Вы находитесь на странице: 1из 53

PIONEIRIAS

Abrigos
Quando em atividades mateiras, natural que o escoteiro procure comodidade montando abrigos para se proteger do sol, vento ou chuva. Com uma pequena lona possvel montar rapidamente um abrigo para se proteger das intempries durante as atividades.

Existe uma inesgotvel diversidade de modelos de abrigos e formas de acampar que s a experincia nos ensina. Uma simples lona em forma de tenda basta para construirmos um abrigo. Outro fator importante sabermos aproveitar os materiais que a natureza nos oferece para a montagem de nosso abrigo. No importa a altura de um abrigo ou o material que contamos para constru-lo, o importante utilizar o que esta ao nosso alcance, para fazer da vida ao ar livre uma arte.

A sobrevivncia e a busca de conforto no campo desenvolvem o talento de fazer como uma lona plstica, diferentes desenhos de abrigos e tendas para acampamentos improvisados. Isso no quer dizer que no se tenha programado o acampamento, e sim que, com a lona que faz parte do equipamento, pode-se adaptar-se facilmente as necessidades em caso de alguma emergncia.

A escolha do local muito importante, tente escolher uma rea elevada e com um pequeno caimento, pois no caso de chuva voc no correr o risco de ter seu abrigo ou barraca alagada. Jamais monte seu abrigo na encosta de morros que apresentam riscos de desabamento, bem como sob rvores velhas que podem ter galhos derrubados com o vento. Tente imaginar o caminho que a gua far em caso de chuva forte, procurando por sinais que demonstrem tais caminhos.

Carregar na mochila uma lona plstica imprescindvel, pois alem de poder proteger a prpria mochila, serve para construir abrigos e nos proteger do sol, vento, frio e chuva, tambm como isolante do cho mido e gelado, devendo fazer parte do equipamento para excurses e jornadas.

Hoje, mais do que nunca, no se permite abusar do meio ambiente, o cuidado com o habitat de animais silvestres e de insetos que cumprem sua funo junto ao reino vegetal, se tornam cada vez maiores. Lembre-se, o Escoteiro bom para os animais e plantas. Por esta razo e usando a inteligncia, evitamos danificar o local onde acampamos.

MESAS DE CAMPO

Pioneirias Variadas
No a limite para suas construes, deixe fluir sua criatividade e mos a obra. Voc sentira uma imensa satisfao ao termino da construo de sua pioneiria, adquirir habilidades, conhecimentos e destreza.

possvel realizar qualquer construo ao ar livre, por mais intil que parea, porque, com essa mesma atitude inventiva os grandes gnios tem alcanado os limites da tecnologia e os grandes acampadores a comodidade e diverso.

A pedagogia que prope os jogos Escoteiros so simples, estimulantes, divertidas, sugerem verdadeiras aventuras com esprito de equipe, desmotivam o uso de passatempos sedentrios e do uma fonte de idias realizadas ao ar livre em acampamentos e excurses.

Na sede fcil e til montar pioneirias para a patrulha praticar ns e amarras e se divertir com o desafio. Tome cuidado e observe as regras de segurana utilizando somente materiais de qualidade e em bom estado de conservao.

Latrina algo indispensvel em acampamentos onde no existe banheiros. Portanto nunca deixe de constru-la quando for a campo.

estimulante um leito cmodo onde se possa descansar.

Isolar o corpo do frio e da umidade prioritrio para a sade. A palha excelente para esse fim, muito cmoda, justificando amplamente a iniciativa de construir um tear.

Catapultas
Na sede ou fora da cidade no campo, se tem a oportunidade de desenvolver jogos simples ou sofisticados, o importante a liberdade de ao e criao para arrancar uma risada do jovem mais rebelde, sacudir o aptico e motivar o introvertido.

A catapulta foi um artefato de guerra usada na antiguidade. Os Escoteiros podem divertir-se lanando bales com gua nas outras patrulhas

A arte de construir boas pioneirias para se ter atividades interessantes deve ser fator motivador para o Escoteiro

Torres
Entre as caractersticas de um Escoteiro est a faculdade de observador, por esta razo a construo de torres que facilitam esta ao so imprescindveis. A coordenao de uma equipe de jovens permite levantar com facilidade uma torre de observao. Cada jovem fazendo sua tarefa planejada e correta oportuniza um trabalho coletivo, estabelecendo valores individuais. As construes necessitam antes de mais nada de

esprito de equipe, coordenao e disciplina. Habilidade e dedicao tambm so importantes.

No h campista que suporte a tentao de construir uma torre de observao para satisfazer a sensao de domnio, localizao e percepo visual da rea acampada, proporcionando maior nitidez e claridade viso e aos ouvidos. Porm uma torre de observao requer uma tcnica de segurana, firmeza e equilbrio em seu planejamento.

Quando a construo feita em rvores, devemos proteger a casca com panos, cmaras de pneu ou elementos naturais que estejam ao nosso alcance. Protegendo assim o habitat natural deixaremos o campo aps o uso exatamente como o encontramos.

As construes areas feitas por gosto ou por necessidade de sobrevivncia alm de ser um refgio seguro em locais temperados ou quentes, porque se isola a umidade e se livram das inundaes, so fceis de camuflar, mostram um panorama muito amplo, destacando a firmeza da luz e o esplendor do cu.

Portais
Um portal bem montado, um acampamento bem organizado, tudo limpo e em seu lugar. Isso um autentico acampamento Escoteiro.

Da mesma forma que o capricho e esmero do Escoteiro, um acampamento bem montado, limpo e organizado, confere dignidade e respeito prprio, mostra a qualidade e excelncia de seus ocupantes.

Ter um bom acampamento faz-lo com a melhor boa vontade e esmero, em qualquer lugar onde se encontre e com os elementos e materiais que estiverem disponvel.

Mastro

Вам также может понравиться