Вы находитесь на странице: 1из 63

Lei Orgnica Municipal de So Fidlis de 05 de abril de 1990 Cmara Municipal de So Fidlis Estado do Rio de Janeiro

Lei Orgnica do Municpio de So Fidlis


ndice Prembulo Ttulo I Dos Princpios Fundamentais Ttulo II Dos Direitos e Garantias Fundamentais Ttulo III Da Organizao Municipal Ttulo IV Da Organizao dos Poderes Ttulo V Da Organizao Administrativa Municipal Ttulo VI Da Ordem Econmica e Social Ttulo VII Das Disposies Orgnicas Gerais e Transitrias

PREMBULO Ns, Vereadores eleitos pela vontade soberana do povo de So Fidlis, Estado do Rio de Janeiro, no pleno exerccio dos poderes outorgados pela Constituio Federal e pala Constituio Estadual, reunidos em Sesso Especial para instituir um Municpio Democrtico e mais soberano, promovendo o desenvolvimento geral, assegurando a todos os mesmos direitos e oportunidades, sem quaisquer preconceitos e discriminaes, garantindo dentro de sua responsabilidade, autonomia e competncia, a paz social e a harmonia indispensveis ao desenvolvimento do nosso Municpio e de todos, em sua plenitude, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE SO FIDLIS.

TTULO I Dos Princpios Fundamentais Art. 1 - O Municpio de So Fidlis, pessoa jurdica de direito pblico interno, no pleno uso de sua autonomia poltica, administrativa e financeira, reger-se- por esta Lei Orgnica, votada e aprovada por sua Cmara Municipal. Art. 2 - O Municpio de So Fidlis, Estado do Rio de Janeiro, formado pelos seus distritos, tem como fundamento: I - a autonomia; II - a dignidade da pessoa humana; III os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Pargrafo nico Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Lei Orgnica, que tem como base a Constituio Federal e a Constituio Estadual. Art. 3 - So poderes do Municpio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo e o Executivo. Pargrafo nico So smbolos do Municpio, a Bandeira, o Hino e o Braso representativos de sua cultura e histria. Art. 4 - Constituem bens do Municpio todas as coisas mveis e imveis, direitos e aes que a qualquer ttulo lhe pertenam. Art. 5 - Constituem objetivos fundamentais do Municpio de So Fidlis, dentro de suas atribuies e competncia: I construir uma sociedade livre, justa e solidria; II garantir o desenvolvimento Municipal; III - erradicar a pobreza e a marginalidade e reduzir as desigualdades sociais dentro de seus limites territoriais; IV promover o bem-estar de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. TTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPTULO I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Art. 6 - Sero proibidas as diferenas salariais para trabalho igual, assim como critrios de admisso e estabilidade profissional discriminatrios por qualquer dos motivos previstos no inciso IV atendidas as qualificaes das profisses estabelecidas em lei. Art. 7 - As omisses do Poder Pblico na esfera administrativa, que tornem invivel o exerccio dos direitos constitucionais, sero supridas, no prazo fixado em lei sob a pena de responsabilidade da autoridade competente, aps requerimento do interessado, sem prejuzo de utilizao do mandato de injuno, de ao de inconstitucionalidade e demais medidas judiciais.

Art. 8 - Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade na qual o Municpio participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Art. 9 - So assegurados a todos, independentemente do pagamento de taxas e emolumentos, os seguintes direitos: I de petio e representao ao Poder Pblico Municipal em defesa de direitos ou para coibir ilegalidade ou abuso de poder; II de obteno de certides em reparties pblicas municipais para a defesa de direitos e esclarecimentos de situaes de interesse pessoal. Art. 10 so gratuitos para os reconhecidamente pobres na forma da lei: I O sepultamento e o fornecimento de esquife pela Prefeitura Municipal de So Fidlis. Art. 11 garantida, na forma da lei a gratuidade de transporte coletivo urbano e rural, mediante passe especial expedido pela Prefeitura Municipal de So Fidlis, vista de comprovante de servios de sade oficial, portador: I de doena crnica, que exija tratamento continuado e cuja interrupo possa acarretar risco de vida; II de deficincia com reconhecida dificuldade de locomoo. Art. 12 Ningum ser discriminado ou de qualquer forma, prejudicado pelo fato de haver litigado ou estar litigando com os rgos municipais nas esferas administrativas ou judiciais. Art. 13 Todos tm direito de receber, no prazo fixado em lei, informaes objetivas, de interesse particular, coletivo ou geral, acerca dos atos e projetos do Municpio, bem como dos respectivos rgos da administrao pblica direta ou indireta. CAPTULO II Dos Direitos Sociais Art. 14 O Municpio assegurar o pleno exerccio dos direitos sociais contemplados na Constituio Federal, inclusive os concernentes aos trabalhadores urbanos e rurais. Art. 15 A liberdade de associao profissional ou sindical ser assegurada pelos agentes municipais, respeitados os princpios estabelecidos na Constituio Federal. Art. 16 assegurado direito de greve, consagrado pela Constituio Federal, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que vm por meio dele defender. 1 - Os servios ou atividades essenciais e o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade sero definidos pela Lei Federal. 2 - Os abusos cometidos sujeitaro os responsveis s penas da lei. Art. 17 O Municpio garantir a educao no diferenciada a alunos de ambos os sexos, eliminando prticas discriminatrias, no s nos currculos escolares como no material didtico.

Art. 18 A lei criar mecanismo de estmulo ao mercado de trabalho da mulher, inclusive por incentivos especficos. CAPTULO III Da Famlia, da Criana, do Adolescente e do Idoso Art. 19 A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Municpio. Art. 20 dever da famlia, da sociedade e do Municpio, assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e a convivncia familiar e comunitrias, alm de coloc-los a salvo de forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. 1 - O Municpio promover programas de assistncia integral da criana e do adolescente, admitida a participao de entidades no governamentais e obedecendo os seguintes preceitos: I aplicao de percentual dos recursos pblicos destinados sade na assistncia materno-infantil; II criao de programas de preveno e atendimento especializado para os portadores de deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como de integrao social do adolescente portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de preconceitos e obstculos arquitetnicos. 2 - A lei dispor sobre normas de construo dos logradouros e dos edifcios de uso pblico a fim de garantir acesso adequado s pessoas portadoras de deficincia. 3 - O direito a proteo especial abranger os seguintes aspectos: I estmulo do Poder Pblico, atravs de assistncia jurdica, incentivos fiscais e subsdios, nos termos da lei, ao acolhimento, sob a forma de guarda de criana ou adolescente rfo ou abandonado; II programa de preveno e atendimento especializado criana e ao adolescente dependente de entorpecente e drogas afins. Art. 21 O Municpio tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, e garantindo-lhes o direito vida. 1 - Os programas de amparo aos idosos sero executados preferencialmente em seus lares. TTULO III Da Organizao Municipal CAPTULO I Disposies Preliminares Art. 22 A organizao poltico- administrativa do Municpio de So Fidlis compreende a Sede do Municpio e os seus distritos, todos entidades autnomas e exercendo suas competncias constitucionais em seus respectivos territrios e circunscrio. Art. 23 Na fixao das divisas sero observadas as seguintes normas:

I evitar-se-o, tanto quanto possvel, formas assimtricas, estrangulamentos e alongamentos exagerados; II dar-se- preferncia para a delimitao, as linhas naturais, facilmente identificveis; III na existncia de linhas naturais, utilizar-se- linha reta, cujos extremos, pontos naturais ou no, sejam facilmente identificveis e tenham condies de fixidez; IV vedada a interrupo de continuidade territorial do Municpio ou Distrito de origem. Pargrafo nico As divisas distritais sero descritas trecho a trecho, salvo, para evitar duplicidade, nos trechos que coincidirem com os limites municipais.. Art. 24 A alterao da divisa administrativa do Municpio somente pode ser feita quadrienalmente, no ato anterior das eleies municipais. Art. 25 A instalao do Distrito se far perante o Juiz de Direito da Comarca, na sede do Distrito. Pargrafo nico Fica assegurado o direito adquirido da criao do Distrito de Ernesto Machado, o 6 (sexto) do Municpio, sendo, entretanto, exigidos os requisitos estabelecidos pelo Art. 27, desta Lei Orgnica. CAPTULO II Da Diviso Administrativa do Municpio Art. 26 O Municpio poder dividir-se para fins administrativos em Distritos a serem criados, organizados, suprimidos ou fundados por lei aps consulta plebiscitria populao diretamente interessada, observada a legislao estadual e o atendimento aos requisitos estabelecidos no Art. 27 desta Lei Orgnica. 1 - A criao do Distrito poder efetuar-se mediante fuso de dois ou mais Distritos, que sero suprimidos sendo dispensada, nessa hiptese, a verificao dos requisitos do artigo 27 desta Lei Orgnica. 2 - A extino do Distrito somente se efetivar mediante consulta plebiscitria populao da rea interessada. 3 - O Distrito ter o nome da respectiva Sede, cuja categoria ser a de vila. Art. 27 So requisitos para criao de Distrito: I populao, eleitorado e arrecadao no inferior quinta parte exigida para a criao de Municpio; II existncia, na povoao de pelo menos cinqenta moradias, escola pblica, posto ou subposto de sade, posto policial e cartrio. Pargrafo nico A comprovao do atendimento s exigncias enumeradas neste artigo far-se- mediante: a) declarao, emitida pela Fundao Instituto de Geografia e Estatstica, de estimativa da populao; b) certido, emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral, certificando o nmero de eleitores; c) certido, emitida pelo agente municipal de estatstica ou pela repartio fiscal do Municpio, certificando o nmero de moradias; d) certido do rgo fazendrio estadual e do municipal certificando a arrecadao na respectiva rea territorial;

e) certido emitida pela Prefeitura ou pelas secretarias de Educao, de Sade e de Segurana Pblica do Estado, certificando a existncia da escola pblica e dos postos ou subpostos de sade, posto policial na povoao da sede. 1 - O territrio do Municpio tem como limites geogrficos os existentes e demarcados na data da promulgao desta Lei Orgnica, e s podendo ser alterado mediante aprovao de sua populao e lei complementar federal. 2 - A Cidade de So Fidlis a Sede do Municpio, 1 Distrito. 3 - Os demais distritos so: I 2 Distrito Sede: Ipuca; II 3 Distrito Sede: Pureza; III 4 Distrito Sede: Colnia; IV 5 Distrito Sede: Cambiasca. Art. 28 No exerccio de sua autonomia o Municpio editar leis, expedir decretos, praticar atos e adotar medidas pertinentes aos seus interesses, s necessidades da administrao e ao bem-estar de seu povo. Pargrafo nico O Municpio poder celebrar convnios com a Unio, Estados e outros Municpios ou rgos da administrao indireta, inclusive fundacional, para execuo de leis, servios ou decises com homologao do Legislativo. CAPTULO III Da Competncia do Municpio Seo I Da Competncia Privativa Art. 29 Ao Municpio compete prover a tudo quanto diga respeito ao seu peculiar interesse e ao bem-estar de sua populao, desde que no sejam vedadas pela Constituio Federal e pela Constituio do Estado do Rio de Janeiro, cabendo-lhe, privativamente, dentre outras, as seguintes atribuies: I legislar sobre assuntos de interesse local; II suplementar a legislao federal e a estadual no que couber; III elaborar o Plano Diretor de desenvolvimento integrado; IV criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao estadual; V manter com cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao de ensino fundamental; VI elaborar oramento anual e plurianual de investimentos; VII instituir e arrecadar tributos, bem como aplicar as suas rendas; VIII - fixar, fiscalizar e cobrar tarifas ou preos pblicos; IX dispor sobre organizao, administrao e execuo dos servios locais; X dispor sobre a administrao, utilizao e alienao dos bens pblicos; XI organizar o quadro e estabelecer regime jurdico nico dos servidores pblicos; XII organizar, prestar diretamente, ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos locais; XIII planejar o uso e a ocupao do solo em seu territrio, especialmente em sua zona urbana; XIV estabelecer normas de edificao, de loteamento de arruamento e de zoneamento urbano e rural, bem como as limitaes urbansticas convenientes ordenao do seu territrio, observada a Lei Federal;

XV conceder e renovar licena para localizao e funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais prestadores de servios e quaisquer outros; XIV cassar a licena que houver concedido ao estabelecimento que se tornar prejudicial sade, higiene, ao sossego, segurana ou aos bons costumes, fazendo cessar a atividade ou determinando o fechamento do estabelecimento; XVII estabelecer servides administrativas necessrias realizao de seus servios, inclusive a dos seus concessionrios; XVIII adquirir bens, inclusive mediante desapropriao; XIX regular a disposio, o traado e as demais condies dos bens pblicos de uso comum; XX regulamentar a utilizao dos logradouros pblicos e, especialmente no permetro urbano, determinar o itinerrio e os pontos de parada dos transportes coletivos; XXI fixar os locais de estacionamento de txis e demais veculos; XXII conceder, permitir ou autorizar os servios de transporte, para linhas municipais e de txis, fixando as respectivas tarifas; XXIII regulamentar os servios de transporte de passageiros e cargas, atravs de embarcaes sobre o Rio Paraba, fixando as respectivas tarifas, observando as determinaes ca Capitania dos Portos e Vias Navegveis e a legislao estadual; XXIV fixar e sinalizar as zonas de silncio e de trnsito e trfego em condies especiais; XXV disciplinar os servios de carga e descarga e fixar a tonelagem mxima permitida a veculos que circulem em vias pblicas municipais; XXVI tornar obrigatria a utilizao da estao rodoviria; XXVII sinalizar as vias pblicas e as estradas municipais, bem como regulamentar e fiscalizar sua utilizao; XXVIII prover sobre a limpeza das vias e logradouros pblicos, remoo e destino do lixo domiciliar e de outros resduos de qualquer natureza; XXIX ordenar as atividades urbanas, fixando condies e horrios para funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais e de servios, e regulamentar os plantes de farmcias; observando as normas federais pertinentes; XXX dispor sobre os servios de cemitrios; XXXI regulamentar, licenciar, permitir, autorizar e fiscalizar a afixao de cartazes e anncios, bem como a utilizao de quaisquer outros meios de publicidade e propaganda, nos locais sujeitos ao poder de polcia municipal; XXXII prestar assistncia nas emergncias mdico-hospitalares de pronto-socorro, por seus prprios servios ou mediante convnio com instituio especializada; XXXIII organizar e manter os servios de fiscalizao necessrios ao exerccio do seu poder de polcia administrativa; XXXIV fiscalizar, nos locais de vendas, peso, medidas e condies sanitrias dos gneros alimentcios; XXXV dispor sobre o depsito e venda de animais e mercadorias apreendidas em decorrncia de transgresso da legislao municipal; XXXVI dispor sobre registro de vacinao e captura de animais, com a finalidade precpua de erradicar as molstias de que possam ser portadores ou transmissores; XXXVII estabelecer e impor penalidade por infrao de suas leis e regulamentos; XXXVIII promover os seguintes servios: a) mercados, feiras e matadouros; b) construo e conservao de estradas e caminhos municipais; c) transportes coletivos estritamente municipais; d) iluminao pblica, podendo firmar convnio com companhia de energia eltrica.

XXXIX regulamentar o servio de carro de aluguel, inclusive uso de taxmetro; XL assegurar a expedio de certides requeridas s reparties administrativas municipais, para defesa de direitos e esclarecimentos de situaes, estabelecendo os prazos de atendimento; 1 - as normas de loteamento e arruamento a que se refere o inciso XIV deste artigo devero exigir reserva de reas destinadas a: a) zonas verdes e demais logradouros pblicos; b) vias de trfego e de passagem de canalizaes pblicas de esgotos e de guas pluviais nos fundos dos vales; c) passagem de canalizaes pblicas de esgotos e de guas pluviais com largura mnima de dois metros nos fundos de lotes, cujo desnvel seja superior a um metro da frente ao fundo. Seo II Da competncia Comum Art. 30 da competncia comum do Municpio, da Unio e do Estado: I zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincias; III proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de artes e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; V proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; VI proteger o meio-ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII preservar as florestas, a fauna e a flora; VIII fomentar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar; IX promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; X combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos; XI registar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais e seus territrios; XII estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito; Pargrafo nico Lei complementar fixar normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, e o Municpio de So Fidlis, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional. Seo III Da Competncia Suplementar Art. 31 Ao Municpio compete suplementar a legislao federal e estadual, no que couber e naquilo que disser respeito a seu peculiar interesse. Pargrafo nico A competncia prevista neste artigo ser exercida em relao s legislaes federal e estadual no que digam respeito ao peculiar interesse municipal, visando a adapt-las realidade do Municpio de So Fidlis.

CAPTULO I Das Vedaes Art. 32 Ao Municpio vedado: I estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncias ou aliana, ressalvada, no forma da lei, a colaborao de interesse pblico; II recusar f aos documentos pblicos; III criar distines entre brasileiros ou preferncias entre si; IV subvencionar ou auxiliar de qualquer modo, com recursos pertencentes aos cofres pblicos, quer pela imprensa, rdio, televiso, servio de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicao, propaganda poltico-partidria ou fins estranhos administrao; V manter a publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos que no tenham carter educativo, informativo ou de orientao social, assim como a publicidade da qual constem nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos; VI outorgar isenes e anistias fiscais ou permitir a remisso de dvidas sem interesse pblico justificado sob pena de nulidade do ato; VII exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea; VIII instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos; IX estabelecer diferena tributria entre bens e servios de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino; X cobrar tributos: a) em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado; b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; XI utilizar tributos com efeitos de confisco; XII estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico, autorizada em lei; XIII instituir imposto sobre: a) patrimnio, renda ou servio da Unio, do Estado e de outros Municpios; b) templos de qualquer culto; c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei federal; d) livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. 1 - A vedao do inciso XII, a, extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vinculados s finalidades essenciais ou as delas decorrentes. 2 - As vedaes do inciso XIII, a, e do pargrafo anterior no se aplicam ao patrimnio, renda e aos servios relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel.

3 - As vedaes expressas no inciso XIII, alneas b e c, compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. 4 - As vedaes expressas nos incisos VII a XIII sero regulamentadas em lei complementar federal. Art. 33 qualquer anistia ou remisso que envolva matria tributria ou previdenciria s poder ser concedida atravs de lei especfica municipal. TTULO IV Da Organizao dos Poderes CAPTULO I Do Poder Legislativo Seo I Da Cmara Municipal Art. 34 O Poder Legislativo do Municpio exercido pela Cmara Municipal. Pargrafo nico Cada legislatura ter a durao de quatro anos, compreendendo cada ano uma sesso legislativa. Art. 35 A Cmara Municipal composta de Vereadores eleitos pelo sistema proporcional, como representante do povo com mandato de quatro anos. 1 - So condies de elegibilidade para o mandato de Vereador na forma da lei federal: I a nacionalidade brasileira; II no pleno exerccio dos direitos polticos; III o alistamento eleitoral; IV o domiclio eleitoral na circunscrio; V a filiao partidria; VI a idade mnima de dezoito anos, e; VII ser alfabetizado. 2 - O nmero de vereadores, em cada legislatura, ser fixado pela Cmara Municipal, em Lei Complementar, tendo em vista a populao do Municpio, observados os limites estabelecidos no art. 29, inciso IV, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, apurados pelos rgos oficiais, no ano anterior ao da eleio, obedecendo a seguinte proporo: (*) a) nove vereadores, at dez mil habitantes; b) onze vereadores, de dez mil e um a quinze mil habitantes; c) treze vereadores, de quinze mil e um a vinte e cinco mil habitantes; d) quinze vereadores, de vinte e cinco mil e um a trinta mil habitantes; (*) e) dezessete vereadores, de trinta mil e um a cinqenta mil habitantes; (*) f) dezenove vereadores, de cinqenta mil e um a oitenta mil habitantes; (*) g) vinte e um vereadores, de oitenta mil e um a hum milho de habitantes. (*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 09 de 12.12.95. Art. 36 A Cmara Municipal reunir-se- anualmente, na sede do Municpio de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro.

1 - As reunies marcadas para essas datas sero transferidas para o dia til subseqente, quando recarem em sbados, domingos ou feriados. 2 - A Cmara se reunir em sesses ordinrias, extraordinrias ou solenes, conforme dispuser o seu Regimento Interno. 3 - A convocao extraordinria da Cmara Municipal far-se-: I pelo Prefeito, quando este a entender necessria; II pelo residente da Cmara para o compromisso e a posse do Prefeito e do VicePrefeito; III pelo Presidente da Cmara ou a requerimento da maioria dos membros da Casa, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante. 4 - Na sesso legislativa extraordinria, a Cmara Municipal somente deliberar sobre a matria para a qual foi convocada. Art. 37 As deliberaes da Cmara sero tomadas pelo quorum estabelecido no Regimento Interno, salvo disposies em contrrio constantes na Constituio Federal e nesta Lei Orgnica. Art. 38 A sesso legislativa ordinria no ser interrompida sem a deliberao sobre o projeto de lei oramentria. Art. 39 As sesses da Cmara devero ser realizadas em recinto destinado ao seu funcionamento. 1 - Comprovada a impossibilidade de acesso ao recinto da Cmara ou outra causa que impea a sua utilizao podero ser realizadas em outro local, mediante autorizao do plenrio. 2 - As sesses solenes podero ser realizadas fora do recinto da Cmara, de acordo com o plenrio. Art. 40 As sesses sero pblicas, salvo deliberao em contrrio de dois teros (2/3) dos Vereadores, adotada em razo de motivo relevante. Art. 41 As sesses somente podero ser abertas com a presena de, no mnimo, a metade e mais um de seus membros. Pargrafo nico Considerar-se- presente sesso o Vereador que assinar o livro de presena at o incio da Ordem do Dia e participar dos trabalhos do plenrio e das votaes. Seo II Do Funcionamento da Cmara Art. 42 A Cmara Municipal reunir-se- no dia 1 de janeiro do primeiro ano de cada legislatura, para posse de seus membros e para eleio da mesa Diretora. 1 - A posse ocorrer em sesso solene, que se realizar independentemente de nmero, sob a Presidncia do Vereador mais idoso dentre os presentes, cabendo ao Presidente o seguinte compromisso:
PROMETO CUMPRIR A CONSTITUIO FEDERAL, A CONSTITUIO ESTADUAL E A LEI ORGNICA MUNICIPAL, OBSERVAR AS LEIS, DESEMPENHAR O MANDATO QUE ME FOI CONFIADO E TRABALHAR PELO PROGRESSO DO MUNICPIO E BEM-ESTAR DE SEU POVO.

2 - O Vereador que no tomar posse na sesso prevista no pargrafo anterior, dever faz-lo dentro do prazo de 15 (quinze) dias do incio do funcionamento normal da

Cmara sob pena de perda de mandato, salvo motivo justo, aceito pela maioria absoluta dos membros da Cmara. 3 - Imediatamente aps a posse, os Vereadores reunir-se-o sob a Presidncia do mais idoso dentre os presentes e, havendo maioria absoluta dos membros da Cmara, elegero os componentes da Mesa, que sero automaticamente empossados. 4 - Inexistindo nmero legal, o Vereador mais idoso dentre os presentes permanecer na presidncia e convocar sesses dirias, at que seja eleita a mesa. 5 - No ato da posse e ao trmino do mandato os Vereadores devero fazer declarao de seus bens, as quais ficaro arquivadas na Cmara, constando das respectivas atas o seu resumo. 6 - A Eleio da Mesa da Cmara, para o segundo binio, far-se- no dia 3 de novembro do segundo ano de cada legislatura, tomando posse os eleitos no dia 1 de janeiro do terceiro ano da legislatura. (*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 07 de 01.11.94. Art. 43 O mandato da Mesa ser de dois anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subseqente. Pargrafo nico O Regimento Interno dispor sobre as atribuies de seus cargos. Art. 44 A Mesa da Cmara se compe do Presidente, do primeiro Vice-Presidente, do segundo Vice-Presidente, do primeiro Secretrio e segundo Secretrio, os quais se substituiro nessa ordem. 1 - Na ausncia dos membros da Mesa, o Vereador mais idoso assumir a Presidncia. 2 - Qualquer componente da Mesa poder ser destitudo da mesma, pelo voto de 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara, quando faltoso, omisso ou ineficiente no desempenho de suas atribuies regimentais, elegendo-se outro Vereador para a complementao do mandato. Art. 45 A Cmara ter comisses permanentes e especiais. 1 - s comisses permanentes em razo da matria de sua competncia, caber: I discutir e votar projeto de Lei que dispensar, na forma do regimento Interno, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo (1/10) dos Membros da Casa; II realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; III convocar os Secretrios Municipais ou Diretores equivalentes, para prestar informaes sobre assuntos inerentes s suas atribuies; IV receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; V solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; VI exercer, no mbito de sua competncia, a fiscalizao dos atos do Executivo e da Administrao Indireta. 2 - As comisses especiais, criadas por deliberao do plenrio, sero destinadas ao estudo de assuntos especficos e representao da Cmara em Congresso, solenidades ou outros atos pblicos. 3 - Na formao das comisses, assegurar-se-, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participem da Cmara. 4 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos no regimento Interno da Casa, sero criadas pela Cmara Municipal, mediante requerimento de 1/3 (um tero) dos seus membros, para a apurao de fato, determinado e prazo certo, sendo suas

concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Art. 46 A maioria, a minoria, as Representaes Partidrias com nmero de membros superior a 1/10 (um dcimo) da composio da casa, e os blocos parlamentares tero Lder e Vice-Lder. 1 - A indicao dos Lderes e Vice-Lderes ser feita pelos membros das bancadas ou blocos parlamentares, e comunicado em documento subscrito pelos membros das representaes majoritrias, minoritrias, blocos parlamentares ou partidos polticos Mesa. Art. 47 Alm de outras atribuies previstas no Regimento Interno, os lderes indicaro os representantes partidrios nas comisses da Cmara, que por votao sero compostas s comisses. Pargrafo nico Ausente ou impedido o Lder, as atribuies sero exercidas pelo Vice-Lder. Art. 48 Cmara Municipal, observando o disposto nesta Lei Orgnica, compete elaborar seu Regimento Interno, dispondo sobre sua organizao poltica e provimento de cargos de seus servios e, especialmente sobre: I sua instalao e funcionamento; II posse de seus membros; III eleio da Mesa, sua composio e suas atribuies; IV nmero de reunio mensais; V comisses; VI sesses; VII deliberaes; VIII todo e qualquer assunto de sua administrao interna. Art. 49 Por deliberao da maioria de seus membros, a Cmara poder convocar qualquer dos assuntos previamente estabelecidos. Pargrafo nico A falta de comparecimento do Secretrio Municipal ou Diretor equivalente, sem justificativa razovel, ser considerada desagravo Cmara, e, se o Secretrio ou Diretor equivalente for Vereador licenciado, o no comparecimento nas condies mencionadas caracterizar procedimento incompatvel com a dignidade da Cmara, para instaurao do respectivo processo na forma da Lei Federal, e conseqente cassao de mandato. Art. 50 O Secretrio Municipal ou Diretor equivalente, a seu pedido poder comparecer perante o plenrio ou qualquer comisso da Cmara para expor assunto relacionado com o seu servio administrativo. Art. 51 A Cmara poder, ouvido o plenrio, encaminhar pedidos escritos de informao aos Secretrios Municipais ou Diretores equivalentes, importando crimes de responsabilidade a recusa, ou no atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestao de informao falsa. Art. 52 Mesa, dentre outras atribuies, compete: I tomar todas as medidas necessrias regularidade dos trabalhos legislativos;

II propor projetos que criem ou extingam cargos nos servios da Cmara e fixem os respectivos vencimentos; III apresentar projetos de lei dispondo sobre abertura de crditos suplementares ou especiais, atravs de anulao parcial ou total de dotao da Cmara; IV devolver tesouraria da Prefeitura Municipal o saldo de caixa existente na Cmara no final do exerccio; V representar junto ao Executivo, sobre necessidade de economia interna; VI contratar, na forma da lei, por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico; VII elaborar e encaminhar ao Prefeito at o ltimo dia til de julho, a proposta oramentria da Cmara a ser includa na proposta do Municpio e fazer, mediante ato, a discriminao analtica das dotaes respectivas, bem como alter-las quando necessrio. Se a proposta no for encaminhada no prazo previsto, ser tomado como base o oramento vigente para a Cmara. Art. 53 Dentre outras atribuies, compete ao Presidente da Cmara: I representar a Cmara em juzo e fora dele; II dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Cmara; III interpretar e fazer cumprir o regimento Interno; IV promulgar as resolues e decretos legislativos; V promulgar as leis com sano tcita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo plenrio; VI fazer publicar os atos da Mesa, as resolues, decretos legislativos e as leis que vier a promulgar; VII autorizar as despesas da Cmara; VIII representar por deciso da Cmara, sobre a incostitucionalidade de lei ou ato municipal; IX solicitar, por deciso da maioria absoluta da Cmara, a interveno no Municpio nos casos admitidos pela Constituio Federal e pela Constituio Estadual; X manter a ordem no recinto da Cmara, podendo solicitar a fora necessria para esse fim; XI encaminhar, para parecer prvio, a prestao de contas do Municpio ao Tribunal de Contas do Estado; XII requisitar o numerrio destinado s despesas da Cmara e aplicar as disponibilidades financeiras no mercado de capitais; XIII apresentar ao plenrio, at o ltimo dia til de cada ms, o balancete relativo aos recursos recebidos e s despesas do ms anterior. Seo III Das Atribuies da Cmara Municipal Art. 54 Compete Cmara Municipal, com sano do Prefeito, legislar sobre todas as matrias de competncia do Municpio, especialmente sobre: I instituio e arrecadao de tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas; II autorizao de isenes e anistias fiscais e a remisso de dvidas; III oramento anual e o plurianual de investimentos bem como autorizar a abertura de crditos suplementares e especiais; IV deliberao para obteno e concesso de emprstimos e operaes de crditos, bem como a forma e os meios de pagamento; V autorizao de concesso de auxlios e subvenes;

VI autorizao de concesso de servios pblicos; VII autorizao de concesso do direito real de uso de bens municipais; VIII autorizao de concesso administrativa de uso de bens municipais; IX autorizao de concesso de bens imveis; X autorizao para aquisio de bens imveis, salvo quando tratar de doao sem encargo; XI criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas e fixar os respectivos vencimentos; XII criao, estruturao e delegao de atribuies a Secretrios ou Diretores equivalentes e rgos da administrao pblica; XIII aprovao do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado; XIV autorizao de convnios com entidades pblicas ou particulares e consrcios com outros Municpios; XV delimitao do permetro urbano; XVI autorizao para alterar denominao de prprios, vias e logradouros pblicos; XVII o estabelecimento de normas urbansticas, particularmente as relativas a zoneamento e loteamento. Art. 55 Compete privativamente Cmara Municipal exercer as seguintes atribuies dentre outras: I eleger sua Mesa; II elaborar o Regimento Interno; III organizar os servios administrativos internos e prover os cargos respectivos; IV propor a criao ou a extino dos cargos dos servios administrativos internos e a fixao dos respectivos vencimentos; V conceder licena ao Prefeito, ao Vice-Prefeito e aos Vereadores; VI autorizar o Prefeito a ausentar-se do Municpio por mais de vinte dias, por necessidade de servio; VII tomar e julgar as contas do Prefeito no prazo mximo de 60 (sessenta) dias de seu recebimento, observados os seguintes preceitos: a) o parecer do Tribunal somente deixar de prevalecer por deciso de 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara; b) decorrido o prazo de 60 (sessenta) dias, sem deliberao pela Cmara, as contas sero consideradas aprovadas ou rejeitadas, de acordo com a concluso do parecer do Tribunal de Contas; c) rejeitadas as contas, sero estas, imediatamente, remetidas ao Ministrio Pblico para os fins de direito. VIII decretar a perda do mandato do Prefeito e dos Vereadores, nos casos indicados na Constituio Federal, nesta Lei Orgnica e na Legislao Federal aplicvel; IX autorizar a realizao de emprstimos, operao ou acordo externo de qualquer natureza, de interesse do Municpio; X proceder tomada de contas do Prefeito, atravs de comisso especial, quando no apresentadas Cmara, dentro de 60(sessenta) dias aps a abertura da sesso legislativa; XI aprovar convnios, acordo ou qualquer outro instrumento celebrado pelo Municpio com a Unio, o Estado, outra pessoa jurdica de direito interno ou entidades assistenciais culturais; XII estabelecer e mudar temporariamente o local de suas reunies; XIII convocar o Prefeito e seu Secretrio ou Diretor equivalente para prestar esclarecimento, aprazando dia e hora para o comparecimento; XIV deliberar sobre o adiantamento e a suspenso de suas reunies;

XV criar comisso parlamentar de inqurito sobre fato determinado e prazo certo, mediante requerimento de um tero de seus membros; XVI conceder ttulo de cidado honorrio ou conferir homenagem a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes servios ao Municpio ou nele se destacado pela atuao exemplar na vida pblica e particular, mediante proposta pelo voto de 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara; XVII julgar o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores, nos casos previstos em lei federal; XVIII fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, includos os da Administrao Indireta; XIX dar posse ao Prefeito, ao Vice-Prefeito e ao Vereador, conhecer de sua renncia e afast-los definitivamente do exerccio do cargo quando for o caso; XX sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitam do Poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Seo IV Da Remunerao dos Agentes Polticos Art. 56 A remunerao do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, ser fixada no ltimo ano da legislatura at trinta dias antes das eleies municipais, vigorando para a legislatura seguinte, observado os artigos 37, XI, 150, II 153, III e 153 2 I, da Constituio Federal e o seguinte: I a remunerao do Prefeito ser composta de subsdios e verba de representao; II a remunerao do Prefeito Municipal, ser fixada em moeda corrente, no podendo ultrapassar o montante de 84% (oitenta e quatro por cento), daquela estabelecida em espcie para os Deputados Estaduais; (*) III a verba de representao do Prefeito Municipal ser fixada em moeda corrente, e corresponder no mximo a 2/3 (dois teros) dos subsdios; (*) IV a remunerao do Vice-Prefeito, ser fixada em moeda corrente, no podendo exceder a 50% (cinqenta por cento), da que for fixada para o Prefeito Municipal; (*) V a remunerao dos Vereadores ser fixada em moeda corrente, no podendo ultrapassar a 5% (cinco por cento) da receita do Municpio e nem ultrapassar 75% (setenta e cinco por cento) daquela estabelecida em espcie para os Deputados Estaduais; (*) VI a remunerao de que trata o inciso anterior ser dividida em duas partes, 60 (sessenta por cento) fixa e 40% (quarenta por cento) varivel; (*) VII a verba de representao do Presidente da Cmara ser fixada em moeda corrente, no podendo exceder a 50% (cinqenta por cento) da que for fixada para o Prefeito Municipal. (*) 1 - Poder ser prevista remunerao para as sesses extraordinrias, observado o inciso V, desta Emenda. (*) 2 - Os valores que sero fixados na forma dos incisos II, III, IV, V e VII, sero corrigidos pela variao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor (INPC), ocorrida entre a data da fixao e o ltimo dia do exerccio. (*) 3 - A partir de janeiro do 1 (primeiro) ano da Legislatura, os valores citados nos incisos II, III e IV, sero revistos na mesma poca e na mesma proporo em que for reajustada a remunerao dos Servidores Municipais. (*) 4 - No caso de no ter sido fixada a remunerao do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores at a data prevista nesta Lei Orgnica, prevalecer a remunerao do ms de

dezembro do ltimo ano da Legislatura, sendo este valor atualizado pelo ndice Oficial que for estabelecido para o Servidor Municipal. (*) 5 - A Lei fixar critrios de indenizao de despesas de viagem do Prefeito, do VicePrefeito e dos Vereadores, no se considerando tal indenizao como remunerao, na forma da Lei. (*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 03 de 18.11.92. Seo V Dos Vereadores Art. 57 Os Vereadores so inviolveis no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio, por suas opinies, palavras e votos. Pargrafo nico Aos Vereadores estende-se o disposto nos pargrafos 1, 2, 3 , 5 e 6 do artigo 102 da Constituio Estadual. Art. 58 vedado ao Vereador: I desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com o Municpio, com suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista ou com suas empresas concessionrias de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer as clusulas uniformes; b) aceitar cargo, emprego ou funo da administrao pblica direta ou indireta municipal, salvo mediante aprovao em concurso pblico e observado o disposto no artigo 103, I, IV e V desta Lei Orgnica. II desde a posse: a) ocupar cargo, funo ou emprego, na administrao pblica direta ou indireta do Municpio, de que seja exonervel ad nutum, salvo o cargo de Secretrio Municipal ou Diretor equivalente desde que se licencie do exerccio do mandato; b) exercer outro cargo eletivo federal, estadual ou municipal; c) ser proprietrio, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico do Municpio, ou nela exercer funo remunerada; d) patrocinar causa junto ao Municpio em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere a alnea a do inciso I. Art. 59 Perder o mandato o Vereador: I que infringir quaisquer proibies estabelecidas no artigo anterior; II cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar ou atentatrio s Instituies vigentes; III que se utilizar do mandato para a prtica de atos de corrupo ou de improbidade administrativa; IV que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa anual, tera parte das sesses ordinrias da Cmara, salvo doena comprovada, licena ou misso autorizada pela edilidade; V que fixar residncia fora do Municpio; VI que perder ou tiver suspensos os direitos polticos. 1 - Alm de outros casos definidos no Regimento Interno da Cmara Municipal, considerar-se- incompatvel com o decoro parlamentar o abuso das prerrogativas asseguradas ao Vereador ou a percepo de vantagens ilcitas ou imorais.

2 - Nos casos dos incisos I a VI, a perda do mandato ser declarada pela Cmara por voto secreto e maioria de 2/3 (dois teros) da Cmara, mediante provocao da Mesa ou de qualquer de seus membros, assegurada ampla defesa. Art. 60 O Vereador poder licenciar-se: I por motivo de doena; II para tratar, sem remunerao, de interesse particular, desde que o afastamento no ultrapasse 120 (cento e vinte) dias por sesso legislativa; III para desempenhar misses temporrias, de carter cultural ou de interesse do Municpio. 1 - No perder o mandato, considerando-se automaticamente licenciado o Vereador investido no cargo de Secretrio Municipal ou Diretor equivalente, conforme previsto no Art. 58, II alnea a desta Lei Orgnica. 2 - Ao Vereador licenciado nos termos dos incisos I e II, a Cmara poder determinar o pagamento no valor que estabelecer e na forma que especificar, de auxlio-doena ou de auxlio especial. 3 - O auxlio de que trata o pargrafo anterior poder ser fixado no curso da legislatura e no ser computado para efeito de clculo da remunerao dos Vereadores. 4 - A licena para tratar de interesse particular no ser inferior a trinta dias e o Vereador no poder reassumir o exerccio do mandato antes do trmino da licena. 5 - Independentemente de requerimento, considerar-se- como licena o no comparecimento s reunies de Vereador privado, temporariamente de sua liberdade, em virtude de processo criminal em curso. 6 - Na hiptese do pargrafo primeiro, o Vereador poder optar pela remunerao do mandato. Art. 61 Dar-se- a convocao do suplente de Vereador nos casos de vaga ou de licena. 1 - O suplente convocado dever tomar posse no prazo de quinze dias, contados da data da convocao, salvo justo motivo aceito pela Cmara, quando se prorrogar o prazo. 2 - Enquanto a vaga a que se refere o pargrafo anterior no for preenchida, calcularse- o quorum em funo dos Vereadores remanescentes. Seo VI Do Processo Legislativo Art. 62 O Processo Legislativo Municipal compreende a elaborao de: I emendas Lei Orgnica; II leis complementares; III leis ordinrias; IV leis delegadas; V medidas provisrias; VI decretos legislativos, e, VII resolues. Art. 63 A Lei Orgnica poder ser emendada mediante proposta: I de um tero no mnimo, dos membros da Cmara Municipal; II do Prefeito Municipal; III de iniciativa popular.

1 - A proposta ser votada em dois turnos com interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal. 2 - A emenda lei Orgnica Municipal ser promulgada pela Mesa da Cmara com o respectivo nmero de ordem. 3 - A Lei Orgnica no poder ser emendada na vigncia de estado de stio ou de interveno no Municpio. Art. 64 A iniciativa das leis cabe a qualquer Vereador, ao Prefeito e ao eleitorado que exercer sob a forma de moo articulada, subscrita no mnimo, por cinco por cento do total do nmero de eleitores do Municpio. Art. 65 As leis complementares somente sero aprovadas, se obtiverem maioria absoluta dos votos dos membros da Cmara Municipal, observados os demais termos de votao das leis ordinrias. Pargrafo nico Sero leis complementares dentre outras previstas nesta Lei Orgnica: I Cdigo Tributrio do Municpio; II Cdigo de Obras; III Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado; IV Cdigo de Posturas; V Lei instituidora do regime jurdico nico dos servidores municipais; VI Lei Orgnica instituidora da guarda municipal; VII - Lei de criao de cargos, funes ou empregos pblicos. Art. 66 So de iniciativa exclusiva do Prefeito as leis que disponham sobre: I criao, transformao ou extino de cargos, funes ou empregos pblicos na Administrao Direta e Autrquica ou aumento de sua remunerao; II servidores pblicos, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; III criao, estruturao e atribuio das Secretarias ou Departamentos equivalentes e rgos da Administrao Pblica; IV matria tributria e oramentria e a que autorize a abertura de crditos ou conceda auxlios e subvenes. Pargrafo nico No ser admitido aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do Prefeito Municipal, ressalvado o disposto no inciso IV, primeira parte. Art. 67 de competncia exclusiva da Mesa da Cmara a iniciativa das leis que disponham sobre: I autorizao para abertura de crditos suplementares ou especiais, atravs do aproveitamento total ou parcial das consignaes oramentrias da Cmara; II organizao dos servios administrativos da Cmara, criao, transformao ou extino de seus cargos, empregos ou funes e fixao da respectiva remunerao. Pargrafo nico Nos projetos de competncia exclusiva da Mesa da Cmara no sero admitidas emendas que aumentem a despesa prevista, ressalvado o disposto na parte final do inciso II deste artigo, se assinada pela maioria dos Vereadores. Art. 68 O Prefeito poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa.

1 - Solicitada a urgncia, a Cmara dever se manifestar em at 45 (quarenta e cinco) dias sobre a proposio contados da data em que for feita a solicitao. 2 - Esgotado o prazo no pargrafo anterior sem deliberao pela Cmara, ser a proposio includa na Ordem do Dia, sobrestando-se as demais proposies, para que se ultime a votao. 3 - O prazo do pargrafo 1 no ocorre no perodo de recesso da Cmara nem se aplica aos projetos de lei complementar. Art. 69 Aprovado o Projeto de Lei ser este enviado ao Prefeito, que, aquiescendo, o sancionar. 1 - O Prefeito, considerando o projeto no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data de recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da Cmara, as razes do veto. 2 - O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. 3 - Decorrido o prazo do pargrafo primeiro, o silncio do Prefeito importar em sano. 4 - A apreciao do veto pelo plenrio da Cmara ser, dentro de 30 (trinta) dias a contar do seu recebimento em uma discusso e votao, com parecer ou sem ele, considerando-se rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores, em escrutnio secreto. 5 - Rejeitado o veto, ser o projeto enviado ao Prefeito para a promulgao. 6 - Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no pargrafo quarto, o veto ser colocado na Ordem do Dia da sesso imediata sobrestadas as demais proposies, at a sua votao final, ressalvadas as matrias de que trata o artigo 67 desta Lei Orgnica. 7 - A no promulgao da Lei no prazo de quarenta e oito horas pelo Prefeito, nos casos dos pargrafos terceiro e quinto, criar para o Presidente da Cmara a obrigao de faz-lo em igual prazo, se este no promulgar, caber ao Vice-Presidente. Art. 70 As leis delegadas sero elaboradas pelo Prefeito, que dever solicitar a delegao Cmara Municipal. 1 - Os atos de competncia privativa da Cmara, a matria reservada lei complementar, os planos plurianuais e oramentos no sero objeto de delegao. 2 - A delegao ao Prefeito ser efetuada sob forma de decreto legislativo, que especificar o seu contedo e os termos de seu exerccio. 3 - O decreto legislativo poder determinar a apreciao do projeto pela Cmara que a far em votao nica, vedada a apresentao da emenda. Art. 71 Os projetos de resoluo disporo sobre a matria de interesse interno da Cmara e os projetos de decreto legislativo sobre os demais casos de sua competncia privativa. Pargrafo nico Nos casos de projeto de resoluo de projeto de decreto legislativo, considerar-se- encerrada com a votao final a elaborao da norma jurdica, que ser promulgada pelo Presidente da Cmara. Art. 72 A matria constante de projeto de Lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Cmara.

Art. 73 O Prefeito Municipal, em caso de calamidade pblica, poder adotar a medida provisria, com fora de lei, para abertura de crdito extraordinrio, devendo submet-la Cmara Municipal que, estando em recesso, ser convocada extraordinariamente para se reunir no prazo de 05 (cinco) dias. Pargrafo nico A medida provisria perder a eficcia, desde a edio, se no for convertida em lei no prazo de 30 (trinta) dias, a partir de sua publicao, devendo a Cmara Municipal disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. CAPTULO II Do Poder executivo Seo I Do Prefeito e do Vice-Prefeito Art. 74 O Poder Executivo Municipal exercido pelo Prefeito, com funes polticas, executivas e administrativas. Pargrafo nico Aplica-se elegibilidade para Prefeito e Vice-Prefeito o disposto no pargrafo primeiro do artigo 35 desta Lei Orgnica e a idade mnima de vinte e um ano. Art. 75 O Prefeito e o Vice-Prefeito sero eleitos simultaneamente, para cada legislatura, por eleio direta em sufrgio universal e secreto, para um mandato de 04 (quatro) anos vedados reeleio para o perodo subseqente. Pargrafo nico A eleio a que se refere este artigo, observar ainda o inciso II, do artigo 29 da Constituio Federal.. Art. 76 O Prefeito e o Vice-Prefeito tomaro posse no dia 1 de janeiro do ano subseqente eleio, em sesso solene da Cmara Municipal, ou se esta no estiver reunida perante a autoridade judiciria competente, ocasio em que prestaro o seguinte compromisso: Prometo cumprir a Constituio Federal, a Constituio Estadual e a Lei Orgnica Municipal, observar as lei, promover o bem-estar geral do Municpio e exercer o cargo sob inspirao da democracia, da legitimidade e da legalidade. 1 - Se at 10 de janeiro o Prefeito ou Vice-Prefeito, salvo motivo de fora maior devidamente comprovado aceito pela Cmara Municipal, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago. 2 - Enquanto no ocorrer a posse do Prefeito, assumir o cargo o Vice-Prefeito, e, na falta ou impedimento deste o Presidente da Cmara Municipal. 3 - O Vice-Prefeito no poder se recusar a substituir o Prefeito, sob pena de extino do mandato. 4 - O Vice-Prefeito, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei, auxiliar o Prefeito, sempre que por ele for convocado para misses especiais. Art. 77 Em caso de impedimento do Prefeito e Vice-Prefeito, ou vacncia do cargo assumir a Administrao Municipal o Presidente da Cmara. Pargrafo nico O Presidente da Cmara recusando-se por qualquer motivo, assumir o cargo de Prefeito, perder o mandato que ocupa na Mesa Diretora, ensejando, assim a eleio de outro membro para ocupar, como Presidente da Cmara, a chefia do Poder Executivo.

Art. 78 Verificando a vacncia do cargo de prefeito e inexistindo Vice-Prefeito, observar-se- o seguinte: I ocorrendo a vacncia nos 03 (trs) primeiros anos do mandato, dar-se- a eleio noventa dias aps a sua abertura, cabendo aos eleitos completar o perodo dos seus antecessores; II ocorrendo a vacncia no ltimo ano do mandato, assumir o Presidente da Cmara que completar o perodo. Art. 79 O Prefeito e o Vice-Prefeito, quando no exerccio do cargo, no podero, sem licena da Cmara Municipal, ausentar-se do Municpio por perodo superior a 15 (quinze) dias sob pena de perda do cargo ou de mandato. Pargrafo nico O Prefeito regularmente licenciado ter direito a perceber a remunerao, quando: I impossibilitado de exercer o cargo, por motivo de doena devidamente comprovada; II a servio ou misso de representao do Municpio. 1 - A remunerao do Prefeito ser estipulada na forma dos incisos I, II e III do artigo 56 desta Lei Orgnica. Art. 80 Na ocasio da posse e ao trmino do mandato o Prefeito far declarao de seus bens, a qual ficar arquivada na Cmara, constando das respectivas atas o seu resumo. Pargrafo nico O Vice-Prefeito far declarao de bens no momento em que assumir o exerccio do cargo. Art. 81 Ao Prefeito, como chefe da administrao, compete dar cumprimento s deliberaes da Cmara, dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Municpio, bem como adotar, de acordo com a Lei, todas as medidas administrativas de utilidade pblica sem exercer as verbas oramentrias. Seo II Das Atribuies do Prefeito Art. 82 Compete ao Prefeito, entre outras atribuies: I a iniciativa das leis, na forma e casos previstos nesta Lei Orgnica; II representar o Municpio em juzo e fora dele; III sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas pela Cmara e expedir os regulamentos para sua fiel execuo; IV vetar, no todo ou em parte, os projetos de Lei aprovados pela Cmara; V decretar, nos termos da lei, a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social; VI expedir decretos, portarias e outros atos administrativos; VII permitir ou autorizar o uso de bens municipais por terceiros, ad referendum da Cmara Municipal; VIII permitir ou autorizar a execuo de servios pblicos por terceiros, ad referendum da Cmara Municipal; IX prover os cargos pblicos e expedir os demais atos referentes situao funcional dos servidores; X enviar Cmara Municipal os projetos de lei relativos ao oramento anual e ao plano plurianual do Municpio e das suas autarquias;

XI encaminhar Cmara, at 15 de abril, a prestao de contas, bem como os balanos do exerccio findo; XII encaminhar aos rgos competentes os planos de aplicao e as prestaes de contas exigidas em lei; XIII fazer publicar os atos oficiais; XIV prestar Cmara, dentro de 15 (quinze) dias, as informaes pela mesma solicitadas, salvo prorrogao, seu pedido e por prazo determinado, em face da complexidade da matria ou da dificuldade de obteno nas respectivas fontes, dos dados pleiteados; XV celebrar convnios com entidades pblicas ou privadas para a realizao de objetivos de interesse do Municpio ad referendum da Cmara Municipal; XVI editar medidas provisrias, na forma desta Lei Orgnica; XVII prover os servios e obras da administrao pblica; XVIII superintender a arrecadao dos tributos, bem como a guarda e aplicao da receita, autorizando as despesas e pagamentos dentro das disponibilidades oramentrias ou dos crditos votados pela Cmara; XIX depositar na conta da Cmara Municipal de So Fidlis (RJ) at o dia 20 (vinte) de cada ms, na agncia bancria indicada pela mesma, os recursos correspondentes as dotaes oramentrias, inclusive os crditos suplementares e especiais; (*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 11 de 13.05.98. XX aplicar metas previstas em leis e contratos, bem como rev-las quando impostas regularmente; XXI resolver sobre os requerimentos, reclamaes ou representaes que lhe forem dirigidas; XXII oficializar, obedecidas as normas urbansticas aplicveis, as vias e logradouros pblicos, mediante denominao aprovada pela Cmara; XXIII convocar extraordinariamente a Cmara quando o interesse da administrao o exigir; XXIV aprovar projetos de edificao e planos de loteamento, arruamento e zoneamento urbano ou para fins urbanos; XXV apresentar, anualmente Cmara, relatrio circunstanciado sobre o estado das obras e dos servios municipais bem assim o programa da administrao para o ano seguinte; XXVI organizar os servios internos das reparties criadas por lei, sem exceder as verbas para tal destinadas; XXVII contrair emprstimos e realizar operaes de crditos, mediante prvia autorizao da Cmara; XXVIII providenciar sobre a administrao dos bens do Municpio e sua alienao, na forma da lei; XXIX organizar e dirigir, nos termos da lei, os servios relativos s terras do Municpio; XXX desenvolver os sistemas virios do Municpio; XXXI conceder auxlios, prmios e subvenes, nos limites das respectivas verbas oramentrias e do plano de distribuio prvia e anualmente aprovado pela Cmara; XXXII providenciar sobre o incremento do ensino; XXXIII estabelecer a diviso administrativa do Municpio de acordo com a lei; XXXIV solicitar o auxlio das autoridades policiais do Estado para garantir o cumprimento de seus atos; XXXV decretar calamidade pblica quando ocorrerem fatos que a justifiquem;

XXXVI requerer autoridade competente a priso administrativa de servidor pblico municipal omisso ou remisso na prestao de contas dos dinheiros pblicos; XXXVII dar denominao a prprios municipais e logradouros pblicos; XXXVIII realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil e com membros da comunidade; XXXIX publicar, at 30 (trinta) dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria; XL resolver sobre os requerimentos, as reclamaes ou as representaes que lhe forem dirigidas; XLI adotar providncias para a conservao e salvaguarda do patrimnio municipal; XLII encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no prazo fixado em lei estadual, a sua prestao de contas; XLIII enviar Cmara projeto de lei oramentria anual das diretrizes oramentrias e do oramento plurianual de investimentos. Art. 83 O Prefeito poder delegar, por decreto, a seus auxiliares as atribuies previstas nos incisos IX, XV, XVII, do artigo 82. Art. 84 O Prefeito poder, a qualquer momento, segundo seu nico critrio, avocar a si a competncia delegada. Seo III Da Perda e Extino do Mandato Art. 85 vedado ao Prefeito assumir outro cargo ou funo na administrao pblica direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso pblico e observado o disposto no Art. 103, I, IV e V desta Lei Orgnica. Pargrafo nico A infringncia ao disposto neste artigo importar em perda do mandato. Art. 86 As incompatibilidades declaradas no artigo 58, seus incisos e alneas desta Lei Orgnica estendem-se no que forem aplicveis ao Prefeito, Chefe de Gabinete e aos Secretrios Municipais ou Diretores equivalentes. Art. 87 So crimes de responsabilidade do Prefeito os previstos em lei federal. Pargrafo nico O Prefeito ser julgado pela prtica de crimes de responsabilidades, perante o Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro. Art. 88 O Prefeito ser julgado pela prtica de infraes poltico-administrativas perante a Cmara. Art. 89 Ser declarado vago, pela Cmara Municipal, o cargo de Prefeito quando: I ocorrer falecimento, renncia, ou condenao por crime funcional ou eleitoral; II deixar de tomar posse, sem motivo justo aceito pela Cmara, dentro do prazo de 10 (dez) dias; III infringir as normas do artigo 58 e 79 desta Lei Orgnica; IV perder ou tiver suspensos os direitos polticos. Seo IV Da Transio Administrativa

Art. 90 O Prefeito dever preparar para entregar ao sucessor e para publicao, mediante relatrio da situao da Administrao Municipal que conter, entre outras, informaes atualizadas sobre: I dvidas do Municpio, por credor, com as datas dos respectivos vencimentos inclusive das dvidas a longo prazo e encargos decorrentes de operaes de crdito, informando sobre a capacidade da Administrao Municipal realizaes de crditos de qualquer natureza; II medidas necessrias regularizao das contas municipais perante o Tribunal de Contas ou rgos equivalentes, se for o caso; III prestaes de contas de convnios celebrados com organismo da Unio e do Estado, bem como do recebimento de subvenes ou auxlio; IV situao dos contratos com concessionrias de servios pblicos; V estado dos contratos de obras e servios em execuo ou apenas formalizados, informando sobre o que foi realizado e pago e o que h por executar e pagar, com os prazos respectivos; VI transferncias a serem recebidas da Unio e do Estado por fora de mandamento constitucional ou de convnios; VII projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo em curso na Cmara Municipal, para permitir que a nova administrao decida quanto convenincia de lhes dar prosseguimento, acelerar seu andamento ou retir-lo; VIII situao dos servidores do Municpio, seu custo, quantidade e rgos em que esto lotados e em exerccio. Art. 91 vedado ao Prefeito Municipal, por qualquer forma, compromissos financeiros para execuo de programas ou projetos aps o trmino do seu mandato, no previsto na legislao oramentria. 1 - O disposto neste artigo no se aplica nos casos comprovados de calamidade pblica. 2 - Sero nulos e no produziro nenhum efeito os empenhos e atos praticados em desacordo neste artigo, sem prejuzo da responsabilidade do Prefeito Municipal. Seo V Dos Auxiliares Diretos do Prefeito Art. 92 So auxiliares diretos do Prefeito: I o Chefe do Gabinete; II os Secretrios Municipais; III os Diretores equivalentes. Pargrafo nico Os cargos so de livre nomeao e exonerao do Prefeito. Art. 93 A Lei Municipal estabelecer as atribuies dos Auxiliares diretos do Prefeito, definindo-lhes a competncia, deveres, responsabilidades, fixao ou aumento de sua remunerao. (*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 10 de 12.12.95. Art. 94 Os auxiliares do Prefeito Municipal so solidariamente responsveis, junto com este, pelos atos que assinarem, ordenarem ou praticarem.

Art. 95 Os auxiliares diretos do Prefeito Municipal faro declarao de bens no ato de sua posse em cargo ou funo pblica municipal e no trmino do exerccio. Art. 96 So condies essenciais para a investidura no cargo de Chefe de Gabinete, de Secretrio ou Diretores equivalentes: I ser brasileiro; II estar no exerccio dos direitos polticos; III ser maior de 21 (vinte e um) anos. Art. 97 Alm de outras fixadas em lei, compete ao Chefe de gabinete, aos Secretrios ou Diretores: I subscrever atos e regulamentos referentes aos seus rgos; II expedir instrues para a boa execuo das leis, decretos e regulamentos; III apresentar ao Prefeito relatrio anual dos servios realizados por suas reparties; IV comparecer Cmara Municipal, sempre que convocados pela mesma, para prestao de esclarecimento de sua competncia. Pargrafo nico A infringncia do inciso IV deste artigo, sem justificao, importa em crime de responsabilidade. Seo IV Da Administrao Pblica Art. 98 A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes do Municpio, obedecer os princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, tambm, ao seguinte: I os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei; II a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; III no haver limite mximo de idade para inscrio em concurso pblico municipal, constituindo-se entretanto, em requisito de acessibilidade ao cargo ou emprego a possibilidade de permanncia de no mnimo cinco anos no seu efetivo exerccio; IV o prazo de validade do concurso pblico ser de dois anos, prorrogvel, uma vez, por igual perodo; V durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre os novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira; VI os cargos em comisso e as funes de confiana, ressalvadas a de Secretrio Municipal, sero exercidas preferencialmente, por servidores ocupantes de cargos de carreira tcnica ou profissional, nos casos e condies previstos em lei; VII os cargos de natureza tcnica s podero ser ocupados pelos profissionais legalmente habilitados e de comprovada atuao na rea; VII garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical; IX o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal; X o municpio de So Fidlis, assegurar a livre inscrio de pessoa portadora de deficincia em concurso pblico, com percentual nunca inferior a 5% (cinco por cento) dos cargos e empregos do Municpio, mediante: a) a adaptao de provas;

b) a comprovao de compatibilidade da deficincia com o cargo, emprego ou funo, por parte do candidato. (*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 08 de 21.09.95. XI a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico; XII a reviso geral da remunerao dos servidores pblicos far-se- sempre na mesma data; XIII a lei fixar o limite mximo e a relao de valores entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, observado, como limite mximo, os valores percebidos como remunerao pelo Prefeito; XIV os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo; XV vedada a vinculao ou equiparao de vencimento, para efeito de remunerao de pessoal do servio pblico, ressalvado o disposto no inciso anterior e no Art. 104, 1, desta Lei Orgnica; XVI os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento; XVII os vencimentos dos servidores pblicos so irredutveis e a remunerao observar o que dispem os Art. 37, XI, XII; Art. 150, II; Art. 153, III; e 153, 2, I, da Constituio Federal; XVIII vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios; a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos privativos de mdico. XIX a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, empresas pblicas, sociedade de economia mista e fundaes mantidas pelo Poder Pblico; XX somente por lei especfica podero ser criadas empresas pblicas, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao pblica; XXI depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada; XXII ressalvados os casos especificados na Legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da Lei, exigindo-se a qualificao tcnico-econmica indispensvel garantia do cumprimento das obrigaes. 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizam promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. 2 - As reclamaes relativas prestao de servios pblicos sero disciplinados em lei. 3 - Os atos de improbidade administrativa importaro na suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a disponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao prevista em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

4 - A Lei Federal estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor, ou no, que causem prejuzos ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento. 5 - As pessoas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos que seus agentes nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Art. 99 Os planos de cargos e carreiras do servio pblico municipal sero elaborados de forma a assegurar aos servidores municipais remunerao compatvel com o mercado de trabalho para funo respectiva, oportunidade de progresso funcional e acesso a cargos de escalo superior. 1 - O Municpio proporcionar aos servidores oportunidade de crescimento profissional atravs de programas de formao de mo-de-obra, aperfeioamento e reciclagem. 2 - Os programas mencionados no pargrafo anterior tero carter permanente. Para tanto, o Municpio poder manter convnios com instituies especializadas. Art. 100 vedada a converso de frias ou licenas em dinheiro, ressalvados os casos de extrema necessidade de servio, havendo disponibilidade de recursos. (*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 02 de 03.06.92. Art. 101 O Municpio assegurar a seus servidores e dependentes, na forma da Lei Municipal, servios de atendimento mdico, odontolgico e de assistncia social. Pargrafo nico Os servios referidos neste artigo so extensivos aos aposentados e aos pensionistas do Municpio. Art. 102 O Municpio poder instituir contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, de sistema de previdncia e assistncia social. Art. 103 Ao servidor pblico com exerccio de mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposies: I tratando-se de mandato efetivo federal, ou estadual, ficar afastado do seu cargo, emprego ou funo; II investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; IV em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo de merecimento; V para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse. Seo VII Do Servidores Pblicos Art. 104 O Municpio instituir regime jurdico nico e planos de carreiras para os servidores de Administrao Pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

1 - A Lei assegurar, aos servidores da administrao direta, isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho. Art. 105 Aos servidores pblicos civis ficam assegurados, alm de outros que a lei estabelecer, os seguintes direitos: I salrio mnimo; II irredutibilidade do salrio; III garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo para os que percebem remunerao varivel; IV dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; V remunerao do trabalho noturno superior do diurno; VI salrio-famlia para os seus dependentes; VII durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; VIII repouso remunerado, preferencialmente aos domingos; IX remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; X gozo de frias remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; XI licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com durao de cento e vinte dias; XII licena paternidade, nos termos fixados em lei; XIII proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; XIV reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XV adicional de remunerao para atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XVI proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrios de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; XVII pagamento dos servidores do Municpio at o 5 (quinto) dia til de cada ms; XVIII garantia ao servidor pblico civil do direito livre associao sindical, observado, no que couber, o disposto no artigo 8 da Constituio Federal; XIX o desconto em folha de pagamento, pelos rgos competentes da Administrao Pblica, obrigatrio em favor de entidade de classe, sem fins lucrativos, devidamente constituda e registrada, desde que regular e expressamente autorizada pelo associado; XX garantia de adicional de remunerao, para os professores, que trabalham em escolas de difcil acesso, nos termos da lei; XXI iseno do imposto predial e territorial, a todos os servidores municipais, desde que possuam uma nica residncia e nela residam; XXII fornecimento de esquife pela Prefeitura Municipal de So Fidlis, gratuidade do sepultamento, para os servidores municipais, que percebam at 2 (dois) salrios mnimos e que sejam reconhecidamente pobres na forma da Lei; XXIII aplica-se aos servidores pblicos municipais o que dispe o artigo 83, incisos XX e XXI da Constituio Estadual;

XXIV a gratificao adicional por tempo de servio dos servidores municipais estatutrios ser trienal, sendo o primeiro de 10% (dez por cento) e os demais de 5% (cinco por cento) at o limite de 11 (onze) trinios; XXV os atestados mdicos apresentados pelos servidores pblicos municipais devero ser acatados pela Administrao Pblica, com o CID, e emitido por qualquer mdico. Art. 106 O servidor ser aposentado: I por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrentes de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei, e proporcionais nos demais casos; II compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III voluntariamente: a) aos trinta e cinco anos de servio, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais; b) aos trinta anos de efetivo exerccio em funes de magistrios, se professor, e vinte e cinco, se professora, com proventos integrais; c) aos trinta anos de servio, se homem, e aos vinte e cinco, se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo; d) aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 - A lei complementar poder estabelecer excees ao disposto no inciso III, a e c, no caso de exerccio de atividades penosas, insalubres ou perigosas. 2 - A lei dispor sobre a aposentadoria em cargos ou empregos temporrios. 3 O tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal, ser computado integralmente para os efeitos de aposentadoria e de disponibilidade. 4 - Aplica-se aos servidores pblicos municipais, o disposto no 3 do artigo 89, da Constituio Estadual. 5 - Os proventos da aposentadoria sero revistos, na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividades, sendo tambm estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividades, inclusive quando decorrente da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria, na forma da lei. 6 - O benefcio da penso por morte corresponder totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido, at o limite estabelecido em lei; observado o disposto no pargrafo anterior. Art. 107 So estveis, aps dois anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico. 1 - O servidor pblico estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. 2 - Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel ser ele integrado, e o eventual ocupante da vaga reconduzido ao cargo de origem sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. 3 - Extinto o cargo ou declarado sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade remunerada at seu adequado aproveitamento em outro cargo. Seo VIII Da Segurana Pblica

Art. 108 A segurana pblica dever do Municpio nos termos do artigo 144 da Constituio Federal nos limites de sua competncia e possibilidades materiais. Art. 109 Lei poder criar a guarda municipal, definindo-lhe as caractersticas organizadas e atribuies para a proteo dos bens, servios e instalaes do Municpio. Pargrafo nico Aos servidores municipais que, na data da promulgao desta lei, estejam exercendo atividades de vigias e vigilantes municipais, a mais de cinco anos, fica assegurada a permanncia no quadro atual, ou no correlato, que venha a ser criado. Art. 110 Os agentes municipais tm o dever de operar com os rgos federais e estaduais de segurana pblica para preveno do delito, a represso da criminalidade e a preservao da ordem pblica. Art. 111 Os agentes municipais tero, dentre outras, as seguintes atribuies: I vigilncia dos prprios municipais; II vigilncia dos logradouros pblicos; III promover a fiscalizao do uso adequado dos parques, jardins, praas e outros bens de domnio pblico; IV promover a vigilncia das reas de preservao do patrimnio natural e cultural do Municpio, bem como preservar mananciais e a defesa da fauna e da flora; V colaborar com a fiscalizao da Prefeitura na aplicao da legislao relativa ao exerccio do Poder de Polcia Administrativa do Municpio. Art. 112 Para exercer atividades auxiliares e complementares de defesa civil, o Municpio poder criar organizaes de voluntrios, que atuaro segundo os padres do Corpo de Bombeiros e, de preferncia, mediante convnio com o Estado. TTULO V Da Organizao Administrativa Municipal CAPTULO I Da Estrutura Administrativa Art. 113 A administrao municipal constituda dos rgos integrados na estrutura administrativa da Prefeitura e de entidades dotadas de personalidade jurdica prpria. 1 - Os rgos da administrao direta que compem a estrutura administrativa da Prefeitura se organizam e se coordenam, atendendo aos princpios tcnicos recomendveis ao bom desempenho de suas atribuies. 2 - As entidades dotadas de personalidade jurdica prpria que compem a Administrao Indireta do Municpio de classificam em: I autarquias o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprias, para executar atividades tpicas da administrao pblica que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizadas; II empresa pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio e capital do Municpio, criada por lei, para explorao de atividades econmicas que o Municpio seja levado a exercer, por fora de contingncia ou convenincia administrativa, podendo investir-se de qualquer das formas admitidas em direito;

III sociedade de economia mista a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei, para explorao de atividades econmicas sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, ao Municpio ou entidade da Administrao; IV fundao pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo e funcionamento custeado por recursos do Municpio e de outras fontes. 3 - A entidade, de que trata o inciso IV do 2 adquire personalidade jurdica com a inscrio da escritura pblica de sua constituio no Registro Civil de Pessoas Jurdicas no se lhe aplicando as disposies do Cdigo Civil concernentes s fundaes. Art. 114 As entidades da Administrao Indireta sero vinculadas Secretaria Municipal em cuja rea de competncia enquadra-se sua atividade institucional, sujeitando-se correspondente tutela administrativa. Art. 115 As empresas pblicas e as sociedades de economia mista sero prestadoras de servios pblicos ou instrumentos de atuao do Poder Pblico no domnio econmico, sujeitando-se, em ambos os casos, ao regime jurdico das licitaes pblicas, nos termos do artigo 37, XXI, da Constituio Federal. Art. 116 A prestao de servios pblicos poder ser delegada ao particular mediante concesso ou permisso. Pargrafo nico Os contratos de concesso e os termos de permisso estabelecero condies que assegurem ao Poder Pblico, nos termos da lei, a regulamentao e o controle sobre a prestao dos servios delegados, observado o seguinte: I no exerccio de suas atribuies os servidores pblicos investidos de poder de polcia tero livre acesso a todos os servios e instalaes das empresas concessionrias ou permissionrias; II estabelecimento de hipteses de penalizao pecuniria, de interveno por prazo certo e de cassao, impositiva esta em caso de contumcia no descumprimento de normas protetoras da sade e de meio ambiente. CAPTULO II Dos Atos Municipais, dos Contratos Pblicos e do Processo Administrativo Seo I Da Publicidade dos Atos Municipais Art. 117 A publicao das leis e dos atos municipais far-se- em rgo oficial ou no havendo, em rgos da imprensa local ou regional. 1 - No caso de no haver peridicos no Municpio a publicao ser feita por afixao, em local prprio e de acesso pblico, na sede da Prefeitura ou da Cmara. 2 - A publicao dos atos no normativos, pela imprensa, poder ser resumida. 3 - A escolha do rgo de imprensa particular para divulgao dos atos municipais ser feita por meio de licitao em que se levaro em conta, alm dos preos as circunstncias de periodicidade, tiragem e distribuio. 4 - Nenhuma lei, resoluo ou ato normativo ou regulamentar produzir efeitos antes de sua publicao.

Seo II Da Forma Art. 118 A formalizao das leis e resolues observar a tcnica de elaborao definitiva no Regimento Interno da Cmara Municipal. Art. 119 Os atos administrativos da Cmara Municipal tero a forma de portarias e instrues normativas numeradas em ordem cronolgica, observadas as disposies do Regimento Interno. Art. 120 A formalizao dos atos administrativos da competncia do Prefeito far-se-: I mediante decreto, numerado, em ordem cronolgica, quando se tratar de: a) regulamentao de lei; b) criao ou extino de gratificaes, quando autorizada em lei; c) abertura de crditos suplementares, especiais, e extraordinrios; d) declarao de utilidade pblica ou de interesse social para efeito de desapropriao ou servido administrativa; e) criao, alterao e extino de rgos da Prefeitura, quando autorizada em lei; f) definio da competncia dos rgos e das atribuies dos servidores da Prefeitura no privativas de Lei; g) aprovao de regulamentos e regimentos dos rgos da Administrao Direta; h) aprovao dos estatutos dos rgos da Administrao Direta; i) aprovao dos estatutos da Administrao Indireta; j) fixao e alterao dos preos dos servios prestados pelo Municpio e aprovao dos preos dos servios concedidos ou autorizados; l) permisso para explorao de servios pblicos e para uso de bens municipais; m) aprovao de planos de trabalho dos rgos da Administrao Direta; n) criao, extino, declarao ou modificao de direitos administrativos no privativos da lei; o) medidas executrias do plano diretor; p) estabelecimento de normas de efeitos externos no privativas de lei; II mediante portaria, quando se tratar de: a) provimento e vacncia de cargos pblicos e demais atos de efeito individual relativos aso servidores municipais; b) lotao e relotao nos quadros de pessoal; c) instituio e dissoluo de grupos de trabalho; d) criao de comisses e designao de seus membros; e) autorizao para contratao de servidores por prazo determinado e dispensa; f) definio da competncia dos rgos e das atribuies dos servidores da Prefeitura; g) abertura de sindicncias e processos administrativos e aplicao de penalidades; h) outros atos que, por sua natureza e finalidade, no sejam objetos de lei ou decreto; III contrato, nos seguintes casos: a) admisso de servidores para servios de carter temporrio, nos termos do artigo 98, XI, desta Lei Orgnica; b) execuo de obras e servios municipais, nos termos da lei. Pargrafo nico Os atos constantes dos itens II e III deste artigo, podero ser delegados. Seo III

Das Proibies Art. 121 O Prefeito, o Vice-Prefeito, os Vereadores e os servidores municipais, bem como as pessoas ligadas a qualquer deles por matrimnio ou parentesco, afim ou consangneo, at o segundo grau ou por adoo, no podero contratar com o Municpio, subsistindo a proibio at 6 (seis) meses aps findar as respectivas funes. Pargrafo nico No se incluem nesta proibio os contratos cujas clusulas e condies sejam uniformes para todos os interessados. Art. 122 A pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social, como estabelecido em lei federal, no poder contratar com o Poder Pblico Municipal nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios. Seo IV Do Registro Art. 123 A Cmara Municipal e a Prefeitura mantero nos termos da lei, registros idneos dos seus atos, contratos e recursos de qualquer natureza. Seo V Das Informaes e Certides Art. 124 Os agentes pblicos, nas esferas de suas respectivas atribuies, prestaro informaes e fornecero a todo que as requerer 1 - As informaes podero ser prestadas verbalmente, por escrito ou certificadas, conforme as solicitar o requerente. 2 - As informaes por escrito sero firmadas pelo agente pblico que as prestar. 3 - As certides podero ser extradas de acordo com a solicitao do requerente, sob forma resumida ou de inteiro teor, de assentamentos constantes de documentos ou de processo administrativo; na segunda hiptese, a certido poder constituir-se de cpias reprogrficas das peas indicadas pelo requerente. 4 - O requerente ou seu procurador ter vista de documentos ou processos na prpria repartio m que se encontre. 5 - Os processos administrativos somente podero ser retiradas da repartio nos casos previstos em lei, e, por prazo no superior a sete dias. 6 - Os agentes pblicos observaro o prazo de: a) 5 (cinco) dias, para informao verbal e vista de documentos ou autos de processo quando impossvel sua prestao imediata; b) 15 (quinze) dias, para informaes escritas; c) 30 (trinta) dias, para a expedio de certides. Art. 125 Ser promovida a responsabilizao administrativa, civil e penal cabvel, nos casos de inobservncia das disposies do artigo anterior. Seo VI Dos Contratos Pblicos Art. 126 O Municpio e suas entidades da Administrao Indireta cumpriro as normas gerais de licitao e contratao estabelecidas na legislao federal, e as especiais que fixar a legislao Municipal, observado o seguinte:

I prevalncia de princpios e regras do direito pblico, aplicando-se os de direito privado supletivamente, inclusive nos contratos celebrados pelas empresas pblicas e sociedades de economia mista; II instaurao de um processo administrativo para cada licitao; III manuteno de registro cadastral de licitantes, atualizao anualmente e incluindo dados sobre o desempenho na execuo de contratos anteriores. Seo VII Do Processo Administrativo Art. 127 Os atos administrativos constitutivos e disciplinares sero expedidos e os contratos pblicos sero autorizados ou resolvidos por deciso proferida pela autoridade competente ao trmino de processo administrativo. Art. 128 O processo administrativo, autuado, protocolado e numerado, ter incio mediante provocao do rgo da entidade ou da pessoa interessada, devendo conter, entre outras peas: I a descrio dos fatos e a indicao do direito em que se fundamente o pedido ou a providncia administrativa; II a prova do preenchimento de condies ou requisitos legais ou regulamentares; III os relatrios e pareceres tcnicos ou jurdicos necessrios ao esclarecimento das questes sujeitas deciso; IV os atos designativos de comisso ou tcnico que atuaro em funes de apurao e peritagem; V notificao e editais, quando exigidos por Lei ou regulamento; VI termos de contrato ou instrumentos equivalentes; VII certido ou comprovante de publicao dos despachos que formulem exigncias ou determinem diligncias; VIII documentos oferecidos pelos interessados, pertinentes ao objeto do processo; IX recursos eventualmente interpostos. Art. 129 A autoridade administrativa no estar adstrita aos relatrios e pareceres, mas explicitar as razes de seu convencimento sempre que decidir contrariamente a eles, sob pena de nulidade da deciso. Art. 130 O Presidente da Cmara Municipal, o Prefeito e demais agentes administrativos observaro, na realizao dos atos de sua respectiva competncia, o prazo de: I 5 (cinco) dias, para despachos de mero impulso; II 5 (cinco) dias, para despachos que ordenem providncias e cargos de rgo subordinado ou de servidor municipal; III 5 (cinco) dias, para despachos que ordenem providncias a cargo do administrativo; IV 30 (trinta) dias, para a apresentao de relatrios e pareceres; V 15 (quinze) dias, para o fornecimento de decises conclusivas. Pargrafo nico Aplica-se ao descumprimento de qualquer dos prazos deste artigo, o disposto no artigo 125. Art. 131 O processo administrativo poder ser simplificado, por ordem expressa da autoridade competente, nos casos de urgncia, caracterizada pela emergncia de

situaes que possam comprometer a integridade de pessoas e bens, respondendo a autoridade por eventual abuso de poder ou desvio de finalidade. CAPTULO III Da Interveno do Poder Pblico Municipal na Propriedade Seo I Disposies Gerais Art. 132 facultado ao Poder Pblico Municipal intervir na propriedade privada mediante desapropriao, parcelamento ou edificao compulsrios, tombamento, requisio, ocupao temporria, instituio de servido e imposio de limitaes administrativas. 1 - Os atos de desapropriao, de parcelamento ou edificao compulsria, de tombamento e de requisio obedecero ao que dispuserem as legislaes federal e estadual pertinentes. 2 - Os atos de ocupao temporria, de instituio de servido e de imposio de limitaes administrativas obedecero o disposto na legislao municipal, observados os princpios gerais fixados nesta lei. Seo II Da Ocupao Temporria Art. 133 facultado ao Poder Executivo o uso temporrio, remunerado ou gratuito, de bem particular durante a realizao de obra, servio ou entidade de interesse pblico. Pargrafo nico A remunerao ser obrigatria se o uso temporrio impedir o uso habitual. Art. 134 O proprietrio do bem ser indenizado se da ocupao resultar dano de qualquer natureza. Seo III Da Servido Administrativa Art. 135 facultado ao Poder Executivo, mediante termo levado ao registro imobilirio, impor nus real de uso a imvel particular, para o fim de realizar servio pblico de carter permanente. Pargrafo nico A lei poder legitimar entidades da administrao indireta e empresas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos para a instituio de servido administrativa. Art. 136 O proprietrio do prdio serviente ser indenizado sempre que o uso pblico decorrente da servido acarretar dano de qualquer natureza. Seo IV Das Limitaes Administrativas Art. 137 A lei limitar o exerccio dos atributos da propriedade privada em favor do interesse pblico local, especialmente em relao ao direito de construir, segurana pblica, aos costumes, sade pblica, proteo ambiental e esttica urbana.

Pargrafo nico As limitaes administrativas tero carter gratuito e sujeitaro o proprietrio ao poder de polcia da autoridade municipal competente, cujos atos sero providos de auto-executoriedade, exceto quando sua efetivao depender de constrio somente exercitvel por via judicial. CAPTULO IV Dos Bens Municipais Art. 138 Cabe ao Prefeito a administrao dos bens municipais, respeitada a competncia da Cmara quanto queles utilizados em seus servios. Art. 139 Todos os bens municipais sero cadastrados, com a identificao respectiva, numerando-se os imveis segundo o que for estabelecido em regulamento; os quais ficaro sob a responsabilidade do chefe da Secretaria ou Diretoria a que forem distribudos. Art. 140 Os bens patrimoniais do Municpio devero ser classificados: I pela sua natureza; II em relao a cada servio. Pargrafo nico Dever ser feita, anualmente, a conferncia da escritura patrimonial com os bens existentes, e, na prestao de contas de cada exerccio, ser includo o inventrio de todos os bens municipais. Art. 141 A alienao de bens municipais, subordinada existncia de interesse pblico, devidamente justificado, ser sempre precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I quando imveis, depender de autorizao legislativa e concorrncia pblica, dispensada esta nos casos de doao e permuta; II quando imveis, depender apenas de concorrncia pblica, dispensada esta nos casos de doao, que ser permitida exclusivamente para fins assistenciais ou quando houver interesse pblico relevante, justificado pelo Executivo. Art. 142 O Municpio, preferentemente venda ou doao de seus bens imveis, outorgar concesso de direito real de uso, mediante prvia autorizao legislativa e concorrncia pblica. 1 - A concorrncia poder ser dispensada, por lei, quando o uso se destinar a concessionrias de servio pblico, devidamente justificado. 2 - A venda aos proprietrios de imveis lindeiros de reas urbanas remanescentes e inaproveitveis para edificaes, resultantes de obras pblicas, depender apenas de prvia avaliao e autorizao legislativa, dispensada a licitao. As reas resultantes de modificaes de alinhamento sero alienadas nas mesmas condies, quer sejam aproveitveis ou no. Art. 143 A aquisio de bens imveis, por compra ou permuta, depender de prvia avaliao e autorizao legislativa. Art. 144 proibida a doao ou venda de qualquer frao dos parques, jardins ou largos pblicos, permitindo, somente a concesso de uso a pessoas fsicas ou jurdicas de unidades comerciais voltadas ao desenvolvimento do turismo e ao lazer da populao.

Pargrafo nico A construo das unidades tratadas no caput do artigo, de iniciativa pblica ou privada, dever ter seus projetos previamente aprovados pela Prefeitura Municipal de So Fidlis, com o ad referendum da Cmara Municipal. (*) (*) Nova redao dada pela Emenda 4 de 12.04.94. Art. 145 O uso de bens municipais, por terceiros, s poder ser feito mediante concesso ou permisso a ttulo precrio e por tempo determinado, conforme o interesse pblico exigir. 1 - A concesso de uso dos bens pblicos de uso especial e dominicais depender de lei e concorrncia e ser feita mediante contrato, sob pena de nulidade do ato, ressalvada a hiptese do 1, do artigo 142, desta Lei Orgnica. 2 - A concesso administrativa de bens pblicos de uso comum somente poder ser outorgada para finalidades escolares de assistncia social ou turstica, mediante autorizao legislativa. 3 - A permisso de uso que poder incidir sobre qualquer bem pblico ser feita, a ttulo precrio, por ato unilateral do Prefeito, atravs de decreto. Art. 146 A utilizao e administrao dos bens pblicos de uso especial, como mercados, matadouros, estaes, recintos de espetculos e campos de esporte sero feitas na forma da Lei e regulamentos respectivos. CAPTULO V Das Obras e Servios Municipais Art. 147 Nenhum empreendimento de obras e servios do Municpio poder ter incio sem prvia elaborao do plano respectivo, no qual, obrigatoriamente, conste: I a viabilidade do empreendimento, sua convenincia e oportunidade para o interesse comum; II os pormenores para a sua execuo; III os recursos para o atendimento das respectivas despesas; IV os prazos para o seu incio e concluso, acompanhadas da respectiva justificao. 1 - Nenhuma obra, servio ou melhoramento, salvo casos de extrema urgncia, ser executada sem prvio oramento de seu custo. 2 - As obras pblicas podero ser executadas pela Prefeitura, por suas autarquias e demais entidades da administrao indireta, e, por terceiros, mediante licitao. Art. 148 A permisso de servio pblico a ttulo precrio ser outorgada por decreto do Prefeito, aps edital de chamamento de interessados para escolha do melhor pretendente, sendo que a concesso s ser feita com a autorizao legislativa, mediante contrato, precedido de concorrncia pblica. 1 - Sero nulas de pleno direito as permisses; as concesses, bem como quaisquer ajustes feitas em desacordo com o estabelecido neste artigo. 2 - Os servios permitidos ou concedidos ficaro sempre sujeitos regulamentao e fiscalizao do Municpio incumbindo, aos que o executem, sua permanente atualizao e adequao s necessidades dos usurios. 3 - O Municpio poder retomar, sem indenizao os servios permitidos ou concedidos, desde que executados em desconformidade com o ato ou contrato, bem como aqueles que se revelarem insuficientes para o atendimento dos usurios.

4 - As concorrncias para a concesso de servio pblico devero ser precedidas de ampla publicidade, em jornais e rdios locais, ou regionais, mediante edital ou comunicado. Art. 149 As tarifas dos servios pblicos devero ser fixadas pelo Executivo, tendo-se em vista a justa remunerao. Art. 150 Nos servios, obras e concesses do Municpio, bem como nas compras e alienaes, ser adotada a licitao no forma da lei. Art. 151 O Municpio poder realizar obras e servios de interesse comum, mediante convnio com o Estado, a Unio ou entidades particulares, bem assim, atravs de consrcio com outros Municpios. CAPTULO VI Da Administrao Tributria e Financeira Seo I Dos Tributos Municipais Art. 152 So tributos municipais os impostos, as taxas e as contribuies de melhoria, decorrentes de obras pblicas, institudos por lei municipal, atendidos os princpios estabelecidos na Constituio Federal, na Constituio Estadual, nesta Lei e nas normas gerais de Direito Tributrio. Art. 153 So de competncia do Municpio, os seguintes tributos: I imposto sobre: a) propriedade predial e territorial urbana; b) transmisso, intervivos, a qualquer ttulo por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto, os de garantia, bem como cesso de direitos sua aquisio; c) vendas a varejo de combustveis lquidos e gasosos, exceto leo diesel; d) servios de qualquer natureza, no compreendidos na competncia do Estado, definidos na Lei complementar prevista no artigo 146 da Constituio Federal. II taxas, em razo do exerccio do Poder e Polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos ou divisveis prestados ao contribuinte ou postos sua disposio. III contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. 1 - O imposto previsto na alnea a poder ser progressivo, nos termos da lei, de forma a assegurar o cumprimento da funo social. 2 - O imposto previsto na alnea b no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrentes de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica, salvo se, nesse caso, a atividade predominante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil. 3 - A lei determinar medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos previstos nas alneas b e c. 4 - A base de clculo do IPTU o valor do imvel, ou seu valor locativo real, conforme dispuser a lei municipal, nele no compreendendo o valor dos bens mveis

mantidos, em carter permanente ou temporrio, no imvel, para efeito de sua utilizao, explorao, aformoseamento ou comodidade. 5 - Para fins de lanamento do IPTU, considerar-se- o valor venal do terreno, no caso de imvel e construo. 6 - Na hiptese do imvel situar-se apenas parcialmente no territrio do Municpio, o IPTU ser lanado proporcionalmente rea nela situado. 7 - O valor venal do imvel, para efeito de lanamento, ser fixado segundo critrios de zoneamento urbano e rural, estabelecidos pela Lei Municipal, atendido, na definio da zona urbana, o requisito mnimo da existncia de, pelo menos, dois melhoramentos construdos ou mantidos pelo Poder Pblico, dentre os seguintes: I meio-fio ou calamento, com canalizao de guas pluviais; II abastecimento de guas; III sistema de esgoto sanitrio; IV rede de iluminao pblica, com ou sem posteamento para distribuio domiciliar; V posto de sade ou escola primria a uma distncia mxima de trs quilmetros do imvel considerado. 8 - Lei Municipal poder instituir Unidade Fiscal Municipal para efeito de atualizao monetria dos crditos fiscais do Municpio. Art. 154 A concesso de iseno e de anistia de tributos municipais depender de autorizao legislativa, aprovada por de dois teros dos membros da Cmara Municipal. Art. 155 A remisso de crditos tributrios somente poder ocorrer nos casos de calamidade pblica ou notria pobreza do contribuinte, devendo a lei que a autorize ser aprovada por maioria de dois teros dos membros da Cmara Municipal. Art. 156 A concesso de iseno, anistia ou moratria no gera direito adquirido e ser revogada de ofcio sempre que se apure que o beneficirio no satisfazia ou deixou de satisfazer as condies, no cumpria ou deixou de cumprir os requisitos para sua concesso. Art. 157 de responsabilidade do \rgo competente da Prefeitura Municipal a inscrio em dvida ativa dos critrios provenientes de impostos, taxas, contribuio de melhoria e metas de qualquer natureza, decorrentes de infraes legislao tributria, com prazo de pagamento fixado pela legislao ou por deciso proferida em processo regular de fiscalizao. Art. 158 Ocorrendo a decadncia do direito de constituir o crdito ou a prescrio da ao de cobr-lo abrir-se- inqurito administrativo para apurar as responsabilidades na forma da lei. Pargrafo nico A autoridade municipal, qualquer que seja seu cargo, emprego ou funo, e independentemente do vnculo que possuir com o Municpio, responder civil, criminal e administrativamente pela prescrio ou decadncia ocorrida sob sua responsabilidade, cumprindo-lhe indenizar o Municpio do valor dos crditos prescritos ou no lanados. Art. 159 A administrao tributria atividade vinculada, essencial ao Municpio e dever estar dotada de recursos humanos e materiais necessrios ao fiel exerccio de suas atribuies, principalmente, no que se refere a: I cadastramento dos contribuintes e das atividades econmicas;

II fiscalizao do cumprimento das obrigaes tributrias; III inscrio dos inadimplentes em dvida ativa e respectiva cobrana amigvel ou encaminhamento para cobrana judicial. Seo II Da Receita e da Despesa Art. 160 A receita municipal constituir-se- da arrecadao dos tributos municipais, da participao em tributos da Unio e do Estado, dos recursos resultantes do fundo de participao dos Municpios e da utilizao de seus bens, servios, atividades e de outros ingressos. Art. 161 Pertencem ao Municpio: I o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre rendas e proventos de qualquer natureza incidente na fonte, sobre rendimentos pagos a qualquer ttulo, pela administrao direta, autarquia e fundaes municipais; II cinqenta por cento do produto da arrecadao do imposto da Unio sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imveis situados no Municpio; III cinqenta por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre a propriedade de veculos automotores licenciados no territrio municipal; IV vinte e cinco por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal de comunicao. Art. 162 A fixao dos preos pblicos, devidos pela utilizao de bens, servios e atividades municipais, ser feita atravs de lei municipal. Pargrafo nico As tarifas dos servios pblicos devero cobrir os seus custos, sendo reajustveis quando se tornem deficientes ou excedentes. Art. 163 Nenhum contribuinte ser obrigado ao pagamento de qualquer tributo lanado pela Prefeitura, sem prvia notificao. 1 - Considera-se notificao a entrega do aviso de lanamento no domiclio fiscal do contribuinte, nos termos da legislao federal pertinente. 2 - Do lanamento do Tributo, cabe recurso ao Prefeito, assegurado para sua interposio o prazo de 15 (quinze) dias, contados da notificao. Art. 164 A despesa pblica atender aos princpios estabelecidos na Constituio Federal e s normas de direito financeiro. Art. 165 Nenhuma despesa ser ordenada ou satisfeita sem que exista recurso disponvel a crdito votado pela Cmara, salvo a que correr por conta de crditos extraordinrios. Art. 166 Nenhuma lei que crie ou aumente despesas ser executada sem que dela conste a indicao do recurso para atendimento do correspondente cargo. Art. 167 As disponibilidades de caixa do Municpio, de suas autarquias e fundaes e das empresas por ele controladas sero depositadas nas agncias de instituies financeiras, salvo os casos previstos em Lei.

1 - As disponibilidades da Prefeitura, Cmara Municipal, bem como rgos e entidades da administrao indireta inclusive fundaes, podero ser aplicadas no mercado de capitais atravs de instituies financeiras oficiais locais. 2 - As receitas e as despesas oramentrias sero movimentadas atravs do sistema de unidade de Tesouraria, legalmente instituda. Art. 168 A administrao tributria atividade vinculada, essencial ao Municpio e dever estar dotada de recursos humanos e materiais necessrios ao fiel exerccio de suas atribuies, principalmente no que se refere a: I cadastramento dos tributos; II lanamento dos tributos; III fiscalizao do cumprimento das obrigaes tributrias; IV inscrio dos inadimplentes em dvida ativa e respectiva cobrana amigvel ou encaminhamento para cobrana judicial. Seo III Dos Oramentos Art. 169 Cabe ainda ao Poder Executivo estabelecer: I o plano plurianual; II as diretrizes oramentrias; III os oramentos anuais. 1 - O plano plurianual compreender: I diretrizes, objetivos e metas para as aes municipais de execuo plurianual; II investimentos de execuo plurianual; III gastos com execuo de programa de durao continuada. 2 - As diretrizes oramentrias compreendero: I as prioridades da Administrao Pblica Municipal, quer dos rgos da Administrao direta, quer da Administrao indireta, com as respectivas metas, incluindo a despesa de capital para o exerccio financeiro subseqente; II orientaes para elaborao da Lei oramentria anual; III alterao na legislao tributria. 3 - O oramento anual compreender: I o oramento fiscal da Administrao direta municipal, includo os seus fundos especiais; II os oramentos das entidades de Administrao indireta, inclusive das fundaes institudas pelo Poder Pblico Municipal; III o oramento de investimentos das empresas em que o Municpio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; IV o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculadas, da Administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas pelo Poder Pblica Municipal. Art. 170 Os planos e programas municipais de execuo plurianual ou anual sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e com as diretrizes oramentrias, respectivamente, e apreciadas pela Cmara Municipal. Art. 171 Os oramentos previstos no 3 do artigo 169 sero compatibilizados com o plano plurianual e as diretrizes oramentrias, evidenciando os programas e polticas do Governo Municipal.

Seo IV Das Vedaes Oramentrias Art. 172 So vedados: I a incluso de dispositivos previso de receita e fixao da despesa, incluindo-se as autorizaes para abertura de crditos suplementares e contrataes de operaes de crditos de qualquer natureza e objetivo; II o incio de programas ou projetos no includos no oramento anual; III a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios originais ou adicionais; IV a vinculao de receita de imposto a rgos ou fundos especiais, ressalvada a que se destina prestao de garantia s operaes de crdito por antecipao de receita; V a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais, aprovados pela Cmara Municipal; VI a abertura de crditos adicionais suplementares ou especiais sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes; VII a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; VIII a utilizao, sem autorizao legislativa, especfica, de recursos do oramento fiscal e da seguridade social suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos especiais; IX a instituio de fundos especiais de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. 1 - Os crditos adicionais especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. 2 - A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de calamidade pblica. Seo V Das Emendas aos Projetos Oramentrios Art. 173 Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais suplementares e especiais, sero apreciados pela Cmara Municipal, na forma do Regimento Interno. 1 - Caber comisso da Cmara Municipal: I examinar e emitir parecer sobre os projetos de plano plurianual, diretrizes oramentrias e oramento anual e sobre as contas do Municpio apresentadas anualmente pelo Prefeito; II examinar e emitir parecer sobre os planos e programas municipais, sem prejuzo das demais comisses criadas cabendo Cmara Municipal acompanhar e fiscalizar as operaes resultantes ou no da execuo do oramento. 2 - As emendas sero apresentadas na comisso de oramento e finanas, que sobre elas emitir parecer e apreciadas, na forma do Regimento Interno, pelo Plenrio da Cmara Municipal. 3 - As emendas ao projeto de Lei oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podero ser aprovados casos: I sejam compatveis com o plano plurianual e com a Lei de diretrizes oramentrias;

II indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesas, excludas as que indicam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncia tributria para autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico Municipal. III sejam relacionadas: a) com correo de erros ou omisses; b) com os dispositivos do texto do projeto de Lei. 4 - As emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. 5 - O Prefeito Municipal poder enviar mensagem Cmara Municipal para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo, desde que no tenha sido votada a parte cuja alterao proposta. Caso o projeto j tenha sido objeto de apreciao na comisso, o mesmo retornar para o novo exame. 6 - Aplicam-se aos projetos referidos neste artigo no que no contrariar o disposto nesta seo, as demais normas relativas ao processo legislativo. 7 - Os recursos, que em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentrio anual ficarem sem despesas correspondentes, podero ser utilizados, conforme o caso, mediante abertura de crditos adicionais suplementares ou especiais com prvia e especfica autorizao legislativa. Seo VI Da Execuo Oramentria Art. 174 A execuo do oramento do Municpio se refletir na obteno das suas receitas prprias, transferidas e outras, bem como na utilizao das dotaes consignadas s despesas para a execuo dos programas nele determinados, observado sempre o princpio de equilbrio. Art. 175 o Prefeito Municipal far publicar at 30 (trinta) dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. Art. 176 As alteraes oramentrias durante o exerccio se representaro: I pelos crditos adicionais, suplementares, especiais e extraordinrios; II pelos remanejamentos, transferncias e transposies de recursos de uma categoria de programao para outra. Pargrafo nico O remanejamento, a transferncia e a transposio somente se realizaro quando autorizados em lei especfica que contenha a justificativa. Seo VII Da Organizao Contbil Art. 177 A contabilidade obedecer, na organizao do seu sistema administrativo e informativo e nos seus procedimentos aos princpios fundamentais de contabilidade e as normas estabelecidas na legislao pertinente. Art. 178 A Cmara Municipal ter sua prpria contabilidade. Seo VIII

Da Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria Art. 179 A fiscalizao contbil, financeira e oramentria do Municpio ser exercida pela Cmara Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Executivo, institudos em Lei. 1 - O controle externo da Cmara Municipal ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro ou rgo estadual a que for atribuda essa incumbncia e compreender a apreciao das contas do Prefeito e da Mesa da Cmara, o acompanhamento das atividades financeiras e oramentrias do Municpio, o desempenho das funes de autoria financeira e oramentria, bem como o julgamento das contas dos administradores e demais responsveis por bens e valores pblicos. 2 - As contas do Prefeito e da Cmara Municipal, prestadas anualmente, sero julgadas pela Cmara dentro de 60 (sessenta) dias aps o recebimento do parecer prvio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro ou rgo estadual a que for atribuda essa incumbncia, considerando-se julgadas nos termos das concluses desse parecer, se no houver deliberao dentro desse prazo. 3 - Somente por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal, deixar de prevalecer o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro ou rgo estadual incumbido dessa misso. 4 - As contas relativas aplicao dos recursos transferidos pela Unio e Estado sero prestadas na forma da legislao federal e estadual em vigor, podendo o Municpio suplementar essas contas, sem prejuzo de sua incluso na prestao anual de contas. Art. 180 O Executivo manter sistema de controle interno, a fim de: I criar condies indispensveis para assegurar eficcia ao controle externo e regularidade realizao da receita e despesa; II acompanhar as execues de programa de trabalho e de oramento; III avaliar os resultados alcanados pelos administradores; IV verificar a execuo dos contratos. Art. 181 As contas do Municpio ficaro disposio dos cidados durante 60 (sessenta) dias, a partir de 15 de abril de cada exerccio, no horrio de funcionamento da Cmara Municipal, em local de fcil acesso ao pblico. 1 - A consulta s contas municipais poder ser feita por qualquer cidado independente de requerimento, autorizao ou despacho de qualquer autoridade. 2 - A consulta s poder ser feita no recinto da Cmara e haver pelo menos 3 (trs) cpias disposio do pblico. 3 - A reclamao apresentada dever: I ter a identificao e a qualificao do reclamante; II ser apresentada em 4(quatro) vias no protocolo da Cmara; III conter elementos e provas nas quais se fundamenta o reclamante. 4 - As vias da reclamao apresentadas no protocolo da Cmara tero a seguinte destinao: I a primeira via dever ser encaminhada pela Cmara ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, ou rgo equivalente, mediante ofcio; II a segunda via dever ser anexada s contas disposio do pblico pelo prazo que estar ao exame de apreciao; III a terceira via se constituir em recibo do reclamante e dever ser autenticada pelo servidor que a receber no protocolo; IV a quarta via ser arquivada na Cmara Municipal.

5 - A anexao da segunda via, de que trata o inciso II do 4 deste artigo, independer do despacho de qualquer autoridade e dever ser feita no prazo de 48 (quarenta e oito) horas pelo servidor que a tenha recebido no protocolo da Cmara sob pena de suspenso, sem vencimento, pelo prazo de 15 (quinze) dias. Art. 182 A Cmara Municipal enviar ao reclamante cpia da correspondncia que encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro ou rgo equivalente. TTULO VI Da Ordem Econmica e Social CAPTULO I Disposies Gerais Art. 183 O Municpio promover o seu desenvolvimento agindo de modo que as atividades econmicas realizadas em seu territrio contribuam para elevar o nvel de vida e o bem-estar da populao local, bem como para valorizar o trabalho humano. Pargrafo nico Para a consecuo do objetivo mencionado neste artigo, o Municpio atuar de forma exclusiva ou em articulao com a Unio ou com o Estado. Art. 184 Na promoo do desenvolvimento econmico, o Municpio agir, sem prejuzo de outras iniciativas, no sentido de: I fomentar a livre iniciativa; II privilegiar a gerao de empregos; III utilizar tecnologia de uso intensivo de mo-de-obra; IV racionalizar a utilizao de recursos naturais; V proteger os direitos dos usurios dos servios pblicos e dos consumidores; VI dar tratamento diferenciado pequena produo artesanal ou mercantil, s microempresas e s pequenas empresas locais, considerando sua contribuio para a democratizao de oportunidades econmicas, inclusive para os grupos sociais mais carentes; VII estimular o associativismo, o cooperativismo e as microempresas; VIII eliminar entraves burocrticos que possam limitar o exerccio da atividade econmica; IX desenvolver ao direta ou reivindicativa junto a outras esferas de Governo, de modo a que sejam entre outros, efetivados: a) assistncia tcnica; b) crdito especializado ou subsidiado; c) estmulos fiscais e financeiros; d) servios de suporte informativo ou de mercado. Art. 185 de responsabilidade do Municpio no campo de sua competncia, a realizao de investimentos para formar e manter a infra-estrutura bsica capaz de atrair, apoiar ou incentivar o desenvolvimento de atividades produtivas, seja diretamente ou mediante delegao ao setor privado para esse fim. Pargrafo nico A atuao do Municpio dar-se-, inclusive, no meio rural, para a fixao de contingentes populacionais, possibilitando-lhes acesso aos meios de produo e gerao de renda e estabelecendo a necessria infra-estrutura destinada a viabilizar esse propsito.

Art. 186 A atuao do Municpio na zona rural ter como principais objetivos: I oferecer meios para assegurar ao pequeno produtor e trabalhador rural, condies de trabalho e de mercado para os produtos, a rentabilidade dos empreendimentos e a melhoria do padro da famlia rural; II garantir a conservao das estradas vicinais do Municpio, oferecendo condies de trfego para escoamento da produo agrcola e leiteira das regies; III garantir a utilizao racional dos recursos naturais; IV atender os pequenos produtores rurais, com maquinarias da Municipalidade, sendo vedada qualquer cobrana. Art. 187 Como principais instrumentos para o fomento da produo na zona rural, o Municpio utilizar a assistncia tcnica, a extenso rural, o armazenamento, o transporte, o associativismo e a divulgao das oportunidades de crditos e de incentivos fiscais. Art. 188 O Municpio poder consorciar-se com outras municipalidades com vistas ao desenvolvimento de atividades econmicas de interesse comum, bem como integrar-se em programas de desenvolvimento regional a cargo de outras esferas de Governo. Art. 189 As terras pblicas situadas fora da rea urbana sero destinadas preferencialmente ao assentamento de famlias de origem rural, projetos de proteo ambiental ou pesquisa e experimentao agropecurias. Pargrafo nico Entende-se por famlias de origem rural as de proprietrios de minifndios, parceiros, subparceiros, arrendatrios, subarrendatrios, posseiros, assalariados permanentes ou temporrios agregados, demais trabalhadores rurais e migrantes de origem rural. Art. 190 O Municpio elaborar poltica especfica para o setor pesqueiro, enfatizando sua funo de abastecimento alimentar, incentivando a pesca artesanal, a aquicultura e a extenso pesqueira, e estimulando a comercializao direta aos consumidores. 1 - Na elaborao da poltica pesqueira, o Municpio garantir a efetiva participao dos pequenos piscicultores e pescadores artesanais ou profissionais, atravs de suas representaes sindicais, cooperativas e organizaes similares. 2 - Entende-se por pesca artesanal a exercida por pescador que tire da pesca o seu sustento, segundo a classificao do rgo competente. Art. 191 O Municpio desenvolver esforos para proteger o consumidor atravs de: I criao no prazo de 120 (cento e vinte) dias de uma comisso de defesa do consumidor, a lei dispor sobre os organismos de defesa e proteo do consumidor; II atuao coordenada com a Unio e o Estado; Art. 192 O Municpio dispensar tratamento jurdico diferenciado microempresas e empresa de pequeno porte, assim definidas em legislao municipal. Art. 193 O Municpio de So Fidlis, em conformidade com o disposto na artigo 179 da Constituio Federal, dispensar microempresas e as empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurdico diferenciado, visando a incentiv-las, pela simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias ou pela eliminao ou reduo destas por meio de lei.(*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 12 de 11.12.98.

Art. 194 O Municpio, em carter precrio e por prazo limitado definido em ato do Prefeito, permitir s microempresas se estabelecerem na residncia de seus titulares, desde que no prejudiquem as normas ambientais, de segurana, de silncio, de trnsito e de sade pblica. Pargrafo nico As microempresas, desde que trabalhadas exclusivamente pela famlia, no tero seus bens ou os de seus proprietrios sujeitos penhora pelo Municpio para pagamento de dbito decorrente de sua atividade produtiva. Art. 195 Fica assegurada s microempresas ou s empresas de pequeno porte a simplificao ou a eliminao, atravs de ato do Prefeito, de procedimentos administrativos em seu relacionamento com a Administrao Municipal, direta ou indireta, especialmente em exigncias relativas s licitaes. Art. 196 Os portadores de deficincia fsica e de limitao sensorial, assim como as pessoas idosas tero prioridade para exercer o comrcio eventual ou ambulante no Municpio. Art. 197 As indstrias e outras iniciativas empresariais que vierem a ser instaladas no Municpio de So Fidlis, Estado do Rio de Janeiro, com atividades pioneiras em relao s j existentes, ficaro isentas do pagamento de todos os tributos municipais pelo perodo de 10 (dez) anos, a contar da sua efetiva implantao, a saber: a) que o faam, inicialmente, com o nmero mnimo de 20 (vinte) empregados; b) que, ao iniciarem o 3 (terceiro) ano de atividades, contem com um mnimo de 30 (trinta) empregados; c) que, ao iniciarem o 8 (oitavo) ano de atividades, contem com um mnimo de 50 (cinqenta) empregados; d) que, a partir do que estabelece a letra b, as novas admisses absorvam somente mo-de-obra local. (*) 1 - Sero considerados empregados para os fins aqui previstos, aquele sobre os quais a empresa esteja cumprindo rigorosamente todas as obrigaes relativas aos encargos sociais disciplinados pela legislao pertinente, o que poder ser verificado a qualquer tempo pelo agente fiscalizador da Prefeitura Municipal de So Fidlis, com acesso aos registros competentes. (*) 2 - As dispensas de empregados que ocorrerem enquanto durar o benefcio, devero ser reparadas com substituies em um prazo mximo de 60 (sessenta) dias, entre um fato e outro. (*) 3 - A empresa beneficiada apresentar Prefeitura Municipal de So Fidlis, atravs de sua Secretaria Municipal da Fazenda at o ltimo dia til do ms de setembro de cada ano em que perdurar o benefcio, documentos que satisfaam como provas suficientes ao cumprimento do disposto nesse artigo e pargrafos, sem o que, sero, automaticamente, interrompidas as concesses fiscais aqui tratadas. (*) 4 - No caso de mudana da Razo Social e de alteraes contratuais da empresa, sero assegurados aos sucessores os mesmos benefcios, sem, contudo, interromper a contagem dos anos em que j haja funcionado a empresa, e os titulares sucedidos ficaro impedidos de outras iniciativas que visem o abrigo dos benefcios aqui tratados.(*) (*) Nova redao dada pela Emenda n. 01 de 03.06.92.

CAPTULO II Da Poltica Urbana Art. 198 A poltica urbana, a ser formulada no mbito do processo de planejamento municipal, ter por objetivo o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e o bem-estar dos seus habitantes, em consonncia com as polticas sociais e econmicas do Municpio. Pargrafo nico As funes sociais da cidade dependem do acesso de todos os cidados aos bens e aos servios urbanos, assegurando-se-lhes condies de vida e moradia compatvel com o estgio do desenvolvimento do Municpio. Art. 199 O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, o instrumento bsico da poltica urbana a ser executada pelo Municpio. 1 - O plano diretor fixar os critrios que assegurem a funo social da propriedade, cujo uso e ocupao devero respeitar a legislao urbanstica, a proteo do patrimnio ambiental natural e construdo o interesse da coletividade. 2 - O plano dever ser elaborado com a participao das entidades representativas da comunidade diretamente interessada. 3 - O plano diretor definir as reas especiais de interesse social, urbanstico ou ambiental, para as quais ser exigido o aproveitamento adequado nos termos previstos na Constituio Federal. Art. 200 Para assegurar as funes sociais da cidade, o Poder Executivo dever utilizar os instrumentos jurdicos, tributrios, financeiros e de controle urbanstico existentes e disposio do Municpio. Art. 201 O Municpio promover em consonncia com sua poltica urbana e respeitadas as disposies do plano diretor, programas de habitao popular destinados a melhorar as condies de moradia da populao carente do Municpio. 1 - A ao do Municpio dever orientar-se para: I ampliar o acesso a lotes mnimos dotados de infra-estrutura bsica e servidos por transportes coletivos; II estimular e assistir, tecnicamente, projetos comunitrios e associativos de construo de habitao e servios; III urbanizar, regularizar e titular as reas ocupadas por populao de baixa renda passveis de urbanizao. 2 - Na promoo de seus programas de habitao popular, o Municpio dever articular-se com rgos estaduais, regionais e federais competentes, e, quando couber, estimular a iniciativa privada a contribuir para aumentar a oferta de moradias adequadas e compatveis com a capacidade econmica da populao. Art. 202 O Municpio, em consonncia com a sua poltica urbana e segundo o disposto em seu plano diretor, dever promover programas de saneamento bsico destinados a melhorar as condies sanitrias e ambientais das reas urbanas e os nveis de sade da populao. Pargrafo nico A ao do Municpio dever orientar-se para: I ampliar progressivamente a responsabilidade local pela prestao de servios de saneamento bsico;

II executar programas de saneamento em reas pobres, atendendo populao de baixa renda, com solues adequadas e de baixo custo para o abastecimento de gua e esgoto sanitrio; III executar programas de educao sanitria e melhorar o nvel de participao das comunidades na soluo de seus problemas de saneamento; IV levar prtica, pelas autoridades competentes, tarifas sociais para os servios de gua. Art. 203 O Municpio dever manter articulao permanente com os demais municpios de sua regio, e com o Estado visando racionalizao da utilizao dos recursos hdricos e das bacias hidrogrficas, respeitadas as diretrizes estabelecidas pela Unio. Art. 204 O Municpio, na prestao de servios de transporte pblico, far obedecer os seguintes princpios bsicos: I segurana e conforto dos passageiros, garantindo, em especial, acesso s pessoas portadoras de deficincias fsicas; II prioridade a pedestre e usurios dos servios; III as pessoas maiores de 65 (sessenta e cinco) anos gozaro de desconto de 50% (cinqenta por cento) nas passagens dos nibus de concesso Municipal, que circulam na zona rural, e da gratuidade, nos da zona urbana, regulamentado por ato do executivo; IV os paraplgicos e os estudantes esses, com at 14 (quatorze) anos de idade, se uniformizados, quando no perodo letivo e no horrio escolar, gozaro de gratuidade por ato do executivo; V os servidores municipais portando crach de identificao, no horrio de servio e devidamente autorizados para desempenhar suas funes, gozando de gratuidade nos nibus de concesso municipal, nas linhas urbanas e os da zona rural, regulamentado por ato do executivo; VI proteo ambiental contra a poluio atmosfrica e sonora; VII integrao entre sistemas e meios de transporte e racionalizao de itinerrios; VIII participao das entidades representativas da comunidade e dos usurios no planejamento e na fiscalizao dos servios; IX reserva de uma poltrona, no interior do nibus para uso preferencial de gestantes, e uma para uso preferencial de deficientes fsicos com problemas de locomoo. Art. 205 O Municpio, em consonncia com sua poltica urbana e segundo o disposto em seu plano diretor, dever promover planos e programas setoriais destinados a melhorar as condies do transporte pblico, da circulao de veculos e da segurana do trnsito. CAPTULO III Da Sade Art. 206 A sade direito de todos os muncipes e dever do Poder Pblico, assegurada mediante polticas sociais e econmicas, ambientais e outras, que visem eliminao do risco de doenas e outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para a sua promoo, proteo e recuperao. Art. 207 Para atingir os objetivos estabelecidos no artigo anterior, o Municpio promover por todos os meios ao seu alcance:

I condies dignas de trabalho, saneamento, moradia, alimentao, educao, transporte e lazer; II respeito ao meio ambiente e controle da poluio ambiental; III acesso universal e igualitrio de todos os habitantes do Municpio s aes e servios de promoo, proteo e recuperao da sade, sem qualquer discriminao. Art. 208 As aes de sade so de relevncia pblica devendo sua execuo ser feita preferencialmente atravs de servios pblicos e, completamente, atravs de servios de terceiros. 1 - As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. 2 - As entidades privadas contratadas e conveniadas submeter-se-o s normas tcnicas e administrativas e aos princpios e programas fundamentais do Sistema nico de Sade (SUS), submetendo-se superviso tcnica e administrativa do Sistema nico de Sade (SUS). 3 - Lei Federal dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao. Art. 209 So atribuies do Municpio, no mbito do Sistema nico de Sade: I planejar, organizar, gerir, controlar e avaliar as aes e os servios de sade; II planejar, programar e organizar a sede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulao com a sua direo estadual; III gerir, executar, controlar e avaliar as aes referentes s condies e aos ambientes de trabalho; IV executar servios de: a) vigilncia epidemiolgica; b) vigilncia sanitria; c) alimentao e nutrio; d) sade do trabalhador; e) sade do idoso; f) sade da mulher; g) sade da criana e do adolescente; h) sade dos portadores de deficincias. V planejar e executar a poltica de saneamento bsico em articulao com o Estado e a Unio; VI executar a poltica de insumos e equipamentos de sade; VII fiscalizar as agresses ao meio ambiente que tenham repercusso sobre a sade humana e atuar, junto aos rgos estaduais e federais competentes, para contest-las; VIII celebrar consrcios intermunicipais de sade; IX gerir laboratrios pblicos de sade; X autorizar a instalao de servios privados de sade e fiscalizar-lhes o funcionamento; XI controlar e fiscalizar procedimento, produtos e substncias de interesse para a sade; XII estipular multas de fiscalizao sanitrias; XIII fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendidos ao controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para o consumo humano;

XIV participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; XV garantia do direito auto-regulao da fertilidade como livre deciso do homem, da mulher ou do casal, tanto para exercer a procriao como para evit-la, promovendo por meios educacionais, cientficos e assistenciais para assegur-lo, vedada qualquer forma coercitiva ou de induo por parte de instituies pblicas ou privadas; XVI administrar o Fundo Municipal de Sade. Art. 210 vedado ao Municpio cobrar do usurio pela prestao de servios de assistncia sade mantidas pelo Poder Pblico ou contratados com terceiros. Art. 211 As aes e servios de sade realizados no Municpio integram uma sede regionalizada e hierarquizada constituindo o Sistema nico de Sade (SUS) no mbito do Municpio, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I comando nico exercido pela Secretaria Municipal de Sade ou equivalente; II integridade na prestao das aes de sade; III organizao de distritos com alocao dos recursos tcnicos e prticas de sade adequadas realidade epidemiolgica local; IV participar em nvel de deciso de entidades representativas dos usurios, dos trabalhadores de sade e dos representantes governamentais na formulao, gesto e controle da poltica municipal e das aes de sade atravs do conselho municipal de carter deliberativo e paritrio; V direito do indivduo de obter informaes e esclarecimentos sobre assuntos pertinentes a promoo, proteo e recuperao de sua sade e da coletividade. Pargrafo nico Os limites dos distritos sanitrios referidos no inciso III constaro do Plano Diretor de Sade e sero fixados segundo os seguintes critrios: I rea geogrfica de abrangncia; II adscrio de clientela; III resolutividade de servios disposio da populao. Art. 212 Fica criado o Conselho Municipal de Sade (CMSO), com carter deliberativo, constituindo a instncia mxima do Municpio de So Fidlis de planejamento e gesto do Sistema Municipal de Sade. Pargrafo nico O Conselho Municipal de Sade garantir a participao de representantes da comunidade, em especial de trabalhadores, entidades prestadoras de servios da rea de sade, alm, do Poder Pblico, na elaborao e controle das polticas de sade, bem como na formulao, fiscalizao e acompanhamento do Sistema nico de Sade (SUS). Art. 123 Compete ao Poder Pblico Municipal, prestar servios de preveno para a sade e para a crie dentria, clientela escolar da rede de ensino, sob sua responsabilidade. Pargrafo nico A implantao dos servios relacionados no caput deste artigo poder ser feita atravs de programa do Sistema Integrado de Aes Bsicas de Sade (SUDS). Art. 214 O Municpio dever estabelecer na rede escolar municipal, programas de orientao na preveno de doenas e combate s drogas, observando a legislao federal, estadual e municipal pertinente.

Art. 215 O Prefeito convocar anualmente o Conselho Municipal de Sade para avaliar a situao do Municpio, com ampla participao da sociedade, e fixar as diretrizes gerais da poltica de sade do Municpio. Art. 216 A lei dispor sobre a organizao e o funcionamento do Conselho Municipal de Sade que ter as seguintes atribuies: I formular a poltica municipal de sade, a partir das diretrizes emanadas da Conferncia Municipal de Sade; II planejar e fiscalizar a distribuio dos recursos destinados a sade; III aprovar a instalao e o funcionamento de novos servios pblicos ou privados de sade, atendidas as diretrizes do plano municipal de sade. Art. 217 O Sistema nico de Sade (SUS) no mbito do Municpio ser financiado com recursos do oramento do Municpio, do Estado, da Unio e da seguridade social, alm de outras fontes. 1 - Os recursos destinados s aes e aos servios de sade no Municpio constituiro o Fundo de Sade, conforme dispuser a lei. 2 - O montante das despesas em sade no ser inferior a 12,5% das despesas globais do oramento anual do Municpio. 3 - vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. CAPTULO IV Da Previdncia e Assistncia Social Art. 218 O Municpio, dentro de sua competncia, regular o servio social, favorecendo e coordenando as iniciativas particulares que visem a este objetivo. 1 - Caber ao Municpio promover e executar as obras que, por sua natureza e extenso, no possam ser atendidas pelas instituies de carter privado. 2 - O plano de assistncia social do Municpio nos termos que a lei estabelecer, ter por objetivo a correo dos desequilbrios do sistema social e a recuperao dos elementos desajustados, visando a um desenvolvimento social harmnico consoante o previsto no art. 203 da Constituio Federal. Art. 219 Na formulao e desenvolvimento dos programas de assistncia social, o Municpio buscar a participao das associaes representativas da comunidade. Art. 220 Compete ao Municpio suplementar, se for o caso, os planos de previdncia social, estabelecidos na Lei Federal. CAPTULO V Da Educao Art. 221 O dever do Municpio com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiverem acesso na idade prpria; II progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio; III atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV atendimento em creche e pr-escolar s crianas de zero a seis anos de idade;

V acesso aos nveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; VI ensino noturno, obrigatrio e gratuito para adultos residentes na zona rural, adequado s condies do educando; VII atendimento ao educando, no ensino fundamental atravs de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade. 1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo, acionvel mediante mandato de injuno. 2 - O no oferecimento do ensino obrigatrio pelo Municpio, ou a sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. 3 - Compete ao Poder Pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazerlhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis pela freqncia escola. Art. 222 O sistema de ensino municipal assegurar aos alunos necessitados condies de eficincia escolar. Art. 223 O ensino oficial do Municpio ser gratuito em todos os graus e atuar prioritariamente no ensino fundamental e pr-escolar. 1 - O ensino religioso, de matrcula facultativa constitui disciplina dos horrios das escolas oficiais do Municpio e ser ministrado de acordo com a confisso religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz, ou por seu representante legal ou responsvel. 2 - O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa. 3 - O Municpio orientar e estimular, por todos os meios, a educao fsica, que ser obrigatria nos estabelecimentos municipais de ensino e nos particulares que recebam auxlio do Municpio. Art. 224 A Rede Municipal de Ensino criar campanhas anuais voltadas preveno da crie em crianas acima de 3 (trs) anos de idade, com aplicao tpica de flor e esclarecimentos dos princpios bsicos da higiene bucal. Art. 225 O calendrio escolar municipal ser flexvel e adequado s peculiaridades climticas e s condies sociais e econmicas dos alunos. Art. 226 Os currculos escolares sero adequados s peculiaridades do Municpio e valorizaro sua cultura e seu patrimnio histrico, artstico, cultural e ambiental. Art. 227 O ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies: I cumprimento das normas gerais de educao nacional; II autorizao e avaliao de qualidade pelos rgos competentes. Art. 228 Os recursos do Municpio sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei federal que: I comprovem finalidade no lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional ou ao mnimo caso de encerramento de suas atividades. 1 - Os recursos de que trata este artigo sero destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental, na forma da lei, para os que demonstrem insuficincia de recursos,

ficando o Municpio obrigado a investir prioritariamente na expanso de sua sede na localidade. Art. 229 O Municpio auxiliar, pelos meios ao seu alcance, as organizaes beneficentes, culturais e amadoristas, nos termos da lei, sendo que, as amadoristas e as colegiais, tero prioridade no uso de estdios, campos e instalaes de propriedade do Municpio. Art. 230 O Municpio manter o professorado municipal em nvel econmico, social e moral altura de suas funes. Art. 231 A Lei regular a composio, o funcionamento e as atribuies do Conselho Municipal de Educao. Art. 232 O Municpio aplicar, anualmente, nunca menos de 25% (vinte e cinco por cento), no mnimo, da receita resultante de imposto e das transferncias recebidas do Estado e da Unio na manuteno e no desenvolvimento do ensino. CAPTULO VI Da Cultura Art. 233 O Municpio estimular o desenvolvimento das cincias, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituio Federal. 1 - Ao Municpio compete suplementar, quando necessrio, a legislao federal e a estadual dispondo sobre a cultura. 2 - Administrao Municipal cabe, na forma da lei a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitam. 3 - Ao Municpio cumpre proteger por todos os meios ao seu alcance, documentos, obras, objetos e imveis de valor histrico, artstico, cultural e paisagstico. Art. 234 A lei regular a composio, o funcionamento e as atribuies do Conselho Municipal de Cultura. Art. 235 Ficam isentos do pagamento do imposto predial e territorial urbano os imveis tombados pelo Municpio em razo se suas caractersticas histricas, artsticas, culturais e paisagsticas. Art. 236 de competncia comum da Unio, do Estado e do Municpio proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia. CAPTULO VII Do Desporto Art. 237 O Municpio fomentar as prticas de esportes, com ateno especial nas escolas a ele pertencentes. Art. 238 A lei regular a composio, o funcionamento e as atribuies do Conselho Municipal de Esporte. Art. 239 O Poder Pblico incentivar as prticas desportivas, inclusive atravs de:

I criao e manuteno de espaos adequados para a prtica de esportes nas escolas e praas pblicas; II promoo de jogos e competies esportivas amadoras entre escolas pblicas do Municpio; III realizao de competies esportivas amadoras, no interior do Municpio. Art. 240 O Departamento de Esportes ou rgo equivalente, dever organizar cronograma de eventos esportivos, em consonncia com outras entidades desportivas se houver. CAPTULO VIII Do Meio Ambiente Art. 241 Todos os cidados tm direito ao meio ambiente ecologicamente saudvel e equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico Municipal e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito o Municpio dever articular-se com os rgos estaduais, regionais e federais competentes, quando for o caso, com outros municpios objetivando a soluo de problemas comuns relativos proteo ambiental incumbindo ao Poder Pblico Municipal: I preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manuteno de material gentico; III definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar ampla publicidade; V controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco de vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais crueldade. Art. 242 O Municpio dever atuar mediante planejamento, controle e fiscalizao das atividades pblicas ou privadas, causadoras ou potenciais de alteraes significativas no meio ambiente. Art. 243 O Municpio, ao promover a ordenao de seu territrio, definir zoneamento e diretrizes gerais de ocupao que assegurem a proteo dos recursos naturais, em consonncia com o disposto na legislao pertinente. Art. 244 A poltica urbana do Municpio e o seu plano diretor devero contribuir para a proteo do meio ambiente atravs de adoo de diretrizes adequadas de uso e ocupao do solo urbano.

Art. 245 Nas licenas de parcelamento, loteamento e localizao o Municpio exigir o cumprimento da legislao de proteo ambiental emanada da Unio e do estado. Art. 246 As empresas concessionrias ou permissionrias de servio pblico devero atender rigorosamente ao dispositivo de proteo ambiental em vigor sob pena de no ser renovada a concesso ou permisso pelo Municpio. Art. 247 Fica proibido dentro do Municpio: I a atividade de garimpo de ouro ou qualquer outro mineral, com utilizao de produtos qumicos, nos leitos dos rios, riachos, lagos ou nascentes de guas no territrio Municipal, bem como, o despejo de quaisquer produtos qumicos poluentes, detritos, entulhos e lixo, ficando os infratores condenados a multa, independentemente das aes penais competentes; II colocao de resduo nocivo sade humana e ao meio ambiente; III depsito e armazenamento de lixo atmico. Art. 248 As propriedades rurais situadas no territrio deste Municpio, pertencentes s pessoas fsicas ou jurdicas, que hajam possudo, ou no, sua superfcie total ou parcial coberta por vegetao caracterizada como florestal, obrigam-se a promover o plantio de rvores, nos seguintes percentuais das suas reas: a) propriedades que medem de 20 a 50 h, um mnimo de 2% (dois por cento); b) propriedades que medem de 51 a 100 h, um mnimo de 4% (quatro por cento); c) propriedades que medem acima de 100 h, um mnimo de 6% (seis por cento). 1 - Excluem-se desta obrigao, aquelas propriedades rurais que na data da promulgao desta Lei, estejam em situao que atendam aos percentuais mnimos tratados este artigo, determinando-se contudo, que o desmatamento no poder ser praticado. 2 - As propriedades sujeitas ao reflorestamento disporo do prazo de 01 (um) ano para inici-lo, a contar da data da promulgao desta Lei, findo o qual, no atendido o disposto deste pargrafo, os infratores ficaro sujeitos s seguintes penalidades: a) multa de 01 (uma) UFISF por hectare ou frao de todo da propriedade; b) persistindo no descumprimento da presente Lei, a penalidade ser aplicada ao final de cada 06 (seis) meses a partir do primeiro auto de infrao lavrado, em valores dobrados. 3 - O Poder Municipal poder celebrar convnios com rgo do Estado ou da Unio, visando ao fiel cumprimento desta Lei, e os instrumentos celebrados dependero de homologao legislativa para sua vigncia. Art. 249 O Poder Pblico Municipal ficar obrigado a pelo menos uma vez por ano proceder ao exame de todas as guas de fontes naturais, normalmente utilizadas pela populao, interditando aquelas que forem consideradas imprprias para consumo. Art. 250 Ao Poder Pblico Municipal caber, em defesa e preservao do meio ambiente, a arborizao de todos os logradouros pblicos, principalmente as reas pertencentes ao domnio pblico, que ficam s margens do Rio Paraba do Sul. Art. 251 Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da Lei.

Pargrafo nico As consultas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, s sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. TTULO VII Das Disposies Orgnicas Gerais e Transitrias Art. 1 - Fica criado o Conselho Comunitrio Municipal, com a finalidade de promover o planejamento, o estabelecimento, o controle e a avaliao da poltica das aes da assistncia psicossocial do Municpio de So Fidlis. 1 - A assistncia psicossocial ser financiada com recursos do oramento do Municpio. 2 - O volume mnimo dos recursos destinados s aes de assistncia psicossocial pelo Municpio corresponder anualmente no mnimo de 2% da respectiva receita. 3 - Os recursos financeiros da assistncia psicossocial sero administrados atravs do Fundo Municipal Social e subordinado ao planejamento e controle do Conselho Comunitrio Municipal. 4 - Fica vedada a transferncia de recursos para financiamento de aes no prevista nos planos do Fundo Municipal Social exceto em situaes emergenciais ou de calamidade pblica, de acordo com a deliberao do Conselho Comunitrio Municipal, ad-referendum da Cmara Municipal. 5 - A regulamentao deste artigo ser feita pelo Poder Executivo, ad-referendum da Cmara Municipal, no prazo mximo de um ano, a contar da promulgao desta Lei. Art. 2 - Fica criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, com a finalidade de promover o planejamento da poltica de assistncia rural do Municpio de So Fidlis. 1 - O Poder Executivo dar a regulamentao deste artigo, no prazo mximo de um ano, a contar da promulgao desta Lei, ad-referendum da Cmara Municipal, garantindo a participao de elementos ligados ao meio rural no referido Conselho. Art. 3 - Fica criada a Zona Franca de Turismo na regio de Itacolomi, Bela Joana, Cachoeira do Oriente e recreio, com incentivo de livre acesso do comrcio e indstria no ramo de hotelaria e turismo, com iseno de impostos municipais, a ser regida por lei complementar. Art. 4 - Os poderes Municipal, Executivo e Legislativo, disporo do prazo de 06 (seis) meses, a contar da data da promulgao desta Lei, para promoverem o processo legislativo das leis complementares a esta, a fim de que possam ser discutidas e aprovadas no prazo mximo de 12 (doze) meses, tambm a contar da promulgao da Lei Orgnica. Pargrafo nico As comisses permanentes da Cmara Municipal elaboraro, no prazo deste artigo, os projetos do Legislativo, em matria do mbito de sua competncia especfica, de forma a serem discutidas e convertidos em lei nos termos fixados. Art. 5 - O Municpio no poder dar nomes de pessoas vivas a bens e servios pblicos de qualquer natureza. Pargrafo nico Para fins deste artigo, somente aps um ano do falecimento poder ser homenageada qualquer pessoa salvo personalidades marcantes que tenham desempenhado altas funes na vida administrativa do Municpio, do estado ou do Pas.

Art. 6 Os cemitrios, no Municpio, tero sempre carter secular, e sero administrados pela autoridade municipal sendo permitido a todas as confisses religiosas praticar neles seus ritos. Art. 7 - Qualquer cidado ser parte legtima para pleitear a declarao de nulidade ou anulao dos atos lesivos ao patrimnio municipal. Art. 8 - Na promulgao referida no artigo 169 da Constituio Federal, o Municpio no poder despender com pessoal mais do que 65% (sessenta e cinco por cento) do valor das respectivas receitas correntes. Pargrafo nico Quando o Municpio exceder o limite previsto neste artigo, dever retornar quele limite, reduzindo o percentual excedente razo de um quinto por ano. Art. 9 - At que entre em vigor a lei complementar a que se refere o art. 165, 9 da Constituio Federal, o projeto do plano plurianual, e o projeto de Lei oramentria anual, sero encaminhados Cmara at quatro meses antes do enceramento do exerccio financeiro e devolvidos para sano at o enceramento da sesso legislativa. Art. 10 Sero revistas pela C6amara Municipal, no prazo de 02 (dois) anos, atravs de comisso especial, todas as doaes, vendas, concesses ou cesses, a qualquer ttulo, de terras pblicas, realizadas a partir de 15 de maro de 1975. 1 - No tocante s vendas, a reviso ser feita com base exclusivamente no critrio da legalidade da operao. 2 - No caso de concesses e doaes a reviso obedecer aos critrios de legalidade e de convenincia do interesse pblico. 3 - Nas hipteses previstas nos pargrafos anteriores, comprovada a ilegalidade, ou no havendo interesse pblico, as terras revertero ao patrimnio do Municpio. Art. 11 O Poder Executivo ter o prazo de 06 (seis) meses, a contar da promulgao desta Lei, para promover as regulamentaes de suas competncias, dispostas nesta Lei Orgnica. Art. 12 A Cmara Municipal ter o prazo de 06 (seis) meses para elaborar o seu Regimento Interno e aprov-lo atravs de projeto de resoluo. Pargrafo nico At a aprovao do novo Regimento Interno permanecer em vigor o atual, na que no contrarie esta Lei Orgnica. Art. 13 Continuam em pleno vigor, at e enquanto no editadas as leis e demais atos normativos as que se referem s disposies desta lei, os atos legislativos que lhe sejam correspondentes e equivalentes, independentemente de sua natureza jurdica. Art. 14 O Municpio comemorar anualmente, no dia 03 de dezembro a sua elevao categoria de cidade; 19 de abril, dia do Municpio e 24 de abril, dia do Padroeiro, So Fidlis de Sigmaringa. 1 - O Municpio fixar em lei as datas alusivas aos feriados locais. 2 - A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para o Municpio. Art. 15 Lei Municipal dispor sobre a criao e organizao de rgos de defesa civil, observada a competncia do Estado.

Art. 16 Lei complementar estabelecer normas e princpios para regulamentao dos concursos pblicos. Art. 17 A reviso desta Lei Orgnica ser feita aps a da Constituio do Estado do Rio de Janeiro, pelo voto da maioria absoluta dos membros da Cmara Municipal. Art. 18 Nos casos em que a presente Lei Orgnica for omissa, prevalecero os princpios e as disposies da Constituio Federal e da Constituio do estado do Rio de Janeiro. Pargrafo nico Nada havendo nestes dois diplomas que possa ser aplicado nas omisses tratadas neste artigo as mesmas sero definidas em Lei Complementar. Art. 19 Sero revistas pelo Poder Legislativo, atravs de Comisso Mista, no prazo de 01 (um) ano a contar da data da promulgao desta Lei Orgnica, todas as concesses de servios pblicos em existncia. Pargrafo nico Podero ser cassadas as concesses realizadas em desacordo com as norma vigentes poca, ou aquelas com prazo expirados, ou as que no mais atendam ao interesse pblico. Art. 20 Todos os contratos de trabalho por prazo determinado ou indeterminado, formado entre a Prefeitura de So Fidlis e o servidor, ser obrigatoriamente consignados na carteira de trabalho, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data do incio de suas atividades, nos termos da Consolidao das Leis Trabalhistas. Art. 21 A todo servidor pblico municipal, de qualquer categoria concedida uma folga, automtica, no dia do seu aniversrio natalcio. Pargrafo nico No ms em que o servidor estiver aniversariando constar no seu contracheque, a seguinte saudao feliz aniversrio. Art. 22 Os serventes e merendeiras, contratados ou estatutrios do Municpio de So Fidlis, tero a sua carga horria de trabalho, nas mesmas condies do inciso VII do art. 105 desta Lei. Pargrafo nico Os servidores, a que se refere o caput deste artigo, percebero o seu salrio, na forma do inciso I do art. 105 desta Lei. Art. 23 Fica o Prefeito Municipal, investido em poderes, para no prazo de 120 (cento e vinte) dias a contar da data da promulgao desta Lei Orgnica, fixar plantes das farmcias e drogarias da cidade de So Fidlis. 1 - Lei complementar fixar horrios e dias de planto das farmcias e drogarias, alm de sanes para o descumprimento desta medida. 2 - At que seja editada a Lei a que se refere o pargrafo anterior, permanecer em vigor a Lei n. 344, de 30 de maro de 1989. Art. 24 Fica o Prefeito Municipal autorizado a formar uma comisso que ter por finalidade criar a Cooperativa dos servidores municipais, dos inativos e pensionistas. 1 - A Cooperativa ter por finalidade adquirir e manter em estoque, os alimentos bsicos essenciais, alguns tipos de medicamentos e roupa de servio. 2 - Lei complementar regular o caput deste artigo e seu pargrafo primeiro.

Art. 25 Os recursos oriundos do IPVA sero obrigatoriamente destinados a investimentos e custeios das estradas vicinais e ao trnsito em geral do Municpio, vedada outra destinao. Art. 26 O Poder Executivo dar condies aos produtores rurais de realizar mostras de seus investimentos agropecurios anualmente, atravs de rgos ligados ao setor rural, como Cooperativa de Laticnios de So Fidlis, Sindicatos rurais e Emater-Rio, ou grupos de produtores, podendo ser realizadas pela prpria Prefeitura. Art. 27 Fica o Municpio autorizado a celebrar convnios, com a devida autorizao legislativa, que assegurem ao rgo oficial de assistncia tcnica e extenso rural, no mbito municipal, dotao de at 2% (dois por cento) do ICMS, que lhe ser transferida em duodcimos de sua privativa administrao. 1 - Fica vedada a utilizao dos recursos repassados ao rgo oficial mediante convnio, de que trata o caput deste artigo, para pagamento de pessoal, a qualquer ttulo. 2 - Os termos da contrapartida devida pelo rgo fiscal, estabelecidos em convnio, observaro o princpio da articulao e coparticipao com o Estado e a Unio, bem como, os interesses e a demanda do Municpio, no que diz respeito implementao de polticas agrcolas. Art. 28 Os Secretrios Municipais, da atual Administrao, faro obrigatoriamente declarao de bens no prazo de 30 (trinta) dias, a partir da promulgao desta Lei e ao final de suas atividades. Art. 29 Fica o Poder Executivo autorizado a formar uma Comisso Especial, com a finalidade de promover estudos no sentido de avaliar a possibilidade do Municpio de assumir o controle da prestao de servios de gua e esgoto. Art. 30 Revogado pela Emenda n. 05 de 05.05.94. Art. 31 Revogado pela Emenda n. 04 de 12.04.94. Art. 32 Na atual legislatura, fica mantida a remunerao dos vereadores em 20% (vinte por cento) da remunerao do Prefeito. Art. 33 A remunerao do Prefeito, para a atual legislatura, composta de subsdios e representao. 1 - Os subsdios do Prefeito ficam mantidos em 50% (cinqenta por cento), da remunerao do Deputado Estadual. 2 - A verba de representao do Prefeito de 2/3 (dois teros) do valor dos seus subsdios. 3 - A remunerao do Vice-Prefeito, tambm para a atual legislatura, de 2/3 (dois teros) dos subsdios do Prefeito. Art. 34 O Poder Pblico Municipal, promover edio popular do texto integral desta Lei Orgnica, que ser posta disposio gratuitamente, das Escolas, das Associaes de Moradores de Bairros, das Igrejas e outras entidades representativas de Comunidade. So Fidlis, 05 de abril de 1990.

Gerocy Ferreira de Souza Presidente Antnio Carlos de Faria Mendes Vice-Presidente Maxwell Pontes 1 Secretrio Jos Pessanha 2 Secretrio e Presidente da Comisso Elaboradora do Ante Projeto Cludio Melhem de Carvalho Secretrio Celso Guimares Vieira Relator David Loureiro Coelho, Elson de Souza Lages, Jos Estefam, Nelson Henrique de Souza, Norival Hespanhol, Paulo de Souza Sendra, Ricardo de Oliveira Barreto.

RESOLUO n. 399/91
PARA QUE PRODUZA OS EFEITOS LEGAIS, COM FORA DE LEI, FAO SABER QUE, POR TER O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. 01.91, SIDO APROVADO EM 10/10/91, NO RECEBENDO SANO E ENM VETO DO SR. PREFEITO, EU PRESIDENTE DA CMARA MUNICIPAL DE SO FIDLIS, DANDO CUMPRIMENTO AO ART. 53, INCISO V ART. 69 7 DA LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE SO FIDLIS, DE 05/04/90 PROMULGO A SEGUINTE RESOLUO: Regulamenta o artigo 56, 3 da Lei Orgnica do Municpio de So Fidlis.

Art. 1 - As despesas da Cmara Municipal de So Fidlis, contradas com viagens de Vereadores e/ou servidores da Casa Legislativa, sero atendidas sob a forma de ressarcimento, mediante apresentao de documentos comprovantes dos gastos efetuados, sujeitos aceitao por parte do seu Presidente. Pargrafo nico O total dos gastos no poder exceder a 2,5 (duas mais meia) UFERJ por viagens, a no ser em casos especiais e com prvia autorizao do s, Presidente da Cmara. Art. 2 - As despesas da Cmara Municipal de So Fidlis contradas com viagens de Vereadores e/ou servidores da Casa Legislativa, anteriormente reembolsadas mediante apresentao dos respectivos documentos, ficam ao abrigo desta Lei.

Art. 3 - As despesas contradas com viagens, efetuadas por S. Ex, o Sr. Prefeito, ou pelo Vice-Prefeito, obedecero ao critrio de adiantamento de recursos financeiros e de prestao de contas, com apresentao dos documentos que comprovem os gastos. Pargrafo nico Ficam reconhecidas e acolhidas despesas anteriormente contradas por S. Ex, o Sr. Prefeito, e pelo Vice-Prefeito, dentro dos critrios constantes do caput deste Artigo. Art. 4 Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Gabinete da Presidncia da Cmara Municipal de So Fidlis, em 30 de outubro de 1991. Celso Guimares Vieira Presidente

Вам также может понравиться