Вы находитесь на странице: 1из 3

Ficha de trabalho

Tipologia 1.3 Curso Cabeleireiro Unisexo Disciplina / Lngua Portuguesa Unidades Encarregado/ a de Educao: Durao:______:_______Tolerncia: ___________ Formando/a Classificao Formadora Magda Pinheiro

Data

Dj de Bolso
Pacemaker o nome do pequeno gadget sueco que quer transformar-nos a todos em disc-jockeys. Steve Jobs* deve roer-se de inveja por no ter imaginado um iPod assim. Capaz de se assumir, a qualquer momento, como uma estao Dj porttil. Sim, um leitor de mp3 que , tambm, mesa de mistura e processador de efeitos loops, beatmatch, pitch, equalizador, cue e tantos outros jarges Dj, indecifrveis para a maioria dos mortais. Tudo dentro de uma pequena caixa preta com dimenses semelhantes s de uma Playstation Portable. A ideia nasceu nas terras geladas do Norte da Europa, na Sucia. E o inventor Jonas Norberg, um engenheiro/Dj que, no final de 2005, imaginou este aparelho porttil, que armazena milhares e milhares de msicas e lhe permite fazer uma festa literalmente onde quer que seja: na sua casa, na dos amigos, num bar ou numa discoteca. O Pacemarker assim se chama o pequeno gadget desenvolvido pela Tonium tem uma capacidade de 120 GB e permite realizar uma srie de operaes que, antes, exigiam um arsenal tecnolgico bem mais pesado mesa de mistura e dois leitores de CD (ou gira-discos) e para funcionar em pleno necessita apenas
Doc.: Mod. 10(1)CEF / DTP Rev. 0 Data: 13-04-2011 Criado por: Vimaranes Form Pgina 2 de 3

de amplificao sonora, leia-se colunas de som, que podem ser as do computador, as da aparelhagem l de casa ou as de bares e discotecas. O iPod e os restantes engenhos da Apple ganham, invariavelmente, na esttica. Mas mesmo a, o Pacemaker no est nada mal. um srio candidato ao ttulo de Gadget de 2008.
Joo Paulo Vieira, in Viso, n. 778, 31 de Janeiro de 2008 (adaptado) * Steve Jobs: Co-fundador das empresas de informtica Apple e Pixar.

1) quer transformar-nos a todos em disc-jockeys. a) A palavra sublinhada um estrangeirismo. Encontre no texto outros
exemplos. (Cotao de 10 /100 valores)

2) Retire do texto: a) Trs exemplos de nomes prprios; (Cotao de 5 /100 valores)

b) Trs exemplos de nomes comuns. (Cotao de 5 /100 valores)

3) Descubra o intruso:

(Cotao de 10 /100 valores)

a) iPod / mp3 / leitor de CD / livro b) som / imagem / msica / colunas

c) bilogo / disc-jockey / sonoplasta / tcnico de som


d) computador / aparelhagem / equipamento / equitao

4) Ordene os seguintes nomes, de acordo com a sua subclasse:


(Cotao de 10 /100 valores)

bele za tio

Joo franqu eza

Vene za enxa me

cade ban ira da Mxi rvo co re

meni no equi pa

mati lha cida de

me sa

Nomes prprios

Nomes comuns

Nomes colectivos

Doc.: Mod. 10(1)CEF / DTP Rev. 0

Data: 13-04-2011

Criado por: Vimaranes Form

Pgina 2 de 3

5) Escolha uma das personalidades seguintes e redija a sua


biografia: (Cotao de 10 /100 valores) a) O inventor Steve Jobs ou outro; b) Um cientista famoso; c) Um msico da actualidade.

Nota: Para a realizao dessa biografia, deve consultar a Internet, ilustrar o seu trabalho e apresent-lo, posteriormente, turma.

Doc.: Mod. 10(1)CEF / DTP Rev. 0

Data: 13-04-2011

Criado por: Vimaranes Form

Pgina 2 de 3

Вам также может понравиться