Вы находитесь на странице: 1из 2

Barragem Subterrnea

dezembro/2001

da massa utilizada nas minivaletas). A altura final do sangradouro gira em torno de 50-70 cm, dependendo da vazo do rio/riacho e linhas de drenagem.

Instrues Tcnicas da Embrapa Semi-rido


Petrolina-PE, dezembro de 2001

49

ISSN 1415-5095

BARRAGEM SUBTERRNEA
Fig 6. Construo do sangradouro (colocao da lona plstica) Figura 7. Construo do sangradouro (colocao da tela de arame tipo pinteiro).

Fig. 8. Construo do sangradouro (revestimento com argamassa).

Fig. 9. Detalhe do sangradouro pronto.

MANEJO DA BARRAGEM SUBTERRNEA O sistema de explorao agrcola em barragem subterrnea pode ser como qualquer outro, ou seja, preparar a rea de plantio antes das chuvas, em curva de nvel, com implementos a trao animal e/ou motomecanizados. A barragem permite ao produtor cultivar com sucesso os plantios tradicionais de gros (milho e feijo), forragem (sorgo e capim), algodo, cana-deacar, mandioca, batata doce, entre outras. Uma alternativa muito boa de explorao agrcola o arroz, quando o inverno bom e alaga o centro da rea de captao e plantio da barragem. Quando a barragem vai perdendo umidade, pode-se cultivar culturas mais resistentes estiagem, como por exemplo, o gergelim. Recomenda-se, tambm cultivar fruteiras para consumo familiar, tais como limo, goiaba, pinha, acerola, caju e algumas variedades locais de manga. CUSTOS Os custos de implantao de uma barragem subterrnea so variveis, em funo de fatores como comprimento da parede, material utilizado, profundidade da camada impermevel e disponibilidade de mo-de-obra, entre outros; em mdia, os custos de implantao oscilam entre R$ 700,00 e R$ 2.000,00.
Instrues Tcncias da Embrapa Semi-rido so publicaes com periodicidade irregular. Com este tipo de publicaes, pretende-se a divulgao das tecnologias agropecurias apropriadas e de interesse econmico para a regio semi-rida do Nordeste brasileiro. Editorao: Eduardo Assis Menezes Diagramao: A. Lopes de Souza Embrapa Semi-rido. Caixa Postal 23. 56302-970. Petrolina-PE. E-mail: sac@cpatsa.embrapa.br

Maria Sonia Lopes da Silva Antnio Pedro Matias Honrio Jos Barbosa dos Anjos Everaldo Rocha Porto

Barragem Subterrnea

dezembro/2001

Barragem Subterrnea (aproximadamente 80 cm) e comprimento de acordo com a rea de captao, geralmente entre 70-100 m (Fig. 3). A escavao pode ser manual ou mecnica (retroescavadeira), sendo parte do material (maior quantidade) jogado a montante para posterior aterro da valeta e outra parte (menor poro) jogado a jusante, para formar uma parede (camalho) de proteo lona plstica, de aproximadamente 70-80 cm de altura acima da superfcie do terreno natural. Aps abertura da valeta recomendado fazer um reboco usando-se principalmente argamassa de barro e gua ou cimento e areia, na parede do lado da jusante ou pelos menos onde houver material pontiagudo, visando uniformizar o corte da valeta e evitar furos na lona, atravs de pedras e razes. Esse procedimento de fundamental importncia antes de se colocar a lona.

dezembro/2001

Maria Sonia Lopes da Silva, Pesquisadora em Manejo do Solo; Antnio Pedro Matias Honrio, Tc. Esp. em Com. e Dif. de Tecnologia; Jos Barbosa dos Anjos, Pesquisador em Mecanizao Agrcola; Everaldo Rocha Porto, Pesquisador em Manejo do Solo

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DA BARRAGEM SUBTERRNEA


O objetivo da barragem subterrnea barrar (interceptar) a gua da chuva que escoa na superfcie e dentro do solo (fluxo de gua superficial e subterrneo) atravs de uma parede (septo impermevel) construda transversalmente com relao direo das guas (Fig. 1). A gua proveniente da chuva se infiltra lentamente, criando e/ou elevando o lenol fretico, que ser utilizado posteriormente pelas plantas. Esse barramento faz armazenar gua dentro do solo com perdas mnimas de umidade (evaporao lenta), mantendo a terra mida por um perodo maior de tempo, at quase fim do perodo seco no semirido (setembro-dezembro).

Fig. 3. Abertura da valeta.

Figura 1. Funcionamento da barragem

SELEO DA REA
Escolha do Local Para construir uma barragem subterrnea tem-se que selecionar reas em leito de rio, riacho ou linhas de drenagem natural, conhecidas por crregos (local onde durante as chuvas escoa quantidade suficiente de gua) de preferncia em solos aluviais com profundidade da camada impermevel (conhecida como piarra, salo, cabea de carneiro, massap) de no mximo 3 a 4 m e de textura mdia a grossa, com declividade entre 0,4 a 2 %. Dar preferncia a solos no salinos. A vazo mdia anual do rio/riacho ou linhas de drenagem no deve ser muito grande para no comprometer a estrutura da barragem. Aps seleo prvia do local onde se pretende construir a barragem, deve-se abrir trincheiras (nas extremidades da parede da barragem e onde passar o sangradouro) at a camada impermevel visando obter informaes sobre a profundidade e as caractersticas do solo, bem como, detectar a presena ou no do lenol fretico.

LOCAO E CONSTRUO DA BARRAGEM


Locao Para locao da rea de captao, rea de plantio, parede da barragem e sangradouro recomendado fazer um levantamento topogrfico (planialtimtrico) da rea em quadrcula de 20 x 20 m. As extremidades da parede da barragem tm que estar situadas nas partes (cotas) mais altas do local escolhido e niveladas, para impedir que a gua saia lateralmente. O sangradouro locado na parte (cota) mais baixa para permitir o escoamento do excedente de gua. Construo da parede No local definido pelo levantamento topogrfico para a parede da barragem, abre-se uma valeta transversal ao leito do rio/riacho ou linhas de drenagem, com profundidade at a camada impermevel, numa largura que permita a movimentao de terra dentro dessa valeta

Colocao da lona Na colocao da lona (plstico de polietileno com espessura de 200 micras) deve-se tomar alguns cuidados, tais como, evitar estic-la, coloc-la sob condies de ventos brandos (de preferncia bem cedo da manh) e temperaturas baixas, Superfcie evitando-se que se formem bolses de ar provocados pelo vento e aquecimento do plstico com conseqente dilatao e Camada impermevel perfurao do mesmo (caso isso ocorra faz-se um remendo com pedao de plstico da prpria lona e cola de boa aderncia). As extremidades da lona so fixadas em duas minivaletas de 20 x 20 cm, escavadas na camada impermevel (no fundo da vala), montante e na superfcie do solo (Fig. 4 e 5), jusante, usando-se argamassa de cimento e areia ou barro na proporo de 1:8. Em seguida, procede-se o fechamento da valeta, utilizando-se a terra localizada montante, at formar um camalho de terra de aproximadamente 1,20 - 1,80 m de altura acima da Fig. 4. Detalhe das minivaletas. MONTANTE superfcie JUSANTE VALETA LONA PLSTICA REA DE PLANTIO do solo, OU PAREDE DECLIVIDADE deixando a rea destinada ao sangradouro rente com a superfcie do terreno. Esse NVEL NATURAL DO TERRENO fechamento pode ser manual ou com GUA + SOLO VALETA auxlio de uma p mecnica. Quando da CAMADA IMPERMEVEL utilizao da p mecnica, deve-se tomar cuidado para no raspar muito a camada Fig. 5. Desenho esquemtico das minivaletas. superficial frtil do solo em um s local. Construo do Sangradouro Depois da parede totalmente fechada, o local onde foi locado o sangradouro coberto por um pedao de lona com as dimenses do sangradouro, que varia de acordo com a vazo do rio/riacho/linhas de drenagem, rea de captao e comprimento da parede. A lona do sangradouro tambm presa em minevaletas montante e jusante da barragem (Fig. 6), com massa de concreto (cimento, areia e brita numa proporo de 1:4:2). Em seguida, sobre a lona plstica colocada uma tela de arame n 22 (1,15 mm de dimetro) (Fig. 7), para facilitar aderncia da massa de concreto, com malha sextavada de 19,05 mm de largura (tela tipo pinteiro) e por ltimo faz-se o revestimento com massa de concreto (na mesma proporo

Вам также может понравиться