Вы находитесь на странице: 1из 5

TTULO: GERADOR DE FUNES No trabalho de manuteno, o tcnico enfrenta situaes em que preciso usar equipamentos que o ajudem a descobrir

r e a corrigir defeitos em circuitos eletrnicos. O gerador de funes um destes equipamentos. O presente roteiro vai tratar do gerador de funes e mostrar o modo correto de operar esse equipamento. Para desenvolver os contedos e atividades desse roteiro, necessrio que voc relembre os contedos de corrente alternada e resistncia eltrica ministrada nas aulas tericas.

Gerador de funes
O gerador de funes utilizado para calibrar e reparar circuitos eletrnicos. um equipamento que fornece tenses eltricas com diversas formas de onda chamadas de sinais eltricos, com amplitudes e freqncias variveis. As caractersticas fundamentais dos geradores de funes so: Tipos de sinais fornecidos; Faixa de freqncia; Tenso mxima de pico-a-pico na sada; Impedncia de sada (ou resistncia de sada). Tipos de sinais fornecidos Os sinais variam de modelo para modelo. Dentre os tipos de sinais mais comuns, fornecidos pelo gerador, temos os que se apresentam as formas de ondas: senoidal, quadrada e triangular.

Faixa de freqncia Dependendo da marca e do modelo, o gerador de funes fornece sinais em uma freqncia que vai de 1 Hz a vrios MHz. Os manuais dos fabricantes informam a faixa de freqncia que o equipamento pode fornecer. Por exemplo, de 1Hz a 20 kHz.

Tenso mxima de pico-a-pico na sada A tenso mxima de pico-a-pico o valor mximo de amplitude do sinal que o gerador pode fornecer.

Impedncia de sada (ou Resistncia de sada) A impedncia de sada a impedncia que o gerador apresenta entre os terminais de sada. Os geradores podem ser de: Alta impedncia de sada, para circuitos a vlvula; Mdia impedncia de sada, para circuitos transistorizados. Geralmente, sua impedncia de 600 ; Baixa impedncia de sada, para trabalhos em circuitos digitais. Em geral, sua impedncia de sada fica em torno de 50 . importante conhecer as caractersticas do gerador de funes, porque isso permite obter a mxima transferncia de potncia entre gerador e carga. (Assunto esse ser tratado em Eletricidade Geral).

Dispositivos de controle
O painel do gerador de sinal tem uma srie de dispositivos de controle que servem para ajustar o equipamento de acordo com o trabalho a realizar. Observe na figura a seguir um modelo de gerador de funes, com o painel de controles em destaque.

Apesar da figura acima no corresponder ao gerador de funes do laboratrio, os dispositivos de controle mostrados na figura tambm esto presentes nos equipamentos do laboratrio de Eletricidade Geral e Eletrnica Bsica. No gerador de funes so comuns os seguintes dispositivos de controle: 1. Chave liga-desliga que serve para ligar e desligar o equipamento; 2. Chave seletora de sinal ou funo que seleciona a forma de onda do sinal de sada; 3. Chave seletora de faixa de freqncia ou multiplicador, presente em geradores que fornecem valores de freqncia em ampla faixa como, por exemplo, de 10Hz a 100kHz. Esse seletor possui diversas posies, permitindo escolher a faixa de freqncia desejada como, por exemplo, de 100 Hz a 1000 Hz; 4. Controle de freqncia fornecida ou DIAL: um controle acoplado a uma escala que permite estabelecer o ajuste da freqncia do sinal fornecido pelo gerador dentro dos limites definidos pelo seletor da faixa de operao. O valor indicado no dial deve ser multiplicado pela faixa de freqncia previamente ajustada pela chave seletora de faixa de freqncia; 5. Controle de nvel de sada ou amplitude: serve para ajustar a amplitude (pico-apico) do sinal de sada. Existem geradores de funes mais sofisticados que dispem de outros controles. Para uma correta compreenso dos controles adicionais, preciso consultar o manual do fabricante. Influncia da carga na amplitude do sinal O gerador de funes apresenta uma impedncia interna. Esta impedncia interna produz um efeito semelhante ao de uma resistncia eltrica colocada no interior do aparelho, em srie com a sada.

Assim como em pilhas e baterias, essa impedncia de sada do gerador pode ser representada com um resistor em srie com os bornes de sada.

Devido a essa resistncia, a amplitude do sinal sofre uma reduo quando a carga ligada. Tal reduo se deve ao fato de que a impedncia interna provoca uma queda de tenso, quando o gerador fornece corrente ao circuito. O efeito semelhante queda de tenso que ocorre em pilhas e baterias devido a suas resistncias internas.

Quanto maior for a carga a ser alimentada, maior ser a corrente fornecida pelo gerador e maior ser tambm a queda de tenso interna no gerador. Portanto, haver uma maior reduo na amplitude do sinal de sada. Por essa razo, sempre que se utilizar o gerador de funes, o nvel de sada deve ser ajustado com a carga conectada. Casamento de impedncia Para obter a mxima transferncia de potncia entre gerador-carga, a impedncia de sada do gerador deve ser a mais prxima possvel da impedncia da carga. Observe na figura que segue uma situao ideal de casamento de impedncia, com mxima transferncia de potncia.

Exerccios 1. Responda s seguintes perguntas: a) Qual a utilidade do gerador de funes?

b) Cite duas caractersticas de um gerador de funes.

c) Quais tipos de sinais so fornecidos por geradores de funes?

2. Nomeie os dispositivos de controle solicitados.

1. 2. 3. 4. 5.

Вам также может понравиться