Вы находитесь на странице: 1из 23

OFERTA PEDAGGICA

3 ciclo do ensino bsico

ANO LECTIVO 2010 | 2011

Durante todo o percurso escolar, importante desenvolver ferramentas que permitam a compreenso do mundo que nos rodeia e despertar a curiosidade e o pensamento crtico. Estes objectivos so naturalmente alcanados atravs da
experimentao e os museus so espaos privilegiados para este fim. Tendo em vista este contexto, assim como a componente cientfica dos currculos do 3 ciclo do ensino bsico, a oferta pedaggica do Museu da Cincia da Universidade de Coimbra tem vindo gradualmente a diversificar-se e, para este ano lectivo, apresentamos um conjunto alargado de actividades destinadas a crianas que frequentam este nvel de ensino. Todas as actividades tm a durao de 1h30 e incluem visita s exposies patentes no Laboratorio Chimico.

Se pretender planear a sua visita, poder agendar um encontro com a equipa educativa do museu. Estamos disponveis para receber os professores e educadores de tera a sexta-feira, das 17h s 18h, mediante marcao prvia. Se tiver alunos com necessidades especiais, no hesite em contactar-nos para lhe sugerirmos as actividades mais adequadas a cada caso.
At breve!

Astronomia
Horas Minhas, Horas Tuas
Quando acordas em Coimbra, que horas so em Nova Iorque? E quando vais para a cama, que horas so na China? Sero as horas todas iguais? Informaes gerais: rea: Astronomia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre o movimento de rotao da Terra e as suas implicaes nas horas e fusos horrios. Abordam-se os conceitos de latitude, longitude, meridiano, fuso horrio, hora solar, hora poltica, rotao, etc. Os participantes tm de calcular as horas em diferentes cidades no Planeta recorrendo a globos terrestres e mapas.

O Cu a 3D
Ser que as estrelas que vs noite esto muito longe da Terra? E ser que esto todas mesma distncia? Vem fazer uma constelao a 3 dimenses e aprender mais sobre as distncias astronmicas!! Informaes gerais: Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre constelaes e sobre distncias em Astronomia. Recorrendo ao projector esfrico do Museu e a programas de simulao do cu, so apresentadas as constelaes, algumas mitologias a elas associadas, os nomes de algumas estrelas e a sua origem e utilidade ao longo dos tempos. Os participantes constroem uma constelao a 3D, percebendo que a posio das estrelas vistas da terra uma posio aparente.

Pedro e o Quadrante
Como se orientavam os marinheiros no meio do mar? Vem ouvir a histria do Pedro e do Quadrante e saber como que com o Sol e outras estrelas os marinheiros no perdiam o Norte. Informaes gerais: rea: Astronomia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier de construo de um quadrante. So abordados os conceitos de ngulo, distncia angular, orientao em astronomia e em navegao. Os participantes constroem um quadrante e aprendem a utiliz-lo.

Astronomia
Quem tapou o Sol?
A Lua consegue tapar o Sol? Vem saber o que acontece durante um eclipse e por que razo no se v em todo o Mundo. Informaes gerais: rea: Astronomia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre eclipses. Explica-se a origem e os diferentes tipos (Solar e Lunar) dos eclipses. Fala-se das caractersticas dinmicas do sistema Sol-Terra-Lua, abordando os conceitos de rotao, translao e inclinao dos eixos e rbitas. Os participantes constroem um simulador de eclipses solares para levar para casa.

Vida de estrela
Como ser a vida de uma estrela? Asseguramos-te que no montona! Vem perceber o que faz uma estrela brilhar durante milhares de milhes de anos e o que lhe acontece depois. Informaes gerais: rea: Astronomia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre evoluo de estrelas. Atravs de diferentes suportes (filmes, apresentaes, projeces no globo e esquemas), so explicadas as diferentes fases de evoluo das estrelas e os factores que as condicionam. No final os participantes tero de fazer um registo de um ciclo estelar genrico.

Matemtica
Cubo Grego
Ser que os sbios de Atenas sabiam calcular o volume ? Vem ouvir uma histria, faz os teus prprios cubos e aprende a calcular a capacidade de cada um deles. Informaes gerais: rea: Matemtica Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Neste atelier os participantes ouvem uma histria antiga relacionada com cubos. So abordados os conceitos de volume e arestas, e os participantes constroem dois cubos diferentes.

Neurnios ao Ataque
Gostas de desafiar a mente? Vem treinar a inteligncia, decifrando quebra-cabeas e mensagens secretas. Informaes gerais: rea: Matemtica Nvel de Ensino: do 7 ao 9 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 2 turma Breve descrio: proposto aos participantes um conjunto de problemas matemticos, na forma de pequenos jogos ou quebra-cabeas. So referidos de maneira simples e indirecta conceitos matemticos to diversos como probabilidades, anlise combinatria, crescimento exponencial, reas, etc.

Biologia
A beleza fundamental?
Um grupo de machos bonitos e elegantes aparece numa cidade de aves. Eles so um sucesso junto das fmeas, mas tambm so mais apreciados pelos gatos... Ser que, passado algum tempo, ainda h machos bonitos nesta cidade? Informaes gerais: rea: Biologia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier onde se aborda o conceito de seleco natural e sexual. Atravs de um jogo, mostra-se como certas caractersticas podem propagar-se num grupo de indivduos, aps vrias geraes.

Cada macaco no seu galho


Para estudar os seres vivos, preciso organiz-los. Ser que fcil? Vem descobrir connosco. Informaes gerais: rea: Biologia Nvel de Ensino: do 7 ao 9 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Actividade sobre taxonomia. Os participantes comeam por agrupar figuras geomtricas para perceberem a dificuldade de encontrar critrios para classificar itens. De seguida explicado o modo como se classificam os seres vivos, e os participantes fazem a classificao de alguns primatas.

Detectives do ADN
Sabes onde se esconde a informao gentica? Aprende a isolar o ADN e descobre o teu nome em cdigo gentico! Informaes gerais: rea: Biologia Nvel de Ensino: do 7 ano 9 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Nesta actividade os participantes extraem o ADN de frutos ou grmen de trigo. So explorados os conceitos de sntese proteica, informao gentica e localizao, composio e importncia do ADN. ainda feito um pequeno exerccio de codificao do nome dos participantes em unidades bsicas do ADN.

Biologia
... para te ver melhor!
Ser que os olhos so todos iguais? Quem v melhor? Ns ou a mosca? Vem compreender que existem diferentes tipos de olhos e como eles so constitudos. Informaes gerais: rea: Biologia Nvel de Ensino: do 7 ao 8 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Neste atelier os participantes compreendem como funciona e constitudo o olho humano. Compara-se o olho humano com os olhos de outros animais e fazem-se duas experincias: uma para compreenderem a funo de cada constituinte do olho humano e outra para compreenderem o modo de funcionamento do olho tipo cmara. So ainda abordadas algumas doenas como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Pequenos Monstros
Sabias que a gripe causada por pequenos monstros que esto em constante mudana? Sabes como que o nosso organismo consegue fazer-lhes frente? Vem aprender como seres microscpicos so capazes de causar doenas no ser humano e noutros animais, e como a cincia se alia s nossas defesas naturais para os combater. Informaes gerais: rea: Biologia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre o vrus da gripe. Abordam-se os conceitos de infeco, resposta imunitria, vacinao, vrus, diferenas entre os diferentes vrus da gripe (os diferentes Hs e Ns) e sua morfologia. Os participantes jogam um jogo para perceberem como funciona a resposta imunitria do corpo infeco e o que faz a vacinao. Constroem tambm um vrus da gripe sua escolha, com materiais simples.

Plantas Comilonas
J ouviste falar em plantas carnvoras? Ser que elas comem mesmo carne? Entra connosco no estranho mundo destas plantas comilonas e percebe porque so to diferentes. Informaes gerais: rea: Biologia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N. mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre plantas carnvoras. Apresentam-se os diferentes tipos de plantas carnvoras e explica-se como evoluram as suas armadilhas. Os participantes constroem um modelo de uma planta carnvora com materiais simples, que depois levam para casa.

Geologia
descoberta de rochas e minerais
Sabes que existem muitas rochas e minerais diferentes? E que usamos muitas delas no nosso dia-a-dia? Vem descobrir a diversidade e origem das rochas e minerais e perceber que elas esto em todo o lado. Informaes gerais: rea: Geologia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Neste atelier os participantes compreendem a origem da Terra e a constituio litolgica da crusta ocenica e continental. Como actividade prtica identificam amostras de diferentes minerais e rochas atravs de chaves dicotmicas e constroem um ciclo litolgico.

Ao Sabor da Corrente
Porque existem diferentes correntes martimas e porque se alteram? Qual a influncia destas correntes no meio ambiente? Viaja connosco ao sabor da corrente e desvenda os mistrios do planeta Terra. Informaes gerais: rea: Geologia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre correntes martimas. So abordados os 3 principais factores que influenciam as correntes martimas (salinidade, densidade e temperatura) e so realizadas pequenas experincias para perceber a contribuio desses factores nas correntes. Fala-se ainda da importncia das correntes para as dinmicas do planeta e das consequncias do seu desaparecimento ou alterao.

Escavando bem fundo...


A Terra antiqussima, e est sempre em constante transformao. Como sabemos isto? Com a ajuda de pistas que vamos encontrando... Os fsseis so algumas dessas pistas, mas para os encontrar vais ter de escavar bem fundo... Informaes gerais: rea: Geologia Nvel de Ensino: 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Atelier sobre fsseis. Explica-se o que so fsseis, como se formam e como podemos dat-los. Mostra-se a sua importncia na reconstituio do passado do nosso planeta e fala-se dos principais acontecimentos do passado e da vida na Terra. Os participantes, dependendo da sua idade, vo procurar fsseis enterrados e identific-los, fazer um fssil em gesso ou datar alguns fsseis baseando-se numa tabela das eras geolgicas.

Fsica
Uma Ideia Luminosa!
Como era a primeira pilha? Descobre como acender uma luz, empilhando metais e pouco mais... Informaes gerais: rea: Fsica Nvel de Ensino: do 7 ao 9 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Nesta actividade os participantes compreendem como foi construda a primeira pilha e que fenmenos electroqumicos ocorrem entre os seus plos. Constroem um pequena pilha, verificam qual a quantidade necessria de elementos empilhados para acender um LED e efectuam medies de corrente elctrica e diferena de potencial.

Qumica
Pega e Salta
Uma gosma que salta? Viaja pelo Laboratorio Chimico e faz uma surpresa muito, muito divertida! Informaes gerais: rea: Qumica Nvel de Ensino 7 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Nesta actividade os participantes percebem a importncia da qumica bem como das boas prticas de laboratrio. Alerta-se para a existncia dos tomos e molculas que compem a matria que nos rodeia. feita uma demonstrao de dissoluo de um polmero em acetona e os participantes constroem algumas molculas com plasticina. De seguida fazem um polmero que pega e que salta.

Uma caixinha com luz


Numa pequena caixa desvenda os segredos do Universo. Vem perceber como estamos a conhecer o cosmos. Informaes gerais: rea: Qumica Nvel de Ensino: do 7 ao 9 ano do EB Durao: 1h30 N mximo de participantes: 1 turma Breve descrio: Nesta actividade introduzida a espectroscopia em termos adequados faixa etria em questo. Numa apresentao mostrado o que a espectroscopia e suas aplicaes. De seguida construdo um espectroscpio e so realizados exerccios simples de identificao de substncias.

Jogos
De pista em pista
Explora o Museu decifrando os nossos enigmas... Informaes gerais: rea: Jogos Nvel de Ensino: do 7 ao 9 ano Durao: 1h 30 min N mximo de participantes: 3 turmas Breve descrio: Actividade realizada em pequenos grupos. entregue um conjunto de perguntas a cada grupo sobre o Museu e as suas exposies. Desta forma, os participantes so levados a conhecer o Museu e explorar mais pormenorizadamente os objectos, legendas e quiosques informticos expostos.

Demonstraes
Cincia ao Vivo
Fantsticas demonstraes de cincia ao vivo, realizadas por monitores do Museu. Informaes gerais: rea: Fsica e Qumica Nvel de Ensino: do 7 ao 9 ano do EB Durao: 30 min (sem contar com a visita) N mximo de participantes: 4 turmas Breve descrio: As experincias da sesso de demonstraes deste ano so todas novas. So experincias de Qumica e Fsica com elevado grau de espectacularidade e, durante a sesso, alguns alunos so convidados a participar activamente. As demonstraes apresentadas so adequadas ao nvel de ensino dos participantes. Alguns exemplos gerais: - experincias com azoto lquido - experincias sobre energia de activao e catalizadores - experincias sobre solubilidade e densidade - experincias sobre polmeros - experincias sobre aplicaes de nanotecnologia - experincias sobre fluidos - experincias sobre ptica

ACTIVIDADES DISPONVEIS
Atelier Horas minhas, horas tuas O cu a 3D Pedro e o quadrante Quem tapou o sol Vida de estrela Cubo grego Neurnios ao ataque A beleza fundamental? Cada macaco no seu galho Detectives do ADN Para te ver melhor Pequenos monstros Plantas comilonas descoberta das rochas e minerais Ao sabor da corrente Escavando bem fundo Uma ideia luminosa Pega e salta Uma caixinha com luz Jogos De pista em pista Demonstraes Cincia ao vivo Todas rea Fsica/Qum. 7 ano 8 ano 9 ano rea Astronomia Astronomia Astronomia Astronomia Astronomia Matemtica Matemtica Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Geologia Geologia Geologia Fsica Qumica Qumica rea 7 ano 8 ano 9 ano 7 ano 8 ano 9 ano

INFORMAES TEIS
Durao mdia: 1:30h (inclui visita s exposies) Preo: 3.50 por aluno (professores e auxiliares tm entrada gratuita enquanto acompanhantes do grupo escolar)

MARCAES
Se pretende participar em alguma actividade pedaggica com os seus alunos, deve efectuar a marcao prvia, preferencialmente por e-mail, e com antecedncia mnima de uma semana. Deve indicar: - nome da escola e localidade - nmero de alunos e professores - nvel de ensino - nome da actividade - dia e hora

CONTACTOS
Museu da Cincia, Laboratorio Chimico Largo Marqus de Pombal, 3000-272 Coimbra www.museudaciencia.org geral@museudaciencia.org T. 239 85 43 50 | F. 239 85 43 59

Вам также может понравиться