Вы находитесь на странице: 1из 29

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Geometria Descritiva
Professora: Sarah Rabelo 1 Introduo A GD tem por objetivos: A representao de figuras do espao, a fim de... ...estudar sua forma, dimenso e posio. GD a base terica de numerosas aplicaes profissionais, que vo da Engenharia Arquitetura, bem como Desenho Industrial, Pintura, Escultura... A GD desenvolve a habilidade de imaginar objetos ou projetos no espao, e no apenas a leitura ou interpretao de desenhos. A GD utiliza um sistema de projees elaborado por Garpard Monge, conhecido como sistema mongeano, ortogonal ou didrico: o Sistema de representao: pura o Mtodo de projetividade: um dado ente (figura) e sua imagem em correspondncia o Tcnica: linha de terra, conveno de traos, notao... o Processo: dupla imagem por projees ortogonais 2 Teoria Geral das Projees 2.1 Definio A noo mais intuitiva imaginarmos um objeto (ente) e sua imagem (representao). Projeo vem de PROJETAR: atirar longe, arremessar, lanar algo sobre uma superfcie...

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

2.2 Sistemas de Projeo Como j dito, o objetivo da GD representar no plano, atravs de projees, as figuras do espao. H duas formas principais de projetar uma figura F em um plano : (a) Utilizando um sistema de projeo central:

A projeo de cada ponto P F o ponto obtido da interseo de com a reta OP . O o ponto fixo, o centro de projeo.

(b)

Utilizando um sistema de projeo cilndrica:

A projeo de cada ponto P F o ponto obtido da interseo de com a reta que passa por P e paralela a uma direo fixa , a direo de projeo.

O sistema de projeo utilizado na GD a projeo cilndrica ortogonal (a direo de projeo perpendicular ao plano de projeo):

Na maioria das vezes, h perda de informaes sobre a figura!!! Assim, para obter informaes mais precisas sobre uma figura, necessrio utilizar mais de um plano de projeo... 2

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3. MTODO DE MONGE Gaspard Monge, criador da Geometria Descritiva, a definiu como sendo a parte da Matemtica que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espao, de modo a poder resolver, com o auxlio da Geometria Plana, os problemas em que se consideram as trs dimenses. O QUE A PROJEO DE UM PONTO? Projeo de um ponto sobre um plano o p da perpendicular ao plano conduzido pelo ponto. O plano dito plano de projeo e a reta a reta projetante do ponto. Porm, no espao um ponto no est bem determinado apenas com uma projeo. Ento mostramos como se determina um ponto A atravs do mtodo das projees de Monge.

PLANOS DE PROJEO Planos de projeo so dois planos perpendiculares entre si; um deles chama-se plano horizontal e o outro plano vertical. Os dois planos so ilimitados em todos os sentidos. Chama-se Linha de Terra - LT a interseo dos dois planos.

1 diedro formado pelos semi-planos: Vertical Superior (VS) e Horizontal Anterior (HA). O 2 diedro formado pelos semi-planos: Vertical Superior (VS) e Horizontal Posterior (HP). O 3 diedro formado pelos semi-planos: Vertical Inferior (VI) e Horizontal Posterior (HP). O
O 4 diedro formado pelos semi-planos: Vertical Inferior (VI) e Horizontal Anterior (HA).

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

PURA pura a representao de uma figura do espao pelas suas projees no plano. O interessante da pura observar a figura no plano e imaginar como essa figura se apresenta no espao. OBTENO DA PURA Para obter a pura, gira-se o Plano Vertical de Projeo (PV) em torno da Linha de Terra no sentido horrio, de tal forma que este coincida com o Plano Horizontal de Projeo (PH). Esta nova representao recebe o nome de pura.

3.1. ESTUDO DO PONTO Para determinar a posio de um ponto (A) necessrio projet-lo sobre os dois planos de projeo. A projeo horizontal designa-se por A ou (A1) e a projeo vertical por (A) ou (A2).

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3.1.1. COORDENADAS Um ponto no espao determinado por trs coordenadas: altitude (eixo Z), longitude (eixo X) e latitude (eixo Y).

Plano de perfil: plano perpendicular aos planos de projees passando por O. Um ponto tem abscissa positiva se est frente do plano de perfil e negativa se estiver atrs.

__________

Seja o ponto P situado no primeiro diedro e projetado no HP e no VS.

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Linha de chamada o segmento que une as duas projees de um ponto e sempre perpendicular LT.

Abscissa de um ponto P a, distncia da Linha de chamada do ponto P at o Plano de Perfil. Assim, abscissa a coordenada do eixo X.

Afastamento de um ponto P a distncia deste ponto ao plano vertical de projeo. Assim, afastamento a coordenada do eixo Y.

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Cota de um ponto P a distncia deste ponto ao plano horizontal de projeo. Assim cota a coordenada do eixo Z.

DETERMINAO DE UM PONTO Um ponto P est determinado quando se conhece abscissa, afastamento e cota. Exemplo: P(-2,4,2).

3.1.2. POSIES DO PONTO O ponto pode ocupar nove posies diferentes em relao aos planos de projeo. So elas: 1. Ponto no 1 diedro Depois do rebatimento, o (S) ficar em coincidncia com o (P) e a projeo vertical A acompanhar o plano (S) no seu deslocamento. As projees so separadas pela linha de terra, estando a projeo vertical A acima e a horizontal A abaixo da referida linha.

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

2. Ponto no 2 diedro Depois do rebatimento, a projeo B vem colocar-se no (P), sobre BB0 (ou seu prolongamento) conforme a cota seja maior ou menor que o afastamento. Na pura correspondente verificamos que ambas as projees esto acima da linha de terra, fato este que caracteriza o ponto no 2 diedro.

3. Ponto no 3 diedro Depois do rebatimento, o (S) ficar em coincidncia com o (P) e o (I) ficar em coincidncia com o (A), ento a projeo vertical C ir cair em C1 no prolongamento de CC0. Na pura correspondente verificamos que as projees so separadas pela linha de terra, estando a projeo horizontal C acima e a vertical C abaixo dessa linha.

4. Ponto no 4 diedro Depois do rebatimento, a projeo vertical D vem cair sobre DD0 (ou seu prolongamento). Na pura correspondente verificamos que ambas as projees esto abaixo da linha de terra, fato este que caracteriza que o ponto est no 4 diedro.

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

5. Ponto no plano vertical superior (S) Estando o ponto (E) no (S) o seu afastamento ser nulo, coincidindo, ento sua projeo vertical E com o prprio ponto (E), e a projeo horizontal E estar sobre a linha de terra. Depois do rebatimento, a projeo E cair em E1 sobre o (P). Na pura, a projeo vertical E est acima da linha de terra e a horizontal E, est sobre essa linha.

6. Ponto no plano vertical inferior (I) Estando o ponto (F) no (I) o seu afastamento ser nulo. Sua projeo vertical F coincide com o prprio ponto (F), e a projeo horizontal F estar sobre a linha de terra. Depois do rebatimento, a projeo F cair em F1 sobre o (A). Na pura, a projeo vertical F est abaixo da linha de terra e a horizontal F, permanece sobre essa linha.

7. Ponto no plano horizontal anterior (A) Estando o ponto (G) no (A) sua cota ser nula, coincidindo, ento sua projeo horizontal G com o prprio ponto (G), e a projeo vertical G estar sobre a linha de terra. Na pura, a projeo horizontal G est abaixo da linha de terra e a vertical G, est sobre essa linha.

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

8. Ponto no plano horizontal posterior (P) Estando o ponto (J) no (P) sua cota ser nula, coincidindo, ento sua projeo horizontal J com o prprio ponto (J), e a projeo vertical J estar sobre a linha de terra. Na pura, a projeo horizontal J est acima da linha de terra e a vertical J, est sobre essa linha.

9. Ponto na linha de terra Nessa posio, o ponto no ter cota nem afastamento. Nada se altera com o rebatimento, j que a linha de terra fixa. A pura do ponto nessa posio representada na figura ao lado.

Tudo quanto te vier s mos para fazer, faze-o conforme as tuas foras, pois na sepultura para onde tu vais no h cincia, nem indstria, nem sabedoria alguma. (Ecles. 9:10).

10

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3.1.3. PLANOS BISSETORES Denomina-se plano bissetor de um ngulo diedro, o plano que divide este diedro em dois iguais, nesse caso, o plano bissetor forma um ngulo de 45 com os planos vertical e horizontal. Existem dois planos bissetores: O primeiro divide os diedros I e III, chamado de bissetor impar e denotado por

I.

segundo divide os diedros II e IV, chamado de bissetor par e denotado por P. O

OBS.: Um ponto pertence ao plano bissetor se a cota e o afastamento tiverem o mesmo valor.

3.1.4. SIMETRIA DE PONTOS Dois pontos (A) e (B) so simtricos em relao a um plano (), quando este plano o mediador do segmento formado pelos dois pontos, isto , quando o plano perpendicular ao segmento formado por esses dois pontos e contendo o seu ponto mdio, onde o segmento (A)(M) igual ao segmento (M)(B).

11

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Consideremos a simetria de um ponto em relao: a) aos planos de projeo Um ponto (B) simtrico a um ponto (A) em relao ao plano horizontal de projeo () quando possui a mesma abscissa, o mesmo afastamento em grandeza e sentido, e a cota da mesma grandeza, porm de sentido contrrio. Como nos mostra a pura abaixo, os afastamentos dos pontos (A) e (B) so iguais e ambos positivos (mesmo sentido) e cotas iguais de sentido contrrio.

Um ponto (D) simtrico a um ponto (C) em relao ao plano vertical de projeo () quando possui a mesma abscissa, a mesma cota em grandeza e sentido, e o afastamento da mesma grandeza, porm de sentido contrrio. Na pura observamos que os pontos tm projees verticais coincidentes CD e projees horizontais C e D simtricas em relao linha de terra.

12

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

b) aos planos bissetores Seja (A) e a reta que representa o 1 bissetor (I). Verifica-se que a figura (A)AMA um retngulo igual ao formado por (B)BMB, e, como (A) e (B) so simtricos (portanto mesma abscissa), a cota de um dos pontos igual ao afastamento do outro e vice-versa. A pura se caracteriza por abscissas iguais, afastamento e cota de um dos pontos iguais respectivamente a cota e afastamento do outro, isto , as projees de nomes contrrios simtricas em relao linha de terra.

Seja o ponto (A) e a reta que representa o 2 bissetor (P). Por razes anlogas ao caso anterior, verifica-se que as abscissas so iguais e que a cota de um simtrica ao afastamento do outro. A pura se caracteriza por abscissas iguais e cota de (A) igual ao afastamento de (B) e cota de (B) igual ao afastamento de (A). Portanto, as projees de nomes contrrios so coincidentes.

13

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

c) linha de terra Se a figura (a) onde a linha de terra a mediatriz do segmento (A)(B), ento so iguais os retngulos que se observam na figura e os pontos simtricos em relao linha de terra possuem abscissas iguais e cotas e afastamentos simtricos. A pura (b) caracterizada pelas projees de mesmo nome dos dois pontos (A) e (B), simtricas em relao linha de terra. Obs.: A simetria em relao linha terra o produto das simetrias em relao aos planos () horizontal e () vertical e, assim, para obter o simtrico de um ponto dado em relao linha de terra, pode-se efetuar a simetria em relao a um dos planos de projeo e a seguir a simetria desse ltimo em relao ao outro plano. Assim, na figura (c), determina-se o ponto (C) simtrico de (A) em relao a () e depois o ponto (B) simtrico de (C) em relao a () ou o ponto (D) em relao a () e depois o ponto (B) em relao a ().

EXERCCIOS: 1) Determinar as posies dos pontos (A), (B), (C), (D), (E), (F) e (G), dados por suas projees na figura abaixo:

14

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

2) Representar a pura dos pontos abaixo e determinar suas posies: (A) [-1; -2; -1] (B) [0; 1,5; -2] (C) [1,5; 1; 1,5] (D) [3; 0; -2] (E) [-2; 2; 0] (F) [2; -1; 0] (G) [4,5; 2; 0] (H) [-3; 0; 0] (I) [6; -1,5; 0] (J) [8; -1; 1]

3) Representar a pura de um ponto (A) no 2 diedro com cota igual a 1/3 do afastamento:

4) So dados os pontos (A) [1; 1; 1,5] e (B) [3; -1; 2]. Pede-se determinar as projees de um ponto: (a) (b) simtrico a (A) em relao ao (I) simtrico a (B) em relao ao (P)

5) Determinar as coordenadas de um ponto (B) simtrico a (A) [1; 0; -2] em relao a ():

15

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3.2 ESTUDO DA RETA 3.2.1 Projeo da reta A projeo de uma reta sobre um plano o lugar das posies de todos os seus pontos sobre esse plano. Seja na figura abaixo a reta (A)(B) e o plano (). Baixando em todos os pontos da reta perpendiculares ao plano, os ps dessas perpendiculares do lugar a projeo ortogonal da reta. Essas perpendiculares formam um plano () perpendicular ao plano () e que o plano projetante da reta. A projeo de uma reta sobre um plano s deixa de ser uma reta, quando ela lhe for perpendicular, pois neste caso, a projeo ser um ponto, j que a projetante de todos os seus pontos se confundem com a prpria reta.

Quando uma reta for paralela a um plano a sua projeo sobre este plano igual e paralela prpria reta (Figura abaixo (a)). Se a reta (A)(B) for paralela ao plano (), sua projeo nesse plano a reta AB. As duas retas (A)(B) e AB formam com as projetantes (A)A e (B)B um paralelogramo no qual (A)(B)=AB. Dizse ento que a reta se projeta em verdadeira grandeza (V.G.). Quando uma reta for oblqua a um plano (Figura (b)) a projeo menor que a reta do espao, pois ela forma com sua projeo e as projetantes um trapzio retngulo, em que a projeo do plano, sendo perpendicular s bases menor que a reta do espao. O comprimento da projeo de uma reta sobre um plano varia com a inclinao dela sobre o plano. Ela passa por todos os valores, de zero (caso do ponto quando a reta perpendicular ao plano) at o limite mximo igual ao comprimento da reta (caso da reta paralela ao plano).

16

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Determinao de uma reta: A posio de uma reta no espao fica bem determinada quando so conhecidas as projees dessa reta sobre dois planos ortogonais. Sejam na figura (a) os dois planos () e () perpendiculares e AB e AB respectivamente, as projees da reta (A)(B) cuja posio queremos determinar. Por AB faz-se passar um plano perpendicular ao plano (), o mesmo acontecendo com AB em relao a (). Cada um dos planos que so os planos projetantes da reta nos respectivos planos de projeo, deve conter a reta do espao, que ser, ento, a interseo desses dois planos projetantes. Para se designar a reta cujas projees so AB e AB escreve-se; reta (A)(B) (figura (b)). A reta pode tambm ser designada por letras minsculas.

3.2.2 Pertinncia de ponto a reta Regra geral: Um ponto pertence a uma reta, quando as projees desse ponto esto sobre as projees de mesmo nome da reta, isto , a projeo horizontal do ponto sobre a projeo horizontal da reta e projeo vertical do ponto tambm sobre a projeo vertical da reta. Na figura abaixo, temos a pura de pontos que pertencem a retas correspondentes, isto , ponto AA pertencendo a reta rr; ponto CC pertencendo a reta (E)(F) dada pelas projees EF e EF.

17

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3.2.3 Posies da reta (nomenclatura) Em relao aos planos de projeo, a reta pode ocupar vrias posies, as quais determinam nomes e propriedades particulares. So as seguintes retas: 1) Reta qualquer a reta oblqua aos dois planos de projeo. Sua pura caracterizada por possuir ambas projees oblquas linha de terra.

2) Retas segundo o paralelismo em relao aos planos de projeo Reta horizontal (ou de nvel): a reta paralela ao plano horizontal () e oblqua ao vertical (). Sua pura caracterizada por possuir a projeo vertical paralela linha de terra e a projeo horizontal oblqua essa mesma linha. A projeo horizontal representa a verdadeira grandeza.

18

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Reta frontal (ou de frente): a reta paralela ao plano vertical () e oblqua ao horizontal (). Sua pura caracterizada por possuir a projeo horizontal paralela linha de terra e a projeo vertical oblqua a essa mesma linha. A projeo vertical representa a verdadeira grandeza.

Reta frontohorizontal (paralela linha de terra): a reta paralela simultaneamente aos dois planos de projeo () e (). Sua pura caracterizada por possuir ambas as projees paralelas linha de terra. Qualquer das projees (que so iguais) representa a verdadeira grandeza.

19

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3) Retas segundo o perpendicularismo em relao aos planos de projeo Reta vertical: a reta perpendicular ao plano horizontal (). Sua pura caracterizada por possuir a projeo horizontal reduzida a um ponto (chamada projeo pontual) e a vertical perpendicular linha de terra, e que representa a V.G. Obs: A reta vertical sempre paralela ao plano vertical, pois perpendicular ao plano horizontal.

Reta de topo: a reta perpendicular ao plano vertical (). Sua pura caracterizada por possuir projeo vertical reduzida a um ponto (chamada projeo pontual) e a horizontal perpendicular linha de terra, e que representa a V.G. Obs: A reta de topo sempre paralela ao plano horizontal, pois perpendicular ao plano vertical.

20

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Reta de perfil: uma reta oblqua dos dois planos de projeo numa posio particular: perpendicular (ou ortogonal) linha de terra. A figura abaixo mostra uma reta de perfil situada num plano (I) que perpendicular aos dois planos de projeo (plano de perfil). A pura caracterizada pelas projees perpendiculares a linha de terra. A reta de perfil no tem verdadeira grandeza.

Como no estudo do ponto, a reta tambm pode estar contida dentro de qualquer um dos semiplanos ou em coincidncia com a linha de terra. No primeiro caso, a reta possuir sempre uma das projees sobre a linha de terra e, no segundo, ambas projees coincidem com essa linha. Na figura abaixo se observa uma reta situada no plano vertical superior (S) e sua pura correspondente. Nesse caso, em que a reta coincide com sua prpria projeo vertical, apresenta-se (em pura) a projeo vertical acima da linha de terra e a horizontal sobre a mesma.

21

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Na figura abaixo, observamos uma reta situada no plano vertical inferior (I) e sua pura correspondente. Nesse caso, em que a reta coincide com sua prpria projeo vertical, apresenta-se (em pura) a projeo vertical abaixo da linha de terra e a horizontal sobre a mesma.

Aqui observamos uma reta situada no plano horizontal anterior (A) e sua pura correspondente. Nesse caso, em que a reta coincide com sua prpria projeo horizontal, apresenta-se (em pura) a projeo horizontal abaixo da linha de terra e a vertical sobre a mesma.

Na figura a seguir, observamos uma reta situada no plano horizontal posterior (P) e sua pura correspondente. Nesse caso, em que a reta coincide com sua prpria projeo horizontal, apresenta-se (em pura) a projeo horizontal acima da linha de terra e a vertical sobre a mesma.

Quando a reta coincide com a linha de terra, a pura da figura abaixo sua representao.

As retas podem ainda, ocupar qualquer posio particular dentro dos planos de projeo, isto , com pontos em vrios diedros.

22

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

EXERCCIO: 1) Representar as puras das retas (A)(B); (C)(D) e (E)(F) e nome-las: (A) [-2; 3; 5] (B) [1; 8; 5] (C) [0; -4; 3] (D) [3; -4; 0] (E) [-3; 8; 1] (F) [3; 1; 6]

3.2.4. Traos de reta Chama-se trao de uma reta sobre um plano o ponto em que essa reta fura ou atravessa esse plano. Logo, quando uma reta for paralela a um plano, no ter trao sobre esse plano. O trao sobre o plano () o trao vertical e por conveno representa-se por (V), e o trao sobre o plano () o trao horizontal e por conveno representa-se por (H). Seja na figura abaixo a reta (u) e o ponto (V) a interseo da reta (u) no plano (). Para se obter o trao (V) de uma reta, basta determinar o ponto da reta (u) que tem afastamento nulo. Em pura, para se achar o trao vertical da reta uu, prolonga-se a projeo horizontal at a linha de terra, onde fica determinada a projeo horizontal V. De V, uma linha de chamada faz conhecer V como indica a pura. Esse ponto V que coincide com o ponto objetivo (V) um ponto da reta (u) e seu afastamento nulo.

Da mesma maneira, obtm-se o trao horizontal, como seguem as figuras abaixo:

23

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Ateno: a projeo horizontal V do trao vertical (V) e projeo vertical H do trao horizontal (H) esto sempre obrigatoriamente sobre a linha de terra.
Conclui-se ento, que uma reta s possui os dois traos quando oblqua aos dois planos ()() (reta qualquer e reta de perfil). As demais retas, como horizontal, frontal, vertical e de topo, possuem apenas um trao e finalmente, a frontohorizontal, por ser paralela aos dois planos no possui trao nesses planos. O conhecimento da determinao dos traos de uma reta nos permite traar retas subordinadas condio de passarem por diedros dados. Na figura a seguir, a reta (r) do 1 diedro passa pelo 2 e 4 diedros. Vemos que os traos so obtidos prolongando a reta nos sentidos indicados pelas setas: trao vertical (V) no sentido da seta 1 e trao horizontal (H) no sentido da seta 2. indiferente determinar-se primeiro um ou outro trao. Em pura, os traos da reta (r) so obtidos prolongando-se as projees r e r em sentidos contrrios at a linha de terra.

Na figura da reta (u) no 1 diedro passando pelo 4 e 3 diedros, vemos que ambos os traos so obtidos prolongando a reta (u) num nico sentido, indicado pela seta 3. Primeiro, determina-se o trao horizontal (H) e depois o vertical (V). Em pura, os traos da reta (u) so obtidos prolongando-se as projees u e u no mesmo sentido.

Exemplo: Dada a reta (A)(B) pede-se: (a) Sua pura; (b) Seus traos; (c) Os diedros que ela atravessa; (d) A sua posio no espao. (A) [0; -2; -1] (B) [4; 2; 2,5] 24

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

Traos de reta de perfil: Seja na figura abaixo a reta (A)(B) e (H) e (V) os seus traos respectivamente sobre () e (). Utiliza-se, na reta de perfil, o rebatimento do plano de perfil que a contm, no caso o tringulo (H)V(V). Esse rebatimento consiste em gir-lo de 90 no sentido-horrio, at que fique em coincidncia com o plano vertical (), sendo esse giro feito em torno de sua interseco com o plano vertical (), que no caso (V)V. Com esse rebatimento, os pontos (A) e (B) descrevero no espao arcos de crculos horizontais e vem coloca-se em (A1) e (B1) respectivamente, sobre retas traadas por A e B paralelamente a linha de terra. No plano horizontal o ponto A descreve um arco de crculo de raio AV e vem cair em A1 do mesmo modo que B vem cair em B1. Desses pontos A1 e B1 traam-se no plano vertical as paralelas a (V)V que determinam as posies (A1) e (B1) aps o rebatimento. Vejamos a pura. Seja (A)(B) dada por suas projees A e A e B e B. Faz-se o centro em HV e descrevem-se os raios de crculo AA1 e BB1 at situa-los em A1 e B1 na linha de terra. Traa-se perpendiculares linha de terra e tem-se os pontos (A1) e (B1) e, portanto, a reta (A1)(B1) nos encontros com as paralelas a linha de terra traadas por A e B respectivamente. Teremos em (A1)(B1) a verdadeira grandeza da reta dada e um V(V) do seu trao vertical. No plano horizontal, o trao H e teremos que fazer o alamento (inverso do rebatimento). Assim prolongando a reta (A1)(B1), teremos em H1 sobre a linha da terra o trao horizontal rebatido, ento, com o mesmo centro em HV e raio HH1 descreve-se, em sentido anti-horrio, o arco H1H, sendo H trao horizontal. Obs.: a regra geral sempre rebater a projeo horizontal no sentido anti-horrio.

25

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3.2.5. Posies relativas a duas retas Sejam as retas (r) e (s), o plano () e o ponto (M) comum a reta (s) e ao plano (). Nota-se que, enquanto a reta (r) est situada no plano (), a reta (s) tem nesse plano apenas um ponto (M). Ento esse ponto (M) e a reta (r) definem o plano () e a reta (s) a ele no pertence. Diz-se ento, que as retas (r) e (s) so reversas ou no coplanares, ou seja, no esto no mesmo plano. Se a reta (s) tambm pertencer ao mesmo plano () da reta (r), as retas so, ento, coplanares, isto , definem um plano, podendo ser concorrentes ou paralelas. Logo, temos as retas (r) e (s) que so concorrentes, pois tem um ponto em comum (M), que se diz prprio, e as retas (r1) e (s1) que so paralelas por no terem ponto comum (diz-se que o ponto imprprio, isto , no existe).

Retas concorrentes Duas retas so concorrentes quando: 1 - O ponto de interseo das projees verticais e o das projees horizontais estiverem numa mesma linha de chamada. Observa-se essa situao no espao e na sua pura correspondente.

2 - Duas projees de mesmo nome se confundem e as duas outras se cortam. Observa-se essa situao no espao e na sua pura correspondente. Nesse caso, as duas retas concorrentes admitem um mesmo plano projetante e por isso suas duas projees de mesmo nome coincidem. A pura mostra ainda, duas projees horizontais coincidentes e as verticais concorrentes em O. Poderia ser o inverso, ou seja, as projees horizontais concorrentes e as verticais coincidentes.

26

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3 - Uma das projees de uma das retas se reduz a um ponto situado sobre a projeo de mesmo nome de outra reta. A situao do espao definida pela figura abaixo e na sua pura correspondente. No caso, considerou-se uma reta vertical (u) e, portanto, como projeo pontual a horizontal u.

Retas paralelas Analogamente, aos trs casos anteriores, duas retas so paralelas quando: 1 - As duas projees de mesmo nome so paralelas. Observa-se essa situao no espao e na sua pura correspondente.

2 - Duas projees de mesmo nome se confundem e as duas outras so paralelas. o caso das duas retas paralelas admitirem um mesmo plano projetante. Observa-se essa situao no espao e na sua pura correspondente. Poderia ser o inverso, ou seja, as projees horizontais paralelas e as verticais coincidentes, o que no altera a condio de paralelismo das duas retas.

27

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

3 - As duas projees sobre um mesmo plano se reduzem, cada uma, a um ponto. o caso de duas retas verticais ou de topo que obrigatoriamente so paralelas entre si. A situao do espao definida pela figura abaixo e na sua pura correspondente (retas verticais no caso).

Retas de perfil paralelas ou concorrentes: No caso de retas de perfil, a condio de paralelismo das projees correspondentes, apesar de necessria no suficiente. Consideremos dois casos: 1) Retas situadas no mesmo plano de perfil 2) Retas situadas em planos de perfil distintos No 1 caso, as retas tero a mesma abscissa, elas podero ser paralelas ou concorrentes (nunca reversas, pois esto num mesmo plano). No 2 caso, podem ser paralelas ou reversas e nunca concorrentes, porque esto situadas cada uma em planos paralelos entre si, todas as retas de qualquer deles sero paralelas ao outro, e nesse caso, as abscissas das retas so diferentes. Duas retas de perfil quando possuem abscissas iguais, logo no mesmo plano de perfil, tero suas projees de mesmo nome superpostas; quando de abscissas diferentes, tero projees de mesmo nome paralelas. Observemos as figuras abaixo e suas respectivas puras.

28

Geometria Descritiva Professora Sarah Rabelo

EXERCCIOS: 1) Representar a pura das retas (A)(B) e (C)(D) e defini-las quanto a posio: (A) [3; 2; 1] (B) [3; 1; 3] (C) [-3; -2; -2] (D) [0; -2; -2] 2) Dada a reta (A)(B), onde (A) [0; 2; -3] e (B) [5; 2; 4], pede-se: a) Sua pura; b) Seus traos; c) Os diedros que ela atravessa; d) A sua posio no espao. 3) Por um ponto (A) [2; 2; 2] traar em pura uma reta (A)(B) paralela a uma reta dada (C)(D): (B) [0; ?; ?] (C) [-1; -1; 3] (D) [3; 0; -1] 4) Dada uma reta (A)(B) de perfil, pede-se: a) Sua verdadeira grandeza traada em pura; b) Os diedros que atravessa. (A) [0; 3; -3] (B) (B) [?; 1; 2] 5) D-se uma reta de perfil (A)(B) e um ponto (M) no mesmo plano da reta. Pede-se traar por (M), em pura, uma reta (M)(N) de 2 cm e paralela a reta (A)(B). (A) [0; 1; 1] (B) [0; 3; 3] (M) [?; 5; 5,5]

29

Вам также может понравиться