Вы находитесь на странице: 1из 11

24/7/2011

A importncia da

Antonio Fernando Navarro

Um sistema de gerenciamento ambiental requer um sistema de documentao para coletar, analisar, registrar e recuperar informaes. Informao ferramenta para tomada de deciso. A qualidade da deciso depende da qualidade da informao. Decises so geralmente relacionadas soluo de problemas. Para solucionar um problema, ns necessitamos de informaes para decidir.

24/7/2011

O meio ambiente um item importante do planejamento estratgico de qualquer organizao. H crescente conscientizao da necessidade de proteger o meio ambiente. Consumidores e distribuidores esto tomando decises baseadas em aspectos ambientais. Gerentes de empresas tem a responsabilidade de demonstrar a capacidade da companhia de atender leis ambientais.

Para prover confiana deve-se ter sistemas de auditoria, onde auditores independentes ( internos e externos ) so empregados. Auditar comparar prticas correntes com procedimentos e normas aprovadas. Para se ter um bom sistema de auditoria necessria documentao adequada. H grande similaridade entre auditoria ambiental e auditoria da qualidade (planejamento, seleo de auditores, relatrios, ao corretiva, etc.).

24/7/2011

Informao ferramenta para tomadas de deciso. A qualidade da deciso depende da qualidade da informao. A qualidade da informao depende da relevncia, da preciso e da velocidade da informao. Ela se torna voltil se no for registrada, indexada e atualizada. Executivos que tomam decises recebem uma quantidade exagerada de dados, mas nem sempre recebem a informao que eles precisam, apresentadas de forma clara e adequada para uso em decises.

Definies Acadmicas
Segundo Websters,1976. Segundo Poutrel & Wasserman,1977.

24/7/2011

Websters
As condies, influncias ou fora que envolvem e influenciam ou modificam o contexto de fatores climticos, edticos biticos que atuam sobre um organismo vivo de uma comunidade ecolgica e acaba por determinar sua forma e sua sobrevivncia; a agregao das condies sociais e culturais (costumes, leis, idioma, religio e organizaes poltica e econmica) que influenciam a vida de um indivduo ou de uma comunidade.

Poutrel & Wasserman


Define meio ambiente como o conjunto, em um dado momento, dos agentes fsicos, qumicos, biolgicos e dos fatores sociais susceptveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

24/7/2011

Definies Legais
Lei 6.938, de 31/08/81 - Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. ISO 14001

Lei 6.938
Meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica que permite, abrigar e rege a vida em todas as suas formas.

24/7/2011

Constituio da Repblica Federativa do Brasil


Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico o dever de defend-lo e coletividade o de preserv-lo para presentes e futuras geraes CF Art. 228.

ISO 14001
Definido como os arredores no qual uma organizao opera, incluindo ar, gua, terra, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interrelaes.

24/7/2011

PREOCUPAO COM O MEIO AMBIENTE


- 1970 = Iniciou a preocupao com o meio ambiente. - 1987 = Ato nico
* Tutela do Meio Ambiente * Proteo da sade humana * Utilizao atenta e racional das reservas naturais.

- 1992 = Tratado de Maastricht, formalizou a U. E que integrou o meio ambiente na definio e atuao das polticas econmicas e sociais imposto aos governos.
- Setores de maior preocupao: Transporte e Energia - SINIMA = Tem objetivo de sistematizar e apoiar tomada de deciso na rea de Meio Ambiente, para rpida recuperao.

Avaliao dos impactos ambientais


A explorao dos recursos naturais causa danos ambientais. A avaliao requer do analista conhecimento cientfico, viso abrangente, objetividade e bom senso. Toda avaliao, em virtude da limitao dos modelos existentes, uma aproximao pobre da realidade.

24/7/2011

A maior parte da destruio do ambiente natural do globo tem como causa primordial as atividades humanas. Por isso, deve-se fazer uma abordagem sistmica tanto dos eventos causados pelo desenvolvimento normal das atividades, como daqueles decorrentes de eventos acidentais, para uma adequada avaliao dos impactos. Como estes dois tipos de impactos tm caractersticas totalmente diversas, as tcnicas, as metodologias e os modelos tambm so diversos. A partir das noes de eventos normais e acidentais, so desenvolvidos modelos econmicos na literatura internacional.

A crena na perfeio do desgnio divino precedeu e sustentou o conceito de cadeia ecolgica, o qual teve, inicialmente, forte conotao conservacionista. No sculo XVIII, a maior parte dos cientistas e telogos defendia que todas as espcies da criao tinham um papel necessrio a desempenhar na economia da natureza (Thomas, 1989).

24/7/2011

O pobre planeta Terra


Uma populao mundial de mais de seis bilhes de pessoas, em contnuo crescimento, consiste, por s s, num fator de preocupao. Se considerarmos que cada um dos seis bilhes anseia por melhor qualidade de vida, aquele crescimento potencializa algum tipo de colapso nos sistemas de manuteno da vida que nos fornecem ar, gua e solo para sobreviver (Silva, PPL et al, 2002).

Avaliao dos Riscos Ambientais refere-se avaliao das conseqncias dos eventos inesperados, no planejados e indesejveis, ou seja, os acidentes. nestes momentos que a populao toma conscincia dos riscos ambientais impostos pela tecnologia moderna. Esta avaliao pode ser feita atravs de diferentes Anlises de Riscos: Ambiental (danos ao ambiente), Ecolgico (danos aos ecossistemas ou s espcies), Humano (riscos sade pblica ou toxicologia), Tecnolgico (danos humanos causados por atividades industriais).

24/7/2011

Problemtica ambiental
Diante da problemtica ambiental vivenciada pelas sociedades ps-industriais modernas, surge a politizao das questes incorporadas a partir dos conceitos e representaes da ecologia. Dessa forma, o ecologismo, visto como movimento poltico, surgiu, como sugerem Lago & Pdua, da percepo que a atual crise ecolgica no se deve a defeitos setoriais e ocasionais no sistema dominante mas conseqncia direta de um modelo de civilizao insustentvel do ponto de vista ecolgico e socialmente injusto (Lago & Pdua, 1985).

O colapso da Terra
Quando um estudo patrocinado pelo Clube de Roma (1972) Relatrio Meadows, afirmou que o mundo poderia entrar em colapso por volta de 2020, dadas determinadas premissas, houve uma avalancha de crticas, a grande maioria qualificando aquelas previses de fantasiosas e alarmistas. Hoje, passados 28 anos depois, a maioria dos pesquisadores concorda que o problema da poluio e degradao ambientais foi subestimado (Cunha & Guerra, 2002).

10

24/7/2011

Biodiversidade
Nunca a biodiversidade foi to ameaada como no presente. Cem por cento das plancies selvagens dos Estados Unidos esto hoje perdidas. Noventa por cento tambm encontram-se perdidas na Nova Zelndia. Oitenta por cento das savanas encontram-se perdidas no Burundi e em Madagascar. Houve um recuo de mais de 50% das zonas midas na Alemanha, em sua parte oeste e nos Pases Baixos entre 1959 e 1980 (Cunha & Guerra, 2002).

Biodiversidade A biodiversidade tem se revelado um elemento estratgico. Alm das perdas na vida selvagem h perdas considerveis entre as variedades vegetais. Das mais de 10.000 subespcies vegetais conhecidas e cultivadas na histria hoje plantamse menos do que uma centena. Nos Estados Unidos, 96% das variedades classificadas no incio do sculo no so atualmente encontradas nos supermercados. (Cunha & Guerra, 2002).

11

Вам также может понравиться