Вы находитесь на странице: 1из 6

OS ARRASTADORES

Podemos criar arrastadores com diversos materiais diferentes, o importante que tenhamos uma estrutura firme e que cumpra com as necessidades do operador. Ao lado vemos a imagem de dois tipos de arrastadores padro. Estes arrastadores so feitos em ao forjado e podem ser comprados em lojas especializadas em usinagem.

Materiais que podem ser usados na confeco dos arrastadores: - Tubo sem costura - Barra chata - Barra cilndrica
- Parafusos de 1/4" com cabea sextavada.

1 - Corte um anel de 2 cm 2 - Remova as rebarbas e recm cortado pedaos de barra chata calos posio oposta aos calos 1/4" calos no furo de 5/8" deixando-a 8 - Faa ponta em dois aparafuse-os ao anel. Criando arrastadores 1 - Corte uma pea de de comprimento como um anel circular ou 3 - Una as pontas e solde4 - Siga os procedimentos No caso da barra solde com solda eltrica,

Criando arrastadores com tubo sem costura: do tubo sem costura quebre as quinas internas e externas do anel 3 - Na parte interna do anel solde dois nas medidas de 2 x 2 cm para servirem de 4 - Faa dois furos para macho de 1/4" na 5 - Abra rosca nos furos usando macho de 6 - Faa um furo de 5/8" no espao entre os 7 - Corte e solde uma pea de barra cilndrica totalmente para fora do anel. parafusos de 1/4" de cabea sextavada e com barra chata e cilndrica: barra chata ou cilndrica com cerca de 32cm 2 - Calandre a barra chata de forma que fique oval as 3, 4, 5, 6, 7 e 8 ao lado. cilndrica, ao invs de fazer o furo de 5/8", a barra cilndrica diretamente sobre o anel.

O CABEOTE MVEL

Na imagem ao lado vemos o cabeote mvel em corte para que possa ser entendido com maior facilidade. O cabeote mvel do nosso tutorial, tambm tem a vantagem de trocar de ponta, que quando localizada no cabeote mvel chamada de contraponta. Esta vantagem permite que se adapte tanto pontas diferentes entre si quanto a adaptao de mandris para fixao de brocas, pontas montadas e etc.. Os principais componentes do cabeote mvel so: - Mangote - Corpo do mangote - Volante de deslocamento do fuso

- Fuso de deslocamento do mangote - Trava do mangote - Mesa deslizante

A imagem ao lado aponta todas as peas do cabeote mvel. A estrutura do corpo do cabeote composta de: - Tubo sem costura usinado e polido na parte interna - Chapas de ao 1/2" O cabeote mvel deve ser fixado por sua base mesa deslizante atravs de parafusos de ao de cabea sextavada que devem ser aparafusado ao suporte inferior que deve ficar por baixo da mesa mvel.

Na imagem ao lado podemos ver todos os detalhes da mesa deslizante e a forma de funcionamento da regulagem de centralizao do cabeote mvel. Como pode ver, uma barra rosqueada (fuso), move o cabeote de um lado ao outro, permitindo que seja centralizado conforme o cabeote fixo que o da placa do torno. No momento em que o cabeote mvel estiver sendo construdo, lembre-se de que s haver regulagem para os lados para frente e

para trs, no existir uma regulagem para cima e para baixo, por isso atente-se as medidas dos centros do cabeote fixo e do cabeote mvel a partir do barramento do torno.

Devemos fazer um rebaixo na parte interna de traz do tubo sem costura para a adaptao do rolamento. Observando a imagem a esquerda, voc poder entender como feita a fixao do rolamento no corpo do cabeote mvel. Este rolamento suavizar o movimento do volante de deslocamento do fuso. Perceba que so usadas duas flanges de ao, uma fixada por solda no corpo e a outra solta, esta servir como tampa de fixao do rolamento. A imagem abaixo mostra alguns detalhes da frente, verso e lateral.

A trava do mangote um componente simples. Trata-se de uma alavanca com um fuso que ir comprimir o mangote contra o corpo do cabeote mvel travando-o.

O MANGOTE

O Mangote o componente do cabeote mvel que recebe as contrapontas e mandris. Ms sua funo no para por ai. O deslizamento do mangote para trs e para frente, facilita a fixao e a remoo do material que ser ou que j foi torneado. Devemos nos atentar tambm para a barra rosqueada (fuso de movimentao do mangote). Esta barra rosqueada deve ser de pelo menos 5/8" de rosca fina ou quadrada para um melhor funcionamento e menor desgaste das peas.

Na imagem a esquerda, vemos o mangote e as peas que o compem, que so: - Tubo sem costura usinado e polido externamente - Bucha de ao com fuso de 5/8" - Porca para fuso de 5/8" O tubo sem costura deve ser de parede grossa para possibilitar a usinagem de u chanfro externo para receber a trava e rebaixos internos que serviro para apoiar a bucha e a porca. O tubo sem costura deve ser usinado e polido de forma a entrar justo e sem folgas no corpo do cabeote mvel. Entretanto deve-se tomar o cuidado para que no fique justo demais e trave dentro do corpo. Durante o polimento do mangote deve-se ter o corpo a mo para ir testando e vendo se j possvel fazer com que o mangote deslize dentro do corpo sem nenhuma folga. O chanfro do lado superior externo do mangote servir para que haja mais aderncia da trava sobre si proporcionando uma maior firmeza em seu travamento.

O fuso de deslocamento do mangote, como dito antes, deve ser feito de barra rosqueada de 5/8", de rosca fina ou quadrada. Este fuso deve ser usinado de forma a receber o rolamento e o volante.
A ESTRUTURA DO TORNO

O Torno para madeira necessita de uma estrutura firme, que no balance nem vibre. Para criarmos esta estrutura podemos usar vigas laminadas ou perfis dobrados. Neste caso o recomendado seria o uso de perfis ou vigas de 4" para a estrutura. Material recomendado para a estrutura do Torno: - Vigas laminadas ou perfis de ao de 4" - Barra cilndrica de ao com 1.1/4" - Cantoneira de 2"

- Chapas de ao 1/4"

Ao lado (esquerdo), temos a imagem da estrutura do torno. Como pode ver, trata-se de uma bancada razoavelmente simples. Perceba tambm que os ps so inclinados para fora em sua base, dando maior estabilidade ao Torno. Podemos usar uma cantoneira de 2" para aumentar a estabilidade da estrutura. Soldando ou aparafusando a cantoneira em angulo, uma ponta na mesa e a outra na base, resultar em um travamento maior da estrutura diminuindo a vibrao.

O suporte da mesa da lixadeira um complemento para a estrutura que acrescenta a possibilidade de uso de uma lixadeira de disco. Este suporte pode ser soldado ou aparafusado estrutura, e deve ser feito

em chapa de 1/4" de ao.

Mesa articulada da lixadeira de disco do Torno.

Dentro da mesa da estrutura, devemos adaptar os trilhos para o deslizamento da torre de ferramentas e do cabeote mvel. Sem estes trilhos, o Torno ficaria praticamente inoperante. Estes trilhos so conhecidos nos Tornos mecnicos pelo nome de "Barramento". Os trilhos deste Torno, podem ser feitos de cantoneira de 2", porm devemos lembrar que para funcionarem adequadamente eles devem ser lixados e polidos externamente, tornando fcil o deslizamento das corredias. No pode haver folga entre os trilhos e as corredias, elas devem estar

totalmente justas ao serem reguladas.

Para que haja uma adaptao bem feita dos trilhos, devemos primeiro fechar as vigas ou perfis, com chapas de 1/8" de ao. Para isso basta cortar as chapas na largura da viga ou perfil (4"), e em seguida sold-las aos mesmos com pequenos pontos de solda eltrica, tomando o cuidado de no empen-las. Aps fechar as vigas, hora de adaptar os trilhos a estrutura. Os trilhos devem ser soldados prximos s bordas superiores das vigas. Lembre-se de que quanto menos solda, menor ser o risco de empenar os trilhos, por isso, d pequenos pontos de solda a cada 15 ou 20 centmetros no comprimento entre a viga ou perfil e a cantoneira.

TABELA DOS PRINCIPAIS MATERIAIS

Quant. 3 2 1 1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 2

Classe

Tipo Comprimento Barra Barra 40cm 30cm 70cm 30cm --80cm -100cm 50cm -5cm 10cm --

Largura 4" 2" 1.1/2" 2" 50cm 2" 4" 40mm 5/8 20cm 60cm 50cm 25cm 2" 25cm (interno) 2.1/2" ou 6.5cm Conforme os rolamentos

Espessura/chapa 1/4" 1/4" 1/2" -----1/4" 1/8" 1/2" -1/8" ou mais --

Aplicao Estrutura Estrutura Eixo da rvore Corpo do mangote Peas variadas Mangote Regulagem Regulagem do Mangote Regulagem do Mangote rvore Peas variadas Peas variadas Placa Canopla da placa Protetor da placa Rolamentos da rvore Mancais dos Rolamentos da rvore

Ref. a b c d e f g h

Viga laminada Ao ou perfil "U" Cantoneira Barra cilndrica Tubo sem costura Chapa Tubo sem costura Volante Rolamento Barra rosqueada (fuso) Polia tripla escalonada Chapa Chapa Disco de chapa Barra cilndrica Tubo sem costura Rolamento Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao -Ao Ao Ao Ao Ao Ao

j k l m n o p

Mancais

Ao

--

--

Afora todos os materiais citados acima, tambm sero necessrios, alguns poucos pedaos de cantoneira, tubos, parafusos, porcas, chapas, arruelas, etc. Quase todos os materiais que devem ser usinados podem ser feitos com sobras dos materiais listados acima.

O MOTOR:
O motor para esta maquina, deve ser de no m nimo 1 cv. A polia para o motor pode ser de 100mm, ou um pouco menor ( 90 ou 80mm ), com um ou mais canais, pa haver compensao nos canais da ra polia escalonada da rvore do Torno.

Вам также может понравиться