Вы находитесь на странице: 1из 18

Facebook para Educadores

Linda Fogg Phillips, Derek Baird, M.A., & BJ Fogg, Ph.D.

Tradicionalmente, os educadores ajudam pais a ensinar jovens como se comportar adequadamente em relao aos outros. Agora, com a exploso da mdia social, os educadores podem fazer parte de uma conversa mais ampla com os jovens sobre a cidadania digital e o comportamento on-line. Falaremos mais sobre o que significa cidadania digital na seo 4. Como educadores, vocs podem instru-los a usar a Internet de forma segura, tica e responsvel. Atualmente, o Facebook desempenha um grande papel nas vidas de milhes de alunos. Vocs podem se perguntar: Isso bom ou ruim para os educadores?. Como vocs, ficamos sabendo de novos relatrios que levantam questes sobre o uso inadequado de tecnologias digitais, incluindo sites de redes sociais. compreensvel que vocs possam estar desconfiados sobre como a mdia social est afetando seus alunos ou preocupados sobre como a nova tecnologia est mudando sua sala de aula. Vocs podem estar se perguntando se h uma maneira de canalizar o entusiasmo que os alunos tm com sites como o Facebook para cumprir as metas educacionais. Sobre esse assunto, temos boas notcias: O Facebook pode aprimorar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. A maneira como isso pode ser feito pode no ser bvia, e por isso que criamos este guia. Nas prximas pginas, explicaremos sete maneiras de usar o Facebook com eficincia para ensinar e aprender. Sabemos que difcil ser um educador hoje em dia. Nossa esperana aliviar a dificuldade da nova tecnologia oferecendo explicaes claras sobre o Facebook na educao. Acreditamos que as informaes deste guia podem ajud-los a transformar os desafios da mdia social em oportunidades que beneficiam voc e seus alunos.

7 maneiras com que educadores podem usar o Facebook


1. Ajudar a desenvolver e seguir a poltica da escola sobre o Facebook. 2. Incentivar os alunos a seguir as diretrizes do Facebook. 3. Permanecer atualizado sobre as configuraes de segurana e privacidade no Facebook. 4. Promover a boa cidadania no mundo digital. 5. Usar as pginas e os recursos de grupos do Facebook para se comunicar com alunos e pais. 6. Adotar os estilos de aprendizagem digital, social, mvel e sempre ligado dos alunos do sculo 21. 7. Usar o Facebook como recurso de desenvolvimento profissional.

Facebook para Educadores 2

Introduo ao Facebook para Educadores


A proliferao de tecnologias digitais, sociais e mveis criou uma cultura em que a juventude participa mais da criao e do compartilhamento de contedo, mudando profundamente a maneira como os alunos se comunicam, interagem e aprendem. Em muitos casos, os alunos passam a mesma quantidade de tempo (ou mais) on-line em um ambiente de aprendizagem informal interagindo com colegas e recebendo comentrios do que passam com seus professores na sala de aula tradicional. Educadores do mundo todo esto percebendo os benefcios positivos da rede social na aprendizagem dos alunos e esto elaborando maneiras de integr-la em seu currculo nacional. Por exemplo, no Plano de Educao em Tecnologia Nacional de 2010 dos Estados Unidos, Transformando a Educao Americana: Aprendizagem Promovida pela Tecnologia, o Ministrio da Educao dos Estados Unidos aconselha aplicar as tecnologias avanadas usadas em nossas vidas pessoal e profissional diariamente a todo o nosso sistema educacional para melhorar a aprendizagem dos alunos.

O Facebook na sala de aula


Em nossas conversas com professores, muitos disseram que esto buscando maneiras de entender melhor os novos estilos de aprendizagem digital dos alunos. Os educadores tambm expressaram que esto interessados em aprender a integrar o Facebook em seus planos de ensino para enriquecer a experincia educacional dos alunos, aumentar a relevncia do contedo e incentivar a colaborao efetiva dos alunos com seus colegas. O Facebook pode fornecer aos alunos a oportunidade de apresentar suas ideias, conduzir discusses on-line e colaborar de forma efetiva. Alm disso, o Facebook pode ajudar voc, como educador, a se familiarizar com os estilos de aprendizagem digital dos seus alunos. Por exemplo, isso pode facilitar a colaborao entre os alunos e fornecer maneiras inovadoras para voc envolver os alunos em sua matria. Tambm acreditamos que o Facebook pode ser uma ferramenta poderosa para ajud-lo a se conectar aos seus colegas, compartilhar contedo educativo e melhorar a comunicao entre professores, pais e alunos. (Explicaremos mais sobre esses assuntos nas prximas sees.)

Direto aos fatos: crianas, segurana e rede social


Alguns educadores que desejam usar o Facebook e outros aspectos da mdia social enfrentam a resistncia de pais e administradores de escolas. A preocupao que os alunos podem encontrar contedo inadequado ou abusadores sexuais on-line. Voc pode ajudar seus colegas a tomar boas decises sobre o acesso dos alunos mdia social compartilhando a pesquisa sobre os riscos. Por exemplo, uma pesquisa publicada no Journal of the American Psychologist constatou que muitas crenas sobre abusadores sexuais na Web so exageradas. O estudo descobriu que o esteretipo do 'abusador' da Internet que usa truques e violncia para agredir crianas muito impreciso. Outros especialistas confirmam esse ponto de vista. Entre eles esto David Finkelhor, diretor do Centro de Pesquisa de Crimes Contra Crianas da Universidade de New Hampshire (www.unh.edu/ccrc/internet-crimes). Novamente, percebemos que no existe uma nica soluo para resolver todo o problema. Incentivamos pais e colegas a adotar uma abordagem ponderada e com base em fatos para usar a mdia social na sala de aula.

Desenvolvimento profissional no Facebook


Sabemos que, como educador, voc trabalha muito e tem tempo limitado para o desenvolvimento profissional. por isso que, no Facebook, trabalhamos com pessoas para fornecer a voc uma viso geral concisa e precisa de como voc pode usar o Facebook efetivamente para ensinar e aprender. Tambm criamos um documento explicativo parte e verses para impresso em www.FacebookForEducators.org com dicas de inicializao rpida e diretrizes passo a passo para obter o mximo de benefcios educativos das ferramentas do Facebook. Preparado para mergulhar nas sete sugestes para usar o Facebook na educao? Vamos l!
Facebook para Educadores 3

1. Ajudar a desenvolver e seguir a poltica da escola sobre o Facebook.


Acreditamos que importante fazer parte do desenvolvimento da poltica da sua escola em relao ao Facebook. Em 2008, na Universidade de Stanford, praticamente todos os graduandos tinham perfis ativos no Facebook. Apesar disso, no havia poltica sobre o Facebook no campus e nenhum debate em andamento entre funcionrios e professores sobre a melhor maneira de usar o Facebook para melhorar a aprendizagem em Stanford. No mesmo ano, Stanford encarou o desafio e reuniu as partes interessadas no campus - professores, administradores e pesquisadores - algumas vezes para discutir sobre como usar o Facebook e outras mdias sociais para alcanar as metas da universidade. Atualmente, esse grupo de mdia social continua a se reunir quatro vezes ao ano, atualizando as abordagens em relao nova realidade da mdia social.

Criando uma poltica de mdia social


Acreditamos que a equipe de Stanford criou a frmula certa: reunir um grupo de participantes na instituio de ensino e promover encontros regulares para permanecerem atualizados. Seu uso do Facebook pode ser diferente de uma universidade como a Stanford, mas o propsito geral o mesmo: determinar como o Facebook e a mdia social pode ajudar a atingir as metas da sua instituio de ensino, em vez de detratar ou divergir dessas metas.

Diretrizes bem elaboradas e criteriosas sobre mdia social para pais, alunos e professores podem ajudar a estabelecer e estimular um ambiente de aprendizagem social dinmico que mostre o uso responsvel.
Jennifer Ralston, professora, Dallas, Texas

Aconselhamos que voc mantenha sua poltica atualizada. Uma poltica escrita anos atrs pode estar desatualizada. At mesmo uma poltica do ano passado pode estar desatualizada. O cenrio da mdia social est mudando rapidamente, e a poltica da sua instituio de ensino precisa acompanhar essa mudana. Se a sua instituio de ensino ainda no tem um poltica em relao ao Facebook, por que no ajud-la a criar uma? Voc far um bem para sua instituio de ensino e para os seus alunos. No podemos fornecer uma poltica que cubra todos os aspectos em relao ao Facebook, mas podemos recomendar elementos que devem ser considerados no desenvolvimento (ou na atualizao) da poltica da sua prpria instituio de ensino. Para obter mais informaes, incluindo exemplos de polticas do Facebook de uma ampla variedade de instituies de ensino, acesse www.FacebookForEducators.org/policies.

Facebook para Educadores 4

2. Incentivar os alunos a seguir as diretrizes do Facebook


Alm de desenvolver e seguir a poltica da sua instituio de ensino em relao ao Facebook, importante incentivar os alunos a seguir as diretrizes do Facebook. Destacamos abaixo alguns pontos importantes.

Como o Facebook protege menores de idade


Em primeiro lugar, para se qualificar para uma conta no Facebook, as pessoas devem ter 13 anos de idade ou mais. Como se pode esperar, como o Facebook uma empresa situada nos Estados Unidos, obedecemos s leis de privacidade do pas, incluindo a Lei de Proteo da Privacidade On-line das Crianas (COPPA) (www.ftc.gov/privacy/coppafaqs. shtm). Essa lei exige que os sites obtenham a permisso dos pais para coletar informaes pessoais dos filhos menores de 13 anos. Se voc mora fora dos Estados Unidos, aconselhamos que voc saiba mais sobre as leis que se aplicam a crianas e seu o uso da Internet em seu pas. Honestamente, o Facebook no coleta informaes de crianas menores de 13 anos, e sim probe que elas usem o servio. Se voc tiver alunos menores de 13 anos, eles no podero criar uma conta nem acessar grupos ou pginas do Facebook. O Facebook, como empresa, sempre acreditou que nomes falsos e identidades ocultas no so boas prticas em redes sociais. Ns concordamos. A poltica do Facebook estabelece que as pessoas que se registrarem devem usar nomes verdadeiros. Achamos que isso bom. A cultura de identidade verdadeira do Facebook significa que o site est mais propenso a ser uma comunidade confivel de amigos, familiares, colegas de trabalho e de classe.

Padres da comunidade do Facebook


O Facebook descreve os padres de contedo em um recurso on-line chamado Padres da comunidade do Facebook (facebook. com/communitystandards). Aconselhamos que voc revise esses padres e compartilhe-os com seus alunos como parte de uma discusso mais ampla sobre o comportamento on-line apropriado. O nmero cada vez mais crescente de pessoas que usam o Facebook , de certa forma, parte da maior "vigilncia da vizinhana" do mundo. Os botes Denunciar abuso esto localizados em praticamente todas as pginas do Facebook. Se os usurios denunciarem contedo ofensivo ou abusivo, como fotos, algum da equipe de segurana do Facebook investigar e remover o contedo do site, se necessrio. Para obter informaes sobre como denunciar violaes, consulte a Declarao de direitos e responsabilidades do Facebook (facebook.com/terms.php). Aconselhamos que voc e seus alunos denunciem contedo ofensivo para ajudar a manter o Facebook um local seguro e positivo para todos. Para saber mais sobre as regras do Facebook e como solucionar problemas, acesse a Central de segurana do Facebook (www.facebook.com/safety).

Eu penso que estabelecer diretrizes para usar o Facebook seria til. Em minha experincia, as crianas no so to sbias em termos de proteo de detalhes e informaes pessoais. Algumas diretrizes sobre as configuraes ideais seriam excelentes.
Matt, professor de educao fsica, Londres, Reino Unido

Facebook para Educadores 5

3. Permanecer atualizado sobre as configuraes de segurana e privacidade no Facebook


A prxima ao que defendemos manter-se atualizado com as configuraes de segurana e privacidade no Facebook. Uma das prioridades do Facebook conceder a todos o controle de sua prpria privacidade. Isso ajuda a criar um ambiente on-line onde professores, pais e alunos possam se conectar e compartilhar com segurana. Aconselhamos que voc revise as configuraes de privacidade do Facebook (www.facebook.com/settings/?tab=privacy) para saber quais so as configuraes certas para voc e para os seus alunos. Explicamos alguns pontos importantes abaixo. Em nossa opinio, o Facebook faz um bom trabalho nos cuidados da segurana e privacidade on-line de alunos e educadores. Mas as ferramentas criadas pelo Facebook no podero ajud-lo se voc no us-las. por isso que em nosso prprio trabalho, ensino e treinamento sobre mdia social, dedicamos bastante tempo em explicar os problemas de segurana e como usar as configuraes de privacidade do Facebook de forma efetiva.

Como navegar nas configuraes de privacidade no Facebook


Ao criar uma conta no Facebook pela primeira vez, voc obter as configuraes de privacidade padro. Essas configuraes so diferentes para adultos e pessoas menores de 18 anos. (Como voc pode imaginar, as configuraes de privacidade para menores de 18 so mais rgidas. Logo explicaremos mais sobre o assunto.) Seja voc um adulto ou um menor de idade, estes so os procedimentos para ajustar suas configuraes de privacidade: Navegue at Conta no canto superior direito de qualquer pgina do Facebook. Clique na seta para baixo para acessar a caixa suspensa, onde voc encontrar Configuraes de privacidade em letras azuis. Clicar nessas palavras o levar para a pgina Escolher suas configuraes de privacidade, onde voc pode controlar que informaes voc compartilha e com quem. Uma vez nas configuraes de privacidade, voc pode revisar ou ajustar suas configuraes para quatro categorias: a. Conexes no Facebook b. Compartilhando no Facebook c. Aplicativos e sites d. Listas de bloqueio Abaixo explicamos brevemente cada uma das quatro categorias. Para obter mais detalhes, incluindo diretrizes passo a passo, acesse www.FacebookForEducators.org. a. Conexes no Facebook A seo Conexes no Facebook controla quem pode ver as informaes que voc forneceu em seu perfil e como as pessoas podem encontrar e se conectar com voc no Facebook. Nessa pgina, voc pode usar a ferramenta til Visualizar meu perfil, que mostra como seu perfil aparecer para as pessoas que no so seus amigos no Facebook, bem como a amigos especificados por voc. b. Compartilhando no Facebook Na seo Compartilhando no Facebook h nove reas gerais para ajud-lo a definir quem ter acesso a informaes sobre voc e o que voc compartilha. Nessa pgina voc tem a opo de definir sua privacidade para Todos, Amigos de amigos,
Facebook para Educadores 6

Somente amigos, Recomendado (que a configurao padro) ou Personalizado. Recomendamos que seus alunos escolham a configurao Somente amigos. c. Aplicativos e sites Esta seo controla quais informaes so compartilhadas com as empresas que criam aplicativos do Facebook (por exemplo: jogos, como o Farmville). Tambm controla que outros sites, incluindo mecanismos de pesquisa como o Google, podem obter informaes sobre voc. Voc pode visualizar seus aplicativos, remover o que voc no quer usar ou desativar a plataforma completamente. d. Listas de bloqueio Esta seo permite bloquear pessoas para que elas no interajam com voc nem vejam suas informaes no Facebook. Voc tambm pode ignorar convites de aplicativos de amigos especficos e ver uma lista de aplicativos e pessoas que voc bloqueou para no acessar suas informaes ou falar com voc.

Configuraes especiais de privacidade para seus alunos e outros menores de idade


A maioria das pessoas no percebe que as configuraes de privacidade do Facebook funcionam de maneira diferente para usurios menores de 18 anos. Informaes bsicas sobre adultos e usurios menores de 18 anos aparecero quando as pessoas navegarem em seu perfil, incluindo nome, foto do perfil (se publicada), gnero e redes. Adultos e usurios menores de 18 anos aparecem quando as pessoas procuram por eles no Facebook, mas pessoas menores de 18 no tm uma prvia pblica do perfil. Em outras palavras, voc no pode encontrar pessoas menores de 18 anos que usam o Facebook pesquisando no Google, Bing ou outros mecanismos de pesquisa. Achamos que isso bom. Alm disso, a configurao Todos funciona diferente para menores 18 anos do que para adultos. Quando pessoas menores de 18 anos de idade definem informaes, como fotos ou atualizaes de status, para ser visveis a Todos, essas informaes podero ser visualizadas somente por amigos, amigos de amigos e pessoas de redes de instituies de ensino ou trabalho verificadas em que eles entraram, e no Todos que tm acesso ao Facebook. H outra rea restrita relacionada privacidade de pessoas menores de 18 anos de idade: Mensagens do Facebook. Se eles escolherem a configurao Todos para Enviar mensagens para mim, somente mensagens de seus amigos e de amigos de amigos sero enviadas a eles, e no de Todos no Facebook como para os adultos. H uma exceo configurao Todos para menores de 18 anos, e importante que pais e educadores a entendam. Seus alunos ficaro publicamente visveis para qualquer pessoa do Facebook que procurar por eles no Facebook se eles alterarem sua configurao padro e selecionarem Todos nestas duas reas: Procurar por mim no Facebook e Enviar-me solicitaes de amizade. (Parece complicado? No to ruim assim. Saiba mais em www.FacebookForEducators.org.) Se os menores de idade representarem incorretamente sua idade quando se registrarem no Facebook e especificarem um ano de nascimento que os identifique como adultos com base nas informaes fornecidas em vez de algum que, na verdade, menor de 18 anos, essas configuraes de privacidade adicionais no funcionaro. Portanto, importante que os alunos se registrem com o ano de nascimento correto. Esperamos que isso ajude voc a compreender por que saber as configuraes de privacidade extremamente importante. Para conferir o tutorial em vdeo que contm instrues passo a passo sobre as configuraes de privacidade, acesse www. FacebookForEducators.org.

Facebook para Educadores 7

4. Promover a boa cidadania no mundo digital


medida que a tecnologia se torna cada vez mais inocular em nossas vidas, os alunos precisam de orientaes de adultos sobre como ser educados e cordiais com os outros on-line e off-line. Os educadores com quem conversamos disseram que desenvolver uma cultura de compaixo no ambiente fsico de sua instituio de ensino durante o horrio escolar estabelece a expectativa de uma cultura de compaixo demonstrada pelos alunos em suas associaes on-line fora da instituio de ensino. Como educador, voc no s precisa ensinar esse comportamento e servir de exemplo, mas os alunos tambm precisam saber que voc espera esse comportamento. Os educadores que querem formar um senso de comunidade on-line e responsabilidade infusa para uma boa cidadania digital entre seus alunos acham que eles esto dando autonomia aos seus alunos com habilidades valiosas que os beneficiam alm da sala de aula fsica ou virtual.

Como ensinar os alunos a ser bons cidados no mundo digital


Saber como se tornar um cidado digital responsvel no s um problema relacionado instituio de ensino. Em nosso mundo cada vez mais "plano", desenvolver a alfabetizao digital, como saber o que significa ser um bom cidado, o segredo do sucesso no ambiente de trabalho do sculo 21. importante que os alunos comecem a desenvolver e refinar suas habilidades de comunicao on-line o mais rpido possvel. H muitas maneiras de definir a cidadania digital, mas achamos que isso envolve trs componentes principais: 1. 2. 3. Comportar-se de maneira civilizada no mundo on-line da mesma forma que se espera que voc se comporte no mundo offline. As regras universais de conduta social se aplicam a ambos os ambientes. Comportar-se com responsabilidade e compaixo com suas aes on-line. Cuidar uns dos outros em sua comunidade on-line da mesma forma que o faria em sua vizinhana do "mundo real". Dessa forma, voc promover uma comunidade on-line saudvel e segura.

Em nossas conversas com educadores, descobrimos que os professores que conseguiram desenvolver uma cultura de boa cidadania digital obtiveram xito com a criao de cenrios de sala de aula em que podem ter discusses constantes sobre o que e no um comportamento on-line apropriado com seus alunos.

Ferramentas de denncias sociais do Facebook


Talvez uma das maneiras mais importantes de os alunos se tornarem bons cidados digitais denunciar o bullying, comentrios abusivos ou inadequados. Se o abuso estiver acontecendo em um grupo ou em uma pgina do Facebook relacionados a uma instituio de ensino, os alunos devem ser aconselhados a informar seus pais, professores ou diretores imediatamente. Dito isso, tambm importante lembrar que, para o Facebook ajud-lo nas questes de cidadania digital, voc deve denunciar o abuso sofrido assim que o problema ocorrer. Voc pode saber mais sobre as ferramentas de denncias sociais na Central de segurana do Facebook (http://www.facebook.com/safety).

Como os educadores podem combater o cyberbullying


Boa cidadania digital significa pensar nos efeitos sobre as outras pessoas antes de publicar contedos ou enviar mensagens. Isso tambm significa ficar ao lado de qualquer pessoa que possa estar sendo alvo de praticantes de bullying, on-line ou off-line. Isso pode ser difcil para os alunos. Mas, com ensinamento e incentivo, acreditamos que os jovens podem encarar o desafio. A ateno recente da mdia ao cyberbullying (que inclui assdio via texto, e-mail e mdia social) implica, por vezes, que o bullying novidade. Voc sabe que no . O bullying um problema antigo. No mundo atual, o bullying on-line geralmente um reflexo do que acontece off-line. Como o bullying on-line pode acontecer mais rapidamente e ter uma abrangncia maior, ele requer atos rpidos de boa cidadania on-line de educadores e dos prprios alunos para evitar ou, pelo menos, reduzir o problema.
Facebook para Educadores 8

Em maro de 2010, funcionrios do Facebook e outras pessoas se reuniram com o presidente Barack Obama e a primeiradama Michelle Obama na Casa Branca para discutir sobre como educadores, pais e membros da comunidade podem trabalhar juntos para evitar o bullying. Voc pode assistir a uma mensagem do presidente Obama sobre a preveno do bullying em Facebook.com/StopBullying.gov ou em Facebook.com/fbSafety. O vdeo do presidente Obama algo que voc pode compartilhar e discutir com seus alunos. Independentemente de voc usar esse vdeo ou no, achamos que importante que educadores e pais ajudem os jovens a ser bons cidados e combater o bullying.

Como ensinar a responsabilidade digital


Como educadores e pais, vocs podem deixar claro para os alunos que o que eles publicam on-line pode ser rastreado; no annimo como eles podem pensar. Caso um processo legal seja movido, os servios on-line e provedores da Internet podem ser solicitados a fornecer informaes de identidade s autoridades cabveis. Esses rastros on-line podem ser usados como provas contra os alunos se eles se envolverem com cyberbullying. Queremos enfatizar a necessidade de os educadores orientarem seus alunos sobre o comportamento on-line apropriado e tomar as devidas providncias rapidamente para combater casos de bullying on-line, da mesma forma que o fariam se presenciassem um comportamento inadequado na cantina ou nos corredores da instituio de ensino. Se isso ocorrer no Facebook, voc pode fazer uma denncia. Se ameaas fsicas forem feitas, voc dever notificar imediatamente as autoridades competentes. A cidadania digital responsvel no diferente da responsabilidade que temos off-line de sermos bons cidados e proteger o bemestar de nossos alunos diante de ameaas emocionais ou fsicas.

Recursos de combate ao bullying nas pginas do Facebook Facebook Safety StopBullying.Gov No Name Calling Week National Cyber Security Alliance Beat Bullying (Reino Unido) GLSEN Beatbullying Bullying UK Cyberbullying Research Center Bullying Canada The Trevor Project http://www.facebook.com/fbsafety http://www.facebook.com/StopBullying.Gov http://www.facebook.com/nonamecallingweek http://www.facebook.com/staysafeonline http://www.facebook.com/Beatbullying http://www.facebook.com/GLSEN http://www.facebook.com/Beatbullying http://www.facebook.com/BullyingUK http://www.facebook.com/cyberbullyingresearch http://www.facebook.com/BullyingCanada.ca http://www.facebook.com/TheTrevorProject

Facebook para Educadores 9

5. Usar as pginas e os recursos de grupos para se comunicar com os alunos


Reconhecemos que, como educador, voc se preocupa com os mtodos adequados e inadequados de comunicao entre voc e seus alunos. Nesta seo, descrevemos como voc pode usar pginas e grupos para se comunicar com os alunos de maneira adequada e profissional. Para pessoas novas no Facebook, isso pode ser um pouco confuso. Queremos facilitar seu entendimento. As coisas ficaro mais claras quando voc entender estes quatro recursos do Facebook: Pgina inicial Essa pgina contm seu prprio Feed de notcias, que inclui atualizaes de amigos. Perfil Mostra a foto, os interesses e outras informaes de uma pessoa. Grupos Essa uma boa ferramenta para projetos. Os grupos podem ser fechados, abertos ou privados. Pginas As pginas so um espao pblico para empresas e celebridades, entre outras coisas. Explicaremos esses recursos na ordem. O objetivo no explicar todo o Facebook, e sim mostrar como voc pode usar grupos e pginas para se comunicar com os alunos sem precisar ser amigo deles no Facebook. Pgina inicial do Facebook (mostra seu Feed de notcias) Saiba mais em facebook.com/help/?topic=newsfeed Ao entrar no Facebook, a primeira coisa que voc v a pgina inicial. Ela contm seu feed de notcias, que consiste, em grande parte, de atualizaes de amigos. Sua pgina inicial no Facebook exclusivamente sua. Cada pessoa v um feed de notcias diferente em sua pgina inicial. O feed de notcias um fluxo contnuo de atualizaes, fotos, links e check-ins de seus amigos. Tambm mostra as atualizaes de pginas que voc curtiu ou grupos a que voc pertence. Por exemplo, se voc curtiu a pgina da CNN (falaremos sobre pginas em breve), as atualizaes da CNN entraro em seu feed de notcias na sua pgina inicial. As pessoas do Facebook passam a maior parte do seu tempo navegando em sua prpria pgina inicial, pois l que todas as novas informaes sobre seus amigos so reunidas. como um painel de inicializao para tudo. (Saiba mais em www.FacebookForEducators.org.) Perfil no Facebook (contm a foto e informaes da pessoa) Saiba mais em www.facebook.com/help/?topic=profile Seu perfil diferente da sua pgina inicial. Ao criar uma conta pela primeira vez no Facebook, voc ser solicitado a criar um perfil para voc mesmo, com informaes como cidade natal, educao e trabalho, esportes que voc curte e msicas, filmes e programas de televiso favoritos. (Observe que fornecer essas informaes opcional e a visibilidade das informaes para outras pessoas no Facebook depende das suas configuraes de privacidade.) Seu perfil o que as pessoas veem no Facebook quando procuram por voc ou quando um amigo do Facebook digita seu nome ou clica em um link para o seu perfil. Ao publicar algo no Facebook, o contedo adicionado ao seu perfil para que as pessoas possam ver o que voc est pensando e fazendo, e como voc est interagindo com outros amigos no Facebook. Lembre-se de que voc pode controlar a maioria dos aspectos que voc compartilha sobre si mesmo por meio dos controles de privacidade (www.facebook.com/settings/?tab=privacy). Quando voc se torna amigo de pessoas no Facebook, elas normalmente obtm acesso ao seu perfil. E voc tambm pode ver o perfil delas.
Facebook para Educadores 10

Como professora, preciso garantir que as suas configuraes de privacidade sejam bem rgidas e considerar que a foto apropriada para o perfil importante.
Kim, professora, Londres, Reino Unido

A maioria dos educadores no querem que os alunos naveguem em seu perfil. Por qu? Por que seu perfil pode conter muitas informaes pessoais sobre voc, incluindo fotos publicadas por outras pessoas (como sua irm mais nova que mora no Rio de Janeiro). Da mesma forma, a maioria dos educadores procura no navegar nos perfis de seus alunos. Ns defendemos essa abordagem. uma boa maneira de respeitar a privacidade dos alunos e fazer com que eles respeitem a sua privacidade. (Saiba mais em www.FacebookForEducators.org.) Este um ponto importante: voc no precisa ser amigo dos alunos (ou aceitar as solicitaes de amizade deles) para interagir com eles no Facebook. Em vez disso, aconselhamos que os professores criem grupos e pginas no Facebook para essas interaes, o que explicaremos em seguida. Grupos do Facebook Saiba mais em www.facebook.com/help/?topic=groups O recurso Grupos do Facebook um espao on-line onde as pessoas podem interagir e compartilhar com outros. Essa uma excelente maneira de os alunos trabalharem em projetos de colaborao entre si e com voc. Novamente, voc no precisa ser amigo de algum no Facebook para interagir com a pessoa em um grupo.

Muitos professores esto falando sobre a criao de grupos no Facebook para alunos, o que seria muito til para fornecer informaes s crianas e para elas criarem um frum. Acho que saber como funcionam as redes sociais uma habilidade importante nos dias de hoje.
Tim, professor, Londres, Reino Unido

Em um ambiente educacional, sugerimos que voc crie grupos fechados, no abertos. Isso significa que, embora a lista de membros do grupo seja pblica, o contedo do grupo privado, disponvel somente para membros do grupo. Isso ajuda a proteger a privacidade de seus alunos. Quando um membro do grupo publica algo no grupo, como um link para um artigo, os outros membros recebem uma mensagem no Facebook ou uma mensagem de texto do Facebook com essa atualizao. Por exemplo, voc, como professor, poderia publicar uma questo de estudo em um grupo de projeto da classe. Todos os alunos membros do grupo seriam notificados. Pense nisso como uma oportunidade para voc ampliar a aprendizagem para fora da sala de aula tradicional. Ao usar um grupo do Facebook para complementar o que voc ensina na sala de aula, voc fornece aos alunos oportunidades de aprendizagem sob demanda. Se voc como a maioria dos professores, seus alunos j esto usando o Facebook em seus celulares em casa ou no nibus. Seus ensinamentos podem chegar a eles nesses momentos. Isso abre novas portas para o ensino e a aprendizagem. (Saiba mais em www.FacebookForEducators.org.) Pginas do Facebook www.facebook.com/help/?topic=pages No ambiente educacional, acreditamos que a interao entre alunos e professores deve ser aberta, transparente e segura. As pginas do Facebook so boas para isso. As pginas permitem interagir com um grupo especfico de outros membros do Facebook. Para um professor, isso poderia incluir seus alunos e os pais deles. Uma pgina do Facebook pblica; qualquer um pode curtir a pgina e obter atualizaes em seu feed de notcias do administrador da pgina (nesse caso, de voc, o professor). As pginas criam uma maneira fcil de alunos e professores compartilharem links relevantes, como artigos de jornais, vdeos on-line ou feeds RSS do blog da sua classe ou do site da sua instituio de ensino. As pginas do Facebook tambm podem ter recursos de colaborao, como notas (que so como entradas de blog) e comentrios. Esses recursos de pginas permitem ampliar o ensino alm da sala de aula. Por exemplo, voc pode continuar uma discusso que comeou na sala de aula. (Saiba mais em www.FacebookForEducators.org.) Por um lado, voc pode criar uma pgina para sua classe. Por outro lado, voc pode fazer com que os alunos curtam uma pgina criada por outra pessoa. Ao curtir uma pgina, voc se inscreve para receber as novidades de seu contedo. Por exemplo, se todos curtirem uma pgina criada pela NASA, vocs todos recebero atualizaes da pgina da NASA enviadas para o seu feed de notcias (lembre-se: isso fica em sua pgina inicial).

Usamos o Facebook para ensinar nossos alunos na ESL. O Facebook a nave me, e o usamos para nos comunicarmos com nossos alunos. Acabei de fazer uma apresentao na Conferncia Internacional da IATEFL - TESOL sobre o Facebook aqui em Santiago, no Chile.
Professor de ingls, Santiago, Chile (via Histrias do Facebook)

Facebook para Educadores 11

H pginas no Facebook criadas por jornalistas ganhadores do Prmio Pulitzer, polticos, museus, National Geographic Society e outros milhares que os alunos podem curtir para ter o contedo relevante enviado para seu feed de notcias. No seu mtodo de ensino, voc tambm pode incluir pginas do Facebook em sua lista de sites recomendados fornecida aos alunos. A tabela abaixo contm exemplos de pginas relevantes para a aprendizagem. Pginas do Facebook para Educadores National Geographic Education British Museum Girl Up (Fundao das Naes Unidas) NASA Smithsonian Institution Youth Olympic Games Library of Congress Musee du Louvre PBS Kids Kabul Museum Discovery Channel Global Education Scholastic Teachers Facebook in Education Get Schooled Foundation Encyclopaedia Britannica Facebook para Educadores http://www.facebook.com/natgeoeducation http://www.facebook.com/britishmuseum http://www.facebook.com/girlup http://www.facebook.com/NASA http://www.facebook.com/SmithsonianInstitution http://www.facebook.com/youtholympicgames http://www.facebook.com/libraryofcongress http://www.facebook.com/museedulouvre http://www.facebook.com/PBSKIDS http://www.facebook.com/pages/Kabul-Museum/317714056516 http://www.facebook.com/DCGEP http://www.facebook.com/ScholasticTeachers http://www.facebook.com/education http://www.facebook.com/GetSchooledFoundation http://www.facebook.com/BRITANNICA http://www.facebook.com/fb4educators

Como voc pode ver, as pginas podem oferecer novas oportunidades de ensino e aprendizagem. Assim como os grupos, o contedo das pginas pode chegar aos alunos quando eles esto fora da sala de aula. A maioria dos jovens j est acessando o Facebook usando seus celulares quando no esto na instituio de ensino. Agora a oportunidade de aprendizagem pode chegar a eles onde vivem e jogam on-line. Esse o foco da prxima seo.

Facebook para Educadores 12

6. Adotar os estilos de aprendizagem digital, social, mvel e sempre ligado dos alunos do sculo 21
O Facebook pode ajudar educadores a adotar os estilos de aprendizagem digital, social, mvel e "sempre ligado" dos alunos de hoje. A tecnologia mvel mudou o cenrio. De acordo com um estudo da Pew Internet, 75% dos adolescentes norte-americanos possuem um celular (http://bit. ly/ggMkqf). Essa mudana da forma como os adolescentes se conectam Internet fornece aos professores uma oportunidade: permitir o acesso instantneo (at mesmo para aqueles alunos que acessam a Internet somente via dispositivo mvel) aprendizagem por meio de pginas, grupos e bate-papo do Facebook moderados por professores, e manter os alunos no modo de aprendizagem fora da sala de aula.

Como ensinar nativos digitais


Criados no mundo sempre ligado da mdia interativa, da Internet e das tecnologias de mdia social, os alunos de hoje tm expectativas e estilos de aprendizagem diferentes das geraes anteriores. O uso abrangente de tecnologias sociais e mveis fornece aos adolescentes uma oportunidade mpar de usar ferramentas como o Facebook para criar comunidades de aprendizagem autoorganizadas ou redes de aprendizagem pessoal (PLN). Quando a grade curricular permite a aprendizagem on-line autodirecionada, os alunos podem aprender mais do que ensinado em sala de aula porque eles podem criar um significado para eles mesmos que vai alm da inteno do professor. Entender e incorporar essas oportunidades de aprendizagem digital em seu material didtico aumentar a motivao dos alunos e aprimorar a aprendizagem, alm de atender melhor s necessidades dos alunos de hoje e seus estilos de aprendizagem digital. Veja abaixo uma descrio geral desses novos atributos Mesmo em uma de aprendizagem e destaques sobre como o Facebook pode levar esses elementos para o comunidade de uma ambiente de aprendizagem.

Atributos da experincia de aprendizagem digital


Interativo: alunos que criam seu prprio contedo e interagem por mdia social podem expressar sua identidade e criatividade. Centrado no aluno: transfere a responsabilidade pela aprendizagem para o aluno, exigindo que os alunos desempenhem um papel mais ativo em seu prprio processo de aprendizagem e fazendo com que os professores os auxiliem caso surjam dificuldades. Autntico: os professores devem encontrar maneiras de reconciliar o uso da mdia social em sala de aula com a maneira autntica com que os adolescentes a usam fora da sala de aula. O uso da mdia social e da tecnologia deve estar atrelado a uma meta ou atividade de aprendizagem especfica. Colaborativo: a aprendizagem uma atividade social e muitos alunos aprendem a trabalhar melhor com um grupo de colegas. Essa colaborao e os comentrios dos colegas podem ser de forma virtual ou pessoalmente. Sob demanda: o contedo do curso deve ser disponibilizado sob demanda para que o aluno possa ver os materiais do curso quando, onde e como quiser, seja em um computador, telefone celular ou outro dispositivo mvel. Quando integradas de maneira criteriosa, essas comunidades de aprendizagem com base na Web do Facebook podem oferecer suporte a um novo nvel de troca e interao social que, por sua vez, promover e incentivar a motivao dos alunos.

pequena ilha como a Saipan importante para os alunos permanecerem conectados com seus professores e materiais de estudo. Visto que quase todos os alunos da ilha possuem dispositivos mveis para manter contato com seu crculo de amigos no Facebook, essa a maneira ideal para os professores conseguirem combinar o ensino formal com o informal.

MaryAnne Campo, educadora internacional e tecnloga em aprendizagem do M.A.

Facebook para Educadores 13

Tecnologias sociais, como o Facebook, podem ajudar os alunos a comparar seu entendimento do tpico atual do curso com seus colegas. Alm disso, como os alunos compartilham seus processos de raciocnio com seus colegas on-line, eles podem se ajudar para superar dificuldades, alm de formar um sistema de suporte colaborativo entre colegas.

Facebook Mvel como ferramenta de aprendizagem


O uso do Facebook como ambiente de aprendizagem mvel deve ser desenvolvido para abranger os melhores aspectos da sala de aula tradicional juntamente com os benefcios da tecnologia em tempo real e mvel. O Facebook converte automaticamente o contedo com base na Web que voc compartilha em suas pginas e grupos do Facebook em um formato mvel. Isso significa que, sem trabalho adicional da sua parte, os alunos podem acessar seu contedo a qualquer momento por meio de computadores tablet ou telefones celulares. Alm disso, uma plataforma de aprendizagem mvel fornece aos membros da classe oportunidades sob demanda para aprofundar a participao e reflexo. Essa abordagem tambm proporciona aos alunos a liberdade de usar a tecnologia da maneira mais adequada aos seus estilos individuais de aprendizagem. Ao considerar o uso do Facebook para criar oportunidades de aprendizagem mvel (mLearning), tambm essencial que os educadores tenham um entendimento melhor de como a juventude menor de idade urbana se conecta e interage na Web para que possam criar experincias digitais mais inclusivas. Em sua palestra na Digital Media Learning 2010 Conference, na Universidade do Texas, em Austin, o professor S. Craig Watkins apresentou uma srie de perfis novos da juventude afro-americana e latina e como esses jovens usam telefones celulares. Sua principal descoberta foi que para a maioria dos jovens urbanos e menores de idade, o dispositivo mvel o seu ponto de acesso principal Internet. Esse no um fato apenas dos Estados Unidos. De acordo com a OnDevice, empresa de pesquisa mvel, em muitos pases em desenvolvimento, a maioria dos usurios da Web mvel so apenas mveis, sendo a maior incidncia no Egito, com 70%, e na ndia, com 59%. Em muitos pases em desenvolvimento, a tendncia de uso exclusivamente mvel est entre a populao com menos de 25 anos. Essa uma considerao importante a ter em mente ao pedir para os alunos acessarem experincias de aprendizagem baseadas na Web.

medida que educadores e pais se empenham em saber mais sobre as maneiras como sites de redes sociais, como o Facebook, podem ser catalisadores de aprendizagem na sala de aula, professores podem ainda usar seu poder de relevncia para criar experincias significantes na sala de aula. Aps um semestre de estudo sobre heris da mitologia grega, minha colega Rachel Mullen e eu queramos oferecer um tipo diferente de prova final que desafiasse os alunos a modernizar os heris. Ns inventamos uma unidade abstrata que solicitava aos alunos para criar seu prprio super-heri moderno, sintetizando as qualidades que havamos explorado ao longo do semestre. Embora esse projeto fosse de trs partes os alunos teriam de criar um super-heri, indic-lo ao prmio de Heri do ano e fazer um discurso de aceitao do prmio como o heri ns sabamos o quanto era importante o total entendimento desse personagem para conseguir engajar os alunos nas partes subsequentes do projeto. A resposta surgiu na forma de uma pgina do Facebook. Os alunos desenvolveram seus personagens no formato do Facebook, determinando o perfil de seus personagens, suas publicaes no mural, os tipos de pessoas de quem eles seriam amigos e at mesmo o tipo de msica apreciado por eles. Usar esse processo no s ajudou os alunos a formular, de forma autntica, a personalidade de seus super-heris, mas tambm abriu as portas para uma discusso importante sobre as personalidades on-line, como elas eram criadas e a responsabilidade que todos ns devemos assumir na comunicao em rede social. Essa primeira etapa do projeto foi comprovadamente bem-sucedida e essencial para alcanar as metas do restante da experincia.
Sarah Brown Wessling, vencedora do prmio nacional Professora do Ano de 2010 nos Estados Unidos

Facebook para Educadores 14

7. Usar o Facebook como recurso de desenvolvimento profissional


Se voc for como a maioria dos educadores, sua agenda atribulada torna um desafio encontrar tempo para se comunicar com seus colegas. O Facebook pode facilitar o desafio. Nesta seo, destacamos algumas maneiras com que o Facebook pode ser usado como recurso para o desenvolvimento profissional. Em primeiro lugar, voc pode usar a pgina do Facebook in Education (facebook.com/education) como um local para aprender e compartilhar prticas recomendadas, estratgias de ensino ou dicas sobre como usar o Facebook e outras tecnologias sociais na sala de aula. Esta pgina tornou-se um canal de desenvolvimento profissional em que milhares de educadores compartilham ideias, inspiraes e solues. Outra maneira de usar o Facebook no desenvolvimento profissional curtir as pginas do Facebook relacionadas sua matria. Isso inclui sua associao profissional e as conferncias em que voc participa. Ao curtir pginas do Facebook relevantes, voc poupar seu tempo com o envio de recursos do seu interesse diretamente para o seu Feed de notcias do Facebook. Voc tambm pode criar um grupo no Facebook para os professores da associao da sua instituio de ensino, distrito ou matria. Com isso, surgem oportunidades sob demanda para desenvolvimento profissional, troca de conhecimento e capacidade de compartilhar contedo facilmente ou at mesmo seus arquivos do Microsoft Office com o aplicativo Docs.com do Facebook.

Compartilhe sua histria: Facebook in Education


Toda semana, educadores criam novas maneiras de usar o Facebook para melhorar o ensino e a aprendizagem. Voc encontrar uma srie de exemplos do mundo todo na pgina de Histrias do Facebook (stories.facebook.com/). Voc pode adicionar sua prpria experincia a essa srie. Voc pode tambm enviar sua experincia para ns pelo e-mail stories@FacebookForEducators.org. Sua experincia ser adicionada a um blog da comunidade de educadores em www. FacebookForEducators.org para outros educadores consultarem.

Recursos de desenvolvimento profissional no Facebook


Teachers.TV National Science Teachers Association (NSTA) National Council of Teachers of English (NCTE) National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) National Council for the Social Studies (NCSS) U.S. Department of Education (DOE) International Reading Association (IRA) National Parent Teachers Association (PTA) National School Board Association (NSBA) National Art Educator Association (NAEA) American Library Association (ALA) United Nations Educational Scientific and Cultural Organizations International Society for Technology in Education (ISTE) Department for Education (Reino Unido) http://www.facebook.com/TeachersTV http://www.facebook.com/group.php?gid=4734309314 http://www.facebook.com/ncte.org http://www.facebook.com/TeachersofMathematics http://www.facebook.com/socialstudies.org http://www.facebook.com/SecretaryArneDuncan http://www.facebook.com/pages/International-ReadingAssociation/81491751082 http://www.facebook.com/ParentTeacherAssociation http://www.facebook.com/pages/The-National-SchoolBoards-Association/11810947910 http://www.facebook.com/arteducators http://www.ala.org/ http://www.facebook.com/pages/United-NationsEducational-Scientific-and-Cultural-OrganizationUNESCO/51626468389 http://www.facebook.com/pages/ISTE/8828374188 http://www.facebook.com/educationgovuk

Facebook para Educadores 15

Com a influncia da Web sobre todas as facetas da vida contempornea, a linha entre as vidas virtual e real est desaparecendo, deixando novas oportunidades para os alunos de hoje adquirirem conhecimento e compartilharem informaes valiosas. H uma necessidade de orientao sobre as prticas recomendadas que viabilizam uma abordagem sensata e necessria sobre a estratgia correta. A ajuda para os professores imediata e importante como participantes engajados. O guia de prticas recomendadas conecta alunos e professores em um patamar genuinamente confivel para ajud-los a alcanar o sucesso."
Mercedes Fisher, PhD., reitora associada da MATC, acadmica snior da Fulbright (2002)

Mais recursos do Facebook in Education


Criamos outro documento que fornece detalhes, incluindo diretrizes passo a passo, sobre como usar os recursos do Facebook no ensino e na aprendizagem. Voc pode baix-lo do site www.FacebookForEducators.org. A descrio do documento est logo abaixo.

Ferramentas do Facebook para a sala de aula Grupos do Facebook Documentos de grupos Bate-papo em grupo Privacidade do grupo Como usar o Facebook na administrao da sala de aula Como usar o Facebook para promover a colaborao entre os alunos Pginas do Facebook Tarefas Eventos Discusses Comentrios/avaliao Mensagens do Facebook Vdeos do Facebook Como usar aplicativos educacionais do Facebook Recursos adicionais

Facebook para Educadores 16

Sobre os autores
Linda Fogg Phillips Linda Fogg Phillips me de oito filhos cuja idade varia entre 12 e 27 anos. Ela especialista no Facebook, escritora e oradora. Linda autora do The Facebook Guide for Parents e coautora do Facebook for Parents: Answers to the Top 25 Questions. Atualmente ela est elaborando uma grade curricular do Facebook para o Online Therapy Institute. Em instituies de ensino e organizaes em todo o pas, Linda d palestras e conduz workshops prticos. Ela tem a capacidade de engajar educadores, pais e alunos. Linda j deu consultoria sobre o Facebook na ABC, CBS, NBC e CNN. No Fox News em Las Vegas, Linda a especialista de um segmento de TV quinzenal sobre o Facebook. Para obter mais informaes, acesse www.FacebookForParents.org e LindaFoggPhillips.com Entre em contato com a Linda atravs do e-mail lindafoggphillips@gmail.com Derek E. Baird, M.A. Derek E. Baird conhecido por seu trabalho na mdia educacional, na comunidade on-line e no entendimento de como filhos, pais e professores usam a Web social. Ele fornece consultoria para empresas de tecnologia, educao e mdia sobre como se conectar com a juventude na Web. Derek j conduziu workshops sobre desenvolvimento profissional e elaborou grades curriculares sobre mdia social e antibullying para programas educativos para professores e empresas dos Estados Unidos, Filipinas e Sudeste da sia. Ele escreveu vrios artigos e captulos de livros que apareceram em publicaes dos Estados Unidos e de outros pases. Derek lecionou cursos de tecnologia educacional na Faculdade de Educao e Psicologia (GSEP) da Universidade de Pepperdine. Para obter mais informaes, acesse www.debaird.net e http://www.debaird.net/about.html Entre em contato com Derek atravs do e-mail debaird@gmail.com BJ Fogg, Ph.D. O Dr. BJ Fogg diretor do Laboratrio de Tecnologia Persuasiva da Universidade de Stanford. Psiclogo e inovador, ele foi o primeiro da universidade a lecionar cursos sobre o Facebook, incluindo um curso sobre aplicativos do Facebook e outro sobre a psicologia do Facebook. Fogg criou um novo modelo de comportamento humano que est mudando a maneira com que as equipes do setor desenvolvem produtos para pessoas comuns. Ele escreveu e editou livros sobre como a tecnologia muda o comportamento das pessoas. A revista Fortune Magazine elegeu Fogg como o novo guru que deve ser conhecido. Para obter mais informaes, acesse captology.stanford.edu e www.bjfogg.com. Entre em contato com o Dr. Fogg atravs do e-mail bjfogg@stanford.edu

Facebook para Educadores 17

Parceiros de distribuio

Вам также может понравиться