Вы находитесь на странице: 1из 3

Protocolo Profibus

por Claudio Eduardo Storti Lago

Com a necessidade de padronizao da comunicao entre mquinas do processo industrial, surgiu em 1986 uma corrente europia com o propsito de criar meios comuns de troca de informaes entre esses equipamentos. Com isso tornou-se possvel a comunicao entre os mais diversos dispositivos tais como CNC, PLC, PC e outros mesmo que de fabricantes diferentes. Por volta de 1990 a maioria dos sistemas industriais j se comunicavam com protocolos standard, e o Profibus era uma das opes. Baseado no protocolo SINEC L2 desenvolvido pela Siemens, o Profibus tornou-se uma das plataformas mais abertas do mundo. O Profibus pertence a um grupos de protocolos que compartilham um conceito chamado fieldbus. Este conceito surgiu quando verificou-se que apenas automatizar as mquinas de uma linha de produo no era suficiente para garantir uma alta qualidade e produo. O conceito fieldbus compartilha a idia da descentralizao da inteligncia, ou seja, a informao no est apenas armazenada num nico membro do processo como por exemplo o PC Manager, mas distribuda em uma rede desde o cho de fbrica at os nveis mais superiores da gerncia. O Profibus pode ser utilizado nos mais diversos nveis do processo industrial, para isso, uma srie de derivaes do Profibus surgiram, tais como:

Profibus DP (Periferia Distribuda de I/Os): foi a primeira verso criada. Indicada para o cho de fbrica, onde o volume de informaes grande e h a necessidade de uma alta velocidade de comunicao para que os eventos sejam tratados num tempo adequado.

Profibus FMS (Field Message Specification): esta verso uma evoluo do Profibus DP e destina-se a comunicao ao nvel de clulas (nvel onde se encontram os PLCs). O FMS to poderoso que pode suportar o volume de dados at o nvel gerencial, mesmo no sendo uma prtica ideal. Profibus PA (Process Automation): Esta a verso mais moderna do Profibus. Uma caracterstica interessante deste protocolo que os dados podem trafegar pela mesma linha fsica da alimentao DC, o que economiza tempo de instalao e cabos. Sua performance semelhante ao DP.

O Profibus PA possui uma caracterstica interessante que a transmisso intrnseca segura, o que faz do PA uma tima opo para ambientes classificados, ou seja, ambientes onde existe o perigo de exploso caso ocorra uma fasca eltrica devido a atmosfera estar possivelmente carregada com alguma substncia explosiva, como por exemplo numa petroqumica.

Claudio Eduardo Storti Lago webmaster@computersorcerer.com ComputerSorcerer Domain - www.computersorcerer.com

So inmeras as vantagens que os protocolos pertencentes ao conceito fieldbus fornecem, como por exemplo: Tamanho das instalaes: Antes do conceito fieldbus, as instalaes eram muito maiores, mais complexas e os gastos com cabos para comunicao eram enormes.

Gabinetes otimizados: Como o nmero de linhas fsicas diminuiu, os gabinetes puderam ser otimizados, ocupando um espao menor. Localizao de defeitos: Com cabos menores e gabinetes otimizados, a localizao de defeitos tornou-se uma tarefa muito mais fcil, alm do sistema de comunicao ter se tornado muito mais confivel. Custo: Com todas as vantagens acima citadas, conseguiu-se uma reduo significativa do custo final do projeto de automao.

Tempo: Norma: Distncia:

Profibus DP 1 a 5 ms EN50170 23 km

Profibus FMS < 60 ms EN50170 23 km

Profibus PA < 60 ms EN50170 IEC 1158-2 2 km

Tabela 1Comparao entre as verses do Profibus

O Profibus pode trafegar tanto por um meio eltrico como por um meio ptico. No caso do meio ser eltrico, este precisa obedecer o padro RS485. No caso do meio ptico, a fibra pode ser plstica ou de vidro. As vantagens em se utilizar o meio ptico que devido ao seu comprimento de onda, possui uma alta imunidade a rudos. comum utilizarmos como protocolo cooperante o padro ethernet industrial. Utilizando uma placa Gate Away que encarregada de ser o tradutor entre os dois protocolos, possvel que ocorra a integrao dos dados do nvel de processo (cho de fbrica) com o nvel gerencial. As verses mais modernas do Profibus como o FMS e o PA podem se utilizar do conceito Token Pass para aumentar a capacidade de comunicao e desempenho. Podemos ter desse modo, mais de um PC Manager que se alternam no cargo de master da rede conforme a necessidade do processo. Existem vrios outros protocolos que se encaixam no conceito de fieldbus e que so concorrentes diretos do Profibus. Podemos citar por exemplo o Interbus, CANopen, DeviceNet entre outros.

Claudio Eduardo Storti Lago webmaster@computersorcerer.com ComputerSorcerer Domain - www.computersorcerer.com

Bibliografia
Revista Saber Eletrnica: Ed. Saber - Nr.334 ANO 36 Novembro/2000 (pg. 9 - 13).

Na Internet www.profibus.com www.profibus.org www.profibus.com.br - Associao dos fornecedores de solues Profibus - Organizao Profibus - Associao brasileira Profibus

Claudio Eduardo Storti Lago webmaster@computersorcerer.com ComputerSorcerer Domain - www.computersorcerer.com

Вам также может понравиться