Вы находитесь на странице: 1из 12

Diretor de cinema/Cineasta ou Videasta

o profissional que transforma um roteiro literrio adaptado de uma obra anterior ou no, fato verdico ou totalmente ficcional, em imagens cinematogrficas, com a participao de uma equipe de vrios especialistas tcnico-artsticos, narrando a sua histria em curta ou longa durao para ser projetada em salas de cinema, emissoras de televiso ou quaisquer meios de exibio que venham a ser inventados. O seu trabalho consiste em participar de todos os preparativos: escolha de elenco, de locaes ou cenrios, figurinos, textura fotogrfica, trilha sonora, efeitos especiais, detalhamento plano a plano e planejamento das filmagens. Durante as filmagens, ensaia e dirige os atores nas cenas previstas no roteiro seguindo o planejamento aprovado anteriormente com o diretor de produo do filme. Em uma equipe, ele o lder criativo do processo, orquestrando o andamento das demais funes. Concludas as filmagens, participa da finalizao tcnico-artstica do filme. Assiste aos copies (filmes revelados e copiados em estado bruto) e, em seguida, dirige os trabalhos de montagem dos planos realizados fracionadamente numa narrativa contnua. Nesta etapa, escolhe a trilha musical e possveis efeitos de laboratrio ou estdio de som. Quando todas as pistas sonoras esto concludas (dilogos, rudos, msica etc.) acompanha a mixagem e a cpia final para exibio. Um filme pode ser realizado em 6 meses: da criao do roteiro, passando pela preparao, filmagens e finalizao. Para exercer esta funo, o profissional deve freqentar uma escola de cinema ou de comunicao na especialidade, visando futuramente, atravs de estgios, conseguir a prtica e a formao necessrias para dirigir o seu primeiro filme. Uma das carreiras de acesso direo a assistncia de direo.

Continusta
a atividade conhecida internacionalmente no meio cinematogrfico como script girl e boy script (quando executado por homens). o profissional que mantm a unidade dramtica do filme registrado em trechos (planos). Classifica, organiza e identifica esses planos por nmeros, possibilitando o seu controle na execuo (com mesma referncia para todos os departamentos da equipe: figurino, maquiagem, contra-regra, elenco, etc.), nos servios de laboratrio, telecinagem e montagem. Essa relao de continuidade que controla pode ser temporal, espacial de posio ou movimento. No set, ele secretaria toda a equipe tcnica, anotando tudo que envolve a fotografia e a cmera em cada plano (lentes, estoque de filme, rolos em revelao, rolos rodados, distncias e alturas de cmeras, material de maquinaria empregado no plano, filtros, diafragma, temperatura de cor ou quaisquer observaes determinadas pelo diretor de fotografia). Assim como subsidia o diretor do filme com tudo que possa relacionar-se continuidade entre os planos a serem filmados e decupagem previamente feita do roteiro. responsvel pela clareza da narrativa, por isso controla a execuo dos planos que integram a decupagem proposta pelo diretor do roteiro. No pode deixar que faltem planos para a montagem ou que no se interliguem. Auxilia a produo no controle e trfego dos negativos virgens, expostos a serem enviados para revelar nos laboratrios, a telecinagem e posteriormente a montagem. Elabora as folhas de continuidade, supervisiona os boletins de cmera e som. Executa as claquetes, controla o seu contedo a cada plano. Participa da etapa de preparao do filme no detalhamento tcnico de: figurinos, objetos de cena, veculos empregados na cena, locaes adaptadas e personagens. Atua em parceria com o diretor do filme, o seu primeiro assistente e o diretor de produo na visita s locaes, na decupagem plano a plano do filme. Suas tarefas se encerram aps as filmagens e a reviso de todos os copies do material filmado. Sua formao pode ser alcanada em uma escola de cinema, estgios em ilhas de edio ou salas de montagem, curso de montagem e muita leitura sobre linguagem cinematogrfica. Deve ser uma pessoa de esprito prtico, organizada e com muito senso de observao.

Diretor de fotografia
o tcnico de cinema e vdeo responsvel pelas imagens de um produto audiovisual.

Supervisiona em uma equipe de filmagem ou gravao tudo que pode interferir no resultado da imagem. Sugere os enquadramentos, alternativas de planos (e lentes), movimentos de cmera (equipamentos indicados para tal), no intuito de obter maior conciso narrativa do filme e melhor compreenso por parte do espectador. Tem a responsabilidade artstica de criar um clima dramtico-visual atravs da textura fotogrfica obtida com o uso de filtros, negativos e iluminaes sugeridas pelo roteiro, transpondo em imagens as idias do diretor do filme ou vdeo. co-responsvel, em parceria com o diretor e o montador do filme, pela linguagem narrativa do produto audiovisual. Acompanha o filme, do ponto de vista tcnico, em todas as etapas, desde a preparao, passando pelas filmagens e a finalizao em laboratrio (revelao, copiagem, trucagens e marcao de luz), at a primeira cpia de exibio comercial. No Brasil, a grande maioria dos diretores de fotografia acumulam a funo de operador de cmera, ao contrrio do que ocorre na grande indstria cinematogrfica americana ou europia. O diretor de fotografia deve possuir um conhecimento tcnico de: tica, filmes, filtros, efeitos especiais, iluminao; paralelamente aos conhecimentos artsticos de: linguagem cinematogrfica (montagem), composio, cores e esttica. o chefe da equipe tcnica em uma filmagem. Para exercer a funo, dever cursar uma escola de cinema ou galgar cargos de formao em vrios filmes como estagirio: fotgrafo de cena (stil), carregador de chassis (clap loader), 2 assistente de cmera, 1 assistente de cmera, operador de cmera e finalmente fotgrafo de cena.

Fotgrafo de cena
o profissional que colhe com uma cmera fotogrfica flagrantes das cenas filmadas, com o mesmo enquadramento da cmera, das cenas mais fortes do filme para comporem o material de divulgao do filme na imprensa (como matria e propaganda) e para as portas de cinema.

Diretor de produo
o tcnico de cinema ou vdeo que representa o produtor executivo de uma empresa de produo cinematogrfica, investido de poderes necessrios que viabilizem o planejamento e acompanhamento de execuo de uma obra audiovisual c inematogrfica ou videogrfica. A partir de um roteiro original apresentado pelo contratante, e da soma dos recursos disponveis, ele planeja e gerencia todas as etapas do processo produtivo, at que se obtenha um produto de exibio comercial em salas de cinema ou emissoras de televiso. Podemos comparar a atuao de um diretor de produo de um gerente de banco. Em cinema ele tem poderes de deciso, em comum acordo prvio com o produtor executivo ou a empresa para a qual trabalha. Em televiso, sobretudo no Brasil, esse poder est fracionado em vrias instncias administrativas da emissora, transformando-o num coordenador de produo. Um diretor de produo pode ser convocado previamente por uma empresa produtora cinematogrfica ou um executivo do mercado de capitais para a montagem do projeto de captao, fazendo a previso oramentria, um plano de execuo e de desembolso financeiro a partir do roteiro cinematogrfico proposto. O trabalho de um diretor de produo em um filme comea desde a pr-produo, quando ele ajuda a contatar e contratar tcnicos especializados, artistas, fornecedores de servios e locadores de equipamentos, monta o plano de trabalho, elabora solicitaes e autorizaes especiais, programa o servio de transporte, alimentao e hospedagem dos membros da equipe, pagamentos semanais dos tcnicos, previso de despesas e listagem de compras. Durante o perodo das filmagens, mantm toda a infra-estrutura de funcionamento da produo, delegando aos seus assistentes vrios afazeres, colocando o seu melhor assistente no set de filmagem representando-o. Aps as filmagens, ou seja, na desproduo, devolve equipamentos, dispensa fornecedores e apresenta o seu relatrio final empresa produtora.

Assistente de cmera
o tcnico que auxilia o diretor de fotografia em relao aos equipamentos e acessrios da cmera cinematogrfica em um filme. Seu trabalho comea na fase de preparao, quando realiza testes de definio e foco das lentes, de fixidez e estabilidade da imagem e o total

funcionamento dos equipamentos e acessrios de cmera, comunicando ao diretor de fotografia qualquer irregularidade. Apresenta ao diretor de produo a listagem de materiais que ser necessrio comprar antes das filmagens. No perodo das filmagens suas tarefas so preparar a cmera e todos os seus acessrios no set de filmagens, obedecendo o planejamento do trabalho e o comunicado pela folha diria de servios distribuda pela produo. Carrega diariamente a caminhonete do material de cmera da produtora at as filmagens, acompanhando sempre o equipamento. Distribui as demais tarefas aos assistentes e estagirios da equipe de imagem. Antes da execuo dos planos, aps estarem carregados os chassis e colocados corretamente na cmera, executa a preparao do foco, medindo as distncias e exercitando-se durante os ensaios com os atores. quem aciona e corta a cmera para o operador de cmera, cobra a claquete da continusta e informa os dados tcnicos do plano para que ela possa colocar em sua folha de continuidade. Aps as filmagens dirias, descarrega os negativos expostos, etiqueta as latas, prepara o boletim de cmera em conjunto com a continusta e entrega o material exposto acompanhado dos boletins produo do filme. Acompanha os copies, mantm informada a continusta sobre o volume de negativo usado, o estoque e as previses de uso. Acompanha sempre o trabalho dos maquinistas na instalao da cmera em trips, gruas, dollie ou cam remote, vigiando o seu equipamento, as condies de segurana para o mesmo e as fac ilidades de operao para o cmera. Faz a limpeza diria do equipamento no final do dia, sendo o responsvel principal pelo equipamento durante a jornada de trabalho. Finda as filmagens que tem a responsabilidade pela devoluo do equipamento junto locadora. Um assistente de cmera tem sua formao em escola de cinema e um conjunto de estgios em vrios filmes de longa ou curta metragem. Recomenda-se um conhecimento mnimo de tica e eletricidade. uma das etapas para atingir a especialidade mxima do seu setor, a direo de fotografia.

Clap Loader (carregador de chassis)


o assistente especfico para abastecer de negativo virgem e descarregar os chassis de negativo exposto, enviando ao laboratrio para revelao e telecinagem. um tcnico contratado apenas em filmagens que trabalham com vrias cmeras cinematogrficas.

Figurinista
o profissional de cinema que cria as indumentrias (a partir de pesquisa de poca) ou figurinos para os personagens contidos no roteiro cinematogrfico previamente fornecido pela produo. So de sua responsabilidade os figurinos da figurao, assim como todos os acessrios que compem a vestimenta: bengalas, bolsas, chapus, luvas, culos etc. Os desenhos so apresentados ao diretor do filme, supervisionados pelo diretor de arte. Uma vez aprovados seus custos so orados. Feita a compra dos tecidos, materiais e aviamentos montada sua oficina e equipe de execuo. A escolha de materiais empregados sofre uma consulta por parte do diretor de fotografia para testes prvios dos tecidos e cores, assim como do tcnico de som, evitando futuros rudos que incomodem a captao do som. Todos os figurinistas indicam seus auxiliares (assistentes, costureiras, bordadeiras, lavadeiras, tingidoras etc.) para comporem temporariamente sua equipe na fase de confeco e provas e testes com os atores diante das cmeras, sob as luzes, e sua resposta no negativo adotado para o filme. Aps os consertos, os figurinos dados como prontos so numerados por personagens e cenas com a continusta para um bom andamento das filmagens no que se refere a guarda-roupa. A partir das filmagens sua equipe reduzida a guarda-roupeiras (que daro manuteno s roupas e providenciaro lavagens). Findas as filmagens os figurinos pertencem empresa produtora. So acondicionados em caixas e entregues com uma lista direo de produo. Os figurinistas so advindos de escolas de corte e costura ou de curso de estilismo do SENAI e similares nacionais e estrangeiros. necessrio um conhecimento de moda, de histria e sobretudo dos hbitos e acessrios usados correspondentes a tais figurinos.

Guarda-roupeira
a profissional de cinema que durante o perodo das filmagens d manuteno aos figurinos: executa reparos, manda lavar e os mantm sob sua guarda, ajudando os atores principais e figurao a se vestirem para as cenas. Conhece as roupas pelos personagens e seus nmeros de indumentria referenciados pelo roteiro e a decupagem de figurino, em comum acordo com a continusta.

Tcnico de som
o profissional responsvel pela captao com qualidade tcnica de dilogos dos personagens, msicas e rudos ambientais da cena necessrios montagem dos planos filmados. Comanda a escolha dos microfones apropriados e acessrios no posicionamento dos microfones feito pelo seu auxiliar imediato: o microfonista. de sua responsabilidade catalogar todos os planos com identificao semelhante aos da cmera e da decupagem previamente feita no roteiro dramtico. No set deve ensaiar a movimentao do boom com o microfone utilizado sem que provoque sombras sobre os personagens ou os cenrios. Assim como deve camuflar os seus demais microfones distribudos no set de filmagem ocultando-os da captao da cmera. Na fase de preparao deve visitar as locaes escolhidas e conferir o material locado em testes para aprovao do nvel de rudo. E se os locais escolhidos para filmar precisarem de algum tratamento acstico ou se apresentarem falta de condies para captao do som direto. No caso de som guia deve municiar o montador de sons isolados da seqncia para serem montados em pista independente e mixados. Durante os takes auxilia a continusta e o diretor em relao a textos sobrepostos, dico defeituosa dos atores ou cortes de ao por defeitos tcnicos de cmera, cabos ou rudos parasitas cena (rudos de mquinas, avies, animais etc.) ou mesmo a precipitao do diretor no corte da ao. Na finalizao responsvel pela conferncia da qualidade, transcrio do som para a edio e o resultado em tico para exibio. Os tcnicos de som so emergentes de escolas de cinema ou formados em estdios de som, escolas tcnicas de eletrnica, devendo ter noes de linguagem cinematogrfica e acstica e um perodo de estgio e aprendizado no set para o bom desempenho de suas funes durante as filmagens.

Microfonista
o tcnico de cinema e televiso que auxilia o tcnico de som na operao do boom, da girafa e instalao dos microfones na captao dos sons ambientais e de dilogos em um set de filmagens. Deve ter conhecimento de eletrnica, acstica e ser emergente de uma escola tcnica em eletrnica ou uma escola de cinema na especialidade de som. conveniente um estgio em estdio de som antes de freqentar uma equipe de som. a carreira de acesso para tornar-se um tcnico de som.

Cengrafo
o profissional de cinema, vdeo e televiso que cria os cenrios em estdio ou adapta locaes para serem utilizadas como set de filmagens. A partir de um roteiro cinematogrfico apresentado pela empresa produtora ou produtor executivo, executa um projeto cenogrfico composto por plantas baixas e perspectivas com as cores definitivas propostas e suas dimenses previstas. O projeto aprovado pelo diretor do filme e submetido a oramento incluindo os materiais, pessoal temporrio especializado (carpinteiros, trabalhadores braais, cortineiros, tapeceiros, pintores de arte, escultores etc.) visando a adequao oramentria do filme e os prazos de execuo para viabilizar o planejamento das filmagens pela produo. Antes de sua execuo dever ser proposto ao diretor de fotografia um comum acordo em relao s tintas e cores que podero interferir ou colaborar no resultado fotogrfico do filme. Em muitos casos, quando o filme quase todo realizado em locaes reais de poca, adaptadas, o cengrafo transforma-se num diretor de arte. Em filmes muito trabalhosos existem as duas funes, cabendo ao diretor de arte o comando visual da parte cenogrfica do filme. Tem como auxiliar

direto seu assistente de cenografia. So formados em arquitetura, com noes de construo, resistncia de materiais e normas de segurana. Muitos cengrafos so emergentes de escolas de belas-artes, de experincia teatral ou televiso. Muitos so carnavalescos que se adaptam s tcnicas de cinema. Devem ser bons desenhistas, ter noo de perspectiva, conhecer as lentes cinematogrficas e a movimentao dos equipamentos de maquinaria e iluminao para determinadas previses em seus cenrios. Devem saber ler uma planta de execuo e ter noes de construes em madeira e outros materiais. ferramenta de trabalho o conhecimento de estilos de construo e um profundo conhecimento de histria da arte.

Cenotcnico
o tcnico de cinema que, seguindo uma planta desenhada pelo cengrafo, executa e comanda a construo dos cenrios e alguns tipos de mveis cenogrficos para o cenrio do filme. Chefia a equipe de carpinteiros, pintores e escultores que compem o departamento de cenografia de um filme ou vdeo.

Roteirista
o criador de um texto literrio com trama especializada para cinema ou televiso (com durao temporal previamente estabelecida) de fatos reais ou ficcionados de situaes que se encadeiam, dialogadas ou no, em determinados casos adaptado de uma obra literria onde evolui uma trama dramtica desenvolvida pelos personagens acompanhada com clareza pelo espectador. Um roteiro no um romance, da sua especificidade de escritura dividindo-o em seqncias por locao, determinando o perodo da jornada (se dia ou noite) e precisando o espao cnico onde se desenrola a ao. Um roteirista pode ser proveniente de uma escola de letras, de jornalismo, de cinema ou com experincia na escritura de textos teatrais, desde que tenha vocao para escrever situaes e criar personagens. O seu dilogo deve ser eminentemente coloquial e verossmil. Existem profissionais especializados em trabalhar apenas em uma fase ou tratamento do roteiro, que so os: argumentistas, dialoguistas, gags men e os pesquisadores.

Argumentista
o que redige em uma sinopse de cinco pginas a trama central da histria e seus personagens principais. Esta etapa no possui dilogos ou indicaes e subdivises de cenas em seqncias por locaes. apenas a trama, a carpintaria dramtica do princpio ao fim.

Dialoguista
o especialista em criar dilogos coloquiais ou regionalismos em uma cena onde os personagens conversam e tm um tipo fsico determinado ou exercem uma funo que dever possuir em seu vocabulrio expresses e jarges da atividade. o caso de filmes policiais que empregam a gria do submundo.

Gags man
o especialista em criar situaes cmicas ou dilogos de humor em cenas preexistentes de um roteiro definitivo.

Pesquisador
o profissional contratado para colher informaes sobre a poca, hbitos, vestimentas para roteiros que sero escritos sobre determinados temas histricos ou especializados. Tomemos por exemplo um filme que se passa nos bastidores de astronautas, ou de mdicos na Antiguidade. O

profissional pode tambm ser contratado aps vrios tratamentos do roteiro para corrigir erros de data em roteiros histricos ou baseados em fatos reais.

O desenho animado
a tcnica de criar movimentos naturais em cinema e vdeo de objetos ou personagens, desenhando-se, recortando-se papis ou moldando massas; a decomposio do movimento em vrios quadros (frames ou fotogramas), filmados a seguir em cmera adaptada a uma truca vertical, ordenados um a um. A ordem de execuo destes desenhos preestabelecida em um roteiro visual semelhante a uma histria em quadrinhos, denominado story board, onde esto contidos todos os "desenhos-chaves" que narram a histria a ser posta em movimento. A partir deles temos que criar as posies intermedirias do movimento antes de filmar definitivamente e criar a sensao do movimento humano. Assim como estabelecer os cenrios e as demais partes do desenho onde essas figuras evoluem. Estudar os movimentos simultneos em tempos diferentes. Um desenhista pode empregar o mtodo de animao de 24 quadros (ou frames) por segundo em uma truca "quadro a quadro" (Oxberry) ou pelo sistema de computao grfica, usando programas de animao para computadores. Na tcnica tradicional os desenhos so pintados em acetato transparente a partir dos originais desenhados em papel vegetal. As cores so adicionadas (pela parte de trs dos acetatos) uma a uma. A seguir desenha-se o cenrio de fundo onde esta figura evoluir. Para cada elemento que se sobreponha, a imagem e o seu movimento acontecem simultaneamente: dever ter um acetato exclusivo para ele, desenhado parte, que ser filmado junto na hora em que formos para a truca. Na truca cada acetato estar colocado em uma prateleira com o quadro vazado para que todos sejam vistos e filmados pela cmera. Estes quadros (frames ou fotogramas) devero estar marcados por um nmero, num roteiro ou plano de animao, para a filmagem correta. Um desenhista de animao dever a priori ter vocao artstica de desenhista ou cursar uma escola especializada de desenho. Alguns desenhistas de animao vm das histrias em quadrinhos, so chargistas de jornal ou so egressos de escola de belas-artes. Porm o ideal freqentarem escolas de cinema onde existem cursos de animao, como no Canad, Blgica, Frana, Checoslovquia e USA. Dentro desta especialidade existem vrios nichos de mercado de trabalho, tais como: trucagens, animao tcnica e publicidade.

Assistente de direo
o tcnico de cinema responsvel por tudo o que dever acontecer no local de filmagem, seja do ponto de vista tcnico ou artstico. o profissional que substitui o diretor do filme na preparao do set. Controla todos os setores para que tudo esteja pronto na hora em que o diretor chegar para filmar. Seu trabalho comea desde o detalhamento plano a plano do roteiro, na etapa de pr-produo. Ele visita as locaes escolhidas pelo diretor, o diretor de fotografia e o diretor de produo, analisando os prs e contras que possam interferir no andamento das filmagens e no resultado artstico da cena. Toma conhecimento de todas as intenes do diretor, das possibilidades tcnicas e das providncias de produo que devem ser tomadas para que as filmagens aconteam ali a tempo e hora previstos no plano de trabalho elaborado pela produo com a sua participao. Ele tem que obter e controlar todas as informaes com antecedncia, conferindo tudo, evitando falhas, atrasos ou interrupes desnecessrias das filmagens. Tem sempre de estar apto a responder qualquer pergunta do diretor e demais membros da equipe e providenciar solues imediatas a problemas que se coloquem de forma imprevista. Auxilia o diretor na preparao e realizao artstica do filme. Subordinado diretamente ao diretor do filme, trafega com desenvoltura entre todos os departamentos da equipe. Tem de conhecer linguagem cinematogrfica, equipamentos e sua utilizao. Todo o aspecto de montagens e desmontagens dos sets e providncias de produo. Supervisiona os trabalhos de todos os departamentos, inclusive o de elenco, ensaiando os textos antes das filmagens. o homem de ligao e coordenao entre a direo, de um lado, a produo e o conjunto da equipe, do outro. A sua funo aparentemente genrica mas de grande complexidade, da dividir suas tarefas por vrios assistentes, fazendo face s responsabilidades. Tem de ser um lder sem ser

autoritrio. Dar ritmo ao set sem atropelar os profissionais. O assistente formado em escolas de cinema, e muito estgio como 2 ou 3 assistente de direo em muitos filmes, antes de assumir o cargo de 1 assistente de um filme ou vdeo.

Operador de cmera/Cmera
o tcnico de cinema que opera as cmeras de cinema ou de vdeo. o responsvel pelos enquadramentos dos planos que compem uma cena, sejam planos fixos ou em movimento. Tem de estar apto a operar a cmera com cabeas fluidas ou a manivela. No trip ou sobre equipamentos de maquinaria, tais como: carrinhos, gruas, dollie, Pee wee, cam remote ou camera car. Tem de conhecer os tipos de lentes, filtros, acessrios de cmera e todos os modelos de cmeras (35mm, 16mm, super 16mm e Panavision) usados no mercado cinematogrfico, controlar a qualidade do foco ou o movimento de zoom operado pelo 1 assistente de cmera durante a execuo dos planos, assim como a qualidade de execuo dos movimentos de maquinaria. Durante os ensaios de sua obrigao perceber se h algum equipamento em quadro no take, defeitos tais como reflexo ou sombras de cmera. Alertar sobre quaisquer fatos que possam dispersar o espectador: ator que olha para a lente, figurao no prevista no quadro, publicidade exposta no enquadramento. Deve exigir instalao confortvel e segura de seu equipamento para operao do mesmo durante as filmagens. de sua responsabilidade zelar pelo equipamento que opera, protegendo-o do sol, da chuva ou outras intempries. No deve permitir expor o equipamento a situaes de risco sem autorizao do produtor executivo. Deve colaborar com os companheiros de equipe na montagem e no deslocamento do equipamento dentro do set de filmagem. Acata as ordens do diretor de fotografia e alerta-o quando do emprego de filtros e outros efeitos. Deve conhecer linguagem cinematogrfica, composio e dramaturgia. formado nas escolas de cinema, cursos promovidos pelas emissoras de televiso, ou egresso dos postos de assistente de cmera.

Operador de stady cam


O stady cam um equipamento complementar das filmagens. Trata-se de um estabilizador contra solavancos e trepidaes de cmera, quando operada na mo. indicado para as cenas de ao. um equipamento locado com operador. Este cmera apenas opera a cmera sobre este equipamento nas cenas programadas no filme. No faz parte efetiva da equipe de filmagens. contratado por um perodo predeterminado. Trabalha sob as ordens do diretor de fotografia na execuo de planos previstos na decupagem pelo diretor do filme.

Produtor executivo
o profissional de cinema que atua na rea empresarial. o captador de recursos para um projeto por ele elaborado ou empresa que o contratou. Na maioria dos casos o produtor executivo o proprietrio da empresa produtora que recebe a proposta de co-produo de um diretor que dispe de um roteiro original. Ou ainda, compra os direitos de adaptao de uma obra literria e investe nos trabalhos de um adaptador (roteirista) e elabora a montagem do projeto do ponto de vista tcnico-artstico e financeiro. Convoca tcnicos especializados de vrios setores para avaliarem o seu roteiro, do ponto de vista de seus setores, visando formular um anteprojeto de venda de cotas de produo. Formula uma equipe provvel, assim como um elenco e diretor a ser contratado para realizar aquela obra audiovisual. Aps captar os recursos necessrios realizao do filme contrata um preposto (um diretor de produo) para o gerenciamento dos recursos, execuo de preparao e filmagens segundo um plano de trabalho apresentado. Durante a realizao das filmagens prev a cobertura jornalstica constante sobre o produto audiovisual que elabora, organiza a finalizao e prepara o seu lanamento e vendas para o exterior, assim como a sua participao em festivais de cinema nacionais e internacionais que credenciaro o seu filme para o circuito comercial de exibio.

Todo produtor executivo tem uma infra-estrutura montada de escritrio, contador e pessoal capacitado na preparao de um projeto cinematogrfico, a fim de administr-lo no mercado de capitais para a captao de recursos atravs de leis de incentivos.

Assistente de produtor executivo


Dependendo do porte do filme a empresa pode contratar um diretor de produo de sua confiana e nome-lo como assistente de produtor executivo para supervisionar os custos e o planejamento proposto pelo diretor de produo. um representante da empresa produtora do filme em questo. muito comum nos grandes estdios onde se realizam muitos filmes ao mesmo tempo de uma mesma produtora.

Assistente de produo
o tcnico de cinema e vdeo que se responsabiliza por parte das tarefas delegadas pelo diretor de produo. Os assistentes de produo tm a coordenao do primeiro assistente de direo em relao ao diretor do filme. Ocupam-se de tarefas tipo: transporte, alimentao, chamada geral dos atores, ensaio e convocao da figurao, providenciar veculos e animais de cena, autorizaes oficiais, acompanhamento de preparao de locaes, testes de maquiage de m, cabelos, de figurino etc. So profissionais egressos de escolas de cinema ou de comunicao, que pretendem seguir a carreira de diretor de cinema e esto nesta funo para sua formao prtica e amadurecimento dos conhecimentos tericos que assimilaram nas escolas especializadas. Devem conhecer linguagem cinematogrfica, ter esprito prtico, ser simpticos, observadores, organizados e conhecer os mecanismos de uma produo, sobretudo os documentos que circulam em uma filmagem: boletim de cmera, de som, plano de trabalho e folhas de servio (as quais devem distribuir ao final de cada dia de filmagem a todos os membros da equipe). Devem organizar uma agenda com todos os endereos de fornecedores de servios e equipamentos para cinema. Devem ter uma noo dos equipamentos que tero de providenciar, quando convocados pelo diretor de produo.

Chefe eletricista/Eletricista
o tcnico de cinema e vdeo responsvel por todos os servios de instalao eltrica e dos refletores cinematogrficos e seus acessrios em um set de filmagens. Trabalha sob as ordens do diretor de fotografia. Acompanha o diretor de fotografia nas visitas s locaes, visando fazer um levantamento de necessidades, autorizaes e providncias que devem ser tomadas do ponto de vista tcnico para que possamos ter alimentao energtica no local suficiente para alimentar todos os refletores desejados pelo diretor de fotografia na realizao dos planos previstos no roteiro criados pelo diretor do filme. Lista os acessrios necessrios e complementares aos equipamentos solicitados pelo diretor de fotografia. Calcula os tempos necessrios para as instalaes e desmontagens ou eventuais deslocamentos com os materiais para outras locaes durante o filme, para que o diretor de produo possa planejar as filmagens. Relaciona a quantidade de auxiliares que necessitar em funo da complexidade das instalaes e materiais a serem montados e operados. Quanto maior o filme, maior a estrutura de iluminao, e conseqentemente maior o nmero de auxiliares que necessita. Este profissional se forma em escolas tcnicas de eletricidade - SENAI e outras instituies similares. Deve conhecer bem os equipamentos, trabalhando como eletricista auxiliar, e depois de alguns anos de prtica galgar o posto de chefe eletricista. Possui suas prprias ferramentas, tais como voltmetro/ampermetro. Deve estar apto a avaliar as condies de fornecimento de energia em uma locao e solicitar ou no a locao de geradores, instalao de luz festiva ou autorizao do proprietrio do imvel para retirar energia do seu PC.

Eletricista
o tcnico de cinema e vdeo que monta os refletores, distribui os cabos que serviro para a passagem das "fases" e faz a ordenao das linhas de alimentao energtica dos refletores. Monta o quadro de segurana e distribui no set, monta as caixas intermedirias, espalha os trips e garras onde sero instalados os refletores solicitados pelo chefe eletricista. Leva a linha at o gerador ou PC, trabalhando em parceria com o geradorista ou eletricista do imvel local. quem afina e posiciona filtros e difusores nos refletores durante a iluminao do set e mantm o servio de ligar e desligar os mesmos. Organiza o caminho da eltrica e d manuteno aos materiais de iluminao durante as filmagens. Findas as filmagens o responsvel pela conferncia do material e a sua devoluo na empresa locadora. Seu trabalho comea trs a quatro dias antes das filmagens e termina no mesmo prazo, findas as mesmas.

Geradorista
o tcnico de cinema e vdeo que acompanha o gerador vindo da locadora. o responsvel pela alimentao de energia dos refletores. Est sob o comando do chefe eletricista, mantendo o gerador sempre ativo, na amperagem e voltagem corretas, para o consumo do set. um profissional que conduz o caminho que transporta o gerador at o set e leva-o de volta finda a jornada.

Chefe maquinista/Maquinista
o tcnico de cinema e vdeo responsvel pela instalao de todos os equipamentos que podem dar suporte aos equipamentos de iluminao e cmera (trs tabelas, praticveis, torres, etc.), com segurana e muita rapidez. Opera os equipamentos que movimentam as cmeras em um set, a saber: gruas, carrinhos, dollies, panther, Pee wee, "ligeirinhos" etc. A qualidade de uma imagem depende diretamente da operao de qualidade de um equipamento pelo maquinista e sua interao com o cmera. Do apoio aos eletricistas na montagem dos parques de luz em um estdio, locao adaptada ou estdio. Montam trips, auxiliam na puxada de grossos cabos, manobram rebatedores e auxiliam na montagem de acessrios de iluminao como o butterfly. Numa equipe numerosa o profissional mais experiente o maquinista e os demais seus auxiliares. Deve possuir amplo conhecimento sobre alta tenso e eletricidade caseira. Formamse em escolas tcnicas de marcenaria/ carpintaria (SENAI) ou congneres. Muitos so formados em empresas estatais (Central Tcnica da FUNARJ) ou em barraces de escolas de samba em convnio com os sindicatos de classe. Devem possuir conhecimento de laadas de segurana, operar equipamentos auxiliares de elevao, tais como: carretilhas, contrapeso e trucks. Devem dominar bem solues de segurana para a cmera, instalando-a sobre um veculo etc. So os homens das solues inteligentes, seguras e rpidas.

Maquinista
o profissional que executa as tarefas de montagens de suportes para equipamentos de luz e de cmera sob o comando do chefe maquinista. o responsvel pela execuo dos movimentos de aparelhos que conduzem as cmeras.

Operador de video assist


o tcnico de cinema responsvel pela captao em vdeo, em paralelo com a cmera cinematogrfica, das imagens que esto sendo impressas no interior da mesma em pelcula cinematogrfica, projetando-as num monitor de vdeo, no momento da cena ou aps a cena filmada.

Contra-regra
o tcnico de cinema e vdeo responsvel por todos os objetos de cena que integram uma ao em um cenrio (no esto includos a os que fazem parte do figurino). Participa de um filme desde a preparao, quando se faz o detalhamento dos objetos de cena junto com o cengrafo, preparando suas providncias ou construo. Esta lista passada ao diretor de produo, que providencia sua locao ou materiais para a sua construo. Durante as filmagens, seguindo o plano de trabalho e a folha de servio, providencia os objetos a serem colocados em cena no momento de execuo dos planos sob a superviso da continusta. A maioria dos contra-regras so egressos do teatro ou da televiso e fazem parte da equipe de cenografia.

Maquiador/Cabeleireiro
o tcnico-artista de cinema e vdeo que prepara a maquiagem convencional de embelezamento ou de efeito dos personagens, segundo a descrio acordada na decupagem com o diretor do filme. O uso de determinados materiais deve ser submetido ao diretor de fotografia, evitando erros e desencontros na imagem. Todas as maquiagens e cabelos a serem adotados nos filmes pelo elenco devem ser testados com a luz definitiva do filme antes de comearem as filmagens. a formatao do "tipo" dramtico do personagem. Existem profissionais que apresentam seus projetos em computador ou desenhados para aprovao prvia pelo diretor do filme. Conforme o tamanho do elenco a ser maquiado e penteado, ele apresenta as previses de tempo ao diretor de produo, assim como a necessidade da contratao de auxiliares temporrios em cenas que envolvam muito elenco e figurao. Apresenta uma lista de cosmticos a serem adquiridos pela produo e mantm a tempo e hora os personagens maquiados e constantes corree durante as s filmagens. Os apliques postios devero tambm ser providenciados pela produo e testados convenientemente antes de serem usados em cena diante das cmeras.

Montador/Editor
o tcnico de cinema e vdeo que rene, ordena e d ritmo s imagens filmadas e sons captados fracionadamente no set, dando um sentido narrativo histria proposta pelo roteiro literrio do filme seguindo uma decupagem prvia do diretor do filme. O montador dever sugerir mudanas de lugar e durao das seqncias, visando obter maior clareza narrativa e impacto emocional sobre o espectador para conduzi-lo sem que perceba durante 100 a 120 minutos de exibio. Prepara todas as pistas de som: dilogos (captados em direto), dublando (falas que faltaram ou que se tornaram inaudveis), preencher os vazios sonoros com rudos de sala, msica incidental, e colocar a trilha do filme em seus devidos lugares. Providenciar a edio dos traillers comerciais e o mapa de mixagem. O seu trabalho comea logo aps duas ou trs

semanas de iniciadas as filmagens, ordenando o material bruto vindo do laboratrio. Caso este material seja finalizado em ilha digital, dever passar, aps a revelao dos negativos, por uma telecinagem (transferncia da imagem flmica para sinal digital e imagem em vdeo). Feito isto, transposto todo o material ("importado") para os computadores, comea ento o seu primeiro corte chamado de "corte largo". Aps as filmagens concludas, o diretor assiste ao material prmontado. Aps a sua aprovao comea ento a montagem propriamente dita. Mudam-se seqncias de lugar, so encontradas solues de linguagem obtidas em laboratrio (fuses, congelamentos etc.). E finalmente d-se o 2 corte. Aprovado pelo diretor, comeam ento o corte final, "o corte fino", e os ajustes sonoros e a retirada de alguns "tempos mortos" da montagem. Passa-se mixagem e a cpia est pronta para ser trabalhada no estdio de som (no caso de Dolby stereo) e a cpia final tica em laboratrio com a devida marcao de luz pelo diretor de fotografia e a colocao dos letreiros de apresentao, com nome do elenco e equipe tcnica. Faz-se a projeo final desta cpia para o diretor do filme, com a presena do montador e do diretor de fotografia. O material est ento pronto para exibio comercial. O seu trabalho desenrola-se dentro de um prazo de dois a trs meses. Os montadores so egressos de escolas de cinema ou so formados em uma ilha de edio ou moviola (mesa de montagem tradicional de filmes). Devem ter amplo conhecimento de linguagem cinematogrfica, alm de uma formao de operao de ilha informatizada. A melhor formao para um montador exercer primeiramente a funo de continusta e em seguida passar para uma sala de montagem ou ilha de edio.

Trilheiro/Msico de cinema
o artista responsvel pela criao de todas as msicas pontuativas, incidentais e temticas a serem colocadas na trilha sonora do filme, acompanhando em background as imagens montadas de um filme, visando auxiliar a obteno do "clima dramtico" da cena ou plano desejado pelo diretor. Seu trabalho pode ser feito isolado em um estdio com seus msicos e depois ajustado na montagem ou a partir das imagens visionadas previamente antes de criar as partituras. Os temas so apresentados, uma vez compostos, previamente ao diretor do filme, para aprovao, e em seguida gravados e mixados com a trilha final do filme. Existem trilhas que se tornam mais sucesso que os prprios filmes, devido sua qualidade musical, ou o inverso, msicas que se tornam famosas pela qualidade dramtica do filme e das cenas em que foram usadas. Esses msicos criadores so egressos de escolas de msica ou so autodidatas.

Efeitos especiais
responsvel por eles o tcnico de cinema e vdeo que trabalha com a iluso, o truque e a magia. Monta traquitanas, maquetes, sistemas de exploso, modelos ampliados ou animais de controle remoto que aumentam a veracidade das cenas impossveis, perigosas ou de grande efeito visual e impacto emocional. uma profisso de curiosos e sobretudo maquetistas e pessoas que adoram informtica aliada a conhecimentos de maquinarias por eles inventadas. Existem empresas tradicionais no mercado americano e europeu nas quais os conhecimentos passam de pai para filho.

Laboratorista

Tcnico de laboratrio cinematogrfico o tcnico de cinema que processa as imagens em laboratrio. Trabalha no setor industrial do cinema. Tem conhecimentos de qumica de laboratrio e do funcionamento dos equipamentos de revelao, lavagem e copiagem de filmes fotogrficos contnuos (cinematogrficos). formado pelo SENAI ou estagiando durante anos no laboratrio onde recebe sua formao. Trabalha com negativos e positivos cinematogrficos. Conhece todas as etapas dos filmes em laboratrio. Porm as especialidades em laboratrio so muito precisas, tais como: copiagem, revelao, janela molhada, sonorizao tica, letreiros, trucagens ticas, titulagem, banda internacional, master, cpia marrom, blow up, lavagem de ultra-som, armazenamento de negativo, montagem de negativo, marcao de luz.

Marcador de luz
o tcnico de cinema do setor industrial, trabalhando no interior dos laboratrios, conhecido como colorista ou marcador de luz. o operador das mquinas analisadoras (Analyser) de cores e luminncia. Trabalha plano a plano, sob a orientao das indicaes do diretor de fotografia na equalizao das cores de todos os planos de uma seqncia e do filme como um todo. Monta um mapa das cores fundamentais (azul, vermelho e amarelo) e seus percentuais para serem corrigidos na cpia final. Uma vez revisado pelo fotgrafo e aprovado pelo produtor, este mapa ser o guia de todas as cpias para a comercializao. Deve ser formado em curso especfico promovido pelo sindicato de classe ou congnere.

Montador de negativo
o tcnico de cinema do setor industrial, trabalhando no interior dos laboratrios, que ordena os negativos brutos, localizando e colando os planos para a futura copiagem, baseando-se no copio positivo montado, enviado pelo montador. Seu trabalho supervisionado pelo montador do filme antes de ser dado como finalizado para que possa a seguir sofrer a marcao de luz e serem efetuadas as cpias de comercializao do filme. nesta etapa que se providenciam as trucagens de laboratrio ("fuses", "congelamento de imagens", desdobramento para aumento de cmera lenta etc).

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4658/1/AS-PROFISSOES-NO-MUNDO-DOCINEMA/Paacutegina1.html

Вам также может понравиться