Вы находитесь на странице: 1из 4

O mais longo tnel ferrovirio do mundo est sendo construdo no macio do Gotthard, nos Alpes suos e ter um comprimento

de 57 km e custo atual de 10 bilhes de euros. So dois tneis conectados por tneis transversais menores a cada 325 metros. Nas estaes de Faido e Sedrum os trens podem trocar de tnel caso seja necessrio. Aps 15 anos, no dia 15 de outubro de 2010, terminou a escavao do tnel Gotthard, que ser concludo em 2017, naquela que uma das mais longas e complexas obras de engenharia civil da historia moderna. Em vrios trechos, o tnel est sob uma profundidade de 1 km a 2,5 km da superfcie dos Alpes. Os trens de passageiros vo circular a uma velocidade de 250 km/h, e as composies de carga atingiro 160 km/h, o dobro da velocidade atual. De 200 a 250 trens vo atravessar o tnel por dia, interligando ainda mais a Europa. Com a obra, milhes de toneladas de mercadorias atualmente transportadas pelos Alpes em caminhes pesados podero ser levadas pelos trilhos. O novo tnel permitir unir em 2017 as cidades de Zurique e Milo em apenas duas horas e 40 minutos. Haver uma estao de trem dentro da montanha. Nela os turistas de todo o mundo pode ro desembarcar e subir vertiginosos 800 metros num elevador expresso construdo na pedra at chegar s estaes de esqui de Sedrun.

A viagem ao centro da terra comea em Sedrun, vilarejo da comuna de Tujetsch, no canto dos Grises, ao leste da Sua. Essa regio lembra um carto postal dos Alpes com seus chals de madeira, hotis centenrios, pastos verdejantes, vacas malhadas, lagos de gua cristalina e majestosas montanhas. Dois mil habitantes vivem nesse pedao de paraso. Movimento s existe no inverno, quando turistas aparecem e enchem estaes de esqui de Sedrun e outros povoados das redondezas. Em Sedrun, o nico lugar que destoa dessa harmonia o terreno ocupado pela firma AlpTransit Gotthard AG. Vrias vezes por dia centenas de operrios com uniformes e os rostos sujos de terra desembarcam e embarcam num pequeno e barulhento trem que sai do fundo da terra. Eles trabalham no canteiro de obras do mais longo tnel ferrovirio do mundo. No final do turno, eles costumam ser cumprimentados pelos colegas que aguardam a vez para descer. "Todos so mineiros, sejam operrios, gelogos ou engenheiros. Embaixo da terra somos todos iguais", declara Yves Bonanomi.

Claustrofobia

O simptico suo quarento gelogo e trabalhou por mais de dez anos junto com os mineiros. Hoje ele agora atua apenas como consultor e tambm de guia para jornalistas que visitam o que ele chama de "a obra do sculo". A primeira lio dada ao visitante diz respeito vestimenta. Yves mostra como vestir o uniforme de trabalho que todos devem ter no fundo da montanha: um macaco laranja com faixas fluorescentes, capacete, botas de borracha e uma pequena mochila contendo um filtro especial de ar, que permite a respirao nas galerias subterrneas caso ocorra um acidente. "No esquea tambm de colocar duas garrafas de gua mineral no saco, pois l embaixo costuma fazer bastante calor", alerta o gelogo. Depois os visitantes assinam um

protocolo garantindo que no sofrem de corao e do o telefone de algum da famlia tambm para casos de emergncia. O caminho est aberto para a descida. Trabalhadores e visitantes embarcam no mesmo trem. A mquina leo faz um barulho ensurdecedor de peas de metal se arrastando umas contra as outras. Quando ela entra no tnel, um detalhe no passa despercebido: num pequeno buraco entalhado na pedra est a imagem de Santa Brbara, a padroeira dos mineiros. "Ele est em qualquer mina do mundo, seja na Sua ou na Bolvia", revela Yves. "No se preocupe. Essa uma das obras mais seguras do mundo. At chineses aparecem aqui para saber como trabalhamos. Desde que as escavaes em Sedrun iniciaram em 2001, tivemos apenas duas mortes", tranqiliza ele alguns dos visitantes. O trabalho embaixo da terra exige coragem. A maior parte das pessoas sentiriam claustrofobia ao saber que ficaro abaixo de mais de mil metros de xisto e gnaisse, uma rocha metamrfica feldsptica constituda por mica, quartzo, anfiblio e outros minerais. "Um italiano se sentiu mal ao saber que estaria separado da superfcie e desistiu do trabalho", lembra o gelogo.

Descida

Depois de vinte minutos, o trem chega ao elevador. O que se v lembra mais um filme de fico cientfica: uma gigantesca estrutura de metal que parece sair do fundo da terra e continuar seu caminho para o alto. Ao lado uma cabine de controle e tambm trilhos. Neles trafegam, de um lado, contineres cheios de pedras e, do outro, os vazios. Quando o elevador chega, os dois contineres cheios, empilhados um no outro, so descarregados. Automaticamente os dois vazios so colocados no seu lugar. Quando no transportam pedras, o elevador serve para levar os operrios do fundo da montanha at a superfcie. proibido ficar muito prximo da porta do elevador. Pedras podem cair. Por todos os lados do tnel esto pregados cartazes de advertncia: "Stop risk" (Pare com os riscos). Graas a um moderno sistema computadorizado, motores potentes e grossos cabos de ao, o elevador capaz de carregar at 51 toneladas de carga. A velocidade varia de acordo com a situao: carregando pessoas ele chega at 80 km/h; no caso de pedras, a velocidade pode dobrar. " melhor fechar os olhos quando o elevador comear a andar, pois o vento bastante forte", alerta um dos mineiros. O trajeto no leva mais do que dois minutos para ser concludo. Apenas os ouvidos sentem a presso do ar. Quando o elevador chega no seu ponto final e as pesadas portas de ferro se abrem, o cenrio que se descobre dantesco: o ar pesado e quente; um barulho ensurdecedor parece ecoar por todas as paredes do gigantesco tnel; refletores fixados nas paredes iluminam o vaivm incessante dos mini-trens, tratores, mquinas pesadas, contineres cheios de pedra e operrios.

Calor na profundidade

No fcil caminhar nesse ambiente abafado. Das paredes dos tneis, a gua escorre de inmeros pontos como se algum tivesse esquecido de fechar a torneira no andar de cima. Ela se mistura com a terra e transforma o solo num grande lamaal por onde todos caminham. Alm do tnel principal, existem outras galerias j escavadas na pedra. Elas serviro como tneis de desvio ou at de escape em casos de incndio. Por todos os lados h movimento: colunas de mineiros se cruzam, tratores e trens de carga circulam em vrias direes, como num gigantesco cupinzeiro. Quanto mais profundo se desce dentro da montanha, maior a temperatura ambiente. O tnel bsico do Gotthard chega a ter profundidades de at dois mil metros. Em condies normais, os operrios e engenheiros no agentariam o trabalho nas escavaes: os termmetros poderiam bater a marca dos 45 C. O problema resolvido atravs de gigantescos exaustores e um sistema de refrigerao, aonde gua fria corre por quilmetros de canalizaes transportando o calor para fora da montanha. Graas a esse sistema, as temperaturas caem para 28 C. De um ponto do tnel surge repentinamente uma torneira: dela a gua sai quente, quase cinqenta graus,

porm exalando um cheiro extremamente desagradvel. "A gua que sai da montanha no serve para o consumo humano, pois est cheia de enxofre", alerta Yves os mais sedentos. Um outro trem leva os visitantes para uma das extremidades do tnel. Nelas trabalham o grupo de mineiros que faz avanar o tnel na pedra. O trabalho duro e sujo. Brocas especiais, mquinas gigantescas semelhantes a robs e apelidadas de "Jumbo" perfuram a pedra. No muito distante do local esto os tratores que colocam as pedras nos contineres. Pela versatilidade eles tambm tm apelidos: "so os 'touros?, pois so nervosos, fortes e agitados como os animais", brinca Yves. Diariamente operrios especializados fazem explodir as extremidades dos tneis. Dessa forma so ganhos vrios metros diariamente. Nos momentos da exploso, todos so obrigados a se refugiar em contineres especiais localizados nas proximidades. Eles so iluminados com luz verde e dispem de ar puro bombeado do exterior, alm de garrafas de oxignio. No caso de uma emergncia, eles tambm podem abrigar os mineiros por vrias horas, at a chegada de socorro.

Obra faranica

O tnel bsico do Gotthard ter 57 quilmetros. Nesse e em outros trs canteiros de obras os Alpes so perfurados pelas brocas desde 1993. No total, 13 milhes de metros cbicos de pedras cinco vezes a quantidade de material para construir a pirmide de Quops sero retirados do fundo das montanhas. Em dez anos, trens de alta velocidade iro atravessar o tnel em inacreditveis velocidades de at 250 quilmetros por hora. Dois mil operrios trabalham na construo dos tneis. Eles vm de quinze pases diferentes, em grande parte Sua, Alemanha, ustria, Itlia, Portugal e de outros mais distantes como Romnia, Albnia, Crocia e Srvia. As duras condies de trabalho unem at nas diferenas culturais. "Lembro que at Croatas e Srvios trabalhavam juntos no momento em que seus pases estavam em guerra", se recorda Yves Bonanomi. Alm do tnel bsico do Gotthard, os outros trechos como o tnel bsico de Zimmerberg e o de Ceneri completam o percurso: 153,5 quilmetros. Dois teros j esto perfurados. Tambm 65.28% trecho do tnel bsico do Gotthard, onde trabalham seiscentas pessoas em trs turnos de oito horas, 24 horas por dia, j foram escavados. Apesar do avano, as dificuldades so grandes. Em Sedrun a rocha to instvel que a empresa no pode utilizar as gigantescas brocas mecnicas que aplica nos outros setores. Por isso os mineiros s avanam pouco: at seis metros por dia na pedra, atravs dsd exploses controladas. A cada trinta ou quarenta centmetros de avano, os operrios precisam perfurar a pedra e introduzir vergalhes de ao. Eles ajudam a fixar as pedras. Depois o tnel reforado com telas de metal e uma espessa camada de concreto. As paredes recebem refletores para que os engenheiros possam observar se ouve algum deslocamento da rocha. "O trabalho muito perigoso, a qualquer minuto pode ocorrer um desabamento. Por isso tudo feito com muito cuidado", explica o Yves. Um dos visitantes pega um pedao de rocha e guarda no bolso do macaco como lembrana. Para o gelogo suo, ela no apenas uma pedra. "Esse pedao na sua mo tem 500 milhes de anos e j viveu trs diferentes formaes de montanha no passado. Poucos sabem, mas os Alpes j foram o solo de um gigantesco oceano no passado, tendo sido pressionados para cima com a movimentao das placas tectnicas".

Custo: 5,5 bilhes de euros

No total, o grande tnel do Gotthard ir custar 5,5 bilhes de euros, um bilho a mais do que havia sido planejado. Graas a obra, a viagem entre Zurique e Milo poder ser encurtada em uma hora, passando para 2 horas e 40 minutos. A inclinao reduzida do percurso norte-sul tambm vai permitir que os trens de carga possam atingir velocidades de at 160 km/h o dobro das velocidades da estrada. Alm disso, a capacidade de carga passar de duas mil a quatro mil toneladas. Isso significa menos trfego nos trilhos e tambm menos caminhes atravessando os Alpes, o que poder talvez resolver o crnico problema de congestionamento no tnel

rodovirio do Gotthard. Pelas suas dimenses, o novo tnel ferrovirio do Gotthard j uma obra do sculo, porm tambm impressionante so as idias que surgem com a construo. A mais "fantasiosa" delas est a um passo de se tornar realidade: construir uma estao de trem dentro da montanha e que levar turistas de elevador at as estaes de esqui em Sedrun. O projeto se chama "Porta Alpina". Uma grande parte dos recursos necessrios a sua construo j foram aprovados pelo Parlamento. Por enquanto possvel apenas se ter uma idia de como pode funcionar essa estao de trem. O nico elevador que est em funcionamento no canteiro de obras do tnel bsico do Gotthard o que transporta operrios e as milhares de toneladas de pedras para a superfcie, 800 metros acima. O do Porta Alpina est apenas marcado nas pedras, esperando pelo incio da construo. Se construdo faltam apenas que o governo federal e cantonal aprovem a subveno de alguns milhes de francos o Porta Alpina ser mais luxuoso do que o elevador de carga. Ele teria dois andares e levaria no mximo 80 passageiros. Na estao subterrnea, as pessoas esperariam a chegada dos trens em setores fechados hermeticamente: a grande velocidade de alguns trens poderia jogar algum nos trilhos devido presso do ar. Se o sonho for concretizado, os turistas podero sair de Zurique ou Milo e estar, em apenas uma hora, no ar puro das montanhas em Sedrun. E graas a conexo com outros trens, como o famoso "Glacierexpress", locais famosos de esqui como St. Moritz ou Zermatt ficaro to prximos como um passeio na esquina.

Вам также может понравиться