Вы находитесь на странице: 1из 4
v
v

www.namiradoofa.webnode.com.br

Ano 1 - Edição 2 Agosto 2010 - São Paulo

Motumbá,

Todo universo vive em constante movimentação e mudança, se não fosse assim provavelmente nem estaríamos aqui neste momento. Nossas vidas, nossos processos, nossas ações vão naturalmente se adequando às necessidades diárias, muitas vezes até inconscientemente, outras por necessidades, algumas outras por vontades, mas é certo que isso é uma realidade e não há quem fuja dela. Como sabem, eu mesmo passei por uma grande mudança há pouco, acreditei, lutei, batalhei, orei, fui Orientado pelos Orixás, era algo almejado e necessário. Claro que todos esperamos que as mudan- ças, sejam elas involuntárias ou não, tragam algum tipo de beneficio e via de regra é isso o que acontece, mas o fato é que temos que procurar sem- pre saber lidar quando da chegada de algo novo, nos adaptando rapidam- ente á situação. Assim, uma boa base ética e moral aliadas ao trabalho e a dedicação são fatores fundamentais para formar uma base sólida para que se encare novas situações, ou ainda se mude para melhor. A mu- dança esta em nossa porta, o que nos cabe é saber usá-la em nosso favor.

Pai Tinho de Odé Jogo de Búzios Tel: 3966-7478

favor. Pai Tinho de Odé Jogo de Búzios Tel: 3966-7478 Olubajé Orixá-Obaluaê - Leia na página

Olubajé

Pai Tinho de Odé Jogo de Búzios Tel: 3966-7478 Olubajé Orixá-Obaluaê - Leia na página 2

Orixá-Obaluaê - Leia na página 2 a importância do Olubajé

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE Saiba detalhes do evento e da festa que marcaram o início de uma nova jornada deste Ilê Asé.(pág 2)

Na Mira do Ofá Agosto 2010

OLUBAJÉ Por Fabio D´Obaluaê Na Mira do Ofá Agosto 2010 É uma palavra iorubana e
OLUBAJÉ Por Fabio D´Obaluaê Na Mira do Ofá Agosto 2010 É uma palavra iorubana e
OLUBAJÉ Por Fabio D´Obaluaê Na Mira do Ofá Agosto 2010 É uma palavra iorubana e

OLUBAJÉ Por Fabio D´Obaluaê

Na Mira do Ofá Agosto 2010

OLUBAJÉ Por Fabio D´Obaluaê Na Mira do Ofá Agosto 2010 É uma palavra iorubana e que

É uma palavra iorubana e que significa Olú:Aquele Que; Ba : Aceita ; Je : Comer .Esta é a única cerimônia que dispensa

o padê,sendo um ritual muito importante em todos os terreiros de camdomblé,pois tem como objetivo descarregar,trazer

saúde e prolongar a vida de todos os filhos de santo e participantes do axé. Esta festividade louva principalmente o orixá Obaluaê e todos os membros de sua família(Ossaim,Oxumarê,Nanã e Yewá),sendo que Oya tem tambem um papel

importante no ritual por ajudar na limpeza do barracão e por ser ela quem traz a esteira onde serão colocadas as comidas. No momento mais importante o Babalorixá faz soar o adjá e a fila indiana se forma ,todos entram com panelas de barro contendo comidas de todos os orixás. São oferecidos neste rito no mínimo nove comidas votivas,simbolizando a Vida, sobre uma folha chamada "Lara" conhecida popularmente como mamona assassina, "altamente venenosa" simbolizando

a morte(iku). O participante da cerimônia ao receber o alimento oferecido come apenas uma parte daquilo que lhe foi

dado e o que sobra ele deve fechar na folha de mamona e passar pelo corpo para lhe descarregar e depositá-lo num re- cipiente que será levado para longe do barracão(afastando todas as enfermidades).

A alegria de mudar

Alegria de Inauguração de nova Sede continua.O Ilê Asé Boun Odé Kaylê ainda está em fes- ta! No último dia 17/07/2010 foi inaugurada nova sede com grande comemoração aberta à comunidade. Não faltou anima- ção, comida, macumba e axé!

A noite começou com louvação

aos orixás, seguido de grande emoção na homenagem do Pai Tinho aos seus filhos de santo, sem saber que em seguida ele mesmo seria homenageado.

A inauguração contou ainda com a visita de grandes nomes de nossa religião como Pai Elcio D’Oxalá, Mãe Márcia D’Oyá, Mãe Wilma D’Oxum, Mãe Cida D’Odé, Pai Beto D’Logun, Ekedi D’Ogum Ladè, Samir Diretor da federação Luz e Verdade e Mãe Cidinha Presidente do Primado do Brasil. A Gira seguiu com as entidades de esquerda e com o dono da casa Seu Zé Pilintra dando o pontapé inicial para os trabalhos na nova casa. Enquanto os tra- balhos eram realizados as pessoas presen- tes foram agraciadas com muita fartura de comes e bebes para esta nova fase da

com muita fartura de comes e bebes para esta nova fase da ESPAÇO RESERVADO PARA PROPAGANDA

ESPAÇO RESERVADO PARA PROPAGANDA

Contato: 7712-3771(Fábio) e 8903-4116 (Juliano)

casa de Pai Tinho. Foi emocionante constatar a fé e a união de todos os inte- grantes da casa e melhor ainda saber que toda esta sinergia irá continuar por muito tempo, a cada toque, a cada gira, a cada trabalho, em cada festa. Venha conferir você mesmo! Axé!

trabalho, em cada festa. Venha conferir você mesmo! Axé! Edição 1 - Juliano D´Xangô, Fábio D´Xangô,

Edição 1 - Juliano D´Xangô, Fábio D´Xangô, Cadu D´Logun, Lee D´Guian e Sheila D´Iemanja Na Mira do Ofá Agosto 2010

Похожие интересы