Вы находитесь на странице: 1из 22

AVALIAO DE MATERIAL EDUCATIVO

ADEQUAO DE QUATRO VOLANTES SOBRE ALIMENTAO DA DA CRIANA DE O A 12 MESES DE IDADE

Nair Kubota * Julieta Hitomi Oshiro * Maria Aparecida Balduino Zelia de Faria **

RSPUB9/491

kUBOTA, N. et al. Avaliao de material educativo: adequao de quatro volantes sobre alimentao da criana de O a 12 meses de idade. Rev. Sade pbl., S. Paulo, 14:101-22, 1980. RESUMO: Foi feita, atravs do Servio de Educao de Sade Pblica da Secretaria de Estado da Sade de So Paulo (Brasil), avaliao do tipo pr-teste de material instrucional quatro volantes sobre alimentao da criana de O a 12 meses de idade, utilizados no programa de Assistncia Criana da referida Secretaria, com o objetivo de fornecer subsdios para reformulao deste material. O estudo foi realizado em 18 Centros de Sade da Regio Leste da Grande So Paulo, com uma amostra de 50 mes entrevistadas, clientes das Unidades Sanitrias e 48 funcionrios. Investigou-se a compreenso das mes e dos funcionrios em relao ao contedo do material instrucional e a percepo da viabilidade das prticas recomendadas nos volantes. Os resultados mostraram que em relao a 3 volantes a maioria das mensagens foi interpretada corretamente, sendo que para as mes a "boa compreenso" variou de 80,0% a 96,0% e para o pessoal auxiliar de 90,9% a 100,0%. Quanto percepo da impossibilidade de se por em prtica as orientaes avaliada atravs de interpretao de carter projetivo foi maior entre os funcionrios (80,0% e mais) do que entre as mes (em torno de 50%). Identificaram-se algumas barreiras de comunicao e obtiveram-se sugestes que contribuiram para reformulao e melhoria dos materiais. UNITERMOS: Educao alimentar. Nutrio infantil. Lactentes, programas de assistncia.

1. INTRODUO

Materiais ou meios instrucionais so "instrumentos fsicos que possibilitam a transmisso de estmulos necessrios aprendizagem"11. Existe uma srie de materiais instrucionais, entre os quais os impressos que os profissionais responsveis por aes

educativas em sade utilizam, a fim de reforar as orientaes e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A adequao e a eficincia desses materiais so de suma importncia para que alcancem seus objetivos e tm sido preocupao constante dos

* Do Servio de Educao de Sade do Instituto de Sade da Secretaria de Estado da Sade Av. Dr. Enas Carvalho de Aguiar, 188 05403 So Paulo, SP Brasil. ** Da Seo de Nutrio do mesmo Instituto.

tcnicos que os planejam, produzem e distribuem. Entretanto, dada a complexidade que envolve uma avaliao significativa, pouca pesquisa tem-se desenvolvido nesse setor, de forma sistemtica. Dois procedimentos de avaliao podem ser considerados para o material impresso: (1) pr-teste, aplicado durante o processo de produo do material, como meio de se obter a percepo e interpretao do educando sobre as informaes, ou seja, a sua compreenso quanto ao material; (2) avaliao da eficincia, realizada durante o processo de utilizao, visando a analisar 0 comportamento dos indivduos em relao ao material. 2,9 Tendo em vista a implantao dos programas integrados de sade na rede de Centros de Sade da Secretaria de Estado da Sade de So Paulo, dos quais a assistncia criana um dos programas bsicos, a Coordenadoria de Sade da Comunidade padronizou o roteiro alimentar para o primeiro ano de vida, a ser utilizado em sua programao 13 . Nesta programao integram, entre outras, aes educativas para as quais previu-se a utilizao de quatro volantes sobre alimentao da criana, cuja responsabilidade de planejamento, produo e avaliao coube ao Servio de Educao de Sade Pblica T-S-Ed. Estes volantes, destinados s mes de crianas menores de um ano de idade inscritas nos Centros de Sade, so: "Alimentao da Criana do 1o ao 4o Ms", "Alimentao da Criana do 5o ao 8o Ms", "Alimentao da Criana do 9o ao 12o Ms" e "Preparo da Mamadeira". As orientaes abrangendo objetivos nos domnios cognitivos e psicomotores constam de horrio da alimentao, poca, tcnica de introduo e tcnica de preparo de cada alimento.

Para a adequao do material a este grupo, tomou-se por base dados de pesquisas j realizadas 5,6,8 , que caracterizam a clientela dos Centros de Sade; orientaes e prticas compatveis com seu nvel socio-econmico e tcnicas para elaborao de material instrucional2,3,9,12. Este estudo limitou-se avaliao do tipo pr-teste de volantes, utilizados na primeira fase de implantao do programa de assistncia criana. Dada a importncia do pessoal auxiliar no processo educativo das mes e a necessidade da correta utilizao do material instrucional, tornou-se relevante testar os volantes tambm com esses funcionrios. Assim, os objetivos deste estudo foram: Geral avaliar junto s mes e ao pessoal auxiliar a adequao dos quatro volantes. Especficos Detectar dificuldades de percepo, interpretao e compreenso das palavras, frases, conceitos e ilustraes; identificar a percepo quanto viabilidade das prticas recomendadas.
2. REA DE ESTUDO

A rea de estudo se caracteriza por ser periurbana e urbana com funes residenciais, comerciais e industriais, e est sob a jurisdio da Diviso de Sade de So Paulo-Leste, uma das quatro divises de sade da Grande So Paulo, que compreende cinco Distritos Sanitrios (DS). Foram escolhidos para este estudo os distritos de Vila Maria, Penha de Frana e So Miguel Paulista, com um total de 39 Centros de Sade (CS) assim distribudos: 3 CS de tipo I; 2 de tipo II; 3 de tipo I I I ; 6 de tipo IV e 25 de tipo V *.

* Tipos de Centros de Sade, classificados segundo critrios de populao, atividades e recursos humanos. O CS I a mais diferenciada unidade, executa o "programa desenvolvido" e suplementa as atividades dos CS II, III, IV e V. Tem jurisdio sobre populao de 50.000 a 150.000 habitantes. Portaria SS-CG-No 8 de 06/06/72.

3. METODOLOGIA

Idade medida em anos completos. Escolaridade categorizada conforme denominao anterior Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no 4024/61 em primrio incompleto, primrio completo, ginsio incompleto, ginsio completo, colegial e mais. Renda per capita referente soma das rendas recebidas pela famlia no decorrer do ms e dividida pelo nmero de pessoas na famlia. Nmero de filhos refere-se aos filhos que residiam com a famlia. Tempo de servio medido em anos completos de servio nos Centros de Sade. As mensuraes da compreenso e percepo foram feitas por um grupo de 10 entrevistadores, cada um avaliando individualmente a entrevistada. 3.2. Amostragem Sendo uma das populaes deste estudo constituda de mes de crianas de O a 12 meses de idade, matriculadas nos Centros de Sade dos Distritos Sanitrios escolhidos, e tendo em vista a falta de dados sobre a real demanda destas mes nas diferentes unidades sanitrias, foi necessrio realizar um estudo preliminar a fim de se conhecer esta demanda. Para tanto, utilizou-se o mtodo de amostragem estratificada com partilha proporcional 4 , selecionando-se 11 dos 39 Centros de Sade existentes na rea, ou seja, l CS do tipo I, l do tipo II, l do tipo I I I , 2 do tipo IV e 6 do tipo V.

Visando a facilitar a identificao cios volantes estabeleceu-se que Alimentao da Criana do lo ao 4o Ms; Alimentao da Criana do 5o ao 8o Ms; Alimentao da Criana do 9o ao 12o Ms e o Preparo da Mamadeira, foram denominados, respectivamente, de 1o volante, 2o volante, 3o volante e 4o volante. 3 . 1 . As variveis e seus critrios de mensurao Considerou-se como variveis de estudo: Compreenso* mensurada atravs de 40 questes referentes ao contedo dos volantes e categorizada em boa, regular e insuficiente. Considerou-se boa compreenso quando as entrevistadas entendiam mais de 30 questes corretas; compreenso regular, de 20 a 30 questes, e compreenso insuficiente, abaixo de 20 questes. Percepo sobre a viabilidade das prticas recomendadas** mensurada de forma direta com avaliao referente prpria informante e de forma indireta com avaliao referente s outras mes, de modo geral, sobre a viabilidade das prticas recomendadas nos volantes justifica-se a forma indireta, pois sabido que o indivduo tende a "atribuir aos outros as prprias motivaes, pensamentos e sentimentos", ou ainda, "o indivduo tende a ver o prprio comportamento em outro; isto pode ser uma percepo correta da semelhana entre o seu comportamento e o do indivduo que observa" 10 . A avaliao do pessoal auxiliar foi realizada apenas pela forma indireta.

* Compreenso Neste trabalho entendida como faculdade do indivduo em perceber, entender e interpretar o significado das palavras, frases, conceitos e ilustraes. ** Percepo Processo de dar significado s impresses sensoriais, influenciada por fatores sociais, culturais e de personalidade do perceptor i. No trabalho, entendeu-se por percepo da viabilidade das prticas recomendadas, as idias formadas pelas mes aps leitura do volante, sobre concretizao das prticas recomendadas.

A observao da demanda foi realizada durante um dia e sistematizada em funo da idade da criana, cujo resultado totalizou 649 mes. A partir desse dado, calculou-se o nmero de mes a serem entrevistadas, levandose em conta o nmero e o tipo de CS e nmero de mes para cada tipo de volante. Estimou-se, inicialmente, a demanda diria para os 39 CS e, posteriormente, devido exigidade de tempo e pessoal disponvel, para 10 CS, obtendo-se 531 mes, populao objeto deste estudo. Considerando os motivos acima mencionados, fixou-se o tamanho da amostra em aproximadamente 100 mes, sendo 25 para cada tipo de volante, o que determinou o uso de sorteio sistemtico, com intervalo N no constante ( ) , entre os tipos de n volantes, isto , proporcional demanda para cada tipo de volante. Em relao ao pessoal auxiliar, determinou-se que seria entrevistada a totalidade dos funcionrios com responsabilidade no atendimento de crianas.

3.3. Instrumentos para coleta de dados Para a coleta de dados utilizaram-se 4 formulrios, sendo um para cada tipo de volante, contendo em mdia 40 questes * estruturadas e no estruturadas, que permitiram detectar dificuldades na leitura e compreenso das palavras, frases, ilustraes e obter sugestes para a reformulao dos aspectos no compreendidos. A elaborao dos formulrios para cada volante obedeceu a um esquema de contedo dividido em partes, conforme o assunto. Para cada parte incluram-se perguntas direta e indireta, de carter qualitativo. 3.4. Tcnicas para coleta de dados A sistemtica para a realizao da pesquisa foi a de que, em cada CS sorteado, o entrevistador observando o fluxo da demanda de mes e o intervalo amostrai estabelecido, verificasse: a faixa etria da criana; se a criana estava matriculada no CS e se a me da criana sabia ler. Com o pessoal auxiliar, observou-se a ordem seqencial dos volantes.

A aplicao dos formulrios obedeceu aos seguintes passos:

* Estas questes constaram de palavras e frases que no pr-teste do formulrio apresentaram dificuldades de compreenso. Assim o referido instrumento de coleta de dados foi elaborado com questes consideradas "palavras ou frases problemas".

3.5. Esquema de anlise Os dados coletados foram tabulados manualmente. O tratamento estatstico constituiu-se de construo de tabelas, estudo comparativo dos dados e anlise qualitativa das questes no compreendidas. 4. Anlise e discusso dos resultados Segundo os critrios estabelecidos na metodologia, selecionou-se 67 mes com crianas de O a 12 meses e 49 funcionrios para serem entrevistados. No foi possvel aplicar formulrios a 17 mes e um funcionrio, porque no conseguiram dominar a leitura do volante, de modo a compreenderem as mensagens. Desta forma, entrevistaram-se 50 mes e 48 funcionrios. O estudo abrangeu 18 CS* dos tipos I a V, sendo 10 do tipo V e, destes, 7 pertenciam ao DS de Penha de Frana, o maior dentre os 3 distritos estudados. As mes se distriburam da seguinte forma pelos DS: 13 em Vila Maria, 17 em Penha de Frana e 20 em So Miguel Paulista, e o pessoal auxiliar, 17, 18 e 13, respectivamente. 4 . 1 . Caracterizao das mes e pessoal auxiliar A anlise das caractersticas das mes e do pessoal auxiliar teve por objetivo conhecer a posio ocupada por estes indivduos, sob o ponto de vista scio-econmico e demogrfico, na rea estudada. Em relao idade constatou-se que as mes so mais jovens que os funcionrios, pois 58,0% situavam-se na faixa etria de

20 a 30 anos, enquanto que entre o pessoal auxiliar houve predominncia de pessoas na faixa de 45 a 65 anos (39,6%). As medianas encontradas foram, respectivamente, 27 e 37 anos. A escolaridade tambm revelou aspectos que chamam a ateno: 80,0% das mes apresentaram de l a 4 anos de freqncia escola, das quais 50,0% concluram o curso primrio. Por outro lado, o pessoal auxiliar se concentrou em torno do curso colegial e mais (39,6%) e instruo primria completa (33,3%). Este fato pode ser explicado porque dos 48 funcionrios, 47,9% so atendentes, cargo para o qual se exige a instruo primria e 29,9% so visitadores sanitrios, cuja exigncia o curso colegial, sendo que alguns destes esto atualmente freqentando escolas de nvel superior. No que se refere situao econmica, os dados mostraram que 62,0% das mes recebiam at Cr$ 500,00 per capita mensal**, com a mediana de Cr$ 333,33, portanto, com recursos insuficientes para satisfazerem s suas necessidades bsicas. Quanto ao pessoal auxiliar, 70,8% apresentaram renda per capita mensal superior a Cr$ 1.000,00, cuja mediana foi de Cr$ 1.042,94. Os funcionrios sendo um grupo mais idoso, provavelmente tm a sua renda acrescida pelos salrios de filhos maiores que tambm trabalham. Quanto ao nmero de filhos, verificou-se que 58,0% das mes possuam de um a dois filhos, talvez por ser este um grupo

* Haviam sido amostrados 20 CS, com perda de 2, por no haver mes para consultas, por motivo de frias dos mdicos. ** Salrio mnimo da poca (1976) era de Cr$ 768,00 (US$ 17.86 cotao em dezembro/79).

de pessoas jovens, com famlias recm constitudas. Os funcionrios em 43,7% dos casos no tinham filhos e dos que tinham, o predomnio (35,4%) apresentouse entre um e dois filhos, que residiam com a famlia. Em relao ao tempo de servio avaliado somente para o pessoal auxiliar, constatouse que 43,7% no completaram ainda um ano de trabalho; em contraposio, 31,3% possuam acima de 15 anos de servio, o que parece refletir a situao atual dos rgos oficiais: de um lado, a grande rotatividade do pessoal recentemente admitido e de outro, a estabilidade dos mais antigos. Em sntese, as mes apresentaram caractersticas semelhantes s verificadas em estudos realizados 7,9 , quais sejam, so jovens com famlia do tipo nuclear, situao scio-econmica precria, configurada por baixa renda e baixo nvel de escolaridade. O pessoal auxiliar, da mesma forma, revelou caractersticas que confirmam pesquisas anteriores 9,10, constituindo-se como grupo mais idoso, famlia tambm nuclear, com escolaridade polarizando para instruo primria e colegial, e com renda superior das mes. 4.2. Compreenso dos volantes Para a anlise da compreenso sero considerados os aspectos quantitativos e qualitativos, como descritos na metodologia. Os dados da Tabela l mostram a variao da compreenso, de acordo com o tipo de volante. O 4o volante foi o melhor entendido, pois 96,0% das mes e a totalidade do pessoal

auxiliar apresentaram boa compreenso. Parece ter concorrido para isto, o fato deste volante referir-se apenas a um assunto Preparo da Mamadeira. Com relao aos 1o e 2o volantes, apesar dos funcionrios terem alcanado percentagem mais alta que as mes, pode-se de certa forma consider-los satisfatoriamente adequados, uma vez que a boa compreenso esteve, por parte das mes, em torno de 80,0% e mais. No caso do 3o volante, a anlise limitouse ao pessoal auxiliar, devido ao nmero reduzido de mes entrevistadas. Os resultados revelaram que houve uma queda sensvel de boa compreenso (53,3%) quando comparado aos demais volantes. Isto estaria evidenciando a maior complexidade de seu contedo, e realmente este volante continha maior nmero de informaes. De modo geral, pode-se considerar que a maioria das mensagens contidas nos volantes, com exceo do 3o, foi bem interpretada pelas mes e funcionrios. Na anlise qualitativa, considerou-se os volantes, separadamente, frente e verso, grifando-se as palavras, frases e ilustraes no compreendidas e/ou interpretadas incorretamente. 1o Volante Cerca de metade das mes e menor proporo do pessoal auxiliar tiveram dificuldade em compreender a apresentao esquemtica do ttulo e as abreviaes, interpretando a forma de representao da faixa etria como nmeros inteiros, isto , 10 a 40 meses, ou ainda incluindo o 4o ms,

Houve tambm dificuldade para entender os horrios: 19, 22 e 23 h. A parte referente ao Leite como se verifica, foi a menos pelos dois grupos estudados, que seguiram compreender a tcnica mentao, necessitando, portanto, formulao mais ampla. Materno, entendida no conda amauma re-

As orientaes sobre gua foram na maioria entendidas, aparecendo dificuldade apenas em relao palavra intervalo. Na parte relativa a Suco de Frutas, o que se destacou foi a no interpretao dos verbos no imperativo, tais como: inicie, parta, esprema, rale e coe, demonstrando provavelmente que o verbo no infinito seria a forma mais adequada a estes grupos. Destaca-se ainda a frase descasque a parte central, entendida como "parte de dentro da laranja", "descascar a laranja inteira" e como "parte de cima de laranja". Quanto s ilustraes, houve pouca identidade em relao representao da peneira no vasilhame, o que foi observado somente pelo pessoal auxiliar, denotando, ao

So dignas de assinalar-se certas interpretaes dadas ao texto, que no correspondiam realidade: horrio sugerido foi entendido como "horrio da noite"; mude cada vez o seio que d em 19 lugar e d 10 a 15 minutos cada seio no 1o ms, ou no foram compreendidos ou interpretados como "mudanas de horrio" ou "medidas para mamadeira",

que parece, sua maior preocupao com detalhes que implicariam a orientao s mes, quando da utilizao do volante. Dentre as sugestes dadas para modificar o volante, foram importantes aquelas relacionadas s explicaes da tcnica de amamentao, tais como: "escrever por extenso as faixas etrias e os horrios"; ''escrever de 3 em 3 horas" para o horrio das mamadeiras: "criana pode mamar noite" em vez de mamada noturna, "se comear com o lado direito, na prxima vez comear com o lado esquerdo", "total de 15 minutos para cada seio" e "descascar a parte do meio, que vai ser cortada". Deve-se ressaltar que, para este e os demais volantes, as mes afirmaram por diversas vezes que "explicando d para entender", confirmando, desta forma, a necessidade de o pessoal auxiliar orientar a clientela no uso do material impresso. 2 Volante Neste volante, as dificuldades de compreenso referem-se s mes, pois a totalidade do pessoal auxiliar apresentou boa compreenso, o que no impediu que apresentasse sugestes para modificao de palavras ou frases. As dificuldades quanto ao ttulo e abreviaes utilizadas tambm foram identificadas no volante. No tocante a Papa de Hortalias, constatou-se que os termos hortalias, acelga, rcula, ingredientes no eram do conhecimento das mes. Das frases assinaladas, as interpretaes dadas f o r a m : "dar um legume novo do ano" para explicitar legumes de poca; "verduras e legumes so

a mesma coisa" e "usar conjuntamente verduras e legumes" para esclarecer use partes iguais. As ilustraes no foram interpretadas corretamente devido ao excesso de elementos que continham. Nas duas partes subseqentes continuam no sendo entendidas a palavra intervalo e os verbos no imperativo. Em relao parte Ovo, a frase d uma gema de ovo cozida misturada nas primeiras pores da papa de hortalias, apresentou dificuldade de interpretao pelas mes, sendo entendida como "dar em pedaos", "primeira sopa do dia", "uma poro de coisas". As principais sugestes apresentadas tora m : "sopa de legumes" em vez de papa de hortalias; "use de preferncia alimentos frescos" ou "do tempo certo", "use o mesmo tanto de verduras e legumes" e "dar gema de ovo misturada nas primeiras colheradas da papa". Foi sugerido tambm que as ilustraes em relao aos legumes deveriam conter menos elementos e que as frutas desenhadas seriam melhor compreendidas se estivessem inteiras. Como no 1 volante, a maioria das mes afirmou que "explicando d para entender". 3 Volante A anlise aqui apresentada refere-se ao pessoal auxiliar. A compreenso do contedo referente Papa de Hortalias Enriquecida, com uma listagem de legumes, verduras, feculentos, cereais e leguminosas que poderiam ser utilizadas variadamente, levou as entrevistadas a julgarem que todos os alimentos de

115

cada grupo deveriam ser usados numa nica vez, no os encarando como opes dentro de cada um dos grupos. A quantidade proposta duas pores no foi entendida ou foi interpretada como "pedaos". Os termos: feculentos, leguminosas, ingredientes, cereal no eram do conhecimento da maioria dos funcionrios. Devido a essas dificuldades, sugeriu-se "retirar essas palavras", j que aparecem os nomes das coisas, e tambm, "simplificar as ilustraes", sugestes semelhantes s apresentadas para o 2o volante. Como nos volantes anteriores, permanece a afirmativa "explicando d para entender". 4
o

modo geral, ter sido boa para 3 volantes, detectaram-se algumas dificuldades de interpretao, como as relacionadas abaixo A apresentao esquemtica do contedo com utilizao de abreviaes e seqncia das orientaes no foi a forma adequada capacidade de abstrao dos grupos estudados, denotando necessidade de se alterar essas codificaes de modo a torn-las compatveis com o domnio cognitivo dos grupos. Alguns termos tcnicos, conceitos no dominados e palavras no usuais ao vocabulrio do grupo, que se tornaram compreensveis aps explicao, devem ser mantidos com o objetivo de ampliar e elevar o seu padro de conhecimento. As palavras com vrios sentidos (polissemia) devem ser evitadas, a fim de no darem margem a diversas interpretaes. A indicao de alimentos com o nome comercial dos produtos, embora facilite a compreenso, deve ser evitada, para no dar carter promocional ao material educativo. As ilustraes que complementavam o texto foram de modo geral bem interpretadas. No entanto, em alguns h a necessidade de eliminar excesso de detalhes, e em outras a de apresentar os utenslios separadamente, para melhor visualizao. 4 . 3 . Percepo da viabilidade das prticas recomendada Como j mencionado*, a percepo foi avaliada atravs de duas perguntas: uma dirigida diretamente entrevistada e outra formulada de maneira indireta, solicitando que a informante apontasse, em relao outras mes, quais as recomendaes constantes nos volantes que seriam ou no viveis na prtica cotidiana e os motivos da no viabilidade.

Volante

O fato deste volante abordar apenas um tema parece ter concorrido para ser o melhor compreendido, no somente pelas mes como tambm pelo pessoal auxiliar. As dificuldades surgidas somente para as mes se restringiram palavra anel entendida como "aliana", "anel de dedo"; ao termo tcnico amido, no conhecido, e a receita da mamadeira no compreendida pela forma de apresentao. Sugeriram, respectivamente, "argolinha", "rosca", "encaixe do bico da mamadeira"; indicar os nomes dos produtos referentes ao amido como "maizena, arrozina, creme de arroz" e colocar o ttulo "Receita da Mamadeira", invertendo a ordem, de modo a aparecer inicialmente a quantidade e em seguida os ingredientes necessrios ao preparo da mamadeira. Em suma, a anlise dos resultados demonstrou que, apesar da compreenso, de
* Ver item 3.1, deste trabalho.

Esta pergunta funcionou como controle, uma vez que as pessoas tendem a projetar em outras sua prpria inteno ou motiva-

o. Desta forma, os resultados dos aspectos que se pretendiam avaliar, seriam mais concretos e objetivos.

Pela Tabela 2, excluindo o 3o volante (motivo j referido), observa-se em relao aos demais, que 80,0% e mais das mes afirmaram que para elas as recomendaes seriam possveis de se praticar, porm os dados relativos percepo "para outras mes" mostram que a opinio se distribuiu em torno de 50,0% para aquelas que acharam vivel e para as que alegaram a no viabilidade das prticas recomendadas. A grande concordncia das mes em relao ao comportamento que elas mesmas teriam, pode estar comprovando que, perante as outras, as pessoas tendem inconscientemente a mostrar seus sentimentos ou comportamentos como positivos. Alm disso, na presena do tcnico, a clientela procura agir em funo da expectativa que este teria para com sua pessoa, ou seja, aceitar as recomendaes por ele formuladas, deixando transparecer atitude de que o "tcnico quem sabe",

Em relao ao pessoal auxiliar, 80,0% consideraram como no viveis muitas das prticas recomendadas s mes que freqentam os Centros de Sade, nos 4 volantes considerados. o que se v na Tabela 3. No que diz respeito aos motivos apresentados para no se colocar em prtica as recomendaes, destacaram-se nas questes diretas, as dificuldades financeiras para a aquisio de muitos alimentos e a impossibilidade de seguir horrios e certas prticas indicadas, por falta de tempo, uma vez que grande parte das mes trabalha fora de casa. Quando se analisam as perguntas indiretas, tanto as mes como o pessoal auxiliar mencionaram motivos econmicos e outros de ordem cultural e educacional. A falta de poder aquisitivo foi o fator mais citado pelas mes em relao compra de muitos alimentos, sobretudo os sugeridos para a

preparao da Papa de Hortalias. O pessoal auxiliar menciona este mesmo fator em relao compra de carne, fgado, ovos, peixe e alguns legumes. Explicaes de ordem cultural aparecem quando algumas mes revelaram certos tabus alimentares, alegando que ervilhas, tomate, pimento, ovo "fazem mal", "intoxica", "d alergia", "no bom para o beb", ou mencionando que "leite materno fraco" resultados tambm encontrados em estudos anteriores 7,8. Outro trao cultural verificado foi quanto conservao de certos hbitos, como "no necessrio desinfetar os utenslios e lavar as mos, porque as mes no passado nunca fizeram isto". Muitas das razes mencionadas envolvem aspectos educativos, revelando no seu conjunto a pouca valorizao da promoo e preservao da sade. Isto ficou demonstrado pelas mes e, principalmente, pelo pessoal auxiliar, no que se referia ao horrio e quantidade de alimentos indicados, tcnica de aleitamento materno, cuidados no preparo dos alimentos (higiene das mos, desinfeco dos utenslios, fervura ou clorao da gua), pois os motivos alegados para no observncia dessas recomendaes foram "ignorncia", "preguia", "desmaz-

lo", "falta de ateno e capricho", "comodismo", "falta de conhecimento e orientao". A posio mais crtica dos funcionrios, demonstrando atitude preconceituosa em relao clientela, talvez pudesse ser explicada como uma tentativa de justificar a falta de colaborao das mes em atender s orientaes dadas, colocando-se assim, numa posio defensiva; ou ainda pelo fato de que, quando no se tem informaes mais precisas sobre a situao, h tendncia em generalizar alguns casos conhecidos. Levando em conta que a situao econmica das mes insuficiente para a adoo das prticas recomendadas, deve-se orientla, dentro do possvel, no sentido de adequar a escolha dos alimentos em funo da poca de maior produo quando os preos esto mais acessveis ou a substituio dos alimentos de valor nutritivo semelhante. Em suma, pode-se concluir que os resultados obtidos proporcionaram elementos para melhor compreenso da realidade scio - econmica - cultural - educacional dos grupos estudados, tornando possvel, com base nesses dados, a reformulao dos volantes, no sentido de propor prticas mais compatveis com as condies de vida das mes que freqentam os Centros de Sade.

6.

CONCLUSES

O presente estudo confirmou a importncia e necessidade do pr-teste de material educativo, principalmente quando utilizado em larga escala, pois permite adequ-lo ao pblico a que se destina, aumentando sua eficincia e compensando o trabalho e custo de sua produo. Pelos resultados, apesar das limitaes encontradas quanto ao 3 o volante, pode-se considerar que os objetivos propostos foram alcanados, possibilitando concluses como as que se seguem. O pr-teste forneceu, alm dos subsdios para a reformulao do material, conforme seu objetivo, contribuies para levantar alguns aspectos importantes de ao educativa junto clientela e pessoal auxiliar dos Centros de Sade. Os 1o, 2o e 4o volantes apresentaram caractersticas satisfatrias de adequao, mais em termos da compreenso das mensagens do que da viabilidade das prticas recomendadas. O 3o volante demonstrou ser o mais complexo, pois a compreenso do contedo diminuiu sensivelmente, mesmo entre o pessoal auxiliar que, geralmente, possui melhor conhecimento sobre o assunto abordado. As sugestes apresentadas em relao s dificuldades sobre interpretaes da linguagem, distribuio, seqncia lgica do texto e ilustraes proporcionaro dados nova formulao dos volantes. As prticas propostas nos volantes, tais como a utilizao de carne, peixe, ovos, alguns legumes e frutas no sero exeqveis, provavelmente, devido precria situao econmica das mes. O nmero reduzido de mes apontando alguns preconceitos alimentares, parece confirmar estudos anteriores 6 , 7 , que indicam que a populao vem mudando seus hbitos alimentares.

A observncia de cuidados como higiene das mos, desinfeco de utenslios, fervura e clorao de gua se apresenta limitada pela no valorizao de prticas de promoo e preservao da sade. A grande freqncia com que apareceu a sugesto "explicando d para entender", evidenciou que, alm da necessidade de adequar o material impresso compreenso da clientela, deve-se sempre complementar a distribuio do material, com orientao sobre seu contedo; isto, vem confirmar o princpio de que qualquer material instrucional, sobretudo o impresso, utilizado isoladamente, resulta de pouca validade para a ao educativa. Foi de grande relevncia a incluso do pessoal auxiliar neste estudo, pois identificou-se a sua percepo frente clientela dos Centros de Sade, evidenciando a necessidade de todo um trabalho educativo a ser desenvolvido junto desse pessoal.
7. RECOMENDAES

Os volantes pr-testados devero sofrer modificaes no que se refere: ao ttulo, forma de apresentao da introduo, eliminando-se a forma esquematizada e abreviada das mensagens; substituio de algumas palavras, frases e conceitos, pelas sugestes apresentadas com maior freqncia; correo das ilustraes que apresentaram detalhes em demasia, procurando destacar os elementos visuais importantes; adequao da seqncia do contedo do texto em funo da capacidade de compreenso que a clientela est habituada a seguir, observando a seqncia de: o que (tipo de alimento), quando (poca de introduo do alimento) e como (preparo e modo de oferecer o alimento);

manuteno dos termos tcnicos, visando a ampliar o conhecimento das mes quanto alimentao da criana, desde que explicitados pelo funcionrio, ao nvel da compreenso da clientela. O 3o volante merece novo estudo, a ser feito com um nmero maior de clientela dos Centros de Sade, a fim de se avaliar melhor a sua adequao. As prticas indicadas nos volantes devem ser, o mais possvel, compatveis com as reais condies scio-econmicas e culturais da clientela que freqenta os Centros de Sade. recomendvel a ao educativa em relao aos preconceitos alimentares, embora apenas algumas mes tenham mencionado tais preconceitos. Realizar treinamento e superviso sistemtica do pessoal auxiliar nos aspectos referentes utilizao correta dos materiais educativos. Julga-se de grande importncia neste treinamento, a apresentao dos resultados deste estudo, ressaltando-se aqueles referentes percepo da viabilidade das prticas recomendadas, o que contribuiria para o conhecimento das condies reais de vida da clientela, e possibilitaria adequar as orientaes a essa realidade,

O pr-teste de material instrucional impresso deve ser realizado de forma sistemtica, com metodologia simplificada, porm com o mesmo esquema de coleta de dados, tendo em vista as caractersticas da clientela dos Centros de Sade. Estudos semelhantes devem ser realizados com amostras representativas da populao, visando avaliao da influncia de variveis socio-econmicas e demogrficas na compreenso das mensagens e percepo da viabilidade das prticas propostas. Aps a reformulao dos volantes, aconselhvel que seja realizada, com complemento, a avaliao de sua eficincia, ou seja, a determinao do grau em que indivduos ou grupos foram influenciados pelo material instrucional.
AGRADECIMENTOS

A Prof a Dra. Eunice Pinho de Castro Silva e Auxiliar de Ensino Nilza Nunes da Silva, da Faculdade de Sade Pblica, pela assesoria estatstica; Educadora de Sade Pblica loshiko Hama Sassaki do Instituto da Criana, pela colaborao na fase inicial do trabalho como membro da equipe responsvel.

RSPUB9/491

KUBOTA, N. et. al. [Evaluation of health educacin material' adequacy of leaflets on the nutrition of infants.] Rev. Sade pbl., S. Paulo, 14:101-22, 1980. ABSTRACT: A pretesting evaluation of four leaflets on the nutrition of infants from 0 to 12 months of age was carried out. The leaflets were to be used in the Child Care Program of the Department of Health of the state of S. Paulo, Brazil. Fifty mothers and forty-eight auxiliary personnel were interview in 18 health centers in greater S. Paulo (city) to find out if they understood the material and if they thought the recommendations contained were practicable. Three of the leaflets were correctly understood with 80-96% scoring "good understanding" and with 90-100% of the auxiliaries scoring the same. The unfeasibility of the recommendations was also ascertained; 80% of the auxiliaries thought the recommendations unfeasible, to about 50% for the mothers. Some comprehension barriers were identified, and some suggestions were made to reformulatet these points, thus improving the material. uNITERMS: Nutrition education. Infant nutrition. Infant care, programs.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. ALLPORT, G. W. La percepcin y la salud publica. Washington, D. C., Organizacin Panamericana de la Salud, 1963. (OPAS Publ. cient, 88). 2. ANDERSON, J. M. Developing criteria for evaluation ethnic studies materials. Audiovisual Instruction, Washington, 18(9):18-20, 1972. 3. BASTOS, N. C. B. et al. Avaliao de material de educao sanitria teste prvio do folheto proteja seu filhinho contra a diarria. Rio de Janeiro, Servio Especial de Sade Pblica, 1957. 4. BERQU, E. Bioestatstica. So Paulo, Faculdade de Sade Pblica, 1970. [Mimeografado]. 8. CONDEIXAS, G. C. & BODRA, J. P. Utilizao de folhetos: um projeto em tecnologia da educao. So Paulo, Instituto de Sade, 1972. [Mimeografado]. KNUTSON, A. L. Pretesting health education materials. New York. Amer. J, publ. Hlth, 43:193-7, 1953.

9.

10. MALPASS, L. F. et al. O comportamento humano: um programa de auto-aprendisagem. Rio de Janeiro, Renes, 1969. 11. OLIVEIRA, J. C. A. Glossrio de tecnologia educacional. Rio de Janeiro. Instituto de Tecnologia Educacional, 1979. (Estudos e Pesquisas, 1). 12. ON the selectios and evaluation of media. Audiovisual Instruction, Washington, 20(4):l-74, 1975. 1 3. SECRETARIA DE ESTADO Coordenadoria de Sade dade. Roteiro alimentar para o 1 ano de vida. 1976. [Mimeografado]. DA SADE. da Comunipadronizado So Paulo,

5. BORELLI, M. H. da C. et al. Caracterizao da clientela da diviso de sade So Paulo Centro. So Paulo, Servio de Educao de Sade Pblica, 1973. (Publicao, 4). 6. BOSKOVITZ, E. P. et al. Nutrio e educao sanitria; relatrio de pesquisa. So Paulo, 1977.

7. BRITO, D. V. et al. Aleitamento materno. So Paulo, Instituto de Sade, 1973, [Mimeografado],

Recebido para publicao em 02/01/1979 Aprovado para publicao em 30/10/1979

Вам также может понравиться