Вы находитесь на странице: 1из 4

O futuro do ATM

Ol leitores. Hoje vou falar um pouco sobre as tendncias relacionadas ao uso do ATM, em face da grande disseminao dos servios bancrios atravs de dispositivos Web (smartphones, TVs e etc), e tambm do dinheiro de plstico (cartes de dbito, crdito, benefcios e etc).

O primeiro ATM parecido com o que usamos hoje foi criado pela IBM em 1972. Desde essa poca, o ATM tem ganho novas funcionalidades e servios o que contribuiu para sua expanso at aqui. O ATM levou a agncia bancria para outras localidades: para dentro do shopping, para a esquina das ruas e at para pequenos comrcios e postos de gasolina. Enfim, o ATM se tornou indispensvel para nossas vidas como a conhecemos, e dificil pensar em algo mais cmodo do que essa elegante soluo tecnologica. Ser?

Precursor do ATM, inventado por Luther George Simjian e apresentado ao pblico em 1961.

Estamos vivendo um momento muito excitante de fato, com vrias tecnologias convergindo, e a Web 2.0 dirigindo a segunda grande onda da Internet, onde praticamente qualquer dispositivo eletronico, desde TVs, smartphones, passando at por microondas e geladeiras, saem de fbrica com a capacidade de nos colocar on-line com milhes de outros usurios no mundo.

O Internet Banking no poderia deixar de se beneficiar dessa oportunidade de aumentar sua penetrao, e isso o que de fato est ocorrendo. No meu ultimo post (CIAB 2011)

eu mostrei um grfico da Febraban que mostra como vem aumentando o uso do Internet Banking. Seu crescimento tem sido muito grande, e provavel que dentro de poucos anos seu uso supere o uso dos ATMs, mostrando ento a importancia desse canal para os bancos, e apontando tambm para onde esses devem direcionar seus investimentos nos prximos anos. Isso um fato, praticamente todos os bancos alm de manter seu Internet Banking bem atualizado, tambm mantm uma verso para smartphones e tablets (chamado tecnicamente de Mobile Banking), e bancos como o Bradesco agora trazem verses de seu Internet Banking para as TVs Inteligentes que tm invadido o mercado.

Ainda na onda da comodidade mxima, outros meios de pagamento tem enorme destaque, e com importncia cada vez mais crescente. Os cartes como forma de pagamento esto presentes de diversas formas em nossa vida: crdito, dbito, alimentao, refeio, transporte e etc. Junto com o cheque, todas essas formas do dinheiro diminuem a necessidade de se andar com "dinheiro real" no bolso. Afinal, todos eles so uma substituio ao dinheiro em sua forma fsica mais tradicional (cdulas e moedas).

E ainda tem mais. Mobile Payment, que o uso do celular para realizar pagamentos. Essa modalidade tem ganho cada vez mais importncia, e os principais empresrios do setor de meios de pagamento acreditam que Mobile Payment ser amplamente usado dentro dos prximos 4 anos.

Isso tudo estabelece o contexto no qual eu defini o ttulo deste post. Qual o futuro do ATM afinal, considerando que tudo aponta para uma perspectiva na qual o uso do dinheiro em espcie perder cada vez mais a importncia? Afinal, sacar dinheiro um dos poucos servios que no possvel de ser realizado via Internet Banking, da comodidade de sua poltrona na sala de estar.

Novos rumos para o ATM dificil prever quando o ATM perder efetivamente o seu papel atual como repositor do nosso dinheiro guardado pelos bancos, mas provavel que isso ocorrar a partir do momento em que no mais precisarmos us-lo em espcie. O ponto que ainda hoje boa parte da populao recebe seu salrio em espcie, e o pagamento em espcie ainda o grande preferido da maioria esmagadora da populao. Com isso, o ATM ainda tem uma boa sobrevida com seus servios atuais ligados ao saque e depsito de dinheiro ou cheque.

Alm disso, comparando com o mundo, h um amplo espao de crescimento do nmero de ATMs aqui no Brasil. A densidade de ATMs por milhes de pessoas aqui cerca de 700 ATMs por milho de pessoas enquanto nos Estados Unidos esse nmero cerca de 1400.

O que parece razovel que ocorra um aproveitamento melhor da base instalada de ATMs, para servir a populao com uma variedade maior de servios como: 1. Pagamento de contas em qualquer ATM de qualquer banco. Essa uma funcionalidade tpica de correspondente bancrio, e embora existam algumas dificuldades tcnicas, essa uma funcionalidade possvel de ser implantada; 2. Recarga do Bilhete nico e similares; 3. Compra de ingressos para cinema e teatro; 4. etc. Os maiores entraves tecnologicos para a ampliao da oferta de servios nos ATMs, principalmente, multi-instituies, est ligado a problemas de integrao.

Maior Interatividade O que parece ser ainda mais provvel o aumento da interatividade das aplicaes de autoatendimento. Aplicaes Web (baseadas em Browser), j so uma realidade e a tendncia que se aumente o uso desse tipo de aplicao, para poder usar recursos avanados de interatividade oferecidos por tecnologias Web como HTM5, CSS, Javascript e etc. isso :)

Autor
Meu nome Fagner Souza, sou especialista em automao bancria e comercial com larga experincia em sistemas de Autoatendimento. Meu website http://www.fagnersouza.com.br/ , e nele voc pode encontrar meus contatos.

Вам также может понравиться