Вы находитесь на странице: 1из 5

Antena 3G/Wifi profissional com caneta BIC e clipes de papel

Posted by stellarium em 25/08/2009 Podem me chamar de McGiver, mas passei alguns dias tentando imaginar como construir uma antena de forma simples e que mesmo uma pessoa sem conhecimentos tcnicos, nem habilidade com ferramentas pudesse constru-la. Tambm estava ficando incomodado com um nmero cada vez maior de antenas tipo faa voc mesmo, sem o menor conhecimento tcnico ou embasamento cientfico para o seu funcionamento. Com certeza, frutos de tentativa e erro. Resolvi, ento tentar uma abordagem mais cientfica: apresento aqui uma antena tipo Yagi com seis elementos, com irradiante do tipo dipolo dobrado para 2,4GHz, ganho terico de 11 dB e impedncia de 50 ohms. Teoricamente, deve funcionar para modems 3G e/ou placas wireless 802.11b/g.

T, t, mas era pra ser um artigo para leigos, n? , mas bom dar algumas caractersticas para saciar a sede de algum sabidinho. Essa antena foi adaptada de um modelo que foi publicado no livro Radio Shack Antenas Selection, Installation and Projects 4th Edition de Alvin J. Evans e Kent E. Britain, pela Master Publishing Inc., 1998. O modelo sugerido por eles era uma antena de UHF para 44o MHz, feita de madeira e fio rgido. Apenas recalculei e mudei um pouco os materiais utilizados. Alm do mais, essa antena vai servir para um sistema um pouco maior: Um repetidor para sinal 3G que capta o sinal externo e o retransmite para a rea interna da casa, que pretendo postar aqui mais pra frente. Mas chega de lero-lero. Vamos prtica! Primeiro verifique a frequncia de sua operadora no local onde voc vai usar a antena. Uma fonte de referncia pode ser esta:http://www.gdhpress.com.br/blog/maissobre-as-frequencias-3g-e-as-operadoras/ Voc vai precisar de: 1 caneta BIC vermelha (a cor brincadeirinha);

5 clipes de papel, de preferncia mais grossos; 20 cm de fio de cobre estanhado rgido (da mesma espessura dos arames dos clipes de papel); Cabo coaxial o tamanho depende da distncia entre a antena e o modem/placa wireless. Sugiro o RGC58 para cabos de 5 metros, no mximo. Para distncias maiores, use um cabo mais grosso, como o RGC213. 1 conector tipo F ou BNC, ou SMB, ou SMA, ou TNC (que exagero!). Bom, o conector vai depender das suas necessidades, ou seja, de qual conector a sada da placa ou modem que voc quer conectar a antena. 1 tubo de cola a base de cianocrilato (tipo super bonder) 1 pouco de pacincia e destreza manual (ou algum que tenha tais qualidades). Ferramentas: 1 alicate de corte 1 alicate de bico fino 1 isqueiro ou vela 1 ferro de solda de baixa potncia e solda branca de estanho e chumbo (ou algum que solde pra voc). Preparando os materiais: - Pegue os clipes de papel e desdobre-os, fazendo com que os arames fiquem perfeitamente retos. - Vamos nomear as peas a partir de agora. Corte 5 pedaos de arame com as seguintes medidas (tente ser preciso nessa operao):

Diretor 1 5,0 cm Diretor 2 5,5, cm Diretor 3 5,5 cm Diretor 4 5,6 cm Refletor 6,1 cm

- Marque o centro exato de cada um desses pedaos de arame.

- Corte um pedao de 8,8 cm de fio de cobre rgido e faa com que fique perfeitamente reto. - Marque um ponto a 5,7 cm da extremidade e outro a 6,0 cm da mesma extremidade. - Dobre o fio exatamente no meio desses dois pontos de forma que forme um J com uma largura de 0,3 cm. A parte maior do J deve ter 5,7 cm e a parte menor deve ter 2,8 cm. Esse pedao o Irradiante. - Tire o encapamento externo do cabo coaxial de cerca de 0,5 cm. - Enrole a malha de aterramento do cabo para que forme um emaranhado torcido de fios em apenas um lado do cabo e estanhe. - Tire o encapamento do fio central do cabo coaxial cerca de 0,25 cm e estanhe o pedao de fio que ficou aparente. - Solde o fio central do cabo coaxial em um ponto a 0,3 cm da extremidade da parte menor do J e a malha num ponto exatamente paralelo na parte maior do J. Aqui preciso pacincia e destreza, portanto, treine bastante antes de fazer o definitivo. Qualquer mal contato, ou curto circuito, vai por o desempenho da antena a perder. - Pegue a caneta e retire a tampa e a carga. - Marque ao longo da caneta os pontos a seguir: 1. exatamente sobre o ponto onde o corpo comea a afinar na ponta da caneta (1 cm da extremidade mais fina); 2. A 1,2 cm do primeiro ponto; 3. A 1,4 cm do segundo ponto; 4. A 2,6 cm do terceiro ponto; 5. A 2,8 cm do quarto ponto; 6. A 3,0 cm do quinto ponto. - Pegue o pedao de arame que voc identificaou como Diretor 1, aquea-o com a chama do isqueiro, ou da vela, e atravasse-o pelo corpo da caneta no ponto 6, at que a marca do centro do arame coincida com o centro da caneta. Se ficar solto, use a cola para fix-lo. - Pegue o pedao identificado como Diretor 2 e faa o mesmo no ponto 5. - Pegue o pedao identificado como Diretor 3 e faa o mesmo no ponto 4. - Pegue o pedao identificado como Diretor 4 e faa o mesmo no ponto 3.

- Pegue o pedao identificado como Refletor e faa o mesmo no ponto 1. - Pegue um pedao de arame qualquer, aquea e faa doi furos atravessando o corpo da caneta, um sobre o outro, distantes de 0,3 cm, no ponto 2. - Pegue o Irradiante e introduza a parte maior do J no furo superior, e a ponta de 0,3 cm que sobrou da parte menor do J, no furo inferior. Cole para firmar. - Todos os elementos (diretores, irradiante e refletor) devem estar perfeitamente paralelos. - Cole ou fixe com fita adesiva o cabo no corpo da antena, de forma que fique preso no pedao entre o irradiante e o refletor (o cabo sai por trs da antena). - Solde o conector na outra ponta do cabo (essa a parte mais tcnica da montagem). Se voc acha r que no consegue, pea para um tcnico fazer pra voc. - Se quiser fazer um pedestal para a antena, veja a sugesto no desenho. Abaixo um desenho (mal feito) da antena. Lembre-se de duas coisas: 1. A posio correta da antena com os elementos na vertical. 2. A frente da antena, ou seja, a ponta que fica voltada para a antena transmissora da sua operadora, a ponta onde esto os diretores. Assim que conseguir testar, coloco aqui as fotos e os resultados da experincia. Quem quiser se arriscar, fique vontade, mas por favor, d um retorno para ns sobre os resultados.

Вам также может понравиться