Вы находитесь на странице: 1из 22

LEITURA, ANLISE E INTERPRETAO DE CHARGES COM FUNDAMENTOS NA TEORIA SEMITICA.1 Maria Aparecida Tavares Mouco2 Prof. Orient.

Colaboradora Maria Regina Gregrio3 RESUMO

Este artigo faz parte da ltima atividade prevista no programa PDE 2007. Objetiva analisar a charge a Bezerrinha dos ovos de ouro, a partir dos fundamentos da teoria semitica do texto, com base nos estudos de Greimas (1975). Este estilo de texto faz parte do gnero narrativo e dos textos sincrticos, pois contempla o visual (Plano de expresso) e o verbal (Plano de contedo). A construo do sentido de um texto ocorre em trs etapas: a do nvel fundamental; a do nvel narrativo e a do nvel do discurso. Num primeiro momento, fez-se a conceituao do gnero charge para melhor compreenso do assunto, e em seguida, uma contextualizao com o texto O Homem e a Galinha, de Ruth Rocha, constatando-se a intertextualidade e o componente argumentativo de ambos, reforando a tese de que formas de expresses diferentes unificadas reforam as estratgias de manipulao, o que torna os textos sincrticos altamente persuasivos. Palavras-Chave: semitica, charge, texto sincrtico.

ABSTRACT

This article is part of the last predicted activity in the program PDE 2007. It aims to analyze the cartoon Little Calf of the golden eggs", from the foundations of the semiotic theory of the text, based in the studies of Greimas (1975). This style of text is part of a narrative kind, of sincretic texts, therefore contemplates the visual (Plan of expression) and the verbal (plan of content). The construction of the sense of a text occurs in three phases: the fundamental level; the narrative level and the speech level. In a first moment, it was made the conceptualization of the subject "cartoon" for better comprehension of the matter, and right away, a contextualization with the text "the man and the chicken", from Ruth Rocha, establishing in itself the intertextuality and the argumentative level existing in both, reinforcing the theory that different styles united reinforce the strategies of manipulation, which makes sincretic texts highly persuasive.

1 2

Trabalho final do Programa de Desenvolvimento da Educao PDE 2007. Professora efetiva da Rede Pblica de Ensino do Estado do Paran, lotada no Colgio Estadual Carlos Silva E.M., em So Pedro do Iva. Especialista em Descrio e Ensino e em Superviso Escolar. Professora PDE 2007 em Lngua Portuguesa. 3 Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina UEL.

Key-words: semiotics, cartoon, sincretic texts.

INTRODUO

O objetivo deste estudo mostrar, atravs da teoria semitica de Greimas, como se d a leitura e interpretao de charges, a partir da construo dos sentidos do texto. A construo dos sentidos do texto, segundo esta teoria feita pela anlise do plano de expresso e do plano de contedo, e ocorre em trs etapas: A primeira etapa do percurso, a mais abstrata, chamada nvel fundamental. Nesse nvel, surge a significao como uma oposio semntica mnima. Na segunda etapa, a do nvel narrativo, a narrativa organizada do ponto de vista do sujeito, que opera um fazer transformador que age no e sobre o mundo em busca dos valores e ideologias investidos nos objetos. O terceiro nvel o do discurso, assumido pelo sujeito da enunciao. A charge devido a sua caracterstica sincrtica, requer um leitor melhor qualificado, e que esteja antenado com os acontecimentos polticos, sociais e econmicos que so veiculados nos diferentes meios de comunicao. Partindo desse pressuposto, h necessidade de utiliz-la como recurso pedaggico, visto a presena avassaladora de imagens e informaes no cotidiano em que estamos inseridos. Considerando que a linguagem humana surge da interao dialtica entre o homem e seu meio scio-cultural, concebemos esse estudo relevante, uma vez que a perspectiva semitica d conta dos vrios nveis de leitura de um texto. Segundo Barros (2005:7) a semitica procura descrever e explicar o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz. Com base nestas consideraes, o presente artigo abordar os mecanismos de construo do sentido do texto chargstico, examinado para alm da aparncia. A primeira abordagem explicitar o referencial que embasa a aplicao desta teoria, at a descrio das atividades e os resultados obtidos na referida aplicao.

O QUE SEMITICA?

Para que essa pesquisa tivesse fundamentos cientficos, e a escolha da Teoria Semitica para embas-la, fez-se necessrio um rduo trabalho de pesquisa, quer no campo acadmico, quer no virtual, para que a mesma fosse compreendida e utilizada. Definir Semitica muito difcil, devido gama de seguidores, embora o ncleo semitico seja idntico; muitos deles acrescentaram, digamos, caractersticas particulares, de acordo com sua viso de semitica. Entre esses, podemos citar: Saussure, Pierce e Greimas. Este ltimo, conhecido como o iniciador da semitica francesa, pareceume mais interessante para o desenvolvimento deste trabalho. A semitica relativamente uma cincia nova. Seu objetivo estudar os signos e como eles se relacionam. Dada a sua natureza, ela tornou-se muito til para estudar e desvelar qualquer fenmeno relacionado transmisso e reteno de informaes seja na linguagem, nas artes e na prpria comunicao.

Mas, o que signo?

Signo a unio de um significante e um significado. a combinao entre um conceito e uma imagem. Signo so sinais que o homem produz quando fala ou escreve. O signo lingstico formado por dois componentes: um significante e um significado. O significado a parte inteligvel do signo, isto , o seu contedo. O significante a imagem dos sons verbais que serve para veicular o conceito (expresso). a parte sensvel, divisvel, que fornece suporte ao conceito de imagem. , Com eles, o homem se comunica, representa seus pensamentos, exerce seu poder, elabora sua cultura e sua identidade. Alm dos signos da linguagem verbal, existem outras espcies que povoam de

linguagens a vida do homem, como a pintura, a mmica, o cdigo de trnsito, a moda, as linguagens artificiais, etc.

Perspectiva Terico-Metodolgica

Para fazer a leitura dos sentidos presente na charge A Bezerrinha dos Ovos de Ouro (leitura visual e verbal) utilizou-se a teoria semitica Greimasiana a qual, devido a sua amplitude, fornece recursos, tcnicas e prticas eficazes para a descoberta das significaes (nveis fundamentais, narrativos e discursivos). Segundo Fiorim:
O percurso gerativo de sentido uma sucesso de patamares, cada um dos quais suscetvel de receber uma descrio adequada, que mostra como se produz e se interpreta o sentido, num processo que vai do mais simples ao mais complexo [...] Em cada um deles existe um componente sinttico e um componente semntico.(FIORIN, 2006, p.20).

Partindo dessa premissa, pode se dizer que a semitica tambm uma metodologia, pois atravs da anlise sinttico-semntica, permite percorrer caminhos pelos sentidos no implcito do texto, fornecendo assim, pistas ao investigador para que esse perceba as verdadeiras intenes do enunciador, e como essas foram projetadas por ele no texto. Atravs da interao que a linguagem proporciona o emissor sempre tenta fazer o enunciatrio acreditar em sua verdade e conseqentemente agir sobre este, transformando suas crenas. Esse modo de anlise no parte e nem focaliza o contexto de produo textual, nem a vida do autor-produtor da obra, o que interessa so os efeitos de sentido e o processo de produo, os quais procuram seduzir o receptor. A teoria semitica contempla todos os estilos e representaes simblicas, sendo elas puras ou sincrticas: desenho, escultura, cano, pintura, entre outras, e para ela no importa o suporte ou plano de expresso do sentido. A charge faz parte das manifestaes sincrticas, pois junta o verbal e o visual. Tem-se um plano sobreposto a outro, ou seja, o desenho contm a

mensagem principal, complementada pelos dizeres verbais, geralmente uma pequena frase que sintetiza ou interroga o interlocutor sobre o fato chargeado. Para se fazer anlise da charge proposta, fez-se necessrio utilizar todas as possibilidades que a teoria semitica oferece. Conceito Histrico das Charges

Charge: crtica humorstica de um fato ou acontecimento especfico. a reproduo grfica de uma notcia j conhecida do pblico, segundo a percepo do desenhista. Apresenta-se tanto atravs de imagens quanto combinando imagem e texto. A charge absorve a caricatura em seu ambiente ilustrativo. Etimologicamente a palavra Charge vem do francs charger carregar, exagerar, e constitui um tipo de texto visual e desenhado, cujo objetivo focalizar uma determinada realidade, geralmente poltica, sintetizando esse fato. Para decodificar a mensagem contida neste tipo de texto, deve-se levar em conta o contexto scio-poltico em que ela foi produzida. A charge faz meno aos fatos e acontecimentos no momento em que est acontecendo, da sua efemeridade. importante destacar que a charge, alm do seu carter humorstico, e, embora parea ser um texto ingnuo e despretensioso, constitui uma ferramenta de conscientizao, pois ao mesmo tempo em que diverte, informa, denuncia e critica, constitui-se um recurso discursivo e ideolgico. Por ser um tipo de texto ecltico, a charge propicia a

interdisciplinaridade e pode tornar-se um excelente recurso de conscientizao no exerccio da cidadania. Neste aspecto, a leitura das charges de maneira competente contribuir para desenvolver a competncia leitora de nossos educandos e estabelecer relaes com os problemas no contexto social em que esto inseridos.

Conceito de Texto

Vivemos bombardeados diariamente por diversos tipos de discursos. Discurso aqui entendido como toda atividade comunicativa de um emissor, numa situao de comunicao determinada, isto , qualquer tipo de comunicao por meio de um sistema de signos. O texto torna-se assim um elemento fundamental do processo de comunicao. O texto no s um aglomerado de frases, ele uma totalidade, na qual esto concentradas as atividades verbais de um indivduo carregado de intenes Considerando que nossos educandos lem diferentes tipos de textos fora do ambiente escolar, por que no incluir a charge como recurso didtico, visto que ela tecida pelo cruzamento de diferentes vozes e materializada pela linguagem verbal e no verbal, tornando-se assim, um texto com alto grau de complexidade. De acordo com os conceitos atuais para o ensino de Lngua Portuguesa, que propiciar aos educandos o maior nmero de gneros textuais possveis, a incluso do texto chargstico, possibilitar aos mesmos ler alm das aparncias evidentes nos textos e perceber os sentidos implcitos, atravs da anlise minuciosa deste tipo de discurso. Todo texto traz em seu bojo uma intencionalidade. Ele deve ser interpretado de maneira que se perceba a inteno do autor e chegar ao sentido do texto, atravs da interao com o leitor. O texto chargistico carregado de abstraes que se fundamentam em outras abstraes. Na charge isso se d desde a escolha dos personagens ou dos elementos que a constituem, at a verbalizao de determinados pontos de expresso. Quando nos deparamos com uma charge, surge sempre a pergunta: O que o autor quis dizer com isso? A intencionalidade alvo do autor e do leitor e no h preocupao com a censura.

Conceito de Texto para a Semitica

Para Barros (2005):


Um texto define-se de duas formas que se complementam: pela organizao ou estruturao que dele faz um todo de sentido, e como um objeto da comunicao que se estabelece entre um destinador e um destinatrio. (Barros, 2005, p.7)

Para a teoria semitica, texto tudo aquilo que possui significao. Um texto produto de uma situao comunicativa, uma unidade de sentido produzida por uma ou mais linguagens. Ele deve ser tomado em seus aspectos internos (contedo e enunciao) em primeiro lugar e depois, os aspectos externos (contexto scio-histrico). O contexto scio-histrico diz respeito s idias vigentes; os valores do momento histrico em que o texto foi escrito. Ideologia da poca. Espera-se que este estudo e sua aplicao aos alunos da terceira srie do ensino mdio do Colgio Estadual Carlos Silva Ensino Mdio e Profissional contribua para a formao de leitores crticos e reflexivos, pois a charge uma poderosa ferramenta, atravs de seu estilo irreverente do qual no pretende apenas distrair, mas, ao contrrio alertar, denunciar e levar reflexo e, sem duvida, mais um recurso de conscientizao para o pleno exerccio de cidadania.

Semntica Discursiva

Um texto reveste-se de temas e figuras como procedimento semntico do discurso, e pode ser mais abstrato ou mais concreto. O texto temtico conceitual e procura explicar suas verdades atravs de termos abstratos. Tomemos como exemplo um discurso poltico ou textos filosficos. Textos figurativos investem significados nas figuras do mundo natural, simulam suas verdades por meio de imagens concretas. As figuras de uma fbula, por exemplo, so formadas por rios, animais, rvores, florestas, etc.; a moral da histria reflete seu tema. Os temas e figuras aparecem na trama dos textos e requerem diferentes estratgias de leitura. Os temticos remetem necessidade de exemplificaes e os figurativos pressupem um levantamento dos temas investidos nas figuras. Os percursos temticos e figurativos so compostos de vrios temas parciais que levam ao tema central do texto. A constncia na recorrncia e reiterao de temas ou de figuras chamada de isotopia (coerncia textual) a quebra da coerncia figurativa produz uma inverossimilhana no texto. Como exemplo poderamos citar que h neve nos trpicos

Semntica Fundamental

Na estrutura da construo de um texto esto as categorias semnticas que, segundo Greimas, se materializam visualmente no quadrado semitico. Elas fundamentam-se em uma diferena, em uma oposio. Uma charge, por exemplo, que mostra a corrupo, pode ser construda a partir da oposio manipulao x opresso, ou seja, termos de euforia versus disforia. Estas oposies afirmadas e negadas pelo texto constituem o ponto de partida da gerao do discurso e so como pesos numa balana.

Intertextualidade Presente nas Charges

Segundo Bakhtin (1981):


Um membro de um grupo falante nunca encontra previamente a palavra como uma palavra neutra, isenta das aspiraes e avaliaes de outros ou despovoada das vozes dos outros. Absolutamente. A palavra ele a recebe da voz de outro e repleta de voz de outros (BAKHTIN, 1981: 175).

Durante muito tempo, o objetivo do ensino de lngua portuguesa esteve centrado na codificao e decodificao da lngua, j que a lngua no era concebida como forma de interao entre sujeitos. Com a evoluo da linguagem, foram surgindo vrias concepes. Atualmente a que est em evidncia a teoria interacionista, pautada no dialogismo proposto por Bakhtin, sobre a natureza sociolgica da linguagem. Segundo as orientaes das DCs, a disciplina de lngua portuguesa e literatura, devem ser orientadas por prticas de oralidade, leitura e escrita. A prtica de oralidade deve ser considerada de modo simultneo prtica de leitura e escrita, com propostas de situaes de interlocuo que motivaro atividades de produo e reflexo discursivas. A intertextualidade baseia-se na idia de que em todo o texto h a presena de mltiplas vozes que caracterizam a linguagem humana em polifnica, e constitui os mltiplos discursos que circulam ao nosso redor.

A charge abaixo se constitui em um texto no qual o chargista Bello, pelo processo da intertextualidade, percorre textos e discursos, que aparentemente so despercebidos, e que somente com uma leitura atenta, novos sentidos vo se desvelando e apresentando um vis subjetivo do assunto abordado, porque Lendo a palavra do outro, posso descobrir nela outras formas de pensar que, contrapondo s minhas, podero me levar construo de novas formas, e assim sucessivamente (GERALDI, 1997, p.171). Para se fazer a leitura de quaisquer tipos de textos, deve-se desenvolver nos educandos, competncia comunicativa, para que ele possa empregar adequadamente a lngua nas diversas situaes de comunicao. Esse trabalho requer uma srie de estratgias que precisam ser ensinadas e desenvolvidas. Para que haja compreenso de um texto, deve haver uma interao entre os conhecimentos do texto e os conhecimentos do leitor, o que garante a construo de sentido para o texto que se l.

Fonte: http://www.bello.pjf.mg.gov.br/charges2007/0706.htm.

Plano de Contedo e Plano de Expresso


O sentido ocorre pelas relaes entre os dois planos (de contedo e de expresso) e o contexto, que se encontra a partir do prprio texto.

Plano de Contedo

Nvel discursivo: tempo, espao, atores, enunciador / enunciatrio, argumentao / persuaso, cena enunciativa, voz, tom de voz, carter, ethos (valores morais e sociais) Nvel narrativo: Sujeito e objeto de valor, destinador / destinatrio, manipulao, competncia, performance, sano. Nvel fundamental: Quadrado semitico (termos em relao de contrariedade, contradio e complementaridade) dixis eufrica vs. dixis disfrica.

Plano de Expresso Paragrafao, tipo de letra, recursos de coeso textual, sinais de pontuao, escolha lexical, fatos da sintaxe da frase, integrao de elementos visuais com verbais. A juno do plano de contedo e do plano de expresso nos permite ler o texto com mais eficcia, considerando a prxis enunciativa, que permeia todos os nveis de produo e leitura do texto. Nvel Fundamental

A semntica fundamental abriga as categorias semnticas que esto na base da construo de um texto. Elas fundamentam-se numa diferena, numa oposio. Uma charge, por exemplo, que mostra as vantagens de ser corrupto, pode ser construda a partir da oposio riqueza vs. pobreza (riqueza proporcionada pelo dinheiro conseguido a qualquer custo), ou seja, termos de euforia vs. disforia. As estruturas fundamentais so ponto de partida do percurso de gerao de um texto. Greimas, adotando o ponto de vista se Saussure, diz que a lngua feita de oposies. Para representar estas oposies, utiliza-se o quadrado semitico. O quadro a seguir ser preenchido semanticamente, com o contedo

fundamental da charge a Bezerrinha de Ovos de Ouro.

Manipulao

No - credulidade = Mentira

Credulidade

No manipulao= Liberdade

Manipulao

No Manipulao

Liberdade

A disforia representa uma relao de desconformidade, e a euforia estabelece a relao de conformidade com os contedos apresentados. Figuras e os temas podem sofrer redefinies semnticas segundo diferentes pontos de vista; a alegria (euforizada pela aparncia como esperteza e virtude) redefinida como roubo pela enunciao da charge. O enunciador, ao ironizar o fato, repudia e faz repudiar atitudes corruptas. Nesta charge, devido ironia, o que o enunciado afirma, a enunciao nega. O sujeito da enunciao usa argumentativamente o enunciado para fazer crer na crtica social. A oposio semntica contida nesta charge de manipulao versus credulidade, pois os polticos, atravs de aes corruptas, oprimem o povo utilizando da retrica persuasiva e mentirosa. Pelo exposto, fica claro que a utilizao de textos sincrticos e virtuais est cada vez mais presente em nosso cotidiano, e precisam ser investigados, tendo por base teorias que auxiliem as leituras deste tipo de texto, visto insero progressiva dos meios de comunicao. Assim, nesta charge a dominao do sujeito Roriz, disfrica e da Bezerrinha eufrica. Na charge em estudo temos um sujeito disfrico querendo passar a imagem de esperteza, eufrica. A narrativa um encadeamento de ocorrncias, formas, conseqncia ordenada, cujo objetivo operar valores e conquistas como submetidas sano dos sujeitos a que se destinam. No programa narrativo h um contrato estipulado entre destinador e destinatrio para a aquisio da competncia necessria para a realizao da performance e obteno da sano. O programa se desenvolve em quatro fases, que recebem o nome de manipulao, competncia, performance e

sano . A manipulao se faz por seduo, provocao, tentao ou intimidao. Na charge a Bezerrinha dos Ovos de Ouro temos: Manipulao um fazer-fazer. O sujeito Roriz induz, no caso a Bezerrinha que est manipulada pelo poder a botar ovos de ouro. Competncia o sujeito do fazer adquire um saber e um poder (utilizado para enriquecer ilicitamente). - Provocao na caricatura fica claro o olhar sorrateiro do sujeito sobre a Bezerrinha, que alienada e servial obedece pacificamente, deixando-se seduzir. - Performance - a Bezerrinha executa a ao at a hora em que todas as falcatruas forem descobertas, e os culpados forem punidos. - Sano nesse caso ocorre uma sano disfrica. O caricaturado tem o seu status exposto pela mdia revelando cruamente os passos do golpe do gado super faturado. Materializao do Signo

Contexto Scio-Histrico

Esta charge foi produzida em meados de 2007, quando ecoou incansavelmente na mdia o escndalo da venda de gado do ento presidente do senado, Renan Calheiros e do Senador Joaquim Roriz. Faz-se necessrio observar que o chargista organizou o corpus da linguagem verbal e no verbal por retomadas intertextuais de textos j publicados, e que, acionando os esquemas mentais, certamente afloram na memria do leitor. O ttulo parece-nos uma aluso ao texto O Homem e Galinha, da escritora Ruth Rocha, ou de outras fbulas que circulam nos meios didticos, que abordam o tema A Galinhas dos Ovos de Ouro. Tanto na charge, como nos textos citados a possibilidade de enriquecer rapidamente facilmente percebida. O texto O Homem e Galinha, narra a histria de um casal que tinha uma galinha, que comeou a botar ovos de ouro.

Era uma galinha diferente. A mulher comeou a trat-la bem, visto que ela botava ovos de ouro. O homem, como proprietrio e capitalista probe a mulher de dar alimentos nobres para a galinha. A Galinha continuava a botar ovos de ouro, mesmo tratada com indiferena, at que um dia, encontra o porto aberto e vai embora. Analisando o tema desse texto, verifica-se que ele faz meno sociedade capitalista que opressora; que a galinha possua mo de obra especializada, pois botava ovos diferentes de ouro-e, portanto no era alienada, o que faltava para ela era oportunidade, e quando esta apareceu ela foi embora. Analisemos agora, a charge, comeando pelo nvel narrativo.

Verificamos que h um sujeito caricatura de Roriz que quer estar em conjuno com o objeto de valor no caso os ovos de ouro-que representam riqueza, poder, ascenso social. A ao de colher ovos de ouro, como fazer que transforma, isto , tudo que o dinheiro pode proporcionar Para entender a sintaxe narrativa do texto preciso descrever as cenas, determinando seus participantes e o papel que representam na histria simulada. Segundo Barros, a semitica prope uma narrativa como mudanas de estado, operado pelo fazer transformador de um sujeito agindo sobre o mundo em busca de valores investidos nos objetos. A narrativa pela sua especificidade, estabelece uma srie de aes entre um destinador e um destinatrio, e os conflitos que permeiam as relaes entre os indivduos. Analisaremos a charge sobre os aspectos do enunciado e da enunciao: Enunciado o objeto textual de uma enunciao. Enunciao a instncia de mediao entre as estruturas narrativas e discursivas, e pode ser percebida e reconstruda a partir das pistas espalhadas ao longo do texto. O semioticista francs Erick Landowski (2005) explica a enunciao como ato pelo qual o sujeito faz ser o sentido e o enunciado como o objeto cujo sentido faz ser o sujeito. Todo enunciado pressupe um ato de criao a enunciao. isso que a semitica investiga. Ela no se preocupa com o

autor real, mas sim, um simulacro que esse autor, ao construir um texto, deixa transparecer sua inteno e o que quer manipular. Nesse sentido, analisa a relao entre enunciador e enunciatrio que se deixam aprender pelo texto. A partir do exposto podemos perceber que o enunciatrio (o leitor do texto) constri seus sentidos baseados no conhecimento que ele tem da linguagem e de conhecimento prvio. Esta charge apresenta dois enunciados distintos: o enunciado de estado e o enunciado de fazer. No enunciado de estado, o sujeito Roriz mantm relao de juno com o seu meio, e isso fica evidente pelo olhar sorrateiro e pelo largo sorriso. No enunciado de fazer, o sujeito Bezerrinha, apesar de botar ovos de ouro, permanece amarrada. A juno a relao que determina o estado, a situao do sujeito em relao a um objeto. H dois tipos de juno: A conjuno e a disjuno. Enunciado de estado conjuntivo: Sujeito Roriz colhendo ovos de ouro, com expresso de felicidade. Enunciado de estado disjuntivo: Sujeito Bezerrinha amarrada, desnutrida e com olhar de tristeza. Essa charge apresenta as figuras de Roriz (caricaturado) baixo, gordo e cabea grande sinal de inteligncia (senso comum) sorrindo, carregando baldes cheios de ovos de ouro, e uma vaca branca malhada de preto com as pernas dianteiras amarradas e um sino pendurado no pescoo, com uma frase escrita em letras garrafais A bezerrinha dos ovos de Ouro. Inicialmente enunciado/eufricos. As figuras visuais esto sustentadas pela exacerbao eufrica provocada pelo prazer da riqueza. So elas: O alto astral conceitos dos que se do bem na vida, citam-se o sorriso largo e a expresso facial representando entusiasmo e felicidade. A felicidade proporcionada pelo dinheiro. O olhar sorrateiro. A esperteza de enriquecer fcil e rapidamente. Status social a qualquer preo. Apresentao pessoal vestido de terno e gravata, conceito de beleza e elegncia. observaremos os temas do ponto de vista do

A cor rosada no rosto denotando sade. A estatura ligeiramente obesa sinal de bem nutrido.

Temas valorizados negativamente/disfricos: Enriquecimento ilcito. O interesse, que corrompe relaes interpessoais. A sujeio aos prazeres oferecidos pelo dinheiro. A importncia do poder econmico como base de prestgio social e pessoal (valorizao do ter). O fetichismo de corromper e enganar. Papis sociais estereotipados (a bezerra com os ps amarrados representado eleitores alienados). A vaca magra (aluso ao povo pobre de cultura e alimento). O sino no pescoo (fala-se muito, faz-se muito alarme e ningum punido). Os ovos caindo do balde (desperdcio provocado pelo ganho fcil). Ausncia das tetas da vaca e olhar de submisso (vaca d leite e no ovos). A palavra bezerrinha colocada no diminutivo para ironizar o povo brasileiro.

Sintaxe Narrativa

O nvel discursivo o patamar mais superficial do percurso, mais prximo da manifestao textual. As estruturas narrativas transformam-se em estruturas discursivas, assumidas pelo sujeito da enunciao. O discurso a narrativa enriquecida pelas aes do sujeito da enunciao, que utiliza meios de persuaso, para convencer o enunciatrio da verdade do seu texto. A sintaxe narrativa aparece como o fazer do homem que transforma o mundo. Para entender este processo, preciso descrever o espetculo, determinando os seus participantes e o papel que representam na histria

simulada. As estruturas narrativas representam quer a histria do homem em busca de valores ou procura de sentido, quer a dos contratos e conflitos que envolvem os relacionamentos humanos.

Perspectiva Interdisciplinar
Utilizando a palavra, ou antes, dela, a imagem sempre acompanha os homens em suas necessidades; para se comunicar, ensinar, criticar, elevar ou destruir. A sociedade sempre valorizou (e ainda valoriza) a escrita em detrimento de outros meios de comunicao, e por isso no somos considerados leitores profcuos de imagens. A proposta das Diretrizes Curriculares de Lngua Portuguesa, que a Escola propicie aos alunos o contato com os mais variados tipos de textos, incluindo aqui, a leitura de textos no-verbais. O trabalho com charge, principalmente no ensino Mdio, est embasado em conceitos atuais ,que propem atividades com perspectivas interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de Artes, Filosofia, Sociologia e Histria.

Artes o desenho uma dentre as vrias formas de manifestao da arte. A essncia da arte a possibilidade de o artista recriar a realidade em nosso caso a charge. O artista tem o poder mgico de moldar a realidade segundo suas convices, seus ideais, sua vivncia. Ao utilizar charges na disciplina de artes, o professor detectar os aspectos da criao desse gnero textual e suas caractersticas: Crtica de um fato poltico recente (situacional idade).

Caricatura exagero nas caractersticas fsicas das pessoas ou dos fatos apresentados. Presena de humor. Atualizao poltica dos acontecimentos nacionais e internacionais. Leitura rpida do cotidiano.

Representao dos fatos com criatividade e sensibilidade. Os signos lingsticos presentes nas charges (rudos, bales, tipos de bales, a fala dentro dos bales, os ideogramas, linhas, raios, etc.). Como atividades, o professor poder solicitar a criao de charges e exp-las no mural da escola. Com este trabalho, o professor provocar seus alunos, de modo que eles percebam as possibilidades de utilizao de outras vozes (textos) para se expressarem e explor-los pelo vis da stira. Este trabalho permitir ao professor detectar entre seus alunos habilidades de pretensos caricaturveis.

Filosofia Todo texto, seja ele verbal ou no, carrega a inteno do autor. importante analisar que a charge implicitamente possui forte carga opinativa, que se manifesta carregada de juzos de valor. Faz-se necessrio abordar o carter ideolgico da charge. O que ideologia? Qual sua funo? Como procede? Como nos tornamos alienados? Promover o debate e reflexo proporcionar aos alunos um novo olhar sobre determinadas questes, permitindo que se tornem sujeitos conscientes de sua prpria histria. Numa sociedade cada vez mais midiatizada, faz-se necessrio perguntar e ver como os meios de comunicao modelam nossa cultura e que efeitos produzem em nossas mentes. Sociologia A sociologia estuda o comportamento da sociedade. A sociedade contempornea, devido ao avano tecnolgico se torna cada vez mais complexa. A tendncia diante de tanta complexidade a atomizao de cada indivduo. A escola precisa com urgncia, encurtar as distncias que existem entre a realidade do educando, do seu ambiente escolar e no seu convvio social. O desafio que se coloca, postular o conhecimento como algo global e permanente, no o transmitindo de forma definitiva, mas preparando o educando para elaborar um saber que est em constante transformao e ampliando sua capacidade crtico-reflexiva e desmistificando ideologias.

Para tanto, compete ao professor despertar no aluno a sede de aprender e ao mesmo tempo fazer com que ele compreenda que parte da estrutura social, que sofre influncias e influencia ao mesmo tempo. Solicitar aos alunos uma pesquisa que faa um levantamento do comportamento social no decorrer da histria. Identificar a diviso de classes sociais pelo poder econmico e social. Esta poder ser uma atividade interessante para que os alunos percebam de que so produtores da igualdade e da desigualdade social, ou seja, de sua realidade.

Histria as charges so encontradas diariamente em jornais, revistas e Internet. um dispositivo visual grfico que veicula e discute aspectos da realidade social, apresentando-os de forma crtica e humorada. Existem charges que so apenas apresentadoras de uma situao engraada ou que procuram apenas fazer rir. Outras, entretanto, alm de nos fazer rir, nos fazem pensar sobre o tema ou realidade que apresentam. este tipo de humor grfico que interessa aos professores para introduzir uma questo, seja conceitual ou temtica. Ao utilizar uma charge em sala de aula, bem possvel que os alunos se sintam instigados a saber o porqu do professor fazer aquilo. A partir dessa situao, j se criou um ambiente para colocar em pauta o que se pretendia refletir naquela aula. Aqui comea a motivao, e a imagem projetada serve de estmulo. Num segundo momento, analisar a imagem e seus elementos; por que provoca riso; de que modo este discurso se aproxima e se distancia do discurso sociolgico; a deformao sugerida pela imagem (caricatura) representa uma realidade em si mesma deformada? A que fatos histricos remetem? Faz-se necessrio observar que os efeitos de sentido de um texto so decorrentes de sua historicidade. Os fatos abordados numa charge

contempornea podem ter relao com acontecimentos histricos do passado, o que envolve um trabalho de pesquisa, para identificar o sentido da charge.

Descrio das Atividades

Com o intuito de comprovar a importncia do texto chargstico como estratgia de aprendizagem de leitura, interpretao e produo de textos em alunos da terceira srie matutino e noturno do colgio Estadual Carlos SilvaEnsino Mdio e Profissional, foram desenvolvidas diversas atividades para que os objetivos da proposta do PDE fossem alcanados. Para tanto, esse projeto de pesquisa foi aplicado no perodo de maro a setembro de 2008, cujos procedimentos foram divididos em quatro etapas: 1-Apresentao, leitura e anlises de diversos gneros textuais, para o reconhecimento de suas caractersticas. Segundo as DCs, por meio da linguagem ( domnio da lngua oral e escrita) que o homem interage socialmente e adquire saberes necessrios para o exerccio da cidadania . Cabe escola, possibilitar aos alunos, por meio da linguagem, a insero do sujeito na sociedade. O objetivo fundamental do ensino de lngua portuguesa, segundo Travaglia (1998, p.17) desenvolver a competncia comunicativa dos usurios da lngua (falante, escritor/ ouvinte, leitor). Partindo desse pressuposto, significa afirmar a necessidade de promover no espao da sala de aula o encontro com a diversidade textual e com as vrias situaes de leitura e, consequentemente abrir a sala de aula pluralidade de discursos. Esse contato com a diversidade textual e com a pluralidade envolve duas capacidades fundamentais na formao de leitores e usurios competentes da escrita: a) Competncia gramatical ou lingstica: capacidade que todo usurio da lngua tem de formar seqncias lingsticas; b) Competncia textual: capacidade de produzir e compreender diversas modalidades de textos. Atendendo a essas orientaes, durante o ms de maro e abril foram apresentados aos alunos uma coletnea de textos para leitura e anlise, evidenciando as caractersticas de cada texto apresentado.

2-Apresentao dos fundamentos tericos e o gnero textual a ser estudado.

Partindo da premissa que todo trabalho desenvolvido em sala de aula, deve ter uma teoria lingstica como suporte, a teoria Semitica de Greimas, foi escolhida para o desenvolvimento desse trabalho com charges, pois a meu ver, ela permite explicar os sentidos do texto de forma eficaz, fornecendo tcnicas e prticas para a descoberta das significaes desde as mais simples s mais complexas. Como o texto visto como o lugar onde os participantes da interao dialgica se constroem e so construdos, o texto chargstico torna-se um excelente recurso para perceber a linguagem em seu uso efetivo. Para a compreenso da charge A Bezerrinha dos Ovos de Ouro, fezse num primeiro momento, a contextualizao de produo e relao autor/leitor do texto; enunciador/enunciao/enunciatrio; Objetivo do local de publicao e de circulao; Explorao dos efeitos de sentidos do texto: inferncias, crticas, ideologias e sentimentos a partir do problema exposto (corrupo); Contedos figurativos e temticos; Organizao textual; Marcas lingsticas; Nveis fundamentais e discursivos; Apresentao do Histrico das charges e sua Utilizao; e Exposio das charges produzidas pelos alunos. CONSIDERAES FINAIS

Com o intuito de cumprir a ltima etapa do PDE, este artigo, apresentou uma contribuio pedaggica, uma possibilidade de trabalho com o gnero ainda pouco explorado no mbito escolar - a charge. O trabalho com charges privilegia atividades de leitura, anlise lingstica e produo de textos, associadas s situaes de enunciao, e relacionadas s marcas lingsticas e extralingsticas presentes neste gnero textual. Na charge analisada, o chargista apresenta o texto como um ato semanticamente em construo, que somente receber um acabamento pela contribuio das diferentes vozes presentes em seu interior, bem como pela responsabilidade do leitor, que necessita de ateno aprimorada aos pormenores, bem como responsvel pelo resgate do intertexto e das condies de produo que colaboram na produo dos sentidos. Assim, pela profanao da imagem do poder e da riqueza obtidos ilicitamente, articula-se

um sistema de representaes que permite perceber o texto como inacabado atribuindo espaos para inferncias sobre valores, como por exemplo, a honestidade na poltica. Conclumos, pela anlise da charge e pelo nosso entendimento de leitura, que este texto, embora de maneira implcita, coloca a nu as injustias sociais e a corrupo, tornando a enunciao do autor uma polifonia de vozes em movimento de protesto que movimenta a conscincia do leitor, provocandoo a repensar a realidade aparente. REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo. Hucitec, 1981. BARROS, Diana Luz Pessoa de.Teoria Semitica do Texto. So Paulo. Editora Parma Ltda. 2005. CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 13 ed. So Paulo: tica, 2004. FIORIN, Jos Luis. Linguagem e Ideologia. So Paulo: tica, 1988. _________, Jos Luiz. Elementos de Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2006. GONALVES, Ldia Maria. Do Ledor ao Leitor. (Tese de doutorado: UFRGS 2004), Curso sobre a utilizao de Jornal. GERALDI,J. W. Portos de Passagem. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes,1997. GREIMAS, Algirdas Julien .Sobre o Sentido: ensaios semiticos. Petrpolis: Vozes,1975. KOCHE, V.S. & PAVANI, C. F, O Homem e a Galinha, de Ruth Rocha, na perspectiva da semitica do texto, in Signo. Vol.27, n. 42 (jan./jun. 2002).--Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 2002, pgs. 77 a 86. DISCINI, Norma. Comunicao nos textos. So Paulo: Contexto, 2005. LANDOWISKIi, Eric. Documentos de estudo do Centro de Pesquisas Sociossemiticas. So Paulo,2005 : Edies CPS. PARAN, Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares de Lngua Portuguesa para Educao Bsica. Curitiba 2006.

PAVANI, Ceclia. JUNQUER, ngela. CORTEZ, Elizena. Jornal Uma abertura para a Educao. So Paulo: Papirus, 2007. ROMUALDO, Carlos Edson. Charge Jornalstica e Intertextualidade e Polifonia. Maring: EDUEM, 2000. TRAVAGLIA .L.C. Texto e Coerncia. 4 ed. So Paulo: Cortez, 1998.

Вам также может понравиться