Вы находитесь на странице: 1из 53

Plantando Igrejas que crescem

Emilio Abdala

Indiana Jones

Indiana Jones

Pesquisa
A personalidade do plantador influencia no crescimento da nova igreja? Que influencia teve a igreja me para que a nova igreja se tornasse dinmica ou estacionada? Os mtodos fazem diferena no plantio de igrejas que crescem rpido e nas que se arrastam em seu crescimento?

Critrios
Para ser um estudo relevante e atualizado, no foram includas igrejas abertas a mais de trs anos atrs. Todas foram abertas por evangelistas ou plantadores em sua primeira experincia. Todos eram novios neste campo especializado de misso. Todas foram plantadas dentro de uma grande cidade com um mnimo de 50 mil habitantes.

1. Fator Localizao

Elas estavam localizadas na grande rea metropolitana com populao mnima de 50.000 habitantes ou nos subrbios de uma grande cidade. A igreja me tinha entre 100- 200 membros Elas eram apoiadas por igrejas mes localizadas entre 2 a 10 km da nova igreja

Eles alugaram um local de adorao por trs ou cinco anos aps o incio da nova congregao antes de construir o edifcio.

Wal-Mart e o Plantio de Igrejas

Enquanto as grandes redes estavam pulando de grande cidade a grande cidade, eles ficaram to espalhados e sujeitos s leis estaduais e polticas das cidades, alm de deixaram grandes reas no exploradas para trs. Percebemos que tnhamos de construir nossas lojas prximas de nossos centros de distribuio ou armazns a fim de supervision-las e controlar os seus estoques... cada loja tinha de estar na distncia de um dia de viagem do centro de distribuio. Sam Walton

O risco do isolamento
No houve quem os livrasse,
pois viviam longe de Sidom e no tinham relaes com nenhum outro povo- Jz 18:28

2. Fator Liderana

Capacidade de articularRidley Dr. Charles a viso Motivao interna Relaciona-se bem com pessoas Cooperao da esposa Comprometido com o crescimento da igreja Sensvel s necessidades da comunidade Utiliza os dons de outras pessoas Flexvel e adaptado Cria coeso no grupo Exercita a f

3. Fator Finanas

Investimento do Beb

igrejas que crescem receberam todos os recursos dentro do 1 ano; as que no crescem em 5 anos Um perodo longo de apoio financeiro tem um efeito negativo para o plantio. Igrejas estacionadas parecem estar em um ou outro extremo: receberam muito ou pouco dinheiro.

4. Fator Escolha
Quanta influencia teve o plantador em:
determinar o estilo de adorao? contratar o obreiro? determinar onde a igreja seria plantada? determinar o tipo de audincia a ser alcanada? como seria gasto o dinheiro?

Plantadores que lideravam as igrejas que cresciam indicaram que experimentaram maior liberdade em determinar essas escolhas

5. Fator Barnab

5 questes
Quanto encorajamento ele recebeu de seu superior? Quanto apoio ele havia recebido do pastor local? Teve comunidade com os outros plantadores? O resultado do seu trabalho foi celebrado pela denominao? Quanta atitude negativa ele suportou da denominao?

Os plantadores que abriram as igrejas ganhadoras sentiram significantemente mais:


apoio pastoral acompanhamento do supervisor comunidade com outros plantadores celebrados pela denominao

Providencie Comunidade

Supervisione os plantadores

Onde est Wally?

Celebre Vitrias

6. Fator Treinamento
centros especiais de treinamento: cultura do pas, as tradies e assuntos pertinentes ao campo missionrio.

Fator Treinamento

menos de uma semana de treinamento no suficiente. Dois ou trs dias de treinamento no cobrem todos os tpicos necessrios para a obra de estabelecer uma nova igreja.

7. Fator Estrela Solitria

7. Tamanho do ncleo

Igrejas vencedoras: pequenos grupos antes da abertura da igreja


das igrejas perdedoras, 69% tiveram menos de 25 indivduos na noite da abertura as igrejas vencedoras, 55% tiveram um ncleo entre 26 a 50 indivduos na abertura.

8. Famlias de outras igrejas

igrejas perdedoras, 62% no tinham famlias provenientes de uma igreja me as igrejas vencedoras, 65% tinham famlias de crentes vindas de outras igrejas

9- Fator abertura
9- FATOR ABERTURA

Igrejas vencedoras, 75% atraram 100 pessoas ou mais

Igrejas perdedoras, 80% iniciaram o programa com menos de 100 pessoas

Multido atrai multido atrai


multido.

10. Fator Ministrios

programa balanceado de evangelismo


pequenos grupos projetos sociais estudos bblicos evangelismo pblico

Um estudo demogrfico da comunidade foi realizado para determinar o tipo de atividades que usariam para atender as necessidades da comunidade. Nas igrejas vencedoras, um total de 97% tinham ministrios para crianas e 48% tinham um programa para adolescentes por ocasio da abertura

Perdedoras
Apenas um servio de adorao para os frequentadores no incio do projeto

RResumo
1. Ter igrejas mes (100- 200 membros) localizadas entre 2 a 10 km da nova igreja 2. Usar a avaliao de Ridley para selecionar os candidatos ao plantio. 3. O suporte financeiro dever vir da denominao, da igreja me e do programa de recolta pelo plantador.

4. Ter entre 26-50 pessoas no ncleo ou PG antes da abertura 5. O ncleo deve ser composto por famlias comprometidas da igreja me 6. Planejar ter 100 pessoas na noite da abertura.

7. A viso para o plantio da igreja deve vir do corao do plantador e sua equipe. 8. O plantador deve ter liberdade para escolher a audincia que se quer alcanar e para gastar o dinheiro da maneira como acharem conveniente.

9. Um forte sistema de superviso deve apoiar o plantador: apoio do pastor local e comunho com outros plantadores.

10. Treinamento de qualidade que dure no mnimo uma semana, para preparlos para a tarefa.

11. No enviar um plantador como uma estrela solitria. Ter uma equipe paga de pelo menos 1-2 pessoas
12. Usar no apenas o evangelismo pblico, mas tambm os PGs, projetos sociais, ministrios diversificados.

13. Ensinar a prtica da mordomia nos primeiros seis meses de existncia.


14. Eles alugaram um local de adorao por trs ou cinco anos aps o incio da nova congregao antes de construir o edifcio.

Advertncia aos Plantadores Advertncia aos Plantadores


Ao passo que devemos aproveitar as oportunidades que a providncia de Deus depara, no devemos elaborar projetos maiores nem ocupar mais territrio em expandir a obra, do que haja auxlio e meios para conclu-la bem e conservar e aumentar o interesse j comeado. Evangelismo, p.323.

Levantam-se igrejas e deixamse cair enquanto novos campos esto sendo penetrados. Ora, essas igrejas so erguidas a muito custo em trabalho e recursos, e depois so negligenciadas e deixadas a desmoronar-se. Tal a maneira por que as coisas vo presentemente. Ibid.

Rematai inteiramente vossa obra. No deixeis malhas soltas para outro continuar. No decepcioneis a Cristo. Idem, p.325 Pastores que no so homens de piedade vital, que suscitam um interesse entre o povo, mas largam a obra inacabada.... Esses homens sero provados; e se no fizerem sua obra mais fielmente, ho de, aps prova posterior, serem postos margem como inteis ocupantes do terreno, vigias infiis. Ibid.

Вам также может понравиться