Вы находитесь на странице: 1из 10

A DISTNCIA TAMBM SE APRENDE, APRENDENDO QUE SE CRESCE:

Relato de uma experincia vivenciada no curso de especializao do PROFAE Neyla Ivanete G de Farias a. Bila Solange dos Santos Evangelista Jacinta Maria Morais Formiga (orientadora)

INTRODUO

A Educao a Distncia

(EAD), tem uma longa histria de experincias, sucessos e

fracassos. No final do sculo XVIII j existiam relatos de educao por correspondncia, com maior desenvolvimento a partir de meados do sculo XIX. No sculo XX, vrias experincias foram feitas, com a aplicao de novas metodologias e meios de comunicao de massa, principalmente o rdio. No Brasil, com a fundao do Instituto Rdio Monitor, em 1939, e do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, vrios cursos de educao a distncia foram experimentados. Alguns projetos so iniciados e levados a termo; outros, no entanto, no tm continuidade, principalmente na rea governamental, sendo um dos motivos da pouca aceitao dessa modalidade de educao. Durante muito tempo, a EAD foi considerada como uma educao de Segunda categoria, utilizada pelos excludos do sistema educacional, por aqueles que no tiveram oportunidade de uma educao melhor, a educao presencial convencional. Nas ltimas dcadas, com o surgimento de novas tecnologias, a EAD cresce e atinge diversas reas de formao e atualizao profissional. Com a chegada da Internet, ocorre uma revoluo educacional nessa modalidade de educao; o mundo inteiro est procurando acompanhar essa evoluo e algumas universidades at esto montando campi virtuais para oferecer curso de EAD via internet. Atualmente, muitos pases adotam essa modalidade de educao em todos os nveis de ensino, em sistemas formais e no formais de ensino, atendendo a milhes de estudantes. Mas o que vem a ser, e como funciona a EAD? Vejamos como pesquisadores da rea definem a educao a distncia:

O ensino a distncia um sistema tecnolgico de comunicao bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interao pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ao sistemtica e conjunta de diversos recursos didticos e pelo apoio de uma organizao e tutoria que

propiciam a aprendizagem autnoma dos estudantes (Aretio, in Ibnez, 1996, p.10).

Educao a Distncia uma forma sistematicamente organizada de autoestudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe apresentado, onde o acompanhamento e a superviso do sucesso do estudante so levados a cabo por um grupo de professores. Isto possvel de ser feito a distncia atravs da aplicao de meios de comunicao capazes de vencer longas distncias. O oposto de educao a distncia a educao direta ou educao face a face: um tipo de educao que tem lugar com o contato direto entre professores e estudantes (G. Dohmen, 1967).

Sintetizando o que os estudos apontam sobre educao a distncia, podemos relacionar as seguintes caractersticas: um processo educativo sistemtico, planejado e organizado; dirigido a um grande contingente da populao estudantil, predominantemente adulta, a partir da experincia de vida e cultura dos alunos, e relativamente dispersa, devido posio geogrfica e condies de emprego; utiliza meios tcnicos de comunicao, usualmente impressos, autoinstrucionais, de estudo individualizado, para transmitir os contedos educativos; une professor e aluno, possibilitando a comunicao de dupla via entre ambos, atravs de correspondncia postal e eletrnica, telefone, fax, rdio, modem, televiso, internet etc, de acordo com o tipo de pblico, custos operacionais, eficcia de transmisso, recepo, transformao e criao do processo educativo; permite encontros ocasionais com propsitos didticos e de sociabilizao. Podemos dizer que EAD um processo de democratizao do saber, garantindo acesso cultura a milhes de cidados. utilizada para atualizao de conhecimentos, formao e capacitao profissional; no treinamento e aperfeioamento em servio, de professores, profissionais das reas de sade, agricultura e previdncia social; em desenvolvimento de programas de treinamento de recursos humanos e outras reas, tanto na iniciativa privada, como no mbito governamental. Inserido nesta modalidade de ensino, apresentando caractersticas e utilidades supra mencionadas, destacamos o Curso de Formao Pedaggica em Educao Profissional na rea de Sade: Enfermagem, que as autoras esto concluindo, para atuar como especialistas no Processo de Formao Profissional de Auxiliares de Enfermagem, promovido pelo Projeto de Profissionalizao dos Trabalhadores da rea de Enfermagem PROFAE, criado pelo Ministrio da Sade.
2

Este projeto visa formar docentes capazes de assumir competncias de forma autnoma, reflexiva, crtica, comprometida com o Paradigma da Promoo da Sade, com a qualificao profissional do pessoal de Enfermagem, atravs de uma ao transformadora, da ateno sade, oferecendo uma assistncia humanizada. A Experincia que passamos a apresentar, se refere ao Trabalho de Concluso do Curso (TCC), sobre de uma vivncia em Educao a Distncia, realizada atravs do PROFAE/RN, e tem como objetivo, relatar nossa participao neste curso, bem como nosso aprendizado, crescimento e transformao profissionais, do ponto de vista social humano.

SISTEMATIZAO DA EXPERINCIA O Curso de Formao Pedaggica em Educao Profissional na rea de Sade: Enfermagem, experincia que estamos vivenciando, foi estruturado em trs ncleos, articulados entre si, na seguinte ordem: Ncleo Contextual, composto de quatro mdulos, com carga horria de 180 horas; Ncleo estrutural, tambm constitudo de quatro mdulos e desenvolvidos em 180 horas; Ncleo Integrador, composto de trs mdulos, e com carga horria de 300 horas; portanto perfazendo o curso um total de 660 horas, em um perodo de onze meses. O material didtico composto de um guia do estudante, o qual traz orientaes detalhadas sobre o curso, e de onze mdulos impressos, cujos contedos so divididos em temas ou movimentos, acompanhado da sntese, sugestes de leituras complementares, exerccios, orientaes, atividade de avaliao e referncias bibliogrficas. O Curso teve incio com uma aula inaugural, no auditrio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no dia 19 de agosto de 2002, contando com a presena dos tutores do Ncleo de Apoio Docncia do Rio Grande do Norte (NAD/RN), docentes do Departamento de Enfermagem da UFRN, representantes de entidades e autoridades convidadas, e dos alunos matriculados no curso. Este foi o primeiro momento presencial, que serviu para a apresentao, aproximao e sociabilizao entre alunos e tutores, bem como para apresentar a filosofia, o objetivo e o cronograma do curso. Para facilitar a interao e o contato entre tutores e alunos, foram disponibilizados vrios meios de comunicao, entre eles: correio tradicional e eletrnico, fax, telefones, alm de uma escala de planto dos tutores na sede do NAD/RN.

Durante a leitura de cada mdulo, e para realizarmos as avaliaes propostas, buscamos orientaes, esclarecimentos e aquisio de textos complementares, junto tutoria, atravs de contato pessoal, por telefone e via E-mail. Os exerccios propostos no decorrer de cada mdulo foram muito importantes para a compreenso e reflexo dos temas abordados, bem como para facilitar a atividade de avaliao, feita no final de cada mdulo, e encaminhada ao tutor, atravs de E-mail, para ser avaliada e emitido conceito. Registramos a dificuldade na aquisio dos textos complementares, com grandes nmeros de pginas, uma vez que o NAD/RN s dispunha de um exemplar de cada, o que nos obrigava a fazer cpias e devolver em tempo hbil, acarretando um certo desconforto financeiro e perda de tempo. Para tanto, sugerimos que os textos sejam includos no projeto, ou disponibilizados para acesso e impresso no site da internet. O Ncleo Contextual, desenvolvido no perodo de 02 de setembro a 06 de dezembro de 2002, nos ofereceu informaes para compreendermos melhor a educao e suas relaes com contextos da sociedade, da cultura, do conhecimento, da ao, do trabalho e da profisso, que tem como finalidade construir um referencial terico de anlise e reflexo crtica sobre a prtica docente e sobre novas contribuies terico-prticas no campo da educao. As atividades de avaliao deste Ncleo consistiam de relatos sintticos do estudo feito em cada mdulo, e demonstravam a nossa compreenso dos temas, o nosso aprendizado, bem como as transformaes que iam ocorrendo em nossa conscincia e comportamento, uma vez que tambm tnhamos oportunidade de expressar a nossa opinio. Ao completarmos o estudo deste Ncleo, ocorreu a primeira avaliao presencial, no dia 16 de dezembro de 2002, nas dependncias do Centro de Formao de Pessoal para Servios de Sade (CEFOPE) em Natal/RN. Neste momento, estavam presentes os tutores e alunos do curso, quando foram dadas orientaes sobre o Ncleo seguinte e sobre a avaliao que seria desenvolvida. Tivemos alguns momentos de confraternizao e, ento, passamos aplicao da atividade, que se deu sob a forma de uma anlise crtica de um depoimento, estimulada por questes problematizadoras, fundamentadas nos mdulos estudados. Devido aos seguintes fatores, sentimos um pouco de dificuldade na realizao da atividade, o que nos prejudicou no bom desempenho da mesma: espao fsico pequeno, exigindo a quantidade de maior nmero de grupos em uma nica sala, salas no climatizadas e presena de outros eventos no local tornaram o ambiente barulhento e quente, impedindo a concentrao; tempo insuficiente para a complexidade da atividade e pessoas introduzidas ao grupo, sem um entrosamento prvio, acarretaram insegurana, dificuldade em compartilhar experincias. Um local de maior espao
4

fsico, disponibilizado somente para o evento, com salas climatizadas e suficientes para agrupar o menor nmero possvel de alunos, grupos j definidos e tempo mais extenso, resolveriam estes problemas, contemplando um melhor desempenho de nossa parte. O Ncleo Estrutural desenvolveu-se no perodo de 07 de dezembro de 2002 a 12 de maro de 2003. Este ncleo estabelece uma articulao entre os ncleos Contextual e Integrador, fornecendo e completando os fundamentos terico-prticos necessrios formao pedaggica, com nfase no campo, nas bases, no plano e na avaliao da educao profissional de nvel tcnico; referncia na rea de sade, com o objetivo de assegurar a integrao das competncias exigidas para o desenvolvimento de uma prtica pedaggica crtica, reflexiva, consciente e transformadora. Aps o estudo do primeiro mdulo, e para possibilitar a execuo da tarefa de avaliao, elaboramos um questionrio que tinha a finalidade de levantar os dados pessoais e profissionais dos auxiliares de enfermagem em seu local de trabalho. O local escolhido foi o Centro de Sade Nova Descoberta, em Natal/RN, onde obtivemos os dados administrativos desses profissionais, bem como das necessidades e deficincias relacionadas ao desempenho de suas funes. De posse desses dados, elaboramos a proposta pedaggica, planejando um curso bsico de imunizao, com o propsito de atualizar e capacitar esses profissionais, objetivando melhorar o desempenho de suas funes e a prestao de um servio de melhor qualidade e mais humano. Nos dois mdulos seguintes, analisamos a realidade da educao no Brasil, e refletimos sobre a organizao de uma Proposta Pedaggica e da relao entre o Plano de Ao Curricular Oficial e o da Escola. Ao concluir cada mdulo, escrevemos um texto para atividade de avaliao, considerando os assuntos neles abordados. No ltimo mdulo deste ncleo, que aborda o campo da avaliao, fomos levados a desenvolver um processo avaliativo construtivo para motivao, melhoria e inovao do trabalho pedaggico. Para finalizar, desenvolvemos a atividade de avaliao do mdulo, atravs de um estudo de caso, onde traamos a relao entre teoria e a prtica. Ao trmino do estudo deste ncleo, tivemos a segunda avaliao presencial, na Escola de Msica da UFRN, no dia 17 de maro de 2003. Mais uma oportunidade de socializao e

orientaes para estudo e execuo dos trabalhos dos mdulos posteriores. Essa avaliao constou da elaborao de uma Proposta Pedaggica no sentido de preparar o aluno auxiliar de enfermagem para atuar no controle da tuberculose, de acordo com o contexto sociopoltico e econmico da regio de atuao, considerando a experincia profissional de cada um, bem como as bases e o plano da ao estudados nos mdulos seis e sete do ncleo em referncia.

A execuo dessa atividade foi mais proveitosa que a do primeiro momento, pois questes como espao fsico maior, mais arejado e ocupado s pelos alunos do curso e o tempo disponvel para a elaborao da tarefa facilitaram o raciocnio e o bom desempenho da mesma. O terceiro e ltimo ncleo do curso, o Ncleo Integrador, foi desenvolvido no perodo de 13 de maro a 09 de agosto de 2003. Este Ncleo tem como objetivo possibilitar e orientar a imerso na prtica de ensino em Enfermagem e apresentar estratgias que viabilizem a articulao entre a teoria e a prtica, atravs de uma ao dinmica, reflexiva e questionadora, a partir de uma vivncia pedaggica concreta. Para tanto, este Ncleo foi estruturado em trs mdulos, cujos temas, desenvolvidos sob a forma de movimentos, tratam da Ao Pedaggica, oportunizando a observao participativa, crtica e analtica de um espao pedaggico real, para uma interao com a realidade da formao de Auxiliares de Enfermagem; contribuindo para a construo de uma ao planejada, autnoma e significativa; estimulando o desenvolvimento de uma ao reflexiva nos cenrios da educao profissional de enfermagem, enfatizando uma atividade docente transformadora. No primeiro mdulo, tivemos a oportunidade de refletir criticamente sobre: a influncia da prtica pedaggica na relao professor/enfermeiro e aluno/atendente, no processo ensinoaprendizagem; a referncia que deve ter a realidade de sade e os fatores sociais, culturais e ticos na seleo e organizao dos contedos; a formao de cidados frente ao Paradigma da Promoo da Sade, atravs da metodologia transformadora. Como atividade de avaliao deste mdulo, apresentamos um Plano de Ensino, composto de Macroobjetivo (objetivo geral), Microobjetivo (Contedo), tpicos e subtpicos do contedo, estratgias de ensino (experincias de aprendizagem, tcnicas de ensino e recursos utilizados), e a interao entre disciplinas e setores. Para identificar as caractersticas socioeconmicas e culturais, e as condies de vida e sade da populao alvo, aplicamos um questionrio junto aos usurios do Centro de Sade Nova Descoberta (Campo da Ao). O mdulo seguinte possibilita a anlise crtica do Projeto Poltico Pedaggico, como norteador da prtica na formao profissional, e valoriza o exerccio do planejamento para a organizao da prtica pedaggica. No primeiro movimento investigamos o projeto poltico Pedaggico, na rea da sade, da escola de formao profissional Instituto de Educao e Cultura (IEC), localizado Rua Apodi 392, Tirol Natal/RN, com a aplicao de um questionrio na rea administrativa e pedaggica, no qual tivemos algumas dificuldades em relao ao acesso e disponibilidade do corpo docente e discente; no entanto, somente analisamos os resultados no final do estudo do ltimo mdulo deste Ncleo.
6

Na atividade de avaliao, promovemos uma reviso no Plano de Unidade de Ensino, apresentado no mdulo anterior, para criar um processo avaliativo, incentivador, participativo, democrtico e humano e para obter melhores resultados em relao ao Paradigma da Promoo da Sade, sob uma perspectiva crtica e emancipadora, buscando maior integrao

ensino/servio/comunidade. No ltimo mdulo deste Ncleo e tambm do curso, os movimentos propem a nossa atuao em direo a uma prxis transformadora e inovadora, utilizando uma avaliao diagnstico, formativa, recuperadora e humanizadora, atravs de uma ao planejada e autnoma. Algumas atividades desenvolvidas nos movimentos anteriores, em relao ao Projeto Poltico Pedaggico, foram aprofundadas e analisadas neste mdulo. A atividade de avaliao foi composta de duas partes: da investigao do Projeto Poltico Pedaggico, aplicado no mdulo anterior, onde apresentamos os resultados quanto organizao escolar na dimenso administrativa e pedaggica e quanto ao corpo docente e discente, abordando analiticamente os fatores dificultadores e possibilitadores, as competncias exigidas, os contedos selecionados e a organizao curricular do referido projeto, a fim de garantir uma ao profissional transformadora; e da anlise avaliativa do Plano de Unidade apresentado nos mdulos anteriores, no que se refere s capacidades que constituem as competncias humanas para o cuidar em sade. A avaliao final do Ncleo Integrador, que corresponderia terceira Prova Presencial (PP3), tratou de um Plano de Aula elaborado a partir do Plano de Ensino que apresentamos anteriormente, e foi composto dos seguintes itens: Tema, Macroobjetivo (geral), Microobjetivo (referente aos contedos), Carga Horria, Corpo Docente, Contedo, Abordagem Metodolgica, Avaliao do Processo Ensino-Aprendizagem e Bibliografia. Uma vez que no tivemos a oportunidade de vivenciar o Plano, pelo motivo de no estarmos engajados na prtica docente, fator que dificultou a experincia da prtica, fizemos uma anlise crtica do processo ensinoaprendizagem, quanto aquisio de competncias autnomas, reflexivas, crticas, interativas, que desejvamos desenvolver em nossos alunos e em ns mesmas. No dia 29 de setembro de 2003, no auditrio do CEFOPE, em Natal/RN, ser realizado um evento para finalizao do curso, onde apresentaremos o Trabalho de Concluso do Curso que estamos desenvolvendo.

MOMENTOS PRESENCIAIS

Sabemos que o Homem um Ser Social, e que o convvio social e a sua relao com outro homem auxilia na construo da sua identidade, devendo a Educao contribuir na promoo desta
7

construo. Esta contribuio se deu nos Momentos Presenciais, onde estabelecemos maior comunicao, e interao com a tutoria e com os colegas. A Socializao, a troca de experincias e o contato pessoal foram de grande importncia para adquirirmos uma melhor compreenso dos trabalhos, para apontar caminhos e estimular avanos e nos dar nimo para prosseguir.

TUTORIA

Durante a execuo do curso, a presena do professor imprescindvel na funo de tutor, na correo das tarefas, na realizao de encontros presenciais, na avaliao e aperfeioamento do prprio curso (Zentgraf, 1992b). Segundo o Guia do Aluno/EAD/ENSP (2001), ao tutor compete: Apoiar o processo de aprendizagem do aluno; Orientar o aluno de forma complementar, quando necessrio, para que conquiste as competncias esperadas; Sugerir outras tecnologias e outros materiais que complementem o processo de formao do aluno; Acompanhar continuamente e avaliar o desempenho do aluno, visando reformulao ou orientao do processo ensino/aprendizagem; Acompanhar as atividades presenciais previstas no curso.

O papel que nossa tutora Jacinta Maria Rodrigues assumiu foi o mesmo acima descrito. Alm desse papel, a tutora estabeleceu uma relao dialgica, de companheirismo e de incentivo. O acompanhamento e o sucesso do nosso desempenho foram levados a cabo por essa tutora que estava sempre disponvel, que respeitava nossos ritmos e dificuldades, procurando nos integrar e nos ajudar a enfrentar e vencer os desafios; que valorizava nossas conquistas, privilegiando a construo do conhecimento, da experincia de vida e enfatizando uma atuao consciente, responsvel e crtica. Ao corrigir nossos trabalhos e nos levar a aprimor-los, na realidade estava aprimorando a ns mesmas, como dizia William Butler Yeats (1865-1939): ... a mim que corrijo ao retocar minhas obras.... Para ns era uma oportunidade muito importante, pois, ao aprimorarmos nossos trabalhos, estvamos aprendendo mais, crescendo mais, obtendo melhores resultados. Uma vez contentes com resultados apenas mdios, estvamos concordando em continuar a ser apenas mdios.
8

CONSIDERAES FINAIS O Curso de Especializao: Formao Pedaggica em Educao Profissional na rea de Sade Enfermagem foi a primeira experincia de um curso de educao a distncia, de porte maior, de que tivemos a oportunidade de participar. Essa modalidade de educao a distncia foi muito significativa e oportuna, pois apareceu para ns como o meio mais adequado de dar-nos acesso a um novo saber, devido s nossas condies de emprego e responsabilidades familiares, que dificultam a compatibilizao de tempo. Vemos este curso como um meio eficiente, prtico e moderno de garantir qualificao e atualizao profissional e de conhecimentos; de ampliao do processo de profissionalizao de nvel mdio; e de contribuir para melhorar a assistncia prestada populao, valorizando a experincia de vida de cada pessoa envolvida no processo. Para ns, foi uma experincia inovadora, que muito contribuiu para o nosso aprendizado e autodisciplina; para o desenvolvimento de habilidades de independncia e iniciativa; tambm nos auxiliou na formao de um pensamento crtico e analtico; no incentivo da relao entre o aprendizado e o contexto social; e na formao de cidados participativos. Sentimos a necessidade de contar com o apoio das autoridades governamentais, no sentido de nos oferecer oportunidades estimulativas de participao no processo de formao desses profissionais, segundo prope este curso e para o qual nos preparamos e nos dispomos. Podemos afirmar que este curso no s contribuiu para adquirirmos e aperfeioarmos o saber, mas, para nos conscientizar da importncia do nosso papel no Processo de Educao e Desenvolvimento da Cidadania Ativa, de forma a atuar como agentes modificadores do comportamento do saber e da realidade. Por fim, podemos concluir que adquirimos competncias tcnicas, polticas, ticas, sociais e humanas, para atuarmos como enfermeiras e docentes, com uma conscincia reflexiva, crtica, e problematizadora, atravs de uma ao transformadora, participativa, igualitria, autnoma, criativa, inovadora e humana capaz de modificar a realidade e de causar transformaes em ns e em nossos futuros alunos. Conclumos que aprendemos e crescemos, pois a distncia tambm se aprende e aprendendo que se cresce.

BIBLIOGRAFIA

AZEVDO, Wilson. Panorama atual da educao a distncia no Brasil. Revista conecta n. 2, set, 2000. Disponvel na Internet em: www.revistaconecta.com. Acesso em 8 ago. 2003.

BASTOS, Marisa Antonini Ribeiro; GUIMARES, Eliane Marina Palhares. Educao a distncia na rea de Enfermagem: relato de uma experincia. Disponvel na Internet em: www.eadensp.fiocruz.br. Acesso em 04 de jul. 2003.

BRASIL, Ministrio da Sade/Fundao Oswaldo Cruz/PROFAE. Material Didtico do Curso de Formao Pedaggica em Educao Profissional na rea de Sade: Enfermagem e Referncias Bibliogrficas. Braslia, 2000/2001.

FORMIGA, Jacinta Maria Morais et.al. Encurtando Distncias, Vencendo Obstculos, Articulando Saberes: Uma Experincia em Enfermagem. In: CASTRO, Janete Lima (org.) Educao Profissional em Sade e Cidadania. Braslia: Brasil, MS, 2002. p.173-186.

LEITE, Ligia Silva; SILVA, Christina Marlia Teixeira. A Educao a Distncia capacitando Professores: Em busca de novos espaos para a aprendizagem. Revista conecta, n. 2, set, 2000. Disponvel na Internet em: www.revistaconecta.com. Acesso em 8 ago. 2003.

MUSSAK, Eugnio C. Educao Continuada. Empurre seus limites. Disponvel na Internet em: http://comunidades.fundap.sp.gov.br. Acesso em 8 ago. 2003.

NUNES, Barros Ivnio. Noes de Educao a distncia. Disponvel na Internet em: www.colegioeinstein.com.br/ivonio1.html. Acesso 8 ago. 2003.

ZENTGRAF, Maria Cristina. A Educao a Distncia, a nova lei do ensino e o professor. Revista conecta, n. 1, jul, 2000. Disponvel na Internet em: www.revistaconecta.com. Acesso em 8 ago. 2003.

10

Вам также может понравиться