Вы находитесь на странице: 1из 6

Manual de Instalao do Biblivre

Por Flavio Graf von Koenigsmarck

1. Pr-requisitos
1.1 Hardware
Os requisitos mnimos de hardware para obter um desempenho razovel so: processador Intel Pentium III 800MHz ou equivalente, e memria RAM de 512 Mbytes, recomendo um Pentium IV 1.4GHz ou equivalente e memria RAM de 1Gbytes. Espao em disco, 200Mbytes so suficientes para instalar os programas e manter uma base sem anexos (base de +/- 50.000 Registros). Obs. Os requisitos so diretamente proporcionais a demanda que se espera, quanto maior o volume de dados e o acesso simultneo.

1.2 Software
O Biblivre necessita de um sistema operacional Windows, Linux, Unix ou compatvel. Sendo o Windows 2000, XP ou Superior. No possvel instalar no Windows ME, 98SE, 98 ou anteriores, pois so incompatveis. O Biblivre pode ser instalado em qualquer sistema onde os seguintes programas funcionem adequadamente: Java Virtual Machine 1.6 ou superior* Apache Tomcat 5.5 ou superior* PostgreSQL 8.1 ou superior* * Superior desde que o sistema mantenha uma compatibilidade com os sistemas anteriores Obs O Biblivre funciona com outros programas funcionado ao mesmo tempo, se muitos programas estiverem abertos ao mesmo tempo pode ocorrer lentido no micro.

2. Instalao
2.1 Instalao automtica

Durante a instalao do Biblivre propriamente dito no necessrio digitar nada (NO digite as senhas, o programa vai fornec-las automaticamente). O PostgreSQL instalado como um servio do Windows e configurado para ser iniciado automaticamente no boot. A instalao j inicia a execuo do PostgreSQL. O Tomcat tambm instalado como um servio do Windows, porm ele configurado para ser iniciado manualmente. Se desejar configur-lo para ser iniciado automaticamente, v em Iniciar-Configuraes-Painel de controleFerramentas administrativas-Servios. D dois cliques na linha Apache Tomcat, mude o Tipo de inicializao para Automtico e clique em Aplicar. Nesta mesma janela, voc pode tambm ir na aba de RECUPERAO para configurar o Tomcat para reiniciar-se no caso de uma ou mais falhas. Voc tambm pode iniciar a execuo do Tomcat, clicando em INICIAR, e depois clicar em OK. A instalao abre automaticamente o Internet Explorer para o primeiro acesso e tambm coloca um cone no Desktop, para facilitar o acesso ao sistema nas prximas vezes que voc for us-lo. Para acess-lo da mesma mquina, use a URL http://localhost:8080/biblivre. Para acess-lo de outra mquina, use a URL da mquina onde ele foi instalado, por exemplo: http://meu.dominio.br:8080/biblivre ou http://10.10.0.1:8080/biblivre. Opcionalmente, voc pode configurar o Apache HTTPD para receber os pedidos de pginas e reenvi-los ao Tomcat. Neste caso a porta padro a ser utilizada no ser a porta 8080 e sim a porta 80.

2.2Instalao manual para windows


A instalao do Sistema Biblivre no Microsoft Windows necessita a instalao dos seguintes softwares, fornecidos junto com o Biblivre: Java Runtime Environment 1.6.0_03 A mquina virtual Java e suas bibliotecas (JRE), PostgreSQL 8.1.0 um gerenciador de bases de dados, Apache Tomcat 5.5.12 um servidor hospedeiro (container) de servlets e JSP. Apache HTTPD 2.0.55 um servidor de pginas web.(opcional) Antes de instalar verifique: 1. Verifique se existe algum firewall no computador. Caso exista, assegure-se que os programas PostgreSQL (portas 5432 TCP e UDP), Tomcat (portas 8080 TCP e UDP) e o Apache HTTPD (portas 80 TCP e UDP) estejam liberados, pelo menos para uso interno (ou para a Internet). Alguns firewalls vo perguntar se podem desbloquear a porta, durante a prpria instalao dos programas ou quando da sua instalao ou primeira utilizao. 2. Usando uma conta de administrador-windows, exclua , se existir, o usurio postgres, comum ou de servio (v em Iniciar-Configuraes-Painel de Controle-Contas de Usurio ou em Iniciar-Configuraes-Painel de ControleFerramentas administrativas-Gerenciamento do computador-Usurios e grupos locais-Usurios). Certifique-se tambm, que no existe uma pasta Arquivos de programas\PostgreSQL\8.1\data . 3. Verifique se existe algum Java instalado no computador (v em iniciar, executar, digite cmd , na tela que abriu digite Java -version) se a verso for anterior a verso 1.6.0_03 instale o Java caso contrrio no ser necessrio. 4. Instale o tomcat (apache-tomcat-5.5.12.exe) o programa de instalao pede login e senha, cadastre a que achar mais conveniente. 5. Instale o apache responda as perguntas que ele faz (no altera o funcionamento do programa) 6. Instale o PostgreSQL o programa de instalao pede para criar um usurio para administrar o PostgreSQL sugerimos que a senha seja abracadabra caso escolha outra a mesta ter que ser alterada do arquivo biblivre.xml no tomcat 7. Na pasta onde foi descompactado o Biblivre copie as seguintes pastas e arquivos(da pasta programas): pasta biblivre para a pasta webapps no tomcat (C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps )

pasta common para a pasta webapps no tomcat (C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\ common) pasta conf para a pasta webapps no tomcat (C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\ conf) O tomcat no vem com uma dll que necessria mas muito comum se o seu tomcat no estiver funcionando por favor copie msvcr71.dll para a pasta bin do tomcat (C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\bin ) Recomendamos que copie o arquivo de permies de acesso para o postgres pg_hba.conf para a pasta data no PostgreSQL (C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.1\data) Para utilizar a porta 80 (apache ) para receber as requisies do biblivre copie o arquivo mod_jk2.so para a pasta modules do apache (C:\Arquivos de programas\Apache Group\Apache2\modules) e altere ou copie o arquivo de configurao http.conf na pasta conf do Apache (C:\Arquivos de programas\Apache Group\Apache2\conf)

8. Caso tenha alterado a senha do banco de dados favor alterar no arquivo biblivre.xml em C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\conf\Catalina\localhost 9. O PostgreSQL instalado como um servio do Windows e configurado para ser iniciado automaticamente no boot. A instalao j inicia a execuo do PostgreSQL. O Tomcat tambm instalado como um servio do Windows, porm ele configurado para ser iniciado manualmente. Se desejar configur-lo para ser iniciado automaticamente, v em Iniciar-Configuraes-Painel de controleFerramentas administrativas-Servios. D dois cliques na linha Apache Tomcat, mude o Tipo de inicializao para Automtico e clique em Aplicar. Nesta mesma janela, voc pode tambm ir na aba de RECUPERAO para configurar o Tomcat para reiniciar-se no caso de uma ou mais falhas. Voc tambm pode iniciar a execuo do Tomcat, clicando em INICIAR, e depois clicar em OK.

3. DUVIDAS FREQNTES 3.1- A caixa de menu no est cabendo na janela do meu browser, o que fazer? Voc pode ajustar o tamanho dos caracteres no seu browser (p. ex. Internet Explorer: Exibir, Tamanho do Texto, Menor) ou aumentar a janela digitando F11. 3. 2- Como posso saber se o Tomcat est funcionando? H duas maneiras: Primeiramente (Windows), veja se o cone do Monitor do Tomcat est na barra de tarefas direita. Se o interior do cone tiver um tringulo azul, ele estar funcionando. Alternativamente, basta acessar o endereo do Biblivre da sua instalao sem a terminao /biblivre, mas com a porta 8080. Se o Tomcat estiver funcionando, voc ver a pgina de um utilitrio de gerncia do prprio Tomcat. Exemplo: http://www.minhabiblioteca.org.br:8080 ou http://127. 0.0.1:8080 3 3- Como posso saber se o PostgreSQL est funcionando? No Windows, v em Iniciar-Painel de Controle-Ferramentas AdministrativasServios. D dois cliques na linha PostgreSQL Database Server 8.1. Na aba Geral da janela que vai se abrir existe uma linha com o Status do servio: Parado ou Iniciado. No Linux, estando como usurio postgres (su postgres), basta digitar o seguinte comando em um terminal (janela com shell): ps ux Se aparecer uma listagem com um processo postmaster ou postgres, o PostgreSQL est sendo executado. 3. 5- No sei como ou no consigo imprimir etiquetas: Verifique se um visualizador ou editor de arquivos PDF, tal como o Adobe Acrobat Reader est instalado no computador (ele pode ser obtido gratuitamente no site www.adobe.com). Abra o registro do livro do qual se deseja imprimir etiqueta(s), verifique se os seguintes campos esto preenchidos: Ttulo, Autor (caso haja), localizao (subcampos classificao, chamada, edio/ Volume (caso se aplique)). Estando tudo certo, clique no boto TOMBOS. Existem tombos criados? No Ento, crie-os. Sim Selecione o tombo desejado e clique em IMPRIMIR ETIQUETAS. Repita o processo para os tombos desejados. Caso deseje imprimir etiquetas para todos os tombos deste registro basta clicar no boto IMPRIMIR TODOS. Caso deseje imprimir etiquetas de mais um registro, repita todo o processo. Aps selecionar os tombos dos registros desejados, volte e clique no boto ETIQUETAS. Uma listagem com todos os tombos pendentes para a impresso ir aparecer, clique em IMPRIMIR PDF, salve ou abra o arquivo como preferir. Se preferir salvar, abra posteriormente o arquivo e mande imprimir.

Solucionando problemas do Tomcat


O Tomcat funcionou logo depois da instalao, mas depois que eu desliguei e liguei o computador, ele no funcionou mais: (MS-Windows) O mais provvel que voc tenha esquecido de configurar o servio em Automtico ou de configurar a Recuperao. Neste caso, v em Iniciar-Painel de Controle-Ferramentas Administrativas-Servios, clique duas vezes na linha do servio Apache Tomcat. Na janela que vai se abrir, selecione o Tipo de inicializao para Automtico e clique em Aplicar. Nesta mesma janela, voc pode Iniciar a execuo do Tomcat e depois clicar em OK. Logo depois de instalar, o browser diz que no consegue abrir a pgina do Biblivre: V no diretrio C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\logs e veja o arquivo catalina.<data>.log . Se ele indicar uma exception logo depois de criar um socket na porta 8005, provvel que seu computador j tenha algum software usando esta porta. V no diretrio C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\conf e edite o arquivo server.xml. Mude a porta na linha <Server port="8005" shutdown="SHUTDOWN"> para um outro nmero (8006, por exemplo).

Вам также может понравиться