Вы находитесь на странице: 1из 4

RCP- ENGASGO Profilaxia Professora Regina Beyer 1/4

REANIMAO CARDIOPULMONAR (RCP) Para a vida ser preservada necessrio manter o fluxo de oxignio para o crebro, Feito pelo suprimento de Oxignio proveniente da respirao e distribudo pelo corao atravs de vasos adequados (artrias) A respirao normal no adulto varia de 15 a 20 movimentos respiratrios/ minuto e a freqncia cardaca de 60 a 100 batimentos/ minuto, em repouso. A parada cardiorrespiratria ausncia de movimentos respiratrios e de batimentos cardacos A reanimao cardiopulmonar s deve ser iniciada quando confirmada a parada respiratria da vtima A finalidade manter artificialmente a respirao e o batimento cardaco da vtima ou seja, o socorrista dever fazer pela vtima, mecanicamente, a respirao (insuflaes) e o batimento cardaco (compresso torcica). Para socorrista leigo, no atuante na rea de emergncia em sade, a Reanimao Cardiopulmonar dever ser iniciada logo ao constatar-se a parada respiratria, sem necessidade de verificao da presena de circulao (pulso carotdeo). - manter artificialmente a respirao e o batimento cardaco da vtima Seqncia:
AVALIAO DO GRAU DE CONSCIENCIA A- ABRIR VIAS AREAS B- BOA RESPIRAO C- CIRCULAO

Avaliar nvel de conscincia da vtima e estando inconsciente inicie o procedimento o Estmulo ttil o Pontas dos dedos na clvicula o Estimulo verbal o Perguntar: est ouvindo o Tom normal o Proteger-se de respostas agressivas segurar ombro oposto o POSICIONAR-SE para possvel RCP - lado da vtima Com presena de resposta: SEM TRAUMA Posio de recuperao TRAUMA-leso de coluna Manter posio Ausncia de resposta CHAMAR AJUDA 192/193 outros Com todas informaes possveis da situao A - Abertura de vias areas. Consiste na hiper extenso da cabea com elevao do queixo, facilitando o fluxo de ar Muitas vezes essa manobra suficiente para restabelecer a respirao, pois retira a lngua da proximidade da traquia, por relaxamento. Sendo o relaxamento de lngua o maior motivo de asfixia em adultos inconscientes. TRAUMA em suspeita de leso de coluna TRAO MANDIBULAR ELEVAO DE QUEIXO SEM TRAUMA sem suspeita de leso de coluna HIPEREXTENSO DA CABEA Muitas vezes essa manobra suficiente para restabelecer a respirao B - Respirao BOA RESPIRAO 1a. etapa- Certificar-se da presena da respirao aproximando o ouvido boca e nariz da vtima e VER presena da expanso do trax OUVIR o fluxo de ar (respirao) SENTIR o fluxo de ar Com presena de respirao: Resposta ao estmulo Posio de recuperao Observao constante Sem presena de respirao passa para segunda etapa.

RCP- ENGASGO Profilaxia Professora Regina Beyer 2/4

2. Etapa verificar a passagem do fluxo de ar, quando ausncia de respirao Com a respirao ausente, inicia-se a respirao artificial com 02 duas insuflaes ou ventilao Com a respirao ausente. A respirao artificial pelo mtodo boca-a-boca requer proteo do contato direto Fechar as narinas da vtima Abrir a boca da vtima vedar a boca da vtima com a boca do socorrista DUAS INSUFLAO, durante 02 segundos, verificando a eficincia atravs expanso do trax Observao: Antes de iniciar a RCP deve-se controlar o estado de hemorragia) PARADA RESPIRATRIA - ausncia de movimentos respiratrios (1 mov respiratrio = inspirao e expirao) constatada atravs de VER/OUVIR/SENTIR aps verificao deve-se: verificar a passagem de ar, observando se h ou no engasgo (obstruo de vias areas) Aps as duas insuflaes SEMPRE INICIAR 30 COMPRESSES LEIGOS (pode ou no haver parada cardaca) Respirao normal 15 a 20 /min. Freqncia cardaca 60 a 100/min. RCP SUBSTITUI MECANICAMENTE A REPIRAO E BATIMENTO CARDACO Se no ocorrer expanso torcica suspeita-se engasgo total RCP DE DESENGASGO 2 insuflaes e 30 compresses para desengasgo Tcnicas iguais RCP de vascularizao Diferena est na verificao da boca antes de fazer insuflao Verificar presena de corpo estranho Causas de obstruo de vias aras Corpos estranhos Secrees Vmitos Traumatismos EDEMA deGlote Queda da lngua - Mais comum em caso de inconsciencia Havendo a expanso torcica RCP DE VASCULARIZAO C - Compresso torcica A massagem cardaca feita para comprimir o corao e manter a circulao no organismo SINAIS DE CIRCULAO- devem ser obsevados durante a RCP (seja desengasgo ou vascularizao) o Pele quente o Pele vermelha o Colorao normal nas pontas dos dedos perfuso perifrica OBSERVAO: Parada cardaca ocorre sempre COM parada respiratria, o inverso no. Pode haver parada respiratria sem parada cardaca. LEIGO sempre inicia a Massagem cardaca quando houver ausncia de respirao (parada respiratria) Procedimento da massagem cardaca/ compresso toracica Localizar a regio mediana do externo traando uma linha imaginria entre os mamilos Apoiar as mos entrelaadas no esterno Parte inferior da palma da mo (prxima ao pulso) ficara sobre a linha imaginria traada no na parte mediana do esterno onde ser feita a compresso O final da linha da mo dever encontrar-se com a linha imaginria entre os mamilos Manter braos esticados e formando ngulo de 90 graus com o corpo da vtima Ombros paralelos ao corpo da vtima Olhos em direo ao ombro da vtima Comprimir de 03 a 05 cm Fazer 30 compresses torcicas (aps as 2 insuflaes iniciais) A seqncia de 02 insuflaes e 30 compresses iniciando sempre pela respirao FUNO: mecanicamente fazer a contrao e relaxamento normal do corao para bombear sangue oxigenado para o organismo. 1 socorrista

RCP- ENGASGO Profilaxia Professora Regina Beyer 3/4

30 X 02 ou seja, 30 compresses para 2 insuflaes OBS: inicia-se sempre pela respirao (insuflao) 2 socorristas o Um de cada lado o Um responsvel pela insuflao o Outro pela compresso o 30x02

ENGASGO Obstruo de vias areas superiores por entrada de corpo estranho que pode ser: alimento (em sua grande maioria), cogulos, prtese ou pedao dentrio, Engasgo Parcial A vtima respira e consegue responder indagao: Est tudo bem?. Conduta em engasgo parcial A vtima deve forar a tosse para desengasgar Evitar bater nas costas Engasgo Total vtima consciente A vtima no consegue respirar e apresenta o sinal universal do engasgo Impossibilidade de emitir som por ausncia de respirao (no tosse, no chora, no fala) Conduta em engasgo total - MANOBRA DE HEIMLICH (engasgo total)

RCP- ENGASGO Profilaxia Professora Regina Beyer 4/4

uma manobra mecnica externa que favorece a sada de corpos estranhos que obstruem a passagem de ar. feita atravs da compresso abdominal, na regio abaixo do trax. A manobra de Heimlich usada em engasgo total em vtimas conscientes. Esta manobra mecnica tem a finalidade de fazer o efeito de tosse na vtima, aumentando a presso nos pulmes e com a conseqente eliminao de ar e do corpo estranho. A manobra consiste em: Posicionar a vtima de forma que fique na frente do socorrista. Inclinar o tronco da vtima ligeiramente para frente, apoiando-a em uma das pernas. Localizar a regio epigstrica da vtima (dois dedos abaixo do final do esterno e dois dedos acima do umbigo). Colocar uma das mos fechada no local e sobrepor a outra mo aberta, que far a fora. Pressionar o abdome num movimento em diagonal para dentro e para cima na direo do pulmo, para pression-lo e simular a tosse. (A presso deve ser forte) Repetir a manobra at a sada do objeto estranho. Engasgo total vtimas obesas e grvida - conscientes RCP de desengasgo- deitando a vtima no cho Sem insuflaes inicia-se insuflao quando a vtima tornar-se inconsciente OBS: Profissionais fazem a manobra de Heimlich na regio do esterno.

Вам также может понравиться