Вы находитесь на странице: 1из 12

1

Anlise estrutural, anlise institucional e anlise contextual: uma discusso emprica da poltica brasileira durante o Estado Novo.
ADRIANO CODATO1
Os verdadeiros fatos cientficos do socilogo, so as relaes objetivas entre os fenmenos sociais2.

Introduo Na pesquisa de doutorado que realizei, tendo como alvo principal o Departamento Administrativo do estado de So Paulo3, enfoquei essa agncia burocrtica, relativamente desconhecida4, de quatro pontos de vista diferentes e complementares. Estudei, em poucas palavras, as origens da instituio e seu funcionamento efetivo; e a elite que a integrou e seu pensamento. Esse foi um expediente para conectar empiricamente quatro temas no campo da Cincia Poltica: instituies (burocrticas), agentes (sociais), comportamentos (polticos) e valores (ideolgicos). Essa estratgia esteve na base da minha reflexo sobre a relao entre duas variveis centrais elites e instituies normalmente pensadas como variveis excludentes na explicao sociolgica. J o modelo relacional que se procurou adotar no trabalho pretendeu evitar tanto o sociologismo, caracterstico da nfase exclusiva na primeira varivel, quanto o politicismo, caracterstico do privilgio privativo da segunda. Elites e instituies so termos de uma mesma equao em que ora um, ora outro cumpre o papel determinante na explicao de determinado problema em Cincia Poltica. Na anlise dos processos polticos, instituio (ou configurao institucional) pode ser a varivel dependente ou independente; elite (ou perfil social, perfil poltico dos grupos que dirigem a poltica e detm o poder), idem. H, todavia, uma varivel externa a essa relao e que de todo modo determina aquela que ser, a cada caso, a varivel determinante. Essa varivel independente , de acordo com o modelo de anlise que se adotou, o contexto: isto , tempo e lugar ou o
1 Doutor em Cincia Poltica pela UNICAMP. Professor de Cincia Poltica na Universidade Federal do Paran (UFPR); Editor da Revista de Sociologia e Poltica (www.scielo.br/rsocp) e um dos coordenadores do Ncleo de Pesquisa em Sociologia Poltica Brasileira (NUSP) da UFPR (www.nusp.ufpr.br). E-mail: adriano@ufpr.br

Pierre Bourdieu, Jean-Claude Chamboredon e Jean-Claude Passeron, Le mtier de sociologue. Prables pistmologiques. 4me. ed. Berlin; New York; Paris: Mouton, 1983, p. 158.
2

Ver Adriano Codato, Elites e instituies no Brasil: uma anlise contextual do Estado Novo. Tese (Doutorado em Cincia Poltica). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2008.
3 4 Para um resumo e uma crtica dos poucos estudos disponveis, ver Adriano Codato, Elites e instituies, op. cit., cap. I.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

2 lugar de possibilidades historicamente determinadas, para falar como Ginzburg5. O estudo consistiu, assim, na tentativa de articular e propor uma explicao contextual para a varivel dependente principal: o modo, a natureza e a direo da mudana sociopoltica e ideolgica (o transformismo6) das elites polticas regionais, aqui representadas pelos polticos da classe dirigente paulista na passagem dos anos 1930 para os anos 1940. O pressuposto admitido na discusso sobre o modo de compreender So Paulo sob o Estado Novo no foi o de que a Histria importa (ou as Instituies importam, ou as Ideias importam, ou as Classes Sociais, as Elites Polticas importam, ou a Economia importa, etc.) e sim o de que, conforme uma perspectiva contextual, esses elementos importam na explicao medida que importam para as sociedades consideradas (o lugar), numa poca determinada (o tempo). A fim de explicar o declnio dessa oligarquia (junto com seus partidos polticos, suas lideranas nacionais, sua ideologia liberal e seu poder estadual) quatro hipteses foram testadas. O objetivo deste paper ao fazer um balano dos achados principais. Isso deve servir menos evidenciar o escore de acertos e erros, ainda que tambm, e mais discernir trs pontos: o problema emprico, o problema histrico (e/ou historiogrfico) e o problema terico tal como pensados inicialmente e tal como pensados posteriormente em cada parte da pesquisa, alm da distncia ou da proximidade das hipteses iniciais diante dos achados da tese. A forma de abordagem desses assuntos (a organizao burocrtica do Estado, o perfil da elite que o administra, as decises que ela toma e as ideias que inspiram, orientam e justificam as aes desse grupo na nova ordem poltica) pretendeu evitar os dois problemas mais comuns em estudos histricos: a tentao do ensasmo crtico, onde sobram argumentos e faltam documentos, e o seu contrrio: a propenso empirista de relatar todas as ocorrncias relacionadas a um fenmeno particular (com base no mximo de informaes que se consiga acumular) a fim de reter o que especfico de um determinado fenmeno7.

Carlo Ginzburg, O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictcio. So Paulo: Companhia das

Letras, 2007p. 316. Por transformismo quero designar aquilo que Antonio Gramsci definiu com preciso: no apenas a passagem de indivduos, em geral parlamentares (transformismo molecular), ou de grupos inteiros de um campo poltico (ou ideolgico) a outro, mas um fenmeno mais complexo: a assimilao, decapitao e destruio das elites de um grupo inimigo por uma elite mais poderosa. Assim, o transformismo a fabricao de uma classe dirigente cada vez mais ampla, [...] com a absoro gradual mas contnua, e obtida com mtodos de variada eficcia, dos elementos ativos surgidos dos grupos aliados e mesmo dos adversrios e que pareciam irreconciliavelmente inimigos. Antonio Gramsci, Cadernos do crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, vol. 5: O Risorgimento. Notas sobre a histria da Itlia, p. 286 e 63, respectivamente.
6 7 Usualmente, segundo a lembrana de um crtico, as abordagens desse ltimo tipo igualam estudos de caso a story-telling. Ver Andr Borges, Desenvolvendo argumentos tericos a partir de estudos de caso: o debate recente em torno da pesquisa histrico-comparativa. Trabalho apresentado no XXIV Simpsio Nacional de Histria da Associao Nacional de Histria ANPUH, 2007, p. 8. Na anlise de processos, a narrativa o que aconteceu? fundamental (tanto que uma parte importante desta tese ocupa-se dela), mas preciso tentar converter a reconstituio de como as coisas se deram em explicaes sociolgicas. Andrew Bennett e Alexander L. George assinalam que esse continua sendo o estilo (e a pretenso, acrescento eu) da Cincia Poltica Ver deles Case Studies and Process Tracing in History and Political Science: Similar Strokes for Different Foci. In: Elman, Colin e Elman, Miriam Fendius (eds.), Bridges and Boundaries. Historians, Political Scientists, and the Study of International Relations. Cambridge: MIT Press, 2001, p. 148.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

3 Essa resenha deve permitir apresentar uma reflexo sobre o uso da histria na anlise poltica, ou mais propriamente, a importncia da abordagem contextual para os estudos de Cincia Poltica. I. A perspectiva contextual (e no institucional, nem estrutural) adotada pelo meu estudo mais especfica que a nova legenda que parece guiar a onda de trabalhos recentes, de tipo metodolgico, terico e emprico tanto em Economia, quanto em Cincia Poltica8. No se trata apenas de reconhecer que a histria importa, conforme se redescobriu h pouco com alguma solenidade, isto , escolhas feitas no passado produzem efeitos mais adiante, preceito que vale tanto para firmas privadas quanto para Estados nacionais (conforme os modelos baseados na path dependence). A virada histrica que desde o incio da dcada vem influenciando cientistas polticos empiricamente orientados pretende significar uma mudana terica mais profunda e mais radical que a do neoinstitucionalismo histrico. Aqui se destaca o que se vem chamando de abordagem contextual. Como resumiu Paul Pierson, o entendimento de processos e prticas a partir de contextos implica em comutar o foco centrado em grandes leis causais (tal como no marxismo) para estudos de mecanismos sociais especficos. As explanaes da derivadas esto baseadas em hipteses formuladas explicitamente sob certas condies limitantes, que so tempo e lugar9. A vantagem mais evidente desse enfoque que ele permite contrapor-se a explicaes deduzidas de grandes teorias, onde o fato histrico comparece apenas como um exemplo ilustrativo, ou contrapor-se a explicaes baseadas em tipologias formalistas, em que o caso classificado (e supostamente explicado) conforme a distncia maior ou menor em relao a modelos construdos por abstrao a partir de exemplos selecionados como base em critrios eles mesmos discutveis. Ainda que no seja uma revelao, os preceitos dessa estratgia de anlise indicam que pensar em termos de contextos pensar em termos de relaes:
Particular actors, organizations, or institutions are shaped in part by their spatial relationships to other aspects of a social setting. Similarly, a particular moment in time is part of broader temporal processes. Events are parts of various sequences of events. Their place in those sequences may play a critical role in determining their meaning. Thus, [this approach] explore the spatial and temporal settings that provide crucial elements of context for any object of social inquiry10.

Anlises desse tipo cujo fundamento so teorias de mdio alcance e hipteses verificveis, no postulados tericos universais devem ao mesmo tempo evitar ao mximo trs estilos discutveis de retorno histria: o estudo do passado por si mesmo,
8 As principais influncias aqui so: Douglass C. North, Institutions, Institutional Change and Economic Performance: Political Economy of Institutions and Decisions. Cambridge: Cambridge University Press, 1990; e os estudos reunidos em Sven Steinmo, Kathleen Thelen, Frank Longstreth (eds.), Structuring Politics: Historical Institutionalism in Comparative Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1992, respectivamente.

Ver Paul Pierson, Politics in Time: History, Institutions, and Social Analysis. Princeton e Oxford: Princeton University Press, 2004, p. 175-176 e p. 169.
9 10

Id., ibid., p. 171-172.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

4 esforo que em geral termina em descries de fenmenos nicos e de interesse limitado no tempo e no espao; o estudo do passado a fim de encontrar indcios, evidncias ou exemplos completos para ilustrar e confirmar uma teoria ou um modelo explicativo construdo a priori; o estudo do passado como um depsito onde se buscam casos apenas para comparao com problemas do presente, esses sim objeto de interesse real.. Por outro lado, a capacidade dos achados produzidos dentro dessa perspectiva serem vlidos para outros contextos, objeo mais delicada quando se trata de estudos de caso, depender do grau de universalidade do(s) problema(s) aventado(s), do tipo de pergunta(s) que se prope a responder, da intensidade da adeso da literatura frmula que se deseja contestar: isto , da natureza estratgica do caso estudado; no do grau de generalidade das respostas. So Paulo sob o Estado Novo um caso dramtico (i.e., um caso onde as ocorrncias so mais intensas) de atualizao de dois traos caractersticos do sistema poltico nacional: a capacidade de combinao intraelites, graas ao transformismo de suas faces, e a habilidade dos grupos dirigentes para mudar de posio poltica sem, no entanto, alterar a ordem social ou pr em risco a estrutura bsica de dominao. Em termos muito gerais (e muito pouco explicativos), trata-se de mais uma evidncia que confirma e expe o processo de modernizao conservadora brasileira ou o caminho poltico de uma revoluo regressiva, essa tara hereditria da formao social nacional. Todavia, o caso em questo permite ir alm dessa constatao um tanto espervel, seja para indicar a funo poltica das instituies polticas o que envolve pr entre parntesis a arbitrariedade do regime e de suas regras (ou a falta delas), o personalismo autoritrio e enfatizar a configurao institucional dos aparelhos do Estado, os sistemas burocrticos de santificao da nova elite estatal, a produo e a ascendncia da frmula poltica autoritria sobre o mundo poltico em geral; seja, por outro lado, para destacar o papel burocrtico dos aparelhos burocrticos atravs desse mecanismo muito peculiar de restituio do poder da oligarquia, mesmo custa da inacreditvel restrio do nmero de participantes no jogo poltico e de seu confinamento em uma instituio carimbadora como o Departamento Administrativo do estado. II. As quatro hipteses especficas giravam em torno da funo propriamente poltica dos Departamentos e seu papel estabilizador junto ao universo da elite11. A primeira suposio afirmava o seguinte:
Sem que os daspinhos fossem os (nicos) autores do negcio, varrer So Paulo do mapa poltico nacional um dos pr-requisitos da governabilidade, como 1932 comprovou exigiria redefinir a hierarquia entre os grupos de elite, questo que constituiu, de resto, a causa e a consequncia da Revoluo de 1930. Exigiria igualmente criar bases polticas em cada um dos estados, sem que isso implicasse em confrontar diretamente todas as fraes oligrquicas ou inventar do zero uma nova elite para conduzir os governos regionais. Exigiria, alm disso, reduzir o tamanho e as diferenas internas das classes polticas nativas, medida em parte facilitada pela extino dos partidos, dos parlamentos e das eleies, acomodando os remanescentes em instncias especficas do aparelho do Estado ditatorial, procedimento mais ou menos de acordo com o modelo corporativista que vigia nos conselhos de poltica econmica, a fim de preservar os espaos de participao e representao de interesses. Enfim, o caso de So Paulo exigiria formular, estabelecer e difundir, no somente para a sociedade, mas tambm entre todos os agentes polticos, uma ideologia que se opusesse e se impusesse ao liberalismo oligrquico.
11

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

(i) a hierarquia poltica entre os diversos grupos de elite , em grande medida, o resultado da nova ordem entre os diferentes nveis decisrios do sistema institucional do Estado. A configurao institucional (o conjunto de instituies estatais e sua interao complexa com o contexto scio-histrico, no um aparelho especfico ou um conjunto de regras) define o poder ou a competncia poltica de cada frao da elite conforme o lugar (mais alto, mais baixo, mais central, mais perifrico etc.) que se ocupe ou se conquiste nesse sistema. Numa palavra: a estrutura no universo das elites funo da estrutura do aparelho do Estado. Essa hiptese institucionalista foi forjada para contrapor-se a dois tipos de explicaes. Uma que insistia no carter personalista do regime e/ou do governo, onde a ordem poltica, exagerando, surgia como produto dos desgnios do Presidente imperial. Outra que ressaltava a modernizao e a racionalizao que o processo de remodelamento da administrao pblica (que teve como alfa e mega a criao do DASP em 1938) teria imposto mquina estatal. Afirmou-se a existncia de uma ordem poltico-administrativa bastante complexa e o papel eminentemente poltico dos mecanismos institucionais do Estado Novo; por tabela, as finalidades polticas dos Departamentos Administrativos dos estados nesse arranjo. Mas esse tpico poderia tambm ser formulado em termos mais amplos, ou melhor, de uma perspectiva mais geral. Deslocando o foco dessa problemtica mais emprica (como estava organizado politicamente o regime ditatorial; como funcionava burocraticamente o Estado Novo, etc.) para uma problemtica mais histrica quais foram as precondies para a concentrao territorial do poder (Mann12) e como esse processo concorria no apenas para a unificao dos subsistemas regionais, mas como ele repercutia na diviso do poder entre os grupos da oligarquia (no enquadramento dos imperialismos estaduais, como se dizia) possvel tematizar os daspinhos, o Cdigo Administrativo, a personalizao do poder de Estado, a burocratizao das rotinas administrativas, a discriminao das faces da elite pelos nveis do governo como um captulo, o captulo propriamente poltico, do processo de construo do Estado nacional no Brasil (State-building). Essa problemtica histrica deve ser formulada, contudo, dentro de ou a partir de uma problemtica terica diferente da usual i.e., aquela que defende, para compreender esse perodo, as ideias de Estado de compromisso entre as fraes da classe dominante e seu efeito (lgico e histrico), a autonomia relativa do Estado capitalista. O caso do daspinho de So Paulo ganha em interesse (e em capacidade explicativa) se pensado dentro da problemtica weberiana da organizao poltico-burocrtica do Estado e da sua capacidade de exercer o poder sobre um determinado territrio, o que de resto Francisco Campos intuiu quando clamou pela necessidade e urgncia de articular o espao nacional e impor o poder presidencial13.

Michael Mann, O poder autnomo do Estado: suas origens, mecanismos e resultados. In: Hall, John A. (org.), Os Estados na Histria. Rio de Janeiro: Imago, 1992, p. 164.
12 13 Francisco Campos, 10 de Novembro, resultado de 50 anos de experincia poltica. Rio de Janeiro: Departamento Nacional de Propaganda, 1938, p. 11-12.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

6 Desse ponto de vista, a questo fundamental de Cincia Poltica passa a ser: quais so as condies para esse Estado agir de forma autnoma? A construo e o incremento da capacidade estatal (Skocpol14) seu papel enquanto ator e fator explicativo passa justamente pelas reformas polticas implementadas pelo Estado Novo e, a, os Departamentos Administrativos so um caso paradigmtico do exerccio dessa capacidade. Como, nesse contexto especfico, os agentes polticos e os interesses polticos s existem quando existem dentro do aparelho do Estado, ser ento atravs desses Departamentos que o governo vai fixar uma nova hierarquia entre os grupos polticos com o requinte adicional de apresentar a diviso poltica do poder poltico como o resultado da diviso burocrtica do trabalho burocrtico entre as partes do sistema estatal. Feitos esses ajustes, penso que a primeira hiptese passou pelo teste. A segunda hiptese de trabalho sustentava que: (ii) os Departamentos Administrativos dos estados no eram exatamente arenas decisrias (ou, como a literatura insiste, legislativos estaduais), mas canais de participao controlada no jogo poltico. Isso se devia basicamente, imaginou-se, a dois fatores diferentes e complementares: a) diviso poltica do trabalho burocrtico no Estado ditatorial (h centros de poder efetivo, centros de poder apenas burocrtico etc.); e, notadamente, b) aos atributos polticos e sociais das elites que os pilotam. Conforme essa hiptese societalista, elites importantes tornam, ipso facto, as organizaes que elas dirigem tambm importantes. preciso olhar, portanto, ora para o desenho institucional, ora para a elite estatal. Concluso (provisria): o carter extraordinrio do Departamento Administrativo no Estado Novo sua relevncia institucional (Giddens15) no decorre do seu poder prprio, do tipo ou do volume de decises que superintende, da sua oposio (ou mesmo colaborao) com o Interventor, como provar seu desempenho institucional. A importncia do Departamento resulta da funo social que ele cumpre junto ao universo da elite: viabilizar a presena de uma frao da classe dirigente no aparelho regional do Estado. Isso permite, de lambuja, determinar autoritariamente a forma de representao de interesses polticos (dos polticos) e fiscalizar, ao mesmo tempo, o contedo desses interesses. Essa abordagem tem como pressuposto um dos traos caractersticos do regime do Estado Novo: de acordo com suas regras de funcionamento, s se entra para a poltica quando se entra para o Estado isto , quando se integra o sistema decisrio e se participa ativamente do processo decisrio. A capacidade poltica dos agentes ou, olhado de outro ponto de vista, o poder da agncia, no redunda, como se esperava encontrar, dos atributos polticos e sociais
14 Theda Skocpol, Bringing the State Back In: Strategies of Analysis in Current Research. In: Evans, Peter E.; Rueschemeyer, Dietrich; e _____ (eds.), Bringing the State Back In. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. 15 Anthony Giddens, Elites in the British Class Structure. In: Stanworth, Philip e Giddens, Anthony (eds.), Elites and Power in British Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1974, p. 8.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

7 das elites (dessas elites, nesse contexto), mas, ao menos no caso estudado, da forma de organizao burocrtica do sistema institucional de tomada de decises e do contedo especfico das decises. Assim, os dois achados empricos fundamentais desse captulo a) essa no uma elite que toma decises relevantes, e sim que produz decises, numa escala industrial, decises essas atinentes a aspectos em geral formais dos decretos-leis; e b) a diviso poltica do trabalho burocrtico no Estado ditatorial estava organizada de tal maneira a distribuir o poder de iniciativa (na Interventoria) e de veto (no Departamento) corroboraram e especificaram a suposio inicial: o Departamento Administrativo do estado um locus de participao controlada dos ex-polticos no jogo poltico, onde se negociam quase apenas prerrogativas burocrticas o que sobrou para barganhar. Concluso: para uma frao da classe dirigente, o fato de tomar parte no mundo poltico mais importante que o fato de deliberar no mbito do sistema decisrio. A terceira hiptese de trabalho pode ser resumida assim: (iii) a modificao dos perfis sociais das elites polticas estaduais o efeito tanto das sucessivas transformaes nas condies de competio poltica, quanto da estrutura institucional concebida para recrut-la e conform-la aos propsitos do regime ditatorial Essa suposio estabelecia uma correlao entre, de um lado, as mudanas na forma de regime (cristalizada com o golpe de Estado em 1937) e as mudanas na forma de Estado (apreendidas em geral pela literatura atravs da centralizao de funes no Executivo federal, ou concentrao do poder no Presidente da Repblica), e, de outro, a transfigurao dos perfis sociais das elites estaduais. Esse processo peculiar de circulao de elites, melhor apreendido pela noo de transformismo (Gramsci), seria a consequncia tanto das sucessivas mudanas nas condies de competio poltica na cena poltica, quanto das reformas da estrutura institucional do Estado nacional, concebidas e institudas depois de 1937 para recrutar, processar e conformar a velha classe poltica nova lgica poltica (ditatorial). Os Departamentos Administrativos dos estados foram, no caso, um dos elementos dessa estrutura institucional (mas um dos elementos mais importantes, note) para abrigar e produzir o tipo de pessoa (para utilizar a expresso de Gerth e Mills16) exigida pelo regime. A ideia por detrs da ideia sugerir que a renovao da classe dirigente, e mesmo a renovao da classe poltica, detectvel durante o regime de 1946, e.g., no explicvel por (ou apenas por) referncia a variveis inespecficas tais como as mudanas estruturais do capitalismo brasileiro; ou graas vitria de um projeto ideolgico modernizante. A reforma do pessoal poltico dos estados um produto (sem ser um projeto) da poltica ditatorial. O pressuposto aqui que estudar elites (polticas) e, dado seu carter estratgico, a classe poltica paulista hospedada no Departamento Administrativo do estado de So Paulo fundamental para compreender o tipo e o modo de transformao social no Brasil no ps-1930.
16 Hans Gerth e C. Wright Mills, Carter e estrutura social. In: Amorim, Maria Stella (org.), Sociologia Poltica, II. Rio de Janeiro: Zahar, 1970, p. 88.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

8 A violncia prtica e a violncia simblica nesse universo so menos intensas, mas atuam no mesmo sentido. Da a razo de estabelecer o problema emprico em torno do destino do outrora poderoso PRP. A fortuna dos seus polticos permite formular melhor o problema histrico: afinal, o que ocorreu no universo das elites do estado de So Paulo aps 1937 (tanto em termos sociais, quanto ideolgicos) para viabilizar a inslita combinao com o Ditador? Resposta: produo de uma nova classe poltica (e no simplesmente pela cooptao da antiga), mais profissional que a anterior, e menos dependente do estadomaior dos partidos polticos estaduais, apesar de sada deles. Ao final, penso que se comprovou a hiptese inicial os processos polticos e burocrticos de recrutamento moldam o perfil da elite. O que a hiptese no captou e que s apareceu na anlise foi que a profissionalizao da classe poltica, ao lado da democratizao de seu perfil social (rigorosamente: a permuta de atributos adstritos para atributos adscritos como meio de acesso s posies de elite) so incompreensveis s por referncia s transformaes da forma de Estado (numa palavra: a reforma burocrtica) e da forma de regime (a ditadura poltica sobre os polticos). Existem dois processos histricos que o foco apenas nas instituies no captam e que esto na origem do transformismo da elite: a institucionalizao do poder estatal e, paradoxalmente, a autonomizao do campo poltico17. Enfim, a quarta hiptese postulava que: (iv) a mera presena de certos grupos da elite estadual nas estruturas do Estado (tal como esses quatorze empenhados gestores do regime ditatorial internados no DAESP) teria contribudo para a converso da classe poltica ideologia do Estado autoritrio. Esse acontecimento teria concorrido assim para preencher o requisito que faltava no processo de transformismo da oligarquia paulista, agora tanto mais efetivo porque se dava numa dimenso mais profunda (simblica ou ideolgica). A gravidade desse acontecimento decorria da assuno da frmula poltica do regime (e no simplesmente da retrica autoritria), e da capacidade dessa frmula em justificar os novos papis polticos e unificar as vrias faces da elite em torno de um propsito comum: manter algum poder. Essa conjectura pretendia destacar que o processo de unidade psicolgica (Wright Mills18) dos grupos polticos ultrapassava a solidariedade consciente de interesses. Tratava-se, antes de tudo, de uma reviravolta nas concepes (ainda que no nos valores dessa elite, j suficientemente autoritrios19) da classe poltica paulista, e no simplesmente
17 Ver Adriano Codato, A formao do campo poltico profissional no Brasil: uma hiptese a partir do caso de So Paulo. Revista de Sociologia e Poltica, v. 30, p. 89-105, 2008.

Wright Mills chama unidade psicolgica da elite a unidade baseada na partilha dos mesmos valores, dos mesmos princpios, da mesma viso de mundo. Ver C. Wright Mills, A elite do poder. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 30.
18 19 Desenvolvi esse ponto em: Adriano Codato, As duas faces da moeda: o liberalismo e o autoritarismo da classe poltica paulista. In: Silveira, Elder Gordim da; Abreu, Luciano Aronne de; Losso,

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

9 de uma adeso ttica dos liberais ao estatismo autoritrio, dos federalistas ao centralismo getulista, dos paulistas ao projeto nacional etc. O desenvolvimento e a discusso dessa hiptese, no captulo V, teve como ponto de partida o problema histrico das relaes ambguas da classe dirigente de So Paulo diante de Getlio Vargas. Conforme as diferentes fases de governo desde a Revoluo de 1930, as fraes da classe dominante, a faces da elite dirigente e os partidos da classe poltica assumiram uma posio ora de proximidade, ora de franca hostilidade. A integrao da elite ao Estado Novo e s estruturas do Estado ditatorial ps ento o seguinte problema emprico para a pesquisa: O regime incorporou os paulistas ou os paulistas incorporaram o regime? Meu objetivo aqui no foi expor e explicar o progresso histrico desse processo de integrao moral (Giddens20), i.e., os fatos e seu encadeamento, aspecto ligado ao problema historiogrfico da cooptao da orgulhosa elite paulista, mas, ao invs, ou antes de tudo, melhor dizendo, as condies institucionais e sociais que tornaram possvel a solidariedade ideolgica interelite. Assim posta, a questo de quem incorporou quem perdeu prioridade para o processo, bem mais complexo, de formao, difuso e assimilao de crenas e sua mediao tanto pelo nvel poltico (no caso: as instituies polticas), como pelo nvel ideolgico (sejam os aparelhos e as prticas, sejam as doutrinas e as concepes difusas pelo mundo social). Essa mudana de foco permitiu redefinir o problema histrico, ponto ento nos seguintes termos: como descrever a adeso da elite poltica de So Paulo a Vargas. Que tipo de fenmeno esse, exatamente: tratou-se de uma adequao provisria ao arranjo poltico em vigor, como uma estratgia para conservar-se tona e conservar as posies de mando ao menos no aparelho regional do Estado?; ou tratou-se de uma espcie de (na falta de uma expresso mais adequada) adaptao evolutiva s mudanas no meio ambiente poltico?; nesse caso tratou-se de uma mutao ou mimetismo?; ou ainda, ltima opo, a solidariedade da classe poltica paulista a Vargas, ao Estado Novo, ao autoritarismo, ao arbtrio, ao personalismo etc. foi resultado, na verdade, de uma converso definitiva ideologia do Estado autoritrio, segundo o modelo paradigmtico das converses religiosas? Pelos dados reunidos e pela anlise e interpretao dos dados reunidos, afirmei a ltima opo: houve uma converso ideolgica e essa converso se explica pela assimilao da ideologia de Estado, simplificada, para a classe poltica, na forma de uma frmula poltica (ou de um idioma poltico comum ao mundo poltico), destinada no s a catequizar, mas a orientar sua ao. Porm, contrariamente hiptese inicial, esse processo de assimilao mtuo e de integrao moral no foi o resultado da simples presena da elite no governo do estado. O que se determinou foi que esse um acontecimento bem mais complexo e que envolveu um conjunto de variveis conjugadas. Corroborando a perspectiva contextual de todo o estudo, seria preciso, para desvendar esse enigma, ter presente trs processos simultneos que andam paralelamente
Tiago (orgs.). Estado e desenvolvimento: poltica e relaes internacionais no Brasil contemporneo. Porto Alegre (RS): Zouk, 2010, p. 43-60.
20 No caso, integrao moral designa o grau em que aqueles que ocupam posies de elite partilham idias comuns e um ethos moral comum; e quo conscientes eles so de uma solidariedade total. Anthony Giddens, Elites in the British Class Structure. In: Stanworth, Philip e Giddens, Anthony (eds.), Elites and Power in British Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1974, p. 5.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

10 fabricao, nesse momento preciso, de uma ideologia especificamente dedicada a inventar e justificar a supremacia do Estado sobre a sociedade (o que eu chamei de ideologia da autoridade do Estado autoritrio, ou em portugus: ideologia de Estado) e que so, esses processos, alimentados e explicados por ela: a) a produo, na elite, de um, por assim dizer, esprito de Estado, exigncia e decorrncia do processo de State building em curso; b) a profissionalizao poltica que ocorre sob inspirao e direo da poltica ditatorial e que tem a ver com a emancipao do bacharel do coronel; e, tambm, mas no em primeirssimo lugar, c) a predisposio autoritria dessa elite autoproclamada liberal. Esses so, note bem, os requisitos objetivos de assimilao do e no autoritarismo. H que ter presente tambm (e acredito que principalmente) dois requisitos subjetivos para a conformao de uma mentalidade autoritria: o instinto de preservao do Homo politicus racional (Weber21), a parte, digamos, consciente da converso ideolgica e os requisitos inconscientes do processo de socializao poltica e que chamei de effet de corps (Bourdieu22): aquele sentimento de reciprocidade, que est acima do esprit de corps, de pertencimento a um mesmo repertrio simblico, produzido e garantido por uma identidade comum que garante nesse contexto a converso dos polticos de profisso ideologia autoritria23. * * * Assim, procurei expor e explicar o transformismo da classe poltica paulista tendo como parmetro (no sentido matemtico do termo: ou seja, como uma varivel cuja finalidade especificar os objetos de um conjunto ou de uma famlia) o processo de transio histrica de uma economia e de uma sociedade agroexportadora para uma economia e uma sociedade urbano-industrial. Esse problema original est na base de uma srie de outros temas tericos como, por exemplo, o desquite do mundo poltico do mundo da economia, ou mais propriamente, a dissociao das elites polticas regionais das classes dominantes regionais. Esse acontecimento histrico envolve do mesmo modo uma srie de questes de interpretao historiogrfica como, por exemplo, a maneira pela qual se deu o remodelamento do mundo poltico nacional depois de 1930: por cooptao, graas conciliao, por um processo de substituio de elites, etc. Por ltimo, esse enigma da mudana histrica no Brasil no sculo XX implica um assunto mais geral, propriamente terico: que relao explicativa pode existir entre elites polticas e instituies polticas, nesse contexto preciso?

21 Max Weber, The Profession and Vocation of Politics. In: Lassman, Peter & Speirs, Ronald (eds.), Weber: Political Writings. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. 22 Pierre Bourdieu, Effet de champ et effet de corps. Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 59, n. 1, 1985. Quanto mais homogneos forem os grupos considerados, prev Bourdieu, mais seus efeitos sobre os corpos dos agentes tendem a prevalecer e a triunfar; quanto mais bem posicionados no espao social esto esses grupos, como o caso da nossa classe poltica (portanto, quanto maior a probabilidade das profisses funcionarem como corporaes), mais esses efeitos tendem a aumentar. 23 Para uma discusso mais extensa desses pontos, ver Adriano Codato, Parmetros para uma anlise emprica da relao entre ideias, elites e instituies. Politica & Sociedade, v. 7, p. 23-48, 2008.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Bennett, Andrew e George, Alexander L. Case Studies and Process Tracing in History and Political Science: Similar Strokes for Different Foci. In: Elman, Colin e Elman, Miriam Fendius (eds.), Bridges and Boundaries. Historians, Political Scientists, and the Study of International Relations. Cambridge: MIT Press, 2001. Borges, Andr. Desenvolvendo argumentos tericos a partir de estudos de caso: o debate recente em torno da pesquisa histrico-comparativa. Trabalho apresentado no XXIV Simpsio Nacional de Histria da Associao Nacional de Histria ANPUH, 2007. Bourdieu, Pierre. Effet de champ et effet de corps. Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 59, n. 1, 1985. Bourdieu, Pierre; Chamboredon, Jean-Claude; e Passeron, Jean-Claude. Le mtier de sociologue. Prables pistmologiques. 4me. ed. Berlin; New York; Paris: Mouton, 1983. Campos, Francisco. 10 de Novembro, resultado de 50 anos de experincia poltica. Rio de Janeiro: Departamento Nacional de Propaganda, 1938,. Codato, Adriano. A formao do campo poltico profissional no Brasil: uma hiptese a partir do caso de So Paulo. Revista de Sociologia e Poltica, v. 30, p. 89-105, 2008. Codato, Adriano. As duas faces da moeda: o liberalismo e o autoritarismo da classe poltica paulista. In: Silveira, Elder Gordim da; Abreu, Luciano Aronne de; Losso, Tiago (orgs.). Estado e desenvolvimento: poltica e relaes internacionais no Brasil contemporneo. Porto Alegre (RS): Zouk, 2010, p. 43-60. Codato, Adriano. Elites e instituies no Brasil: uma anlise contextual do Estado Novo. Tese (Doutorado em Cincia Poltica). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2008. Codato, Adriano. Parmetros para uma anlise emprica da relao entre idias, elites e instituies. Politica & Sociedade, v. 7, p. 23-48, 2008. Dloye, Yves. Sociologia histrica do poltico. Bauru: EDUSC, 1999. Gerth, Hans e Mills, C. Wright. Carter e estrutura social. In: Amorim, Maria Stella (org.), Sociologia Poltica, II. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. Giddens, Anthony. Elites in the British Class Structure. In: Stanworth, Philip e Giddens, Anthony (eds.), Elites and Power in British Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1974. Giddens, Anthony. Elites in the British Class Structure. In: Stanworth, Philip e Giddens, Anthony (eds.), Elites and Power in British Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1974. Ginzburg, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictcio. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. Gramsci, Antonio. Cadernos do crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, vol. 5: O Risorgimento. Notas sobre a histria da Itlia. Mahoney, James. Beyond Correlational Analysis: Recent Innovations in Theory and Method. Sociological Forum, vol. 16, n. 3, p. 575-593, Sep. 2001.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

12 Mann, Michael. O poder autnomo do Estado: suas origens, mecanismos e resultados. In: Hall, John A. (org.), Os Estados na Histria. Rio de Janeiro: Imago, 1992. Mills, C. Wright. A elite do poder. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. North, Douglass C. Institutions, Institutional Change and Economic Performance: Political Economy of Institutions and Decisions. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. Pierson, Paul. Politics in Time: History, Institutions, and Social Analysis. Princeton e Oxford: Princeton University Press, 2004. Skocpol, Theda Bringing the State Back In: Strategies of Analysis in Current Research. In: Evans, Peter E.; Rueschemeyer, Dietrich; e _____ (eds.), Bringing the State Back In. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. Steinmo, Sven; Thelen, Kathleen; e Longstreth, Frank (eds.), Structuring Politics: Historical Institutionalism in Comparative Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. Weber, Max. The Profession and Vocation of Politics. In: Lassman, Peter & Speirs, Ronald (eds.), Weber: Political Writings. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. Weinstein, Barbara Histria sem causa? A nova histria cultural, a grande narrativa e o dilema ps-colonial. Histria, vol. 22, no. 2, p. 185-210, 2003.

XXVI SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA ANPUH So Paulo 2011 ADRIANO CODATO

Вам также может понравиться