Вы находитесь на странице: 1из 8

A UA U L A L A

47

47

Lubrificao III
A

Introduo

ps a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manuteno de uma indstria, o pessoal da empresa constatou que ainda no conhecia todos os dispositivos de lubrificao relacionados ao sistema de lubrificao com perda total. Por esse motivo, sentiu-se a necessidade de completar o estudo desses dispositivos. Esse o objetivo desta aula. Vamos acompanh-la?

Outros dispositivos de lubrificao


A lubrificao pelo sistema de perda total dispe de grande quantidade de dispositivos. J vimos muitos deles: almotolia, pincel, copos graxeiros, pistola de leo, lubrificador mecnico etc. Nesta aula, vamos estudar outros dispositivos de lubrificao: lubrificador por nvoa, lubrificador hidrosttico e mancais de cavidade. Alm disso, vamos ver os trs tipos de lubrificao centralizada.

Lubrificador por nvoa Esse lubrificador pulveriza o leo em uma fina camada, distribuda atravs de uma tubulao. Esse sistema foi desenvolvido, principalmente, para lubrificao de mancais de rolamentos que giram em altssimas velocidades. Esses mancais necessitam de leo em quantidade cuidadosamente controlada. Se houver excesso de leo, ocorrer aumento anormal da temperatura. Por outro lado, se houver falta de leo, haver rpido desgaste dos mancais. O mecanismo funciona com um pulverizador (venturi) que produz a nvoa.

A U L A

47

Quando a nvoa chega ao ponto de aplicao, com o auxlio de conexes adequadas, o lubrificante pode ser expelido nas seguintes formas: nvoa - usada em mancais de rolamento; atomizao (esguichos) - usada em correntes e engrenagens; condensao (gotas) - usada em mancais de deslizamento e barramentos.

Esse lubrificador pode ser ligado a linhas de ar comprimido. Seu consumo de 300 a 600 litros de ar por hora e de 0,25 a 1cm de leo por hora.
conexes para lubrificao por nvoa

O lubrificador por nvoa muito eficiente, pois a nvoa, sendo semelhante a um gs, atinge todas as superfcies. Tambm econmico; mas, por outro lado, poluente. Isso se deve parcela de nvoa que escapa do lubrificador e atinge o ambiente sua volta.

A U L A

Lubrificador hidrosttico usado para a lubrificao dos cilindros e rgos de distribuio das mquinas a vapor. O lubrificador hidrosttico introduz o leo na canalizao de abastecimento do vapor, a pouca distncia da mquina. O vapor, ao passar pela canalizao, espalha ou pulveriza o leo sobre as superfcies do cilindro. Alm de lubrificar, esse dispositivo serve de elemento de vedao, juntamente com os anis de segmento e a gaxeta da haste do mbolo. O reservatrio de leo do lubrificador fica tambm ligado ao encanamento do vapor. Dessa maneira, so utilizadas a presso e a condensao desse vapor para introduzir o leo no sistema.

47

lubrificador hidrosttico

Mancais com cavidade Esses mancais, geralmente, trabalham em altas temperaturas, como os mancais de secadores de papel. Possuem cavidades nas quais so aplicadas graxas em bloco com conformao adequada.

A U L A

47

A graxa de bloco deve ficar livre na cavidade. Para isso, corta-se o bloco de graxa em tamanho ligeiramente menor que a cavidade. Por ao do prprio peso, a graxa exerce presso sobre o eixo. O calor do atrito das superfcies em contato (graxa e eixo) amolece a graxa e lubrifica o mancal.

A U L A

Lubrificao centralizada
um sistema de lubrificao para graxa ou leo, com a finalidade de lubrificar um elevado nmero de pontos, a partir de um distribuidor central. Esse sistema permite racionalizar o consumo de lubrificante, economizar mo-de-obra e lubrificar a mquina em movimento. Os principais componentes do sistema centralizado so: reservatrio de lubrificante vlvula direcional rede de distribuio dosadores manmetros sinalizadores de defeito

47

O acionamento do sistema centralizado pode ser manual (pequenos circuitos) ou automatizado. Nesse ltimo caso, o comando feito pela prpria mquina em que se usa o sistema.

O sistema centralizado divide-se em trs tipos: linha simples linha dupla progressivo

Linha simples Esse sistema usado em mquina de pequeno e mdio porte. Dispe de bombas manuais, pneumticas ou eltricas. Quando a bomba atua, desloca lubrificante e pressuriza a linha de alimentao. Isso faz com que os dosadores, acionados pelo prprio lubrificante, injetem leo nos pontos de lubrificao. Terminada a pressurizao, a linha principal aliviada. Assim, os pistes dos dosadores retornam posio original. O retorno feito por mola e permite a recarga para o prximo ciclo. A ligao entre os dosadores e a linha principal do tipo paralelo, isto , os dosadores encontram-se fora da linha principal.

A U L A

47

dosador de lubrificante, em dois momentos

Linha dupla Esse sistema dispe de duas linhas principais: uma para acionamento e outra para retorno dos dosadores. Assim, a vlvula direcional ora pressuriza uma linha, ora pressuriza a outra. O sistema centralizado por linha dupla no tem molas, gaxetas ou outras peas facilmente desgastveis. Por isso, opera por muitos anos, sem problemas de manuteno. O sistema pode ser operado manual ou automaticamente. Nos sistemas automticos, controladores eltricos e eletrnicos programam a freqncia dos perodos de lubrificao e monitoram o funcionamento. As bombas usadas no sistema de linha dupla podem ser eltricas, pneumticas ou manuais. A ligao entre os dosadores e a linha principal do tipo paralelo.

A U L A

Sistema progressivo Consiste em uma bomba unida a um nmero varivel de dosadores interligados. Os dosadores so modulares, formados por sees superpostas. Cada dosador contm um pisto, orifcios e canais para o fluxo interno do lubrificante. Embora fisicamente idnticas, as sees possuem pistes com dimetros variveis, de acordo com a necessidade de cada ponto. No sistema progressivo, os pistes encontram-se sempre na linha principal. Cada pisto deve atuar antes que o fluxo da bomba acione o prximo pisto, ou seja, a ligao feita em srie.

47

dosadores de lubrificante do tipo progressivo

Na prxima aula veremos a lubrificao com sistema selado, na qual o lubrificante reaproveitado, diferindo, portanto, da lubrificao com perda total. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir. Depois, confira suas respostas com as apresentadas no gabarito.

Marque com um X a resposta correta. Exerccio 1 O lubrificador que pulveriza leo atravs de uma tubulao denominado lubrificador por: a) ( ) gs; b) ( ) gua; c) ( ) leo; d) ( ) nvoa. Exerccio 2 Na lubrificao por nvoa, o lubrificante pode ser usado nas seguintes formas: a) ( ) nvoa, atomizao, condensao; b) ( ) atomizao, esguichamento, compresso; c) ( ) nvoa, pressurizao, condensao; d) ( ) condensao, atomizao, presso. Exerccio 3 Na lubrificao de cilindros e de rgos de distribuio das mquinas a vapor, recomenda-se o seguinte lubrificador: a) ( ) hidrulico; b) ( ) hidrosttico; c) ( ) copo com vareta; d) ( ) almotolia. Exerccio 4 Os mancais de secadores de papel so lubrificados com: a) ( ) leo orgnico; b) ( ) graxas em bloco; c) ( ) leo vegetal; d) ( ) resina sinttica. Exerccio 5 A lubrificao centralizada pode ser de trs tipos: a) ( ) linha mista, simples e contnuo; b) ( ) linha modulada, contnua e ciclca; c) ( ) linhas simples, dupla e progressivo; d) ( ) linha dupla, tripla e graduado.

Exerccios A U L A

47

Вам также может понравиться