Вы находитесь на странице: 1из 26

BAMBU

TANBOOCEL
O que a fibra de bambu? uma fibra de celulose extrada da planta do bambu.

Matria-prima Bambu

H mais e 1000 espcies de bambu no mundo Somente algumas variantes podem ser usadas para obteno de fibra usada para fazer fios e tecidos Somente CI-BAMBU pode ser transformado em fibra txtil A mais comum CI-BAMBU a espcie que cresce na regio da provncia de Sichuan e Yunnan (regio dos pandas), na China CI-BAMBU orgnico cresce sem pesticidas qumicos

PLANTA DO CI BAMBU

Comparativos com outras fontes de celulose


Um hectare com pinus produz 3000 tons em 7 anos Um hectare com Bambu Produz 10000 tons em 3 anos

Preocupao ambiental na produo


Efluentes re-processados antes de voltarem natureza Sistema de recuperao de alcalinos Sistema de recuperao de ar de descarte Subprodutos do processamento (p de bambu, polpa, etc.) viram insumos da construo civil Rpido crescimento Corte 3-4 anos Regenerao natural Broto

Vantagens da fibra de bambu

Estrutura molecular: Corte seccional revela microfuros e lacunas que respondem por uma maior absoro e ventilao. Com esta microestrutura um vesturio da fibra de bambu tem a capacidade de absorver e evaporar o suor humano em segundos, garantindo maior frescor. TOQUE sedoso Testes indicam uma temperatura de 1 a 2 C menor no vero em peas feitas com fibra de bambu

Absoro em comparao com outras fibras

Fibra

Bambu Viscose Algodo

Taxa % 90 ~ 120 90 ~110 45 ~60

Vantagens da fibra de bambu


Verde e biodegradvel: Dispensa o uso de agrotxicos e pesticidas no cultivo (30% do consumo global destes qumicos so destinados lavoura de algodo) Pode ser usado para recuperao de solos degradados e fixao de nutrientes no solo Por ser uma gramnea de rpido crescimento gera bom rendimento em curto tempo A fibra de bambu 100% biodegradvel. Sua decomposio no causa danos ao meio ambiente.

Vantagens da fibra de bambu


Propriedades naturais: Anti-microbiano e Desodorizante Pesquisando a imunidade do bambu ataques de pestes e agentes patolgicos, cientistas descobriram o que chamaram de Agente Kun um bacteriosttico natural, cujas propriedades so transferidas para fios e tecidos feitos desta fibra. Assim, o tecido de bambu previne o crescimento de bactrias (incluindo as causadoras de mau-cheiro)

oeko2008.jpg

Uso final da fibra de bambu

fibra

Fio de bambu

Bambu no tecido

Vesturio

Banho / cama

Decorao

Materiais sanitrios

Embalagens

Fluxo de produo Bambu > tecidos

Bambu polpa grossa polpa fina fibra de bambu fio de bambu tecido de bambu

FIBRA

FIO

FILAMENTO

Filo Multicolore Tanboocel

Portal WGSN classificou o bambu como uma fibra para o sculo 21.

Sites referendando o bambu como alternativa txtil


http://fashionbubbles.wordpress.com/2006/07/13 /bambu-promove-uma-autentica-revolucao-nomundo-textil/

Depoimentos do mercado Contra bambu


No existem tecidos de FIBRAS de bambu, mas sim de VISCOSE de celulose de bambu. Como a viscose decorrente de um processo altamente poluente, o tecido de viscose de bambu no necessariamente ECOLGICO. Trabalho em um lab. qumico txtil no sul do pas, e todos os nossos clientes enviam amostras da tal fibra de bambu, e a anlise de composio sempre a mesma: 100% VISCOSE.

Depoimentos do mercado Contra bambu


O que esto chamando de tecido de fibra de bambu na realidade o Rayon, ou viscose, e obtido a partir de qualquer vegetal, pelo processamento da celulose com o uso de produtos qumicos fortssimos que prejudicam tanto o meio ambiente que no so mais permitidos no ocidente - esses produtos so fabricados na China, usando o bambu, mas poderiam usar at capim, e seria a mesma coisa - o produto quimico usado transforma a celulose (qualquer origem) em um material plstico que extrudado e posteriormente tecido. Ass. Pedro Carib

Depoimentos do mercado PR BAMBU


Acredito que o Pedro Carib tenha sido um pouco precipitado ao comparar o uso da fibra de bambu ao capim! Isso uma afirmao completamente equivocada. A nica coisa certa que disse, que o processo de fabricao como o da viscose, o que significa que muito poluente. Entretanto uma fibra biodegradvel, regenerada da celulose de polpa de bambu, que no degrada o meio ambiente. O que o degrada a sua produo. Seu toque fica similar viscose, tem funo antibactericida (garantida por uma associao japonesa), inibidora de odores, tem a secagem rpida e bem absorvente. A grande vantagem que o bambu cresce rapidamente ( 3 a 4 anos para a maturidade).

Depoimentos do mercado PR BAMBU


Tenho roupas feitas com fibra de bambu. Esta fibra autenticamente de bambu, com patente, isos 9001 e 14001(este ltimo referente ao Meio Ambiente). certificado por 2 rgos reconhecidos na China tambm.(Torch Program Certification and Certification of AAA Trustworthy Enterprise by Agricultural Bank of China. Tecido possui a finess e maciz da seda : tecidos brilhantes, confortveis, alta durabilidade e elegncia. Fibra com poder regulador de temperatura : o tecido possui poros de vrios tamanhos tranados a fibra do bambu que podem absorver e evaporar a gua trs vezes mais rpido do que o cotton. Anti bactericida: Experimentos feitos no Shangai Institute of Microbiology and China Textile Academy comprovaram a diminuio de 75% no crescimento bacteriano comparado ao algodo. Por este motivo, o tecido foi usado em profissionais nos hospitais da sia na poca do surgimento da epidemia de SARS. Ecolgicamente correto: o tecido foi induvidvelmente tachado como um produto ecolgicamente correto.

Depoimentos do mercado PR BAMBU


O processo fisico adotado para o refino e produo do material sem elementos quimicos ou poluentes.100% biodegradvel, a fribra do bambu com certeza chamada de Fibra verde nos termos da proteo ambiental. A fibra possui os efeitos do bambu: repelente a insetos, caros e resistente a odores. Possui proteo contra raios UV: sem que haja qualquer reao em sua pele, pois no usa produtos quimicos para que haja esta funo. A insidncia de Raios UV na fibra de bambu de 0.6 (fator) enquanto no algodo de 250 (fator), o que mostra que o bambu tem a capacidade de proteger 417 vezes mais. Contm vrios tipos de aminocidos que fazem bem a pele, como a celulose e a pectina que hidratam a pele e recupera a aparncia cansada. Ajuda na microcirculao. resistente a eletricidade esttica. .

Вам также может понравиться