Вы находитесь на странице: 1из 11

25

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 MATEMTICA CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 1,0 cada 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

PSP RH - 2/2010

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

LNGUA PORTUGUESA
TODAS AS QUESTES SERO AVALIADAS COM BASE NO REGISTRO CULTO E FORMAL DA LNGUA. LOUCOS E SANTOS Escolho meus amigos no pela pele ou outro arqutipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim no interessam os bons de esprito nem os maus de hbitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles no quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dvidas e angstias e aguentem o que h de pior em mim. Para isso, s sendo louco. Quero os santos, para que no duvidem das diferenas e peam perdo pelas injustias. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. No quero s o ombro e o colo, quero tambm sua maior alegria. Amigo que no ri junto, no sabe sofrer junto. Meus amigos so todos assim: metade bobeira, metade seriedade. No quero risos previsveis, nem choros piedosos. Quero amigos srios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia no desaparea. No quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infncia e outra metade velhice! Crianas, para que no esqueam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e srios, crianas e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade uma iluso imbecil e estril.
WILDE, Oscar. Disponvel em: http://pensador.uol.com.br/frase/OTQzMw/ Acesso em: 29 jan. 2011.

2
Em quero meu avesso. ( . 9), o substantivo destacado, quando escrito no plural, mantm o som fechado da vogal tnica. O timbre da vogal tnica do substantivo, quando escrito no plural, altera de fechado para aberto em (A) bolso - bolsos (B) caroo - caroos (C) contorno - contornos (D) acordo - acordos (E) almoo - almoos

3
Considere as frases abaixo. I - Manuel aspira ........................cargo de gerente na empresa. II - Quem quiser assistir .......................... filme, deve permanecer em silncio. III - Certamente, essa deciso implicar ........................... dissoluo do grupo. IV - Ao chegar ............................ casa, verificarei se os documentos esto em ordem alfabtica. Em relao regncia verbal, a sequncia que preenche corretamente as lacunas : (A) o - ao - na - em (B) o - o - a - a (C) ao - o - na - em (D) ao - ao - a - a (E) ao - ao - na - em

10

15

20

4
A frase cujo verbo irregular destacado apresenta a flexo INCORRETA : (A) Espero que voc nomeie logo o seu sucessor. (B) Eu sempre cri que, um dia, a verdade viria tona. (C) Diante desse impasse, requero o meu afastamento do caso. (D) Os funcionrios receavam um acordo sindical desfavorvel. (E) Eu intervim para que no chegassem agresso mtua.

25

30

5
O texto que apresenta os sinais de pontuao corretamente empregados : (A) Esta linha area, tem vrios voos diretos; s quartas-feiras Recife, Buenos Aires, aos sbados Salvador, Tquio, e aos domingos Rio, Paris. (B) Esta linha area, tem vrios voos diretos; s quartas-feiras RecifeBuenos Aires, aos sbados SalvadorTquio, e aos domingos RioParis. (C) Esta linha area, tem: vrios voos diretos s quartas-feiras RecifeBuenos Aires, aos sbados SalvadorTquio, e aos domingos RioParis. (D) Esta linha area tem vrios voos diretos: s quartas-feiras, RecifeBuenos Aires; aos sbados, SalvadorTquio; e, aos domingos, RioParis. (E) Esta linha area tem, vrios voos diretos: s quartas-feiras; RecifeBuenos Aires, aos sbados; SalvadorTquio, e aos domingos; RioParis.

1
Considerando-se as ideias que o texto apresenta, a escolha de amigos s NO inclui (A) o preconceito racial e o comportamento padro. (B) o modo incomum e singular de conceber o mundo. (C) a conjugao da aridez da vida com a sensibilidade presente no imaginrio. (D) a conjugao de sentimentos dspares para a manuteno do estado de inquietao do sujeito diante da vida. (E) as caractersticas pessoais que propiciem inquietao e evidenciem aceitao.

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

6
Substituindo-se o verbo destacado na primeira frase pelo substantivo correspondente na segunda, qual desses substantivos apresenta ERRO quanto ortografia? (A) Cuidado para no exceder o limite de velocidade permitido. / O excesso de velocidade custou-lhe uma multa. (B) Os economistas concordam que preciso conter os gastos. / A conteno dos gastos j se faz por parte de muitos empresrios. (C) No devemos reprimir os manifestantes sem antes ouvi-los. / A represso aos manifestantes, sempre que possvel, deve ser evitada. (D) Ele foi incapaz de catequizar aqueles menores de rua. / Infelizmente, a catequeze daqueles menores de rua no ocorreu. (E) Ningum conseguia compreender o comportamento agressivo do colega. / Levou horas para a compreenso de tal atitude ofensiva.

MATEMTICA
11
No h dvidas de que a Internet est em plena expanso, e o uso de novas faixas de frequncia aumentar sensivelmente o uso da Internet sem fio. O grfico abaixo apresenta a evoluo da quantidade de pontos de conexo sem fio, no Brasil e no Mundo, a partir de 2002.

7
As palavras que, na sequncia, recebem acento grfico so: (A) hifens latex avaro (B) gratuito video recem (C) beno egoista vies (D) martir item economia (E) caracteres seca rubrica

8
A concordncia do verbo destacado est correta em: (A) Diante do acontecido, todos houveram por bem participar da campanha de doao. (B) Com o passar dos dias, percebia-se os estragos causados pela chuva em toda a regio. (C) Hoje, j fazem dois meses que aguardo notcias de meus compatriotas. (D) Choveu convites para o evento mais importante da minha cidade natal. (E) Agora, j no existe mais dvidas de que precisamos economizar gua.

Vex, Teleco e professor Cristiano M. Panuzio. Revista Veja, 13 de outubro de 2010.

9
A frase que NO admite o uso do pronome destacado em posio procltica : (A) Ningum me ofereceu ajuda quando mais precisei. (B) Quero que lhe entregue o resultado em breve. (C) Talvez a convide para passar o feriado em Bzios. (D) Eu no te darei uma resposta enquanto no tiver certeza. (E) Depois, se encarregue de avisar aos participantes que no haver sorteio.

Se, de 2004 a 2010, a quantidade de pontos de conexo sem fio, no mundo, tivesse aumentado linearmente, conforme sugere o grfico, quantos pontos de conexo sem fio haveria em 2007? (A) 120.500 (B) 162.000 (C) 185.500 (D) 200.500 (E) 210.000

12
3x Sendo a funo f(x) = 2 log5 , em que x um nmero 4 real positivo, f(17) um nmero real compreendido entre

10
A frase em que a concordncia nominal est INCORRETA : (A) A confuso formada diante do prdio da instituio era meio grande. (B) Enviaremos incluso no imposto a taxa de iluminao pblica. (C) Ela no devia deixar as crianas ss por tantas horas. (D) Finalmente, meu colega est quite com a Receita Federal. (E) Elas prprias descobriram o teor daquele documento.

(A) 1 e 2 (B) 2 e 3 (C) 3 e 4 (D) 4 e 5 (E) 5 e 6

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

13
De um grupo de seis operadores de equipamentos de produo e refino de petrleo, quatro sero escolhidos para trabalhar na mesma equipe. De quantos modos distintos possvel escolher os operadores que integraro esta equipe? (A) 15 (B) 30 (C) 60 (D) 125 (E) 360

16
De acordo com o Relatrio de Sustentabilidade de 2009, as empresas de uma holding concentravam, nas Regies Centro-Oeste e Norte, 2.464 funcionrios no final daquele ano. Mas a diferena entre o nmero de funcionrios lotados nas duas regies era considervel. Se 128 novos funcionrios fossem efetivados na Regio Centro-Oeste, esta passaria a ter metade do nmero de funcionrios da Regio Norte. Sendo assim, quantos funcionrios trabalhavam em empresas da holding, na Regio Norte, no final de 2009? (A) 736 (B) 1.104 (C) 1.360 (D) 1.558 (E) 1.728

14
Um menino guardou seis notas em uma caixa, sendo uma de R$ 10,00, duas de R$ 5,00 e as restantes de R$ 2,00. Se ele retirar, ao acaso, duas notas dessa caixa, a probabilidade de que o valor retirado seja superior a R$ 10,00 ser de (A)
1 6 2 5 7 30

17
Os nmeros complexos z 1 , z 2 e z 3 formam, nessa ordem, uma progresso aritmtica e so tais que z1 + z2 + z3 = 6 + 9i, onde i representa a unidade imaginria. Sendo assim, (z2)2 igual a (A) 5 (B) 5 + 6i (C) 5 + 12i (D) 13 + 6i (E) 13 + 12i

(B)

1 3 4 15

(C)

(D)

(E)

18
At agosto de 2010, a prestao do apartamento de Joo correspondia a 25% do seu salrio. Em setembro do mesmo ano, Joo foi promovido e, por isso, recebeu 40% de aumento. Entretanto, nesse mesmo ms, a prestao de seu apartamento foi reajustada em 12%. Sendo assim, o percentual do salrio de Joo destinado ao pagamento da prestao do apartamento passou a ser (A) 16% (B) 20% (C) 24% (D) 28% (E) 35%

15
Quatro tanques de armazenamento de leo, cilndricos e iguais, esto instalados em uma rea retangular de 24,8 m de comprimento por 20,0 m de largura, como representados na figura abaixo.

20,0 m

19
Certa empresa comercializa sucos em pequenas caixas com formato de paraleleppedo reto-retngulo de dimenses internas iguais a 5 cm, 3,6 cm e 12 cm. Se cada caixa contm 200 mL de suco, qual o percentual aproximado do volume da caixa no ocupado pelo suco? (A) 7,4% (B) 8,6% (C) 9,3% (D) 10,1% (E) 16,0%

24,8 m

Se as bases dos quatro tanques ocupam

2 da rea 5 retangular, qual , em metros, o dimetro da base de cada

20
Os nmeros naturais m, n e p so pares e consecutivos. Seja S = m + n + p. Conclui-se que S ser sempre divisvel por (A) 6 (B) 8 (C) 9 (D) 10 (E) 12

tanque?
Dado: (use = 3,1)

(A) 2 (C) 6 (E) 16

(B) 4 (D) 8

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
Na preservao de um local de crime, at a chegada da polcia tcnica (percia) tudo dever ser mantido intacto. Para isso, o vigilante dever adotar uma srie de providncias. Com base nesse contexto, analise as providncias a seguir. I Permitir a entrada somente de pessoal autorizado, normalmente os policiais militares encarregados de redigir o RO e os policiais civis encarregados da investigao. II So de introduo proibida materiais externos ao recinto, e o isolamento poder ser feito com os objetos j existentes no local de crime. III Havendo cadver no local, estando este diante de curiosos, remov-lo para um lugar isolado. IV Havendo cadver, somente permitir a presena de um familiar por vez, no local de crime. V Proteger os vestgios sujeitos ao desaparecimento pela ao da natureza. Esto corretas APENAS as providncias (A) I e II. (B) I e V. (C) I, III e V. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

24
A Portaria no 387/06 autoriza a utilizao de algemas, quando em servio, por parte das empresas de segurana patrimonial. Na utilizao das algemas, nos pulsos, devero ser acatados determinados cuidados. A esse respeito, analise as afirmaes a seguir. I A pessoa dever estar com os braos voltados para trs e com as mos espalmadas para fora. II Caso tenha que algemar duas pessoas, com uma s algema, deve-se faz-lo nos braos opostos (direito com esquerdo), dificultando o deslocamento, em caso de fuga. III As fechaduras devero estar voltadas para o lado contrrio ao dos polegares. IV Para algemar duas pessoas, com duas algemas, o ideal que sejam algemadas separadamente, facilitando a conduo delas. V Caso a algema possua trava de segurana, esta dever estar acionada. Esto corretas APENAS as afirmaes (A) I e IV. (B) I, III e IV. (C) I, III e V. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

25
Um aviso da existncia de bomba em determinada instalao pode ou no ser real, contudo os procedimentos da decorrentes devem sempre considerar que seja, de fato, real. Nesse contexto, ao encontrar qualquer objeto suspeito na instalao, o Inspetor de Segurana dever (A) proceder de acordo com o Plano de Segurana ou o Plano de Incidentes com Bomba (se houver). (B) conduzir o objeto suspeito para local em que, caso ocorra a exploso, no venha a causar maiores danos, aps evacuada a rea. (C) solicitar ajuda de pessoas emocionalmente capacitadas que se encontrem na instalao. (D) comunicar imediatamente imprensa e polcia militar os fatos em andamento. (E) desativar o possvel artefato se no houver a presena de tcnicos do grupo antibomba e a exploso for iminente.

22
O vigilante chega a um local de crime, onde a vtima j se encontra em bito, e o criminoso, no local. Nessa perspectiva, considere as providncias a seguir. 1 2 3 4 5 Evacuao do local Confeco do Registro de Ocorrncia - RO Isolamento do local Comunicao autoridade competente Priso do criminoso em que essas providncias devem ser e e e e e 4 5 2 3 1

A ordem correta tomadas (A) 1 , 2 , 5 , 3 (B) 1 , 4 , 2 , 3 (C) 5 , 1 , 3 , 4 (D) 5 , 2 , 4 , 1 (E) 5 , 3 , 2 , 4

26
Na proteo de uma autoridade que se encaminhe a determinada instalao, sero estabelecidos crculos de segurana, compostos por agentes de segurana pessoal, agentes descaracterizados e agentes uniformizados, tais como: policiais militares, guardas municipais e vigilantes patrimoniais. Os vigilantes estaro localizados no crculo da segurana (A) velada. (B) aproximada. (C) ostensiva. (D) reservada. (E) de pronto emprego.

23
Impresses palmares e plantares, encontradas em locais de ocorrncia de crime, e que podem, mais tarde, levar identificao dos criminosos, so denominadas (A) indcios. (B) vestgios. (C) fatos relacionados. (D) provas. (E) provas circunstanciadas.

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

27
Barreiras so quaisquer obstculos dispostos na rea do imvel que tm por finalidade dificultar a entrada ou sada de pessoal, material ou veculo no autorizados.
ARAJO, J.H. Livro Bsico do Vigilante. Rio de Janeiro: Ed. Ao Lidador, 2009.

30
Ocorrendo incndio em rea de vegetao, onde o fogo pode ser combatido de forma indireta por meio da construo de aceiros, o mtodo utilizado denominado (A) abafamento. (B) combinao. (C) isolamento. (D) resfriamento. (E) reduo gradativa.

Na perspectiva da citao acima, correlacione os tipos de barreiras aos seus principais exemplos. 1 2 3 4 5 Opaca e temporria Vazada e permanente Opaca e permanente Animais Vazada e temporria ( ) Concertina de arame farpado, nas operaes militares ( ) Muro de presdio ( ) Gansos e ces ( ) Gradil de uma praa ( ) Tapume de obras

31
Os extintores identificados por meio de uma estrela de cinco pontas, na cor amarela, destinam-se ao combate a incndios em metais pirforos, entre os quais, (A) magnsio e mangans. (B) sdio e cloro. (C) potssio e alumnio. (D) ltio e mercrio. (E) zircnio e titnio.

A sequncia correta, de cima para baixo, (A) 1 , 5 , 3 , 4 e 2 (B) 2 , 1 , 5 , 3 e 4 (C) 3 , 4 , 2 , 1 e 5 (D) 4 , 2 , 1 , 5 e 3 (E) 5 , 3 , 4 , 2 e 1

32
Em relao aos agentes extintores, correlacione as classes com os respectivos tipos. 1 2 3 4 5 Classe A Classe B Classe C Classe D Classe K ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Metais pirforos Gordura e leo de cozinha Lquidos inflamveis Slidos inflamveis Eltricos energizados

28
Quando um veculo estiver saindo da empresa, havendo a determinao para a sua vistoria, no porta-malas, no porta-luvas e no motor, alm dos bancos e dos tapetes, e embaixo deles, essa procura ser classificada como (A) busca ligeira. (B) busca minuciosa. (C) busca circunstanciada. (D) busca rpida. (E) revista rpida.

29
Em decorrncia das fortes chuvas que ocorrem no perodo de vero, o vigilante se depara com seu posto de servio tomado pelas guas e com um muro de conteno em fase de desabamento. Diante desse quadro, adotar as seguintes providncias: 1 2 3 4 5 Isolamento da rea. Desativao dos dutos de gs, eletricidade e gua. Elaborao do Registro de Ocorrncia RO. Comunicao imediata aos bombeiros. Comunicao sede da empresa e ao responsvel pela instalao (se possvel).

A sequncia correta, de cima para baixo, (A) 1 , 5 , 3 , 4 e 2 (B) 2 , 1 , 5 , 3 e 4 (C) 3 , 4 , 2 , 1 e 5 (D) 4 , 5 , 2 , 1 e 3 (E) 5 , 3 , 4 , 2 e 1

33
O revlver utilizado pelo vigilante, quando est em servio, classificado, segundo suas principais caractersticas, como uma arma (A) porttil, de uso individual, de repetio, refrigerada a ar, tendo como princpio de funcionamento a fora muscular do atirador. (B) porttil, de uso individual, semiautomtico, refrigerada a ar e alimentada por um carregador cilndrico tipo tambor. (C) de porte, de uso coletivo, de repetio, refrigerada a ar e de alma raiada. (D) de porte, de uso individual, de repetio, refrigerada a ar, tendo como princpio de funcionamento a fora muscular do atirador. (E) de grande porte, de uso individual, de repetio, refrigerada a ar e alimentada por um carregador cilndrico tipo tambor.

Dos procedimentos apresentados, a ordem correta em que devem ser adotados (A) 1 , 2 , 3 , 5 e 4 (B) 2 , 3 , 1 , 5 e 4 (C) 4 , 5 , 2 , 1 e 3 (D) 5 , 2 , 4 , 3 e 1 (E) 5 , 4 , 1 , 3 e 2

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

34
Quando um corpo atingido por um tiro, ao penetrar no corpo, o projtil provocar duas cavidades. Uma delas ser responsvel pela compresso dos tecidos por onde passar, interrompendo os impulsos nervosos emitidos pelo crebro e fazendo com que esse corpo caia. Tal cavidade e efeito so denominados, respectivamente, Cavidade (A) principal (B) permanente (C) temporria (D) temporria (E) principal Efeito stoping power stoping power efeito balstico choque neurognico choque neurognico

37
De acordo com o art. no 117, da Portaria no 387/06, do Ministrio da Justia, assegurado ao vigilante o treinamento regular, nos termos previstos nesta portaria. Para a reciclagem, bienal e obrigatria, s expensas da empresa empregadora, o vigilante patrimonial dever cumprir, quanto carga horria e aos disparos com revlver calibre 38, respectivamente, Horas/aula Disparos (A) (B) (C) (D) (E) 20 30 32 32 40 30 40 30 40 40

35
Tendo em vista as inmeras tentativas de invaso para roubo de combustveis em suas instalaes, a empresa PR optou por dotar seus seguranas patrimoniais orgnicos com armamentos e equipamentos que atendam s necessidades da segurana. Analise os itens que foram entregues aos vigilantes. I Na portaria: 01 revlver cal. 38, 20 cartuchos e 01 basto de madeira. II Na guarita suspensa: 01 carabina cal. 38, 20 cartuchos e um binculo. III Na portaria: 01 revlver cal. 38, 15 cartuchos e 01 par de algemas. IV Na guarita de solo: 01 espingarda cal. 28 e 12 cartuchos. V A todos os vigilantes: 01 colete balstico. De acordo com a Polcia Federal, devem ser entregues aos vigilantes APENAS os itens (A) I, II e V. (B) II, III e V. (C) II, IV e V. (D) III, IV e V. (E) I, III, IV e V.

38
De acordo com o art. no 109, da Portaria no 387/06, do Departamento de Polcia Federal, o candidato a vigilante NO poder realizar o curso de formao se (A) possuir registro no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF). (B) tiver sido aprovado em exames de sade e de aptido psicolgica. (C) for brasileiro nato ou naturalizado. (D) possuir escolaridade inferior 8a (oitava) srie. (E) tiver idade inferior a 21 (vinte e um) anos.

39
Quando houver rendio do posto de servio, o vigilante dever adotar o seguinte procedimento operacional: (A) apresentar-se para o servio com pelo menos dois minutos de antecedncia. (B) assumir o posto somente se no houver registro de ocorrncias. (C) anotar todas as irregularidades, ao receber o servio, e inform-las Central de Operaes. (D) evitar sentar ou recostar-se, quando em presena de pessoas estranhas ao servio. (E) inspecionar a rea fsica do posto, anotando as irregularidades, que sero lanadas no LPS.

36
De acordo com o art. no 118, da Portaria no 387/06, do Ministrio da Justia, o vigilante dever, no posto de servio, estar de posse da Carteira Nacional de Vigilante (CNV). Na falta desse documento, enquanto aguarda sua confeco, dever estar de posse de cpia do pronturio de solicitao, expedido pela Polcia Federal, que ter validade, em meses, de (A) 02 (B) 03 (C) 04 (D) 08 (E) 12

40
O estado em que um vigilante sinta a necessidade de usar drogas lcitas ou ilcitas, mesmo em ambientes e horrios de trabalho, sob o risco de priso ou perda de emprego, denominado (A) dependncia. (B) sndrome de abstinncia. (C) tolerncia. (D) sinergismo. (E) sndrome de Estocolmo.

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

BLOCO 2
41
O vigilante, ao socorrer uma pessoa picada por animal peonhento, deve adotar diversos procedimentos, at a chegada ao socorro especializado, EXCETO (A) impedir que a vtima caminhe. (B) manter a pessoa calma e agasalhada. (C) dispensar a oferta de lquidos. (D) realizar uma pequena inciso e sugar o local da picada. (E) procurar recolher o animal agressor.

45
Recebendo uma mensagem em seu rdio de servio, o vigilante solicita que a mensagem seja repetida e falada mais pausadamente, uma vez que est ocorrendo grande interferncia na comunicao em virtude de raios e troves. Sequencialmente, utilizando-se o cdigo Q, teramos as seguintes codificaes: (A) QRM, QRS e QRV (B) QRO, QRS e QRM (C) QRS, QRB e QRN (D) QSM, QRS e QRM (E) QSM, QRS e QRN

46
Em relao sinalizao de trnsito, INCORRETO afirmar que (A) proibido colocar, em imveis particulares, luzes, publicidades e inscries, que possam vir a gerar confuso na visibilidade da sinalizao e comprometer a segurana do trnsito. (B) proibido afixar sobre a sinalizao de trnsito e respectivos suportes qualquer tipo de publicidade, legendas ou smbolos que no se relacionem com a mensagem da sinalizao. (C) devem ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas sobre as caladas, ao lado da via, os locais destinados pelo rgo de trnsito, com circulao sobre a via, travessia de pedestres. (D) devem ter suas entradas e sadas devidamente identificadas, na forma regulamentada pelo Contran, os locais destinados a postos de gasolina, estacionamentos ou garagens de uso coletivo. (E) est condicionada prvia aprovao do rgo ou entidade com circunscrio sobre a via a afixao de publicidade, de qualquer legenda ou smbolo ao longo da via.

42
Para um adulto vtima de incndio, que tenha o corpo atingido com queimaduras de 2o grau, no peito e costas, e de 3o grau nos braos, o clculo da superfcie queimada resultar em um percentual de (A) 45% (B) 52% (C) 54% (D) 62% (E) 64%

43
Os rdios de comunicao de mo (hand talk) e de bancada (em veculos e centrais), que utilizam, para a transmisso de mensagens em locais de difcil recepo, a faixa de frequncia compreendida entre 300 MHz e 3 GHz, usam a faixa de (A) VHF (B) HF (C) AM (D) UHF (E) LF

47
Constitui infrao a inobservncia de qualquer preceito do Cdigo de Trnsito, sendo o infrator sujeito s penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo. Assim, transitar com veculo em desacordo com as especificaes e com falta de inscrio e simbologia necessria sua identificao, quando exigida pela legislao, constitui, quanto infrao, penalidade e medida administrativa: Infrao (A) (B) (C) (D) (E) grave gravssima mdia mdia leve Penalidade multa multa multa multa no h Medida Administrativa reteno do veculo para regularizao remoo do veculo para regularizao reteno do veculo para regularizao remoo do veculo para regularizao remoo do veculo

44
As normas gerais de circulao e conduta para veculos automotores, regulamentadas no Cdigo de Trnsito Brasileiro, determinam que (A) a circulao deve ser feita pelo lado esquerdo da via, admitindo-se as excees devidamente sinalizadas. (B) os veculos, que estiverem circulando por rotatrias, tero preferncia de passagem por elas. (C) os automveis precedidos de batedores esto sujeitos s normas gerais de circulao de veculos. (D) o trnsito de veculos sobre passeios, caladas e nos acostamentos no poder ocorrer quando se desejar adentrar imveis ou reas especiais de estacionamento ou deles sair. (E) o condutor que tenha o propsito de ultrapassar um nibus parado para efetuar embarque, dever aumentar a velocidade, dirigindo com ateno redobrada, com vistas segurana dos pedestres.

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

48
Determinada empresa mantm, em seus computadores, informaes sobre a localizao de poos e a capacidade de petrleo na camada do pr-sal, obrigando-se a utilizar recursos que dificultem o acesso de pessoas no autorizadas a esses conhecimentos. O processo de salvaguarda dessas informaes estratgicas denominado (A) segurana de recursos. (B) segurana das instalaes. (C) atividade de inteligncia. (D) servio de segurana. (E) segurana da informao.

BLOCO 3
51
Um vigilante recebe, em seu posto de servio, a visita de policial federal lotado na Delegacia de Segurana Privada (DELESP/DPF), acompanhado de seu supervisor operacional. Solicitado a entregar sua arma de servio para inspeo, o vigilante se nega a faz-lo, incidindo no art. 330 do Cdigo Penal, que estabelece o crime de (A) desacato. (B) resistncia. (C) ameaa. (D) constrangimento. (E) desobedincia.

49
Uma empresa de transporte de valores foi alvo de criminosos que receberam de um funcionrio os horrios de chegada de carros-fortes e os locais de origem, que ficavam afixados na sala de operaes. A necessidade de se manter o sigilo de determinadas informaes, com acesso dado somente quelas pessoas diretamente envolvidas, denominada (A) segurana de TI. (B) compartimentao. (C) segurana das instalaes. (D) segurana das informaes. (E) comportamento de segurana.

52
De acordo com a legislao em vigor, o vigilante, no posto de servio, portando arma de fogo, alm do crach da empresa que presta servio e da Carteira Nacional de Vigilante (CNV), dever estar de posse do(s) seguinte(s) documento(s): (A) carteira de trabalho atualizada, assinada pela empresa. (B) autorizao de porte de arma, emitida pela empresa, e Certificado de Registro de Arma de Fogo, emitido pela Polcia Federal. (C) Certificado de Registro de Arma de Fogo e autorizao de porte de arma, ambos emitidos pela Polcia Federal, em nome da empresa. (D) Certificado de Registro de Arma de Fogo, em nome da empresa, e autorizao de porte de arma, emitida pela Polcia Federal, em nome do vigilante. (E) carteira de identidade e carteira de trabalho, atualizadas.

50
Os setores de pessoal das diversas empresas de segurana buscam, a cada dia, no somente acompanhar a vida profissional de seus funcionrios, mas tambm seus envolvimentos social, econmico, de lazer, etc., uma vez que esses envolvimentos podem vir a comprometer as atividades de segurana desempenhadas pela empresa. O trabalho de busca de informaes reservadas sobre determinadas pessoas denominado (A) atividade de inteligncia. (B) atividade de busca social. (C) servio de busca pessoal. (D) servio de informaes. (E) pesquisa social.

53
Mesmo sendo possuidor de autorizao para porte de arma de fogo, vedado ao titular da autorizao utiliz-la em certas condies. Nesse contexto, analise as condies a seguir. I - Conduzir arma de fogo ostensivamente, podendo causar constrangimento s demais pessoas. II - Adentrar ou permanecer com arma em locais pblicos ou de aglomerao humana, como clubes, escolas, estdios esportivos e igrejas. III - Acondicionar arma em coldres do tipo saque-rpido, que permitam sua pronta utilizao. IV - Portar munies e acessrios que melhorem seu desempenho, ainda que autorizadas na legislao especfica. V - Conduzir armas em estado de embriaguez ou sob efeitos de drogas ou medicamentos que possam alterar seu desempenho intelectual ou motor.

vedado o uso de arma de fogo APENAS nas condies (A) I e II. (B) I, II e V. (C) I, IV e V. (D) II, III e V. (E) III, IV e V.

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

10

54
Dentro de uma empresa na qual se realiza seleo, visando contratao de funcionrios, qualquer distino ou preferncia que tenha por finalidade alterar a igualdade de oportunidades ou tratamento, em matria de emprego, denominada (A) depreciao. (B) arbitrariedade. (C) conivncia. (D) empatia. (E) discriminao.

57
Estando o vigilante no posto de servio, algum o alerta para a presena de um indivduo que acabara de furtar materiais de um veculo estacionado na empresa. Caso alegue que aquela no a sua funo, o vigilante fere a tica profissional da categoria por ter (A) cumprido, apenas, os deveres que o servio impe. (B) cumprido o previsto no Plano de Segurana. (C) agido de acordo com as normas de empresa. (D) agido conforme as expectativas sociais para seu cargo. (E) servido ao interesse da instituio.

55
Ao chegar um veculo para realizar entrega de materiais na empresa, o vigilante dever, entre outras medidas, adotar alguns procedimentos. Nessa perspectiva, ordene os seguintes procedimentos: 1 - Providenciar outro vigilante para acompanhar a conferncia do material, de acordo com o especificado na nota fiscal. 2 - Conferir a autorizao assinada pelo recebedor. 3 - Recolher o crach e a autorizao. 4 - Contactar a pessoa responsvel pelo recebimento do material e conferir a assinatura na nota fiscal. 5 - Acompanhar o veculo da entrada at a sada da rea da instalao. A sequncia correta dos procedimentos (A) 1, 4, 5, 3 e 2 (B) 1, 5, 4, 2 e 3 (C) 4, 1, 5, 2 e 3 (D) 4, 5, 1, 3 e 2 (E) 5, 4, 3, 1 e 2

58
Em uma empresa, o gerente operacional, por meio de uma poltica de justia e valorizao ao ser humano, consegue de seus funcionrios a obedincia voluntria e o respeito s normas da empresa. Trata-se aqui de liderana (A) pessoal. (B) de organizao. (C) carismtica. (D) militar. (E) autocrtica.

59
Nas empresas, h uma sucesso natural e necessria, em equipes de trabalho de qualquer tipo, que envolve a ideia de escala do maior ao menor. Esse tipo de estrutura corresponde a (A) princpio moral. (B) dever de conscincia. (C) juzo de valor. (D) hierarquia. (E) norma tica.

60 56
Uma pessoa, que se dirija empresa e necessite entrar em contato com determinada pessoa, ser atendida pelo vigilante. Com base nesse contexto, analise os procedimentos abaixo. I Realizar as rotinas de segurana estabelecidas pela empresa, aps a entrada ter sido autorizada. II Entrar em contato com a pessoa determinada. III Solicitar que o interessado entre em contato com a pessoa procurada. IV Solicitar a apresentao de um documento com fotografia. V Impedir a entrada de pessoas com pacotes considerados suspeitos. Devem ser adotados pelo vigilante APENAS os procedimentos (A) I e III. (B) II e V. (C) I, II e IV. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V. Quando o profissional tem a liberdade de fazer suas escolhas, em razo de motivos e finalidades, construindo ideias e dirigindo suas energias na direo da realizao de seus propsitos, tal profissional possui (A) heteronomia. (B) autoconscincia. (C) poltica de valores. (D) autodeterminao. (E) vocao.

11

INSPETOR(A) DE SEGURANA INTERNA JNIOR

Вам также может понравиться