ___________________

ANEXO 4 AVALIAO DO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLGICO


Paciente-fonte Estado vacinal do profissional exposto Sorologia solicitada para profissional exposto DIA ZERO Hbs-Ag Anti-Hbs Hbs-Ag Tratamento e Acompanhamento

Resultados

Hbs-Ag + ou desconhecido Possvel HbsAg +

No vacinado Vacinado sabidamente Anti-Hbs Vacinado Anti-Hbs no documentado

Anto Hbs + Hbs-Ag +

Nenhum

Acompanhamento com especialista Anti-Hbs Hbs-Ag Anti-Hbs Anti-Hbs Anti-Hbs + Anti-Hbs Nenhum Imunogoblina para Hepatite B e 1a dose da vacina Solicitar Hbs-Ag, antiHbc de 3 em 3 meses at completar 1 ano. Nenhum

Vacinado, AntiHbs documentado num intervalo maior de 1 ano Anti-HCV + ou desconhecido possvel antiHCV +

Anti-Hbs opcional

AntiHbs +

Anti-HCV

Anti-HCV +

Acompanhamento com especialista Solicitar anti-HCV de 3 em 3 meses at completar 1 ano Acompanhamento com especialista Solicitar Anti-HIV no 2o, 4o, 6o e 12o ms

Anti-HCV -

Anti-HIV + ou desconhecido possvel Anti HIV +

Anti-HIV

Anti-HIV + Anti-HIV -

A imunogoblina para Hepatite B deve ser aplicada o mais cedo possvel preferencialmente at 24 horas da exposio, uma nica dose (0,06 ml/Kg) IM. A quimioprofilaxia para o vrus da imunodeficincia deve ser iniciado imediatamente aps o acidente e somente ser suspensa aps o resultado dos exames.

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Comisso de Esterilizao e Biossegurana

Protocolo para Encaminhamento em Caso de Acidentes Punctrios, Lacerantes e Lancetados que apresentam Soluo de Continuidade e so suspeitos de riscos de contaminao por HIV, HbV e demais patologias infecto-contagiosas.

A Faculdade de Odontologia da PUCRS, encaminha o(a) Aluno(a)........................................................................................ para receber Atendimento no Servio ................................................................................... tendo em vista acidente, de sua responsabilidade, com risco contaminao a DTS-AIDS e demais Patologias Infecto-Contagiosas durante atividade prtica-profissional, nesta Escola.

Porto Alegre, ............de ................................. de ...........

....................................................................... Professor responsvel


FACULDADE DE ODONTOLOGIA

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA COMISSO DE BIOSSEGURANA

ESQUEMA PADRO MEDICAMENTOSO


PROTOCOLO PADRO / ANTIBITICOS Teraputica: Amoxicilina comprimidos 500mg 8/8 horas por 7 dias. Alrgicos: Clindamicina comprimidos 300mg 8/8 horas por 5 dias. Metronidazol (Flagyl) comprimidos 400mg 6/6 horas por 7 dias. Profilaxia: Amoxicilina comprimidos 2 g dose nica 2 horas antes do procedimento. Profilaxia: Amoxicilina comprimidos 2g dose nica 2 horas antes do procedimento Alrgicos: Clindamicina comprimidos 600mg dose nica 2 horas antes do procedimento. Metronidazol (Flagyl) comprimidos lg dose nica 2 horas antes do procedimento. PROTOCOLO PADRO / ANTIINFLAMATRIOS Teraputica: Diclofenaco de Sdio 50mg comprimidos 6/6 horas por 05 dias ou a critrio. Alrgicos: Cetoprofeno (Profenid)100mg comprimidos 8/8 horas por 05 dias ou a critrio. PROTOCOLO PADRO / ANALGSICOS Teraputica: Paracetamol 750mg drgeas 4/4 horas por 24 horas, ou a critrio. Alrgicos: Ibuprofeno (Motrin) 300mg comprimidos 6/6 horas por 24horas, ou a critrio. PROTOCOLO PADRO / COLUTRIOS Teraputica: Benzidamina (Flogoral) frasco (diluir uma colher de sopa em copo de gua) bochechar 3 a 4 vezes ao dia, por 07 dias, ou a critrio. Clorexidina 0,012% bochecho 1 vez ao dia por 7 dias, ou a critrio (uso prolongado provoca manchamento nos dentes (reversvel) e nas restauraes estticas (por vezes irreversvel). Alrgicos: Cloreto de Cetilpiridnio (Cepacol) bochechos 2 a 3 vezes dia, por 7 dias, ou a critrio. Observao: Todas as medicaes devem ser prescritas por via oral e registradas no pronturio do paciente. Variaes deste protocolo devem ser justificados no pronturio pelo professor orientador do caso. A ocorrncia de reaes adversas devem, obrigatoriamente, serem registradas na Comisso de Biossegurana e posterior encaminhamento ao Programa de Farmacovigilncia ANVISA (formulrio prprio).

Dr. Rogrio Miranda Pagnoncelli Presidente da Comisso de Biossegurana Rep. Programa de Farmacovigilncia Fac. Odontologia PUCRS

Вам также может понравиться