Вы находитесь на странице: 1из 20

GINKGO BILOBA NO TRATAMENTO DE MEMRIA EM IDOSOS

REA DE CONCENTRAO: ASSISTNCIA FARMACUTICA NOME DO ORIENTADOR: DENILTON SILVA COSTA

Artigo Cientfico apresentado a Universidade Nove de Julho referente ao Trabalho de Concluso de Curso para obteno do ttulo de Graduao em Farmcia e Bioqumica

So Paulo 2010

GINKGO BILOBA NO TRATAMENTO DE MEMRIA EM IDOSOS [Ginkgo biloba in the Treatment of Memory in Elderly]

RESUMO: Na busca por melhoramento no desempenho da memria e facilmente enganados por propagandas veiculadas em meios de comunicao, muitos idosos acabam consumindo extrato seco de Ginkgo biloba, que muito vendido principalmente em drogarias e farmcias de manipulao sem a devida fiscalizao dos rgos responsveis. Apesar da promessa de melhorar a memria, h muitas teorias sobre o mecanismo de ao e existem poucos estudos randomizados que comprovem sua eficcia em idosos. Existem dois grandes estudos no mundo a cerca do assunto, um nos Estados Unidos (j concludo) que no mostrou eficcia em comparao com o placebo e outro na Frana onde se aguarda a concluso, s aps a concluso deste estudo teremos melhor embasamento cientfico para dizer se o extrato seco de Ginkgo biloba ou no eficaz na melhora da memria em idosos. PALAVRAS CHAVE: idoso, Ginkgo biloba, memria. ABSTRACT: In the search for memory improvement performance and easily fooled by media advertisements, many elderly end up consuming dry extract of Ginkgo biloba, which is widely sold mainly in drugstores and compounding pharmacies with no proper supervision of health authorities. Despite the promise to improve memory, there are many theories about the mechanism of action and few randomized studies to prove it efficacy in the elderly. There are two large studies about these subject, one in United States (already completed) that showed no efficacy compared with placebo and one in France where it awaits completion. Only after the conclusion of this study we will have best scientific basis to say if the dry extract of Ginkgo biloba is or is not effective in improving memory in elderly. KEYWORDS: elderly, Ginkgo biloba, memory.

INTRODUO Muitos idosos encaram o envelhecimento como uma contagem regressiva para o fim de suas vidas, tomados por este sentimento, deixam de participar da vida em sociedade, se entregando aposentadoria, tornando-se cada vez mais inativos.(1) O que estes idosos no se do conta de que este estilo de vida s lhes causar prejuzos ao bem estar, tanto fisica quanto mentalmente, podendo at evoluir para uma patogenia grave, como por exemplo a demncia, com o crescimento da populao idosa maior o nmero de casos.(1) Apesar de ainda gerar controvrsias, o diagnstico precoce das demncias torna possvel o tratamento teraputico, diminuindo as preocupaes dos parentes, reduzindo riscos de acidentes, prolonga a independncia do idoso e, em alguns casos, evita ou retarda o incio do processo que resulta em demncia.(2) Muitas vezes o diagnstico de algum tipo de demncia no feito precocemente por que as pessoas aceitam os primeiros sinais como consequncia da idade e acabam se conformando, frequentemente so os familiares que percebem quando os sintomas j esto exacerbados, a passa a ser tarde demais. Os primeiros sinais que podem caracterizar um princpio de demncia consiste inicialmente na dificuldade que o idoso tem de processar informaes ou o esforo que fazem para se lembrar de alguma coisa, isso quando lembram, seja o nome de algum, uma consulta no mdico, se tomou o remdio, o fogo aceso na cozinha, entre outros. A memria da maioria dos idosos torna-se deficiente para tarefas de alta complexibilidade, por causa da dificuldade do processamento da informao.(3) Dficits de memria podem causar diversos transtornos neuropsiquitricos, como a doena de Alzheimer, portanto, da mesma forma que recomendado exerccios fsicos para a manuteno da sade fsica em idosos, deve-se exercitar o crebro com atividades que

necessitem de ateno, concentrao e pensamento lgico, o que contribui para o dinamismo e plasticidade cerebral.(1) Estudo longitudinal mostra que um nvel de QI mais elevado resultou, em pessoas muito idosas, efeito protetor para demncia.(4) No entanto, alguns idosos recorrem a estratgias prprias para lidar com esses eventos naturais, atualmente, principalmente em farmcias de manipulao, o extrato seco de Ginkgo biloba um dos fitoterpicos que mais vendidos, devido grande propaganda que se faz, atravs de rdio, TV, revistas, relatos de populares, preo acessvel e baixa fiscalizao da comercializao pelos rgos responsveis. Sua venda feita principalmente para idosos que se queixam de m circulao, labirintite, e tambm de baixo desempenho mnemnico. Tm-se poucos estudos que comprovam ou no a eficcia do extrato seco de Ginkgo biloba para a melhora da memria, e os principais que existem entram em discordncia em relao ao assunto.(5) O Objetivo do presente trabalho foi realizar levantamento bibliogrfico sobre a utilizao do extrato seco de Ginkgo biloba em pacientes idosos, empregados como alternativa para o tratamento de distrbios relacionados memria. Para tal, o trabalho baseado em dados adquiridos atravs de literaturas cientficas onde os resultados obtidos nestes estudos, realizados em pacientes sadios e com aqueles que apresentam moderado comprometimento cognitivo, so comparados a fim de verificar a eficcia da terapia com o emprego do extrato seco de Ginkgo biloba para melhora deste processo.

REVISO DA LITERATURA O perfil dos idosos: O envelhecimento do organismo pode ser verificado pela diminuio das capacidades do corpo, sejam elas fsicas ou cognitivas que variam de acordo com suas caractersticas de vida.(4) A quantidade de idosos no Brasil e no mundo s vem crescendo nas ltimas dcadas. Segundo o Censo, o nmero de habitantes no Brasil com 60 anos ou mais de 14.536.029 de pessoas, contra 10.722.705 em 1991, representando respectivamente 8,6% e 7,3% da populao brasileira. Estima-se que em vinte anos, este nmero dever ultrapassar os 30 milhes de habitantes, passando para 13% da populao. Estimativas prevem que no mundo, em 2050, um quinto da populao ser de idosos.(6) O envelhecimento da populao brasileira um fato consumado que precisa ser mais estudado para assegurar uma melhor qualidade de vida para essa populao atual e as futuras.(5) Este crescimento considervel se deve a dois fatores importantes: a queda das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida das pessoas, graas principalmente aos avanos e descobertas nas reas de saneamento e da medicina na preveno, tratamento e cura de doenas, e tambm a descoberta de novos frmacos na teraputica que tambm continua contribuindo para esse aumento da populao idosa. Logo, a identificao de indivduos com potencial risco de desenvolver doenas relacionadas demncia imprescindvel.(2)

A memria em idosos: A queda da capacidade cognitiva em idosos decorre dos processos fisiolgicos do envelhecimento normal ou de um estgio de transio para as demncias.(2) Todos esto sujeitos a ter dficits de memria ou poder at adquirir algum tipo de demncia com a chegada da chamada terceira idade (60 anos ou mais). H muitos fatores biolgicos,

fisiolgicos e sociais que contribuem para perda das funes cognitivas com o avano da idade, imprescindveis para o funcionamento adequado da memria, dentre eles se destacam: As alteraes no lobo frontal e/ou lobo temporal medial, sejam elas de carter funcional ou estrutural que tenham relao com o envelhecimento, podendo prejudicar a memria contextual, uma vez que se verificou que idosos tem dificuldade de criar um vnculo item-contexto.(7) Abandono da vida social com a conformidade da aposentadoria passiva, tornando o indivduo menos ativo, prejudicando a sade mental e fsica, o que um grave fator de risco para o desenvolvimento de uma demncia.(1) O grau escolaridade/instruo do indivduo idoso que, segundo estudos, influencia na capacidade de memria dele, visto que aqueles com maior escolaridade e participao na sociedade apresentaram melhor desempenho em comparao com os de escolaridade inferior e inativos em tarefas do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM).(4) A senescncia, que denominada como uma caracterstica do envelhecimento normal, que se identifica por declnio na capacidade funcional, alteraes estruturais em todo o organismo, decrscimo na funo cognitiva, alteraes de linguagem, modificaes no papel psicolgico e social do sujeito.(8)

Idosos tem maior pr disposio para adquirir doenas conhecidas como demncias, sendo a principal e mais famosa a Doena de Alzheimer que compromete de forma substancial a memria e outras funes cognitivas, onde a perda progressiva da memria uma forma de diagnstico precoce, que pode ser complementado com exames que podem apresentar os seguintes achados patolgicos:

Estudos neuropatolgicos atestam que idosos com declnio da capacidade cognitiva podem apresentar emaranhados neurofibrilares nas regies dos lobos temporais mediais. Estes se formam a partir do colapso do citoesqueleto neuronal, decorrente da hiperfosforilao da protena tau.(2,9)

Formao da placa senis pela deposio de peptdeos beta amilide insolveis e consequente acmulo dos mesmos nas pores mediais dos lobos temporais, o que pode acabar comprometendo a neurotransmisso colinrgica. Este peptdeo um fragmento metablico constitudo de 40 a 42 aminocidos provenientes do metabolismo anormal da protena precursora de amilide (APP).(9,10)

O extrato seco de Ginkgo biloba: A espcie Ginkgo biloba L. a nica hoje pertencente famlia ginkgoaceae da diviso ginkgophyta onde se encontram tambm outras trs divises que compem o grupo das gimnospermas, sendo, portanto o gnero Ginkgo L. monotpico, ou seja, constituido por uma nica espcie.(11) Oriunda da Coria, China e Japo, a Ginkgo biloba uma rvore que pode chegar a 40 metros de altura e viver at 4 mil anos, foi descrita por Charles Darwin como um fssil vivo. Sua longevidade se d pela sua capacidade de suportar insultos txicos e alta resistncia s infeces, tais como: incidncia de raios ultravioleta e visvel, alm do ataque de insetos, fungos, vrus e bactrias, todas essas caractersticas so atribudas aos flavonides existes na planta.(12,11) Apesar de a rvore ser oriental, ela cultivada em muitos pases, principalmente Frana e Estados Unidos com o nico objetivo de produzir folhas para o marcado farmacutico.(12) Os componentes principais dos extratos padronizados de folhas secas de Ginkgo biloba, conhecido tambm como EGb 761 so os glicosdeos flavonides (quercetina, canferol,

isoramnetina) e as lactonas terpenicas (ginkgolideos e bilobalideos).Os ginkgolideos so subdivididos e classificados em ginkgolideos A, B, C, M e J.(13,12) O extrato seco de Ginkgo biloba atrai at hoje o interesse de pesquisadores em diversos pases, por ser a nica representante viva do seu gnero, cuja origem remonta ao Paleozico Superior (cerca de 250 milhes de anos), muito utilizada na medicina chinesa, principalmente no auxilio a doenas respiratrias, onde os registros de uso datam desde 2800 a.C..(11) Devido ao seu largo uso na teraputica, houve evoluo na sua administrao com o passar dos anos, desde as compressas com folhas, chs, tinturas, extratos espessos e secos at a fabricao em formas farmacuticas slidas (cpsulas, comprimidos) sendo importante exemplo do aperfeioamento de produto fitoterpico.(11) Trabalhos apontam para produo de extrato seco de Ginkgo biloba para uso tpico devido ao antioxidante do produto que seriam comercializados em extratos vegetais, mas ainda esto em fase de desenvolvimento devido necessidade de padronizao quantitativa e qualitativa.(14) Devido grande propaganda feita atravs dos grandes meios de comunicao focadas nos supostos benefcios do extrato seco de Ginkgo biloba, como melhora da memria, cefalias, tratamento de labirintites e problemas relacionados m circulao sangunea, este movimenta cerca de 250 milhes de dlares anualmente nos Estados Unidos.(5) No Brasil, devido falta de fiscalizao adequada, sua venda tambm bastante expressiva em drogarias, farmcias de manipulao e at mesmo no mercado clandestino. A venda de cpsulas de Ginkgo biloba se d de duas formas, a primeira a formulao vulgarmente chamada de p de Ginkgo biloba (extrato simples) e a segunda de extrato seco de Ginkgo biloba (extrato especial), sendo as duas diferenciadas pelo processo de obteno do extrato.(11)

A primeira forma obtida atravs de extratos simples hidroalcoolicos, e na segunda forma so obtidos extratos especiais atravs de uma sequencia bem especificada de passos tecnolgicos de enriquecimento e purificao.(11) Outra diferena importante que o extrato especial, alm de ter a concentrao aumentada dos constituintes de importncia teraputica, tem acentuada diminuio de outros componentes que podem resultar em efeitos txicos (n- alquilfenis, como gincis e cidos ginclicos) ou ainda comprometer a estabilidade do produto (biflavondes).(11) A concentrao de flavonides e lactonas terpnicas do extrato especial so de 24% e 6% respectivamente contra 4% e 0,3% dos extratos simples, enquanto a concentrao de biflavonides, cidos ginclicos e cidos orgnicos nos extratos especiais so 0,1%, <5ppm e 9% respectivamente contra 2,5%, 1,5% e 2,5% do extrato simples.(11) Interpretando estes dados, considerando os constituintes importantes para o efeito teraputico, conclui-se que o extrato especial possui um teor de lactonas terpnicas 30 vezes maior do que o extrato simples.(11) Hoje em dia, o extrato seco de Ginkgo biloba muito prescrito em vrios pases com o objetivo de preservar a memria, principalmente de idosos, porm h poucos estudos adequados que comprovam a eficcia, ou seja, aqueles que so randomizados, duplo-cego, em que um grupo tratado com extrato seco de Ginkgo biloba e outro com placebo, fazendo a seguir a comparao entre os dois grupos e relatando se houve eficcia do tratamento e possveis efeitos colaterais.(5) H alguns anos, os testes eram feitos em pacientes idosos que apresentavam algum tipo de demncia, porm no houve sucesso no tratamento, pois o extrato seco de Ginkgo biloba no conseguiu melhorar os sintomas de ordem cognitiva nem os de ordem fisiolgica das demncias, levando posteriormente sugesto de test-lo em pacientes idosos que no apresentavam nenhum tipo de demncia ou baixo comprometimento cognitivo (MCI), e a

10

partir de ento eram feitas analises peridicas com a inteno no mais de provar a cura, mas o poder de preveno do extrato seco de Ginkgo biloba na memria desses pacientes e retardar o aparecimento de alguma demncia.(5) Outro importante motivo pelo qual difcil a elaborao de estudos adequados a cerca da eficcia do extrato seco de Ginkgo biloba em memria de idosos so inconsistncias nos achados e limitao das metodologias aplicadas, como idosos que adquirem estgios demenciais durante a pesquisa, falta de aderncia ao tratamento que dificultam o cumprimento do cronograma da pesquisa.(12) Atualmente, com ajuda da tecnologia associada aos avanos da medicina tem-se a disposio equipamentos capazes de mapear o fluxo sanguneo na regio cerebral durante uma tarefa de memria que so as chamadas tcnicas de neuroimagem, onde se destacam a tomografia por emisso de prtons (PET) e a tomografia por emisso de fton nico (SPECT) que tem a capacidade de elaborar mapas 3D da atividade cerebral.(15) Tambm surgiu a tcnica de ressonncia magntica funcional (RMf), que capaz de fornecer informaes sobre as alteraes transitrias no grau de oxigenao da hemoglobina, pois esta tem relao com variaes de fluxo sanguneo cerebral regional causadas pelo aumento ou diminuio da necessidade de atividade cerebral local.(15) No teste de memria declarativa, essas tcnicas apontam que as reas mais ativadas em indivduos normais so o crtex pr frontal e cerebelo (que antes s se pensava ter funes motoras) e reas temporais mediais.(15) Visto a falta de evidncias consistentes que comprovem a eficcia do extrato seco de Ginkgo biloba no combate aos transtornos de memria, que afetam principalmente os idosos, muitos pesquisadores se baseiam em teorias que possam comprovar tais efeitos, dentre as quais se destacam:

11

Incremento no suprimento sanguneo: O principal efeito sugerido ao extrato seco de Ginkgo biloba para a melhora da memria o incremento no suprimento sanguneo cerebral obtido pelo efeito combinado dos ativos do extrato que seria alcanado atravs da capacidade de vasodilatao e reduo da viscosidade sangunea no crebro obtido atravs da reduo da densidade de radicais livres de oxignio nos tecidos nervosos.(12)

Efeito antioxidante: Atribui-se como um dos sintomas para o desencadeamento da Doena de Alzheimer o estresse oxidativo em regies cerebrais, onde o extrato seco de Ginkgo biloba poderia ser eficaz por seu efeito antioxidante, que protege o crebro contra danos causados pelos radicais livres de oxignio reduzindo a densidade dos mesmos nos tecidos nervosos.(5) Comprovou-se o efeito antioxidante do extrato seco de Ginkgo biloba atravs de um estudo feito em ratos que foram intoxicados com veneno de escorpio (Leirus quinquestriatus) que gera uma grande quantidade de radicais livres, causando altos nveis de estresse oxidativo, demonstrou-se que ratos tratados com extrato seco de Ginkgo biloba e depois envenenados com Leirus quinquestriatus apresentaram menores danos oxidativos no crebro comparados com o grupo controle.(16)

Efeito antiamilide: Outro mecanismo descoberto posteriormente indica que o extrato seco de Ginkgo biloba tem efeito de agregao antiamilide, ou seja, inibir a formao e a agregao de beta-amilide, que um fragmento proteoltico que possui entre 40 e 42 resduos de aminocidos e derivado da protena precursora de amilide (APP). Tal agregao mediada pelo Fator Ativador Plaquetrio (PAF), que sintetizado por plaquetas, neutrfilos, moncitos,

12

mastcitos, eosinfilos, clulas mesangiais renais, clulas da medula renal e clulas endoteliais vasculares, o extrato seco de Ginkgo biloba um potente e seletivo antagonista do receptor de PAF, sendo mais ativo o ginkgolideo B.(5,10,17) Estudos verificaram que o extrato seco de Ginkgo biloba impediu agregao beta amilide in vitro e em meio de cultura celular (neuroblastomas geneticamente modificados expressando mutaes na APP e em presenilinas achados neuropatolgicos em Doena de Alzheimer).(10) Este estudo tambm avaliou o poder da inibio na formao do beta amilide nos componentes individuais do extrato seco de Ginkgo biloba onde se destacaram os bilobalideos e os ginkgolideos J, os ginkgolideos A, B e C apresentaram efeitos significamente menores.(10)

Inibio das vias apoptticas: Foi mostrado que os bilobalideos, em testes com animais, protegeram os neurnios contra o estresse oxidativo e tambm bloquearam o mecanismo de apoptose em seus estgios iniciais, abrandando o efeito das caspase 3, BAX, p53 e c-myc em clulas PC12 expostas a esses estmulos apoptticos.(18) Outro estudo tambm obteve resultados semelhantes em testes que mostraram que o extrato seco de Ginkgo biloba inativou a caspase 3 (protease com cisteina) que tem papel importante em apoptose mitocondrial neuronal, uma das principais caractersticas em portadores de Doena de Alzheimer.(10)

O extrato seco de Ginkgo biloba no sistema serotonrgico: Em estudo realizado com finalidade de testar o efeito que o extrato seco de Ginkgo biloba exerce no aprendizado, consolidao da memria e atividade motora de ratos idosos que, segundo achados neuropatolgicos apresentavam dficits no sistema serotonrgico. Os ratos

13

foram tratados durante 3 meses com extrato seco de Ginkgo biloba e observou-se durante a pesquisa o desempenho de comportamento dos mesmos em labirinto aqutico e depois a verificao das alteraes no sistema de neurotransmissores e suas respectivas concentraes em diversas regies cerebrais.(13) O resultado do estudo aponta que houve significante melhora no desempenho da memria espacial dos ratos testados, e verificou-se tambm diferena no contedo de mono aminas e metablitos, e tambm consequentemente maiores nveis de serotonina (5-HT) no hipocampo e seu metablito (5HIAA) no crtex pr frontal, indicando relao desses neurotransmissores com a reteno de memria espacial.(13) Atravs destas informaes pode-se concluir que o uso em longo prazo do extrato seco de Ginkgo biloba melhora a memria espacial atravs de considervel efeito no contedo e metabolismo de mono amino oxidases em certas regies do crebro.(13) Esta descoberta do efeito do extrato seco de Ginkgo biloba no sistema serotonrgico em beneficio do desempenho cognitivo refora os argumentos que apontam que o extrato seco de Ginkgo biloba no tem sido estudado com a devida preciso.(13) A modificao do sistema serotonrgico pode gerar alteraes especificas no desempenho da cognio, onde o extrato seco de Ginkgo biloba, por sua capacidade neuroprotetora, agiria inibindo a mono amino oxidase A e B pela presena do flavonide canferol.(13)

Efeitos do extrato seco de Ginkgo biloba na memria: Um estudo pubicado nos Estados Unidos levou aproximadamente 6 anos para ser concludo e teve mais de 3000 voluntrios com 72 anos ou mais que tinham que ser cognitivamente saudveis (2587) ou com leve comprometimento cognitivo (MCI) (482), que eram avaliados a cada 6 meses. O estudo foi randomizado, placebo-controlado e duplo-cego, em que parte dos voluntrios era tratada com doses de 120mg de extrato seco de Ginkgo biloba 2 vezes ao dia e

14

a outra parte com placebo, o resultado apontou que dos 1545 pacientes tratados com extrato seco de Ginkgo biloba, 277 desenvolveram algum tipo de demncia enquanto que dos 1524 que receberam placebo, 246 desenvolveram demncia, concluindo-se que o extrato seco de Ginkgo biloba no apresenta eficcia na preveno de demncia ou melhora da memria, os efeitos adversos foram similares mostrando que o tratamento com extrato seco de Ginkgo biloba no apresenta efeitos adversos graves.(5) Pesquisa realizada com voluntrios jovens a fim de demonstrar os efeitos do extrato seco de Ginkgo biloba em dosagem alta (at 360mg) por curto prazo evidenciou mudanas significativas na velocidade de ateno e subjetivos relatos de melhora da memria.(19) Em outro trabalho onde se testou o extrato seco de Ginkgo biloba na dosagem de 180mg ao dia por seis semanas em 48 voluntrios sem comprometimento cognitivo com idades entre 55 e 86 anos obteve-se resultados com melhora significativa em tarefa que avalia velocidade de processamento cognitivo.(20) Estudo multicntrico, randomizado, placebo-controlado e duplo-cego onde os voluntrios com leve ou severo comprometimento cognitivos como Doena de Alzheimer tomaram por 52 semanas 240mg de extrato seco de Ginkgo biloba em doses divididas 2 vezes ao dia, o resultado mostrou benefcios modestos porm bem detectveis na maioria dos pacientes e sem relatos de efeitos adversos.(21) Outro trabalho, randomizado, placebo-controlado e duplo-cego utilizou 262 indivduos de 60 anos ou mais, sem histrico de demncia, onde metade foi tratada com extrato seco de Ginkgo biloba (180mg/dia) e a outra metade com placebo, o resultado depois de 6 semanas apontou, atravs de Mini Exame de Estado Mental, melhora nos testes de lembrana seletiva (SRT), evocao livre e reconhecimento nos voluntrios tratados com extrato seco de Ginkgo biloba.(22)

15

Existem muitos tratamentos no medicamentosos que foram comprovados como beneficiadores da memria em idosos, tais como participao na vida social com a comunidade, diferentes atividades de lazer, convvio com os familiares e obviamente a atividade fsica, e essas pessoas devem ter motivao e iniciativa prpria para conseguirem alcanar com sucesso esta melhora.(4) Os exerccios de estimulao de memria em idosos tambm tem apresentado bons resultados, sendo comprovado pelo Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) que so aplicados antes e aps o tratamento nas chamadas oficinas de memria para idosos e foi observado aumento nos escores do MEEM aps o trabalho na oficina.(1) Estudo em andamento multicntrico na Frana tem o objetivo de avaliar atravs de dosagens de 240mg ao dia de extrato seco de Ginkgo biloba a preveno de demncias e preservao da memria, neste estudo participam 2800 indivduos com cognio normal (com idades iguais ou superiores a 75 anos).(12)

16

CONSIDERAES FINAIS: Sem dvida, o extrato seco de Ginkgo biloba uma planta que desperta muito interesse dos pesquisadores que tem ansiedade em provar seus efeitos a fim de torn-lo oficialmente til no tratamento de memria, ou preveno de demncias por seu suposto mecanismo de ao, seja ele antioxidante, antiamilide, neuroprotetor ou os trs juntos, mas at quese comprove, o extrato seco de Ginkgo biloba continuar sendo um fitoterpico que apenas promete benefcios cognitivos, principalmente para idosos que se queixam de seu desempenho mnemnico, porm sem evidncia cientfica de eficcia em humanos, e tambm continuar sendo vendido muitas vezes na informalidade sem a devida fiscalizao dos rgos responsveis possibilitando assim falta de padronizao da produo acarretando riscos aos usurios que por serem idosos e, na maioria das vezes humildes, so facilmente enganados pelas propagandas que prometem resultados mirabolantes sem comprovao cientfica. Para acabar com essa problemtica, necessrio o avano e padronizao nos estudos (visto a divergncia dos que j existem) e esclarecimento da populao dos mesmos a fim de elucidla quanto eficcia ou no do extrato seco de Ginkgo biloba para memria em idosos. Existem dois estudos importantes a cerca do assunto, um realizado nos Estados Unidos (j concludo), e um em andamento na Frana. O estudo norte-americano, que durou pouco mais de 6 anos, no mostrou eficcia alguma do extrato seco de Ginkgo biloba no desempenho mnemnico de idosos entre 72 e 96 anos, em comparao com o placebo, visto que o efeito teraputico, que foi praticamente nulo, e os efeitos colaterais, que tambm foram poucos, em ambas as substncias foram idnticas, descartando assim a eficcia do extrato seco de Ginkgo biloba, o que gerou decepo por pesquisadores que pretendiam mostrar com o estudo a eficcia desse extrato, conforme em entrevista feita com o coordenador do estudo, Dr. Steven T. DeKosky.

17

Frustradas tambm ficaram as indstrias que manipulam o insumo, que conforme dito anteriormente, faturam mais de 250 milhes de dlares anualmente com a venda do extrato seco de Ginkgo biloba. Mas ainda necessrio esperar o resultado do estudo que est sendo realizado na Frana, dependendo do resultado divulgado, teremos embasamento cientfico para saber se o extrato seco de Ginkgo biloba ou no eficiente para o melhoramento da memria em indivduos idosos. No Brasil, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) atesta que o Ginkgo biloba registrado como medicamento fitoterpico e que usado no tratamento de vertigens e zumbidos provocados por problemas circulatrios ou por insuficincia vascular cerebral, no havendo qualquer relao com tratamento de distrbios cognitivos.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: 1- Souza JN, Chaves EC. O efeito do exerccio de estimulao da memria em idosos saudveis. Rev. esc. enferm. USP. 2005;39(1):13-9. 2- Charchat-Fichman H, Caramelli P, Sameshima K, Nitrini R. Declnio da capacidade cognitiva durante o envelhecimento. Rev. Bras. Psiquiatr. 2005;27(1):79-82. 3- Erven TJCG, Janczura GA. A memria dos idosos em tarefas complexas. Rev. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2004;20(1):59-68. 4- Argimon IIL, Stein LM. Habilidades cognitivas em indivduos muito idosos: um estudo longitudinal. Cad. Sade Pblica. 2005;21(1):64-72. 5- DeKosky ST, Williamson JD, Fitzpatrick AL, Kronmal RA, Ives DG, Saxton JA et al. Ginkgo biloba for prevention of dementia: a randomized controlled trial. The Journal of the American Medical Association. 2008;300(19):2253-61. 6- Perfil dos Idosos Responsveis pelos Domiclios. IBGE. 25 de julho de 2002; [acesso em 18 de outubro de 2009]. Perfil dos idosos responsveis pelos domiclios. Disponvel em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm 7- Freire RP, Balardin JB, Caldana F, Santos CM, Krebs LC, Souza VBA et al. Efeitos de estratgias de codificao sobre a memria contextual em idosos. Rev. Psicologia: Reflexo e Crtica. 2007;21(2):326-31. 8- Costa MLG, Oliveira TCG, Barros ALS, Costa EG, Medeiros JS. Senescncia e doena de Alzheimer: confronto entre as alteraes de memria e linguagem com a escala de depresso. Rev. Neurobiologia. 2009;72(1):35-44. 9- Forlenza OV. Tratamento farmacolgico da doena de Alzheimer. Rev. Psiq. Cln. 2005;32(3):137-48. 10- Luo Y, Smith JV, Paramasivam V, Burdick A, Curry KJ, Buford J et al. Inhibition of amyloid-beta aggregation and caspase-3 activation by the Ginkgo biloba extract Egb761. PNAS. 2002;99(19):12197-202. 11- Simes CMO, Schenkel EP, Gosmann G, Mello JCP, Mentz LA, Petrovick PR. Farmacognosia: da planta ao medicamento. Porto Alegre: UFSC;2007. 12- Forlenza OV. Ginkgo biloba e memria: mito ou realidade?. Rev. psiquiatr. cln. 2003;30(6):218-20. 13- Blecharz-Klin K, Piechal A, Joniec I, Pyrzanowska J, Widy-Tyszkiwicz E. Pharmacological and biochemical effects of Ginkgo biloba extract on learning, memory consolidation and motor activity in old rats. Acta Neurobiol. Exp. 2009;69:217-31.

19

14- Banov D, Baby AR, DelBosco LM, Kaneko TM, Velasco VR. Caracterizao do extrato seco de Ginkgo biloba L. em formulaes de uso tpico. Acta Farm Bonaerense. 2006;25(2):219-24. 15- Filho GB, Garrido GEG, Cid CG, Bottino CMC, Camargo CHP, Cheda CMD et al. Padres de ativao cerebral em idosos sadios durante tarefa de memria verbal de reconhecimento. Rev. Bras. Psquiatr. 2001;23(2):71-8. 16- Fatani AJ, Al-Zuhair HA, Yaquob HI, Abdel-Fattah AA, El-Sayed MI, El-Sayed FA. Protective effects of the antioxidant Ginkgo biloba extract and the protease inhibitor aprotinin against Leirus quinquestriatus venom-induced tissue damage in rats. J.Venom.Anim.Toxins incl. Trop. Dis. 2006;12(2):255-75. 17- Hardman JG, Limbird LE, Molinoff PB, Ruddon RW, Gilman AG. As bases farmacolgicas da terapeutica. Rio de Janeiro:McGraw Hill;1996. 18- Zhou LJ, Zhu XZ. Reactive oxygen species-induced apoptosis in PC12 cells and protective effect of bilobalide. The Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics. 2000;293(3):982-88. 19- Kennedy DO, Scholey AB, Wesnes KA. The dose-dependent cognitive effects of acute administration of Ginkgo biloba to healthy young volunteers. Psychopharmacology. 2000;151:416-23. 20- Crews WD, Mix JA. An examination of the efficacy of Ginkgo biloba extract Egb761 on the neuropsychologic Functioning of cognitively intact older adults. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 2000;6(3):219-29. 21- LeBars PL, Katz MM, Berman N, Itil TM, Freedman AM, Schatzberg AF et al. A placebo controlled, double-blind, randomized trial of an extract of Ginkgo biloba for dementia. The Journal of the American Medical Association. 1997;278(16):1327-32. 22- Mix AJ, Crews WD. A double-blind placebo-controlled, randomized trial of Ginkgo biloba extract Egb 761 in a sample of cognitively intact older adults: neuropsychological findings. Hum Psychopharmacol Clin Exp. 2002;17:267-77.

20

Вам также может понравиться