Вы находитесь на странице: 1из 5
A TIVIDADES P RÁTICAS S UPERVISIONADAS Direito 1ª Série Ciência Política e Teoria Geral do
A TIVIDADES P RÁTICAS S UPERVISIONADAS Direito 1ª Série Ciência Política e Teoria Geral do

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

A TIVIDADES P RÁTICAS S UPERVISIONADAS Direito 1ª Série Ciência Política e Teoria Geral do Estado

Direito

1ª Série Ciência Política e Teoria Geral do Estado

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino- aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

Favorecer a aprendizagem.

eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR:

Prof. Fabricio Jorge Machado – Centro Universitário Anhanguera Leme

Direito – 1ª Série – Ciência Política e Teoria Geral do Estado

1ª Série – Ciência Política e Teoria Geral do Estado COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;

Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica.

Interpretação e aplicação do Direito;

PRIMEIRO DESAFIO
PRIMEIRO DESAFIO

Os alunos, divididos em equipes, que deverão ter de 5 a 10 integrantes e se manterem fixas ao longo de todo semestre, criarão um novo modelo de Estado que se apresentará sob a forma de um resumo, no qual devem ser apontados todos os elementos e caracteres de formação, organização e atuação político-estatal. A relevância do desafio está calcada na possibilidade do aprimoramento das ferramentas estatais, bem como na própria reflexão do modelo estatal brasileiro.

ETAPA № 1

Aula-tema: Conceito de Estado, elementos constitutivos e características. Teoria sobre a soberania do Estado

Esta atividade, assim como todo o desafio, deve ser realizada em grupo. É imprescindível que você compreenda os conceitos apresentados. Para realizá-la, execute os passos a seguir:

PASSOS

Passo 1 - Escolha sua equipe de trabalho, que deve ser composta de 5 a 10 alunos, e entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos integrantes.

Passo 2 - Identifique os elementos constitutivos do Estado (povo, território e soberania), relacionando-os com o modelo estatal pátrio. Para orientar esta identificação, realize as seguintes ações:

a) Acesse o link:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

b) Descreva de maneira detalhada a distinção entre: Sociedade, Estado e Nação;

c) Identifique os elementos constitutivos do Estado, no modelo Estatal brasileiro;

d) Entregue ao seu professor a descrição/identificação de que tratam os itens “b” e “c”,

propostos para esta etapa.

Direito – 1ª Série – Ciência Política e Teoria Geral do Estado

ETAPA № 2

Aula-tema: Formas de Governo, Formas de Estado e Sistemas de Governo

Esta atividade é importante para que você compreenda, escolha e aplique as concepções estatais Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Leia os capítulos correspondentes à aula tema (CICCO, Claudio de; GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Teoria Geral do Estado e Ciência Política . São Paulo: RT, 2008) para servir de base teórica ao passo subsequente.

Passo 2 - Reúna-se, com sua equipe, para debater e escolher o modelo estatal, que será defendido até o final do semestre.

Passo 3 - Produza um texto que resuma as principais ideias, de consenso da equipe. Para orientar a produção, realize as seguintes ações:

a) Crie um modelo de novo Estado, considerando os elementos descritos na etapa anterior;

b) Organize politicamente o novo Estado, levando em consideração os conceitos apresentados nesta Etapa;

c) Entregue ao seu professor o relatório das atividades, de que tratam os itens “a” e “b”

propostos para esta etapa.

ETAPA № 3

Aula-tema: Sistemas eleitorais. Representação Política e Partidos Políticos

Esta atividade é importante para que você amplie as variantes representativas aplicando-as ao novo Estado. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Reúna-se, com seus colegas de equipe, para trocar as experiências e escolher o sistema representativo do novo Estado. Para orientar a discussão e a escolha, será necessária a releitura dos capítulos atinentes ao Sistema representativo e aos Sistemas eleitorais.

Passo 2 - Descreva o modelo representativo e eleitoral utilizado pelo Estado brasileiro, bem como comente eventuais “falhas”.

Passo 3 - Produza um texto, de forma que acrescente ao modelo Estatal (que está sendo criando pela equipe) a natureza representativa e o modelo eleitoral, que será utilizado no novo Estado.

Direito – 1ª Série – Ciência Política e Teoria Geral do Estado

1ª Série – Ciência Política e Teoria Geral do Estado Passo 4 - Entregue ao seu

Passo 4 - Entregue ao seu professor um relatório das atividades, de que tratam os Passos “2”

e “3” propostos para esta etapa.

ETAPA № 4

Aula-tema: Evolução das instituições e do pensamento político: O Brasil

Esta atividade é importante para que você agregue os valores do pensamento político brasileiro. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Reúna-se, com seus colegas de equipe, para discutir e eleger dois representantes (políticos fictícios) que possam apresentar o novo Estado aos alunos de sua sala de aula.

Passo 2 - Os representantes de cada equipe (Estado) deverão apresentar o modelo criado, levando em consideração toda a base teórica e os relatórios das etapas anteriores. Para orientar a produção, utilize os seguintes parâmetros:

a) cada equipe terá o prazo (improrrogável) de cinco minutos para a apresentação; b) em conjunto com o professor responsável pela disciplina, cada equipe deverá ser identificada por um número/legenda; c) será permitida a utilização de material impresso ou audiovisual, desde que autorizado previamente pelo professor responsável pela disciplina.

ETAPA № 5

Aula-tema: Evolução das instituições e do pensamento político: século XX, pós- guerra e globalização

Esta atividade é importante para que você possa escolher o melhor modelo concebido. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Reúna-se, com seus colegas de equipe, para discutir e eleger dois representantes (políticos fictícios) que possam persuadir os demais alunos, convencendo-os em votar no Estado de sua equipe.

Passo 2 - Em conjunto com o Professor responsável pela disciplina, as equipes deverão

organizar uma eleição, com a finalidade de eleger a “melhor” opção de Estado. Para orientar

a produção, utilize os seguintes parâmetros:

Direito – 1ª Série – Ciência Política e Teoria Geral do Estado

1ª Série – Ciência Política e Teoria Geral do Estado a) os membros não poderão votar

a) os membros não poderão votar no Estado criado por sua própria equipe;

b) cada aluno terá direito a um único voto;

c) o professor também participa como eleitor;

d) o represente de cada equipe poderá acompanhar a apuração dos votos;

e) o voto é obrigatório aos alunos, podendo ser dispensado mediante apresentação de justificativa prévia;

f) a eleição será realizada através do voto direto e universal;

g) o modelo de Estado eleito será aquele que obtiver a maioria simples do colégio eleitoral,

em um único turno.

Passo 3 – A equipe deverá entregar ao professor a proposta elaborada ao longo de todo processo, conforme enunciado no desafio.