Вы находитесь на странице: 1из 3

Contabilidade de custos Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(ateno para algumas informaes, pois tem base europeia grifo meu) A contabilidade de custos o ramo da contabilidade que se destina a produzir informaes para diversos nveis gerenciais de uma entidade, como auxlio s funes de determinao de desempenho, e de planejamento e controle das operaes e de tomada de decises, bem como tornar possvel a alocao mais criteriosamente possvel dos custos de produo aos produtos. A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetrios como fsicos. Exemplos de dados fsicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisies de materiais e de ordens de produo, entre outros. A contabilidade de custos requer a existncia de mtodos de custeio para que, ao final do processo, seja possvel obter-se o valor a ser atribudo ao objeto de estudo. Os principais mtodos de custeio so: 1. 2. 3. 4. Custeio por absoro Custeio varivel ou direto Custeio ABC - Activity Based Costing Gesto Econmica ou GECON

Desenvolvimento da Contabilidade Custo O desenvolvimento da Contabilidade de Custos recebeu seu maior impulso quando da Revoluo Industrial, a ponto de gerar um novo campo de aplicao conhecido como Contabilidade Industrial. A partir desse evento, a contabilidade passou de seu foco principal que era a avaliao de estoques, para as diferentes tcnicas de custeio. No sculo XX comearam a surgir as teorias e tcnicas de gesto contbil na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Passou-se a questionar o que muitos autores chamavam de contabilidade tradicional de custos, basicamente as tcnicas centradas na realocao de custos indiretos (rateios do CIF). As novas propostas formariam a maior parte do escopo atribuido a vertente da Contabilidade Gerencial, Controladoria Contbil (integrao de Oramento e Contabilidade) e Contabilidade Estratgica (integrao de oramentos plurianuais e contabilidade, havendo tambm propostas mltiplas que buscam identificar e sistematizar tendncias gerenciais de longo prazo). Implementao de um Sistema de Contabilidade de custos A Contabilidade de custos consiste na aplicao da tcnica contabilstica aos fenmenos internos da empresa, que ocorrem na rea da produo, comercial, administrativa, financeira (de acordo com o POC, os custos de distribuio, de administrao geral e os financeiros no so incorporveis no custo de produo), com dois objectivos principais:
y y

Avaliao dos bens produzidos e vendidos Controlo das condies internas de explorao

Com o primeiro objectivo, a empresa procura calcular o custo dos produtos fabricados bem como o custo dos produtos vendidos sada do armazm, o que lhe permite apurar resultados por produtos.

Com o segundo objectivo, a Contabilidade de custos procura identificar todos os sectores internos que originam custos, de forma a poderem ser acompanhados, analisados e controlados, permitindo o conhecimento de todos os custos da empresa nos diferentes sectores (rea fabril), comercial e administrativa e financeira, com vista ao seu controlo e racionalizao. A Contabilidade Geral distingue-se da de custos, porque:
y

A Contabilidade de custos nem sempre obrigatria, s o , quando a empresa em causa quando durante dois anos consecutivos, sejam ultrapassados dois dos trs seguintes limites (definidos no n. 2 do art. 262 do Cdigo das Sociedades Comerciais), ou sejam:

o Total do Balano: 1.500.000,00 euros; o Total das vendas e outros proveitos: 3.000.000,00 euros; o Nmero de trabalhadores empregados em mdia durante o exerccio: 50.
y

A Contabilidade Geral est virada para o exterior (relao da empresa com: clientes, fornecedores, scios, bancos, etc.), a Contabilidade De custos est virada para o interior, dentro da empresa; procura captar o que se passa nas diversas reas (rea de produo, administrativa, financeira, comercial, etc.); A Contabilidade Geral apura resultados gerais (globais), a Contabilidade De custos apura resultados por produtos, regies, mercados, actividades, etc. A Contabilidade Geral contabiliza os custos segundo a sua natureza especfica (classe 6 FSE, custos com pessoal, amortizaes, custos financeiros, etc.). A Contabilidade De custos, contabiliza os custos de acordo com a funo ou rea interna (custos de produo, distribuio, administrativos, financeiros, etc.). A Contabilidade Geral elabora uma demonstrao de resultados chamada Demonstraes de Resultados por natureza, enquanto a Contabilidade De custos elabora uma Demonstrao de Resultados por funes. A Contabilidade Geral apura resultados anuais, a Contabilidade De custos apura resultados em perodos curtos (geralmente mensais). Uma empresa comercial poder apurar resultados mensais se utilizar o SIP (Sistema de Inventrio Permanente) e contabilizar todos os custos com amortizaes, provises, juros, etc. Note-se que a Contabilidade Geral nas empresas industriais, para apurar resultados, precisa da informao gerada pela Contabilidade De custos (valor das existncias de produto da produo). A Contabilidade Geral no obrigada a periodizar ou mensualizar alguns custos como amortizaes, juros, emprstimos, seguros, frias, subsdio de frias e subsdio de natal. A Contabilidade De custos, para atingir os seus objectivos, ter que fazer essa periodizao de custos (normalmente utilizando os duodcimos). A Contabilidade Geral utiliza o SIP (Sistema de Inventrio Permanente) ou o SII (Sistema de Inventrio Intermitente) para as existncias compradas (mercadorias e matrias-primas), para as existncias da produo a Contabilidade Geral utiliza o SII. A Contabilidade De custos ter sempre que utilizar o SIP para poder obter mensalmente o custo das matrias consumidas e o custo dos produtos vendidos, necessrio para apurar os resultados do ms. A Contabilidade Geral utiliza a digrafia (regras para creditar e debitar), a Contabilidade De custos pode ou no utilizar a digrafia; se utilizar, elaborado um plano de contas na classe 9 do POC.

A Contabilidade Geral contabiliza custos efectivos, reais ou histricos, ao passo que a Contabilidade De custos tambm utiliza esses custos efectivos, mas tambm pode utilizar custos tericos ou pr-determinados como por exemplo: custos oramentados, custospadro.

Custeio Industrial O custo de produo do perodo (CPP) a totalidade de custos incorridos na produo durante determinado perodo de tempo. compostos por trs elementos: materiais diretos, mo-de-obra direta e custos indiretos de fabricao 1. Materiais Diretos (MD) - referem-se se a todo material que se integra ao produto acabado e que possa ser includo diretamente no clculo do custo do produto. Ex.: matria-prima, insumos secundrios, material de embalagens. 2. Mo-de-Obra Direta (MOD) - o custo de qualquer trabalho executado no produto alterando a forma e natureza do material de que se compe. Ex.: gasto total com salrios e encargos com a mo-de-obra aproprivel diretamente ao produto. 3. Custo Indiretos de Fabricao (CIF) - ou Gastos Gerais de Fabricao so os outros demais custos necessrios para a operao da fbrica, porm genricos demais para serem apropriados diretatamentos ao produto. Ex.: materiais indiretos, mo-de-obra indireta, energia eltrica, seguro e aluguel da fbrica, depreciao de mquinas. Estes custos tambm podem ser classificados da seguinte forma: 1. Custos Diretos e Indiretos - dizem respeito ao relacionamento entre o custo e o produto feito: Os primeiros so fceis, objetivos e diretamente apropriveis ao produto feito. Os indiretos precisam de esquemas especiais para a alocao, tais como bases de rateio, estimativas, etc. 2. Custos fixos e variveis - so classificaes que no levam em considerao o produto, e sim o relacionamento entre o valor total do custo num perodo e o volume de produo. Fixos, como o prprio nome diz, so custos que mantm um montante fixado no em funo das oscilaes na atividade. Por outro lado, os variveis so os que tm seu valor determinado em funo dessa oscilao. Terminologia em termos industriais 1. Gasto - Sacrifcio financeiro com que a entidade arca para qualquer obteno de um produto ou realizao de um servio, sacrifcio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). 2. Investimento - Gasto ativado em funo de sua vida til ou benefcios atribuveis a futuros perodos. 3. Custo - Gasto relativo ao consumo de bem ou servio no processo de produo de outros bens ou servios. 4. Despesa - Gasto relativo ao consumo de Bem ou servio que tem relao direta ou indireta com o processo de obteno de receitas da entidade. 5. Desembolso - Pagamento resultante da aquisio do bem ou realizaao do servio. 6. Perda (despesa) - Bem consumido ou servio prestado de forma anormal e involuntria. 7. Desperdcio - o consumo intencional, que por alguma razo no foi direcionado produo de um bem ou prestao de um servio. 8. Encargos - nus, em geral, determinado pela legislao. o caso dos encargos sociais: trabalhistas e previdencirios. Outro exemplo: encargos financeiros sobre desconto de ttulos; tambm, encargos de depreciao, amortizao e exausto.

Вам также может понравиться